Retratos de família, por Costanza Pascolato


costanzaconfidencial_f_006

No meu baile de debutante com meus pais em 1957 em São Paulo.

Retratos de família

O Dia dos Pais já passou, eu sei, mas pra mim, a data foi um ótimo pretexto para revelações emocionantes _ e ainda muito recentes. Ao rever fotos de meu pai, Michele, enquanto procurava uma imagem para homenageá-lo no Instagram, pude, além de aplacar saudades daquelas que permanecem para sempre, entender com nitidez rara outras questões pessoais e familiares.

Em Cortina D'Ampezzo em 1942 comigo.

Em Cortina D’Ampezzo em 1942 comigo.

Foi como se eu pudesse reencontrá-lo. Primeiro, o encantamento com um acervo valioso de centenas de fotografias de família. E a lembrança de que mantemos esse legado porque, já no começo do século passado, tivemos a sorte e o privilégio de registrar tantas situações marcantes numa história que começa na Europa e chega ao Brasil. No caso das fotos, tudo com a qualidade de uma autêntica Leica que, desde os anos 1930, registrou uma espécie de “fotobiografia”, realizada pelo olhar de meu pai, excelente fotógrafo amador.

Em Cortina D'Ampezzo na mesma época com as calças esportivas que usavam.

Em Cortina D’Ampezzo na mesma época com as calças esportivas que usavam.

Além disso, ele tinha alma _corpo e porte_ de esportista. Remava, jogava tênis, montava cavalos com destreza incomum, vencendo frequentemente aquelas provas dificílimas de obstáculos fixos.

10598762_267999120072250_1650910958_n

10005722_281027442084181_772340478_n

Esta é uma foto de meu pai remando informalmente, porque ele participava de corridas, junto com outros atletas do clube de regatas de Veneza.

Esta é uma foto de meu pai remando informalmente, porque ele participava de corridas, junto com outros atletas do clube de regatas de Veneza.

Era também um piloto corajoso, que suportava longas distâncias, inclusive em tempos de guerra, naqueles monomotores com estrutura de tela acabamentos de madeira (!). E, para completar, tocava violoncelo (um precioso Guarnieri Del Gesù), além de ter um gosto refinado e erudito pela música que fez questão de me passar desde pequenina. Rever essas imagens foi como que entender a complexidade e a riqueza de uma personalidade ao mesmo tempo forte e sensível, num homem pleno de traquejo social. Idealista na política, papai aprendeu, por formação pessoal ou acadêmica, todos os protocolos diplomáticos, regras e sutilezas para estar em ambientes extremamente formais, entre autoridades, não importa se fossem reis ou rainhas. E constato, agora ainda mais, quanta coisa aprendi com ele: da adrenalina e do gosto pelo esporte na adolescência _ e que sobrevive como disposição plena depois dos 70…_ à educação como demonstração indispensável de respeito pelo outro.

foto 5

Em Veneza, numa gondola levando minha tia Franca para a igreja para casar.

Tenho a impressão de que a lembrança de meu pai me parece hoje renovada e mais intensa porque estive numa longa temporada na Italia por insistência de minha filha Consuelo, que vive em Firenze com meus netos Cosimo e Allegra, para que pudéssemos, por mais tempo, desfrutar de “quality time” juntos.

Estar na Toscana, voltar a Veneza, rever a casa onde papai nasceu e viveu, visitar o cemitério onde suas cinzas foram depositadas, entender as origens, agradecer pelo retorno a elas pela escolha de Consuelo, que também sugeriu que escrevesse este texto, foi para dizer o mínimo, uma experiência mágica.

SONY DSC

Em Julho deste ano (2014) visitando o túmulo de meu pai em Veneza com a minha neta, Allegra.

Nesta especial circunstância de minha vida, os sons, os sabores, os perfumes, os aromas, a memória dos afetos, os sentidos que transcendem as épocas pela vivência ou pelas imagens, tudo isso reconstrói a lembrança de Michele, meu pai. Este é um momento muito especial e raro pra mim. Que tenho, agora, até certo prazer ao constatar, com o distanciamento que vem com o tempo, que minha mãe, Gabriella, tinha, sim, razão quando apontava semelhanças físicas entre papai e eu. Ainda que não as enxergasse no passado, agora me reencontro, até fisicamente, na figura, nos traços, na testa que franze e no jeito do homem tão especial que ele foi _ e sempre com orgulho imenso de ser sua filha.

Aqui no Rio de Janeiro em 1951 com a nonna Gabriella.

Aqui no Rio de Janeiro em 1951 com minha mãe, conhecida no Brasil como Dona Gabriella.

Costanza Pascolato

YOU MIGHT ALSO LIKE

menopausa
Cara Menopausa,
March 12, 2018
Mulheres inspiradoras!…
December 26, 2017
dicas de londres
3 Dicas de Londres: O que mais gostamos nessa viagem de 3 gerações!!
July 12, 2017
Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
3 gerações Conversando em Londres! Um vídeo com Costanza, Allegra e Consuelo
June 30, 2017
Falando sobre como reconhecer a qualidade em uma peça de roupa. Blocker de moda 4 com Costanza Pascolato!
June 28, 2017
Estilo é Destino: linda matéria na revista Estilo
June 12, 2017
Três Gerações…
May 12, 2017
Meu presente para o dia das mães…
May 05, 2017

65 Comments

Andreia Mota
Reply 18 de August de 2014

Bom dia Lady Costanza!
Ganhei meu dia, começar a semana com esta postagem, de quem tenho uma profunda e sincera admiração, não tem preço, ou melhor, alguém pode me beliscar? Eu vi a foto do seu pai com o cavalo na Vogue Brasil da semana passada e achei tão bonita a sua homenagem. Obrigada, muito obrigada por dividir sua história de vida conosco.

Querida Consuelo, obrigada por mais este presente. Na simplicidade da vida percebemos a grandiosidade de uma pessoa querida como você.
Com carinho, Andreia

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Andreia, e eu agradeço a cada dia o carinho de vcs! bjs c

Mara Maria
Reply 18 de August de 2014

Emocionante ! De uma ternura e amor imenso ! Parabéns e muito, muito obrigada por dividir-se conosco !

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Bacana a Costanza, não?... bjs c

Claudete Frenzel Giuliari
Reply 18 de August de 2014

Bom dia!!!
Obrigada por abrir com o teu público sentimentos tão íntimos e sinceros.
A cada palavra lida pude reviver muitos sentimentos da minha memória.
Deus te abençoe!!!
Claudete

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    É tão bacana quando um texto traz isto! bjs c

Alexandra
Reply 18 de August de 2014

Queridas Costanza (posso chama-la assim?..rsrs) e Consulinda, que privilégio o nosso!!!!!!
Poder desfrutar de um relato tão delicado e de um momento de tanto "encontro e clareza" como esse é realmente um presente.
Homem realmente admirável o Sr. Michele! E nisso, a filha e também a neta o seguem com méritos.....
Linda semana a todos!
Beijos mil.

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Obrigada Ale! bjs c

Maria Benincasa
Reply 18 de August de 2014

Que maravilha ler esse relato logo na segunda de manhã!!! Tão intenso e tão deliacado ao mesmo tempo. Me encheu o coração ver Lady Constanza (posso copiar Andreia?) resgatando memorias e constatando sentimentos que ainda não estavam claros, mesmo já tendo vivido tantas experiencias bacanas! Seu pai era um principe!
Lady Consu, estou com saudades de vc!!!
bjs da roça a todo o Salotto

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Saudades querida!! Estou aqui correndo para responder todos os comentários!! bjs c

Dulce
Reply 18 de August de 2014

Consuelo e garotas, tomo a liberdade de falar neste post sobre os 2 anteriores. Sai quinta feira p o mato e só hoje pela manhã retornei à cidade. Estou sentida por ter perdido a farra. As fotos são emocionantes, e o mais tocante é que a grande maioria a família e ou os amigos estão juntos nestes importantes momentos! Fotos lindas e muito inspiradoras... Obrigada Consuelo por abrir seu espaço mais uma vez para trocas... Axé! Para que a vida continue a nos sorrir!

    Denise Luna
    Reply 18 de August de 2014

    Dulcíssima, você e suas ideias brilhantes!!!!!
    O que que foi fazer no mato dona Dulcinha? (lembra daquela música caipira? kkkk).
    Os posts bombaram graças a você e a nossa musa. Foi uma festa.
    Bjs e continue contribuindo com essas ideias bárbaras.

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Nossa querida Dulce, achei q a vida ia ficando mais fácil, ao invés é uma batalhinha atrás da outra!!... Porém estes são os momentos quando elas valem a pena!! bjs c

Dulce
Reply 18 de August de 2014

Sua tia na gondola a caminho do altar é uma imagem sonhadora... Você no dia do seu baile de debutante, uma linda foto, sem falar no impecável modelito! Fotos, dignas do museu de Imagem! Axé!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    também acho essa foto incrível!!! E a elegância?!???!!!!!!
    bjs
    c

Maria Araci
Reply 18 de August de 2014

Querida Costanza: dizem que nossa eternidade são nossos filhos e o que eles levam de nós para o futuro . Teu pai vive em ti e é emocionante a gente perceber as semelhanças, as vezes até assustadoras, nos pequenos gestos, nas maneiras de ser que temos com eles! Dizem que sou muito parecida com minha mãe e, realmente, as vezes eu me assusto ao me olhar no espelho e enxergá-la!!! Feliz de quem tem estas memórias! Um abraço e obrigada por esta postagem tão cheia de emoção! E tu Consuelo, obrigada por trazeres tua mãe ao Salotto!!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Oi MA!! Acho q meu avô na foto da gôndola super parecido com minha mãe!!... bjs c

Mia Athayde
Reply 18 de August de 2014

A beleza da vida é que, mesmo com o passar do tempo, podemos rever, resgatar, relembrar, reencontrar e até, reviver histórias, momentos, sentimentos ....
Seu relato, Costanza, muitíssimo bem escrito e, por isso mesmo, praseroso, encantador e tocante, é também um afago nos corações de todos nós, que podemos nos espelhar nesta tua experiência e nos permitir abrir portinhas das nossas vidas para novos encontros!
A história da família Pascolato daria um livro ... uma grande livro!
Consuelo, seus insights de amor são preciosos!
bjsssss e uma ótima semana !

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Olá querida!! Bacana isto!!... Quanto ao livro...quem sabe!!.. bjs c

Maria Vilma
Reply 18 de August de 2014

Que post precioso e emocionante!!!
É sempre muito bom ver/ouvir/ler/sentir Costanza Pascolato!!! Ela se supera a
cada aparição! Ela tem coração transbordante, visão aguçada e o extraordinário
talento de transferir para os seus textos, aquilo que move o seu interior. Uma capacidade somente alcançada pelos que nasceram com o sentimento do belo
intrínseco na alma.
Bela Consuelo: A sua essência se explica aqui... na sua origem!
Obrigada a vc e a Costanza, por compartilharem.
Uma boa semana, carinho redobrado, para todos!
MaVi

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    bjs querida!! c

teresa
Reply 18 de August de 2014

Feliz de quem chega à maturidade com essa lucidez! Eu só me senti adulta de verdade quando perdi meus pais, e quanto mais os anos passam mais me reconheço neles e melhor os entendo. O ciclo da vida é lindo! Boa semana a todos!!!!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Não havia pensado nisto!!! É mesmo!! bjs c

Luciane
Reply 18 de August de 2014

Que historia linda..Muito emocionante!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Também achei...e olha q os conheço ;-) bjs c

Antonia
Reply 18 de August de 2014

Bom dia Lady Costanza
Desde o primeiro momento que Consuelo nos permitiu acompanhar essa sua temporada na Itália, considerei emocionante esse seu retorno ao passado e suas origens. A cada foto postada e cada passo dado percebia-se que consciente ou inconscientemente você estava fazendo um retorno para o centro de você mesma. Comentei sobre isso naquela ocasião e realmente era o que mais me fascinava naquele momento.
Não sou psicóloga, nunca fiz psicanálise mas acredito que essa oportunidade de regressão - no sentido do estado de recordação - lhe permitiu ver o seu passado, e trajetória como uma espectadora de sua própria vida. Dessa maneira, você provavelmente poderá ter analisado suas lembranças de uma forma mais objetiva dando aos fatos um melhor entendimento e um significado mais objetivo.
Essa experiência provavelmente fez vir a tona seu inconsciente....
Estou dando muitos palpites sem ser profissional do assunto mas imagino essa viagem como tendo sido uma experiência libertadora... Tudo aflorou e tudo você entendeu !!
E quanto às fotos publicadas, a que eu acho mais representativa e, por isso mesmo, vem por si só carregada desta simbologia seria a foto com Allegra no cemitério. Uma cena que vale mais que mil palavras !!!
Por último, peço perdão por lhe escrever essas palavras mas receba-as com o entendimento de que quem lhe escreve é uma admiradora.

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Antonia, sempre lindo! bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 18 de August de 2014

Que texto! Suspirei algumas vezes enquanto lia. Engraçado, que a ausência faz com que de alguma forma, a presença da pessoa se torne mais forte. Hoje, após quatro anos da partida de meu pai, me vejo mais parecida que nunca com ele. Os gostos por tanta coisa, os trejeitos que tantos falavam serem os mesmos, e que eu, como Costanza, também relutava reconhecer. Tenho orgulho disso hoje como jamais tive. Ao escutar Nat King Cole, Bach, Puccini, Elvis, Jane Morgan ao ler os grandes escritores, só posso agradecer por tudo,(Que menina de dez anos ganha uma coleção dos maiores escritores da literatura universal?)mesmo que muito tenha sido reconhecido depois, e creio que seguirá sendo assim. No fim, é tudo parte do processo de crescimento, amadurecimento espiritual. Sinto muita saudade, e muita gratidão. Beijos, para você e especial para Costanza, que hoje tocou-me profundamente.

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    "Engraçado, que a ausência faz com que de alguma forma, a presença da pessoa se torne mais forte. " Essencial isto!! bjs c

maria valéria de moraes
Reply 18 de August de 2014

Fiquei muito emocionada, que linda história tem a tua familha.

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Obrigada Maria Valéria! bjs c

maria valéria de moraes
Reply 18 de August de 2014

Desculpe, família!

Carla Di Pietro
Reply 18 de August de 2014

Que texto emocionante, e as fotos lindas, retratos exemplares da história, não só da sua família, como de todas as famílias em geral, que passam por tantos momentos emocionantes!
Lindo!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Realmente, cada um com a sua história!... bjs c

Denise Luna
Reply 18 de August de 2014

Amei vocês duas terem compartilhado fotos tão preciosas de sua linda família. MaVi e sua alma poética falou mto bem qdo disse que Mamisa se supera a
cada aparição! Que mulher mais bela, que perfil romano e clássico, que beleza suave, fora o charme, o gestual, etc.
Olhando as fotos, entendemos um pouco dessa nobreza e desse charme.
Obrigada por nos mostrar um pouco da história da sua família.
Bjs
ps: Achei lindo a foto da Costanza e da Allegra olhando os túmulos da família

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Peguei o clique fugaz e ficou gravado na minha memória!... bjs c

janete barbosa
Reply 18 de August de 2014

Que delícia ler este texto! Como você escreve bem, Costanza! Eu me vi viajando no tempo e na história por meio das suas palavras.
Aproveito este momento para dizer que gostei muito de te conhecer pessoalmente em Florença, em junho último, na companhia de Allegra, quando eu saía de uma loja. Pude, nesse breve encontro, confirmar a sua beleza, elegância e carinho ao conversar com uma pessoa que não conhecia.
Continue escrevendo para nós!

Um abraço!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Isto Janete, puxa o coro... Ela tem q escrever mais vezes para a gente!! bjs c

Mari
Reply 18 de August de 2014

Oi Consuelo!!!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Olá!!!! Tá funcionando, então?... bjs c

Victoria Renner
Reply 18 de August de 2014

Lindas fotos!!! Amo reencontrar essas relíquias de família!!! Infelizmente hoje com a era digital, tiramos zilhões de fotos mas não revelamos... Amo essas fotos impressas de todos os momentos da vida... Beijoo

www.victoriarenner.com.br

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Às vezes, porém, acho q vejo mais as fotos por estarem comigo no computador do que se estivessem em uma caixa em casa... bjs c

Mari
Reply 18 de August de 2014

Oi Consu!!! acho q agora vai dar certo...meu note estava um rebelde sem causa..affff
Costanza querida!!! que lindas palavras..escritas c tanta emoção!!!
Obrigado p compartilhar !!!!!
Beijo Consuelo e beijo Costanza...

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    bjsssss!!! Adorei o teu computador James Dean! c

      Mari
      Reply 19 de August de 2014

      ...rsss adorei o James Dean..o técnico já veio e voltou ..e nada..
      bjuss querida..

Juliana Toledo
Reply 18 de August de 2014

Um deleite para os olhos este texto!

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Realmente! bjs c

Jovita Agra
Reply 18 de August de 2014

Texto tão emocionante e gostoso de ler, fotos antigas (belíssimas!) sempre trazendo lembranças e conhecimento por fazer parte da história... Por tudo isso, gostaria de sugerir que voce, Constanza, escrevesse com mais frequencia para a alegria da turma do Salotto.

Luciene Felix Lamy
Reply 18 de August de 2014

Comovente.
O relato fala da admiração, do orgulho, do carinho, das saudades...
Lindo seu "Papito", "Mamisa". Lindo tudo o que há dele em vocês.
Beijos,
lu.
PS: Diga-nos algo desse seu avô, Consu.

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Oh Luciene, só vc mesmo para pedir!! Lembro muito dele. Adorava ele! Tinha sempre um sorriso largo, nos contava estórias lindas para dormir da mitologia, tinha mãos fortes e dedos lindos e aqueles cabelos brancos. Sempre de uma elegância impar e nunca estragava ou sujava suas roupas, assim como minha mãe... Saudades, muitas, dele!!! bjs c

heloisa
Reply 18 de August de 2014

Que lindo texto - história, saudade, emoção compartilhada. Que continuem recebendo bençãos e desfrutando a alegria de viver.

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Obrigada Heloisa! bjs c

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 18 de August de 2014

Oi Consuelo que relatos lindos da familia.eEstou seguindo com atenção todos os posts qdo vc ou a mamisa postam.O palacete em Veneza onde onde seu avô morou .sua avó Gabriele sua mãe e agora vc co seus filhos.Assim ficamos conhecendo o dna da familia toda O de hoje é realmente lindo texto da Costanza com emoção..bjs

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Obrigada Sonia!!! Escrevendo do iPad? rssss... bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 18 de August de 2014

Bravo Bravo Bravo!!! Que poderei mais dizer? Linda homenagem e belissimo texto escrito por nossa querida Mamisa a seu pai! E sim, ela lembra muito ele! E assim pudemos conhecer mais sobre sua personalidade e dom para o esporte. Junto com Dona Gabriella formavam um lindo par! Parabens Mamisa pelo lindo e comovente post! Bjs a Mamisa e Filhisa......

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Oi Andy!!! Welcome!!! Fiquei torcendo para vc gostar do post! bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 19 de August de 2014

      Amore, e vc acharia que nao?? Mamisa eh um deslumbre! Bjs...

Laíse
Reply 18 de August de 2014

Consuelo e Lady Costanza,
Me emocionei muito com o relato de Costanza sobre seu amado pai. Também tive o privilégio de ter tido um pai extremamente amoroso, uma pessoa nascida em 1929, não na Europa, mas nos recônditos do sertão, onde não haviam muitos recursos. Meu pai ficou órfão aos 09 anos de idade e conseguiu superar todas as adversidades que estavam reservadas a ele, estudando muito, tornando-se um autodidata, capaz de discorrer sobre todo e qualquer assunto que surgisse. Uma grande parte de seus livros foi doada à escola pública da cidadezinha onde nasceu. Meu pai era um homem muito bonito também, bastante alto, um porte que inspirava respeito. Gostava muito de música, e quando não podia mais ler, sua grande paixão, se distraía ouvindo música clássica, gosto que passou para mim. Obrigada Papai, por ter sido essa pessoa tão digna e maravilhosa, cujos ensinamentos passaram de seus filhos, para seus netos.
Obrigada Costanza e Consuelo, por esse transbordar de emoções, repletas do mais puro amor. Bjs

    consueloblog
    Reply 18 de August de 2014

    Laíse que comentário maravilhoso!!! Obrigada!!!! bjs c

moura
Reply 18 de August de 2014

Consuelo e Costanza a foto de aniversário lembra muito sua neta e na de perfil com fita no cabelo (não exposta aqui) é outra muito parecida com a Aleggra.

Maria Salete Garbosa Floeter
Reply 21 de August de 2014

Que maravilha ter tido um pai assim! Parabéns, Costanza!
Sou sua fã incondicional!

Bjo
Salete

Valeria
Reply 26 de October de 2014

Que hermoso texto! Me emocionó hasta las lagrimas! Se nota que lo escribió una persona muy sensible y que cultivó la educación que le enseñaron sus padres. Un muy bello y merecido homenaje a un evidentemente gran hombre que creó una maravillosa familia. Gracias por compartir!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *