SPFW: Alexandre Herchcovitch Verão 2013


O desfile de Alexandre Herchcovitch merece mais atenção.

Após o desfile conversei com uma menina que trabalha com moda que não gostou do desfile.  Entendo o porque.  A sua estética é outra.  O seu vocabulário também.  Peças mais justas, curtas e decotadas, com cabelos lisos, são a sua praia (adoro esta expressão!!).  Não é certo ou errado, mas uma opinião.

Eu entendo como a alfaiataria e peso dos tecidos no desfile de Alexandre tem uma sensualidade velada, que só uma mulher muito segura consegue expor.  Talvez pela idade ou porque moro na Europa, a mulher do Verão 2012 Herchcovitch faz sentido para mim, aliás, a adoro!!  O mix de estampas é o zeitgeist do momento, porém a execução, neste caso, é brilhante.

O cabelo lindo e vaporoso, marcou o clima do desfile!

 

O meu look favorito! (A frente está no blog de ontem)

Boy George do Culture Club do anos 80 é o grande ídolo de Alexandre. Ele foi a Londres buscar estes chapéus de Stephen Jones acessorizados com um lenço por baixo exatamente como o cantor usava. A trilha era toda dele!

 

A carteira desejo!!

Hmmmmm!!!

Obrigada Alexandre!

O que vocês acharam?…

 

YOU MIGHT ALSO LIKE

Encontrinho Salotto em São Paulo!
May 05, 2016
A importância de ser À la Garçonne !! SPFW Nº41
April 29, 2016
SPFW Nº41 Reinaldo Lourenço e Lenny Verão 2017.
April 28, 2016
SPFW Nº41: PatBo e Karl para Riachuelo
April 27, 2016
SPFW Nº41: Apartamento03, Ronaldo Fraga e Paula Raia e algumas cositas mas…
April 26, 2016
SPFW – Reinaldo Lourenço, Apartamento 03, Coven e Helo Rocha
October 22, 2015
SPFW – Vitorino Campos, Gig Couture, Pat Bo e Ellus
October 21, 2015
SPFW, day 2, Animale, Uma, Ronaldo Fraga e Lilly Sarti
October 20, 2015
Começa o SPFW com lindo desfile de Alexandre Herchcovitch
October 19, 2015

43 Comments

Isabella
Reply 13 de June de 2012

Eu não nasci nem perto dessa época, então as referencias ficam meio perdidas pra mim. Mas eu achei o desfile bem interessante!
Não gostei muito dos looks com a cartela em rosa, achei um pouco over até nesse contexto. Mas as estampas e as clutches são incríveis. Mesmo não entendendo muito dessa estética 80's, adorei as formas. E adorei em especial a estruturação/desestruturação de muitos looks com as linhas retas e as mangas arredondadas!

Luciene Vieira
Reply 13 de June de 2012

Como sou do varejo, mesmo apaixonada por moda, meu olhar tem o vício do "comercializável". E a nova coleção do Herchcovitch não é o que a mulher brasileira espera vestir no verão, na beira da praia, exibindo seu bronzeado... É uma generalização, eu sei, mas estou falando em números. Consigo ver os tops, saias e alguns desses vestidos - somente - cruzando as portas da loja para os armários...

    consueloblog
    Reply 13 de June de 2012

    Eu acho q ele sabe disto. Seu artigo da folha indica tal. Eu adorei e admiro ele por ter sempre a coragem de ser ele mesmo. Por mais q precisemos de roupas comerciais, também precisamos de quem quebra os paradigmas com uma bela estética não óbvia!!
    Agradeço o teu comentário, muito, e gostaria de ouvir o que mais pessoas do salotto pensam.
    Bjs!!
    C

      Luciene Vieira
      Reply 13 de June de 2012

      Concordo que precisamos de gênios criativos para "estremecer" o status quo, especialmente no mundo dinâmico da moda; mas desconfio que um profissional como Alexandre, já tão embrenhado no mercado, arrisque-se a construir uma coleção inteira sem pensar em vendas. Vou procurar o artigo na Folha indicado pra entender isso.

      Drica Melo
      Reply 13 de June de 2012

      Esta pessoa do salotto, hoje, estava inspirada! Acho que foi o belo dia dos namorados! Bjs

Drica Melo
Reply 13 de June de 2012

Olá Consuelo, eu entendo a posição das mulheres européias, mas acho tbém que o homem europeu admira o estilo das brasileiras, roupas ajustadas ao corpo (não piriguetes) elevam a beleza estética do corpo feminino e rejuvenescem... Oscar Niemeyer explicou atráves de suas formas, o nosso jeito brejeiro de ser... "O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro no sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida." ... cada um cada um, particularmente prefiro o estilo moderno e elegante de Pedro Lourenço. Bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de June de 2012

    Drica, me ajudando a entender.
    Gostei! ;)

      Drica Melo
      Reply 13 de June de 2012

      quem sou eu, Lu? não entendo de moda... dei minha opinião porque acredito nela e não sou manipulável, faço a linha da autenticidade, e não é porque um nome consagrado compôe algo que não agrada aos meus sentidos, que elogio, ou compro a ideia... já até usei algumas peças de AH de outras coleções... enfim... ter estilo é se conhecer, se respeitar e ter personalidade! Bjs

        Luciene Felix Lamy
        Reply 13 de June de 2012

        Mas entende de Arte, oras! E moda é Arte.
        Estética (a disciplina) nunca foi o meu forte, rs.
        Gosto de ouvir o que se tem a dizer, principalmente quando eu não entendo de imediato a proposta. Tenho uma amiga que possui muita coisa de Duchamp (a danada é azarada que só: além de muito inteligente e bonita, é tb muito rica, rs). Eu não entendia nada daquilo, até ela explicar. E não é que tudo fez um baita sentido? O cara era um gênio! Eu, uma ignorante.
        De moda, comecei a saber who is who por aqui.
        Me deleitava com as obras de CP mais pelo Espírito que rege a coisa que pela 'coisa em si' (isso é Kant, rs). Mas uma coisa leva à outra e a moda me encantou, tem meu respeito: é obra humana, criativa, quando transcende, é bela!
        Dizendo que, como eu, não entendes, me lembrei de uma música (acho que do Roberto Carlos): "... Mas agora eu sei, o que aconteceu, quem sabe menos das coisas, sabe muito mais que eu...".
        Conheci (rapidamente) o AH, num restaurante uruguaio aqui pertinho de casa: moço fino!
        Considero-o bastante criativo, sem dúvida.
        Mas daí a me sentir bem usando um desses seus paninhos*... Acho que não faz muito meu estilo, não.
        Beijos,
        lu.
        * Não é em sentido pejorativo, jamais! É meu jeito de dizer, desde meus tempos de Maresias, no séc. passado.

          Drica Melo
          13 de June de 2012

          Lu, você é o máximo!!! Espirituosa! Adoro!!!
          AH é criativo e já elogiei em posts passados... estranhamento é normal, do neoclássico para o modernismo foi um caos! E quem é que entendeu Caetano na Tropicália? ou paulista x cariocas no Concretismo x Neoconcretismo? ... agora, fala sério, sou brasileira e brejeira, com orgulho, moro num belo país tropical, em uma cidade quentíssima e vivo de acordo com o clima e cultura... quem sabe na Europa tivesse outro olhar? Álias, a bela inglesa Kate Middleton, é fã de curvas, fendas e decotes. Linda, Jovem e Moderna! Sou fã!!!
          Olha só este link de um dos looks curvos de ser... http://gente.ig.com.br/2012-05-09/kate-middleton-chama-atencao-em-evento-ao-usar-vestido-com-fenda.html
          Bjs

          consueloblog
          14 de June de 2012

          Demais a discussão neste cantinho...
          bjs

          c

          Rita Medina
          14 de June de 2012

          Concordo contigo Consuelo. Qdo Drica e Lu se encontram, presto muita atenção! Nem pestanejo,..

Luciana de Oliveira
Reply 13 de June de 2012

Consu,

Eu também gostei, na minha opinião a brasileira acredita que para ser sensual tem que mostrar curvas e um pouquinho de pele, eu penso que a sensualidade está mais ligada a atitude e ao olhar.
Essa idéia limita muito o modo como nos vestimos aqui no Brasil. Veja por exemplo o quanto é dificil encontrar no Brasil sapatos de salto baixo interessantes, ou um tricot oversized? Na minha opinião a brasileira precisa ser mais cabeça aberta e ousar mais.
Simplesmente adoro quando os estilistas tem a coragem do Alexandre em quebrar paradigmas.
Usaria muitas peças desta coleção, gostei muito do cabelo e make também

Bjs

teresa
Reply 13 de June de 2012

Achei bacana a interpretação "fina" em alfaiataria de uma moda descolada e irreverente como foi a "new wave" dos anos 80. A gente usava essas referencias de uma forma muito mais relaxada. O Alexandre é super inteligente e faz essa ponte muito bem.
bjs

Susana Barbosa
Reply 13 de June de 2012

Consuelo, querida, eu concordo com você. Na minha opinião é um desfile de difícil digestão para muitos, mas quanto mais eu penso sobre essa coleção, mais eu gosto dela. Ele revisitou essa década, já tão exaustivamente explorada, e a trouxe de volta com uma sofisticação ímpar. Mas não a sofisticação cliché, que está no nosso imaginário (por isso, creio eu, é difícil que as pessoas gostem). Bom estilista que é, usa a inteligência na construção das peças como ninguém. Isso o que vimos é moda, com "M" maiúsculo. E moda tb precisa ser "fun" sometimes. Admiro como um grande estilista, assim como um grande artista, é capaz de, com sua obra, nos tirar da nossa zona de conforto e nos fazer refletir. Bravo para o Ale! Beijos para você! ( até rimou! Rs...)

    consueloblog
    Reply 14 de June de 2012

    Bacana! bjs c

Ana Lúcia Gonçalves
Reply 13 de June de 2012

Ameiiii!!!!!
Lindo , foge da mesmice e deixa a mulher , mulher!
Bjs

Luciene Felix Lamy
Reply 13 de June de 2012

Gostei muito dos sapatos, dos cabelos e das carteiras.
Quanto às roupas... Ah, deixa quem sabe, dizer.
Eu não entendo disso mesmo, rs.
Beijos,
lu.
PS: Amei o que vi de Ronaldo Fraga, hoje, na Folha de S. Paulo.

    Drica Melo
    Reply 13 de June de 2012

    Lu, você me lembrou Ferreira Gullar... e na frase genial dele que concordo plenamente... "Não quero ter razão, quero se feliz." Bjs

      Luciene Felix Lamy
      Reply 13 de June de 2012

      :)

        Drica Melo
        Reply 13 de June de 2012

        Fofa!!! Viste os looks da Paula Raia? Amei!!!
        O site Iny Style explica... "A cartela de cores bem sutil que vinha do nude, off-white, castanho e lavanda em vestidos longos com transparência em lugares estratégicos e nada vulgar. A modelagem sempre mais soltinha mas marcando alguma parte do corpo deixou as peças com um ar cool e despretencioso, ao mesmo tempo marcante e com muita personalidade."

      consueloblog
      Reply 14 de June de 2012

      Amei esta frase...vou adotar, sempre com duplo crédito! bjs c

    consueloblog
    Reply 14 de June de 2012

    AMEIIIIIII!!!! o desfile do Ronaldo. Saem as minhas fotos e comentário nos próximos dias...bjs c

Luciana de Oliveira
Reply 13 de June de 2012

Consu,

Eu gostei, a brasileira é muito apegada a idéia de que para ser sensual tem que mostrar curvas e um pouco de pele, na minha opinião tem a ver mais com atitude.
Só para se ter uma idéia, comprar um sapato baixo ( salto 3cm ) interessante ou um cashmere oversized aqui no Brasil é dificilimo, porque não fazem parte da cartilha da mulher brasileira.
Adoro quando estilistas como o Alexandre vem contra a corrente nos dando mais opções e mostrando novos horizontes.
Os ultimos looks confesso que nao gostei tanto, mas usaria os 5 primeiros looks. Amei o cabelo e o make.
Bjs

    consueloblog
    Reply 14 de June de 2012

    Q bom q vc gostou!
    bjs
    c

martha mansinho
Reply 13 de June de 2012

Acho q este estilista é um divisor de águas na moda brasileira.Graças a Deus temos o Alexandre na moda brasileira!
Mistura lindamente padronagens, cores, cujo resultado é instigante e pouco óbvio!!
Pelas fotos do seu site e mais a entrevista dele na Folha, achei a coleção incrivel!

Angela Vido Nadur
Reply 13 de June de 2012

Eu sempre gosto de AH tb!
Acho que a mulher quando deixa um pouco a sensualidade de lado, busca a sua personalidade e o realmente te agrada começa a fazer sentido.
Estou em uma fase cabelo enrolado tb...

bjocas

    consueloblog
    Reply 14 de June de 2012

    WOW! Esta de cabelos enrolados eu quero ver!!
    bjs
    c

Solange
Reply 13 de June de 2012

Sem conhecê-lo admiro o trabalho dele como de alguns outros. O que podemos fazer é pegar algumas idéias e transformar em algo q se possamos usar. E assim vamos adaptando estilos a nossa concepção de moda dentro que nos é possível, sem perder nossa brejeirice. Bjos

    consueloblog
    Reply 14 de June de 2012

    Gostei desta solução! bjs c

Solange
Reply 13 de June de 2012

" algo que possamos usar".....

Natalie
Reply 13 de June de 2012

As modelagens em si não curto tanto, mas as cores e o mix de estampas eu amei!
Meu look preferido é o mesmo do seu, super usaria esse vestido!
Talvez na loja as peças sejam com uma modelagem que agrade mais, ai sim vai ser perfect! :)
E a carteira desejo é muito fofa com esses smiles!
O look da Constanza que você postou ontem estava maravilhoso, com aquele mix de estampas!
Beijo.

Cássia Cruz
Reply 13 de June de 2012

Consuelo, meu estilo é o clássico e não gostei dessa proposta , mas o TALENTO dele é indiscutível.

Camila_K
Reply 13 de June de 2012

Eu, que de moda não entendo lhufas, desenvolvi um olhar diferenciado para este tipo de "obra"...além do olhar singelo sob o critério uso/não uso. Neste caso, não uso, mas considero pura arte. A mistura de cores, texturas e estampas, o movimento dos tecidos, a complementação dos acessórios, a estética geral...achei sensacional. Ele deu ritmo ao seu trabalho, trasformou moda em música.

    consueloblog
    Reply 14 de June de 2012

    Camila, que comentário inteligente e romântico! Legal! bjs c

      Camila_K
      Reply 14 de June de 2012

      ahhh, obrigada Consuelo. Bjos enrubrescidos!

Fabiana Mesquita
Reply 14 de June de 2012

Penso, apesar de nao ser profissional de moda, que Alexandre Herchovitch, seja um dos poucos estilistas brasileiros que realmente e um criador.
Acho tambem que as vezes as pessoas confundem gosto pessoal, com apreciação de moda.
Achei o trabalho dele espetacular e elegante.
Bjs.

Solange
Reply 14 de June de 2012

Oi estou com saudades dos passeios românticos pela Itália. Um beijo

Luciene Vieira
Reply 14 de June de 2012

E a entrevista de Herchcovitch à Folha está gerando uma discussão interessante. Leu a crônica do Xico Sá? http://xicosa.blogfolha.uol.com.br/2012/06/14/suellen-herchcovitch-e-a-periguete-como-questao-de-classe/

Bons são os comentários. Os melhores, em minha opinião, estão no mural dele, no FB (fuçando um tantinho se acha...)

Silvia Maria
Reply 15 de June de 2012

Nossa! Acabei de ter uma aula de arte, moda e cultura pop lendo esse salotto! E, depois de entender (acho!), posso dar minha humilde opinião? Vi looks que adorei, outros que detestei e outros, entendi. E acho que é assim mesmo que tem que ser, já que sou uma observadora comum, e me apoio muito mais em gosto pessoal que entendimento sobre moda/arte. Mas, vamos combinar? O AH é realmente um gênio! Poucos conseguem quebrar a obviedade de forma tão elegante e, levando em conta o tema que ele escolheu, achei as peças de extremo bom gosto. E o melhor de tudo: coerente com o estilo dele. Pra conhecer melhor a personalidade do Alexandre olhem a decoração da casa dele. Já saiu na Vogue, mas também tem aqui: http://theselby.com/9_15_11_AlexHercovitch/
Bjs.

Hortência Mesquita
Reply 15 de June de 2012

Eu sou uma apaixonada pelo Alexandre ele foi a inspiração pela minha escolha de hoje ser estilista, e também adoro o Boy George, ele sempre teve um figurino bem excêntrico mesmo pra época...quanto ao desfile gostei de algumas coisas e outras não, umas das coisas que gosto no Alexandre é essa visão bem clara que ele tem da pessoa que veste, sempre consigo enxergar uma mulher segura de si em suas criações,no entanto acho que até pelo motivo dele estar cada vez mais buscando e conseguindo públicos fora do nosso país o estilo tem se modificado e talvez para mulher brasileira seja difícil algumas associações...mas como disse no começo amo sempre acho ele sem dúvida nosso maior criador atualmente.

Drica Melo
Reply 16 de June de 2012

É Consuelo, não podemos negar que o post deu ibope... o que considero enriquecedor é dar opinião e observar nos comentários posições que nos fazem refletir, valendo tbém, coletar informações especializadas... li os links citados pelas leitoras... daí pensei... AH é um patchwork de estilos, sua casa é exemplo disso!!! O que não há como negar é que ele têm cultura diversa... e muita! Sabe criar para a classe A, mas vive das vendas para as classes C e B... acho que voltamos a uma antiguíssima discussão sobre a arte descer do pedestal... qual o problema? Que desça, que vista, que circule, que todos tenham acesso... Qual a crise no "estilo das brasileiras"? Por quê comparar continentes diversos, se podemos complementá-los? Será que mesmo com a realidade da diminuição da desigualdade das classes no Brasil, de pirâmide para losango, a moda ainda se propôe a continuar eletizando? ... qual o problema das periguetes? ou quem cria para as periguetes? Elas estão felizes e eles sobrevivendo. Escolha cada um o seu estilo, porque moda é sim gosto pessoal, passaporte e identidade no cotidiano... afinal, somos ou não uma sociedade democrata?
Bom final de semana. Bjs

Luciene Vieira
Reply 18 de June de 2012

Voltei só pra acrescentar um parágrafo da Gloria Kalil: "Enquanto rola o SPFW eu rolo por aqui, na linda cidade de Barcelona. Mas não se enganem, eu durmo com um olho fechado e outro aberto: Estou seguindo tudo direitinho pelo Chic. E estou gostando do que estou vendo, embora tenha levado um susto com a coleção do Alexandre que - pelas fotos - pareceu pura provocação aos nossos sentidos. O tanto que foi fácil e linda a linha de jeans que ele lançou no Rio, o tanto foi difícil essa aí. Quero muito saber que resultado comercial ela vai ter."

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *