Siena, San Gimignano e Montalcino, Kareen Terenzzo continua a sua aventura, agora meno solo, pela Itália


IMG_4515Continuamos a viagem de Kareen pela Itália…uma inspiração!!

Siena, nunca te vi sempre te amei

De Florença, eu pretendia ir para Veneza. Mas então, aquelas coisas que acontecem ao acaso… Um dia, em São Paulo, logo depois que iniciei meu sabático, fui jantar com três amigas e comentei que estava indo para Itália. E uma delas, a Bia Perotti, comentou que estaria na Itália no mesmo período que eu. Ela tinha um casamento em Siena. Ficamos então de nos falar por e-mail e, quem sabe, nos encontrarmos lá.  E assim foi. Eu estava em Florença quando trocamos alguns e-mails e acabei confirmando minha ida a Siena para conhecer a região da Toscana. Algo que eu sonhava há tempos.

 

Não tinha ideia de como seria Siena. Não pesquisei na  internet, não pedi dicas, nada. Minha única (romântica) referência era o filme Sob o Sol da Toscana. E sabia que seria uma boa base para conhecer a região. Segui de ônibus para Siena sem grandes expectativas e comemorando que seria bom ter alguém, uma amiga, para dividir comigo os vinhos da Toscana.

 

Cheguei em Siena no início da tarde. Não me pareceu assim… uma emoção, mas eu lembrei que só estava lá porque queria explorar as cidades menores. Saí para explorar a cidade e então descobri… Siena é linda. Caminhando entre uma ruela e outra encontrei a Piazza Del Campo. E perdi o ar.  Novamente senti aquele arrepio pelo corpo todo e aquela sensação de pertencer ao lugar. Os pensamentos emudeceram e  fiquei lá um tempo literalmente parada, sem ação nem para fotografar. Só enxergava uma praça dourada onde as (muitas) andorinhas dançavam e faziam acrobacias no céu. As crianças corriam pela Piazza anunciando as férias. Um cachorro e algumas pombas disputavam um espaço para beber a água da fonte ao lado. Eu podia sentir a aura poderosa da cidade. Foi amor à primeira vista. É imponente, grandiosa, mas sem ser ostensiva. Uma arquitetura única. Muitos jovens nas ruas. Então comecei a fotografar. Mas confesso, receio que nenhuma foto conseguiu captar e reproduzir a beleza daquela tarde em Siena.

De repente a Piazza Del Campo

De repente a Piazza Del Campo

Glub glub

Glub glub

Então apareceu um arco-íris (os pontinhos preto na foto são andorinhas)

Então apareceu um arco-íris (os pontinhos preto na foto são andorinhas) Cliquem que a imagem aumenta.

Panforte de Siena! Amo!

Panforte de Siena! Amo!

As ruas de Siena são um tanto misteriosas

As ruas de Siena são um tanto misteriosas

Garoava quando tirei essa foto, mesmo assim, a cidade estava linda

Garoava quando tirei essa foto, mesmo assim, a cidade estava linda

Durante essa viagem, notei algo novo em mim. Começou em Florença. Um dos sinais que indicam que amei a cidade é quando começo a fotografar  as placas de “aluga-se” ou “vende-se” ou os Bed&Breakfast charmosos. Como se eu não quisesse mais ir embora ou ficar um tempo a mais.

 

Por conta da alta temporada, estava cada vez mais difícil conseguir uma boa hospedagem em Roma, por isso eu já havia decidido seguir para a “cidade aberta” na semana seguinte; assim eu teria cinco dias na Toscana… Mas não queria alugar um carro porque queria degustar os vinhos, e confesso, fiquei tensa só de observar o jeito italiano de dirigir. Já moro numa cidade caótica, pra que andar de carro? Entendi que não ia dar conta e  resolvi dar foco em três cidades aonde eu poderia chegar de ônibus: San Gimignano, Volterra, que por ser mais longe e de difícil acesso de ônibus, acabou sendo trocada por Montalcino, e Colle Val d’Elsa. E no último dia, ficaria em Siena. E assim foi.

Eu achava que já sabia ou conhecia a dolce far niente… ledo engano. É na região da Toscana, no campo, onde definitivamente eu entendi o que é a dolce far niente, a dolce vita. Os filmes, Sob o Sol da Toscana e Beleza Roubada, não exageraram. É tudo verdade (aliás, confiram no blog vacationanimae o post com dicas de filmes e uma playlist para você ouvir, no trem, no ônibus ou de carro pela Toscana).

 

E então começou a farra… Sim, porque a Itália é uma farra. E na primavera, e na Toscana, é festa todos os dias e todas as noites.

Restaurantes charmosinhos

Restaurantes charmosinhos

IMG_4448

Siena é imponente, grandiosa...

Siena é imponente, grandiosa…

San Gimignano parece de mentirinha

É muito fácil ir de ônibus de Siena para San Gimignano. Tem ônibus direto, padrão turismo – com poltronas estofadas e ar condicionado – com certa frequência de horários e você não precisa dirigir. Melhor que isso?! É divertido andar de ônibus. Cheio de turistas e não turistas. E claro, com emoção – curvas, buzinadas, freadas, paradas – afinal, estamos falando da Itália. Não sei nada sobre carros, e nem conheço o mundo, mas os italianos são os melhores motoristas do mundo.

San Gimignano parece de mentirinha. O cenário é muito parecido com um joguinho que eu brincava quando criança. É cheia de torres. A cidade chegou a ter 72! Mas depois de tantas batalhas, guerras e invasões, restaram 14 mas muito bem conservadas, quase originais. Subir na “Torre Grossa” é parada obrigatória para sentir e contemplar vista que se estende pela Toscana. É uma benção.

IMG_4585

San Gimignano e suas torres

San Gimignano e suas torres

IMG_4524 DSC02534

É uma cidadezinha encantadora e bastante turística. Lojinhas, cafés, bares, gelaterias, restaurantes convidativos. Quase impossível não parar em um deles. Estava um dia muito quente. E minha primeira comprinha na Toscana foi  um chapéu que me acompanhou até Roma. Além dele, descobri uma loja de joias artesanais e não pude resistir: trouxe comigo um lindo bracelete. Assim como é quase impossível você caminhar sem parar para fotos.

Meu bracelete lindo feito à mão!!!! Quem for pra lá, não deixe de conhecer o atelier Macallè, na Via San Mateo, 20

Meu bracelete lindo feito à mão!!!! Quem for pra lá, não deixe de conhecer o atelier Macallè, na Via San Mateo, 20

IMG_4498 IMG_4590

Queria ter uma baile pra usar uma dessas

Queria ter uma baile pra usar uma dessas

Além da paisagem da cidade – as construções medievais todas do mesmo tom – você está envolta/o naquele cenário típico da Toscana com direito ao aroma dos jasmins em todo lugar. Era um dia bem quente e o Sol reinava absoluto, sem uma nuvem no céu, mas soprava uma brisa e o cenário não poderia ter sido mais perfeito: o vento espalhava pluminhas brancas de uma flor típica da região por toda a cidade. Eu não sabia se estava numa tela de pintura ou numa cena de cinema.

A flor poética que solta pluminhas...

A flor poética que solta pluminhas…

Jasmins por toda parte

Jasmins por toda parte

Caminhos bucólicos

Caminhos bucólicos

Vamos subir... Hora do Spritz!

Vamos subir… Hora do Spritz!

Fôlego recuperado, hora de um spritz seguido de um almocinho leve com vista do paraíso. Um brinde à dolce vita e voltamos à praça principal, onde turistas ora disputam lugar nas filas das duas gelaterias que concorrem ao título de “melhor gelato” de San Gimignano, ora exploram os melhores ângulos para as fotos.  Os moradores reunidos, observam aquilo tudo, conversando ou tirando uma soneca, mas curtindo preguiçosamente mais um dia se despedindo.

Um brinde a la dolce vita


Um brinde a la dolce vita

O melhor gelato de San Gimignano é o da Gelateria Dondoli: gelato de vinho santo e pistache. Dos Deuses!


O melhor gelato de San Gimignano é o da Gelateria Dondoli: gelato de vinho santo e pistache. Dos Deuses!

Colocando a conversa e a soneca em dia

Colocando a conversa e a soneca em dia

Praça central de San Gimignano

Praça central de San Gimignano

Montalcino, entre umas e outras (taças)

Ir para Montalcino de ônibus foi uma aventura. Primeiro, para descobrir de onde partia o ônibus. Detalhe, eu estava hospedada em um hotel em frente ao ponto de ônibus, de onde saiam vários ônibus. Até para Roma. Mas não para Montalcino. Somente da estação ferroviária é de onde partem os ônibus para Montalcino. Até aí, sem problemas. O problema foi conseguir essa informação no ponto de ônibus central e nas bilheterias. Depois disso, descobrir aonde era a estação ferroviária foi outra aventura. Em alguns lugares da Itália é necessário ter uma paciência quase zen budista. Eu mantive a minha mesmo quando a atendente da bilheteria fumava e falava no celular, despreocupadamente, enquanto na fila, eu e outras pessoas esperávamos para ser atendidas. Fazer o quê?!  Cheguei a dar risada e lembrar de um ensinamento budista “aprenda a deixar as coisas pra trás”. Pensei, quanto ou como aquilo faria diferença na minha vida? Talvez naquele dia eu perdesse o ônibus por conta da moça que não estava colaborando. Talvez não. Vamos nos preocupar com o que é importante e deixar as coisas pequenas pra lá. E no fim tudo é muito pequeno.

 

A stazione era, é, muito próxima ao centro histórico turístico de Siena. Eu e minha amiga tentamos encontrá-la munidas de nossos celulares e do Google Maps (que é uma mão na roda minha gente), mas por conta das muralhas e dos “castelos casas”, não conseguíamos sinal. O jeito foi seguir perguntando e confirmei o que já tinha concluído tempos atrás numa viagem para Paris e Aix-en-Provence: quando você quiser uma informação pergunte aos estudantes. Literalmente, peça ajuda aos universitários. Em geral eles falam em inglês e/ou estão mais disponíveis para ajudá-lo. Foi o que aconteceu também nessa viagem. Vi um jovem e perguntei  a ele. Por coincidência, ele também estava indo para lá e sugeriu que nós o acompanhássemos. Além de conseguir a informação, tivemos a oportunidade de conversar um pouco. Ele era da China e estava estudando arte em Siena. Um contraste e tanto.

 

Chegamos no horário de pegar o ônibus e então eu entendi porque não víamos a estação (apesar de não haver também nenhuma indicação informando a direção). Siena está “tão no alto” que para chegar à estação você tem que descer, descer muito e  escadas rolantes… Sim! Achei isso muito interessante e lembro que pensei, quando é necessário e há vontade, as pessoas sabem como ser criativas e fazer as coisas de acordo com o que se oferece.

 

Montalcino fica no alto de uma colina. É uma cidadezinha linda e para quem não sabe é famosa por ser a produtora do famoso vinho Brunello de Montalcino. A cidade, como várias na região, está entre muralhas, e a ordem é subir, e põe subir nisso. Algumas ruas chegam a ter um corrimão para dar uma forcinha…

Toscana sua linda!

Toscana sua linda!

DSC02579 DSC02596

Força pra subir

Força pra subir

Ao contrário de San Gimignano, a cidade estava bem tranquila. De tão tranquila  parecia que a cidade toda dormia. Mais uma vez, fazia um dia lindo e de Sol.

Na praça havia um jardim repleto de rosas como estas, esqueci do resto

Na praça havia um jardim repleto de rosas como estas, esqueci do resto

DSC02608

Charme do mundo! Enfeites originais e viva a Primavera

Charme do mundo! Enfeites originais e viva a Primavera

Flores para todos os lados

Flores para todos os lados

Logo na entrada da cidade uma praça, com uma vista que se estendia pelo campo, três pessoas – artistas, pintores –  conversavam e tomavam um lanche na praça durante sua pausa. Parecia realmente que o tempo havia parado ali. Com lojinhas e casas charmosas com floreiras, áreas públicas, jardins e bancos para passar o tempo.

DSC02470

 

Como sempre, nos rendemos e paramos em uma simpática lojinha de bijuterias. A proprietária, uma chinesa, contou que foi um dia de férias e nunca mais voltou. Na loja, uma inglesa, fez o mesmo caminho e investiu num lindo hotel na região.

 

Quando você já começa o dia assim, o mundo se torna cor de rosa e parece que todo mal deixa de existir. E eu, toda às vezes que ouvia estórias como estas, saía fotografando as casas para alugar ou vender.

DSC03638

Flagra, eu já procurando uma casinha para morar posando em frente a uma casa que poderia chamar de minha (fotos da Bia Perotti)

Flagra, eu já procurando uma casinha para morar posando em frente a uma casa que poderia chamar de minha (fotos da Bia Perotti)

[n.d.r. A Bia Perotti tem um blog muito bom, o Achados da Bia.]

DSC02597

Mimo na parede

Mimo na parede

As janelas da vida

As janelas da vida

Como sempre, a ideia era fazer o reconhecimento da cidade, e depois, o reconhecimento dos vinhos!!! Depois de andar e fotografar a cidade escolhemos um restaurante charmoso e fizemos a tal degustação dos vinhos de Montalcino. E assim foi-se a tarde em Montalcino com direito a gelato, que não poderia ser de outro sabor: Brunello de Montalcino!

DSC02674

Gelato de Brunello de Montalcino

Gelato de Brunello de Montalcino

Pasta com abobrinha e a flor da mesma

Pasta com abobrinha e a flor da mesma

Alguns Brunellos mais tarde nos demos conta que não sabíamos qual era o horário do ônibus de volta para Siena… Corremos atrás da informação no centro turístico, compramos nossos bilhetes e nos despedimos de Montalcino.

 

Estávamos no horário, entretanto, esperamos, esperamos… e nada. Não tínhamos como confirmar se o ônibus já tinha passado. Enquanto isso, em nossa direção nuvens pesadas se aproximavam e parecia que uma tempestade era certa. Já o ônibus…

Cadê o ônibus?

Cadê o ônibus?

Será que a chuva chega?

Será que a chuva chega?

Finalmente, quando já estávamos pensando em pedir abrigo, uma mulher se juntou a nós e perguntei a ela sobre o ônibus. Ela também não sabia, pode ser que chegasse em uma hora, uma hora e meia… ou talvez não chegue, pensei. Ela era de um país  africano, que não lembro agora, e estava lindamente vestida com seus trajes tradicionais. Muito simpática ela sugeriu que para fugir da chuva pegássemos um ônibus até Colle di Val D’elsa e de lá outro ônibus para Siena. E assim foi. Nos despedimos em Colle, e de lá pegamos um ônibus circular para Siena. Naquele cenário, ela, eu e minha amiga. Três mulheres diferentes, de culturas diferentes.

 

Na volta para Siena apesar do cansaço, lembro de ter pensado, quantas “fronteiras” essas três mulheres que encontramos hoje, e o jovem em Siena, não teriam rompido para estar lá na Itália da dolce vita?! Me senti muito pequena e ao mesmo tempo com longas asas nesse dia.

 

 __________________

Terça, a segunda parte desta etapa da viagem de Kareem nos leva a Colle Val d’Elsa e sua festa medieval e um casamento brasileiro em Siena!…

____________________

Com licença um minutinho.  Parece que o Facebook mudou a sua política quanto à exposição de posts de “fan pages” no teu Home.  Ou seja, se você segue a página Consueloblog no Facebook, a não ser que eu pague, dificilmente você vai ver um aviso de um novo post na tua Home.  Eu comecei a pagar para melhorar este serviço, mas a cifra que posso pagar comporta um número pequeno de avisos.  Portanto peço, se vocês querem receber avisos de novos posts, que se inscrevam acima a direita para receberem um email diário ou Newsletter semanal que vai começar semana que vem.

Vamos ver se isto funciona…”changing times”…

Muito obrigada,

Consuelo

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como se vestir para andar no frio e depois relaxar!
February 22, 2018
Feira de antiguidade em Arezzo
June 05, 2017
Lari, o festival de cerejas e uma pequena epifania Italiana…
June 02, 2017
Como comemorar 60 anos!
April 17, 2017
Os segredos inesperados da Toscana… Chianti Cashmere
December 26, 2016
Passeando pelo Chianti!
November 01, 2016
Uma casa na Toscana
October 27, 2016
Praia na Toscana
September 05, 2016
Casar na Toscana
July 06, 2016

64 Comments

Ana Leite
Reply 6 de December de 2013

Oi! Consuelo

Amo os post da Kareen Terenzzo, suas fotos lindas de se ver.
Parabéns, parabéns! Kareen, fico aqui a sonhar rsrs.

Bjs e abraço
Ana

Grazia Cardoni
Reply 6 de December de 2013

Kareen querida!
Deparo-me logo cedo com o sexto capítulo de suas andanças pela Itália e respiro fundo...acho que suspiro!!!rsssss Como disse no comentario anterior, é um suspiro de saudade alegre por recordar os caminhos que percorri setembro passado , e revê-los com poesia e com a beleza de sua experiência... Acho que vc está brilhando nessa passagem pela Toscana ; vide sua foto inicial! Tudo mistura-se né? Seu sorriso, a cor do céu, das flores, o vinho, a arquitetura, a quietude das cidadezinhas, a alegria do encontro c/ sua amiga Bia...parece que tudo é música!!!
Obrigado pela partilha e por nos encantar tanto assim...
Ótimo dia, bacione

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Oh Grazia, uma alegria... Sim, a Toscana me fez muuuito bem. Legal seu comentário "parece tudo música", porque eu fiz um post hoje mesmo, sobre isso... Eu gosto de ouvir o barulho ou o silêncio local, mas faço um filminho imaginário de quais músicas tocariam naquele cenário... Dá uma olhada lá no blog e me fala o que você achou http://vacationanimae.blogspot.com.br/
    Bjs e obrigada pelo carinho

      Grazia Cardoni
      Reply 8 de December de 2013

      Kareen, entrei no seu blog e ao ver seu texto "se minha viagem na Toscana fosse contada em música..." fico feliz por nossa sintonia.! Comentei que tudo parece música (sem ver seu blog),pois sentia através das imagens , um silêncio sonoro! Uma música no ar!!! Algumas músicas que você cita e que fariam "parte do cenário" são lindas!!!( Bebel Gilberto, Paolo Conte, MarioBiondi, Nina Simone, Billie Holiday). As outras não conheço, mas vou pesquisar ok? Pode crer que seu "fundo musical" foi emocionante!
      Também li seu outro post "Reflexões sobre viagem" , no qual vc fala que seu blog não é para dar dicas práticas de viagem, etc...Mas suas dicas são tão boas e seu olhar tão apurado , que vc bem que poderia ser ótima "guia" e levar pequenos grupos. Que tal?rsssssss
      Bj no coração

        consueloblog
        Reply 8 de December de 2013

        A sensibilidade de vcs duas vi unem! bjs c

Luciene Felix Lamy
Reply 6 de December de 2013

Kareen,

Acabo de acordar e me deparo com essa sua viagem! Que viagem!!!
Li tudo, vi tudo e estou encantada, tanto com seu texto (super gostoso de se ler) e suas fotos, capturadas tb com os olhos da Alma.

Você está linda (que pernas, hein?)!!! ;)
Me diga uma coisa, vc estava com sua agenda/diário de viagens em mãos, não é?
Pergunto isso pq eu não conseguiria memorizar tantos detalhes para uma redação tão rica em detalhes.

Um grande beijo, ansiosa por ver e rever todos os seus posts!
lu.
PS: "Vamos nos preocupar com o que é importante e deixar as coisas pequenas pra lá. E no fim tudo é muito pequeno." \o/ Tudo é uma questão de "perspectiva". ;)

    Dany - São Paulo
    Reply 6 de December de 2013

    Lu, também me fiz a mesma pergunta!!
    Não conseguiria memorizar tantos detalhes sem um diário!!

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Hahaha você é ótima!!!!! Obrigada Lu! E obrigada também pelo marketing das pernas rssss... A Itália, a Toscana, me fizeram muito bem. E aqueles dias cheios de Sol foram perfeitos!!!! Com é mesmo o nome da pessoa que necessita da luz solar?!
    Na verdade eu tenho uma boa memória rssss... Mas sim, eu tenho um caderno/moleskine de viagem. Toda viagem levo um. Aí vou anotando ou escrevendo. No caso da Toscana, como fiquei na farra o tempo todo, e encontrei pessoas, foi difícil parar para escrever rsss. Mas anoto os pensamentos, lugares e uso as fotos como recurso de lembrança. E com o ascendente em câncer vou guardando coisinhas, cartões, depois desapego rssss.
    Bjs linda (ansiosa para um café com você)

      Luciene Felix Lamy
      Reply 7 de December de 2013

      As pernas* vem de um Sagitário "forte" no mapa!
      A boa memória, de Câncer.
      "Com é mesmo o nome da pessoa que necessita da luz solar?!"
      Ser vivo. Todo ser vivo, até a mais singela plantinha, naturalmente volta sua face ao Sol, rsrs. Sem dúvida, o elemento Fogo aprecia mais essas "lagartixeadas" (Áries, Leão e Sagitário).
      Mil beijos,
      lu.
      (*) Principalmente as coxas. Em Sagitário (signo solar, ascendente ou lua) com poucos exercícios, os músculos ressurgem. ;)

Josele Lopes
Reply 6 de December de 2013

Belíssima viagem e fotografias...achei interessante Via Mazzini...minha irmã mora na rua Mazzini (Sampa) rssss

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Oi Josele! Obrigada! Olha que coincidência... A presença italiana em SP é forte rsss
    BJs

Maria Araci
Reply 6 de December de 2013

Kareen:que maravilha!!!! Através de tuas fotos e teu relato revi lugares que já visitei mas eles parecem mais lindos pelos teus olhos!!!! A florzinha poética me lembrou de uma vez que passeava com minha primeira neta, ela com três anos, e encontramos esta florzinha. Perguntei a ela o nome e ela, em ingles, (ela nasceu e vive em Princeton) : DANDELION, vovó!!!!!!!!!!
Continua nos encantando com tuas viagens!!!!!

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Oi Maria Araci, obrigada pelo carinho :)
    Acho que a fotografia muitas vezes faz as vezes das palavras que faltam
    Eu AMO essa florzinha e nunca ou lembro o nome! Eba! Obrigada! Dandelion! Nunca mais vou esquecer :)
    Beijo grande

Maria Araci
Reply 6 de December de 2013

Consuelo: é um espanto esta nova politica do face!!! Achei que era do blogger pois a única opção de compartilhar é com teus amigos, no perfil comum e nào em tua pagina!!!! De repente nào vale a pena ter uma página!!!! Tudo é$$$$$$$$$$

Maria Araci
Reply 6 de December de 2013

O til foi substituido pelo acento grave!!!!!!!!!!

Rosilene Maria Rosanelli
Reply 6 de December de 2013

Obrigada queridas, adoro a Itália e sonhando em conhecer a Toscana, próximo destino. Beijo

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2013

    É um destino dos sonhos!! Bjs c

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Não deixe de ir Rosilene, é um destino dos sonhos mesmo, como disse a Consuelo!
    Bjs

Maria Vilma
Reply 6 de December de 2013

Kareen,
Durante essas suas andanças, eu lhe pedi e vc me concedeu permissão para seguir junto de carona em sua garupa... e olha, que viagem! Quantas coisas lindas para
se ver, sentir, sonhar... Mas hoje, depois dessa viagem, fui tomada por um
sentimento de gratidão muito forte... Peço licença... vou despongar... Vou ficar
um pouco por aqui, para agradecer!...
Agradeço a querida Consuelo, que com sua imensa generosidade tem nos proporcionado todas essas viagens a diversos mundos, por meio de parceiros
tão especiais como: você, Kareen, “fessora” Luciene (Lu querida), “nutrigatona” Jaqueline, Maria Araci, Costanza e Alessandra Pascolato, Tânia Sciacco, Mônica Waldvogel e outros tantos queridos, que vez ou outra aparecem para dar a sua especial colaboração...
Pronto. Já agradeci! Posso pedir carona para a próxima viagem?...
Bjs,

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Oi Maria Wilma, ah que linda!
    Eu que só tenho a agradecer a sua presença aqui nos meus posts, firme na garupa!
    Vamos juntas. Semana que vem tem mais da Toscana.
    E lá no meu blog tem dicas de músicas http://vacationanimae.blogspot.com.br/
    Depois vou postar dicas de filmes
    Beijos de gratidão

      Maria Vilma
      Reply 7 de December de 2013

      Sempre juntas, Kareen!
      Obrigada, pelas dicas dos filmes e das lindas músicas.
      Algumas eu já conhecia e curto demais, outras, ainda não,
      mas ADOREI!!!
      Bjs,

ivani weffort
Reply 6 de December de 2013

Kareem tudo muito bonito, que fotos lindas e que lugares lindos. Continue sua viagem..... felicidades

Lavínia Petribú
Reply 6 de December de 2013

Com licença e bom dia a todas!
Apesar de acompanhar há algum tempo (diariamente!!!!!) este blog inspirador, maduro e único ainda não tinha tido oportunidade de me apresentar: sou brasileira, pernambucana, 42 anos, arquiteta comercial e social (há 14 anos levo arquitetura à crianças e jovens desfavorecidos socialmente em 16 cidades do Brasil- www.projetocasadacrianca.com.br), apaixonada por moda e cultura e tenho o privilégio de dividir minha vida com minha alma gêmea (Felipe) e duas jóias preciosas (Letícia, 11 e Artur, 8) que inundam meu mundo de alegria e ensinamentos diários!
Consuelo querida, preciso registrar o quanto você nos toca com sua generosidade, energia contagiante e carisma! Neste cantinho mágico que você criou realmente nos sentimos numa sala de estar super aconchegante, jogando conversa fora, brindando e celebrando a vida com amigas. Obrigada por por nos proporcionar estas experiências sublimes e tenha certeza que o seu pedido já foi atendido lá trás: você tem o dom e a luz de levar felicidade às pessoas que estão "ao seu redor". Vida longa ao Salloto!!!!
Karren, seu relato de vida e superação me emocionam profundamente, amo ler suas poesias, isso mesmo poesias!!!! Há exato 1 ano tive oportunidade de conhecer a Toscana (um sonho p qq arquiteto!!!!), uma viagem inesquecível de 20 dias. Entramos por Milão e nos rendemos, abrimos nossa alma aos encantando de Florença- pegue muitas dicas daqui do blog ;), Cortona, Montalcino, Montepulciano, Pienza (nossa base às cidadelas vizinhas), San Giminiano, San Quirico, Siena e findamos em Roma. Descrevo tudo isso só para te dizer Karren, que através da sua poesia voltei à Toscana. Cada arrepio que senti, cada emoção que tive ao conhecer as cidadezinha, as ruelas, as torres, os gellatos, até o sabor do inesquecível Il Fratelinni... tudo me veio a mente. Obrigada por nos presentear com sua doçura! Acredito que o que vc procurava, já encontrou e que um novo e doce caminho está reservado a vc.
Nooooooooossa, para um primeiro post acho que me excedi...
Um beijo no coração de cada uma,
Lavínia
(AH! Tendo oportunidade, conheçam minha linda e calorosa cidade: Recife! Sou apaixonada por suas igrejas, cultura, culinária, praias de águas quentes e por seus rios e pontes (por isso a chamamos de Veneza Brasileira-kkkkkkk). E me avisem que terei o maior prazer em apresentar os melhores cantinhos!

    consueloblog
    Reply 6 de December de 2013

    Lavínia, que depoimento lindo, delicioso, meigos energético!!!! Suuuuper obrigada!!! Por favor volte logo!! Bjs c

    Luciana Rodrigues
    Reply 6 de December de 2013

    Lavínia, que nome lindo! Você é xará da minha caçula :-)

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Oi Lavínia, puxa, fiquei sem palavras...
    Muito obrigada pelo carinho e por viajar comigo, com a gente aqui.
    A Toscana me deixou com aquele gosto de quero mais, e urgente, rssss... Na próxima viagem quero visitar todas essas cidades que você mencionou. Acho que quero ficar um mês lá :)
    E obrigada também por compartilhar também um pouco da sua estória e vou lá no site ver o projeto. Parabéns pela iniciativa. Eu estive em Recife há anos... É uma cidade linda.
    Um beijo grande, um abraço caloroso e espero encontrá-la aqui em breve
    ;) Kareen

Sandra Pires
Reply 6 de December de 2013

Além das imagens encantadoras seu texto parece nos transportar para estes lugares, vou ficando tão envolvida que cheguei a me preocupar se você iria passar algum "sufoco" por conta do ônibus que não chegava.
Abraços,
Sandra.

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Ahhhhh Sandra! Que delícia! Que bom que consegui passar essa emoção! Obrigada pelo carinho ;)
    Bjs

virginia maia
Reply 6 de December de 2013

Kareen querida!!!!!PERFEITO!!!!!!!! Amei esses lugares,pois tive o prazer de ir mais de uma vez,pois além de amar toda a Italia....minha avó materna era da Toscana,mas......sob teu olhar,fotos e textos,foi demais !!!!!! Estou adorando tudo que escreves e compartilhas conosco do Salotto!!!!!!! Um beijo para ti e para nossa Consuelo!!!!!

    kareen terenzzo
    Reply 6 de December de 2013

    Olá Virginia! Fico feliz em saber que consegui reproduzir um pouco da beleza e da emoção que é a Toscana, a Itália... É um desafio.
    Estou adorando escrever para o Salotto. Só tenho a agradecer a companhia de vocês e o espaço da querida Consuelo.
    Beijo grande

Alexandra
Reply 7 de December de 2013

Kareen querida, nem sei bem o que te dizer.....
Como te disse, ontem a noite sentei tranquilamente para saborear este post e....não consegui comentar....
Agora de manhã, enquanto meus amores dormem, cá estou eu de novo.....saboreando, sentindo, escutando, cheirando, desejando......cada foto, cada detalhe, cada cantinho.
A Toscana entrou na minha vida faz alguns anos. Já tinha visto fotos, que achava bonitas e tudo bem....
Foi quando li o livro da Marlena de Blasi, 1000 dias na Toscana que tudo começou realmente....e eu senti o "chamado" vamos dizer assim..... Eu entrei naquele livro e pude sentir, através da escrita primorosa, como se estivesse lá. Depois vieram Sob o Sol da Toscana (que se eu não tivesse meus amores, juro...teria arrumado as malas e partido), a Consuelo, e tantas outras coisinhas que me aparecem relacionadas com a Toscana.....e eu sempre sinto o chamado. Não foi diferente com este post. A emoção está lá no alto desde ontem.....novamente aquela saudade do que eu ainda não vi bateu forte. Estou me preparando para romper as minhas fronteiras e atender o chamado, no momento certo. Levarei comigo os meus amores, assim.....se tiver que ficar....já terei comigo tudo o que preciso....
Muito, muito obrigada por, mais uma vez, provocar tanta coisa boa em mim. Você é uma mulher especial, assim como a amada Consuelo, que sempre provoca sentimentos bons em mim também. Me sinto verdadeiramente abençoada!
Um beijo grande nas bochechas, para você, Consulinda e Salotto amado.

    kareen terenzzo
    Reply 7 de December de 2013

    Alexandra, por isso acabei de postar no meu Facebook, que hora boa quando leio os posts de vocês. Me sinto tão feliz, confiante, e especial mesmo rssss... Mas especial no sentido que agora faço parte de um grupo especial de mulheres, graças a Consu, e é tudo de bom na vida.
    Acho que esses posts ainda vão gerar um novo desafio pra mim.
    E espero que você e os seus amados sigam um dia para Toscana... E quem sabe a gente não se encontra lá?
    Um beijo carinhoso e abraço apertado, Kareen
    Ps vou ler esse livro que vc comentou, valeu a dica

      Alexandra
      Reply 8 de December de 2013

      Kareen querida, se estiver escrito....nos encontramos lá.....rsrsrs
      Quanto ao livro, sugiro que leia primeiro o 1000 dias em Veneza, que é quando ela começa a história.....só depois de morar em Veneza é que ela e seu amor partem para a Toscana....aí vai ficar mais fácil de entender tudo.....eu acho uma leitura deliciosa....
      Beijo grande. Bom domingo.

Alexandra
Reply 7 de December de 2013

Consuelo amada, não deixe um fato tão pequeno estragar seu sorrisão lindo.
Quem precisa de Facebook quando sabe que o ConsueloBlog é parada obrigatória todos os dia?...... Essa dose diária de carinho, informação e diversão já faz parte da nossa rotina, minha linda!
Beijocas.....muitas.

    maria Vilma
    Reply 7 de December de 2013

    Faço minhas, as palavras da querida Ale.
    Eu não tenho Fecebook ainda, mas mesmo que tivesse... não dependeria
    desse detalhe para estar aqui.
    Bjs,

Ruth Kakogiannos
Reply 7 de December de 2013

Kareen,
Estou amando essa sua viagem! Estive em Firenze em 1989, depois de um estagio de 6 meses na Universidade de Innsbruck I backpacked por 3 meses na Europa sozinha, eu meu walkman (sonny amarelo, lembrm-se?), o Frommers (indispensavel naquela epoca) e um livro. Eu carregava um diario que tem pouquissimas anotações, foolish me! Jovem achamos que sempre vamos lembrar de tudo....eu visitei Berlim um mes antes da queda do muro, lembro de uma eletricidade no ar, mas como nao tenho quase nada escrito fica dificil saber o que veio antes esse sentimento ou o fato! Eu gostaria de ter tido essa sua disciplina para escrever um diario de viagem tb! Na epoca sem as fotos digitais, as lembranças vinham com a gente no coraçao e na mente! Mas aprende-se que com o tempo esses dois nos pregam algumas peças. Sua viagem e como um convite para voltar, a pasta com a flor da abobrinha...posso sentir o gosto! A minha sogra fazia um prato com essa flor recheado com um queijo de Creta, a mizitra, que eu ADORO!
Gostei muito do seu blog tambem!
Parabens! Consuelo, muito obrigada pela sua generosidade em dividir esse espaço comtodos nos!
Bjs

    kareen terenzzo
    Reply 7 de December de 2013

    Olá Ruth! Olha que delícia de post! Você praticamente já escreveu um trecho do seu diário de viagem! Sério! Mesmo que você não tenha anotado tudo, o não lembrar agora, faz parte (paradoxalmente) das "(não) lembranças de viagem".
    Já pensei sobre isso, se eu fosse reescrever alguns capítulos da minha estória, antes da internet e da era digital... Acho que pode ser uma experiência interessante.
    Estou lendo Istambul, do Orhan Pamuk, e acho que ele consegue fazer isso muito bem.
    Obrigada pela visita no meu blog, aqui, e vamos juntas!
    Bj grande

Mateus Habib
Reply 7 de December de 2013

Que delicia! Confesso que entrei o Consueloblog querendo dar aquela rápida pincelada e me inteirar das novidades, mas nunca dá certo. Que feitiço é esse que me laça na primeira linha e só me solta na última? Ou melhor, quando comento aqui para compartilhar as emoções e vontades que o texto me causou? Rs

Meu sonho de conhecer essa Itália "lado B"só aumenta! Parece mesmo tudo de mentirinha. As jóias artesanais são lindos, aposto que Consu adorou conhecer esse cantinho, se é que já não conhecia. É impressionante quando uma cidade nos dá essa sensação de pertencimento, né Kareen? Montalcino só me lembra os Brunellos que tanto amo...e ver esse Spritz, hummmm, que vontade!!! Acho que quando for pra Itália precisarei de algumas receitas Detox da Jaque kkkkk

Bjs e obrigado por essa viagem!!

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2013

    Amei Mateus!!! rssss! bjs c

    kareen terenzzo
    Reply 8 de December de 2013

    Oi Mateus, sim, é uma sensação e tanto. A Itália é fascinante e tem que se entregar a ela, o resto, é consequencia.
    Obrigada pelo carinho
    Beijo

Andrea - Curitiba
Reply 7 de December de 2013

Ah Kareen...nao paro de rever as tuas lindas fotos!! Adoro como vc fotografa!! E o que eh o teu charme de chapeu??? Parece uma diva flanando ..... Amei a tua pulseira e as mascaras de bichos!! Adoro teus belos textos que nos transportam junto com vc para esses paraisos!! Bjs.......

    kareen terenzzo
    Reply 8 de December de 2013

    Oi Andrea! Ahhhhhh que linda... Obrigada por tantos elogios e carinho. Vamos juntas ;)
    Beijos

Ritinha Medina
Reply 7 de December de 2013

Kareen,
Não é de hoje q estou de olho comprido nas suas viagens...
Muito lindo tudo o q vc nos apresenta - caminhar pelo seu mundo interior, tendo como pano de fundo a beleza colorida da Toscana.
Delícia compartilhar do seu renascimento!!!
Bjkas,

    kareen terenzzo
    Reply 8 de December de 2013

    Oi Ritinha, lindo isso que você comentou... Acho que vou usar rsss.
    Delícia é compartilhar com vocês.
    Obrigada pelo carinho e vamos juntas
    Beijos

Pricila Marchese
Reply 7 de December de 2013

Ka querida, sua viagem descrita com tanta competência me convida a cada capitulo querer ler logo o próximo . Suas fotos são poesias.
Parabéns amiga

Adrianne
Reply 8 de December de 2013

Ah, Kareen, estou lhe devendo varios comentarios pois tenho acompanhado detalhadamente cada uma das suas postagens. Fotos incriveis. Textos maravilhosos. Liçoes inesqueciveis. Isso por que a persona que voce mesma nos descortina eh exatamente assim, incrivel, maravilhosa e inesquecivel. Nao posso deixar de registrar a loja de joias artesanais, SHOW. Eu e minha baby Mia Storm somos apaixonadas por esse tipo de lugar.

    kareen terenzzo
    Reply 9 de December de 2013

    Ahhhhhh Adrianne, nossa, com seus comentários ganhei o dia hoje! Muito obrigada pelo carinho e por fazer parte dessa viagem comigo, com a gente aqui.
    Segredinho... rsss. Quando cheguei em SP e comecei a escrever, a reunir as informações da viagem, fiz tudo em terceira pessoa. Como se não fosse eu. E foi acho que tudo ficou mais claro e pude voltar e começar a contar como eu mesma. Como você bem colocou, "descortinei" a personagem...
    A loja realmente é um espetáculo e me arrependi de não ter comprado mais coisas... Mas a ordem era deixar tudo mais leve.
    Um beijo grande, Kareen

Cassiano Lopes
Reply 9 de December de 2013

Mais apaixonado do que nunca pela Itália! É bem provável que quando eu conhecer esse paraíso na terra eu tenha uma certa relutância em voltar pra casa... Ó céus! Jornada fantástica Kareen. Texto delicioso como todos os outros. Bjo grande. Cassi.

    kareen terenzzo
    Reply 9 de December de 2013

    Ah é beeeeeem provável Cassiano rssss
    Obrigada querido. Amanhã tem mais, beijos

Leonardo Avelar
Reply 21 de March de 2015

Consuelo
Parabéns mesmo pelo blog.

Estive em Siena maio de 2014 e lendo o seu relato foi impressionante a semelhança com o que vivi. Entendo perfeitamente. É de tomar um choque e ficar mudo mesmo

No meu caso para complementar havia um italiano tocando ave Maria no violino

Eu estava próximo ao duomo e minha esposa teve que me 'consolar' kkkkk de tanto que comecei a chorar.

Siena ficou pra sempre em um lugar especial das nossas mentes.

    consueloblog
    Reply 21 de March de 2015

    Leonardo, que relato mais lindo!! Que alma mais sensível a tua!! Obrigada! bj c

Valquiria
Reply 27 de June de 2015

Como a gente faz para voltar.... depois das maravilhas que Descreveu? Maravilhosa forma como descreveu ! OH! God!
Será que conseguimos voltar? Você foi ótima...Muito obrigada! Eu vouj estar " Sob o sol da Toscana" depois do que descreveu!
Parabéns! Linda! Você foi ótima! GRAZIE PER TUTTO!

Heloisa
Reply 9 de July de 2015

Olá,
Vou fazer minha primeira viagem a Itália e a Toscana e pesquisando me deparei com seu relato. Achei lindo, inspirador! Espero me emocionar assim também do estiver lá!
Um beijo e parabéns pelo blog!

    consueloblog
    Reply 10 de July de 2015

    É difícil não se apaixonar por este país!! bjs c

vera
Reply 19 de August de 2016

Queridas, só agora vi este post. Amei, fiquei louca para ir para Siena imediatamente. Kareen, em qual hotel você se hospedou?

Flávio
Reply 7 de June de 2017

Consuelo, você é um show! Gostei demais do que você escreveu sobre Siena e San Gimigniano. Estou indo pela primeira vez à Italia e tudo que li em seu blog será útil. Na Toscana devo ficar dois dias em Florença e três em Siena ou San Gimiginiano. Você me indicaria ficar esses três em Siena ou San Gimigniano. Se puder dizer agradeço-lhe. Parabéns.

    consueloblog
    Reply 7 de June de 2017

    Eu ficaria todos os 5 em Florença e iria de carro bate e volta às duas cidades. Mas se quiser mesmo ficar numa cidade menor, fique 3 em florença e 2 em Siena.
    bjs

    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *