Super Alimentos!


Jaqueline Müller, responsável pelo meu #ouvaiouracha, colabora com o blog quando o assunto é nutrição.  Hoje ela completa a nossa lista de super alimentos!!  A primeira parte de super alimentos AQUI.

Nossa querida Jaqueline Müller, nutricionista del Consueloblog!

Nossa querida Jaqueline Müller, nutricionista del Consueloblog!

Olá,

A todo instante estamos alertas e procurando os super alimentos. Sermos norteados para o valor deles, é maravilhoso porque eles podem estar ao nosso lado o tempo todo e mal os conhecemos ou sabemos da sua importância nutricional.

Por isso sigam aqui, meus top 5 restantes (os outros 5 AQUI), não para que os endeusemos, mas sim que reconheçamos suas importâncias no nosso dia-a-dia e que possamos tirar muito proveito disso.

Figura 1

Açafrão

O primeiro da listinha, para quem já me conhece já deve estar perguntando: onde será que está o açafrão da terra da Jaque? Pois então o TOP número 6 é ele, meu querido importante:

  • Açafrão da terra ou Cúrcuma da terra.

Poderia ficar aqui por horas para falar da cúrcuma ou açafrão ou cúrcuma da terra ou cúrcuma longa….

É aquele condimento que fica penduradinho em saquinhos no supermercado aqui no Brasil.  É fácil de achar.  Acessível a qualquer bolso. Remédio em pronta-entrega e estamos deixando de lado!

  • Devido à sua ação anti-histamínica, ou seja, por diminuir a liberação de histamina que pode ocorrer em situações de alergia, asma, eczma, cúrcuma pode ser benéfica para qualquer um com esta condição alérgica, sendo considerado um dos melhores alimentos para combater a asma.
  • Alguns estudos vêm apontando que a cúrcuma pode estar relacionada com a longevidade (OBA!!) é possível que o composto tetra-hidrocurcumina, esteja envolvido nesta possibilidade. Ainda estudos estão sendo feitos para reafirmar isto, enquanto isso vou colocando açafrão na minha alimentaçã. Vai que é o segredo da juventude? Rsrs
  • Para quem sofre de artrite ou osteoartrite, também pode se beneficiar da cúrcuma. Três curcuminoides ( substancias contidas no açafrão ) são responsáveis pela ação anti – artrite. Portanto, vamos tomar o chá que vou deixar a receita aí embaixo.
  • A última, porém não a final, pois como disse muito há de se falar dela, desta planta maravilhosa, além do efeito antidepressivo pode ter também o efeito anticancerígeno. Como agiriam? A curcumina, poderia ser capaz de identificar as células “diferentes” no nosso corpo e induzir a auto-destruição, chamada de apoptose. E também inibir algumas substâncias que estão relacionadas com o processo do câncer, chamadas de nitrosamina a aflatoxina.

Deixo aqui uma dica de chá de cúrcuma. Lembrando que: você pode utilizar para temperar carnes, peixes, frango ( eu amo ! ).

Figura 2

Cúrcuma tea

Ingredientes

1 xícara de água fervida

1 colher de chá de açafrão em pó puro

1 colher de chá de mel
Em um copo, preparar uma pasta amarela dourada misturando o pó de açafrão com o mel.

Despeje a água quente no copo, e mexa bem para dissolver a pasta de cúrcuma no líquido. Beba seu chá de açafrão quando estiver morno

Nota: cúrcuma pode manchar qualquer coisa que entra em contato , incluindo mãos, roupas e utensílios de cozinha.

Depois de um tempo pode ser que fique mais monótono beber o chá assim, aos poucos vá adicionando outros sabores como cardamomo em pó, noz moscada, pimenta do reino, cravo, canela, gengibre, erva-cidreira, baunilha, hortelã…enfim uma infinidade de sabores que podem se combinar entre si para que esteja com o paladar mais ao seu gosto.Saúde!!!

figura 3 chia-seeds-in-a-bowl

  • Chia

A chia é considerada um dos super alimentos porque pode fornecer uma quantidade enorme de nutrientes, com poucas calorias e em pouca quantidade. Por exemplo: em 1 colher cheia de sopa encontramos 11 gramas de fibras (quase metade do que precisamos o dia todo, que são aproximadamente 25g), 4 gramas de proteína, equivalente a 1 clara de ovo, 9 gramas de gordura, 5g equivalentes a ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, zinco, B3, potássio, B1 e B2. É ou não é para se dar valor a ela?

Por ser lotada de antioxidantes para protegê-la de oxidar a gordura dela mesma e não se tornar rançosa, estes antioxidantes provocam um impacto generoso na nossa saúde, combatendo os radicais livres.

Por conter grande quantidade de proteína e fibra, como já mencionei, ela pode auxiliar na perda de peso. Sim!!! Por que? Porque ela quando associada com um meio líquido, ela absorve 27 vezes a água ou o liquido tornando-se maior e liberando um “gel” , reação característica de fibras solúveis, e isso pode trazer maior saciedade ao ingerir associando a chia a outros alimentos e também, o melhor funcionamento do intestino.

Temos um senão aqui: a chia é feita para ser ingerida ou em algum alimento como panquecas, bolo, saladas, iogurtes, água, sucos ou em alguma preparação. NUNCA deve ser ingerida em colherada, NUNCA!!! Pois pelo efeito de liberar o gel, pode criar um bolo na garganta. E as consequências são inúmeras, levando até a internação.

figura 4 Chia-Pudding_PS_2

Receitinha com chia

2 xícaras de leite de amêndoa ou outro leite vegetal que encontrar perto da sua casa

2 colheres de sopa de agave

1 colher de chá de essência de baunilha

1 colher de chá de pó matcha ou chá verde

6 colheres de sopa de sementes de chia

1 xícara de blueberries ou amoras ou açaí

1 xícara de framboesas ou morangos

Misture o leite, o adoçante, baunilha e matcha juntos em um liquidificador até que fique homogênea a mistura.

Despeje o líquido sobre as sementes de chia. Mexa bem. Mexa novamente a cada 5 minutos para os próximos quinze minutos. Em seguida, deixe a mistura descansar por pelo menos uma hora (ou durante a noite, na geladeira )

Mexa a mistura mais uma vez, e sirva com frutas frescas.  Decore a gosto

figura 5

  • Aipo ou Salsão

As vezes eu fico me perguntando, por que nossa cultura não aproveita mais essa hortaliça tão rica, barata e nutritiva? Então vou dar alguns bons motivos para você colocá-la na rotina da família. O aipo ou salsão pode conferir propriedades anti-inflamatórias, incluindo proteção contra o trato gastro digestivo, entende-se como boca, esôfago, estômago e intestinos. E também, contém uma boa quantidade de antioxidantes. Uma maneira adequada de não perder tantos nutrientes, é cozinhá-lo no vapor porém, pode-se ingerir cru. Importante também para combater o intestino preso, auxilia a eliminação das toxinas do corpo, por isso tão utilizado em sucos detox e em dietas, auxilia a redução da pressão arterial, mas somente se ingerido diariamente em suco por três semanas. Por conter sódio e potássio em quantidades adequadas, auxilia na eliminação de líquido do organismo, ou seja, aqueles que guardamos sem necessidade. E por fim e não tão menos importante, pode ajudar a combater câncer de estômago e intestino, bem compreendido por conter então substancias anti-inflamatórias e antioxidantes.

figura 6 BuffaloStuffedCelery_145_600

Receitinha

1/2 xícara de baixa cream cheese light

2 colheres de sopa de queijo gorgonzola

1/2 colher de chá de alho picado

1/4 colher de chá de sal de mesa

5 de costela (s) (grande) aipo cru, cortado em quatro pedaços cada

2 1/2 colher de chá de molho de pimenta ou a gosto

1 colher de sopa de cebolinha, fresca picada (opcional)

Em uma tigela pequena, misture o cream cheese, queijo gorgonzola , alho e sal até ficar homogêneo; coloque as costelas de aipo a mistura. E para servir, arrume aipo recheado em um prato, regue cada um com cerca de 1/4 colher de chá de molho de pimenta (ou deixe que se sirvam sua própria quantidade , servindo o molho de pimenta no lado). Polvilhe com cebolinha, se desejar.

figura 7

  • Arroz preto

Este não tão fácil de se encontrar, mas com sua importância nutricional que nos faz procurá-lo. Com muito mais fibras que o arroz integral, contém mais ferro, e devido a quantidade de fibras, pode controlar a glicemia e também reduzir o colesterol. Com tanta fibra, sacia mais rápido, o que para o emagrecimento é um trunfo. Rico em antioxidantes, pode aumentar a imunidade também! Contém alto teor em complexo B, vitaminas responsáveis por orquestrar o metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, o que torna o metabolismo mais eficiente. Também pode prevenir câncer, doenças degenerativas e problemas cardíacos.

figura 8Black_Rice_Paella_Negre__LR-3_grande

Receitinha com o arroz

1 xícara de arroz preto

Sal

½ xicaras de ervilhas cozidas

¼ xícara de suco de limão

2 c. sopa de vinagre de arroz

½ c. sobremesa de mostarda

1 colher de sopa de mel

1 / 4 xícara de azeite ( ou óleo de abacate )

1 xícara de blueberries frescas ou amoras ou congeladas

4 c. sopa de cebola roxa

1 xícara de beterraba cozida e picadinha

1 / 4 xícara de cenoura ralada

200g de camarão cozido

Pimenta preta moída

Queijo feta

Sementes de abobora

Nozes

Cozinhe o arroz em uma panela média de acordo com a embalagem. Espere até que a água ferva, adicione o arroz e sal, para reduzir o fogo e cozinhe até ficar macio , 35-40 minutos . Escorra bem,lave , despeje na tigela , em seguida, deixe esfriar. Enquanto que, misture o seu suco de limão, vinagre , mostarda e mel e , em seguida, adicionar o óleo , misture novamente e adicionar uma pitada de sal marinho e pimenta preta. Coloque as beterrabas, adicione o resto dos seus ingredientes na tigela de arroz. Despeje e misture bem. Adicione o camarão no topo ou misturar-se com a salada e molho. Eles vão ficar um pouco rosa devido a beterraba. Coloque a salada na geladeira e pronto para servir.

Sinta-se livre para adicionar mais tempero ou molho.

 

E agora, para encerrar com uma boa polemica, como eu não poderia deixar de falar sobre a superfood, a deliciosa e essencial:

 

  • Manteiga ghee ou manteiga clarificada

figura 9 manteiga clarificada

Meu próximo post será sobre mais ou menos isso. As gorduras deixaram de ser vilãs… será verdade? E o que eu digo sobre a manteiga ghee?  Bem, digo que é delíciosa!   E digo mais!  Digo que por ser uma manteiga que extrai ao máximo os elementos que poderiam causar alergia aos alérgicos ao leite, diminui bem a intolerância com este processo. Rica em vitaminas A e E, que são antioxidantes, possui CLA que é um acido que pode auxiliar no combate ao peso e tendo também como função antiviral. Por ser rico em TCM (triglicerídeo de cadeia media ) ele pode ser utilizado pelo organismo como energia, evitando assim sua absorção e também ajudando a queimar a gordura. E uma das coisas mais lindas, pelo menos para mim que como diz minha filha, nunca viu ninguém ir ao supermercado sorrindo como eu, possui ácido butírico o que é excelente para a saúde intestinal, e que pode levar a diminuição de colesterol e também, aumentar o sistema imunológico. Acho lindo isso! Existem muitas outras qualidades atribuídas a esta manteiga. Mas vou deixar para contar mais tarde.  He, he!!

 

figura 10 sopa-mandioquinha-ok

Receitinha

Sopa de Mandioquinha e Cenoura com Aveia

4  mandioquinhas

2 cenouras
1 colher de chá de gengibre fresco ralado

Sal a gosto

3 colheres de sopa de aveia

1 colher de sopa de ghee
Cozinhe a mandioquinha, a cenoura e o gengibre até ficarem macios e adicione sal a gosto. Triture com o mixer até formar um creme. Acrescente então a aveia e o ghee, aquecendo o creme por alguns minutos.

 

Obrigada!!  Até a próxima Salotto!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Compulsão por doce pela nossa nutri Jaqueline Müller
August 10, 2018
Perder peso após os 40, é possível?
March 02, 2018
Panna Cotta Low Carb com a minha Nutri-top Jaqueline Müller!
December 11, 2017
Por que os italianos são um povo magro?
August 07, 2017
Jejum intermitente…revelando tudo!!
March 29, 2017
Planos de alimentação pela nossa super nutri Jaqueline Müller
March 08, 2017
Segredos Poderosos de Como se Alimentar Corretamente E Perder Peso!!
March 03, 2017
Os maiores erros quando se quer perder peso!!
February 24, 2017
Guia para não sair do foco no natal e no ano novo: receitas e dicas
December 09, 2016

27 Comments

Conceição
Reply 22 de June de 2015

Adoro quando essa moçoila dar o ar de suas graças!

E, Consu, voce ficou nos devendo a rsenha sobr os suplementos. Nesse caso, sua opinião de paciente é fundamental porque a da doutora a gente já sabe: "faz bem, é bom, etc e tal", mas a sua vai relatar a dureza ou a beleza desse negocio no dia a dia de pessoas como nós, reles mortais, preguiçosas, esfomeadas, etc e etc. Rsrsrs
Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de June de 2015

    Querida, sorry, mas não vou fazer. É muito pessoal e tenho receio de não explicar direito. O que vc quer saber? Se funciona? Mas se muda para cada pessoa, vc me entende ? bjs c

    Jaqueline Müller - nutricionista
    Reply 23 de June de 2015

    Que linda você, Conceição!!! Obrigada pelo carinho.
    Hahahaah me relembre sobre a resenha plix!!
    Aguardo com carinho! Grande beijo1!!

Marina Di Lullo
Reply 22 de June de 2015

Jaque, adorei saber sobre o açafrão da terra, vou tomar este chá com certeza!! O salsão tb é demais em suas propriedades, vou colocá-lo nos sucos detox. A chia misturo na massa da tapioca e o arroz preto é uma delícia!! Beijos e obrigada

    Denise Luna
    Reply 22 de June de 2015

    Marina, como você está sabidinha, heim? kkk
    Gostei de ver!
    Bjs

      Marina Di Lullo
      Reply 22 de June de 2015

      Hahaha De, só você!! Adoro suas tiradas (você pode!!). Beijão linda Delinda

      Marina Di Lullo
      Reply 22 de June de 2015

      De, só você!! Adoro suas tiradas (você pode!!). Beijos querida e linda Delinda

        Marina Di Lullo
        Reply 22 de June de 2015

        Saiu repetido, liguem não.

    Jaqueline Müller - nutricionista
    Reply 23 de June de 2015

    Poxa Marina, rumo ao sucesso da saúde, com certeza!! Grande beijo !!!

    Jaqueline Müller - nutricionista
    Reply 30 de June de 2015

    Isso aí, Marina!! bjbj

Denise Luna
Reply 22 de June de 2015

Jacque, você está arrasando. Adorei!
Quando você virá ao Rio? Ainda está atendendo no Dr Artur?
Bjs e parabéns pelo post

    Jaqueline Müller - nutricionista
    Reply 23 de June de 2015

    Querida, obrigada!! O Dr. Artur está reformulando a clínica. So estou na Barra por enquanto e Recreio.
    Super beijo!!!

Jovita Agra
Reply 22 de June de 2015

Já devidamente anotado no caderninho, agora é só por em prática, né Jaque? Obrigada pelas dicas. Bjos.

    Jaqueline Müller - nutricionista
    Reply 30 de June de 2015

    Bjão Jovita!!!

Andrea - Curitiba
Reply 22 de June de 2015

Essa eh a nossa Jaquemaravilhosa( sim, nao eh mais Jaquelinda...) arrasando mais uma vez!! Tudo super anotado!!!!! Bjs........

    Jaqueline Müller - nutricionista
    Reply 30 de June de 2015

    Andrea, sua super linda!!!! um beijo!!!

Janisete Miller
Reply 22 de June de 2015

Boas dicas e mais que oportunas, Jaque! Voltei de viagem e quero eliminar uns quilinhos extras resultantes de deliciosos croissants, pain au chocolat, patisseries, vinhos, queijos e chocolates maravilhosos...
Uso a chia como a Marina na tapioca e no mamão - esta combinação é boa?
Adoro suas dicas!
bjs.,

    consueloblog
    Reply 23 de June de 2015

    Ela me falou hoje que na tapioca é muito bom!! Mesmo q tem algumas restrições quanto à tapioca também... bjs c

      Janisete Miller
      Reply 23 de June de 2015

      Sim, Consuelo - tapioca com moderação! Aliás, como dizia Oscar Wilde: "Everything in moderation, including moderation." ;)
      bjs.,

Daniela G.C.
Reply 22 de June de 2015

Adoreiiiii Jaque que interessante saber das propriedades desses alimentos.....O aipo e o salsão eu já uso porque eu adoro, a chia e o açafrão as vezes eu uso vou intensificar mais e o arroz preto vou incorporar!!!! Já anotei as receitas muito boas obrigada querida bjsssss!!!!

    consueloblog
    Reply 23 de June de 2015

    Adoro Chia!!
    bjs
    c

fatiminha
Reply 22 de June de 2015

oi oi, delicia de post!

sabe que desde que voce mudou o visual do blog , pra mim , demora um tempao pra carregar a pagina, e toda vez pra comentar eu tenho que preencher tudo :(
mas to aqui um bj

    consueloblog
    Reply 23 de June de 2015

    Fatiminha... q estranho pois mudei justamente para carregar mais rápido!! Ufa!! Vou verificar!
    Quanto a preencher, me dizem q se vc coloca a primeira letra, o computador completa para vc... mas vou ver isto também! me mantenha informada...
    bjs
    c

Cassiano Cacho Soares Lopes
Reply 23 de June de 2015

Jaquelinda! Que dicas bacanas! Principalmente a da cúrcuma ou açafrão. Eu e minha mãe temos asma e bronquite e no inverno as crises se intensificam. Vou fazer esse super chá. O arroz negro conheci há pouco tempo e apaixonei! Vou adaptar a sua receita e faze-lo quentinho hehehe Quanto ao salsão, adoro! Pena que aqui em Jaguar City não acho para comprar... Uso muito em sopas e em aperitivos no verão. Super dicas como sempre! Bjocas & check your e-mail! Cassi.

    consueloblog
    Reply 23 de June de 2015

    Nossa! Pensei que salsão fosse facílimo de encontrar!! bjs c

Estê Toledo
Reply 23 de June de 2015

Quanta gente talentos e sabida brilhando nesse saloto, tantas estrelas iluminadas deste jeito o Salotto começa a virar uma Academia (mas aquela grega que a Lu Felix é diretora.. hihihi). Delicia Jaque, e nessa hora perto do almoço ainda melhor!! Afinal já vamos pra mesa prcurando comer o que é melhor e nã o mais gostoso!!!
Beijo grande, meus parabéns pelo texto, Estê.

Alexandra
Reply 25 de June de 2015

Jaquelinda do meu coração, tardei mas cheguei!!!
Que beleza de post!
O açafrão (claro!), a chia e o salsão já fazem parte da nossa dieta aqui em casa faz teeeempo. O arroz uso integral, mas vou tentar achar (sabe como é o interiorrr) o negro e testar....
Beijocas minha flor. Obrigada por cuidar de nossa saúde!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *