Santaconstancia no Petiscos de Julia Petit: Tecendo História, orgulho!!


Este artigo saiu no blog da Julia Petit, o Petiscos e estamos super orgulhosos e agradecidos pelo prestígio! Obrigada Fernanda Pires e Julia!

No vídeo estão todos os Pascolatos: Costanza, Alessandro (meu tio), Luca (meu primo), Gabriella (minha prima), Alessandra (minha irmã), eu e a Dona Gabriella!!

Tecendo história

 em 

Se em Londres os britânicos têm a Liberty London, aqui no Brasil nós temos a Santaconstancia. A Paula Roschel deu o seu rolê pelas bandas da rainha Elizabeth II e teve a oportunidade de conhecer umas das tecelagens mais tradicionais do mundo, fundada em 1845, mas por aqui eu tive a oportunidade de conhecer uma das maiores e mais tradicionais tecelagens brasileiras: a Santaconstancia. Fundada em 1948 por Gabriella Pascolato, a italiana sabiamente observou o interesse das brasileiras para a alta costura, que na época cultivavam o interesse pelos modelos “new look” lançados por Christian Dior. Foi aí que Dona Gabriella teve a ideia de começar uma tecelagem e gerar tecido para alfaiates e costureiros brasileiros. Então não podemos começar de outra maneira! Para conhecer toda a história da tecelagem vamos assistir ao vídeo “Santaconstancia, tecendo história no têxtil”. É só apertar o play:Para desenvolver as coleções que estão sempre há pelo menos cinco estações na nossa frente a equipe de designers formada por um time de 18 garotas conta com a consultoria de ninguém menos do que Costanza Pascolato, filha da Dona Gabriella, a fundadora da tecelagem. Aliás, a fábrica é totalmente familiar! Ali também estão Gabriela (neta de Gabriella Pascolato), Alessandro e Luca. Com a atenção constante da neta da fundadora, Gabriela, pude participar de todos os processos e etapas da tecelagem do tecido, desde os fios até o rolo totalmente pronto para a entrega. Tudo é especial e cuidadosamente pensado, até a alimentação dos funcionários. Coisa boa de se ver em tempos de trabalho escravo!

A Santaconstancia é uma das principais tecelagens brasileiras também por ser pioneira em algumas tendências fortes na nossa moda. Foi ela que começou a confeccionar os primeiros tecidos sintéticos nos anos 60. E é assim que ela se mantêm até hoje, sempre procurando inovar em busca de novos fios e tecnologias que inove e facilite tanto a vida quanto o guarda-roupa dos brasileiros. Aliás, este é uma conclusão importante sobre a nossa vida, e que foi analisada pela tecelagem: atualmente os consumidores buscam por tecidos práticos, que podem ser usados dentro e fora das academias, que tenham acabamento e aspecto práticos para serem usados em mais de uma ocasião. Além destes aspectos físicos, as novas tecnologias permitem que os novos tecidos sejam biologicamente úteis, por exemplo equilibrando a temperatura do nosso corpo e permitindo que a gente transpira menos. Viu só? A Santaconstancia é muito mais do que uma simples fábrica de tecidos que fornece a matéria-prima para estilistas e marcas de roupa. Eles querem melhorar a nossa qualidade de vida!

Fotos: Fernanda Pires.

Muito história por trás dos fios

 

YOU MIGHT ALSO LIKE

menopausa
Cara Menopausa,
March 12, 2018
Mulheres inspiradoras!…
December 26, 2017
dicas de londres
3 Dicas de Londres: O que mais gostamos nessa viagem de 3 gerações!!
July 12, 2017
Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
3 gerações Conversando em Londres! Um vídeo com Costanza, Allegra e Consuelo
June 30, 2017
Falando sobre como reconhecer a qualidade em uma peça de roupa. Blocker de moda 4 com Costanza Pascolato!
June 28, 2017
Estilo é Destino: linda matéria na revista Estilo
June 12, 2017
Três Gerações…
May 12, 2017
Meu presente para o dia das mães…
May 05, 2017

35 Comments

Alexandra
Reply 26 de October de 2013

Minha querida, parabéns a toda família, e um VIVA especial a Dona Gabriella, que deu origem a esta empresa que enriquece e engrandece nosso país!
Beijos sempre. Bom fim de semana.

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Obrigada! Estávamos todos juntos para este vídeo. Era alguns dias antes do casamento da minha irmã,Alessandra que foi um dia lindo!! A última festa à qual participou a minha avó que alguns meses mais tarde se foi. É sempre lindo vê-la aqui. Bjs c

      Alexandra
      Reply 26 de October de 2013

      Posso imaginar sua emoção. Sei da importância da presença dela pra vocês. Ela se mostra uma mulher muito forte e deixou isso para as mulheres da família, tenha certeza que isso transparece em sua mãe, em você e na Alessandra.
      O Luca tem seus olhos......
      Beijo grande, mi amore.

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 26 de October de 2013

Cada depoimento é uma lição: Dona Gabriella se acreditando e se "gabando "numa afirmação, rara nas mulheres daquela época . Maravilhosa!
Costanza, erudita e pop ao mesmo tempo me encanta -" o ônus e a bacanice de ser pioneiro", ao encerrar o vídeo, é uma afirmação de estilo
Ontem, um excelente escritor gaúcho - Juremir Machado da Silva publicou uma crònica sobre o uso da palavra bacana e entre outas coisa diz - bacana é gente fashion, in , meio papo cabeça,mas não demais, com senso de humor e charme, legal.

Seria coincidência? ou ele estava falando dessa família toda que está no vídeo, jogando o jogo, iniciado nos anos 40, por Dona Gabriella? O titulo do video poderia ser GENTE BACANA.

Lembrei com gratidão todas as minhas "roupitchas" de ginástica e memoráveis blusas e vestidos que orgulhosamente trazem o selo Sta, Constância e são de qualidade absoluta.
Lembro duma saia longa, no final dos anos 60, em zibelina de seda pura listrada da Sta. Constância, chique mesmo. A blusa era cache-coeur no mesmo tecido em cor lisa e o penteado, um majestoso rabo de cavalo!
Tenho que confessar, mas eu estava ótima- nos trinques!
Obrigada, Consuelo por esta lincagem toda.
Bjos. :-)

Grazia Cardoni
Reply 26 de October de 2013

Querida Consuelo! Um vídeo de pequena duração , mas que narra a historia de luta , de desbravamento e competência da sua família iniciada por Dona Gabriela. Muito bacana mesmo conhecer a historia e a filosofia da Santaconstancia ,o que comprova o sucesso da empresa e da alta qualidade de seus tecidos que conhecemos bem!
Parabéns aos Pascolatos pelo "fio da meada" que nunca perderam e por toda a contribuição que fazem ao elevar o nível da tecelagem brasileira!
Beijo no coração, tudo de bom!
Grazia

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Obrigada Grazia!! Bjs c

Christine Geissler
Reply 26 de October de 2013

Nossa amei conhcer um pouco da historia da sua familia...caramba..amei mesmo!!!!
So tenho a desejar muitoooooooooooooooooo e muitooooooooooooo suce$$o.
Parabens pelo lindo trabalho familiar...como tambem pelo lindo exemplo que é quando se faz com amor um trabalho...nao é trabalho e sim prazer.
beijao amiga

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Obrigada minha querida!!! Bjs c

Maria Araci
Reply 26 de October de 2013

Esta família tem mesmo que ter orgulho do que faz e do que é!!!!!! Parabéns por continuarem levando adiante o sonho de Dona Gabriella!!!

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    :-) SMACK!

sil
Reply 26 de October de 2013

Aprendi muito com cada depoimento. Parece-me que cada um dos sucessores da sua avó está conseguindo manter o espirito que ela imprimiu a esse grande projeto e acompanhando o tempo. Parabéns a todos. Sil/SP

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Bacana isso!!!! Obrigada! Bjs c

bruna
Reply 26 de October de 2013

Oii, amei o seu site, quando puder dá uma passadinha no meu tumblr, http://cali-forniaklass.tumblr.com/

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Obrigada! Ok. Bjs c

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Obrigada! Ok! Bjs c

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 26 de October de 2013

Oi Consuelo. Realmente. Sta Constancia tem mta historia.Eu ja conhecia um pouco pois, minha filha trabalhou no setor textil e durante bastante tempo visitava a fabrica.E mtas vezes encontrou com sua mãe trabalhando..Qdo se compra tecido e o vendedor diz é Sta Constancia sabemos que estamos levando qualidade.,....bjs. Sonia

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    :-)
    Bjs
    C

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 26 de October de 2013

Errata. Staconstancia

Andrea - Curitiba
Reply 26 de October de 2013

Adorei rever vcs nesse video dessa grande empresa. Dona Gabriella super lucida, dona da situacao! Vc e Ale tem a mesma voz, o mesmo timbre.. No video da para perceber nitidamente... E vc tem tanto da Mamisa, o mesmo jeito de falar, de mexer as sombrancelhas....Que familia linda, que mulheres de fibra! Bjs....

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Andrea vc é sempre de uma gentileza!!! Bjs querida! C

vera
Reply 26 de October de 2013

Belos depoimentos. Que bom saber que a Santaconstancia, criada por imigrantes italianos, é parte da nossa rica cultura brasileira!

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Com orgulho!! Bjs c

Maria Vilma
Reply 26 de October de 2013

Consu,
Que história linda!...
D. Gabriela é uma dessas pessoas, que carregam em suas essências a marca do sentido do fazer a diferença no mundo! O mais especial é que ela conseguiu imprimir essa marca em vocês... seus descendentes!...
Um grande beijo, querida!
MV

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Ela marcou muito todas nós!!! Bjs c

      Maria Vilma
      Reply 26 de October de 2013

      Querida,
      Acredite! A Santacostancia não é só orgulho para vcs, é tambem orgulho para todos nós brasileiros!

      Bjs!MV

Eduarda
Reply 26 de October de 2013

DNA de mulheres determinadas, empreendedoras e com bom gosto.Parabéns!

    consueloblog
    Reply 27 de October de 2013

    :-)

Marly Papa
Reply 27 de October de 2013

Em momentos tão difíceis que estamos enfrentando aqui no Brasil , de credibilidade nas nossas instituições , me sinto orgulhosa ao ver o filme e poder dizer esta fabrica é brasileira , e ver que nosso sangue italiano acrescentou muita coisa boa nesta nação . O que sentimos falta é de outras Donas Gabrielas hoje em dia , que apesar de passar momentos muito difíceis na sua vida. , conseguiu dar a volta por cima , criar seus filhos e passar p/ os netos tantos ensinamentos ... Me sinto emocionada , por ver neste filme um pouco da estória de nossas vidas ,que qdo comprávamos tecidos ,nos sentíamos confiantes de ter feito uma boa compra e sabendo estar na Moda por ser Santaconstancia , que bela homenagem vcs fizeram a sua avó e seus descendentes , parabéns a todos vcs , de apesar de tantas dificuldades de se trabalhar no Brasil , continuam a acreditar neste pais , vou compartilhar pq é p/ nova geração ver esta estória tão bonita !!! O meu forte abraço , Marly

    consueloblog
    Reply 27 de October de 2013

    Marly!, me emotion eu com o Rey depoimento! Bjs c

Isa - Curitiba
Reply 27 de October de 2013

Meus cumprimentos aos membros da família Pascolato que tão bem souberam dar continuidade a grandiosa criação de sua digníssima matriarca Dona Gabriella. Coube a essa respeitada senhora italiana, em 1948, com sua força, competência e espírito empreendedor, dar origem a tecelagem Santaconstância que, até hoje, vem procurando inovar, com modernas tecnologias, as tendências da moda brasileira e internacional. Parabéns!

Therezinha
Reply 27 de October de 2013

Obrigada
Por terem ajudado tanto o nosso Brasil..........

    consueloblog
    Reply 28 de October de 2013

    :-)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *