Roteiro de dois dias em Florença por Albino Papa


Firenze_mosaico

As vidas de Albino Papa e minha vem se cruzando… Eu me apaixonei por ele, ou o seu trabalho, no desfile de Alexandre Herchcovitch.  Suas flores me seduziram… Nos encontramos meia hora depois do show e ele se apresentou como autor delas.  Quase desmaiei!!…

SONY DSC

Desfile de Alexandre Herchcovitch no SPFW em 2012

SONY DSC SONY DSC SONY DSC

Na estação passada estávamos com a mesma bolsa…

Albino com a MINHA bolsa...hehe!

Albino com a MINHA bolsa…hehe!

E daí ainda descubro que ele participou no projeto da flagship da Valisere na Oscar Freire!!  O outro dia ele compartilhou comigo este roteiro de Florença que ele fez para uma amiga..!!! É divertidíssimo!!!  Podia eu não publicá-lo?!!!

Aqui vai!

Fiz um roteiro de  três dias como tudo que minha humilde opinião e sensibilidade pisciana dizia que importava aí de Firenze… sabe como eu viajo né? Sozinho e descobrindo tudo por mim mesmo sem ajuda de guia… 

Conversa aqui, conversa acolá e uns dois negroni na cabeça, vou achando as coisas…esse roteiro de fim de semana, é um apanhado geral, pensando no melhor, do melhor desses quinze dias, num dos meus destinos favoritos

Enjoy!

Eu saí de Roma pela manhã e cheguei numa sexta à tarde, descansei e já saí na hora do ‘L’ Aperitivo’

Procure qualquer um dos bares ou cafés do entorno da Piazza Santo Spirito, ou no Le Volpi e l’Uva (esse ultimo fica na Piazza dei Rossi número 1) com uma carta de vinhos em taça FABULOSA. levolpieluva.com


Depois vai na Ponte Santa Trinitá pra ver as vitrines de todas as grifes! Na Via Tornabuoni tem um restaurante MARA que chama Cantinetta Antinori (Piaza Antinori 3) isso se, ainda sobrar espaço pra jantar após o l’aperitivo… Esse restaurante é meio carinho, mas vale a pena. É eleganterrimo mas relaxado, sabe? As especialidades são uma sopa que chama Ribollita ou o Steak de Chianina, que é marinado no vinho por dias, vinho esse,  fabricado pela familia Antinori…… MAAAAAAS eu comi um spaguetti com molho de polvo e batata de cortar os pulsos!!!!!  BAPHO antinori.it

Dia 1

Sugiro bater perna direto na Piazza del Duomo. Lá é legal que tem a catedral e uma “feirinha hippie” onde se encontra de um tudo: vendem lã de merino italiano e cashmere fiorentino por verdadeiras bagatelas. Sugiro entrarem no Duomo e se der, ir lá no campanário…. um único porém é que uma boa parte da subida é feita de escada… nada muito agradável para as preguiçosas… mas a vista do alto é linda. 

No andar térreo da catedral tem um Lorenzo Ghiberti que é de chorar:  procure pelas portas do Paraíso (1452) no lado direito do Batistério

Saindo, caminhe até a Piazza della Signoria quase perto do museu Ufizzi. Nessa praça tem muitas esculturas à céu aberto. Lá também fica o Palazzo Vecchio, os afrescos lá dentro são lindíssimos.

Não muito longe dali, tem o ‘ Ino (Via dei Georgofili) inofirenze.com que servem tradicionais panini frescos. Uma refeição boa lá com o vinho (panini – vinho) sai a 10 Euros. LUXO 

Em Firenze não dá para não ir na Galeria Uffizi (sugiro prenotar antes pois as filas são extensas mesmo com o bilhete prenotado). Lá dentro tem tudo né? Todos os  Botticeli, todos os Rubens, todos os Caravaggio: pra quem gosta de arte é emocionante. Eu estava sozinho e chorava copiosamente de ver tudo que eu havia estudado em história pulando na minha frente em sequência. É um passeio longo de no mínimo quatro horas, se fizerem o trajeto rápido…tem um café fofo no rooftop do museu, com uma vista também linda. Dá pra ver do outro lado do campo as pessoas minúsculas que sobem à cupula do Duomo, e a escala da cidade. Eu fico horas observando essas coisas.
uffizi.firenze.it

Depois da overdose artística, sugiro descer a margem do rio a pé e ficar vendo o povo passar ali perto da Ponte Vecchio. Tem umas joalherias bafo ali que vendem ‘oiro’ desde 1300 … pra quem gosta, é desesperador.

Um jantar muito bom: sugiro prenotar no Ora d’Aria (Via del Georgofili 11R) cozinha contemporânea italiana/mediterrânea (me lembrou muito as coisas do Ottolenghi de Londres) mais ou menos 60 euros por cabeça mas o cara é foda… Chama  Marco Stabile é a comida é de comer ajoelhado. oradariaristorante.com tá no guia Michelin! [n.d.r. este restaurante tem 1 estrela Michelin!  Como diz Albino, é bafo!]

Dia 2

Sapatos confortáveis nos pés para um tour no Oltrarno, que começa numa caminhada até a igreja de Santa Felicita, com um altar bafonico. Depois dá uma voltinha na estradinha medieval da Costa San Giorgio. Lindo! é meio distante do centrão, mas é uma colina… tem que preparar pra subir morro… se der, se puder, eu indico… dá pra ver os telhados todos da cidade do alto. Como bom mineiro me lembrei demaaaaaaaaais Ouro Preto.

Depois dá um pulinho na Villa Bardini (Costa San Giorgio 2) tem um jardim de matar… Dentro da Villa tem o museu Fondazione Roberto Capucci  que é um museu de SEDA desse estilista italiano… Morre petrificada ali!!!
No alto da Costa San Giorgio tem um “belvedere”  da cidade, construido pelos Medici (a dinastia construiu, mandava e desmandava em tudo por ali) chama Forte di Belvedere, e então desça a  Via di Belvedere até a Porta San Miniato.

Sugiro almoçar no ZEB na via San Miniato mesmo que é tipo uma deli, comandado pela Mamma Giuseppina. Se der tempo, após o almoço volte pela Ponte Vecchio e tenta dar uma conferida no Palazzo Pitti que também tem uma coleção enoooooorme de pintura que pertencia aos Medici. 

Melhor Gelato: Gelateria della Passera (piazza della Passera 15r) tem gelato de mojito e chocolate com laranja! é de morrer

Melhores Lampredotti (sanduiche de bucho) EU AMO, essa é uma herança que o papai deixou pra mim e que jamais vou esquecer, o gosto pela trippa fiorentina… Nessas carrocinhas na rua, servem de saladas a sanduiches na panhoca, tudo feito com dobradinha….  eu comi no Sergio e Pier Paolo estes se estacionam na Via de’ Macci 

e no L’ Antico Trippaio, Via dei Cimatori (esse ultimo saiu num programa de comida de rua do National Geographic, como a melhor dobradinha de Florença… responsa!).

Compras: Luiza Via Roma fica na Via Roma 19 Firenze 
Além de ser uma multi-marcas incrível, entre outras tantas vende nº21, nova marca do estilista Alessandro Dell’ Acqua, lembram? [n.d.r ADORO!!!]
Eu, acho chiqueeeeeeeeerrrrrrriiiiiiimo. Acho que a  nova elegância italiana tá toda ali. [n.d.r. CONCORDO!!]  Na mesma região ficam todas as outras lojas bapho… Max Mara, Gucci (que originalmente é fiorentina), Miu Miu, Prada, FENDI etc etc etc

Não é suuuuper divertido como o Albino escreve?!?!?!  E só para vocês conhecê-lo melhor, o CV no site lê assim:

Albino Papa, bacharel em Design Gráfico pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, trabalhou em importantes agências e escritórios em Belo Horizonte, como ID&A Comunicação e a Voltz Design. Em dois anos de trabalho na Voltz, Albino desenvolveu todo o material promocional, releases de imprensa, convites e brindes para os desfiles de Ronaldo Fraga para a São Paulo Fashion Week. Criou também, catálogos para a marca capixaba Lei Básica, Lei Básica Kids e a identidade visual da Madame V.

Focado na moda, desenvolveu um olhar diferente, singular. Albino usa a cor a seu serviço. Saturação, contrastes, o uso politicamente incorreto da cor, o maximalismo sob medida, o minimalismo excessivo e a veia barroca aparecem em vários projetos.

Albino tem um expressivo trabalho como ilustrador: em 2001 fez sua primeira exposição, no Shopping Diamond Mall. A mostra “SUPERMODEL SERIES” apresentou 14 ilustrações feitas a partir de rostos de super modelos. É dele também, ilustrações que fizeram parte da edição Belo Horizonte do projeto Ellus 2nd Floor.

O designer consta no Creative Directory do site da revista inglesa Dazed & Confused, uma das maiores publicações de moda, cultura e comportamento do mundo.

Vivendo em São Paulo desde 2009, Albino tem desenvolvido projetos para Alexandre Herchcovitch, Maria Garcia (Segunda Marca da Huis Clos) e Daniela Thomas, uma das mais importantes diretoras de arte do Brasil, em projetos como o São Paulo Fashion Week (quatro edições) e na criação da Loja Conceito da Valisére na rua Oscar Freire. 

Para verem o quanto ele é talentoso, não deixem de ir visitar o seu site AQUI e o Instagram super divertido AQUI, @albinopapa.

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016
O emocionante Ospedale degli Innocenti em Florença
November 17, 2016
Quando vi Bocelli de perto!
October 26, 2016
Quais são os 5 pratos típicos de Florença?!… E onde vou para degustá-los!
August 12, 2016
Passeando por Florença!
March 01, 2016
Dicas de Florença na revista Fora de Casa!
February 05, 2016
Dicas de Florença e Miami!…
December 04, 2015
Roberto Leone lança livro de Florença com suas deslumbrantes fotos!!
November 30, 2015

49 Comments

Adrianne
Reply 11 de February de 2015

Ai, faltou-me o folego.... Que vontaaaaaade!!!!!!!!!!!

    Cassiano Lopes
    Reply 11 de February de 2015

    Eu tbm Dri e fiquei "absolutely in love with him" Tchanam! Bjocas!

      consueloblog
      Reply 11 de February de 2015

      Tinha certeza!!!... rssss!!! Gatinho, né?... bjs c

        Cassiano Lopes
        Reply 12 de February de 2015

        Oui Oui! hahahaha Bjocas!

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Divertido mesmo!!!! E vamos ao restaurante 1 estrela juntas, ok?!!! bjs c

    Andreia Mota
    Reply 11 de February de 2015

    Driii, estou adorando seus comentários!!! Beijo grande querida.

Mari Benincasa
Reply 11 de February de 2015

Nossa Adrianne, tirou o meu também!
Realmente divertidíssimo! Sabe Albino, imagino que vc seja um incrivel companheiro de viagem!!!
Obrigada a vc e à Lady Consu por compartilharem esse roteiro conosco. Claro que ja foi para minha pastinha. Não sei qdo voltarei a Florença, mas certamente vou usar super dicas de vcs!
Bjs da toça

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Estamos te esperando!!! bjsc

      Albino
      Reply 11 de February de 2015

      Florença é umas cidades mais bonitas do mundo. Tô precisando voltar. Esse roteiro fiz pra uma amiga que viajou com a mãe ano passado. Eu Adoro escrever roteiro de viagem pois as vezes me recordo até do cheiro do lugar que estive...

      Obrigado!

        Marina Di Lullo
        Reply 11 de February de 2015

        Oi Albino!! Me senti caminhando por Firenze com vc, em um passeio delicioso!! Minha Lua é em Peixes e descobri que também conheço os lugares como se fosse mesmo um devaneio e eu tivesse todo o tempo do mundo pra lá estar (não é uma delícia não ter que ir, mas apenas ir?).

set representações
Reply 11 de February de 2015

Consuelo adorei Florença com o olhar do Albino.
E que flores fantásticas as da coleção do Alexandre Herchcovitch.
Amei você compartilhar com a gente.
bjossssssssssssssssssss no coração dos dois.
saudadessssssssssss Gilce

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Bjs Gilce!!!!

Ana Placido
Reply 11 de February de 2015

Bom demais! Ou, na vibe do post, bapho! Tirando o sanduíche de bucho, tripa florentina, dobradinha e o que mais servir pra denominar tal anti-bafonica especiaria ( meu gosto), as dicas e a forma do relato são de aprontar as malas. Além de todo o talento como designer, taí mais um: escritor. Vc conhece os lugares todos que ele citou? Deu vontade de saber mais coments seus a respeito, apesar de sacar que, nesse caso vc foi menos a insider e mais ( sempre!) a elegância e o respeito. Boa dupla vcs formaram, não é à toa que vivem se cruzando por aí. Bjos

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Ana, eu aaaamooooo bucho também, como o Albino, e comido de pé no sanduíche na rua!! rssss
    Conheço quase todos os lugares mas os restaurantes ainda não. O do Michelin, Ora D'Aria, tá na minha wish list! E o ZEB quero ir!! O 'ino é uma delícia e a praça Santo Spirito é o local mais boêmio da cidade!! Uma delícia!!! bjsc

      Ana Placido
      Reply 11 de February de 2015

      Tô falando que vcs combinam! Irghhh.... Legal, então as dicas valeram até pra vc?! Valiosas mesmo! ;)

      Marina Di Lullo
      Reply 11 de February de 2015

      Consu, minha mammá faz um bucho/trippa delicioso (pode incluir na sua lista). Bjs

        consueloblog
        Reply 12 de February de 2015

        check!!!! bjs c

Maria Vilma
Reply 11 de February de 2015

O Albino, em seu texto, usou uma palavra que eu achei bem interessante e
apropriada... por isso mesmo, tomo-a de empréstimo para definir este post:
Overdose. É isso. Este post é uma overdose de boas dicas e beleza e o próprio
Albino é uma overdose de simpatia, espirituosidade, charme e talento... além
de generoso por compartilhar todas essas coisas conosco...!
Adorei!!!
Obrigada, Consuelo! Obrigada, Albino!
Bjs, MaVi

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Ele é realmente muito legal!! bjs
    c

    Andreia Mota
    Reply 11 de February de 2015

    Concordo MaVi, Albino tem que fazer parte do Salotto. Bjs amiga :)

Katia Holanda
Reply 11 de February de 2015

Adorei o post !!! Já estou pensando em arrumar as malas kkk
Obrigada,

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Todo mundo escreveu a mesma coisa!! Pois parece que estamos andando nas ruas com o Albino! bjs c

      Albino
      Reply 11 de February de 2015

      hahaha Vamos fazer uma excursão juntos...

Marly Papa
Reply 11 de February de 2015

Albino Papa , será que somos parentes ??? Vc tem uma maneira de escrever deliciosa.
Da vontade de ler mais e mais !!! Imagina estar com vc e Consuelo juntos na mma viagem , ia ser super divertido , por mim , vc já esta convidado p/ nosso encontro do salotto , vai ser mto legal te conhecer na nossa reunião , Diva veja se consegue faze - lo ir no nosso encontro. Parabéns aos 2 pelo post !!! Amei !!!

    Andreia Mota
    Reply 11 de February de 2015

    Querida, acredita que pensei em você na hora? Rssss. Deve ser parente da miss, lindo como ele é, com certeza é da família, beijos.

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Sempre convidado!! bjs c

teresa
Reply 11 de February de 2015

haha, tudo isso em 2 dias! o cara é "pilhado" mesmo!
Assim como todo o salotto, faz tempo que tô me coçando pra ir a Firenze, quando é vai ser esse encontrão mesmo???? bjos.

    Albino
    Reply 11 de February de 2015

    Na verdade eu fiquei 15 dias... fiz o meu roteiro do fim de semana pra uma amiga e sua mãe que passaram três dias lá...

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Também achei tanto, mas lindo e certeiro!! bjs c

Andreia Mota
Reply 11 de February de 2015

Albino, além de lindo ele ganhou meu coração ao dizer que é peixinho, romântico é sucesso garantido onde coloca a mão. E quando acho que já sei tudo e conheço tudo de Florença, me deparo com este roteiro gracioso e divertido. Tudo o que eu gosto. Me perder pelas ruas, conhecer bares e lugares especiais. Sei não, mas alguma coisa me diz que vai ser difícil me despedir de Florença! Estou me apaixonando, rssssss. Beijo grande Diva e obrigada por seus achados como o Albino, a Flora, a Cris, a Lu, a Kareen... Todos sem exceção. Beijo de picolé Salotto.

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Bacana o nosso Salotto!! bjs c

Ritinha Medina
Reply 11 de February de 2015

Relato & Cia à altura de um Papa das texturas, dos coloridos e afins.
Convite IRRESISTÍVEL prá retornar a Firenze!!!
Muchas gracias a dupla dinâmica.
E bota química e dinâmica nisso...
Bjkas,

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Engraçado né essa química?!?! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 11 de February de 2015

Esse Albino eh BAPHO!! Adoro quando vc posta outras impressoes da mesma cidade por pessoas diferentes...Sempre alguem vai observar algo , vai comer algo ou comprar algo que outras pessoas nao conheciam...Super dicas Albino!!!!!!!!Grazie!!! Baci.....

    Denise Luna
    Reply 11 de February de 2015

    Também concordo com você, Andrea, até pq cada pessoa vê um monumento ou uma obra de arte, etc por ângulos diferentes.
    Dicas ótimas! Gostei MUITO.
    Bjs

      Andrea - Curitiba
      Reply 12 de February de 2015

      Inclusive De, a pessoa pode voltar 100 vezes ao mesmo lugar e mais 100 coisas diferentes ela vai notar!!! Bjs....

        consueloblog
        Reply 12 de February de 2015

        Bem dito Andy! bjs c

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Andy!!! Vc é top!! Até usando gíria moderna!! bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 12 de February de 2015

      Thanks dear!! Bjs....

Luciene Felix Lamy
Reply 11 de February de 2015

Post BAPHO!
E não é o que o pisciano foi conferir as flores do PRIMEIRO pisciano a estampar as vestes? ;) Adorei as dicas, Albino. É mesmo em Florença que se abrem as "Portas do Paraíso".
Zilhões!
lu.

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2015

    Bem notato!! bjs c

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 12 de February de 2015

Albino vc é MARAAAAAA viajei com vc até Florença super dicas!!!!!! Adorei sua maneira despojada de escrever.......Ótimo post obrigado a vc e a Consu por compartilhar bjssss!!!

Ana Abate
Reply 12 de February de 2015

Oba, já vou aproveitar!!! Rsss!!! Obrigada!

Marly Papa
Reply 14 de February de 2015

Oi Andrea vc é mto gozada , só vc pra me chamar de Miss , acho que ele não é meu parente , eu ia amar te- lo na família , mas eu o adoto se ele quiser , ele é bem articulado , tem tudo a ver comigo , que sou aquáriana , rrrrrrsssss !!!!!

    Albino Papa
    Reply 19 de February de 2015

    Marly, sou de uma familia italiana de Caserta, meus bisavós vieram pro Brasil no entre guerras. Sei que teve uma turma e fez fortuna... fundaram um banco o Lavra. Eu sou da massa falida da família. risos.
    Meus avós se fixaram em Minas Gerais, precisamente em Belo Horizonte. Um bando de italianos temperamentaaaaais, que não pode nem ter festa de família que acaba em polícia...

    Sempre assim...

      consueloblog
      Reply 19 de February de 2015

      ahhahah!!!! bjs c

Vivian Campanelli (Destinos e Receitas)
Reply 19 de February de 2015

Ando acompanhando as andanças e talento do Albino pelo Instagram tbm! Não o conhecia. Conheci acho que pelo seu Instagram Consuelo!! Adoro!!!! Arrasou no roteiro! Congrats!!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *