6 truques para se salvar de em uma saia justa!


saia justa

Foto Roberto Leone

Bom dia Salotto!!  Este é mais um post que já publiquei no passado mas que acredito especialmente agora, no início de um ano novo, posso trazer algumas dicas úteis!  

Quem nunca esteve em uma saia justa?!!!  Eu várias vezes!  A experiência me ensinou alguns truques para se virar bem e gostaria de compartilhar com vocês!

Recebi de Bianca uma pergunta muito divertida e difícil!  Vejam só:

“Queria saber como agir em certas situações que já aconteceram comigo… Como por exemplo pedir algo que é seu de volta quando emprestou para alguém e a pessoa não fala em te devolver.  E quando te devolve sem lavar?  Segunda situação… Quando alguém quer te dar de presente peças que você ainda não tem mas você não gosta do gosto dessa pessoa?  Exemplo: Estou grávida e uma amiga quer me dar algumas coisas que eram do filho dela (decoração do quartinho), mas eu não gosto.  Se não aceitar, ela se ofende.  Se aceitar e não colocar, o que digo quando ela vier visitar?  Como negar um presente quando alguém te diz que você não precisa comprar porque ela pode te dar?”

Ou seja, como se salvar de uma saia justa!??!!  Me parecia impossível responder com um post já que existem inúmeras “saias”!   Rssssss!!  Mas eu adoro um desafio.  Então fiquei pensando enquanto dirigia, embaixo do chuveiro, durante a ginástica e EUREKA!!  Entendi que entre outra ótimas coisas, o blog me ensinou a ser diplomática.  Tive que me safar de várias situações com leitores pouco gentis, me virar em negociações com parceiros e daí para frente.  Esta prática diária faz com que a gente raciocine de uma forma eficiente.  E esse sistema pode ser resumido em algumas regrinhas que acredito ajudem muito. Estas são 6.

1- Massagear o ego da outra pessoa.  Isso já as coloca mais próximas a você e a negociação parte de um patamar mais íntimo.

2- Ganhe tempo.  Como já disse outras vezes aqui no blog, uma das lições mais importantes que meu pai me deu foi: “Você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro do que diz.  Tome seu tempo para responder.”  Pense bem na resposta!

3- NUNCA, NUNCA,NUNCA entre na defensiva!  Esta é a mais importante!

4- Nunca agrida.  Você se expõe a ser agredida e não leva a nada.

5- Responda com uma pergunta.  A uma situação constrangedora, responder com uma pergunta é melhor.  Você aprende mais e intui o próximo passo.

6- Encontre a saída na verdade!!  Incrível, não?!!  Mas colocando ela do modo certo e no momento certo é quase sempre a melhor saída!  Além do que, como diz a minha mãe, “Não minto mais, não tenho memória pra isso!”  Rsssss!

Vamos ver se funciona?  Deixe-me colocar as regrinhas em prática…

Emprestou uma roupa e não a devolvem ou devolvem suja, perfumada com seu perfume ou rasgada.

1- Nossa!  Você deve ter ficado tão bem com aquele casaco que te emprestei!

(Aqui ela deveria lembrar se não devolveu.)

2- Veja o que te respondem.

3- Ao invés de dizer: “Bem que você poderia ter lavado ele.”  Diga “O perfume que usou naquele casamento é muito gostoso, né?!”…

(Será que ela começou a entender a indireta?)

4- …E não responda “Que perfume forte você usou no casamento!  Você bem que poderia ter lavado!”

5- Será que você poderia devolvê-lo?

6- Ou “Tenho que ir a uma festa semana que vem e preciso dele.  Se você me mandar logo tenho tempo de mandá-lo em lavandaria.”   Não está mentindo.

E quanto à segunda situação que Bianca mencionou acima?

1- Nossa como você é generosa!

2- Veja o que ela responde.

3- Mas não precisa!  Esses pertenceram aos teus filhos!

(Provavelmente ela vai insistir.)

4- Imaginei o quarto amarelo e as tuas peças são azuis…

5- Você não tem medo que meu filho o estrague?

6- Na verdade, é meu primeiro filho e estou tão animada para ir comprar tudo novinho com meu marido!  Acho que vou ter que deixar passar a tua oferta generosa!

Que tal?…

O que vocês acharam?  Concordam com as minha regrinhas?  Tem algo a mais a adicionar?  Estou louca para saber suas histórias e sugestões nos comentários abaixo!!

SaveSave

SaveSave

YOU MIGHT ALSO LIKE

Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018
Lilian Pacce com candor!
May 03, 2018
menopausa
Cara Menopausa,
March 12, 2018
Como seria a vida se tivesse certeza que tudo daria certo?
February 14, 2018
“Quebrando tabus!!” Eu na Claudia!!
February 05, 2018
encontrar um estilo
Como encontrar um estilo?
February 02, 2018
Falando sobre se reencontrar depois dos… (preencha o teu número!) Evento Dominique!
January 24, 2018