Por que não é ruim ser velha no Brasil…


No Brasil é ERRADO ser velha!   Sutil diferença de grande significado…  Entendi isto anos atrás.

Talvez alguns de vocês lembram quando fiz uma campanha de lingerie…

Fotos Roberto Leone

Ao contrário do esperado, invés de choque, a reação a uma mulher de 50 anos posando assim na internet foi de empoderamento!  Nem sabia, mas parece que no Brasil, muitas mulheres acreditavam que depois de uma certa idade fosse “errado” ser sexy.  (Aí vai essa palavra de novo!)  Com esta campanha, se sentiram livres!  E essa segurança, inclusive, se traduziu comercialmente em vendas para a marca!

Mas também vieram as críticas.  A revista Bazaar na época me contatou para responder a elas em primeira pessoa.  Quais foram?  “Ela não precisa disso.  Ela tá bancando a mocinha…” e por aí afora.  Respondi:

Clicando na imagem ela aumenta para poder ler melhor.

Se as fotos eram bonitas e não vulgares, por que as acusações?  Foi escrevendo que entendi.  “O problema está menos na sensualidade ou remuneração pelo trabalho e mais na idade.  Ser “velha” no Brasil, então, é “errado”.”   Portanto não pode-se ser sexy, especialmente com rugas, rosto e peito caído e nem cabelo branco (falamos de cabelos brancos neste post AQUI)?   Talvez até seja a razão que temos cirurgiões plásticos tão capazes no país!  Mas isto é um peso enorme para a mulher!!

Vivo na Europa há 27 anos e aqui a velhice é levada com mais leveza.  Acho que isto me ensinou muito.  Gosto do mix com o qual vivo: abraçar a idade sem ser desleixada.

Ultimamente, há umas 3 semanas, desde que fui ao Brasil, essa pergunta sobre como afrontar a idade tem aparecido repetidamente.  Quando isto acontece, é porque tem algo no ar (o famoso zeitgeist, espírito da época).  Por que?  E por que agora?  Não sei dizer… Talvez seja por uma busca para sair desta “prisão” do “errado”.   E apesar de ser lógico que ninguém goste de ver o rosto enrugar, o peito cair, as articulações doerem e os dentes estragarem, qual seria o peso de ter que viver o resto da vida dentro de uma cabeça de 20 anos como preço de um corpo jovem?!!  Para mim seria enorme!  Portanto, ao invés de dizer “melhor velha que morta”  por que não “melhor velha que jovem”?  Dou algumas razões neste post  (AQUI).

O outro dia, minha mãe me mostrou o emocionante vídeo onde a fantástica Fernanda Montenegro interpreta as palavras da grande “escritora francêsa, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social”, Simone de Beauvoir:

Se não abrir, por favor clique AQUI.

As minhas frases favoritas:

“A impressão que eu tenho é de não ter envelhecido embora eu esteja instalada na velhice.”  

“Provisoriamente o tempo parou pra mim.” (Quem nunca?!!  Qual idade você se SENTE?  Eu 35!)

“Eu não ignoro que é o meu passado que define a minha abertura para o futuro.”

“Ao meu passado eu devo o meu saber e a minha ignorância, as minhas necessidades, as minhas relações, a minha cultura e o meu corpo.”

“Não sou escrava do meu passado. ” (Podemos aprender a cada dia!)

“Eu sempre quis comunicar da maneira mais direta o sabor da minha vida.”

“Desejo viver sem tempos mortos.”

Estas frases ressoam dentro de mim e me dão enorme força e coragem para viver plenamente!  Para mim cada música, cada prato, cada cálice, cada abraço, cada olhar, cada dia que abro a janela de casa, cada celebração de idade como a festa do Gigi, é uma oportunidade para viver “sem tempos mortos” o “sabor da minha vida!”

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conciliar a vida profissional com a privada?
August 19, 2017
As maiores bloggers 50+ do planeta de acordo com a UOL
August 14, 2017
Looks para o verão
Looks para o Verão… mas verão mesmo!
July 17, 2017
Falando mais sobre mim…
July 14, 2017
Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
3 gerações Conversando em Londres! Um vídeo com Costanza, Allegra e Consuelo
June 30, 2017
Estilo é Destino: linda matéria na revista Estilo
June 12, 2017
Meu Hoje…
April 28, 2017
Falando de moda, estilo e blogging para a Get the Look
April 03, 2017

83 Comments

sonia mara vieira braga
Reply 19 de April de 2017

Amei suas palavras ....

    consueloblog
    Reply 20 de April de 2017

    bjs

Rosane
Reply 19 de April de 2017

Oi Consuelo,
Será que o título não está errado? O texto da a entender que no Brasil é ruim ser velha, claro que 50 anos pra mim não é velhice e você
foi criticada por fazer fotos sensuais.
Eu tenho 60 anos, não me sinto velha, e te digo: no Brasil se cultua a juventude, infelizmente!
Um beijo!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    O título é uma provocação... rsss! bjs c

Sil.
Reply 19 de April de 2017

Olá querida, muito boa a sua reportagem sobre a melhor idade porque é assim que a sinto, estou na fase do Eu.
O Brasil é um país onde as mulheres de nossa idade não tem vez, de namorar, ser jovem e ser audaciosa paga-Se um preço se você conseguir.
Mas nós mesma somos culpadas por isso, pela educação que recebemos. Mas vejo assim nós já tivemos experiência da vida e é isso que aterroriza as concorrentes e os homens rsrs.
Sejamos feliz cada vez que olhar no espelho, adoro cada ruga que aparece.
Bjs menina.

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Oi Sil, não sei se é tão racional a razão... mas pode ser uma parte... rssss! bjs c

Sionéia Chaves C. De Paula
Reply 19 de April de 2017

Achei sábio, Lindo e extremamente pertinente suas palavras. Celebre a vida sem medo e sem culpa.Você está linda em sua idade e o que é melhor, nos transmitindo beleza, leveza e uma
simpatia enorme. Grande beijo.

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Todas somos lindas! Viva a vida! bjs c

Reply 19 de April de 2017

Hola Chicas !!!

Tenho 45 anos recem cumpridos . Até os 40 sempre me cobrei demais estar impecável até que dei um basta ! Fim da escravidão! Agora é como eu quero e me gosto (tenhos meus brancos assumidos em um corte que me agrada por.ex. Cuido do peso mas sem neurose, faço a atividade física que me ajuda e eu gosto). Não atendo aos padrões ( 'vc tem o rosto jovem deveria pintar cabelo")mas estou mais segura de mim , mais leve com a vida, com mais humor ( sexy porque para mim caminha com bom humor) e me sentindo mais amada pelo meu parceiro.

Um pouco é nadar contra a maré sim !!! As mais críticas são as mulheres ( incluindo as mais velhas !)quase que como se a minha imagem fosse um espelho que reflete algo incômodo .

Poderíamos ser verdadeiramente mais generosas umas com as outras .

Cariños,

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    FÊ! E toda essa sabedoria?!! Parabéns! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 19 de April de 2017

Grande texto, Cons! Sim, me lembro o quanto vc foi atacada a respeito daquelas lindas fotos! Ha um tempo atras, a atriz Beth Faria, ja com 70, enxuterrima, foi fotografada ao sair do mar de biquini. Ohhhhh !!!! Parecia que estava nua ou fazendo algo de proibido e imoral!! Como ela foi atacada sobretudo por mulheres da sua idade! Claro que ela respondeu a altura, o que tambem causou grande alvoroco na epoca. Nos US, ao amadurecer, a mulher continua a ser dona do seu nariz, fazer o que quiser e como quiser e isso eh tao natural.....Nos, com nossa cultura machista e retrograda, nao aceitamos algo diferente e fora dos padroes...Que padroes sao esses...?? Ahhh como o Brasil tem que acordar e mudar em tantos aspectos....Tanta coisa para nos preocuparmos e uma linda e jovem senhora posando de lingerie( com algo por cima!!!) ou usando um biquini( tradicional!!) ainda causam tanta confusao.....

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    O outro lado da moeda é q às vezes, na Europa e nos USA as mulheres são desleixadas. Por isto acho q a brasileira tem uma vantagem, ela pode "tone down" e ficar perfeita!! Não é?
    bjs
    c

      Andrea - Curitiba
      Reply 21 de April de 2017

      Sem duvida!! Bjsss

Denise Regina Maria Monteiro Gonçalves
Reply 19 de April de 2017

Querida Consuelo, adorei cada frase, sua e a generosidade de Fernanda Montenegro citando maravilhosamente Simone de Beauvoir. Perdoe-me pela audácia, mas aquele texto será também o meu. Como você sabe - espero que sim - sou sua seguidora em todas as mídias e admiradora pela pessoa que é. Você é luz, semeadora de estrelas, por anda passa brilha. Quer saber? Tenho 56 anos, advogada e psicóloga, mãe de dois homens e avó coruja de dois príncipes,casada pela segunda vez há 6 anos e muito feliz. Sinto-me ainda bonita, sensual e poderosa! Obrigada por me representar. Em tempo, você estava incrível naquele vestido nude, dançando, esbanjando alegria. Adoro você! Sou degon56, meu nome é Denise

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Oi DE!! Tenho certeza que Simone ficará muito feliz de saber q nos "apropriamos" em espírito do seu lindo texto. Como também fez F. Montenegro! bjs c

graziele
Reply 19 de April de 2017

Tao verdadeiras suas palavras .....

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    obrigada! bjs c

Tania Regina
Reply 19 de April de 2017

Adoro ler seus posts e hoje mais uma vez parabens ,vc é linda e nos inspira ,tenho 65 anos e tenho sonhos( pretendo ir em breve a Italia mais uma vez em especial p a Toscana ) gosto de moda e de me vestir bem porem c senso de respeito a mim mesma ,enfim obrigada e bjs

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Respeito é a palavra chave! bjs c

Silvia Maria
Reply 19 de April de 2017

Verdade! Isdade é a que a gente sente, não a que a ente "tem". Enquanto lia fiquei me perguntando: com quantos anos me sinto? E, antes de descobrir a resposta, percebi um sentimento de "não quero me sentir com menos de 40"! Apesar de surpresa comigo mesma, entendo porque o senti: dos 30 aos 40 fiz muitas coisas, inclusive ter meus dois filhos (aos 34 e 37 anos). E com essas "novidades" vieram todas as inseguranças e incertezas que fazem parte do processo. Acho que depois dos 40 é que me encontrei de fato, pus os pés firmemente no chão. Ainda enfrentei situações novas e tive medos e incertezas, mas com uma segurança e leveza que só a idade(= experiência) nos trazem. Então é isso! A "minha" idade é 40! Os anos de vida me dão 48.

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Que lindo comentário! Obrigada e parabéns! bjs c

Mary Oliveira
Reply 19 de April de 2017

Oi pessoa linda! Gostei mto de teu pensar! Estou apaixonada ! Admirava teu estilo,jeito de levar e apresentar-se frente a vida e agora com o texto desenvolvido sobre ser velha no Brasil! Tenho 68 anos e sou uma velha moderna e atual. Concordo que tem um preconceito fantástico com o envelhecer,tanto que até não usam velhice,mas um eufemismo "melhor idade"!!!! Estou aprendendo a envelhecer,não é fácil,mas quero sempre estar no meu tempo! Vc usou a palavra sexy,ou seja ousou falar sobre sexualidade no velho,e aqui no Brasil acreditam que o velho se torna assexuado!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Viu só! " Estou aprendendo a envelhecer" lindo isto! bjs c

Rita Andréa Alcântara de Mello
Reply 19 de April de 2017

Lembro-me que o que me encantou com suas fotos para uma empresa de lingerie foi sua coragem. Coragem de se mostrar bem, feliz e sensual aos 50 anos. Corpo de 50 anos, mas cabeça de 35! Acredito que esse é o segredo para viver com qualidade. Só posso agradecer... Obrigada!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    É um dos caminhos! bjs c

Katia
Reply 19 de April de 2017

Amei o texto Consuelo ! Sempre que vou comprar lingerie lembro de suas fotos linda, já estar na hora de outra campanha como aquela.
Parabéns 💞

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Quem sabe... rsss bjs c

Denise Luna
Reply 19 de April de 2017

Texto muito bom!
Como as pessoas são medíocres dizendo que um mulherão como você queria bancar a mocinha.... que cabecinha ruim de alguns brasileiros! Enfim, suas respostas foram à altura, mas a mentalidade aqui infelizmente não é a mesma da Europa onde as mulheres mais velhas são ainda reverenciadas e apreciadas.
Eu me sinto jovem e é isso que importa. Aliás, minha mãe tinha raiva de quem queria saber a idade dela pois ela sempre dizia que um número não a definia e hoje percebo o quanto ela tinha razão!
Detesto esses rótulos de terceira idade, melhor idade, coroa, etc.
Outro dia li essa frase e adorei: Idosa, sim, velha, NUNCA! kkk
Bjs

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Rsss! ótima! bjs c

sandra costa
Reply 19 de April de 2017

Oi Consuelo
Acompanho seu blog, principalmente porque você retrata a mulher madura e nos lembra sempre , a cada edição que há algo de especial nessa condição ..e que charme e graça são parte do universo feminino de mulheres que verdadeiramente amam a si mesmas.
Um beijo pra você e continue assim: cheia de graça!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    "amam a si mesmas!" tá aí o segredo! bjs c

Sandra Martins da Rosa
Reply 19 de April de 2017

Consuelo, a julgar pelo seu ótimo post, com lindas fotos, por sinal, acho que o título não está correto. Não seria "Por que é ruim ser velha no Brasil"? Um abraço

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Não era uma provocação que termina com o início do post... bjs c

Ana Abate
Reply 20 de April de 2017

Cara, é por essas e outras que amo você! ❤️

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Oh querida! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 20 de April de 2017

Eu sei como é... E olha que sou filha... Minha mãe Consuelo tem 53 anos e perdeu quase 20 quilos e ficou muito magra... Foi criticada até por usar um short que não era tão curto... Qual problema? Né??? Eu já sei que logo logo chego aos 30 e que também caminho aos anos à frente... No meu ver penso que não é errado ser nada!!! Você pode ser o que quiser e fazer e ser quem quiser ser... As pessoas tem uma certa mania em só criticar e nunca olhar o lado bom de viver a vida... Suas fotos são lindas e representam o lado forte de uma mulher!!!! Você é linda eu já te disse isso e repito quantas vezes for!!!! Parabéns pelas fotos e por cada dia mostrar a Mister Consu que existe dentro de você! <3

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Ka, vc tem uma lucidez rara para uma garota tão jovem! parabéns! bj sc

Andreia Mota
Reply 20 de April de 2017

Amore gostei tanto de suas colocações a respeito do tema que cheguei a perguntar para as meninas qual foi a sua melhor idade. Me junto a Aninha para dizer é por esta e outras coisas que te amamos. Beijos com saudades de você e desse Salotto querido.

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Brigadão Motão!! bjs e saudades c

Frederica
Reply 20 de April de 2017

Consuelo, adorei o post! Eu acho que as mulheres ganham muito com a idade, a segurança e sabedoria podem ser muito sensuais, mas aí depende de como se decide levar a vida. Ainda me acho jovem, com quase 35, e não os trocaria pelos vinte, nem pensar! Em Portugal passam muitas novelas da Globo e vou acompanhando o passar do tempo de algumas atrizes e dá para perceber que o envelhecimento não é uma coisa muito bem vista, como se não tivesse sex-appeal. Mas as mentalidades mudam e o seu post tem essa função! Beijo grande a todo o Salotto

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Espero, pelo menos um pouquinho... bjs c

Christiane Zanin
Reply 20 de April de 2017

Perfeita sua colocação!!!
Beijos

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Obrigada! bjs c

Irene Fagundes Silva
Reply 20 de April de 2017

Vou completar 60 anos este ano e me surpreendi com os conselhos para mentir minha idade. Tive que explicar que não posso fazer isso. Primeiro porque não gosto de mentiras.
Segundo porque tenho muitas testemunhas, graças a Deus - pai, irmãos, marido, tias, tios, primos, filhos e amigos, muitos da mesma idade
E terceiro porque gosto muito da idade que tenho e do que vivi até aqui.
Não parece? Ótimo, melhor pra mim! Que venham outros anos, muitos, com saúde e alegria!
Texto bem interessante, gostei.
E as suas fotos são lindas!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Boa Irene! bjs c

Rita Zeger
Reply 20 de April de 2017

Ah querida!!! As fotos são de um bom gosto extraordinário!! E, o Sr.Leone está de parabéns duas vezes: 1- Por conseguir uma modelo ímpar 2-Pelo extremo bom gosto visual ao fotografá-la.Quanto a mentalidade brasileira diante de tamanha sensibilidade fotográfica, é melhor esquecê-la. Algum dia, talvez, eles(os brasileiros) saiam da caverna. Rss. Abraços.

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Rssss... bjs c

Cintia Almeida
Reply 20 de April de 2017

Muito lindo seu Post! Muito bem colocada a leveza de envelhecer levemente, feliz e se respeitando!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Leveza e respeito! Q lindo! bjs c

Jaqueline Müller
Reply 20 de April de 2017

Um dos posts mais rasgado, puro e orgânico que você já fez. Obrigada!!!
Isto entra o respeito, o qual cabe em qualquer ciclo de vida. Quando há respeito não se pede silêncio... lembra da sala de aula quando o professor entrava e ficavamos quietinhos? Respeito, atitude bem rara para qualquer um: negro, homossexual, lésbica, muçulmano, e podemos pensar em várias situações nais quais cabem o respeito e não sobra nada que se peça para que ele exista. Ele deveria existir e ponto! Fato que vai acontecer a todos, errado?
Vejo e sinto exatamente isso quando viajo para a Europa, somos admiradas pela nossa existência e não por termos 20, 30, 40, 50... Vejo mulheres elegantes e lindas em todas as idades e refletindo isso na sua atitude pois ela está empoderada pela reafirmação e respeito da sociedade de contexto.
O Brasil é habitado por pessoas inteligentes, porém de hábitos antigos!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Tamos aqui para provar o contrário com esse Salotto, né? bjs c

      Jaqueline Müller
      Reply 21 de April de 2017

      Certo!!!!

Cristina Catta-Preta
Reply 20 de April de 2017

Sinceramente, e tenho testemunhas, desde criança eu nunca entendi a diferença. Para mim a palavra velho já está errada... Os tempos definitivamente mudaram... a Humanidade regrediu mas também evoluiu, onde sabiamente identificamos que velha/velho é a ignorância instalada na alma. Quem não se permite envelhecer naturalmente e se amando tem velhos conceitos, é um ignorante. VAmos combinar que o botox, as plásticas exageradas (não as pequenas correções), aqueles cabelos loiros falsos de chapinha tem por dentro pessoas inseguras, no mais das vezes ignorantes (porque não evoluiram com os novos tempos!), são escravas do tempo. O real é ser sempre uma criança em busca de conhecimento e alimento para a alma!!!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Alimento pra alma! Legal! bjs c

Juliana
Reply 20 de April de 2017

Amei as palavras ..Parabéns por falar desse assunto..😘

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Obrigada! bjs c

Maria Célia
Reply 20 de April de 2017

Tema muito difícil.... para muitas pessoas que na maioria tem em torno de 50 anos é mais fácil falar sobre idade.Vamos voltar a discutir depois dos 70 anos.... Eu assumo minha idade e meu corpo, mas às vezes acho muito difícil olhar para o rosto, pescoço então? Na maioria das vezes isto é facilmente superado porque sei que é graças a tudo o que conquistei que posso viajar, comprar e passar o tempo como eu quero. Só não nego o peso da transformação do corpo.

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Mary Célia, vc tem toda razão. A minha também é a vontade de se preparar para as maiores mudanças... pois aos 50 já tem várias. E como coloquei, não é fácil, mas prefiro q seja assim e ter a cabeça de hoje ou de amanhã. bjs c

Cátia Garcia
Reply 20 de April de 2017

Envelhecer não é fácil em nenhum lugar do mundo...geralmente ganhamos no savoir faire, em enfrentar com mais tranquilidade os problemas, mas, apesar de não criticar quem o faz, não dá para se vestir e agir como uma jovenzinha congelada no tempo...fica estranho, não parece natural, a pessoa parece forçada...Pode haver beleza e elegância na maturidade, sim...mas sempre acompanhada pelo senso crítico e um bom espelho...Se vestir e ter atitudes juvenis não nos fazem ser ou parecer mais jovens...Todas as idades têm suas vantagens e desvantagens, saibamos lidar com elas😊

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Cátia, muito bem colocado! bjs c

AMÉLIA HELENA PICCAZIO
Reply 20 de April de 2017

Achei lindo seu post. Realmente é difícil envelhecer no Brasil, pois há um culto exagerado à juventude. O desejo de ser feliz, ser amada não tem idade. É para isso que estamos aqui, para vivermos a vida em sua plenitude e é essa a mensagem que vc nos transmite sempre, de alegria, amor e encantamento. Agradeço pelas lições e mensagens. Bjs.

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Vivermos a vida! Sermos amadas! Ser plenas! Encantamento! Viva! bjs c

Juliana
Reply 20 de April de 2017

Ahh que texto maravilhoso. E você achando que tem a minha idade e eu me espelhando em você agora. Estou me libertando dos conceitos rígidos, curtindo meus primeiros fios brancos (mais pra frente vejo como lidar com eles, mas só quando estiverem abundantes) e preferindo cada vez mais a maturidade a juventude. Pessoas como você me inspiram! Beijos!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Ju, obrigada! bjs c

Marina
Reply 20 de April de 2017

Querida Consuelo, lindo o tema deste post. As reflexões que você menciona de Simone de Bouvoir e subscritas por Fernanda Montenegro, são uma lição de vida e um tema excelente para reflexão.
O processo do envelhecimento que acontece com todos nós, não é encarado com a naturalidade que deveria ser. Temos que nos cuidar, claro que sim, mas sem obsessão pela aparência, que vai mudar inevitavelmente!
Devemos honestanente encarar quem somos e procurar ser a nossa melhor versão (atualizada) e isso já será muito bom! E concordo muito com o lema, saber viver sem omitir um só momento e "sem tempos mortos". Beijinho!

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Naturalidade! Nossa melhor versão atualizada! Estou aprendendo tanto com estes comentários! bjsss! c

Chic Morumbi
Reply 21 de April de 2017

Consuelo?
Bom dia!
Eu não me sinto velha as 54 anos. Comecei uma nova carreira aos 50. Esse Foi o ano da minha liberdade! Ganhei meu primeiro computador e descobri o Facebook daí é só história....
Mas confesso que não gosto de cabelos brancos apesar de ser um saco , procuro sempre tingi-los e vaidade não tem idade!
Parabéns pela coragem em expor a sua sensualidade, você é libda e sensual pra caramba!
Bj
Katia Pereira
Chic Morumbi

    consueloblog
    Reply 21 de April de 2017

    Rssss! Admitir as "fraquezas", como a vaidade (q acho seja importantíssima) também vale, né? bjs c

luciene felix lamy
Reply 21 de April de 2017

Donzela querida,

... Lembro-me de tuas palavras no último "Encontrinho do Salotto" em Sampa:
"Aqui no Brasil, não é que seja 'ruim' ser velha, é como se fosse 'errado'!" (algo assim).

Envelheço desde 7 de janeiro de 1966. Estou me acostumando e, se Deus quiser, pretendo continuar.
Tem sido tão, mas tão bom contemplar minhas realizações. E ainda há tanto a realizar, graças a Deus!

Penso que, infelizmente, algumas mulheres resistem a passar o cetro às sucessoras, forçando a ocupação de um trono que - inadequado - já não as acomoda mais como nos tempos d'outrora. Por essa insensatez, a vulgaridade, o ridículo e até mesmo o grotesco é o tributo que -, sem titubear - se apressam a pagar.

Quero envelhecer com a altivez, a serenidade e a magnanimidade de sua Mamisa, a quem admiro profundamente e cada vez mais. Para mim, Costanza Pascolato está sendo de uma elegância ímpar TAMBÉM nesse quesito. \o/

Há um raro e belo trono - digno de toda reverência e respeito! - à nossa espera.
Distinto e glorioso, é a esse que almejo fazer jus, ocupar.
Zilhões!!! De anos de vida para todas nós, meninas!
lu.
"Quando o discípulo reconhece Saturno* como o Deus que dá oportunidade
e não o vê apenas como a Divindade que traz desventura,
então ele está no caminho do aprendizado, e não apenas teoricamente,
mas de fato, verdadeiramente." Alice A. Bailey (Astrologia esotérica)

(*) Saturno é o deus romano do Tempo; que é Chronos, na mitologia grega.
E regente de Capricórnio.

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2017

    Palavras super sábias! Concordo em pleno com a Sra. Bailey! Agora, vc tá usando da "oportunidade" de Saturno no melhor jeito possível!!!!! <3 bjs c

LÚCIA BRASIL
Reply 21 de April de 2017

amo seus comentários Luciene Felix, são muito "filosoficamente" coletaados. Lindo post Consuelo. Parabéns.

    luciene felix lamy
    Reply 22 de April de 2017

    Lúcia querida,

    Confira o que disse o filósofo grego Epicuro (341 a.C.) na CARTA SOBRE A FELICIDADE (a Menescau)*:
    "Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito.
    Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la."

    Também amei o Post, super pertinente nos debruçarmos sobre as questões que permeiam nossa vida, que afetam tanto nosso senso de direção.

    Zilhões!!!
    lu.
    (*) Tenho na íntegra, aqui: http://lucienefelix.blogspot.com.br/p/sobre-mim.html
    PS: E, menina, olha que espetáculo a bela ariana Julie Christie, de 77 aninhos (14/04/1940) no papel da deusa Tétis, mãe de Aquiles, em Tróia (lindíssima em 2004, aos 64 anos).
    https://www.youtube.com/watch?v=NPezYaC_viE

      LÚCIA BRASIL
      Reply 22 de April de 2017

      Acompanho sua página. Amo filosofia. Estou me iniciando. Seu comentário, só me iluminou mais ainda. Fico babando com seus conhecimentos e de um grande amigo meu que é padre da igreja ortodoxa. Deus colocou voces filósofos no mundo, para tornar este mundo, mais harmonioso e mais sábio. Bom fim de semana para você, Lu

Juçara Gonçalves Küçükütücü
Reply 22 de April de 2017

Consuelo,
Se eu tivesse sua posição, faria tudo exatamente como você faz.
Parabéns, lindas fotos!
Juçara

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2017

    Qual posição?... bjs c

Silvia
Reply 22 de April de 2017

Querida !!! Tenho 50 anos e precisava muiiito dessa visão! Obrigada 🙏🏻 Você está exuberante, gostaria de saber qual o segredo!!! Bjaum Sil

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2017

    Acho q o segredo é sempre buscar o lado positivo em tudo! Não pense q sou imune à tristeza e desespero... mas a idade ensina q sempre tem um lado bom a quase tudo! bjs c

Mia Athayde
Reply 23 de April de 2017

Como estou lendo este post domingo pela manhã, depois de dois dias de muitas coisas gostosas que fiz, depois de uma noite bem dormida sem hora para acordar, depois de encontros com amigos queridos regados a abraços, borbulhas e vinhos deliciosos, depois de tomar café da manhã na melhor companhia na minha casa que adoroooo e depois de vc me fazer lembrar que tenho 57 anos e já sou quase uma "idosa" perante a lei, pensei .... "bom .... é o que temos para hoje" !!!!!!
E assim é, pelo menos para mim ...
Eu sou responsável e dona das minhas escolhas e dos meus quereres.
E escolho para mim (porque afinal, quero ser feliz e me sentir leve), viver o meu tempo, o meu hoje, com o que posso ter de melhor, com o que posso pensar e escolher de melhor, com o que posso experimentar e aprender de melhor, etc ... DESTA vida que é a minha e NESTA idade que é também minha!
O peso de se esforçar para ser diferente desta pessoa que caminhou até aqui, eu não quero para mim.
E tenho alegria e orgulho de ter os 57 que tenho ...
Talvez por que nessa caminhada eu tenha tido gifts da vida e tenha brincado com eles!
bjsssssss

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2017

    Faço minhas as tuas palavras lindas... com a tua permissão! bjs c

Ceicinha Costa
Reply 23 de April de 2017

Gostei muito do post e adorei a sugestão para você fazer uma campanha de lingerie novamente. É importante pra nós mulheres uma modelo como você, com seu porte, sua elegancia, seu estilo e sua educação. Uma mulher culta, bonita que trabalha e que tem nosso respeito e nossa Admiração. Beijos

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2017

    Obrigada Ceicinha! Com todo o coração! bjs c

Cassiano Lopes
Reply 26 de April de 2017

Envelhecer é natural e um lindo processo da vida.
Aceitar que isso acontece é externalizar a beleza e sabedoria da alma que surgem à medida que os anos aumentam.
Sempre tive admiração e respeito pelos mais sábios e experientes e cada ano novo e idade nova gosto mais de mim.
Post lindo e inspirador!
Just like you!😘💕🤘

    consueloblog
    Reply 26 de April de 2017

    Que palavras maravilhosas! obrigada Cassi! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *