O que significa sob medida


Minha mãe, Costanza, aos 18 anos com um vestido sob medida.

The beauty and art of made to order persists in the expert hands of Master Calogero Mannina since 1953.

———————————————-

Um dos luxos em via de extinção é o “sob medida”.  Mas o que significa sob medida? Quando minha mãe era jovem, não muito tempo atrás… (ok, Mummy?)…, a cada estação ela ia junto com minha avó montar o guarda roupa da estação.  Suas medidas eram confirmadas, tecidos escolhidos, modelos sugeridos e concordados.  Uma breve expectativa, e logo haviam-se peças únicas.

 

Pude viver esta experiência quando me casei e virei princesa por um dia…Meu vestido é maravilhoso, e tão lindo fora quanto dentro.  File de seda foi moldado em vestido com saia larga e casaquinho estilo Chanel.  Modéstia muito à parte, estava linda!

Costanza de Chanel com chapéu feito sob medida. Meu vestido, inspirado em um modelo Chanel sugerido por Eliana Tranchesi da Daslu, foi feito sob medida com 7 provas.

Sei que existem no Brasil tantas costureiras maravilhosas.  Porém, também aprendi nos meus giros Brasil a fora pela Santaconstancia, que não é uma arte que passa mais de mãe à filha.  Sem querer criticar a escolha de ninguém, me dá uma tristezazinha quando a nova geração prefere trabalhar em hotel (como me foi dito) ao continuar este trabalho manual.  É talvez por falta de glamour?… Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês sobre isto.

Bom, tudo isto para dizer que graças a Deus, ainda existem alguns artesãos que são a exceção a esta regra.  Ontem, passeando por Florença procurando coisas lindas para mostrar já que o sol estava esplendoroso, encontrei um pequeno laboratório chamado Mannina.

o que significa sob medida

Mestre Calogero Mannina no seu laboratório de sapatos sob medida.

As mãos do Mestre Calogero Mannina, dançam com segurança enquanto cortam o couro precioso.  Repetindo o movimento que aprimora desde 1953 quando começou.

Mãos expertas cortam o couro.

Seus modelos são clássicos, nunca saem de moda, e, como garante no seu site, indestrutíveis!  Lindo o acabamento que cria a ilusão de pátina do tempo.  Pois algo que qualquer gentleman sabe, é que a roupa nunca deve parecer nova.  Os ingleses, mestres do non chalance, iam a duras penas para encontrar um butler que houvesse seus mesmos tamanhos de camisa, calça, blazer e sapato para usá-los em casa com o objetivo de “tirar o novo”.

Vitrine no laboratório com modelos que não passam de moda.

As várias fases do processo de construir um calçado único.

Seus instrumentos.

Pronto para colocar a sola.

Uma cultura que admira este trabalho do Mestre Mannina é a japonesa.  Na vitrine, exposto com orgulho, um artigo de uma revista japonesa.  E dentro do laboratório, aos pés do mestre e ao lado a outro aprendiz, uma jovem japonesa.

Uma aprendiz japonesa. A cultura do sol nascente admira e respeita o made in Italy, especialmente o artesanato de luxo. Vários jovens vêm à Italia fazer estágios.

Detalhe da mesa de trabalho dos aprendizes com seus intrumentos.

Em Florença, até o ator Daniel Day Lewis veio fazer um estágio em outro “calzolaio” (sapateiro) durante uma sua fase de introspecção.  Trabalhar com as mãos pode dar enorme satisfação.

Mais imagens do laboratório Mannina na Via de’ Barbadori, pertinho do Ponte Vecchio.

Pequeno mas precioso nos detalhes que contam histórias.

O armazém com as encomendas e formas de pés dos clientes assíduos.

  • January 18, 2011
  • 0

60 Comments

Manu
Reply 18 de January de 2011

Adorei o post, adoro seu blog!! A Constanza coom 15 minha idade, que lindaa!!! Adoro aquela foto dela.
bjss
http://www.welovefashionrio.com

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2011

    É linda mesmo!! Errei na idade foi?... me ajuda, ela estava com 15 aqui?... Lindo o teu blog! Muito elegante o visual. um abraço,C

Claudia Alves Pereira
Reply 18 de January de 2011

É realamente uma pena que no Brasil a gente não tenha mais as costureiras, maravilhosas, que executam a verdadeira alta costura. Meu vestido de noiva também foi todo ele feito à mão dava para usar do lado do avesso. Os saiotes dão para usar de saia. (Acho que acabei de ter uma boa idéia) Com acabamentos perfeitos.
Os italianos são famosos por seus sapatos e os do Sr Mannina, fatto a mano veramente, são uma obra prima.
Voltando as costureiras, acho que hoje só se dá valor ao criador. As pessoas esquecem que os criadores precisam de mão que costuram e cortam com perfeição. O único que reconheceu e homenageou esse tabalho foi Ronaldo Fraga, há alguns anos, em seu desfile. O trabalho que é alma do sucesso de uma criação foi posto em segundo plano.
beijos,
Cláudia

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2011

    Sem dúvida o marketing tem colocado o ênfase no criador, como em grupos de música que lembramos mais do cantor do que dos outros que às vezes são quem escrevem as músicas! Não é mesmo?...
    Acho que todos são importantes. Costureiras, e modelistas também, tem seu trabalho pouco apreciado...
    Estava no maravilhoso desfile do Ronaldo Fraga. Me emocionei, o que digo, TODO MUNDO se emocionou!!!
    Olha aqui uma entrevista informal que fiz com Ronaldo:
    https://www.consueloblog.com/?p=1890
    bjs,
    c

Dany Paiva
Reply 18 de January de 2011

Ops errou a idade da mamãe ... ela não vai gostar não ... e que cinturinha, não?
Trabalhar com as mãos ... um hobbye que tenho é tricotar, como comentei no seu post "River Island", além ser uma exercício de paciência, pois sou ansiosa, mas sim a satisfação de ver sua peça pronto e dizer "eu que fiz", ou andar na rua, e alguém perguntar, onde você comprou, dai eu respondo "fui eu" ... aprendi o croche com minha falecida vovó materna, e com a vovó paterna, a costurar (isso eu realmente sou bicona, faço algumas artinhas...), sou nova, tenho 35 anos, e quando alguém vê que eu tricoto, acha que é coisa de "velho", mas isso já era, está na intert, blog´s, grupos, de jovens, trocando receitas.
Como minha avó paternar era constureira de modelista (era assim que se chamava?), sempre tive roupas feitas especialmente para mim! hehehe Agora depois de adulta, tenho uma booooa costureira, que tem um atelier bem legal, e faço com ela minhas roupas ... alias sou baixinha e bumbum avantajado, então na melhor que fazer sob medida, com um bom caimento!
Bacione

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2011

    Oi Dany,
    Vi os vídeos do teu grupo de tricot! MUITO legal!!! Uma amiga me disse uma vez: "A vida não tem um roteiro só." Eu interpretei como cada um tem q escolher o jeito que quer viver! O teu caminho é esse, e o sucesso mediático prova que vc não está errada. Não é?...
    Caimento é tudo!!! Concordo! Uma calça certa faz toda a diferença.
    Parabéns pra vc q encontrou uma boa costureira!
    bjs,
    c

      consueloblog
      Reply 21 de January de 2011

      Ah... e adorei te conhecer em cores!!! Linda hein?... e esse cabelo brilhante e forteeeeeee!!!!!?

Isabella Aparício
Reply 18 de January de 2011

Que fotos maravilhosas!! Você e sua mãe sempre lindas... e muito parecidas! bjs

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2011

    Obrigada! Acho que é o corte dos olhos q são parecidos, não?...porque o resto peguei do meu pai.
    bjs,c

Thaysa
Reply 18 de January de 2011

Nossa, uma pena que aqui no Brasil seja tão difícil encontrar esse tipo de trabalho! A maioria dos vestidos hoje em dia - e digo isso por acompanhar a saga de amigas atrás do vestido perfeito - são alugados. Ninguém mais quer pagar para fazer o vestido, até porque é super difícil encontrar uma boa costureira.
E o trabalho do Sr Mannina é incrível!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2011

    Sem dúvida é difícil, daí tem o problema do custo e também de onde armazenar o vestido para deixar às próximas gerações. Não sou contra alugar, não. Talvez tira um pouco do romanticismo do pré-casamento, mas com certeza não estraga a felicidade do dia especial.
    Vc n acha?...
    bjs,
    c

Seli
Reply 18 de January de 2011

No Br, Itália, Portugal, leste europeo ainda se encotram artesãos talentosos.
Mas é uma espécime em extinção.
Várias marcas premium de luxo, investem no fatto a mano e su missura, o que é muito bacana e rende muito dindin, isso sem falar no MKT.
Meu pai sempre trouxe lã e casemira de viagens para confecionar seus ternos e camisas com um alfaiate italiano daqui. Este conseguiu fazer que seus herdeiros aprendessem o ofício e dão duro no atelier.
Tenho há 15 anos luvas confeccionadas (perfeitas e bem conservadas), aí em Firenze, com minhas mediadas feitas na Madova.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2011

    Que chiqueria Seli!!! Adorei! Aprendi uma frase significativa com uma amiga:
    Caio pelo fascínio de...
    O feito sob medida, sua cura, tempo, dedicação, anos de laborioso aprendizado me seduz. Quando uso algo feito bem, sinto prazer. Como um anel de ouro maciço, não se vê a diferença, se sente...
    Com isso, conseguir fazer com que uma peça H&M se torne chic me diverte! Me estimula... Brincadeiras da vida...
    Ficou feliz se alguns artesões sobrevivam, somo o alfaiate do teu pai. Mas está na história que os ofícios vem e vão...choses de la vie...
    bj querida!
    c

Monica T.
Reply 18 de January de 2011

Não sei quanto tempo passou desde seu casamento, mas você não mudou nadinha.... Congratulations!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2011

    Monica!!! Acho que te amo!!!!! (foi em 1990, não vou fazer as contas...)

Ana Laura Rabelo
Reply 18 de January de 2011

Vc estava linda mesmo! Pena que na foto não deu para ver o vestido todo...
Eu sinto falta de ter alguém para poder fazer algumas roupas para mim. Meu vestido de noiva também foi feito sob medida. Um modelo que eu escolhi. Foi feito por uma costureira maravilhosa, que, infelizmente se "aposentou" por problemas de coluna e artrose. Ficamos amigas,mas ela não conhece ninguém que faça esse tipo de trabalho...Se alguém souber de um atelier desse tipo aqui em BH,me contem.

    Ana Laura Rabelo
    Reply 18 de January de 2011

    Não posso deixar de dizer que pessoas como o Sr.Mannina, merecem todo o respeito e devoção dos que gostam de moda. Pessoas como ele sem dúvida são muito especiais!

      consueloblog
      Reply 22 de January de 2011

      Tens toda a razão...Fico feliz de ter podido (tá certo?) dividir esta belsura que vi sair das suas mãos em poucos minutos...
      bjs,c

Estêvão toledo
Reply 18 de January de 2011

Com todo o respeito a sua mummis, mas ta muito gatinha, cintura de menina cintura de pilão, arrazô!!!
Brincadeiras à parte, é muito triste este exôdo da mão de obra para funções mas obvias como, vendedor, atendente de telemarket(porre total), arrumadeira... entretanto, de fato a culpa não é deles, a culpa é nossa Consuelo Susan!!! Digo nós como sociedade, pois não valorizamos o trabalho artesanal, porque as pessoas em sua maioria não estamos preocuradas e nem queremos saber como é feito um bom sapato, o que vale é o mesmo ter a sola pintada de vermelho, é muuuuuuito mais fácil a constatação !!!!!!!!!!!!!!!
Reconhecermos e contemplarmos a diferença de algo bem produzido sem qualquer referência de etiquetas, leva muito tempo, estudo, trabalho, observação e paciência(talves por isso os japoneses o acolham). Nós, sociedade contemporânea, não mais dispomos destas características, tudo "é para ontem".
Você pode ter certeza de que não tirou fotos de um simples artesão empenhado, mas de um apaixonado, e como dizem a paixão é inimiga da razão, para ele não se trata de sapatos mas de VIDA, o sapato é o reflexo dele, se deixar de produzir ele provavelmente te dirá que não serve para mais nada "in questta vita mia", pois o amor que ele trata os sapatos é o mesmo amor que trata à si próprio.
Quem em sã conciência irá querer começar um trabalhar tão difícil, pouco admirado, super exigente e com grandes riscos de ser muito mal remunerado? Pensando bem, então porque não tentamos trabalhar num hotel?
Beijocas Estê....

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Que lindo Estê, acho que quando parar de fazer móveis, poderia se tornar em filósofo...
    Concordo plenamente com o que dizes. Pois a democratização do consumo há seu preço na qualidade, mesmo se uma vantagem para tantos...
    Vc também confere que o marketing é sedutor como uma Medusa... De um lado fico feliz se o comércio gira, mas infelizmente ao custo de tantos artistas artesões.
    Em momentos de crise, nem os nichos de super ricos conseguem absorver o sobre medida, e quando o dinheiro está em novas mãos, precisam-se de gerações para a compreensão...como dizem os ingleses (It takes 5 generations to make a gentleman...)
    Com isto, este é o nosso mundo. Estes artesãos maravilhosos devem ser admirados quase como se fossem quadros em um museu...
    A presto caro,
    cs
    PS Para quando a cria?

      Estêvão Toledo
      Reply 23 de January de 2011

      Já nasceu CS ( just 4 me), esta no mu colo!!!!!!!!!
      Imagina se não era o menino mais lindo da maternidade!!!!! Hahaha!!!!
      É boa a idéia de virar filósofo, mas vai ter que esperar afinal depois de ser babá vou me tornar designer e só depois então vou tentar a filosofia...
      Um bj grade,
      Estê.

        consueloblog
        Reply 23 de January de 2011

        QUE MARAVILHA!!!! Que dia, que vc nem avisou...ou fui eu que não entendi?...Parabéns!!! e bem vindo ao nosso querido Roque!!! Jura pra mim que ele é Capricorniano...ou será que deu Peixe...Daqui ao mais a Luciene nos esclarece como ele será!
        Parabéns pra Pam também e foto com urgência no FB.
        bjs carinhosos no pézinho do neo-Toledo!!!!!
        congrats por paizão...conheço bem o feeling de ter o filho mais lindo da maternidade!!!
        cs (4both of you!)

          Estêvão Toledo
          23 de January de 2011

          Cosuelo Susan (just4me),
          Eu não sei muito bem essas coisas de signo, mas quem souber tipo a Luciene me avise, ele nasceu dia 19, foi tudo muito rápido com contrações inesperadas pela madrugada, o papai aqui fazendo cara de tudo b]sob controle mas as pernas tremiam mais que vara verde antes da chuva...... nem sei bem como tudo aconteceu, mas sei que fiquei ao lado da Pam até na cirurgia(cesariana), ela sim segurou as pontas e não perdeu o ânimo....se estivessemos numa caminhada eu já teria caido a uns 3 quilometros pra trás......
          Só nós sabemos como é duro carregar este sentimento de ter o filho mais lindo da maternidade!!!! Cosimo e Roque eleito os filhos mais lindos da maternidade, mas tenho certeza de que este blog está repleto de mamães e papais que compartilham conosco de ter que carregar este pesado fardo....
          Bjs e muito boa viagem, aproveita por todos nós e quero muito ver seu corte e pintura de cabelo novos, afinal valem mais que 4 pares de sapato, viu só como estou aprendendo!!!!

          consueloblog
          23 de January de 2011

          Aluno bom!!!!! Dps vc me diz se valeu mesmo mais q quatro pares de sapatos...mas fiquei boca aberta de como vc presta atenção!
          Enjoy o teu bellíssimo! e a presto!
          bj
          cs (just4you?)

RENATA
Reply 18 de January de 2011

sapatos lindos!!!!tinhamos no brasil o " busso" de sapatos feitos a mao.
nao sei se ainda existe. de qualquer maneira, eram parecidos.
o que e muito parecido tambem sao as "Pascolato"
bj renata

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Oi Re,
    Lembro das botas de montaria do busso do meu pai e minha irmã! Lindos!!! Não sei se ainda existe...quando for a SP, quero ir conferir.
    bjs,
    c

Jaqueline Müller
Reply 18 de January de 2011

Cons querida, como te disse antes, minha mãe era costureira e das melhores. Fazia noiva e qualquer outra proposta que lhe era pedido. Só que eu a pedia tanto para me ensinar e ela não queria, não entendia isso...Também pedia para ela me ensinar a cozinhar e ela também nao queria. Mas coração de mãe tem sempre razão. Eu tenho jeito para artes, mas nao desenvolvi este dom que me foi dado, acho que enterrei este talento, e vou ter que prestar contas depois lá no céu... Acho fantástico estes ofícios tão em extinção, mas realmente tudo vai mudando, sentimos nostalgia do que havia. Até o cinema Belas Artes em São Paulo vai fechar... por quê? Também nao entendo, por isso que precisamos realmente amar as pessoas e tudo como se nao houvesse amanhã, porque, parafraseando Renato Russo, se voce parar pra pensar, na verdade não há...
E quando encontramos estes verdadeiros tesouros, o seguimos...
E a bela Constanza, que linda! E você estava linda e feliz!!
Um grandississimo beijo. E boa viagem a Paris... ulá lá!!!

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Jaque,
    Não quero julgar quem escolhe não seguir o ofício da costura. Mas sei que tantas indústrias tem dificuldade em encontrar costureiras (e modelistas), e nem estou falando tanto de grandes artesãs como tua mãe, porque as filhas preferem ganhar a mesma coisa trabalhando em hotéis, ou assim me disseram. Mas quem sabe no hotel aprendam mais, cresçam na organização ou terão contato com mais pessoas e estrangeiros que possam alargar seus conhecimentos...
    Quem sou eu para dizer...
    bjs,
    c

Carina
Reply 18 de January de 2011

Que lindas! Mãe e filha...amei!!!

Beijosss

http://sweetlittletips.com/

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Thanks!!!
    bjs,c

Mia Storm
Reply 18 de January de 2011

Modéstia à parte, nós bem que merecíamos ter o visual por inteiro do look da noiva!!!
Sobre sua inquietação quanto ao desaparecimento do trabalho feito à mão, sob medida, ou a filha que não "quer" herdar o "lavoro" materno, em relação ao qual lhe dá uma peninha....
Tomemos como exemplo o trabalho das artesãs do Nordeste, renda, bordado, crochet, tricot. Quanto de trabalho será necessário, por dia, para garantir a sobrevivência delas? Como o trabalho delas é remunerado? Pelo que se sabe, a labuta é muito grande, para garantir a vida, no mais das vezes, miserável. Nessas circunstâncias, vale à pena herdar a atividade materna? O trabalho executado é valorizado?
Num contexto competitivo em que vivemos, com o mercado de trabalho rarefeito, ninguém, em sã consciencia, deixaria o trabalho familiar, se feito em condições dignas de rentabilidade e de êxito, para se aventurar em outra atividade.
Assim, vejo que a opção pelo trabalho no hotel impõ-se pelas circunstâncias vividas.
É uma pena?
Não resta dúvida!
BJK

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Mia,
    Você traz um ótimo exemplo!! Queria tanto poder salvar este lindo trabalho do Nordeste!! Com certeza é a escolha do mercado que dita...
    Não resta dúvida da pena que é...
    bjs,c

Shirley Stamou - Garotas Modernas
Reply 19 de January de 2011

Consuelo, querida!
Que linda você de noiva!!!!!!!!!!!
Costureiras, sapateiros... são ofícios que constroem obras de arte. Uma pena a tradição se perder neste mundo onde quase tudo é pasteurizado.
beijos!

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Shirley querida,
    Obrigada!
    Que pena mesmo... Talvez com o blog possamos ajudar eventualmente...
    bjs,
    c

Adriana Silva
Reply 19 de January de 2011

Fui apresentada hoje ao seu blog (via Rioetc) de cara já amei o último post.
Minha avó, mãe e tias todas são modelistas/costureiras e MORRO de inveja. Na costura sou pHd em pregar botões :):):) Queria muito poder aprender a arte desse ofício. Juro que me esforço... um dia chego lá, apesar da idade (3.7)... bjs

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Ui Adriana, corre pra cá que tô precisando costurar um montão de botão!!!! Qdo chegar lá avisa, pois como podes ler por aqui, tem um monte de gente procurando vc, tua mãe e tias!!!
    bjs,
    c

Carol
Reply 19 de January de 2011

acho que com todas as facilidades do nosso tempo, as profissões artesanais perderam o valor por causa da "demora" em criar peças e da "falta de tempo" que todos dizem não ter.
e por não ser mais valorizado como era antes, a filhos e filhas desses poucos profissionais não tem animo para continuar o trabalho dos pais.

beeijo ;*

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2011

    Bem notado Carol. Acho que realmente é parte deste grande problema...
    bjs,c

Angela Vido Nadur
Reply 19 de January de 2011

Pois é Consuelo, o trabalho manual com conhecimento técnico está chegando ao fim.
Eu pesquiso a história da lapidação no Brasil e realmente é algo que está com os dias contados, porque um senhor que entrevistei, não conseguiu ensinar ninguem. A boa lapidação de diamantes hoje é concedida apenas a mestres na India, Bélgica, EUA, Alemanha e até CHINA.
O mundo globalizado, a quantidade de produtos que nos obrigamos a comprar, eleva nosso custo de vida e traz para cabeça do jovem a necessidade de ganhar dinheiro para ter tudo isso. O ideal dos jovens está nas metrópoles e nos escritórios de grandes empresas.
Tudo isso infelizmente carrega uma vida intensa com algum stress.

Consul, qual será a consequencia disso. Qual será o futuro?

Como na moda, onde os desejos seguem um ciclo. Por exemplo: A vida calma, traquila com grande grau de cultura X Vida agitada, globalização e indices de stress. Pode ser que o futuro mude e as pessoas voltem a se interessar pelo mais tranquilo. Será?

bjs

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2011

    Que interessante Angela!!! Vc sabe que Costanza colabora com a H.Stern ha 20 anos, e conversamos muito sobre jóias (porque também é uma paixão das duas).
    Se tiver que adivinhar, acredito que chega uma momento, pois tudo é cíclico, e o equilíbrio acaba vencendo (se Deus quiser). Que os jovens começam a se cansar do consumismo descartável e começam a apreciar objetos que dêem maior gratificação pessoal por ser mais bem feito ou por outra razão. Tenho 5 grandes amigas, que foram grandíssimas profissionais ao custo da vida pessoal. Chegaram a um ponto que tiveram que dar uma freiada e virar a vida 180 gráus. Estão bem mais satisfeitas, e bonitas, agora.
    Acredito na era de Aquário!!!! (Luciene????)
    bjs grandes,
    c

Luciene Felix Lamy
Reply 19 de January de 2011

Quando disserem que você não mudou nada, acredite!
Nem preciso dizer o quanto gosto dessa delicada imagem de Costanza.
E o colar (belo pescoço!) que ela usa em seu casamento é maravilhoso!
Lindo o trabalho de Mestre Mannina.
Costureira, mamãe herdou o dom de minha querida avó.
Hoje, aos 71, só faz o que gosta: os vestidos de festa das netas, por exemplo.
Diz que não consegue parar de trabalhar, que é sua terapia. Segui noutra direção.
Estou bastante atarefada, mas vou refletir sobre o que os amigos postaram.
As opiniões manifestadas são muito inquietantes.
Soube, através da imprensa, que aqui em SP, em bairros como o Bom Retiro, as costureiras são muito exploradas.
É curioso (e lamentável) que as pessoas se disponham a pagar tanto por produtos industrializados e se recusem a remunerar bem a personalizada exclusividade proporcionada por um(a) artesão(ã).

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2011

    Que privilégio das netas não só por um vestido feito sob medida, mas também porque feito com amor!!! Acho que o pagar demais por pouca qualidade é o sucesso de marketing que vende status...Concordas?...
    bjs,c

suelly colonna romano
Reply 20 de January de 2011

Olá Consuelo!
Como é meu primeiro comentário este ano, quero aproveitar para desejar aquele 2011 pra vc!!! Amei a foto da sua mãe bem mocinha e a do seu casamento tb.Não precisa nem ser especialista em reprodução humana para identificar o gene predominante da elegância, né?Bem, e no que diz respeito a magnitude das peças feitas à mão, como roupas e acessórios, lembrei da minha vó querida que foi durante muito tempo costureira de um atelier de uma importante fugurinista de sua época.Lá ela aprendeu tudo sobre costura, sobre excelência nos acabamentos e etc.Resumindo, querida Consuelo, exponho com muito orgulho em minha sala, a Vigorelli de ferro verde que ela usava. Tive o prazer de ter peças feitas à mão...as mãos da minha vó querida.Bjs mil.

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2011

    Querida Suelly, obrigada!
    Que maravilha a Vigorelli verde! Muito linda! Duplamente feitas a mãos!!! Parabéns!
    bjs,
    c

Luana M.
Reply 21 de January de 2011

Ah, como vocês estavam lindas!!!!!

Convivo com centenas de costureiras que não gostam da profissão! Elas estão nisso porque o mercado aqui do Paraná é voltado para a indústria de confecções. Esse tipo que modela, corta e costura é cada vez mais raro aqui. Tentei com várias, dezenas, mas as peças ficaram horríveis. Agora consegui uma que costura dentro de uma ateliê mega famoso e está fazendo "bicos" na casa dela. Os vestidos são lindos, na próxima festa vamos tentar fazer com ela! Estou com esperança.

Sobre o mestre sapateiro, que fotos magníficas. Isso é paixão!!!!! Acredite ou não, temos um assim aqui em Londrina. Ele faz apenas sapatos femininos sob medida, vamos ver se ele me autoriza a fotografar o ateliê...

Esse negócio "de tirar o novo" é novidade para mim! Adorei isso... Ainda bem que hoje temos centenas de técnicas em lavanderia para fazer esse efeito. hahahaha

Beijo e parabénsssssss! Esse post tá demais!
http://www.limobag.blogspot.com

consueloblog
Reply 23 de January de 2011

Oi Luana,
Adoraria ver fotos do sapateiro de Londrina!!!!
Fico muito feliz de te expor a algo novo, mesmo com toda a tua experiência!
Que lindo teu blog! Nossa, adorei!
Obrigada e um abraço forte,
c

Cynthia Machado
Reply 24 de January de 2011

Ei Consuelo!
Acabei de achar seu blog através do GE.
Sou fã incondicional da sua mãe! Quando ela lançou o 1º livro, comprei. Sempre foi meu livro de cabeceira, mesmo num tempo que nem imaginava trabalhar com "moda".
Minha mãe é costureira, aqui no interior de MG, dessas que fazem tudo a mão e do acabamento perfeito...
2 anos atrás ressolvi partilhar meu tempo com ela. Hoje fazemos vestidos de noiva.
Graças ao aprendizado com "O Essencial", consigo me tornar diferenciada em estilo, opiniões e sugestões as minhas clientes.
Espero também a partir de hoje aprender aqui no seu blog.
Muito prazer em te encontrar!
Bjs

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2011

    Welcome querida Cynthia que destino lindo o teu!!!!! Tratas de um rito de passagem maravilhoso para quase todas as mulheres q querem ser princesas por um dia...estou quase fazendo as malas e batendo na tua porta!!Obrigada por compartilhar a tua história! bjs, c

Ana Rudolph
Reply 25 de January de 2011

Consuelo,
também encontrei seu blog através do GE, e posso afirmar desde já que virei fã!
Realmente é uma pena que roupas feitas sob medida tenham caído em desuso!
Pratico hipismo, e minha botas são feitas com as minha medidas e garanto que não tem coisa melhor! Elas vestem super bem e são super confortáveis! Moro em Cingapura há 4 anos, e apesar do país ter mudado muito nas últimas décadas, ainda é possível encontrar alfaiates e costureiros que fazem roupas sob medida, especialmente para festas! Espero aprender muito com o seu blog.
Beijos, Ana

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2011

    Obrigada!!! Realmente o sob medida é maravilhoso e vc o sente na pele neste esporte maravilhoso. As culturas orientais ainda tem tanta mão de obra e eles são tão bons de trabalhos manuais que realmente vc tem acesso a um grande privilégio! Acho que vamos aprender uma da outra...eu dou meu ponto de vista aqui, e você pode comparar com outra cultura que conhecemos menos!!! Um presente! bjs,c

Larissa Schlickmann
Reply 27 de January de 2011

Oi Consuelo!
Eu morava do lado do atelier desse senhor em Firenze, e todo dia que passava la na frente parava um pouco pra ve-lo trabalhanho.. uma arte mesmo!
Parabens por mostrar essas coisas pro mundo inteiro ver!
Um beijo.

Manu
Reply 29 de January de 2011

vou conferir a idade e falo com voce fofa, é sua mãe??? meu deus ela é um amor, não conheci, mas fui tirar uma foto dela no fashion rio, ela foi suuuper fofa e me deu a bolsa dela com tudo que ela havia ganhado, me deu um convite da vila A que ainda não havia acontecido, foi tentador, mas eu não fui nem no dia, hahaha beijos.
http://www.welovefashionrio.com

eu tinha vista uma matéria na vogue com aquela foto, que eu me lembre era 15, mas não sei!!

Carol Alfinetes de Morango
Reply 18 de February de 2011

Sua mãe sempre diz que faltam modelistas e boas costureiras , isso é fato.
Hoje todo mundo quer ser estilista, mas infelizmente não sabem alinhavar uma roupa, uma pena.
Bj

helena
Reply 24 de February de 2011

Falta pouco para eu aposentar, eu não quero mais trabalhar mas sim ter um estilo de vida por isso estou fazendo um curso de corte e costura, assim mesmo como antigamente . A minha mestra sabe tudo de costura e ensina o pulo do gato e se Deus quiser terei meu atelie bem charmoso. So de eu estar apredendo já me dá bastante satisfação, pois fiz uma saia de cós alto para minha colega de serviço que vestiu como uma luva.

    consueloblog
    Reply 24 de February de 2011

    Parabéns!!!! bjs c

Bruna Piagentini
Reply 25 de October de 2014

Nossa, que delícia ver esse tipo de trabalho. Para mim, esse é o verdadeiro luxo. Sempre fui mais alta que o "normal", com o pé calçando 39-40 e, apesar de hoje as coisas terem melhorado um pouco, continuo não encontrando roupas e sapatos que eu goste muito. Além disso, não tenho paciência para passar horas rodando em lojas procurando coisas. Prefiro pagar mais caro por algo de qualidade e atemporal! Vou lá essa semana mesmo. Obrigada por essas dicas valiosíssimas e pelo carinho em responder todas nós!
Bjão

Lili Angelika
Reply 11 de April de 2016

A maior magia da costura e poder olhar nos olhos da ciente quando começa ritual da ultima prova, todas voltam a ser princesas, rainhas e nessa hora não existe modéstia, é o barulho suave do zíper ou botões, o clic de um botão pressão forrado e a luz e espelhos juntos completam o ato, então aparece um novo mundo.
Um corpo vestido como uma luva, não importa o manequim, altura e peso, pois ele foi feito sob medida, cada parte do corpo, subdividido em varias partes e decorado com pequenas penses, para da enfase a lindas curvas de uma mulher.
Este foi e é oficio de 4 mulheres passado de geração a geração, até os dias de hoje, fazer trajes sob medida é uma sina de um caminho suave e mágico, brincar com as fibras, para se descobrir o melhor caimento em cada peça e em cada modelo.
Costurar é uma verdadeira magia. Eu amo.

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2016

    Que palavras maravilhosas!!! Obrigada! bjs c

Marina Marins
Reply 26 de September de 2017

Nossa !! Como foi bom conhecer o seu blog e compartilhar do mesmo pensamento . Quando conheci o mundo da renda me apaixonei e me passei a me dedicar a essa arte, mas infelizmente a boa renda , feita com carinho , a arte pela arte é bem escassa no Brasil as melhores vão para o primeiro mundo e pior essa belíssima arte está morrendo.
Gostaria de ver mina próxima geração compartilhando dessa paixão comigo.
Um grande abraço.
Marina
www.aracne-aracne.blogspot.com

    consueloblog
    Reply 27 de September de 2017

    Realmente uma pena! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *