Quando TAG dá o tom, por Cris Zanferrari


"[...] Quero ser longe. Eu respondia: ninguém é longe. As pessoas são sempre perto de alguma coisa e perto delas mesmas. A minha irmã dizia: são. Algumas pessoas são longe." Valter Hugo Mãe, em excerto colhido em "A desumanização".

“[…] Quero ser longe. Eu respondia: ninguém é longe. As pessoas são sempre perto de alguma coisa e perto delas mesmas. A minha irmã dizia: são. Algumas pessoas são longe.” Valter Hugo Mãe, em excerto colhido em “A desumanização”.

Mais um ótimo texto da nossa colaboradora, Cris Zanferrari.

Como no texto do Professor Carneiro, (AQUI), acredito que esta síndrome, TAG, entre um pouco nas neuras modernas.  Os italianos são bem assim.  Interessante a sensação que se preocupar, no fundo, é um escudo… (#quemnunca?).  O foco, acredito, ser no domar, tomar a vida pelas rédeas, ou como diz Cris, aprendendo a gerenciar…

Quando o TAG dá o tom

Por Cris M. Zanferrari

Você certamente já ouviu falar em TAG. Se pensou no marcador das redes sociais em forma de jogo-da-velha, sinto informar: enganou-se. O TAG em questão é a sigla médica para o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Mas para os acometidos pelo mal, ou para quem com os acometidos dele convive, bem poderia ser Total Ansiedade me Governa, Tudo Aparenta Gravidade, Toda Angústia me Germina, ou ainda, caso queiram complementar, Tô Aceitando suGestões.

Brincadeiras à parte, o TAG é coisa séria. De uma gravidade impensável para os felizardos que nunca o conheceram. Imaginem só: para quem carrega o fardo de sempre se fazer acompanhar por uma terrível ansiedade, qualquer atividade, mesmo a mais corriqueira, representa uma possibilidade de catástrofe. Parece exagero, mas não é. Isso porque o ansioso em potencial é movido por determinadas crenças, tais como sempre acreditar no pior. É isso mesmo. É pensar no filho indo sozinho pra escola pela primeira vez e já uma cena terrível se configura na mente atormentada: será assaltado, atropelado, sequestrado. Não há meio-termo. Tudo é_ com o perdão da redundância_ assustadoramente assustador.

O sujeito com a ansiedade à extremada potência não sabe, mas a crença que o sustenta é a de que sua preocupação exacerbada funcionará como um escudo protetor contra os infortúnios. Lá no fundo, bem no fundo, sua equação é mais ou menos assim: “preocupo-me, logo estou a salvo.” Por exemplo: o camarada precisa pegar um voo por razões profissionais. Antes mesmo de entrar no avião, começa a suar frio, sente-se como se o coração fosse saltar pela boca. Ninguém percebe, mas por dentro ele treme e agoniza como se estivesse entrando em uma câmara de gás. Dentro da aeronave, alimenta um sem-fim de pensamentos negativos a cada sinal de atar o cinto, a cada ruído desconhecido, porque, sim, ele está atento a tudo, seu corpo inteiro é um radar captando sons, cheiros, cenas, ameaças. Ao chegar outra vez em terra firme, está acabado, exaurido pela energia que consumiu antecipando uma catástrofe que não aconteceu. Mas a sua preocupação impediu o avião de cair. Essa é sua crença. Evidentemente que ele não tem consciência dela, do contrário bastaria abandoná-la.

A verdade é que o TAG é como um maestro: vive dando o tom. Que nunca é andante ou adagio, já que tudo é demasiado intenso e ligeiro para a mente ansiosa, incapaz de relaxar. Um de seus tons prediletos é a hipocondria. Orquestrado pelo TAG, o indivíduo pode colecionar tiques nervosos, alergias, idas ao cardiologista, e inúmeros diagnósticos imprecisos. Poderá passar anos transitando pelos consultórios médicos até descobrir que o mal que o aflige não é de ordem física, embora no físico esteja refletido e refratado.

No fundo, no fundo, o indivíduo por trás do TAG é, na verdade, um grande controlador. Pensa poder controlar o mundo ao seu redor. É detalhista, perfeccionista, e, claro, sempre muito preocupado. Por isso, vive tenso, sobrecarregado, irritado, como se levasse _ e de fato leva_ o mundo nos ombros. Se algo foge ao seu controle _ melhor dizer, ao controle que ele pensa ter_ , tudo passa a provocar medo. Medo de não cumprir os prazos, medo de esquecer o filho na escola, medo disso, medo daquilo. Medo.

Sim, todos sabemos que o mundo é hostil, violento e imprevisível, conforme se vê nas ruas e nas manchetes por aí. Mas, “há neste mundo mais medo de coisas más do que coisas más propriamente ditas”. Quem diz isso é Mia Couto, premiadíssimo escritor moçambicano, e isso pode nos dar esperança. Esperança é algo de que o ansioso carece mais do que ninguém. Porque mais do que ninguém, o ansioso é um desesperado, porque tudo _ t-u-d-o_ na sua mente já aconteceu. O concerto já há muito desafinou.

A boa notícia é que o maestro não é a orquestra, assim como o mapa não é o território. O TAG pode estar lá, tentando reger sua vida, mas o instrumento está nas suas mãos, e como você vai manuseá-lo para produzir o som só depende de você. Alguns acordes podem ajudar a afinar seu dia a dia: uma psicoterapia, uma aula de yoga, uma atividade física qualquer, aprender meditação, aprender a conjugar os verbos “aceitar” e “entregar”, cultivar a espiritualidade, cultivar amizades, exercitar a prática de mindfullness*, regar a vida com momentos de lazer, dedicar-se a ser feliz.

Assim, quando alguém perguntar “E o seu TAG?”, que você possa respirar bem fundo e, sem o mínimo sinal de ansiedade, responder: “To Aprendendo a Gerenciar.”

 

*A técnica de mindfullness está descrita no livro “Livre de ansiedade”, de Robert Leahy.

Cris em uma de suas primeiras selfies!!...

Cris em uma de suas primeiras selfies!!…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Damos pouco valor ao que é grátis?…
February 03, 2017
Mãe – Rivotril
November 23, 2016
Outubro é uma promessa! Mas qual? Por Cris M. Zanferrari
October 25, 2016
Da carta ao blog: lições da escrita
September 12, 2016
Dia feliz por Cris M. Zanferrari
August 11, 2016
O que melhora o mundo por Cris M. Zanferrari
July 13, 2016
De juízes e juízos por Cris Zanferrari…
May 19, 2016
Das pequenas (e ternas) coincidências – por Cris M. Zanferrari
October 02, 2015
Cuidar das Palavras
September 04, 2015

77 Comments

Denise Luna
Reply 27 de December de 2014

Curioso, hoje mesmo li uma entrevista daquela atriz, Cassia Kiss também comentando que está em processo de superação, i.e. gerenciando todas as neuras.
Nosso mundo globalizado e tecnológico vem com um baita TAG e quem não se dá conta disso (ainda bem que tenho meu prof Manoel aqui no Rio para apontar os caminhos) fica totalmente neurótico e torna-se uma pessoa pesada.
Infelizmente, conheço tanta gente que não se deu conta desse vírus e deixou que ele tomasse proporções gigantescas em seu ser. Acabei me afastando de algumas pessoas por conta disso, i.e. já tenho que administrar meus pequenos TAGs e ainda dar conta dos TAGs alheios? kkk
Parabéns, Cris, pela informação valiosa.
Que 2015 o TAG do Salotto diminua e que a alegria de viver tome proporções gigantescas!!!!!!!!!!!!
Bjs

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2014

    Viva!!! bjs c

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Isso mesmo, Denise!!
    Muita alegria de viver em 2015!!
    Bjs alegres

      consueloblog
      Reply 29 de December de 2014

      Tudo de bom com alegria de viver!!! É tudo!!! bjs c

Fatima
Reply 27 de December de 2014

Querida BFF, estou aqui lendo o livro do "nosso" professor! Esta Cris além de super estilosa e muuuito inteligente, adorei!!! interessante como sempre penso que já que estou preocupada (sempre, muito) estou "imune" das coisas ruins que poderiam advir...
Minha meta para o ano novo e : To Aprendendo a me Gerenciar! Bj Denise bj Cris, obrigada e volte sempre! Bjs salotto querido

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2014

    Gerenciar è A palavra chefe! bjs c

      Fatima
      Reply 27 de December de 2014
    Denise Luna
    Reply 27 de December de 2014

    Bestie, você sabe das coisas!!!!Que bom que comprou o livro do Manoel!!!!
    Isso mesmo, aprendamos a nos gerenciar e a entender que MENOS é MAIS e a olhar menos para trás para não virarmos estátuas de sal!
    Bjs e muita saúde em 2015 e menos TAG! kkkk

      Marina Di Lullo
      Reply 27 de December de 2014

      Oi DE!! Qual é o título do livro? Obrigada e bjs

        Marina Di Lullo
        Reply 27 de December de 2014

        DE, acabei de reler o texto do professor e o título está no final, é "Pense Bem", vou procurá-lo, obrigada!! Bjs

          Denise Luna
          27 de December de 2014

          É muito bom mesmo, mas entre também no blog dele onde tem todas as crônicas, você vai babar, Marina.
          http://grupodeestudospensar.blogspot.com.br/

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Aprendizado eterno esse, né Fátima!!
    Obrigada pelo carinho, querida!!
    Bjs

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 27 de December de 2014

Oi Consuelo e Cris após dias longe do Salloto pois,onde me encontrava estava sem conecção. Mto bom artigo Tag vou comprar o livro para saber mais. Bjs as duas queridas Bom dia com mto calor.

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Tudo de bom pra vc, Sonia!!
    Bjs

Maria Vilma
Reply 27 de December de 2014

O tom dá o ritmo da vida!
Cris, como sempre, vc dá o tom certo aos assuntos que traz até nós...
E já que o tom faz parte do assunto e isso sempre me remete a música
“Um Tom”, de Caetano Veloso, mesmo sendo repetitiva (já postei outras vezes...), deixo aqui, alguns fragmentos... que como os seus textos e tantos outros que
lemos por aqui, por ai... são pinceladas de bons tons, que nos ajudam a ter
esperança de harmonizarmos... afinarmos os nossos próprios tons:
“Um tom pra cantar
Um tom pra falar
Um tom pra viver
Um tom para a cor
Um tom para o som
Um tom para o ser
(...)
Um tom pra gritar
Um tom pra calar
Um tom pra dizer
Um tom para a voz
Um tom para mim
Um tom pra você
Um tom para todos nós.”.
Que sejamos capazes de transformar os tons mais dissonantes de nossa vida,
nos mais belos acordes!
Bjs, MaVi

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    MaVi, querida!!
    Muito obrigada por esse presente que é a letra dessa música!
    Que a poesia seja o tom do nosso olhar sobre o mundo!!
    Bjs

      Maria Vilma
      Reply 28 de December de 2014

      Vc é que tem sido um lindo presente, Cris!
      Obrigada, pela generosidade!

Andreia Mota
Reply 27 de December de 2014

Eu li todo o texto e não consegui tirar uma pessoa da mente, achei tudo muito parecido com o que ela descreve no seu dia a dia. Assim como a Delinda, tive o impulso de me afastar dela, mas será que um toque amigo faria a diferença na vida dela? Estou aqui pensando com meus botões em enviar-lhe o texto da Cris e esperar que ela entenda como um alerta de que ela precisa entender o que está acontecendo. Na pior das hipóteses vai me achar uma esnobe e que a minha vida é sempre bela, rsssssss. Eu aprendi a viver um dia de cada vez, um problema de cada vez, um momento de cada vez, não sei se é a receita do bolo, mas de que adiante antecipar os problemas antes de acontecerem? De TAG tô fora, se deu deu, se não deu, amanhã será um novo dia, como bem disse Scarlet O'hara em O Tempo Levou, rsssss. Um beijo pra você Diva e outro para a Cris que mais uma vez nos presenteia com uma reflexão espontânea.

    Denise Luna
    Reply 27 de December de 2014

    Linda, não é que a sua ou a nossa vida não tenham problemas (xi.... como temos) mas você foi INTELIGENTE e tomou a DECISÃO de ser feliz. Simples (ou difícil) assim.
    A vida de ninguém é fácil, pode até aparentar ser, mas todos temos nossas inseguranças, medos, dificuldades, MAS é a nossa resposta à tudo isso que vai determinar nosso nível de felicidade.
    Você escolheu ser feliz apesar de.... e se a sua "amiga" não entender o toque, que pena. Mande sim pq de repente, você está fazendo um bem para ela e se ela resolver se afastar de você em definitivo, é porque chegou a hora de vocês não andarem mais juntas.
    Beijos!!!!!!!

      Andreia Mota
      Reply 27 de December de 2014

      Amore, eu vou pensar com carinho. Nossa!!!! Adorei sua frase sobre nível de felicidade, é bem por aí, beijos querida.

        Denise Luna
        Reply 27 de December de 2014

        É uma decisão, amiga. Você tomou a certa! Parabéns!
        Bjs

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2014

    Minha armadura! Vc é o máximo! bjs c

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Andreia querida,

    a ideia do texto é justamente esta: ajudar-nos ou ajudar aos outros a compreender que o TAG é um transtorno que acaba por limitar a nossa qualidade de vida, e muitas pessoas não têm esclarecimento sobre o assunto ou até mesmo se envergonham por se sentirem assim. Quem sabe sua amiga se identifique com o texto (o que é uma forma de auxílio). Se isso não acontecer, pelo menos você tentou, não é mesmo?
    Bjs com afeto

      consueloblog
      Reply 29 de December de 2014

      Concordo Cris! bjs c

Luciene Felix Lamy
Reply 27 de December de 2014

Em tempo: "No fundo, no fundo, o indivíduo por trás do TAG é, na verdade, um grande controlador. Pensa poder controlar o mundo ao seu redor. É detalhista, perfeccionista, e, claro, sempre muito preocupado. Por isso, vive tenso, sobrecarregado, irritado, como se levasse _ e de fato leva_ o mundo nos ombros." Complexo de Atlas. Nada como o "métron" (a justa medida) grego.
Os poetas são sábios:
https://www.youtube.com/watch?v=FpE-l3cVmps

    Denise Luna
    Reply 27 de December de 2014

    Gostei da comparação, Lu!
    Bjs!!!!!!!!

      Luciene Felix Lamy
      Reply 27 de December de 2014

      Néah? Beijãozão, Denise. :)
      E, aqui, o fantástico Mia Couto!
      https://www.youtube.com/watch?v=5xtgUxggt_4

        Maria Vilma
        Reply 27 de December de 2014

        Pelo tom, harmonia, poesia, sementes...
        por Mia Couto que eu amo, sobretudo, porque
        ele é um inventor de palavras...rsss...
        Enfim, por todo invencionismo que resulta
        sempre, em proveitosas colheitas...
        Obrigada, Lu!

        Marina Di Lullo
        Reply 27 de December de 2014

        Lu, a citação da Cris de Mia Couto também me chamou a atenção, fui no seu link e ele é fantástico!! Sim, medos reais, como a fome, são igualados a tantos medos imaginários que, como bem disse Consu no início do post, estes se tornam "escudos". Assim, todos ficam paralisados, pois há tanto por "se preocupar" e não há tempo "de fazer" e dá-lhe guerras e injustiças por aí, como Mia bem falou, inclusive contra as mulheres. Por isso, quando ele fala que "há neste mundo mais medo de coisas más do que coisas más propriamente ditas" ele se refere a este medo fabricado, controlado, que nada tem que ver com o real.

          Cris Zanferrari
          28 de December de 2014

          Lu, MaVi, Delinda, e Marina!!

          Que bom que vocês gostaram do meu adorado Mia Couto!!! Tenho praticamente todos os livros dele e não me canso de reler. São pura poesia e sabedoria!!
          Lu, assim que tiver um tempinho vou assistir aos vídeos que vc postou...

          Um bom e abençoado 2015 pra todos nós aqui do Salotto!!
          Bjs e muita poesia de viver!

          Maria Vilma
          28 de December de 2014

          Bom mesmo foi ter conhecido vc, Cris!
          Desejo mesmo, é ser terreno fértil para fazer brotar as suas boas
          semeaduras... Tomara!
          Obrigada, querida!

          Cris Zanferrari
          29 de December de 2014

          Vc é uma fofa, MaVi!!
          Bjs afetuosos

          Marina Di Lullo
          28 de December de 2014

          Obrigada Cris, pra você também, Consu e Salotto, feliz 2015, com energias positivas e tudo de melhor porvir!! Bjs

Silvia Hahne
Reply 27 de December de 2014

Oi...ANDREIA MOTA - na sua citação de Scarlett O'Hara, o nome certo do filme é:"E o Vento Levou". Abraços

    Andreia Mota
    Reply 27 de December de 2014

    Hahaha obrigada Silva, eu tinha esquecido o nome correto, bj grande ;)

      Andreia Mota
      Reply 27 de December de 2014

      *Silvia, perdão!

        Ritinha Medina
        Reply 27 de December de 2014

        Morena dos olhos d'água,
        Identificação total com vossa mercê...
        Já troquei nome de marido... Esqueci nome de filho...
        Sou a autêntica Dory do "Procurando... "
        Procurando quem mesmo?!
        Bjkas,

          Denise Luna
          27 de December de 2014

          kkk Ritinha, essa de trocar nome do marido é DEZ!!!!!!!!!! kkkk Espero q não tenha dado problemas....kkkk
          Bjs

          Andreia Mota
          27 de December de 2014

          Rsssss, ontem troquei Bela por Bel, hoje troquei E O Vento Levou por O Tempo Levou, depois Silvia por Silva, afffff, rsssssss. Vou entrar em modo off, rsssss. Beijão Ritinha, sds ;)

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 27 de December de 2014

A minha TAG no momento é superar o medo de dirigir....... mais eu vou conseguir tenho fé!!!!!!! Adorei o texto Cris Bjsssss............Bjsss Consu e Salotto!!!!!!

    Andreia Mota
    Reply 27 de December de 2014

    Dani, eu te entendo e tenho o maior respeito pelo seu medo. Bjs

      Denise Luna
      Reply 27 de December de 2014

      Andreia e Dani,
      Minha mãe foi a mulher mais corajosa e sem medo que conheci em toda a minha vida, mas ela não quis aprender a dirigir de jeito nenhum....
      Bjs

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Dani,
    meus desejos de superação pra você em 2015!!
    Bjs, querida!

Ritinha Medina
Reply 27 de December de 2014

(...) "Preocupo-me, logo estou a salvo".
Ai meus sais...
Minha carapuça agora está na altura dos joelhos!!!
Thanks, Cris.
Bjkas,
PS - Num quero me justificar, mas os acontecimentos dos últimos dois anos elevaram o meu TAG a enésima potência...
Haja Regresso de Saturno (o segundo!!!) que explique, né Lu?!

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Ritinha,

    você é tão espirituosa... gosto muito dos seus comentários!!
    Bjs de quem está sempre aprendendo a gerenciar...kkkkk

    Laíse
    Reply 28 de December de 2014

    Ritinhaaa,
    Adoro seus comentários. Todos eles, por menor que sejam...
    Quanta desenvoltura, sendo de humor e inteligência, Saiba que sou sua fã de carteirinha viu?
    Quero aproveitar para desejar um feliz e suave 2015 para nossa diva Consuelo e para todos os amigos do salotto, e que Deus nos ilumine para que possamos, com muito amor no coração, fazer a diferença na vida daqueles que convivem conosco.
    Luciene Lamy, minha querida, vou te copiar mais uma vez na sua mais que especial saudação final: zilhões de beijos....

Mia Athayde
Reply 27 de December de 2014

Cris querida, que texto BÁRBARO!
Muito ou quase tudo já foi dito nos comentários lúcidos e de grande entrega que este Salotto faz.
Me encanta o seu conteúdo e sua forma de expressá-lo.
Realmente fico babando nos seus textos precisos e certeiros.
Parabéns e MUITO obrigada !!!!
PS.: o exercício da aceitação e da entrega, são muito eficientes e, como tudo na vida, quanto mais se faz, mais fácil fica fazer!
bjsssssss :))

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2014

    Oi Mia, a maturidade certamente ajuda. Mas do outro lado sinto que tenho algumas phobias que chegaram com a idade como claustro... será que tem a ver? bjs c

      Mia Athayde
      Reply 28 de December de 2014

      Huuummmmm ..... será que com a idade vamos deixando alguns pequenos medos irem tomando corpo?
      Pode ser ... vejo isso em algumas pessoas mais velhas ... mas não em todas ...
      Quando vc fala em claustro, quer dizer claustrofobia? Não gostar de estar em lugares fechados?
      Se for isso, somos duas!
      E a "briga" aqui em casa é que eu acordo e já PRECISO abrir as janelas !!!! Já o Renato .... Hahahahahahahahahaha !!!!
      Mas isso é papo para um encontro ao vivo e em cores!
      Um dia ...
      Bjsssssss

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Mia querida,

    obrigada pelo tanto de carinho que vem nas suas palavras!!
    Um feliz e abençoado novo ano para vc e para todos aqueles a quem vc quer bem!!
    Bjs

      Mia Athayde
      Reply 28 de December de 2014

      Cris querida,
      Que seu novo ano também seja abençoado e com muita LUZ !!!!!
      Bjssss e até lá!
      :))

Andrea - Curitiba
Reply 27 de December de 2014

Queridos todos, fiquei sem computador por alguns dias, soh curtindo meus grandes amigos americanos e suas familias. Sem neve, infelizmente...haha....hoje esta em mais ou menos 15 graus aqui...um Natal bem atipico....Mas falando sobre ansiedade,quem nao ja passou por isso, nao eh mesmo? O depressivo vive no passado e o ansioso no futuro....que bom se pudessemos somente viver no presente! Que dadiva seria!! Bjs a todos..
p.s. Cris, adoro tua maneira de se vestir! Super cool!!Bjs...

    Denise Luna
    Reply 27 de December de 2014

    Andrea, como seria bom só viver no presente não? Se bem que aprendemos com o passado e precisamos ter metas para o futuro, mas entendi bem o seu ponto. A melancolia do passado e o medo do futuro MATAM!!!!!
    Bjs e aproveita!!!!!!!!!!!
    ps: Hoje a sensação térmica aqui no Rio foi de 48C..... Que tal???

      consueloblog
      Reply 27 de December de 2014

      Q q é isso!!! Q calor de enlouquecer!!! bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 28 de December de 2014

      Obrigada , De! Bjs...

    Andreia Mota
    Reply 27 de December de 2014

    Xará querida, fez falta sua passagem por aqui!!! Beijo grande

      Andrea - Curitiba
      Reply 28 de December de 2014

      Obrigada, bjs Xara...

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2014

    Andy!!! É assim mesmo!!! Não havia associado... bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 28 de December de 2014

      Sim, Cons...eh assim que os terapeutas dizem...Bjs...

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Andrea querida,

    muito obrigada!! Como havia dito no meu texto de apresentação, estou assumindo que gosto e me interesso por moda, e acho que minha maneira de ser vem se manifestando no modo como me visto (ou seria o contrário?? kkkkk)...
    Bjs com afeto

      Andrea - Curitiba
      Reply 28 de December de 2014

      Vc eh linda e charmosa, Cris! Bjs...

Veralice
Reply 27 de December de 2014

Gostaria de aprender italiano

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2014

    É divertido!!! O q te impede? bj c

    Andrea - Curitiba
    Reply 28 de December de 2014

    Veralice, em abril de 1997 eu pus na cabeca que queria aprender italiano...Em final de junho do mesmo ano, fui a melhor aluna da classe de adultos....eh soh comecar!! Bjs e va em frente!

Cecilia Souza
Reply 27 de December de 2014

Adorei o texto. Vou comprar o livro com certeza.
Bjs a todos

Marina Di Lullo
Reply 27 de December de 2014

Denise, visitarei o blog, muito obrigada pela indicação!! Bjs e boa noite

ivani weffort
Reply 28 de December de 2014

Cris o nosso problema maior é seguir a cabeça e ela é louca!!!! Fica nos dizendo o tempo todo o que "deveríamos" fazer. Depois de uma fase difícil resolvi seguir o conselho do Gasparetto e não escuto mais o que a cabeça me diz. Ela sempre é mentirosa, dramática(!!!!), confusa. Agora vivo um dia de cada vez e quando dou uma derrapada!!!volto imediatamente para dentro de mim e mudo a rota e sigo em frente!!!!!
Obrigada pelo seu post!!!!!

    consueloblog
    Reply 28 de December de 2014

    Vc deixa o racional reger?... Bem como eu!!.. Mas as derrapadas são constantes... Ainda bem!! Nos fazem humanos! bj sc

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    É isso mesmo, Ivani!
    Dizem os budistas que nossos pensamentos são como macacos, pulando de galho em galho... quase impossível em meio a essa balbúrdia!! Buscar o equilíbrio é um exercício constante e necessário...
    Bjs com carinho

Marly Papa
Reply 28 de December de 2014

Como sempre adoro ler os seus textos Cris , convivo a muitos anos com o maridão que é mto ansioso , não chega a ter todos estes sintomas , mas é extremamente preocupado com os horários e os fatos que o circundam , qdo sai do controle , ele fica extremamente nervoso e ansioso , ainda bem , que sou mais calma e aprendi a conviver com suas neuras , exemplo pra ele ficar relax , temos que estar 4 horas antes do embarque , ele fica feliz e tranqüila , e eu vou com meu arsenal de espera , IPad , IPhone , compro revistas , vou no Dutch Free , e assim vivemos 40 anos juntos , posso dizer de coração que não é fácil conviver com uma pessoa ansiosa , mas como tem coisas piores , vou levando , bjs a todas !!!

    consueloblog
    Reply 28 de December de 2014

    ótima atitude!! Adorei o "Kit Espera!" bjs c

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de December de 2014

    Que legal, Marly!
    Também gostei do "kit espera"!!
    Bjs

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 28 de December de 2014

Obrigado minhas queridas Andreia ,Denise e Cris um beijão grande!!!!!!!

Mari
Reply 28 de December de 2014

Oi Cris, confesso q não conhecia esse termo...mais um um p resumir nossos medos,fobias etc ..etc Affff !
Eu sigo tentando acalmar todos os meus macaquinhos..e não são poucos!! rsrsr
Ainda bem q tem o Cblog/Salotto e agora a Cris p dar uma Santa Ajuda.. ;)
bjus

    Cris Zanferrari
    Reply 29 de December de 2014

    Sim, Mari, por aqui vamos nos amparando e aprendendo que "tudo vale a pena/ quando a alma não é pequena".
    Bjs

iara
Reply 29 de December de 2014

Oi Cris, adorei o seu texto e isto me interessa, meu filho sofre muito com ansiedade, teve depressão , pânico e interrompeu todos os seus planos por causa desta doença.Outro dia li dois livros do Augusto Cury que se chama Ansiedade e Felicidade roubada, vc conhece? Ele fala que todos nós temos uma janela killer que acaba matando a nossa vida, temos que aprender a fechá-la e sempre que vem esses pensamentos temos que duvidar , criticar e decidir, ajuda muito! bjs querida, obrigada!!!!

    Cris Zanferrari
    Reply 29 de December de 2014

    Iara querida,

    não cheguei a ler esses livros do Cury, mas pelo que você comentou, vejo que a abordagem do Robert Leahy é diferente. Talvez valesse a pena dar uma olhada... recomendo muito!!
    Tudo de bom pra vc e seu filhote!!
    Bjs

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *