Praga: bairro judaico


IMG_4960
O terceiro dia em Praga amanheceu ensolarado.  Saímos para ver o bairro judaico.  Um passeio emocionante além de lindo pois se passa por bairros com arquitetura Deco muito lindos.

Na Ponte Carlos

Na Ponte Carlos

IMG_8913

Tem uma lenda, ou história, que diz que uma rainha se confessou com um padre e o rei queria saber o que ela havia dito. O padre se recusou então o rei mandou matá-lo. No lugar onde o jogaram no rio, tem uma estátua e deve-se tocá-la para ter boa sorte. Algo assim...

Tem uma lenda, ou história, que diz que uma rainha se confessou com um padre e o rei queria saber o que ela havia dito. O padre se recusou então o rei mandou matá-lo. No lugar onde o jogaram no rio, tem uma estátua e deve-se tocá-la para ter boa sorte. Algo assim…

 

A ponte está sempre cheia de pessoas...

A ponte está sempre cheia de pessoas…

DSC04472 IMG_8908 DSC04480 IMG_8900IMG_8917

Indo ao bairro judaico.

Indo ao bairro judaico.

IMG_8936 IMG_8909 IMG_8916 IMG_8931

As bancarelas de rua vendem tudo levinho, levinho...

As bancarelas de rua vendem tudo levinho, levinho…

Batata frita na banha... urghhhh...

Batata frita na banha… urghhhh…

Isso pareceu gostoso, pregunto de Praga. É meio adocicado me dizem.

Isso pareceu gostoso, pregunto de Praga. É meio adocicado me dizem.

DSC04499

Na praça...

Na praça…

Encontramos uma patinarei lindíssima!!

Encontramos uma patinarei lindíssima!!

No bairro judeu, compramos o bilhete que te dá o direito a visitar várias sinagogas e o famoso cemitério de meados de 1400.

A primeira que vimos foi a Sinagoga Pinkas com inúmeras paredes completamente cobertas com o nome de 77,297 mil vítimas do holocausto.  O impacto da mensagem e da imagem é de uma beleza sem descrição, inesquecíveis.  Fiquei sem fala.

DSC04509 DSC04510 DSC04512 DSC04513

IMG_4965

Daí vimos o cemitério.  É tão forte como senti a diferença entre a, digamos, cultura da minha religião e aquela judaica.  Tudo católico é rebuscado, dourado até berrante.  Faz parte de nós.  Aqui uma paz e simplicidade.  O meu comentário não quer ser crítico, pois acho os dois bonitos, mas a impressão é esta.  Talvez o fato que seja outono e as folhas amareladas no chão ajudassem a dar o clima.  Não podia tirar foto.  Esta abaixo tirei da internet e tem uma no vídeo.

A imagem é de Genevieve Hathaway http://www.archaeoadventures.com

A imagem é de Genevieve Hathaway
http://www.archaeoadventures.com

Vimos mais duas sinagogas.  A Espanhola é considerada uma das mais lindas do mundo e fiquei pensando que diferença a sinagoga mais elaborada de uma igreja elaborada.  Uma é bem mais decorada do que a outra.  Perguntei no Snapchat o por que, mas ainda não obtive uma resposta completa…

DSC04505

A sinagoga espanhola

A sinagoga espanhola

IMG_8945 IMG_8942 IMG_8943

Também havia uma explicação de tudo que os judeus passaram nos últimos séculos em Praga.  Que difícil esse caminho!!

E a outra sinagoga que vimos...

E a outra sinagoga que vimos…

Dalí almoçamos em um restaurante fusion pois sinceramente o nosso sistema digestivo estava pedindo arrego do goulash.

IMG_8948 Attachment-1 2

Voltando para casa quis ver a troca da hora no relógio astronomico!  Vejam no vídeo!!  É uma graça!!!  Tivemos a sorte de pegar o pôr do sol na praça onde fica o relógio e os prédios ficaram dourados!!  Incrível!!
IMG_8949 IMG_8951 IMG_8950 IMG_8955

Voltamos ao nosso hotel, Alchymist onde às 5 todos os dias servem vinho e queijo!

Voltando ao hotel no fim da tarde...

Voltando ao hotel no fim da tarde…

IMG_8964

A entrada do hotel...

A entrada do hotel…

DSC04228 DSC04227 IMG_8965

Eles servem vinho e queijo às 5...

Eles servem vinho e queijo às 5…

Várias fotos de Roberto Leone

Vídeo do Snapchat deste dia:

Se não conseguir abrir, por favor clique AQUI.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Praga o que trouxemos de souvenir…
November 19, 2015
Praga, conhecendo essa maravilha…castelo, biblioteca, shopping e mais cerveja!
November 17, 2015
Praga! Avião, hotel, mala e chegando lá!
November 16, 2015
Visitando Praga e Viena
June 27, 2015
Relógios astrológicos, Luciene Félix Lamy nos transporta pela Europa
February 07, 2014

40 Comments

Eduarda
Reply 18 de November de 2015

Oi Consuelo, estou adorando rever Praga pelos seus olhos! Aqui vai minha humilde opinião sobre a diferença que você questionou entre as Sinagogas e os templos Católicos Romanos. Ao meu ver, tudo que remete às imagens (esculturas, quadros figurativos) é aceito e e estimulado no catolicismo romano como uma forma de estabelecer pontes entre o conceito abastrato espiritual e o plano emocional, bem mais terreno, da maioria dos seus praticantes. Já a abordagem religiosa judáica é mais intelectual (e também culturalmente mais elitista) e as imagens materiais, ao invés de instrumentos de religação, são vistas mais como desvios para a percepção espiritual pura, verdadeira. Na religião judaica, as imagens com esse fim do "religare", são aquelas do conteúdo simbólico do próprio alfabeto hebreu e suas palavras tradicionais ou, no máximo, as imagens da literatura religiosa. Mas isso é apenas uma conjectura pessoal com base no que conheço das duas religiões.
Quanto ao design Tcheco, tive a sorte de ver a exposição de formatura da escola de Design de Praga e fiquei "de cara" com o talento e bom gosto daqueles jovens e também muito intrigada com uma percepção que depois não pesquisei nada mais a respeito e talvez você até saiba melhor se tem algo a ver: achei que tinha algo de etrusco muito forte os influenciando! Bjos

    Andrea - Curitiba
    Reply 18 de November de 2015

    Oi Eduarda! Otimo texto! Concordo com vc em tuas explicacoes.. Em Curitiba temos o primeiro museu do holocausto no Brasil. Nao fui e nao pretendo ir, pois me comovo muito com a historia dos judeus. Esta parte de Praga me lembrou muito Munique, inclusive o relogio. Quando la estive com minha mae, tambem nao fomos no museu, nem em nada sobre esse periodo tao triste de nossa historia....Bjs.........

      Eduarda
      Reply 18 de November de 2015

      Andrea, fiquei muito curiosa com esse museu de Curitiba! Ao contrário de você, apesar de nesse caso também me comover, sempre vou nesses museus de culturas específicas, tenho o maior interesse. O museu de cultura judaica, que aborda as perseguições sofridas por eles, que mais me comoveu foi o de Paris. A coleção de fotos antigas e os relatos orais transcritos são belíssimos e nos transportam para todo o drama que eles passaram tanto na primeira, quanto na segunda guerras.

    consueloblog
    Reply 18 de November de 2015

    Eduarda! Quantos pontos interessantes. A comparação entre duas religiões outra pessoa me falou algo parecido, e acho q vcs tem razão!
    Quanto ao Etrusco também não sei...
    bjs
    c

    luciene felix lamy
    Reply 19 de November de 2015

    Muito interessante sua opinião quanto a diferença iconográfica entre as Sinagogas e os templos Católicos Romanos, Eduarda! Enriquecestes nossos saberes, amiga!

    No entanto, também em minha humilde opinião*, penso que TODAS as religiões se empenham em buscar "(...) uma forma de estabelecer pontes entre o conceito abstrato espiritual e o plano emocional, bem mais terreno, da maioria dos seus praticantes.".

    Isso porque “estabelecer pontes” entre o divino (metafísico) e o humano (físico) é o propósito de todo "re-ligare" e, portanto, não é prerrogativa exclusiva da religião católica.

    Afirmas que: "Já a abordagem religiosa judaica é mais intelectual (e também culturalmente mais elitista) e as imagens materiais, ao invés de instrumentos de religação, são vistas mais como desvios para a percepção espiritual pura, verdadeira."

    Exatamente! Mas não penso que isso decorra do fato de que a abordagem católica seja menos “intelectual” que a judaica.

    O que ocorre (e creio que seja a isso que te referes) é que, dentre os sentidos com os quais fomos dotados (visão, audição, olfato, paladar e tato) o Ocidente (donde nossa herança greco-romana) privilegia a visão, enquanto que o Oriente (sobretudo os muçulmanos), até por questões geográficas (grandes desertos) sob o risco de miragens, se esquiva em confiar plenamente no que vê, privilegiando a audição.

    Em decorrência disso é que haverá a primazia ou não à iconografia, o que corrobora sua afirmação de que “são vistas mais como desvios para a percepção espiritual pura, verdadeira."

    Quanto ao fato de afirmares que a abordagem religiosa judaica é “também mais elitista”, desconfio de que isso não ocorre somente na judaica (ser elitista), mas em TODAS as grandes religiões, uma vez que, desde a origem, cabe à elite (intelectual e sim, fortemente atrelada à elite econômica, uma vez que inicialmente somente os chefes das fratrias, os “aristois”, os bem nascidos e, posteriormente, os nobres do medievo) poderiam se dar ao luxo de destinar alguns dos seus (propensos membros) às atividades digamos que, mais contemplativas.

    E, mais uma vez, estais correta ao atentar ao fato do judaísmo privilegiar a grafia das letras hebraicas (o alfabeto é grego). Eles tem isso em comum com o islamismo, que vê no “kallós” (belo) da grafia das letras uma forma de enaltecer o divino. No caso desses últimos, enriquecendo-os com os famosos arabescos.

    Acabei me estendendo... E tô louca para falar da origem das lápides nos túmulos... Mas nesse momento, preciso muito estudar a tragédia para meu artigo no jornal. Assim que puder, volto à Praga!

    Zilhões!!! lu.
    (*) Minha área não é Teologia, e sim Filosofia Antiga, Mitologia Greco-romana (por isso enveredei pela História da Arte) e Tragédia Grega.

      consueloblog
      Reply 19 de November de 2015

      Quero saber do cemitério!! bjs c

        Eduarda
        Reply 19 de November de 2015

        Consuelo, meu Deus, eu não percebi que não era permitido fazer fotos lá no cemitério! Tirei várias! Uma delas, que especialmente gosto, capturou algumas meninas lendo o Talmud à luz de velas na lápide do rabino Loew (a lenda diz que ele, grade mago da Cabala, fez um Golem para proteger os judeus da perseguição que sofriam em Praga por volta de 1600.Existe um filme da década de 20,do diretor Paul Wegener, que retrata essa lenda e que é um cult.O filme mostra Praga nessa época e para os que gostam da cidade émuito interessante)

      Eduarda
      Reply 19 de November de 2015

      Maravilha, Luciene! Você desenhou com pena fina aquilo que eu apenas rabisquei! Bjos e obrigada!

        luciene felix lamy
        Reply 19 de November de 2015

        Para tudo: olha a elegância desse Blog!
        Oh, Eduarda... Como te dar um beijãozão???
        Sou eu quem agradece, amiga. Zilhões!!!
        PS: UAU!!! Vou conferir o filme assim que puder.
        E, tb assim que puder, falo da origem das lápides.

          Marina Di Lullo
          20 de November de 2015

          Adorei as ilustradas explicações de Eduarda e Luciene!! Beijos

MaVi
Reply 18 de November de 2015

nosso gosto por viajar, o encantamento repetiu-se. Desta vez com uma ternura plena,
É redundante dizer que esse post é lindíssimo! Que Praga é uma cidade linda... com histórias fantásticas! Que é uma cidade romântica... sob medida para os enamorados... Que vcs compuseram a paisagem com leveza, colorido e beleza especiais... sim, também! Além disso, só acrescento que vcs exageraram na beleza das fotos!
obrigada!
Bjs!
MaVi

    consueloblog
    Reply 18 de November de 2015

    Quanto às fotos, vc deve agradecer ao Roberto! ;-) bjs c

Denise Luna
Reply 18 de November de 2015

Nossa, Consuelo, AMEI rever os lugares por onde andei e também tive o privilégio de fazer um post para você desse bairro que me deixou encantada. Esse cemitério é mesmo emocionante. Quando fui tinha um rabino fazendo as preces junto de uma lápide e foi comovente. A sinagoga espanhola me deixou de queixo caído. E você tem toda a razão sobre o por do sol em Praga, lindo demais!!!!!!!!!!!
Curiosidade: Qual lembrança de Praga vocês trouxeram para compartilhar? Alguma pulseira?

    Eduarda
    Reply 18 de November de 2015

    Denise, perdi esse post seu :( ! Eu trouxe como lembrança umas bijous de prata do museu alfons mucha que minhas filhas gostaram muito.Fica a dica p quem for, pois como a Consuelo contou os souvenirs são mesmo bem feios.

      consueloblog
      Reply 19 de November de 2015

      Eduarda, abaixo do post nas sugestões vc encontra o post da Denise. bjs c
      PS Obrigada pela dica!

consueloblog
Reply 18 de November de 2015

Foi bem rápido, então não fizemos shopping, mas tive dificuldade com o design das lojas de souvenir. Não gostamos de nada. Amanhã mostro a loja que mais gostei. É de cristal e talvez encomendamos alguns copos, mas são bem caros... Não vimos nenhuma pulseira, então trouxemos canecas de Praga... mas da Starbucks!!! ahahahah! bjs c

    Eduarda
    Reply 18 de November de 2015

    Nem uma garrafinha de Absinto? É maravilhoso! kkk

      consueloblog
      Reply 19 de November de 2015

      É mesmo... esqueci na paquera com a cerveja... bjs c

Jovita Agra
Reply 18 de November de 2015

Estou simplesmente fascinada por Praga! Só conheço por fotos e comentários de parentes e amigos que ali já estiveram, e confesso que não achei tão atraente como estou vendo agora pelas suas lentes e explanações. Como faz diferença!!! As suas fotos e videos estão tão lindos... Bateu vontade de visitar e, principalemte provar as cervejas.
E amei o seu look de ontem, rosa e branco, estava tão chic! Bjo.

    consueloblog
    Reply 18 de November de 2015

    Oi Jovita! Obrigada! A cerveja é divina!! Ai que saudades! rsss bjs c

Yula
Reply 18 de November de 2015

Ai Consuelo,
Estive nos mesmo lugares, quase na mesma ordem, tirei as mesma fotos... Me fizeste reviver todos os momentos bons que passei lá, que fizeram com que me apaixonasse pela cidade a ponte de considerá-la uma das ( se não A ) mais lindas que conheci.
Lembrei, inclusive, do cheiro maravilhoso daqueles pernis assando naquela espécie de churrasqueria na praça em frente à Nossa Senhora de Tyn ( onde tive a sorte de ir pagar uma promessa e chegar bem na hora da missa em... português! ), que eu apelidei de "comido do Obelix"! Rsrsrs
Revivi minha maravilhosa viagem através das tuas fotos!
Grazie, cara!
Tanti baci,
Yu

    consueloblog
    Reply 19 de November de 2015

    Oi Yula querida! Comido do Obelix!!! É mesmoooo!... Poxa! Missa em Português pagando a promessa??!?! Até arrepiei! bjs c

Claudia
Reply 19 de November de 2015

Oi, Consuelo querida! Amei fazer este passeio com vocês através das fotos!Mazel tov! Beijos.

    consueloblog
    Reply 19 de November de 2015

    Obrigada! bjsc

Andreia Mota
Reply 19 de November de 2015

Bom dia Querida e Queridos!!
Amei o piso da patinarei, lindo. Adoro esse clima, frio sem chuva. A parede da Sinagoga Pinkas nos dá uma paz e um nó na garganta, lembrei-me do Oskar Schindler tentando lembrar-se do maior número possível de sobrenomes para salvar, (A Lista de Schindler). Muito interessante o Decálogo (10 mandamentos) na entrada da Sinagoga Espanhola. Eduarda obrigada por seu comentário, consegui perceber a diferença entre as religiões com a sua análise. Fiquei curiosa em saber o que comeram no restaurante, nem uma fotinha, hahaha. Adoro a hora do crepúsculo por conta da quantidade de cores entre o dia e a noite. Beijos Diva, beijos Salotto.
Et. Curiosa em saber a surpresa do Mr. Leone, quem mandou você comentar, hahaha.

    consueloblog
    Reply 19 de November de 2015

    Tinha uma foto da comida... uma sopa com leite de coco, capim de limão e camarão... mas achei tão fora do contexto...rsss!
    quanto ao Mr. Leone, vai ter que esperar... sorry!
    bjsc

Cassiano Cacho Soares Lopes
Reply 19 de November de 2015

Eu falo que as luzes são lindas!?! Ai Ai, aqui suspirando... Lindo o bairro judeu. Eu, particularmente, aprecio muito a cultura judaica e toda a sua história. É um povo forte, unido. Ainda não conheço o museu do Holocausto em Curitiba, mas já estive no Museu do Holocausto em Washington D.C. e na casa da Anne Frank em Amsterdam. Em ambos fiquei extremamente comovido... Li várias biografias de sobreviventes dos campos de concentração, memórias daqueles que não conseguiram, assisti alguns filmes e até hoje não consigo entender essa mancha negra na história. Passeio mara C! Adorei as slippers e o casaquito. Você e seu gato Robbie fazem um perfect match! Bjocas!

    consueloblog
    Reply 19 de November de 2015

    Oi Cassi, obrigada! É emocionante mesmo! Dentro da sinagoga, Roberto e eu discutimos algo a ver com o que vc escreve... como pode o Papa não fazer nada na época? Hoje a igreja pediu perdão oficialmente, mas então calaram. Inimaginável!!
    bjs
    c

      Eduarda
      Reply 19 de November de 2015

      O atual Papa Francisco (sou fã dele!) se dá ao direitode falar o que deve ser dito por qualquer papa que se preze e vejam a barra pesada que ele está enfrentando dentro e fora do seu âmbito de poder terreno...

        consueloblog
        Reply 19 de November de 2015

        Isso mesmo! bjs c

Luciana Rodrigues
Reply 19 de November de 2015

Acho que tenho uma consideração para a sinagoga bem decorada: sendo espanhola, eram judeus sefarditas talvez fugidos da península ibérica. O Califado de Córdoba era um "território livre" onde judeus e árabes viveram juntos, mesclando suas culturas. Se você ver essa sinagoga ela lembra bem as mesquitas da Turquia e os azulejos portugueses.
Talvez tenha ficado essa herança! Não sei, mas foi algo que me passou pela mente. Talvez a herança venha daí. Depois houve um edito e tanto os judeus quanto os árabes foram expulsos de lá. Pode não ter nada a ver kkkkk, mas foi o que pensei logo que li seu texto.

    consueloblog
    Reply 19 de November de 2015

    Interessante Lu! Realmente a arquitetura é muito árabe! bjs c

Fernanda
Reply 19 de November de 2015

Ha quase um ano atras estivemos em Praga, e suas fotos fazem me reelembrar como adoramos essa cidade.Fizemos um passeio turistico chamado undergrounds tours :que mostra como a cidade foi elevada para conter as enchentes e mais tarde usados para esconder tesouros e esconderijos durante o periodo das guerras.Estivemos na epoca do natal e tinha um mercado para essa ocasiao com artesanatos e food trucks.
Adorei tambem o bairro judeu , as igrejas , galerias e nao poderia deixar de mencionar os cristais.

    consueloblog
    Reply 19 de November de 2015

    Que interessante Fernanda!!! bjs c

Isa
Reply 19 de November de 2015

Eu adoro o capricho que voce tem com as fotos. Subir isso tudo é um trabalhao. Muito obrigada por compartilhar... e so mais uma coisinha: voce ta bonita pra caramba,viu? Fiu Fiu
bjs

    Eduarda
    Reply 19 de November de 2015

    Eu tb Isa.São lindas e muito abrangentes: ficamos com uma idéia bem completa do passeio!

    consueloblog
    Reply 19 de November de 2015

    coradinha agradeço! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 20 de November de 2015

Consu, que lindo o bairro judaico! Incrível o trabalho em ferro no altar da sinagoga Pinkas e o teto da sinagoga espanhola, em seu colorido e desenhos, lembrou-me muito do que vi em Sevilha.
Adorei as fotos que Roberto faz sem você percebê-lo, como a do restaurante e a que você está no saguão do hotel, ele nos transporta para junto de você nestes momentos.
Beijos

Marilze Marinho
Reply 21 de November de 2015

Ontém tive uma crise com o Facebook e decidi que seria hora de tirar do meu computador. Sobretudo, porque fico muito solitária e me escondo atrás dos tais jogos. Hoje porém, quando abri o Face, veio o seu blog com sua viagem a Praga, suas fotos e seus comentários. Fico com o Face porque posso viver tua vida. Entende Consuelo como existe uma grande responsabilidade no trabalho que vc desenvolve? E os comentários de algumas pessoas que te seguem??? Mulheres bem nascidas que tiveram oportunidade de adquirir alto grau de intelectualidade e de conviver desde a infância com pais que transmitiam saber e conhecimento. Então fico contigo!

    consueloblog
    Reply 23 de November de 2015

    Oi Marilze, eu conheço vários leitores, ou amigos do Salotto, e te garanto que tem todo tipo de experiência diferente. Quem mais privilegiado, como eu, quem muito menos. Quem os pais foram abertos e compreensivos, quem não... somos um baralho...
    Fique conosco e interaja mais... acontece algo de mágico por aqui!! Garanto!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *