Semana de moda de Paris: Dior by Raf Simons! Finalmente!


A Dior montou um espaço enorme para apresentar a nova era.

A Maison Dior já passou por várias momentos históricos.  Em 1947, com seu corajoso New Look, Monsieur Dior cria sua marca e ostenta uma nova silhueta que sublinha a vontade de fartura e felicidade da era pós-guerra.  A morte repentina de Dior em 1957 trouxe um jovem (21 anos) e desconhecido Yves Saint Laurent (assistente de Dior há 2 anos) ao timão.  Nas suas mãos, a Dior mantém a qualidade e esmero tanto na manufatura quanto design porém apresenta uma nova leveza que trazia o mundo aos anos 60.

Outros momentos históricos desta marca levam à compra do grupo quase falido em 1984 por Bernard Arnault, Gianfranco Ferré como designer em 1989 e finalmente a chegada de John Galliano em 1997.  Com ele a marca encontra o seu perfil para o novo milênio criando roupas, e especialmente acessórios, ultra femininos e contemporâneos para satisfazer a clientela mundial mas especialmente de mercados emergentes.

O escândalo e demissão em 2011 de Galliano, trazem Raf Simons à Dior.  Como achei que Simons havia trabalhado muito bem com o atelier de Jil Sander, acreditei que na Dior, ele poderia encontrar um ótimo ambiente por onde desenvolver o seu talento.

O desfile de hoje foi um começo.  Deixou um pouco a sensação de obra não acabada.  Achei meio longo com muitas idéias espalhadas.  Gostei dos blazers (especialmente o smoking e um com bordados vermelhos no final) que é um forte de Simons, e fiquei na dúvida se com estes, e uma top em rosa e laranja, ele não tenha feito uma certa provocação ao presunto rival, Hedi Slimane novo designer da Saint Laurent, que desfilará daqui a dois dias.

Os looks listrados (olhem só a tendência na qual já apostamos), todos os tops assimétricos acompanhados por shortes, e os vestidos cobertos por tule transparente tem um comportamento moderno e foram pontos fortes do desfile.

As proporções estavam corretíssimas, os sapatos lindos e as novas versões das bolsas clássicas da marca, muito bacanas, garantindo o caixa e aliviando compradores e clientes.

Vai ser importante ver as peças de perto para entendê-las melhor, mas nada me tira da cabeça que esta roupas também mereciam mulheres com mais curvas para trazê-las à sua glória!

Gostei deste look!

Diane Von Furstenberg e L’wren Scott aplaudindo no final.

Raf Simons, em jaqueta de jeans, agradece no final.

E logo após, no backstage…

Todas as bolsas comportadíssimas no cantinho…

A minha favorita!

…e o saltinho básico…

Então, estou curiosa, o que vocês acharam?!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Paris Capital da Criação é o incrível Roteiro em Paris pela Bem in Paris por Edis Lima
February 26, 2019
Paris
Expo Dior, endereços e dicas de Paris!
October 02, 2017
Highlights da minha Semana de Moda de Paris!
March 15, 2017
Descobrindo Paris através do Marais
November 02, 2016
Primeiro dia em Paris: como chego, onde fico e onde cortei o cabelo
September 30, 2016
Ótimas exposições em Paris, agora!
July 15, 2016
Passeando por Paris: Le Bon Marché, Iris Apfel, Ai Wei Wei e Granado! Chiqueria!
March 15, 2016
Alugar em Paris com À la Parisienne
March 10, 2016
Vida de Blocker- os lugares cool em Paris durante a semana de moda em Paris
February 09, 2016

35 Comments

Isabella
Reply 28 de September de 2012

Posso ser chata?? Não fiquei satisfeita.
Os primeiros looks pra mim foram um inicio ruim. Os de tailleur tinham cara de aeromoça e não tinham aquela magia de inicio de desfile que te faz ficar ansioso pelo resto. Os metalizados eu já achei feios mesmo, tirando pelo vestido que apareceu mais ou menos na metade usado pela Kasia. Só comecei a gostar mais quando entrou uma modelo chamada Andie Arthur - daí em diante, achei os looks mais legais. Os vestidos curtíssimos eram lindos e as cores fortes lembram o que ele fazia na Jil Sander e que é justamente o que eu mais amo. Um dos meus favoritos de todo o desfile foi justamente o da Julia, que voce colocou na legenda que gostou. Da parte da Andie até a Kinga aparecer achei bom, mas depois as referencias new look ficaram explicitas demais para o meu gosto e a partir dela só amei o blazer com detalhes em vermelho...
O resultado é que eu adoro o Raf Simons e gostei dele na alta costura, mas esperava um avanço maior dele no ready-to-wear, e ele não avançou tanto assim. Acho que o melhor pra descrever é "decepcionante": não foi um desfile fraco e, sendo a estreia do Raf, ele não vai ser facilmente esquecido, mas rendeu bem menos que as minhas expectativas.

    consueloblog
    Reply 28 de September de 2012

    Ótimo resumo! Concordo com muito e acredito q ele está aprendendo... bjs c

    angela
    Reply 29 de September de 2012

    Tb nao gostei muito..achei simplorio, sou mais os tepos de Galliano que mostrava em suas colecoes o Glamour français..sempre ficavamos ansiosos para a proxima coleçao ....e sempre havia surpresas maravilhosas.....espero que ele volte um dia para chez Dior.....

Luciene Felix Lamy
Reply 28 de September de 2012

Ainda na correria, mesmo assim me apressei em conferir e... :(
... Acho que estava com a expectativa muito elevada.
Vamos ver o que dizem os demais!
Beijos, saudades,
lu.

Marly Papa
Reply 28 de September de 2012

Querida Consuelo , tenho estado quietinha só curtindo os deliciosos momentos que vc tem nos proporcionado , estou me sentindo como se estivesse viajando junto , adorei as dicas de restaurantes e lojas , vc esta nos acostumando mal , realmente em comparação aos outros desfiles , este não foi o mais legal , gostei dos sapatos e meu objeto de desejo foi o vestido preto c/ tule por cima . Estou ansiosa p/ ver o próximo e por onde vc foi jantar . Curta bastante por todas nos !!! Beijocas estaladas !!! Marly

Nicolas de Oliveira
Reply 29 de September de 2012

Os sapatos e as bolsas estou in love. Mas infelizmente esperava bem mais da Dior, Simons não tem a magia que o Galliano tem, ele faz falta.

Ana Lúcia
Reply 29 de September de 2012

Consuelo , gostei mas não amei....pode ser assim?
Bjs

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    Boa! bjs c

anne
Reply 29 de September de 2012

La collection est superbe !!
je voulais te dire que j'aime beaucoup ton blog, tu es un modèle d'élégance pour moi.
(Désolé je ne parle portugais)
Anne

http://unefrancaiseensuisse.blogspot.ch/

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    C'est trés gentille! Merci! bisou c

Simone
Reply 29 de September de 2012

Sou leiga no assunto moda. Gosto, acompanho, tento aprender algumas coisas, mas minha visão e mais de uma consumidora que uma entendida no assunto, portanto, gostei muito pouquinhoquinhoquinoquinho.bjs

Julian@ .. Gyn
Reply 29 de September de 2012

John Galliano trazia mais emoção e expectativa!

Meninas, eu também não entendo de moda, e pra ser sincera isso não me incomoda. Não sou ávida para entender o assunto. Confio no meu coração e olhos .. eles me dizem se gosto ou não .. acho esta forma bem mais interessante!

Assim como as colegas acima eu também não amei, mas também não odiei, como o da Prada, este desfile. Mas confesso que suspirei coraçõezinhos pelo lindo scarpin da última foto.

Bjos!

Antonia
Reply 29 de September de 2012

Estou adorando acompanhar os desfiles e,embora não seja do metier,de vez em quando tenho a ousadia de dar meus palpites.
Gostei muito das saias longas estampadas . Não poderia usar porque sou gordinha mas, o traje me pareceu super elegante e charmoso ...

Mariana M.
Reply 29 de September de 2012

Entro sempre e é a primeira vez que comento. Então primeiro gostaria de dizer que seu blog é uma delícia de ler. Vc passa uma simplicidade absurda, mesmo tendo todos os motivos para ser o contrário =). No mundo de hoje dos blogs, realmente é uma raridade e está de parabéns! O seu está entre os poucos e bons que estão por aí hoje. Continue assim!

Não entendo de história da moda, apenas gosto e me interesso por ela.
Pelo (bem) pouco que sei e entendo desse universo, vendo essas fotos não me encantou. Creio que por se tratar deu uma Maison Dior, espera-se muito luxo (e acho que é assim que tem que ser) e não minimalismo como foi apresentado.
Acredito que estilistas como Marc Jacobs e Alber Elbaz tem mais a cara da Dior.

Beijos

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    Oi Mariana, obrigada pela carinho e coragem de apresentar a tua opinião! Não é qualquer um, viu?!!!
    bjs
    c

Ivo Viana
Reply 29 de September de 2012

Eu AMEI, AMEI, AMEI, AMEI esse desfile! Achei o mood do desfile mais pra uma interpretação futurística dos anos 50. Me lembrou muito aquele filme Funny Face com Audrey Hepburn: os vestidos amplos, coloridos e dançantes versus o preto "enfaticalista". Eheheheheheh. Lembra? Que ela (Audrey) queria ser uma filósofa séria e ir pra Paris encontrar o mestre do Enfaticalismo? E aí, ela só usava preto, enquanto que depois que ela virou modelo passou a usar os vestidões bem característicos dos anos 50. Os terninhos do começo são lindos e uma coisa que eu acho que se diferenciam(e muito) do Le Smoking do Saint Laurent são as anquinhas. Tem muito mais haver como o Tailleur Bar de 1948. E achei um charme o lenço amarrado no pescoço.
Delirei foi com um blazer cinza que tinha uma faixa de tecido neon-furta-cor.
Achei muiiiiiiiiiiiiiiiiiito moderno e inovador. Quando a modelo anda, parecem que raios percorrem a roupa dela.
O vestido listrado é um primor de modelagem, corte e costura. Só quem já tentou encaixar um tecido listrado sabe o quão difícil é...
Gostei muito tbm dos curtos com cauda assimétrica, de um vestidinho-casaco preto de cetim bem balonê e os vestidos-rosas do final que tbm tinha esse tecido neon-furta-cor e o charmossimo laço no pescoço. Um FINAL feliz, quase campestre; mas muito chique.
Ah!!!!!!!!!!!!!!! E os acessórios estão uma arraso. Os sapatos são lindo demais e a nova bolsa Dior é de se aplaudir, pq é moderna, classuda, poderosa e discreta como a muito tempo não se vê. A que eu mais gosto é a lisa, de couro preto, somente com o logo na frente.
Bjs,

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    Querido a tua crítica tá quase tim tim por tim tim com a da Suzy Menkes!!! Parabéns!!!!! Muito bem dito! Bacana! Orgulho meu do salotto!!!!
    bjs

    c

      Mia
      Reply 29 de September de 2012

      Claro que fiquei entusiasmada com a manifestação do Ivo,vou no
      rastro dele sim.Também vou no rastro do comentário feito por Chris Pitanguy que destacou dois pontos fundamentais que acho devem ser levados em conta, quando se vê Dior by Raf Simons:
      1) não se está mais diante de uma Dior de Galliano;
      2) a junção bem elaborada do minimalismo do estilista recém chegado com o traço nobre da alfaiataria da marca.
      Eu gostei e amei!
      Com os sapatinhos enlouqueci, já as bolsas nem tanto, mas concordo que foi dado um " up" no modelito!

      Consu, querida, não tenho comentado, mas a passada por aqui é inevitável, sempre!
      I love you
      Bjk

        consueloblog
        Reply 29 de September de 2012

        Fico mais tranquila de saber q vc existe na virtual...;-)
        bjs

        c

          Mia
          29 de September de 2012

          Não entendi!

Leonardo de Almeida
Reply 29 de September de 2012

Sinceramente? Eu não gostei! Não que tenha sido ruim, mas é impossível não se recordar da era John Galliano que era superiormente mais interessante. Raf simons é de um minimalismo extremo que na minha opinião não combina com a marca. Na verdade ele vêm tentando se superar e apesar de ainda ser minimalista o mesmo tentou arriscar trazendo cores e listras, porém realmente isso não foi o bastante! A coleção na minha opinião está mais para Jil Sander do que para Dior, e acredito que apesar da crítica que vêm engrandecendo o trabalho do Raf, as consumidoras não irão se adaptar.

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    Vc toca um ponto importante Leonardo a consumidora. Pois esta coleção de Simons é mais próxima a Dior do que a do Galliano. É só q vc dever ser jovem e para vc Dior é o excesso de Galliano, mesmo se a origem é outra. Com isso, n quer dizer que a direção q o brand deva tomar seja um ou outro...o tempo dirá!
    bjs
    c

Ivo Viana
Reply 29 de September de 2012

Sério, Consu??? Suzy Menkes????? UAU!!!! Eu ADORO ela!!!!! Acho ela beeeeeeeeeeem louca, bem inglesa, careta /moderna ao mesmo tempo, fora que tem uma bagagem incrível. Que bom. Aonde está a crítica dela???? Quero ler.

E Valeu pela citação, Mia! ;) Um abraço.

Não vejo a hora de chegar o dia do desfile da Saint Laurent Paris!!!!!!

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    Esta no International Herald Tribune de sábado...
    bjs

    c

Jana_M
Reply 29 de September de 2012

Eu gostei bastante dessa proposta minimalista, cheia de ângulos e retas, principalmente do look preto com a capa de tule por cima (era tule mesmo?). É verdade que pode não ser a "cara" da Dior. Ou pode ser que a "cara" esteja mudando, não é? Entre mudanças e permanências, a questão é o equilíbrio (mas sem mesmice!). E ele vai achar!! Viva!

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    A mim, vendo passar rapidinho, parecia tule... bjs c

paulo gomes paccelli
Reply 29 de September de 2012

Ola consuelo, adoro o blog, é um dos meu preferidos, mas fiquei tentado a falar de Raf na Dior. Como um maniaco por Galliano fiquei depressivo com sua saída da Dior. Acho que a moda e especialmente a Haute Couture perdeu muito. Numa época de marketing agressivo a Haute couture deixou seu proposito de vestir mulheres reais e sim se transformar numa vitrine das maisons, que lucraria nos acessórios, prêt -à -porter, perfumaria e maquiagens. Galliano extrapolava na Haute couture, era um show, uma opera dramática com vestidos espetaculares, maquiagens dramática, e eu cheguei a quase literalmente ter orgasmos com a Haute Couture inspirada em Madame Butterfly onde vestidos eram quase origamis delicadíssimos, ou a Haute couture verão 2011 com saias enormes plissadas ou aquele vestido bafonico que Magdalena usou na Couture verão de 2010 que parecia uma asa colada na parte traseira do vestido sem contar a abertura com Karlie num coque gigante, terninho vermelho e chicote, quase uma aristocrata britânica na caça a raposa.....e muito mais. Citei as mais recentes pois me alongaria de mais. A haute Couture era luxuosa e inacessível, puramente marketing, e o prêt- à- porte usável uma sequencia da Couture. A Haute Couture de Raf foi tão simples que ousaria dizer que costureiras de bairro conseguem copiar os modelos, ficou simplista numa época de superlativos, uma coleção que não combina com a atual Dior. Pode ser que se pegou a arquivos da casa mas, ficou com um gosto de coisa simples, sem as dificuldades da Couture, onde bordadeiras, costureiras, modelistas, plumeiras ficam meses numa unica peça. Quando a Haute couture chega nesse caso seria melhor se retirar e ficar só no prêt-à-porte. Raf era fantastisco na Jil Sander, essa é sua casa ideal, minimalista que combina com o estilo dele. Na Dior não vai dar certo. Os espetáculos da Haute Couture agora só na Chanel, Gaultier (que aprontava quase tanto que Galliano) e em menor caso no McQueen que anda produzindo coleções de prêt-à-porter com as dificuldades da Haute Couture. Espero não criar polemica, mas Galliano faz falta, seu mundo de dramas e cores era o luxo que a Dior precisava. Galliano conseguia ser mais dramático que o próprio Dior. Por incrivel que pareça gostei da coleção que Raf fez no prêt-à-porter da Dior, tirando algumas peças adorei todas, principalmente as de listras e os casaquinhos usados como vestidos. Amo Galliano e espero que Raf me surpreenda na próxima semana de couture.

Agora uma pergunta: Consuelo como fashionista que circula pelo mundo da moda, gostaria que encarecidamente desvendasse uma curiosidade minha. Como é o famoso cemitério da Haute Couture onde ficam os vestidos que não são comercializados das maisons?????? Morro de curiosidade. Continuarei a ser seu fiel seguidor, adoro suas opiniões e curto as fotos que posta. Desculpe se ofendi ou magoei alguém. considere apenas como uma opinião. E por favor posta mais fotos de Londres, amei a cidade e você deu um toque todo especial.

atenciosamente um admirador

    consueloblog
    Reply 29 de September de 2012

    Oi Paulo,
    Ninguém, especialmente eu, poderia se ofender com um comentário forte e informado como o teu. Vc não ofendeu, deu uma opinião baseada em todo o teu conhecimento!! Continue!! Precisamos de todos os pontos de vista!
    Quanto ao cemitério HC, sabe q n sabia?... Vou perguntar!!
    Quer mais fotos de Londres?... Ah q saudades... Ainda tenho algumas, sabe... quando terminar Paris, posto para vc, ok?
    bjs
    c

Andrea - Curitiba
Reply 29 de September de 2012

Eu ate que gostei.. Raf foi bem ¨minimalista elegante¨ e parou por ai...Sim, vamos ver o que o futuro tem a dizer. Galliano eh passado, infelizmente nao volta mais. Ele era a pimenta que a marca e o mundo da moda pediam. Adorei as novas cores das bolsas e amei todos os sapatos!

gold price
Reply 30 de September de 2012

Espera-se que ambos estilistas olhem para o legado das marcas, respeitando seus códigos e tradições, porém sem se prender somente a eles. Na última temporada de alta-costura, Raf Simons mergulhou na história de Christian Dior e apresentou uma coleção-homenagem, que flertava também com seu último desfile para a Jil Sander. Agora que já mostrou um respeito pela história da Dior, Raf fica mais livre para o prêt-à-pôrter, e para poder ser ele mesmo, mais Raf do que Christian. Galliano então, nem pensar.

    consueloblog
    Reply 30 de September de 2012

    Bonito comentário... bjs c

Leny
Reply 3 de October de 2012

Nao entendo de moda. Mas, na minha humilde opiniao, as roupas sao lindas, porem as modelos escolhidas nao combinaram com as roupas. Seria melhor se ele tivesse escolhido modelo com mais formas.

    consueloblog
    Reply 4 de October de 2012

    Concordo ao 1000% e até falei para a minha mãe!! Ficariam deslumbrante sobre curvas!! vc entende de estilo! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *