Praticalidades para Sair do Armário. Só que não! por Cassiano Soares Lopes


sair do armárioCom grande orgulho, mais uma coluna pelo amigo do Salotto, Cassiano Soares Lopes

Praticalidades para Sair do Armário. Só que não!

Por Cassiano Soares Lopes

Um leitor do Consueloblog, no post De quem NÃO é a culpa?… Falando de Orlando e LGBT, expressou a satisfação de encontrar no Salotto o respeito ao it’s ok to be gay (tudo bem ser gay) a ponto de revelar sua verdade e inspirar o próximo texto – Sair do Armário (assumir ser gay).

Desde o início dessa parceria, escrevo de forma simples em textos transparentes, leves e verdadeiros sob a ótica de experiências e percepções pessoais que, quando contadas, esclarecem e ajudam pessoas. Apesar de sempre tomar partido, aprendi a ser imparcial, o que talvez deixe meus textos menos profundos e freudianos. Tento não ser repetitivo, mas conforme o tópico, é inevitável. Adoro escrever a coluna porque reafirmo a cada parágrafo a felicidade por ser quem sou.

image-1

A primeira reação à descoberta de ser gay é um mix de incerteza, desespero e alívio. Para mim, algo normal e que não deixa de ser reflexo involuntário do preconceito enfrentado em inúmeras situações. A tensão pré-contar que sou gay aflige, mas é o momento da libertação para quem vive em reclusão de identidade e deve acontecer.

Como em toda revelação, existem questionamentos. É preciso se tornar um ghostbuster (caça-fantasmas) e combater os monstros. O momento da verdade é crucial e quem deve enfrenta-lo sabe quando fazer isso. Comigo foi em etapas. À cada fase vencida, me sentia mais confiante até que encontrei o momento certo da revelação completa. Ao longo do processo, as dúvidas permanecem. Algumas são comuns e outras individualizadas. Apesar da história ser a mesma, as incertezas e reações são isoladas e então elenquei algumas inseguranças atormentadoras e o que penso sobre elas.

image-2

Para quem eu conto primeiro? Quando eu conto? Para quem se sentir confortável, pois não há uma regra. Uns contam para os pais, outros para os amigos. Cada um sabe para quem abrir seu coração, em quem confiar. O importante é ter apoio e seguir em frente. Hoje em dia está mais fácil falar sobre orientação sexual, mas é difícil para muita gente que ainda prefere manter segredo. A decisão cabe à cada um. Quando contar, depende também. O momento certo é o seu momento. Particularmente, acho que quanto mais cedo melhor.

Meus pais vão me matar! Sem dúvida é a preocupação máster. Contar para os pais é um mal necessário. São os únicos a quem de fato devemos satisfação, mesmo desconhecendo sua reação, pois o filho ao se revelar, teme ser rejeitado e a incerteza é parte do contexto. O importante é tirar tal pensamento da cabeça. Os pais, em sua maioria, já sabem que o filho é gay e cabe a eles a decisão de conviver com a realidade ou deixar para lá, como também acontece. É uma procrastinação de algo que vai acontecer a qualquer hora. Reafirmo que quanto mais cedo a revelação for feita, menor o sofrimento e maiores as chances de uma vida feliz. Conheço pessoas que vivem internalizadas no segredo com medo de assumir a verdade. Tento, da melhor forma, incentiva-las e apoia-las para que se libertem. Mas não tenho o direito de obriga-las porque o timing é diferente para cada um.

image-3

É tudo minha culpa… quero morrer!?! Muita gente se sente culpada e atitudes extremas, como o suicídio, acontecem… inclusive pais se cobram e não se perdoam pelo seu filho ser gay. O pensamento de “onde errei, o que eu fiz” precisa mudar e junto com ele entender que não há culpados nessa história. Em minha opinião o sentimento de culpa existe quando fazemos algo errado, o que não é o caso. A orientação sexual é da natureza do homem.

O que meus amigos e parentes vão dizer de mim? Quem te ama de verdade abrirá os braços para reafirmar o respeito e cumplicidade entre vocês. Agora, se o comportamento mudar, começarem a se afastar e fazer piadinhas de mau gosto, “zarpa”! Essas pessoas não merecem sua consideração. Não passei por isso, mas sei que acontece. Uma solução? Ignorar e bola para a frente.

image-4

Será que vão me demitir porque sou gay? Não vão e não podem. As demissões ocorrem por desvios funcionais, redução de quadro ou não cumprimento de normas, entre outros motivos, mas não porque alguém é gay. As empresas adotam políticas de ética ou códigos de conduta para zelar pelo bem-estar do empregado. Se isso acontecer, é preconceito e pode resultar em uma ação judicial.

image-5

Odeio quando me chamam de viado, bicha, etc. Acho esses termos ofensivos e não gosto. O mesmo para chamar homens gays pelo nome feminino e mulheres lésbicas pelo masculino. Oiiiiii Cassiana! Fala aí Paulão! Argh! Não sei se é por superexposição ou por personagens gays estereotipados de filmes e seriados, mas viado e bicha viraram jargão. Viado! Que calça linda! Nossa, arrasou bi! Parece que virou moda. Mulheres se referem a mulheres usando o termo viado!?! E muitos gays fazem isso também… será que sou antiquado? O que vocês acham? Me perdoem, não entendo e se alguém se referir a mim dessa forma em algum momento vou me manifestar.

Meu Deus, sou pecador. Falar sobre homossexualidade e religião é delicado e não me sinto à vontade porque a conversa, dependendo da pessoa com quem você compartilha, fica pesada. A intolerância e fanatismo religioso fortalecem o preconceito e, até onde eu entendo de religião, não foi o que aprendi. Os ensinamentos de fé e crença independem de raça, cor, orientação sexual e afins. São sentimentos de alma, de coração, de respeito à criação. “ Somos todos pecadores até que alguém atire a primeira pedra. ”

image-6

O que acontece se as pessoas zombarem de mim, me agredirem verbalmente e fisicamente? Quais são meus direitos enquanto cidadão? No caso da zombaria, ignorar é a melhor resposta. Agora, se a situação ficar mais séria ao ponto de acontecer uma agressão, o correto é procurar pela polícia e fazer um boletim de ocorrência. Infelizmente, o número de casos de agressão contra homossexuais tem crescido no Brasil. São dados que devem ser levados em consideração para a criação de uma lei que defina a homofobia como crime, pois conforme o site www.guiadedireitos.orga Constituição Federal brasileira não cita a homofobia diretamente como um crime. Todavia, define como objetivo fundamental da República (art. 3º, IV) o de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.  É essencial ter consciência de que a homofobia está inclusa no item “outras formas de discriminação” sendo considerada crime de ódio e passível de punição. Através da Lei Estadual 10.948/2001, o estado de São Paulo estabeleceu diferentes formas de punição a diversas atitudes discriminatórias relacionadas aos grupos de pessoas que tem manifestação sexual perseguida por homofóbicos e intolerantes. Atualmente está em tramitação no Congresso o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006 que tem como proposta a criminalização da discriminação gerada por diferentes identidades de gênero e orientação sexual. Se houver ofensa verbal, fundada na condição de homossexual, pode configurar o crime de injuria e também podem ser tomadas as providências criminais cabíveis, ou seja, uma ação penal privada, que tem início pela queixa do ofendido. Leia o texto da lei do crime de injuria, que está no art. 140 do Código Penal (obrigado Dany Cilento pelos esclarecimentos!):

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

  • 1º – O juiz pode deixar de aplicar a pena:

I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;

II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

  • 2º – Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

  • 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)

Pena – reclusão de um a três anos e multa. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)

image-7

O que os políticos podem fazer em relação à causa LGBT? Política é outro tema de discussão delicado dependendo da contraparte, mas tenho convicção quanto ao papel dos governantes: definir e estabelecer leis/ações que sejam exercidas em benefício de uma sociedade igualitária em relação aos direitos humanos de todos os cidadãos, inclusive dos LGBTs. Apesar do caos político que vivemos em nosso país, acredito na existência de representantes capazes de implantar tais mudanças e melhorias sociais.

Compartilhando essas informações espero poder ajudar outras pessoas em seus processos de descoberta e libertação. Sejamos a nossa verdade sempre!

Obrigado mais uma vez Super C por abrir o espaço do Salotto em prol do amor e respeito.

Beijocas e abraço de urso!

Cassi

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas Sensacionais de Amsterdã por Cassiano Soares Lopes
December 16, 2016
Top 10 gatos gay…
November 28, 2016
Clinton e Trump: Duelo de Titãs na terra do Tio Sam, por Cassiano Lopes
October 20, 2016
Quem amamos e por que?…
August 22, 2016
Quem tem amigo tem tudo!
July 29, 2016
De quem NÃO é a culpa?… Falando de Orlando e LGBT
June 17, 2016
Que tal um filminho?…
April 07, 2016
Divas!
March 04, 2016
Ser Gay no Interior
February 22, 2016

25 Comments

Carmen Nogueira
Reply 14 de November de 2016

Oi Cassi,

Gostei do seu texto, acho que pode ajudar pessoas que estão com dificuldade de assumir sua identidade sexual. Ouvir sugestões de quem já trilhou esse caminho passa segurança para seguir adiante.
Como psicóloga, percebo no consultório, que algumas pessoas não conseguem ir adiante com sugestões e conselhos, precisam se preparar para contar se fortalecendo psicologicamente . Famílias também buscam ajuda para lidar com o "inesperado". Questões dos pais se referem a" onde erramos", "quem está influenciando essa atitude", "como vamos encarar a família e amigos", etc ?
O bom é saber que quem ama aceita e respeita, mesmo que leve tempo entendendo que homossexualidade é da natureza humana( como vc disse).

    Cassiano
    Reply 14 de November de 2016

    Carmen querida, que bom ler suas palavras. Concordo com você totalmente. A ajuda de profissionais qualificados contribui enormemente para o entendimento da causa. Eu apoio totalmente essa parceria! Obrigado pelo carinho! Bjocas e bom feriado!

Andreia Mota
Reply 14 de November de 2016

"Quem te ama de verdade abrirá os braços para reafirmar o respeito e cumplicidade entre vocês."
E meus braços sempre estarão abertos e esperando para um abraço verdeiro e cheio de amor.
Parabéns pelo post meu maninho querido!!!
Beijos

    Cassiano
    Reply 14 de November de 2016

    Mana linda, adoro os seus abraços e obrigado pelo carinho e apoio de sempre. Isso me faz mais feliz! Bjocas e bom feriado!

Francisca Takabatake
Reply 14 de November de 2016

Olá Cassiano,

Adoro seu texto, acredito que ele ajudará muitas pessoas.
Minha filha tem um amigo gay e a família dele, que são evangélicos, pensam que é só uma fase.
Fico com o coração partido de ver o sofrimento dele.
Obrigada pelo post! Bjs

    Cassiano
    Reply 15 de November de 2016

    Obrigado Francisca! Espero que ajude mesmo e também sofro com o caso de muitos que conheço. Faço o possível para ajuda-los. Bjocas!

Angela Motta
Reply 14 de November de 2016

Casso querido, como sempre, otimo post, muito bem colocado e que pode ajudar muita gente. Adoro vc e te admiro muito! Parabéns! Bjs

    Cassiano
    Reply 15 de November de 2016

    Amada, obrigado pelo carinho de sempre! Também te adoro e te admiro muito! Bjocas!

AnaluArruda
Reply 15 de November de 2016

Momento difícil o da descoberta que sua filha é gay. Por incrível que pareça, nunca desconfiei. Achava que ela tinha problemas com o sexo oposto por conta do abandono do pai e pelos meus relacionamentos amorosos desastrados. Acreditava que uma boa terapia ajudaria. E ela volta e meia tinha namorados e também era feminina, vaidosa. Mas muitas pessoas já sabiam, menos eu que quase me engasguei quando ela me contou durante um jantar. Não foi fácil, não exatamente por mim, mas pelo preconceito alheio que poderia lhe causar sofro. Nenhuma mãe quer ver um filho sofrendo. Mas num tempo muito curto a aceitação minha, da família e dos amigos aconteceu. E eu só quero que ela seja feliz. A orientação sexual dela não me pertence, é um direito dela ser como é. Dela e de todos. Infelicidade é carregar em si um sentimento tão feio como o preconceito.

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2016

    Ana, todos precisamos do tempo que precisamos. O importante é estarmos juntos e apoiar quem amamos. Obrigada pelo teu comentário! bjs
    c

    Cassiano
    Reply 15 de November de 2016

    Ana, realmente não é fácil, nem para os pais e nem para os filhos. Amor e apoio são importantes nesse momento da descoberta. O preconceito existe, porém o respeito e o amor superam. Obrigado por compartilhar conosco sua história. Um beijo carinhoso.

Cris M Zanferrari
Reply 15 de November de 2016

Cassi querido!!
Excelente o seu texto! A cada vez que se expõe o assunto, se ajuda a minimizar preconceitos e a ampliar o respeito. Acompanhei alguns episódios da série "Liberdade de gêneros", no GNT, e fiquei comovida com o sofrimento de alguns dos entrevistados. É uma angústia existencial absurda essa de não poder ser quem se é!
Por isso, mais uma vez, parabéns pelas tuas palavras de esclarecimento, de coragem, e de compreensão!! Você é um amado!!
Bjo afetuoso

    Cassiano
    Reply 15 de November de 2016

    Cris querida, que sintonia! Nesse exato momento em que lhe escrevo, estou assistindo esse programa e me comovendo muito, além de entender as novas denominações do universo LGBT. Apesar de discordar de certos posicionamentos, principalmente nos jargões, estou feliz em ver essa superexposição em prol do conhecimento e caminho ao respeito. Quanto mais se fala, mais se entende. Obrigado pelo carinho e apoio amada. Bjocas!

Andrea - Curitiba
Reply 15 de November de 2016

Grande Cassi!! Sempre expondo suas ideias sem medo de ser feliz! Bjs no coracao......

    Cassiano
    Reply 15 de November de 2016

    Obrigado Andy, bjocas para você também!

Mia Athayde
Reply 15 de November de 2016

Cassi querido,
É tão precioso isto que está acontecendo aqui!!!!
Consuelo lhe dando um espaço tão democrático e construído com as melhores vibrações e, voce, o preenchendo com um conteúdo de grande valor social e afetivo!
Congrats a vcs dois!!!!!
Não sei quantas centenas ou milhares de pessoas passam por aqui e lêem o que se escreve no ConsueloBlog mas, tenho certeza de que para muitosssss, estes teus textos de coração aberto e amoroso, Cassi, são valiosos e fazem do mundo um lugar melhor para se viver!
Beijos nos dois!

    Cassiano
    Reply 15 de November de 2016

    Obrigado Mia! Fico feliz demais em saber que se certa forma posso ajudar outras pessoas. Não sou expert no assunto, como já disse antes, porém acredito de verdade que compartilhar a minha vivência e opinião pode ser contributivo de alguma forma. Bjocas amada!

Sandra Abrahim
Reply 16 de November de 2016

Cassi.
Você é lúcido, pés no chão e seus comentários são perfeitos. Parabéns pela sua maturidade. Concordo que mesmo podendo ser engraçado usar a palavra "viado" e outras como piada é um contra senso, se o que se quer é fazer parte do contexto, não precisa ser engraçado para ser aceito . Ser gay não é um ser com necessidades especiais, é uma pessoa como outra qualquer. Por isso não acho que necessario ter rótulos engraçados.
Continue por aqui. É muito bom poder ler seus pensamentos.
Beijos e flores

    Cassiano
    Reply 16 de November de 2016

    Obrigado querida pelas suas palavras! Concordo com tudo o que disse. Não somos produtos para sermos rotulados e sim seres humanos que merecem respeito como quaisquer outros. Ontem mesmo assisti um episódio de um programa de comédia na tv fechada em que o exagero aos gays ficou até chato... Sem contar que tem uma cantora que acaba de lançar uma música com o título Viado... Desnecessário e continuo sem entender.... Bjocas e flores para você também!

iara
Reply 16 de November de 2016

muito bom o texto, vou compartilhar com um amigo querido que acabou de assumir publicamente o seu namorado, acho que vai ajudar bastante!! Bjus querido primo , vc é demais!!!

    Cassiano
    Reply 17 de November de 2016

    Ô prima, que felicidade a minha ouvir isso! Tenho certeza que ele será muito mais feliz e diga-lhe que desejo muitas alegrias. Um beijo enorme!

Marina Di Lullo
Reply 18 de November de 2016

Cassi, parabéns pelo texto!! Além de claro, você se posiciona e transmite sua força e o respeito por si próprio, fundamental para construir relações que valham a pena (e com humor sempre, adorei a parte do "zarpa"!). Beijos

    Cassiano
    Reply 20 de November de 2016

    Obrigado Marina querida!

Marly Papa
Reply 21 de November de 2016

Querido fratello , adoro ler o teu post , vc tem uma maneira de abordar o tema de uma maneira leve , didática e mto focado ao texto . Gostei mto deste em particular , pq vc abordou vários tópicos que os jovens devem se questionar , estou assistindo o novo programa da GNT, estou gostando muito , graças a Deus que avançamos sobre o tema , novos tempos , obrigada a vc e a Consuelo de abrir este espaço para nos enteirarmos sobre este assunto !!!
Um abraço de urso , saudades !!!

    Cassiano
    Reply 23 de November de 2016

    Obrigado Miss Marly linda! A proposta é essa mesmo. Compartilhar textos leves e que possam contribuir de alguma forma com os leitores do blog. Bjocas estaladas, abraço de urso e saudades também!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *