Vamos falar de moda sustentável?…


Aqui vai uma entrevista sobre moda sustentável que dei à Renata Petry do blog Rê.Criação.

Início

Re.Cria Sustentável: Consuelo Blocker

Enviado por renata em qui, 08/16/2012 – 14:27

A coluna de moda sustentável voltou, e agora tomaremos um rumo diferente. Queremos saber de pessoas da moda, da comunicação e até de vocês o que acham da moda sustentável.

Hoje, temos a honra de entrevista a lindissima Consuelo Blocker, filha de Costanza Pascolato. Consuelo, nasceu no berço da moda e tem um blog sobre o assunto. Seu trabalho não é focado em moda sustentável, mas é interessante saber sua opinião a respeito.

O blog dela AQUI!

1) Renata Petry: Consuelo, vivemos um mundo puramente consumista.Zygmunt Bauman, um dos maiores pensadores do nosso século, possui dois livros que descrevem a sociedade e os relacionamentos como líquidos, uma vez que não se aprofundam, mantendo sua supercialidade, muito por consequência da era do cosumismo: É preciso TER e não SER.

Você acha que a moda sustentável consegue se configurar numa sociedade , ou melhor dizendo, em um sistema assim?

Consuelo Blocker: Não acho q o problema da moda sustentável seja por causa da sociedade, esta sendo ou não consumista.  Para q ela possa funcionar, tem que cair no desejo do povo com o preço certo, ou seja acessível à maior parte dos consumidores.  Portanto o seu appeal não deve ser a sustentabilidade, mas o desejo.  Como tudo no mundo desde a maçã!

2) RP: Muitas pessoas ainda acreditam que a moda sustentável é usar uma roupa com calça jeans usado ou com garrafinhas de pet, rs, de um modo vulgar. A situação é que nem todos compreendem a importância de toda a escala tanto de produção, como de circulação que a moda se perpetua. A sustentabilidade vem desde a matéria prima. Para você, qual é a escala mais importante para que se solidifique a moda sustentável?

CB: O custo.  Se o custo não permite, através da tecnologia e taxas do governo, a moda sustentável não haverá sucesso.

3)RP: Grandes conglomerados, bem como grandes estilistas, se voltaram mais para moda sustentável após serem condenados por grandes meios de comunicação, mostrando seus maus tratos com funcionários (como exemplo da Zara). Qual a importância que você vê na imprensa nacional e mundial como aliança da moda sustentável?

CB: É imprensidível.  Mas infelizmente, em geral, por falta de tempo e fundos, a imprensa é sensacionalista e pouco informada e faz generalizações incorretas.

4)RP: Você acha que a moda será 100% sustentável? E como podemos nos tornar mais?

CB:Honestamente, não sei.  Acredito que será 100% sustentável se um grau de qualidade/estilo/preço satisfizer o consumidor.  Nada funciona se imposto.  Tem que se transformar em um modo natural de fazer as coisas.  Acho, e esta é só uma opinião nada científica,  que a primeira coisa é melhor a tecnologia.

  • September 07, 2012
  • 0

10 Comments

Julian@ .. Gyn
Reply 7 de September de 2012

Eu acredito não só na moda sustentável, mas na sustentabilidade de forma geral. Os recursos naturais estão se esgotando, e o planeta esta clamando por socorro! Eu acho que o grande desafio é conscientizar o ser humano, egoísta e ganancioso por natureza. Como foi bem colocado vivemos o ápice da cultura do TER e não do SER. --> Esse assunto rende!
Voltando ao tópico moda, eu acho que o advento dos blogs (claro que não todos) tem contribuído muito, infelizmente de forma negativa, com o consumismo desenfreado. Alguns, ou melhor muitos, eu acho até mesmo irresponsáveis por irem na conta mão das exigências que se fazem necessárias em um momento tão delicado.
Beijos!

    Andrea - Curitiba
    Reply 7 de September de 2012

    Grande texto Julian@!!!!!!

Andrea - Curitiba
Reply 7 de September de 2012

Sim, a Julian@ disse tudo! E o que mais me deixa triste eh ver gente muito humilde, nessa grande bola de neve do consumismo desenfreado; dentro de suas pequenas posses, acabam por se afundar em dividas...Eh a tv, a propaganda, enfim toda a sociedade nos cercando de todos os lados...Quanto a vc Cons, nao me canso de te elogiar! Estas duas fotos mostram a tua versatilidade em nos brindar com dois looks distintos: com o cabelo crespo ao natutal e usando um belissimo colar, vc nos passa o basico-chique. Com o cabelo liso e com perolas, nos mostra o classico-despojado com roupas basicas...Mostre ao mundo o que eh ser elegante e estilosa com personalidade! Parabens pela entrevista. Bjs..

    Julian@ .. Gyn
    Reply 7 de September de 2012

    Obrigada, Andrea!

M Ottani
Reply 7 de September de 2012

Muito bom seu blog.

cintia carvalho
Reply 8 de September de 2012

Que tema legal!
Penso que os blogs de alguma forma contribuem para moda sustentável. Os blogs de moda que considero interessantes como este aqui ensinam a mulher vestir-se de maneira elegante, conhecer seu próprio corpo, seu estilo e fazer escolhas certas ao comprar. Comprar certo é uma atitude sustentável, e é aqui que entra a missão das blogueiras antenadas ensinando as leitoras reconhecerem bons cortes e tecidos, além de dar dicas sobre como conhecer o próprio corpo fazer combinação de cores e reconhecer preferências. Assim muitas comprarão menos, pois as escolhas serão certas permitindo o uso prolongado pela qualidade da peça e pelas possibilidades das combinações. Alguns sites ensinam como acomodar e preservar peças. Acho o máximo.
Um abraço!
Cinta Carvalho

Mia
Reply 8 de September de 2012

Consu, e o que é moda sustentável?
O fato de a Zara ter sido compelida a redefinir o tratamento dipensado aos empregados, fez da empresa uma representante da moda sustentável?
A sociedade como um todo, já que consome roupa, deve fazer o que, como?
Sobre o assunto, sabe o que falta?
Uma coisa elementar : INFORMAÇÃO/ ESCLARECIMENTO!

Ana Cristina
Reply 9 de September de 2012

Gostei demais dessa entrevista e acho que o caminho é este mesmo: custo, acesso e desejo. Quando consumimos supérfluos, não somos racionais (se formos, nem chegamos a consumir...). E as coisas tem de ser descomplicadas, como está sendo hoje reciclar o lixo, colocar painéis solares nos tetos das casas etc.
E concordo com Julian quanto à afirmação de que (alguns) blogs estimulam o consumo, especialmente aqueles dedicados ao público mais jovem e, infelizmente, mais suscetível a promessas de realização mediante aquisição de bens. Isso acontece porque a oferta de produtos novos é quase diária e quem os oferece parece ser uma pessoa comum, como a leitora, e não uma super modelo.
Por outro lado, acho um paradoxo uma revista como a Vogue fazer uma edição sobre moda sustentável e martelar na cabeça dos leitores esse FNO, ainda que parte da renda obtida seja destinada a uma causa nobre; até porque essa história, ainda que verdadeira, não me traz mais nenhum apelo, pois o mais importante é cultura e informação (e isso poucos querem dar). Bjo!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *