Relacionamentos…


kids

Meus filhos, Cosimo (22) e Allegra (19)

E lá se foi a Allegrinha outra vez… ai, por que às vezes o amor significa deixar voar os teus passarinhos?… Me considero privilegiada sabendo que não só tenho todos vocês mas também meus pais e irmãs, que mesmo longe, estão sempre por perto, o Roberto que mora em Florença e o Cosimo que volta bastante para casa… mas é impossível não olhar à minha volta e entender com uma certa dor e tanta nostalgia, que a casa bagunçada e barulhenta de alguns anos atrás, é mais uma memória que uma realidade…

O timing de todos mais e mais não coincide. Está cada vez mais difícil nos encontrarmos todos em um lugar.  Saber disto fez dos dias que acabamos de passar juntos no Natal ainda mais preciosos!… E mais duas coisas especiais aconteceram…

IMG_6314-768x1024

  1.  Hoje, no primeiro dia deste novo ano para mim, pois de agora em diante entro no batente ao 1000%, tive que ficar 3 horas esperando no bar da esquina do meu mecânico para que ele pudesse instalar algo para o seguro.  Ver o vai e vem das pessoas do bairro, a dinâmica das conversas e brincadeiras me fez entender o quanto a Itália é incrível.  É um país feito de tantas pequenas cidades, todas meio provincianas (com suas vantagens e desvantagens)… Florença mesmo tem 400 mil habitantes. E na simplicidade desta vida, os relacionamentos humanos são muito importantes.  O Roberto sempre diz que aqui quase não existem terapeutas pois todos os dias se conversa e se discute dos nossos problemas no bar, barbeiro ou até verdureiro!… É verdade!!  E a sinceridade é crua!  Andar na rua e interagir faz parte deste mundo.  O café da manhã nesse país é um rito, como tantas coisas aqui… (vejam este post AQUI onde falo do café da manhã na Itália).  E o objetivo, como já falei tantas outras vezes, é o prazer… Este é o país do hedonismo… outra razão pela qual me apaixonei pela Itália…Diario1
  2. Dos meus filhos peço só uma coisa para o meu presente de natal/aniversário, uma cartinha.  Nela gosto que eles me contem como foi o ano…  Com um pouco de “rolação de olho” e depois de bufar, eles sempre me entregam suas folhas.  As da Allegra (19) mais longas com sua letra redondinha, cheias de emoção e palavras doces.  As do Cosimo (22) curtas, com letrinha toda torta, ao ponto com o amor entre as linhas.  Mas este ano os dois escreveram, cada um do seu jeito, a mesma coisa.  Palavras lindas e sinceras, cheias de emoção me agradecendo pela mesma coisa: meu apoio.  Chorei, chorei muito ao lê-las… e só pensando nelas começo a chorar de novo. Pois isso, querido Salotto, é, e vai sempre ser, o meu maior objetivo como mãe.  Saber que a qualquer momento de medo, dúvida e alegria o meu número será entre os primeiros que eles ligarão.  Me traz um sorriso ao rosto e ao coração.  E mais que tudo, encurta qualquer distância!

Obrigada Universo por me dar AMOR!

Meus fofichos há uns 15 anos atrás...

Meus fofichos há uns 15 anos atrás…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

123 Comments

jana_m
Reply 18 de January de 2016

Ai, chorei também, lendo o seu depoimento, imaginando a emoção de ler estas cartinhas. Ainda não sou mãe, mas acho uma ótima ideia a ser implementada: filhos que escrevam às mães. Uma documentação de um laço de alma. Aliás, é um bom conselho ao reverso. Não sou mãe, mas sou filha. E acho que minha mãe gostaria de receber uma, dizendo tudo o que é mais verdadeiro: ela é uma supermãe, minha melhor amiga. Vou fazer isso! Força para 2016. Os passarinhos voam, mas foram bem ensinados e sabem voltar pro conforto de casa. Boa semana!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    "Uma documentação de um laço de alma." Isso!! Pois não só é lindo para nós lermos, mas um exercício para eles entenderem mais sobre o relacionamento... o laço! Depois me conta se vc escreveu para a tua.... bjs c

Fatima Bertoche
Reply 18 de January de 2016

Até chorei! ! Realmente é tudo isso que conta. Você e especial!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Fatima, obrigada! bjs c

Ana Paula Monteiro
Reply 18 de January de 2016

Consuelo querida,
feliz ano novo para você.
Parei nesta frase: "saber que a qualquer momento de medo, dúvida ou alegria, o meu número será entre os primeiros que eles ligarão". Lindo. Isto é entrega. Isto é o verdadeiro amor.
Letícia tem 6 anos. Outro dia contei a ela sobre um momento que me marcou muito com a minha mãe, quando eu nem sonhava em ser mãe ainda: Depois de um concerto, convidei minha mãe para um jantar num restaurante italiano maravilhoso. Estava animada pela possíbilidade de jantarmos apenas nós duas (numa família de 4 filhos, isto é muito raro). Ela topou. Enquanto os pratos não vinham, tentei puxar conversa com minha mãe de todas as maneiras possíveis. Só obtive monossílabos como resposta. Foi horrível. A conversa não fluiu. Nunca uma comida demorou tanto para chegar. Neste dia pensei: um dia terei uma filha. E nunca vou deixar que isto aconteça com ela.
Graças a Deus, eu e Letícia temos uma grande afinidade.
Um beijo enorme,
Ana Paula.

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    O nome escolhido para a tua filha já diz tudo!!... bjs c

Jad
Reply 18 de January de 2016

Que lindo Consu! Mãe é mãe...e o tempo passa voando!! Fico só pensando quando chegar a minha vez, de ver "o meu passarinho" voar...( hoje com 6 anos). Sobre a Itália,amei, amei, amei...estar aí!! Meu sonho era Paris, e ...me encantei com a Itália, especificamente com Florença, e é pra lá que quero voltar!! Um abraço carinhoso... Jad

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Volte, estamos te esperando, com o teu passarinho! bjs c

lucy in the sky with diamonds
Reply 18 de January de 2016

Oi Consu!

Estamos vivendo a mesma coisa por aqui... meninos crescidos, cada vez mais dificil uni-los sob o mesmo teto, mas dá um orgulho danado de ver que estão se tornando gente de bem, dando conta de suas vidinhas... colocando em prática aquilo que ensinamos.... e nos esforçamos pra ser sempre um porto seguro pra eles, um lugar pra onde desejem voltar, por escolha, nao por obrigacao. Deus é bom. Só temos a agradecer, e aprender a viver novamente nossas proprias vidas, sem te-los no centro. um beijo!!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Isso!!" Se tornando gente de bem!! Dando conta de suas vidinhas!!"Definiu perfeitamente! bjs c

Teresa
Reply 18 de January de 2016

Sem dúvida esse é o maior presente que os pais podem receber! Meu filho graduou-se ano passado, assisti a defesa da tese super orgulhosa apesar de o tema ser muito "científico" pra mim, mas a emoção maior foi ver na folha de agradecimentos que o primeiro lugar era nosso (os pais) justamente pelo apoio em todas as suas escolhas!!! A gente dá aqueles soquinhos no ar e fala YEEEEEEEESSSSSS! Acho que fizemos a lição de casa certinho!! beijão e vamos ao 2016 que tem que começar de verdade!!!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    YESSSSSSSSSSSS!!!!

    Quanto ao 2016 começar.... xiiiii..... Só tô vendo carnaval por aí, e ainda falta umas 3 semanas! bjs c

Mia Athayde
Reply 18 de January de 2016

Ahhhh Consuelo ... vc chora e a gente chora junto ....
Não tem nada mais precioso que essa relação com os filhos!!!!
E, para mim, ela vai ficando cada vez mais interessante, cada vez mais colorida, mais divertida e mais rica quando vão ficando grandes, adultos !!!!
Adoro ser mãe de gente grande !!!!!
E as vidas dos filhos que vão sendo construídas, dão para as nossas próprias vidas mais amplitude, mais repertório!
Que eles voem seus voos com segurança (inclusive a de saber que estamos ali para o que der e vier), com responsabilidade, alegria, uma dose de ousadia e que brilhem sempre !!!!!
Uma ótima semana a vc e ao querido Salotto !!!!!
bjs

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Eu também me dou melhor como mãe de gente grande... é algo de pessoal... e gostei de como vc descreveu a minha "ginástica" diária! É mais fácil quando estamos em outra cultura... Por ser diferente, é mais fácil observar!
    bjs
    c

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 18 de January de 2016

Já estou chorando com suas palavras porque são sinceras são carinhosas e não sei mais o que dizer... E sou filha e minha mãe pra mim é meu tudo. Me ajudou a enfrentar meus problemas e ser a pessoa que eu sou hoje... Parabéns há vocês Mães! Merecem!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Obrigada Karoline!!! bjs c

Silvia Sonia Silva
Reply 18 de January de 2016

Maravilhoso depoimento. Emocionante. Gostei da idéia das cartas. Como tenho uma filhinha pequena costumo guardar seus desenhos, quando ela for alfabetizada vou copiar sua idéia. Que lindo isso! Um excelente ano querida!!!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Que bacana! Acho q vc vai amar! bjs c

Mia Athayde
Reply 18 de January de 2016

Em tempo: o teu exercício de olhar a vida com olhos curiosos e de boas energias, de viver os momentos sentindo todos os sabores, de vibrar com as experiências, de encontrar aprendizado e divertimento no dia à dia e de ser grata, te fazem essa pessoa de luz !
Acredito que estes exercícios constantes, diários e que passam a ser automáticos é que fazem a existência da gente ser feliz !!!!!
Recomendo essa ginástica prá todo mundo !!!!!
:))

Josiane Nicoloso Schlosser
Reply 18 de January de 2016

Ai... chorei junto também.... seus filhos são maravilhosos e você só pode agradecer mesmo.... Abraço querida!!!!!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Agradeço muiiiitoooo! bjs c

Lia Becker
Reply 18 de January de 2016

Ahhhh que lindo!!! Consuelo, como sempre digo aos amigos....E VAMU QUE VAMU.....o Mundo conspira á nosso favor!!!! Beijos nesse coração de Mãe, que só quem é entende, certo!!!!!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Obrigada! bjs c

Marcia
Reply 18 de January de 2016

Lacrimejando aqui no trabalho, vê se pode!? Também quem mandou eu dar uma paradinha para abastecer a alma com um pouco de luz?
Já pedi uma cartinha para o meu menino mas revirou os olhos e simplesmente me deu um beijo. O beijo que fala tudo. Mas não vou desistir da cartinha... quem sabe um dia.
Um beijo grande

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Ohhhh Marcia, perdão!! Tô começando a entender que este post deveria ter vindo com aviso de atenção!! Rssss.... Beijos são lindos e impagáveis... mas insista na carta. Eu acredito que seja um exercício para eles também!! bjs c

      Marcia
      Reply 19 de January de 2016

      Consuelo,
      Curiosidade 1: com que idade eles começaram a escrever a cartinha? Curiosidade 2: em que idioma você fala com eles - português? italiano? outro? Nota diferença, em termos de "linguagem afetiva", usar um ou outro?
      Beijo

        consueloblog
        Reply 19 de January de 2016

        Ah acho que com uns 15 anos... Falo em todos (inglês, portugues e italiano) mas mais em Italiano.
        Eles tem muito mais familiaridade com o italiano...
        bjs
        c

Reply 18 de January de 2016

Chorei junto... não há como não chorar. Mas, diferente de você(s), meu passarinho voa junto de Deus, não na terra como os demais pássaros.
Tenho buscado conforto em Deus, mas, para uma mãe tarefa igual a esta é absurdamente difícil... diria quase impossível.
Vivo um dia de cada vez. Assim levo a vida!
Parabéns pela bela família!!!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Oh minha querida!! Encontrar consolo em saber q está sempre contigo, em outra forma... Meu abraço profundo e carinhoso!! bjs c

Adrianne
Reply 18 de January de 2016

Ai, ai, ai...tenho que contar que chorei com o texto. Ando uma manteiga derretida. E que seja a sua grande certeza, carissima amiga, que este amor que a une aos seus filhos e' o maior do mundo. De todos os mundos. Keep shining. Keep smiling.

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Oh meu amor!!... Obrigada!! É sim! E vice-versa! bjs c

Bruna
Reply 18 de January de 2016

Linda sua relação com seus filhos!! Companheirismo e amor é o que mais percebo entre vocês! Adorei a ideia da cartinha, vou usá-la quando tiver meus filhos :) Feliz ano novo, Consuelo, muitas coisas boas para vc e sua família linda!

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Obrigada Bruna! bjs c

Andréia Cordeiro
Reply 18 de January de 2016

Consu, ainda não sou mãe, mas obviamente, sou filha. E o telefone dos meus pais sempre, sem pestanejar, é o primeiro a quem recorro se algo dá certo ou errado. Bons pais fazem bons trabalho. Espero ser referência também.
Abraços, Andréia

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    É uma linda ambição! bjs c

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 18 de January de 2016

Meu objetivo como mãe. Ser a primeira a ser procurada sempre!
Parabéns pela conquista e pelo post LINDO!

beijos,

AL

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Obrigada mãezona! bjs c

Mara Maria
Reply 18 de January de 2016

Abafei um soluço emocionado...lindo ! Linda vc ! Que O universo continue abençoando essa sabedoria..., abençoando sua família ! Sempre agradeço por sua generosidade ao se "dividir" conosco ! Feliz 2016.

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Oh querida!... foi do coração! bjs c

Denise Luna
Reply 18 de January de 2016

Adorei seu relato tão singelo e lindo. Você plantou rosas e está colhendo todo esse perfume agora!
Coincidentemente, eu sempre disse para a minha filha que, no meu aniversário, eu queria um cartão dela e isso virou nosso ritual. Desde os 14 anos ela faz um que me faz chorar de alegria, de emoção e de gratidão por ter essa menina tão especial. Esses cartões estão todos guardados e os trato como relíquia.
Viva a emoção! Viva a maternidade! Viva o amor! É dando que se recebe!
Bjs

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Querida que lindo! Como vc os guarda?... bjs c

      Denise Luna
      Reply 19 de January de 2016

      Guardo todos os cartões (como bilhetinhos)dentro da minha mesinha de cabeceira que era da minha mãe!
      Bjs

        consueloblog
        Reply 19 de January de 2016

        q lindo! bj

Luciana de Oliveira
Reply 18 de January de 2016

Consu querida,
Tinha percebido pelo snap ontem que vc estava tristinha.
Me emocionei muito lendo seu relato, como vc sabe minha filha tem 12 anos, e ainda não tenho idéia de como é a vida com os filhos longe, mas admiro muito como você lida com a situação. No fundo acho que você faz tudo certinho, criando os dois para o mundo e não para si mesma.
A saudade deve ser enorme, mas saber que fez um belo trabalho como mãe, deixando os 2 prontos para enfrentar a vida, deve deixar você muito orgulhosa de si mesma.
Um beijo carinhoso

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Tenho orgulho, mas deles, pois tomaram o pouco que dei e estão usando da melhor maneira possível. Isso dá a maior felicidade do mundo!! Obrigada! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 18 de January de 2016

Dear, por que vc faz isso conosco?? Todos emocionados com as tuas belas palavras!! Bjs on coracao.....

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    É q não consigo não dividir estas coisas com vcs!!... bjs c

Marina Di Lullo
Reply 18 de January de 2016

Querida Consu, você acertou em cheio ao olhar o mundo ao redor em seus detalhes, enquanto o serviço do carro era feito. Estar e sentir-se no momento presente é o melhor remédio. Seus filhos vão voltar sempre, mas entendo e me solidarizo com o que você sente, é a correria das manhãs, o tchau na hora da escola, a novidade contada com os travesseiros juntinhos. Quando estamos com quem amamos, cada segundo é precioso e dá vontade de congelar o tempo, mas ele corre nos ponteiros e o melhor a fazer é tirar disso o melhor da experiência. Estou com você querida, senão no espaço, no tempo. Beijo grande

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Nossa!!! Essa de congelar o tempo é exato!!!! bjs querida! c

Sandra Pires
Reply 18 de January de 2016

Ahhhh...mãe é mãe em qualquer lugar...como não sofrer ao ver o filho partir, ontem vi a foto que você postou no face e fiquei pensando... filho em outro país...sei que não serve de consolo mas, se estão distante é porque estão bem, com saúde e lutando por seus sonhos. Tenho dois filhos , passei por todo este processo e o que me salvou foi o trabalho , os amigos e muita oração. A vontade de chorar não queria ir embora. No final do ano viajamos, a família inteira , quinze dias na praia , foi um sonho mas, como a gente sabe sonho acaba e cada um segue sua vida . Seus filhos devem ter muito orgulho de uma mãe tão especial , grande abraço !

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Obrigada Sandra, mas se tiverem orgulho, não chega aos pés do que tenho a eles! bjs c

Sandra Matos
Reply 18 de January de 2016

Ah...o Amor. ..o que seríamos sem ele...perto... longe...muito longe...sua emoção me transbordou...Por um minuto parei com a correria tão grande e pensei que evoluímos pelo amor...ele nos transforma.Querida Consu...que lindas suas palavras...sua emoção...seu amor. Sinta -se abraçada. Bacios

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    "evoluímos pelo amor...ele nos transforma." lindas as tuas! bjs c
    PS Q bom parar de vez em quando, não?

      Sandra Matos
      Reply 19 de January de 2016

      Com certeza !Precisamos parar! Olhar a nossa volta...perceber a vida. Beijocas Consu.

Zela Brum
Reply 18 de January de 2016

Que lindo Consuelo! Tenho uma única filha, a Bárbara Maria que já começa a bater suas asinhas. Amei seu texto e me emocionei. Bjo

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Obrigada Zela! bjsc

Ana Abate
Reply 18 de January de 2016

Seus filhotes são especiais e certamente foram criados com muito afeto e assim só estão retornando o que já era guardado para você! A dinâmica da vida é essa mesmo e é melhor que seja assim pois significa que está dando certo! Eles correm atrás dos sonhos e se afastam fisicamente mas os momentos juntos se tornam especiais como nas datas de reunião.Ô eu aqui longe dos meus bambini crescidos... Força ai! Bjs

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2016

    Forza!!!! bjs querida! c

Maria Vilma
Reply 18 de January de 2016

Ai, ai, ai... Como eu choro com posts assim... Mãe é mãe, né...? Até as coisas se fossem mães seriam assim...mães...!
como diz a poeta Sylvia Orthof, nesse poema feito para criança.

"Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,
o céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,
o mar seria um jardim, os barcos seus caminhos.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,
conversaria com a lua sobre as crianças estrelas,
falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a agente.
Se uma fada fosse mãe, seria mãe da alegria,
toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.
Se uma bruxa fosse mãe, seria mãe gozada:
seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada!
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
sentariam comportadas, teriam “boas maneiras”.
Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa,
cozinha, escreve, trabalha fora, ri, esquece, lembra e chora,
traz remédio e sobremesa ..."
Quanto ao observar... Basta parar um pouco, olhar atentamente... e logo descobrimos que há certo ritual em tudo que é vivo... Vc tem toda razão.

Ô...!!! Um abração mamãe Consuelo!!!

MaVi

    Isa
    Reply 19 de January de 2016

    MaVi, que lindoooooo! Obrigada por compartilhar. Minhas melhores lembranças de uma criança devoradora da historia eram os livros da Sylvia Orthof.
    bjs

      Maria Vilma
      Reply 19 de January de 2016

      Isa...! Que coisa linda!!! Que bom, que eu lhe trouxe essa lembrança bacana...
      Olha, até hoje, eu devoro e saboreio as ditas histórias feitas para crianças...
      O grande poeta Manoel de Barros, acerca disso, diz:"Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças."
      Concordo! E tento sempre manter viva a criança que há em mim...
      Beijos!

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    MaVi, mais uma vez obrigada! Sempre me espanto com a clareza com a qual alguns gênios se exprimem!!
    bjs
    c

      Maria Vilma
      Reply 19 de January de 2016

      Descobrir e revelar a poesia e lirismo que estão por trás daquilo que os adultos costumam chamar de absurdo... ingenuidade. Falar direto ao coração da criança, e também à criança que há em cada um de nós; sensibilidade das pessoas que estão na categoria dos gênios. Concordo com vc!
      Obrigada por gostar...!
      Bjs!
      PS: Sobre as cartas... Que ideia tão linda! Genial:) Adorei!!!

        consueloblog
        Reply 19 de January de 2016

        Peça à tua filha uma! Vai ser um teu tesouro para sempre!
        bjs
        c

          Maria Vilma
          19 de January de 2016

          Vou fazer sim... ideia linda, linda!!!
          Bjs!

Andreia Mota
Reply 18 de January de 2016

Ô minha amiga querida, como é gostoso saber das suas saudades e dos seus amores!!!
É tão gratificante falar dos nossos tesouros, que a lágrima é consequência do coração expondo a verdade que somos. Nós te entendemos sim, a vida é maravilhosa e um presente poder refletir num momento corriqueiro do dia a dia. Você sem perceber se viu comtemplando o que é saber viver, sentir saudade da bagunça da casa, mas ao mesmo tempo, sentir falta das vozes que você reconhece até no escuro. Seus passarinhos sempre voltarão, as vezes em voo solo, as vezes não, mas sempre voltarão, redundante não, mas o ciclo da vida que nos une e nos fortalece. Ainda vai demorar um tempinho para eu passar por esta etapa, mas eu aprendo com você também. Como é bom fazer parte deste Salotto, dividir as alegrias, os sonhos, as experiências e principalmente o amor. Um abraço carinhoso de mãe pra mãe e um beijo grande, beijos Salotto querido.

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Oh querida!! E peça as cartinhs, e como falei no snap, guarde-as em um fichário, um para cada filho e atrás das cartas escreva o que aconteceu de especial naquele ano para cada um... assim associa o amadurecimento deles com o q estão te contando... q tal?
    bjs c

Maria José
Reply 18 de January de 2016

Olá Consuelo!
As suas palavras emocionaram-me. Confesso que também chorei. Os nossos filhos crescem e tornam-se independentes, apesar de termos muito orgulho em vê-los tornarem-se independentes e saírem à conquista do mundo, temos que reter um pouco as lágrimas geradas pela memória e sublimar as saudades dos nossos oequeninos respeitando a sua liberdade, individualidade e dar-lhes asas para voarem com confiança, alegria e segurança.
Mas o nosso papel de mães é intemporal e infinito.
Maria José
https://avidaemtonssuaves.wordpress.com/

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Respeito... infinito! Usando as tuas palavras! bjs
    c

luciene felix lamy
Reply 18 de January de 2016

Que AMOR...!!!
PS: Voltarei com + tempo.

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    bjs c

Déborah Cardoso
Reply 18 de January de 2016

Que lindo este ritual Consuelo!!. Amor passado de geração para geração. É o que eu sempre penso, tudo começa em casa na formação de uma pessoa, valores como, carácter, generosidade, gratidão e por ai vai!!. Emocionante!!. bjs

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    E é a coisa mais natural a fazer, não? bjs c

Nadéia Alves de Souza
Reply 18 de January de 2016

Olá Consuelo, como vai? Acompanho com carinho e curiosidade tudo o que você posta no seu blog. Sou apaixonada pela Itália, país que já visitei algumas vezes e que sonho sempre poder voltar. Adoro e me encontro em tudo que você diz. Amo como se veste, seu cabelo, suas dicas, e me encontro também nos seus comentários a respeito das saudades dos filhos.Tenho três que também já voaram deixando em mim suas lembranças. Sei que vou acompanha-la durante muito tempo. Adoro você.

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Que bom!! Quero te ver muito por aqui! bjs c

Isa
Reply 19 de January de 2016

Querida Consu,
Sabe o que me alegra? é ver que à medida que passa o tempo e a distancia aumenta, eu me sinto ainda mais proxima dos meus pais. Acho que é bem isso que voce disse, quando a gente se encontra,quer aproveitar ao maximo o tempo juntos e releva as diferenças, aumenta a compreensao e reforça o amor e o respeito.
Um abraço apertado de uma outra filha que esta longe dos pais.... :)

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    O famoso quality over quantity!! ;-) bjs querida c

Alexandra
Reply 19 de January de 2016

Minha linda, que relato mais intenso e emocionante!
No fundo acho que o que fica da relação entre filhos e pais é isso mesmo.....o sentimento bom de saber que fomos úteis, que somos a primeira opção para o refúgio.
Adorei essa história de pedir uma cartinha de presente. Acho que vou começar a fazer isso. Posso imaginar a sensação de lê-las anos depois......
Você é uma mãe, uma mulher incrível!
Beijos mil!

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Obrigada querida! bjs
    c

Maira
Reply 19 de January de 2016

Que lindossss!!!!!

Amei a ideia da carta, acompanhar o desenvolvimento dos dois pelas cartas com o passar dos anos deve ser extraordinário.

Um 2016 maravilhoso e de muita saúde.

Bjocas

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Isso! Leia o q escrevi à Andreia Mota! bjs c

Ingrid Luiggi
Reply 19 de January de 2016

Moro longe dos meus pais há 13 anos (moro em São Paulo e eles em Recife) e até hoje sinto que eles esperam que eu volte para perto deles. A saudade é infinita e a vontade de estar próximo é sempre grande. Entendo bem essa sua saudade e pode ter certeza que seus filhos sentem a mesma... E eles vão voltar para você sempre que puder, porque colo de mãe é o melhor do mundo e não tem lugar melhor! Adorei a ideia da cartinha, vou fazer para a minha mãe! Beijo no coração!

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Que lindo!! Vc vai fazê-la muito feliz!! bjs c

Monica Gioielli
Reply 19 de January de 2016

Quando meu filho mais estava para fazer 18 anos, comecei a pensar num presente significativo ... pensei que se fosse para uma menina seria mais fácil , talvez uma pequena jóia , brinco , anel ...
Mas era para um menino !
De repente, tive a idéia de fazer um "livro" com a história dele até então .
Como guardo TUDO , cartinhas , desenhos , relátorios da escola , foi fácil juntar o material e difícil selecionar !
Comecei pelo atestado de nascimento com o carimbo dos pezinhos , e em ordem cronológica fui colocando os desenhos os relatórios da escola , as cartinhas , fotos dele .
Mandei encardenar , como um livro , no excelente atelier do Luiz Fernando Machado , em São Paulo.
Ficou lindo !!!
A surpresa do meu filho foi enorme , sucesso total !
Quando minha filha mais nova fez 18 anos , não tive dúvida ... nada de anel , brinco ... e sim um livro , esse sim a "obra" escrita e desenhada por eles mesmos .

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Acho isto um talento!!! Eu não tenho essa disciplina...fica tudo espalhado!! Parabéns!! E acho que todo mundo vai gostar da idéia!! bjs c

Monica Gioielli
Reply 19 de January de 2016

Faltou uma parte no meu post anterior , enviei antes de terminar , sem querer, às vezes me atrapalho rsrsrs
Sensacional o seu post sobre o voo dos filhos , a sua excelente idéia das cartinhas dá um conforto na alma ao senti-los próximos , mesmo estando "voando" para fazer o seus próprios percursos de vida !

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Q bom q gostou... mas adorei a tua idéia também.. BJS C

Barbara della Rovere-Leroy
Reply 19 de January de 2016

Poxa li seu texto e pensei na minha mãe, porque no caso eu sou a filha que está sempre indo para longe. Como a Allegra, eu fui para a universidade nos Estados Unidos, porém há 16 anos não tinha facetime, skype, apenas email e ligações telefônicas mesmo. Sei que minha mãe sofreu muito, mas ela sempre disse que tinha criado os filhos para conquistar o mundo.
Depois de um tempo no Brasil, o destino me trouxe um amor francês e la fui eu, mais uma vez deixar minha mãezinha na saudade para viver em Paris. Porém, graças a santa tecnologia, a saudade hoje é mais leve, ligo varias vezes ao dia para minha mãe, algumas vezes para pegar uma receita, ou contar algo bacana que tenha acontecido. Temos whatsapp, skype, wechat, snapchat e todos os outros chats do mundo. A distancia, também, trouxe vantagens para ela que antes tinha um medinho de avião e hoje, todo ano vem a Europa me visitar. Conheceu bem a França e atualmente, moro na Italia (meu marido adora me expatriar :p ) e ela esta encantada com o que ela esta conhecendo todos os anos (e eu de viver na terra dos avós :) ) Daqui ha dez dias ela vem para ficar três meses comigo (obaaaaaaa) porque vou ter um bebe e ajuda de mãe e carinho nessas horas, não tem rede social que pague!

Lembre-se que abril está around the corner e sua filha ja ja está ai de volta!

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Oi Barbara que delícia ler tudo isto! E parabéns à super mãe! bjs c

    Isa
    Reply 19 de January de 2016

    Que historia bonita, Barbara!Muitas felicidades pra voce, ja que chegou a tua vez. Un bacio

      Barbara
      Reply 20 de January de 2016

      Obrigada ❤️❤️

Maria Benincasa
Reply 19 de January de 2016

Ladinha, minha querida Lady, que vc tenha força, contagem e selfconyrol pra segurar a onda! Sempre!!! Eu imagino que terei q fazer terapia qdo essa minha fase chegar! Essa semana fizemos um curso de mergulho. Todo tempo q estávamos submersos, a única coisa q eu pensava, além de tentar não morrer afogada (esse foi realmente um momento de superação rsrsr), era onde estavam as minhas crias!que desespero qdo não os via! Coisa de gente Málaga! Outro exercício de superação!
Sorte e paz e paz minha amiga!
Bjs da roç.... Ops... Bjs da praia! 😜

    Maria. Benincasa
    Reply 19 de January de 2016

    Ps: eu odeio esse corretor!!!!!
    Málaga= maluca!!!!😂😂

      consueloblog
      Reply 19 de January de 2016

      Já tava no Google tentando entendender porque Málaga!!1rsssss! bjs
      c

        Maria Benincasa
        Reply 19 de January de 2016

        Ahhh, recontagem + coragem!! 😘😘😘

      Maria Vilma
      Reply 19 de January de 2016

      Hahahaha....!!! Coisa de gente linda e transparente, como vc, criança!!!
      Bjs, MaVI

Ana(Soltantouno)
Reply 19 de January de 2016

Ayy minha querida, chorei leggendo questo post cosí pieno dàmore. Non sono mamma per sfortuna ma credo hai due veri tesori che tu stesso hai fatto diventero grandi, responsabili e pieni anche di amore, e questo é la cosa più bella.
Meu carinho x te , un abbraccio cara
Ana
Soltantouno

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Ana carissima, grazie della tua bellissima amicizia!
    bacio c

Cris M. Zanferrari
Reply 19 de January de 2016

Consu, amada!!

Senti cada palavra do que você escreveu como se fosse comigo!! Essa experiência de deixar os passarinhos voarem para longe do ninho é extremamente angustiante e antecipa nostalgias! Já passei por isso também, mas me considero privilegiada porque foi pelo curto espaço de meio ano...hehehe...
Sei que vai chegar o dia em que as minhas meninas construirão seus próprios ninhos, mas até esse dia chegar, quero curtir muito essa fase de tê-las jovens adultas por perto. Assim como a Mia Athayde e você, também adoro ser mãe de gente grande! Há, nessa fase, um companheirismo, uma compreensão, e uma cumplicidade que fortalecem ainda mais os laços familiares, além de constituírem uma belíssima e sólida amizade!!
Adorei ver seus filhotes pequeninos!! É uma saudade boa essa de relembrá-los crianças, não é mesmo? Ou, nos versos de Manoel: " Como é bom a gente ter tido infância para poder lembrar-se dela /E trazer uma saudade muito esquisita escondida no coração."
Obrigada por compartilhar tão lindamente essa tua porção-mãe!! Te adoro!
Beijo grande no teu coração!!

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Querida, vindo de ti!... Sempre acho meus pensamentos, sinceros, e simples... Lindos os versos de Manoel!
    Eu adoro eles grandes por tudo o q vc diz, mas também para discordar e aprender no debate!! bjs
    c

Fabi
Reply 19 de January de 2016

Consu....

Que post mais lindo e cheio de emoção como tudo que vem de você!!!

No primeiro tópico quando você fala dos costumes na Itália... Sugiro que você explore mais isso no blog.. talvez criando uma tag... Você tem um olhar tão clínico... acho que seria legal ouvir sobre as nossas diferenças e semelhanças culturais com a Itália...

Beijos...

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Fiz um post, vc viu? AQUI...
    https://www.consueloblog.com/o-que-e-completamente-diferente-na-italia/
    bjs
    c

Tânia Sciacco
Reply 19 de January de 2016

Consuelo querida, na hora que li este seu lindo post lembrei deste texto de Rubens Alves que amei!
Acho que você vai gostar.
http://thesecret.tv.br/2015/12/quando-os-filhos-voam-por-rubem-alves/
Beijos mil

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Vou lá! Obrigada Tânia! bjs c

Priscila Nisidozi
Reply 19 de January de 2016

Que lindo Consuelo.. chorei de ler seu post! Amor de mae e algo inexplicavel e sempre contagia outras maes...
Parabens pelos filhos lindos e preciosos!!!
Abs

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Obrigada Pri! bjs c

luciene felix lamy
Reply 19 de January de 2016

Donzela, ainda sem tempo... Mas, de curiosa, li os comentários acima: emocionantes!
Salvarei o link desse Post para quando me perguntarem "O que é o Salotto?"
Seu Salotto é uma "vibe", ESSA! \o/

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    rssss... é sim!! bjs c

Renata Marbella
Reply 19 de January de 2016

Oi Consuelo, me diz uma coisa: o que vc quer dizer com a sinceridade é crua na Italia? Só para ver se eu entendo eles como vc (tenho parentes na Itália). Bjs

    consueloblog
    Reply 19 de January de 2016

    Quis dizer que é sem filtro... bj c

      Renata Marbella
      Reply 20 de January de 2016

      Pois é, assustador para minha cultura brasileira na maioria das vezes rs. Bjs

        consueloblog
        Reply 21 de January de 2016

        Imagina!! Porque!?? Faz parte de uma dança! Ria! E vá pra frente! ;-)
        bjs
        c

Jovita Agra
Reply 19 de January de 2016

Impossível não se emocionar com este post. Não sou mãe mas tenho meus sobrinhos e o sobrinho-neto como se assim fossem, amor tão grande quanto o de mãe. Como eles desde pequenos estão por aqui em casa ou no escritório, eu sempre costumava entrertê-los com lápis ou tinta e papel, e até hoje guardo os desenhos e primeiras escritas, e de vez em quando mostro para eles. E quanto a Allegra, é sempre tão difícil ter que se separar após um longo período junto... você expressou muito bem este sentimento, obrigada por compartilhar conosco. E só mais uma coisa, esta foto deles dois está uma coisa divina, que crianças belas! Beijo com carinho.

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Obrigada! Peça a carta!!bjs c

Fabrizzia
Reply 19 de January de 2016

Lindo seu texto e lindo também você responder a cada comentário com tanto carinho! Isso é raro!

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Oh Fabrizzia! Adoro!! É só q nem sempre dá... bjs e obrigada! c

Viviane Marques
Reply 20 de January de 2016

Consu, linda!!!! Que depoimento sincero e emocionante. Me lembro de algumas vezes vc se questionando se não ficava muito tempo distante deles, por necessidade de viajar com frequência, e nesse post, pode-se perceber que não interferiu na criação, no caráter, no amor e na união de seus pequenos filhos crescidos. Não sou mãe, por opção, mas sou uma tia muito coruja, e vivo intensamente todos os momentos importantes na vida dos meus sobrinhos, cinco, e a distancia sempre foi muito dolorosa. Mas faz parte da vida, que cada um siga seu próprio caminho. Parabéns por ser a mãe presente mesmo distante, carinhosa, preocupada, e amada. Bj

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Obrigada! É assim mesmo! bjs c

Juliana Passos
Reply 20 de January de 2016

Adorei a ideia da Cartinha. Vou adotar ja como meu presente dos meus filhos para encher meu Natal de amor :)

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Isso! bjs
    c

Marcia França
Reply 20 de January de 2016

Oi querida Consuelo, meu filho está a 8 meses fora, atualmente mora em Berlin, sei exatamente como se sente. Ele tem 18 anos. Falo com ele todos os dias. Bj, cheiro a foto e choro. Costumo dizer(brincando) que deveria existir uma lei que proibisse as mães de ficar longe dos seus filhos. Sei que é o melhor pra ele. Mas me faz muita falta. Enfim...saber que vc partilha da minha dor me aquece o coração. E lendo todos os depoimentos ai em cima me faz pensar que não estou sozinha. Bjs querida. Obrigada por dividir isso conosco!!!!

Roses Carvalho
Reply 24 de January de 2016

Oi Consuelo, por favor informe para mim a data da sua última postagem, a data que tenho é de 19 janeiro de 2016.
Obrigada
bjk

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Olá Roses! Eu posto de segunda a sexta todas as semanas do ano!! Mas este post mesmo sobre relacionamentos é de 24 de janeiro. Talvez vc tenha salvado a página do dia 19 e não está encontrando o botão para ir pra frente... será?
    bj
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *