Posso?…

Age means wise?  Believing on this, I offer, humbly, some advice.

In cocktails and dinner, invest on the top part of your look.

Never wear a watch in formal occasions unless it is jewellery.

A good haircut is worth the cost of at least 4 new pair of shoes.

Know how to receive presents and compliments.

Mascara! 10 layers and minutes!

Never buy on sale something you would not buy full price!

—————————————–

Uma das vantagens de ter mais anos de experiência, é a sabedoria… Absolutamente questionando a minha,  gostaria mesmo assim (aiaiaiaiiaiiiaiiai!!) de dividir com vocês alguns dos meus axiomas e descobrir se vocês concordam…

Em coquetéis onde todos ficam meio apertadinhos e jantares, de pé ou sentado, nota-se muito mais a metade de cima do teu corpo e look.  Portanto, gaste mais energia, dinheiro e tempo aí.  Top, perfume, cabelo, maquiagem, decote (ou não), jóias e bijoux, hálito, sorriso, papo!!!!  O destaque tem que estar aí!!

Sei que o relógio é um lindo objeto e também às vezes é status.  Mas a etiqueta, e com essa eu concordo, diz que para mulheres, quando o traje é formal, não deve-se usar relógio a não ser que seja uma jóia.  Ele é um objeto prático que marca as horas…duas boas razões para não usá-lo quando você está se divertindo toda lindona!

Publicidade da Patek Philippe, justamente contradizendo o que a etiqueta requer...marketing o ignorância? Quero só deixar claro que acho lindo este relógio. Falo aqui só do conceito.

Minha mãe sempre me disse, e lhe dou 100% de razão, vale mais um ótimo corte de cabelo e cor bem feita do que 4 pares de sapato (às vezes o custo desta feita)!

cachos naturais

Resultado liso...com meu cunhadão, Carlos, no seu casamento tão divertido com minha irmã, Alessandra, em Maio. Foto maravilhosa do grande Paulo Freitas.

Saiba receber presentes e elogios!  Já repararam como é difícil?  Especialmente elogios.  Entusiasmo e sinceridade, na minha opinião é a chave.  Mesmo se você não goste do presente, alguém perdeu tempo, energia e dinheiro em você.  Merece a recompensa do teu sorriso.

A minha queridíssima amiga Lucia, recebendo balões em uma ocasião importante da sua vida. Ficou alguma dúvida se ela gostou?...

Seguindo o raciocínio que se vê mais a parte de cima, eu ADORO rímel!!!! Gasto quase dez minutos passando umas dez camadas.  O meu favorito?  Max Factor False Lash Effect.

E a última pérola.  Uma vez li, nunca compre em liquidação algo que não compraria a preço cheio!…

Did you like this? Share it:
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

70 Responses to Posso?…

  1. Ficou lindo tanto cacheado quanto liso…eu ainda não achei O profissional que acerte com os meus cabelos, mas sigo tentando!

    • consueloblog says:

      Então vc já virou minha heroína!!!! E se te dissesse que vou a Paris pra cortar o cabelo?!?!?, entra no perfíl de vítima da moda?…
      bjs!
      PS Adorei o teu blog!

  2. Ana Laura Rabelo says:

    Bom dia!
    Concordo, especialmente como item do corte de cabelo e da compra em liquidação.
    Se recuperar de um corte péssimo e de uma compra ruim, mesmo que em “liquida” é doloroso!

    bj,AL

  3. Carina says:

    Ameeeei este post!! Para ler e reler váaarias vezes ;)

    Parábens!

    Beijoss

  4. Roberta Gerhardt says:

    Querida Consuelo! Parabéns pelo blog, é uma graça! Concordo muito com você no quesito do relógio e é um alento encontrar pessoas que compreendam o quanto a etiqueta na prática faz sentido e quando respeitada oferece “momentos alma” em nosso cotidiano. Vejo muitos modismos e muitos absurdos beirando a falta de educação por conta de um mercado desesperado em querer vender tudo, inclusive a alma! Obrigada por ajudar a trazer à tona a importância real da etiqueta na prática. Mas infelizmente não concordo com você no quesito coquetel – dar importância à parte de cima. Confio que a elegância está associada à harmonia e à autenticidade, por isso, ainda que em certas ocasiões a gente saiba que partes do todo ficarão em evidência, o melhor é se sentir segura e feliz de verdade sabendo-se à vontade para exibir o todo em harmonia. Por fim, concordo muito com a sua opinião sobre o poder de um corte e de uma cor correta, você tem toda razão! Feliz de quem compreende o quanto não precisamos de muitos objetos quando nossa imagem real oferece uma harmonia e uma verdade bacana, isso nos dá liberdade; algo imprescindível para a elegância, né? Fica aqui meu comentário para você que estou conhecendo agora e acompanhando há bem pouco tempo seu blog gracinha. Parabéns! Você deve ser uma pessoa especial. Beijos da Roberta Gerhardt.

    • consueloblog says:

      Oi Roberta! Também gosto de etiqueta, mas devo confessar que às vezes, precisaria de revisões aí também!! Eu digo isso como constatação e não para discordar com você. Por exemplo, eu gosto de cortar a salada!!! E em outros casos, gosto de seguir a etiqueta mesmo que não julgo se outros não a seguem a risca. Um “bom apetite” sincero, me encontra com um sorriso de agradecimento, mesmo se eu não o digo… E no caso de quem sobe a escada antes, onde o homem deve estar na frente para não dar de cara com o meu bumbum, neste caso eu sigo a risca, prefiro ficar atrás mesmo!!! ;-)
      “Exibir o todo em harmonia” te garanto é o meu moto também, especialmente porque para encontrar uma harmonia entre o meu de cima e o meu de baixo requer um trabalhão!!! RSSSSSSssss! O que quis dizer, e talvez não fui clara, é que se você apostar o impacto do look em um sapato incrível, em um coquetel ou jantar sentado, vai passar desapercebido! Algo que não aconteceria em um encontro numa sala onde senta-se em um sofa cruzando as pernas com grande efeito. Que que vc acha?
      “Verdade bacana”=elegância!
      Obrigada e um grande abraço!!
      Consuelo

      • Roberta Gerhardt says:

        Querida Consuelo! Adorei seu bom humor. E compreendi seu ponto de vista e concordo com você no sentido de que transgredir com conhecimento nos posiciona com liberdade porque podemos assumnir a responsabilidade e brincar com isso. De fato, a etiqueta merece ser revisada de tempos em tempos porque ela nasceu para ajudar as pessoas a se relacionar e se comunicar com segurança e clareza. No passado, muito lá atrás, dependendo de como um aristocrata usava talheres indicava até onde era o seu conhecimento sobre certos segredos do seu país e isso era indicativo do teor da conversa que se sucederia após a refeição. São histórias interessantes onde podemos compreender a raíz de certos comportamentos e a partir disso decidir mudar, propor um novo gestual, um novo modo de se comunicar com os outros. E realmente é muito desagradável conviver com pessoas que usam da etiqueta para julgar os demais ou se posicionar com arrogância e superioridade. É algo que faz parte da vida, mas é realmente importante podermos abater estes costumes para que haja a compreensão exata dos melhores motivos da etiqueta na prática, o quanto o traquejo social nos liberta para enfrentar qualquer situação de vida, de política, de diplomacia e até de momentos muito singelos numa discussão familiar, em fim… Aprendi com minha avó que o mais importante é seguir a lógica da gentileza, é aprender a sair de si mesmo e se colocar no lugar dos outros para poder fazer o que você com muito brilho relatou no seu comentário, sobre o sorriso, adorei! Entregar aos outros compreensão e respeito através do sorriso, por exemplo, é o que há de mais elegante e que no fundo é o que a etiqueta tenta perseguir através de suas recomendações: a gentileza. E é o que no fundo você faz! Um sorriso, um olhar compreensivo, uma resposta bem humorada, qualquer gesto que identifique generosidade e reconhecimentos aos outros demonstra uma elegância acima da média, pois todos nós só podemos entregar aos outros aquilo que no fundo guardamos no nosso coração. Nossa Consuelo! O assunto me instigou, adorei realmente seu blog e você. E estou sentindo que há uma turminha muito querida e generosa participando ativamente do seu blog gracinha! Que bacana! Beijos da Roberta Gerhardt.

        • consueloblog says:

          Roberta! Eu que adoro mais a mais seus comentários cheios de informação, e filosofia! Que fantástica tua avó ensinando sobre a lógica da gentileza! Tenho muito a aprender contigo! Aguardo com uma certa ansiedade o teu próximo relato!
          Abraço carinhoso,
          Consuelo
          PS: Concordo que o nosso grupo de amigos aqui na sessão comentários é ótima!
          PPS: Meu pai é de Santana do Livramento!

          • Roberta Gerhardt says:

            Querida Consuelo! Você é mesmo um amor! A vida é linda justamente pelo compartilhar que possibilita o crescimento de todos. Que bacana encontrar essa empatia mútua! Vamos permanecer em contato sim, você é especial. Adorei saber que tens raízes no sul, mais um ponto em comum que nos aproxima com alegria. Beijos da Roberta

        • Luciene Felix Lamy says:

          Roberta querida,

          Escreves: “Entregar aos outros compreensão e respeito através do sorriso, por exemplo, é o que há de mais elegante e que no fundo é o que a etiqueta tenta perseguir através de suas recomendações: a gentileza. E é o que no fundo você faz! Um sorriso, um olhar compreensivo, uma resposta bem humorada, qualquer gesto que identifique generosidade e reconhecimentos aos outros demonstra uma elegância acima da média, pois todos nós só podemos entregar aos outros aquilo que no fundo guardamos no nosso coração. (…) E estou sentindo que há uma turminha muito querida e generosa participando ativamente do seu blog gracinha! Que bacana!”

          Bacana é apreciar essas linhas e constatar a existência de almas sábias, delicadas e nobilitantes como a sua caríssima.
          Bjs,
          lu.
          PS.: Consu, teu Blog é um topós (lugar) onde espairecemos, contemplamos e partilhamos o Belo de nosso cotidiano. Não imaginei que moda e elegância fossem também tão aconhegantes.

  5. marta says:

    That´s what I´m talking about! Show your knowledge (and you pics)! Adorei, adorei, adorei! Todas coisas ditas sabiamente mas essa de “never buy on sale what you wouldn´t buy full price” e’ perfeito, need to follow. Qnto a relogios, mom also taught me that.
    I’m thankfull for you blog ;)

    • consueloblog says:

      On this day, a day to be thankful, I am sooooo grateful for my wise blog-mentor!!! bjs e saudadessssss!!!! Your advice is precious! bj pro Key!

  6. Mia says:

    Concordo com você, exceto no que diz respeito a dar importância à parte de cima- coquetel. Nesse quesito, acho que Roberta Guerhardt tem razão.
    Reforço Luciene Lamy, quanto à sugestão de inserir os títulos “Às ordens e Posso” em seções permanentes do blog. E quem disse que não estou advogando em causa própria?
    Ah, sequer reparei no seu cabelo liso, … o seu cunhadão é um GATO!
    Mais uma vez, boneca, nota 10!
    BJK

    • consueloblog says:

      Oi Mia!!
      Vide resposta a Roberta, vide resposta a Luciene, vide reação da minha irmã, Alessandra e vide comento do meu cunhadão Carlos…
      RRRRRSSSSSSssssss!!!!!
      Bj enorme!
      c

  7. Cris says:

    Ai, que delícia de post!!!! Adorei, amei; parabéns! Beijinhos, Cris

  8. Tá muito bom, mesmo. O cunhado é gatíssimo mesmo, eu sei, é meu marido ;-). Só um comentário. A frase “nunca compre em liquidação o que você não compraria a preço cheio” está no livro Confidencial de Costanza Pascolato.
    Bjs

    • consueloblog says:

      Aliás, um livro imprescindível!! Minha “sabedoria” tem raiz na Costanza e este livro tem um montalhão dos seus ótimos conselhos.
      Oi San, legal mesmo que você gostou do post…
      bjãozão!
      C-sis

  9. marcela says:

    Corretissima as suas colocações.
    Relógio é acessório esportivo, não deve ser usado com jóias onde o drees code é formal.
    Educação nunca foi caretice!
    Não adianta estar vestida da cabeça aos pés, inteiramente grifada e cheia de logos (úi!) se falta elegância e boa educação na alma.

  10. Danielle says:

    Dicas preciosas! :)

  11. Luciene Felix Lamy says:

    Consuelo querida,
    Você está se superando!
    Esta seção “Posso?” estava mesmo faltando em seu Blog.
    Gostaria que discoresse sobre uma das coisas (na verdade “atitude”) que mais conferem elegância (ou seu contrário) a uma mulher: o porte, o andar. Digo isso porque sempre me deparo com mulheres caprichadíssimas da cabeça aos pés, mas que não cultivam mais àquele caminhar altivamente sereno, o gesto comedido. As poucas que tentam, acabam forçando e parecem antipáticas, mesmo sem o serem.

    Nem sou das mais femininamente comedidas… Com ascendente em Sagitário, amante do trio: jeans + botas + casaco leve por cima, meu andar é um tanto másculo, decidido e está mais para um elegante trotar eqüino, mas ainda assim, é harmonioso, rs.
    Creio que nada depõe mais (a favor ou contra) que essa coisa identificada por “postura”. Minha mãe (libriana) sempre recomendou: “queixo longe do pescoço menina!”. Decerto, ajuda. Ao que mais podemos atentar?
    Mil beijos e que os deuses a abençoem sempre.
    lu.
    PS.: Apenas uma sugestão: tanto a seção “Às ordens”, quanto esta (“Posso?”) deveriam constar num título permanente do Blog (ex. Início/Clipping/Consuelo). Receio que, com o tempo, estes posts fiquem para trás e os novatos acabem por desconhecer a existência desta privilegiada e personalíssima consultoria.

    • consueloblog says:

      Postura!!! Já anotei para a próxima sessão “Posso?”!!! Obrigada!
      Quanto a sessão especial para Às ordens e Posso?, só consigo deixar junto com Início, Clipping e Consuelo em forma de lista de URL. Acho meio feio…o que que vc acha? Poderia fazer uma foto da página talvez, mas os comentos não se atualizam. Por enquanto, deixei na lista a direita chamada Categoria…
      Senti tua falta, querida.
      bjsss!

  12. claudia says:

    Ótimo “post”!!!! Concordo em “genêro, número e grau”!!!

    Bjsssssssssss

  13. Carlos says:

    meeeeooooww!!!

    Hey, by the way, I liked your blog. Congrats!

    “Curti muito isso”

    bjs
    ‘cunhado’

  14. Lucia says:

    Muito legal , Consuelo . Seu blog está se superando ! Tornou – se meu mais novo vicio ! ! Beijo

    • consueloblog says:

      Sou viciada em um montalhão de coisas!!! O meu mais novo, ler os comentos de quem segue o blog! ADORO!!!! Super feliz que você se diverte quando passa por aqui! bjs

  15. helena says:

    corte de cabelo e cor: são tudo em uma mulher, principalmente quando ela não tem mais 20 anos. A roupa, o sapato, a bolsa, a gente pode trocar no dia seguinte. Amei a foto dos balões.

  16. Meu deus, vc corta a salada?!?!?!?
    Muito obrigado por dividir isso, vc exorcizou meus demônios¡¡¡¡
    Estou me sentindo livre, vou correndo comer minha salada cortadéééérrima “Juliana”.
    E se alguém me disser alguma coisas, vou dizer q eu e minha amiga bacanérrima Consuelo somos assim, livres!!!
    Da ultima vez deixei meu blog, desta vez deixo meu site: http://www.estevaotoledo.com.br
    Beijos Estê.

  17. Avi says:

    Querida Consuelo,

    Achei muito diferente o post de hoje,diferente e muito legal.

    bj grande

    Avi

    • consueloblog says:

      AVI!!! Quando vi teu nome aqui, quase não acreditei!!! Que legal!!! E ainda mais que vc gostou, fico super feliz!!! Volte sempre!!! bjssss!

  18. Adriana Pessoa says:

    Consuelo,
    vou levar muito a sério o que você disse sobre os cabelos: “vale mais um corte e cor bem feita do que 4 pares novos”…rs
    Estou completamente em crise com a chegada dos fios brancos. Não encontrei ainda uma cor, não encontrei o corte ideal… Taí: vou seguir seu conselho!
    Abçs.

    • consueloblog says:

      Pra mim, luzes bem feitas, praticamente um fio por vez, esconderam bem os cabelos com prata (os quais sonhavo de bronze, como diz Luciene)… se não, vamos no outlet comprar 4 sapatos a pouco?…;-)
      Abraço!

  19. Luciene Felix Lamy says:

    Consu*,

    Fico feliz que agregues almas tão distintas e que o espírito de camaradagem reine por aqui.

    Estão ótimos inseridos em “Categorias”. Mas se o título já disser do que se trata, tipo: “Dissipe suas dúvidas” ou “Dicas de Estilo”, facilitaria a identificação do propósito. Tô divagando…

    “Vítima da moda?”. Nãããão. Somos philokallós!
    Philokallía (do grego) é o Amor à Beleza.
    “Philokallía ist Liebe zur Schönheit” (Os sábios só procuram a beleza), dizia um dos exponenciais do romantismo alemão: o sublime Friedrich Hölderlin (1770-1843).

    Roberta tem toda razão: “Feliz de quem compreende o quanto não precisamos de muitos objetos quando nossa imagem real oferece uma harmonia e uma verdade bacana, isso nos dá liberdade; algo imprescindível para a elegância, né?”. Estabelecer os critérios, o famoso “menos é mais” de Costanza. Cool.

    A amiga Marcela, apropriadamente, menciona boa educação na alma. Escrevi sobre isso. Se permite, eis o link: htttp://www.esdc.com.br/CSF/artigo_2008_03_etiqueta.htm

    Visitei o site de Estê! Que tudo! Amei a “poltrona mainha”: um dengo, rs.
    Ana Laura, o que me fez levar essa máxima aristocrática a outras searas da vida foi ler Costanza que, como Homero: “Prefiro um a dez mil, desde que seja o melhor”.

    Faço minhas as angústias de Adriana. Como diz Shakespeare, é o tempo a botar prata nos cabelos. Poético. Podia ser ouro. Ou até mesmo bronze, cobre, rs.
    Mas o que me inquieta são as sobrancelhas! Finas, falhas… sempre fiz minha ganbiarra com lápis, mas acabo de ler uns amigos postando noutro Blog que “mulher que tatua sobrancelhas fica com cara de cobra!”. Pode? KKkkkk A saída para meu caso seria implante. Me recuso. E, por hora, meu caso fica sem solução.

    Mil beijos e inté.
    lu.
    * Já tô me fazendo de íntima, hein? Que deselegante!

  20. Reinaldo says:

    Eu adoro seu blog ! Bjus
    Uma palavra: Elegante

  21. Theiza says:

    Olá, Consuelo!
    Você é minha mais nova blogueira favorita, e provavelmente ficará com o posto definitivamente. É tão bom ler dicas de uma pessoa tão elegante e simpática. Mas também com esse DNA! Desde o dia que descobri seu blog não deixei de ler um post. Sucesso e que você possa postar cada vez mais. Abraço,
    Theiza.

    • consueloblog says:

      Theiza! Que notícia maravilhosa você me dá! Deixe-me sempre o teu comentário também que fico super feliz!
      Até logo, então!
      Abração!

  22. suelly colonna romano says:

    Por gentileza, transmita meus parabéns à sua irmã…com todo respeito, claro.
    bjs.

  23. Luciene Felix Lamy says:

    Minha querida,
    Verão chegando….
    Umas dicas, please! De maiôs, de biquinis…. (de cores, modelos, modelagens).
    No que apostar? E que recomendas a quem tem mais de 40, seios volumosos e está sempre com 2 ou 3 kilinhos a mais? Não esqueça os truques! Os truques amiga. Bjs, lu.
    PS: Me empenharei em me livrar do excedente. Ou em não elevar o excedente, rs.

    • consueloblog says:

      Ai Lu, sabe que sei super pouco de biquini e maiô… Eu gosto muito de canga para cobrir as coxas e derriére ou de camisões bem abertos vê, não vê… Bacana levar o olho para os seios e não barriga… Lembre que mais importante do que estar magra, é estar durinha… Muita proteção, óculos e chapéu com abas largas, dão o maior charme!
      Sorry, não é muito completo…
      bjs,
      c

  24. Você na neve e eu pedindo dicas pro verão, rs.
    Mas não tenho pressa alguma. Relax!

  25. Marina Brum says:

    Adoreiiiiiiiiiii o post!
    só preciso arrumar mais o cabelo e comprar menos em liquis!!!
    bjs

    • consueloblog says:

      Todo dia é um espaço novo para tentarmos nos melhorar, se é isso que queremos, não?….bjsssss (mas, for the record, vc tá ótima!)

  26. maria says:

    Consuelo querida,me tire das trevas.Quem corta seu cabelo em Paris?
    TIA
    Maria

    • consueloblog says:

      Maria, é a mesma pessoa que corta o cabelo da minha mãe, Costanza. Ela se chama Delphine e tem um salão pequeno mas lindo perto da Place Vendôme:
      Delphine Courteille
      34 Rue Mont Thabour
      +33 1 47 03 35 35
      Paris

      A cor quem faz é o gênio Rodolphe. O seu salão é na mesma zona:
      Coloré par Rodolphe
      Rue Danielle Casanova 26-28
      +33142614659
      Paris

      Pronto, taí todo o meu segredo! bjs

  27. Luciene Felix Lamy says:

    Consu,

    Adoro ficar em casa, entre meus livros, bastante à vontade.
    Há tempos (desde “O essencial”), excluí os aconchegantes moletons e as camisetas largadonas… (horrendos! Kkkk).
    Mas é difícil aliar o conforto do tecido à elegância do bom corte, do bom gosto.
    Para evitar aparência de largada e desmazelada, devo investir em…?
    Deve haver alguma(s) grife(s) especializada(s) nesse estilo sem fazer feio.
    Bjs, lu.
    PS.: Responda quando puder, sei que não é somente esse Blog que te toma um tempo danado!

    • consueloblog says:

      Querida, eu gosto muito dos moletons da Juicy Couture pelas cores e pelo corte que é bem feminino enquanto confortável e comodo…também tenho algumas peças da Daslu loungewear, mas não sei se estão fazendo ainda…
      Espero que você goste…
      bjs
      c

  28. Luciene Felix Lamy says:

    Mas esse mundo tá muito prático!
    Acessei o site da Juicy Couture e lá tem tudo: catálogo, fotos, preços etc.
    Brigadão pela dica.
    Bjs, lu.

  29. Priscila Matz says:

    Amei esse post, Consuelo.
    Realmente tem coisas que os anos fazem pela gente e que não tem preço… apuramos nosso olhar e a maneira de ver as coisas.
    Beijo enorme!

  30. Essa do relógio eu já sabia. Sou do tempo que as mães ensinavam essas regrinhas às filhas. rs

  31. JULIANA DE OLIVEIRA SANTOS BOTELHO says:

    Amei esse post! E QUE corte de cabelo!! bjos

  32. Eliane Sousa says:

    Esse corte ficou mt legal e super prático. Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>