Piauí, Serra da Capivara, conta a minha irmã, Alessandra Blocker


_MG_0889

Minha irmã escreve como poucos. Aqui ela nos presenteia com o relato da ida à Serra da Capivara no seu aniversário em Julho.

Meu aniversário cai bem no meio das férias. Por isso acabo sempre por comemorar em algum lugar inusitado e divertido. Dois anos atrás foi Inhotim, no ano passado com meu pai e minhas irmãs no Texas e, neste ano, na Serra da Capivara.

O Carlos, meu marido tinha ouvido falar, pela irmã dele dessa serra no Piauí que tem pinturas rupestres e uma natureza linda. Decidiu então nos levar até lá. Detalhe: nós somos eu e seus dois filhos Artur e André.

Nós quatro: Artur, Alessandra, Carlos, André. Atrás você vê a Pedra Furada. Essa maravilha fica para o próximo post.

Nós quatro: Artur, Alessandra, Carlos, André. Atrás você vê a Pedra Furada. Essa maravilha fica para o próximo post.

Ignorante que sou, não sabia que na Serra da Capivara, está um dos sítios arqueológicos mais importantes das Américas com pinturas rupestres de 12 a 6 mil anos, esqueletos de preguiças gigantes, medindo entre seis e oito metros, tatus do tamanho de um fusca. Além disso há também indícios da existência de uma civilização anterior a 12 mil anos, o que contradiz a teoria atual de que o homem chegou à América pelo norte.

_MG_0868

Pinturas rupestres de 6 a 12 mil anos atrás. Estão todas sobrepostas nas rochas da Serra

_MG_0849

Esta pintura virou o símbolo do Parque Nacional da Serra da Capivara. São dois viados de idades e estilos diferentes.

Mandíbula de preguiça gigante. O iPhone está aí para dar uma noção do tamanho do bicho!

Mandíbula de preguiça gigante. O iPhone está aí para dar uma noção do tamanho do bicho!

Até recentemente, a interpretação mais largamente aceita baseada nos achados arqueológicos era de que os primeiros humanos nas Américas teriam vindo numa série de migrações da Sibéria para o Alasca através de uma língua de terra chamada Beríngia, que se formou com a queda do nível dos mares durante a última idade do gelo, por volta de 9 mil anos atrás.

No entanto, achados com o fóssil da Luzia em Minas Gerais e as escavações da Serra da Capivara, começam a sugerir que o povoamento das Américas teria sido feito por duas correntes migratórias vindas da Ásia. A primeira teria ocorrido 14 mil anos atrás e seus membros teriam aparência semelhante à de Luzia. O segundo grupo teria sido o dos povos mongolóides, há uns 11 mil anos, dos quais descendem atualmente todas as tribos indígenas das Américas

Lição de história e antropologia à parte, esse é um dos lugares mais lindos que já fui na minha vida.

É difícil chegar à Serra da Capivara. Nós saímos de casa às 5:00 (sim, da manhã!), pegamos um avião de Guarulhos até Petrolina (com escala em Recife). Já em Petrolina minha total ignorância em relação ao Nordeste começou a se revelar. Esta cidade pernambucana no leito do Rio São Francisco (o Velho Chico) é o centro produtor de frutas do Nordeste. Já do avião conseguíamos ver, em meio a um sertão totalmente árido, lotes e mais lotes de terras verdes, irrigadas, onde se plantava todo tipo de frutas. Estávamos em Petrolina só de passagem, mas não podíamos deixar de visitar o Bodódromo, que é um aglomerado de restaurantes que servem bode. Na verdade servem carneiro, que tem uma carne mais macia e com sabor mais suave que o bode, mas chamam tudo de bode. Os restaurantes lá parecem churrascarias, onde servem baião de dois (que é um feijão bem temperado misturado com arroz), dois tipos de pirão, farofa e macaxera (mandioca) frita com manteiga de garrafa. Além do bode, é claro. Super light! Uma delícia!

entrada do bodódromo

entrada do bodódromo

IMG_0981 copy

Restaurante no Bodódromo

Restaurante no Bodódromo

Baião de dois, pirão, farofa, arroz e macaxera

Baião de dois, pirão, farofa, arroz e macaxera

IMG_0983

IMG_0984

banheiro arretado do Bodódromo

De Petrolina alugamos um carro e dirigimos 360km até São Raimundo Nonato. Ao contrário do esperado, as estradas eram muito boas. Os únicos obstáculos eram os animais (principalmente jumentos, bodes e carneiros) que se deitam no asfalto. Mas, fora isso, apesar de longa, a viagem foi ótima.

Petrolina: chegamos? Não ainda faltam 360Km

Petrolina: chegamos? Não ainda faltam 360Km

A estrada era boa, superextensa, dava pra enxergar a quilômetros de distância!

A estrada era boa, superextensa, dava pra enxergar a quilômetros de distância!

co-pilotando

co-pilotando

quilômetros e quilômetros de estrada...

quilômetros e quilômetros de estrada…

animais na pista

animais na pista

Chegamos às 8 da noite (depois de um total de 14 horas de viagem entre avião e carro) no “melhor” hotel da cidade. O Hotel Serra da Capivara é de propriedade do Estado e, portanto muito burocrático. Dizer que não é de luxo, seria bondade, ele é beeem rústico, mas tem uma piscina para refrescar no final do dia, wifi e a comida era bem decente.

Entrada do Hotel Serra da Capivara. Os carros estacionam na "varanda" do restaurante (rsrs).

Entrada do Hotel Serra da Capivara. Os carros estacionam na “varanda” do restaurante (rsrs).

Afinal não passamos muito tempo no hotel de qualquer forma. Segue abaixo uma listinha do que levar na mala para uma melhor estadia em hotéis no interior do Brasil. Se eles não forem do Roteiro do Charme, as chances são de que seu hotel não será dos melhores:

  1. Sabonete (geralmente os fornecidos são muito pequenos);
  2. havaianas ;
  3. lâmpada incandescente ou se for PL que seja cor quente ou amarela. Tanto eu quanto o Carlos, meu marido, detestamos aquelas lâmpadas brancas, que são a vigência na maior parte dos hotéis brasileiros. Se você for como nós, não esqueça de levar uma ou duas lâmpadas amarelas na mala. Nós não fizemos isso, mas, por sorte, encontramos uma lâmpada incandescente dando sopa numa luminária da piscina que não estava mais sendo usada, mas que, ao invés de retirada, foi simplesmente esquecida. Imediatamente pegamos a lâmpada e a substituímos pela do nosso quarto.
  4. Fronha de algodão;
  5. álcool gel (eu sempre desinfeto telefone, controle remoto de TV, torneira, privada e descarga);
  6. lenços umedecidos (se você, como eu, sente falta de um bidê).
  7. Dá pra perceber que eu tenho TOC (rsrsrs)?

Detalhe: um amigo meu, que montou o Museu do Homem Americano de lá, me disse que você pode fretar um aviãozinho em Teresina por R$800,00 e pousar em São Raimundo Nonato. Se você fizer isso esteja ciente de que o avião será daqueles pequeninos. Também certifique-se de que haverá alguém lá no aeroporto para te buscar e um guia com carro para te levar nas excursões. Sem carro fica bem complicado.

No hotel, mesmo pedimos um guia. É proibido entrar no Parque Nacional da Serra da Capivara sem guia e, mesmo se não fosse, não seria uma boa ideia. As chances de algué que não conhece o parque se perder lá dentro são bem altas. Além do que, são centenas de tocas (como são chamados os locais onde estão pintura rupestres). O melhor é ter alguém que conheça bem a região para te guiar.

Já no jantar encontramos nosso guia Rafael. Nascido em São Raimundo, mesmo, ele sabia tudo de lá, mas também se interessava em geografia, falava inglês e até arranhava o francês, já que muitos dos arqueólogos trabalhando lá vêm da França.

Ufa, tudo isso só cobriu o primeiro dia! Vamos ver se no próximo post eu serei mais breve!

Fiquei apaixonada pelas cercas dessas casinhas nordestinas. se um designer paulistano descobrir, vamos ver isso direto na casa cor! Não é linda essa cerca?! A textura nessa luz chapada, é apaixonante!

Fiquei apaixonada pelas cercas dessas casinhas nordestinas. se um designer paulistano descobrir, vamos ver isso direto na casa cor!
Não é linda essa cerca?! A textura nessa luz chapada, é apaixonante!

A ovelha nordestina é adaptada. Ela não tem quase lã.

A ovelha nordestina é adaptada. Ela não tem quase lã.

YOU MIGHT ALSO LIKE

fotos antigas
O nosso passado através de fotos antigas… primeira parte
November 07, 2016
TBT, Throwback Thursday ou… imagens do passado!
July 28, 2016
Aniversário de 50 anos da minha irmã Alessandra!
July 25, 2016
Throwback Thursday
October 15, 2015
Cabelo, compras e feliz ‘Niver Alessandra!!!…. Consuelo Responde 22 de Julho 2015
July 22, 2015
Piauí, Serra da Capivara, conta a minha irmã, Alessandra Blocker-2ª parte!!
September 26, 2013
Crônica por Alessandra Blocker: Interpretabilidade do trânsito…
July 08, 2013
Crônica: Assim, sem mais nem menos…
December 12, 2012
Crônica de Alessandra: Era uma vez uma perua.
November 04, 2012

91 Comments

Ana Laura Rabelo
Reply 11 de September de 2013

Parabéns por essa viagem incrível! Fico sem palavras. O Brasil tem caminhos que são inesperados e de impacto. Em sua rusticidade toda, acredito que o interior do Brasil, é o que há de mais original e genuíno de nossa cultura. E eu, sendo do interior, não posso deixar de dizer que uma bela comida regional mexe com meus sentidos. Ao ver aquela mandioca, e aquela comida caseira servida nas vasilhas tão simples, me lembrei que o bom da vida está tão perto, no nosso quotidiano.
Adorei o relato!
obs.: Sou viciada em lencinhos umedecidos, desde que minha filha nasceu eles se tornaram um vício, não os tiro da bolsa. Já me quebraram cada galho! Te entendo também quanto ao álcool em gel, e como!

Um grande abraço e muito obrigada!

AL

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada pelo lindo comentário. É isso mesmo, essas viagens mexem com a gente de forma visceral. Difícil de explicar.
    Abraços,
    Alessandra

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Olá, Ana Laura,
    Fico tão feliz que você tenha gostado. Que bom que tem gente que me entende quanto aos lencinhos e ao álcool gel!
    Bjs,

      Maria Araci
      Reply 11 de September de 2013

      Alessandra: agora tem os lencinhos Veja( não é comercial) para limpar tudo e higienizar!!!! Uma sobrinha minha uma vez colocou alcool numa banheira de hotel e tacou fogo!!!!! Isto sim é toc!!!!! Adorei teu relato da viagem e o talento é mesmo de familia!!!!!bjs

        Julian@ .. Gyn
        Reply 11 de September de 2013

        Hahahahahaha! Desculpa, não resisti. Caí de gargalhada aqui imaginando a cena!

        consueloblog
        Reply 11 de September de 2013

        Acho q minha mãe já fez isso também... rsss bjs c

        Alexandra
        Reply 11 de September de 2013

        Kkkkk...fiquei aqui pensando na cena...
        Já enchi banheira com água "pelando" de quente e joguei alcool gel junto....repetindo o processo mais uma vez, mas nunca me passou pela cabeça "incendiar" a coitada....rsrsrs
        Beijos.

        Alessandra Blocker
        Reply 11 de September de 2013

        É verdade! haahahaha! Tenho que lembrar disso na próxima viagem! Que bom que você gostou!
        Bjs

Isabela
Reply 11 de September de 2013

Consu querida. Eccomi qua. Sumida,mas nao desaparecida. E que surpresa encontrar o Brasil profundo aqui no Salotto. Adorei o relato da tua irma e a boca encheu de agua com a foto da macaxeira. Amanha vou dar um pulinho no Brasil. Mineirinha que sou, vou de mandioca, mas também de pao de queijo e muito doce de leite. Esse post foi perfeito pra entrar no clima. Um beijo grande!

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Boa viagem!

Rosália Moreira
Reply 11 de September de 2013

Bom dia Alessandra!

Queixo caído! Foi com o queixo caído que eu fiquei com esse material. Vai ser muito difícil esperar pelo próximo episódio.
Acerca da questão da origem das populações do continente americano eu estava mais ou menos informada e procuro acompanhar novas descobertas e teorias. Mas quanto a essas pinturas rupestres, na Serra da Capivara eu estava na mais completa ignorância, tanto acerca da Serra como das pinturas. Daquilo que posso inferir, a partir das suas fotografias, essas pinturas são bem diferentes da maioria daquelas que encontramos aqui na Europa, facto que aguça ainda mais a minha curiosidade.
Adorei o conceito de bodódromo. Aqui em Portugal diferenciamos bastante a carne de bode da de carneiro. Borrego ( carneiro jovem) está disponível o ano todo, já o cabrito (bode jovem) só encontramos com facilidade em época de festividades religiosas (Natal e Páscoa).
Obrigada por este presente maravilhoso e volte depressa.
Não é só a Consuelo que é fã dos seus textos, o salotto também vive esperando, e eu em particular.
E sim Alessandra, você sofre de TOC, o que com muita pena minha faz com que a Alessandra não possa ser convidada para minha casa, onde, com excepção dos quartos de dormir, o caos sempre está na ordem do dia.
Beijinhos e abraços ... bem limpinhos.
Volte depressa, PORRRRRR FAVORRRRR!

Rosália

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada, Rosália, pela mensagem carinhosa! O próximo post já está quase pronto! Não sei muito da parte técnica das pinturas, mas, sim, acho que elas são bem diferentes das encontradas no resto do mundo. Infelizmente, a civilização que fez essas pinturas foi dizimada com os Bandeirantes, então só podemos adivinhar seu significado.
    Eu prometo que não vou reparar na bagunça e sua casa (rsrsrs)!
    Um abraço,

Lisa de Trento
Reply 11 de September de 2013

Que beleza! E que lugar bonito e interessante. Lugar para ser visitado apesar das dificuldades para se chegar lá. Nossa, bicho preguiça de 8 metros? Não dá nem para imaginar ! Tatu gigante? Cruzes!

Nunca pensei em levar alcol gel para desinfetar as coisas. Sempre usei o gel para as mãos quando viajo. Mas essa é uma boa dica!

Hmmm, aquela comidinha dá água na boca mesmo. Aquela vasilha com coisas vermelhas é molho à vinagrete?

Bjs

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Lisa, fico superfeliz de ter conseguido passar pelo menos alguns dos encantos dessa viagem. Pois é, tá vendo como se aprende com pessoas com TOC rsrsrs! Sim, também tinha molho vinagrete.
    Bjs

Dulce Mello de Menezes
Reply 11 de September de 2013

Alessandra, estou feliz pelas suas descobertas nordestinas.
O Museu é realmente uma grande surpresa!
Para variar, tudo isto que você está encantada, faz parte de uma antiga luta de uma grande mulher estrangeira. O Brasil é realmente um país de sorte!
A Tok Stok, tem uma linha de louça com as pinturas deste parque. São bem bonitas e vem de lá.
Quem tiver tempo pode incluir neste roteiro uma paradinha em Aracaju e conhecer o nosso grande Cânion Xingó. É lindo de verdade! A galera jovem também vai adorar mergulhar nas águas do Velho Chico! Os pitus são maravilhosos...
Você pode ir e voltar de Aracaju no mesmo dia, mas fica um pouquinho cansativo, ou ir e dormir em um hotel que tem no parque. Hotel simples, mas legal.
Ri muito com o bodromero.
Que a Luz Divina acompanhe você e sua família, para que outros momentos de alegria
estejam sempre presente com vocês.
Carinho, com Axé Dulce

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Dulce, obrigada pelo carinho. Sim, almoçamos todos os dias na Cerâmica, o Carlos e os meninos fizeram uns vasinhos e eu ganhei um monte de presentes de lá. É bárbara. Num próximo post coloquei isso.
    Bjs,

      Alessandra Blocker
      Reply 11 de September de 2013

      Agora vou falar com o Carlos de irmos para Aracajú! nessa viagem nós voltamos por Fortaleza e passamos alguns dias em Jericoacoara, outro lugar maravilhoso!

        Dulce Mello de Menezes
        Reply 13 de September de 2013

        Alessandra, jaq vc se animou p ir para Aracaju conhecer Xingó, dê um pulinho nesta minha terrinha do Axé. A tadinha tá meio abandonadinha, mas sugiro vcs irem para Boi Peba e Morro de São Paulo dar uma reenergizada! Isto no verão viu? Dezembro é um mês de sol pleno, e ainda não está tão cheio. Vocês voltarão zerados e em estado alpha para Sampa.
        Carinho, cheinho de Axé Dulce

Regina Ambrósio
Reply 11 de September de 2013

Quem é brasileiro sabe que por mais que se viaje internamente e conheça nossos diferenciais, sempre deixa pra trás pelo menos uma dúzia de outros recantos encantadores, inovadores e cheios de detalhes que nos levam da surpresa ao orgulho de ter nascido neste país. Cada lugar nos conta uma história como num livro, porém com a grata vantagem de estarmos "in loco". Eu conheço muito do Brasil, mas esse cantinho não e fiquei encantada. Gente...viram a cor do céu? Magnifico! Viram as cumbucas na mesa cheias daqueles sabores locais que são inconfundíveis? Demais né? Alessandra, muito obrigada por compartilhar conosco sua viagem. Amei os itens para completar a mala....acho que também tenho toc kkkkkkkkkk A Pedra Furada e as pinturas rupestres são um pouco do que nós temos em colaboração com a história do mundo....isso até parece nos aproximar mais uns dos outros não importando onde se esteja. Família linda, lugar lindo e nós viajando com vocês. Delícia!!!!! Um grande abraço!

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada pelo carinho! A viagem foi muito especial, mesmo!
    Abs,

Alexandra
Reply 11 de September de 2013

Ahhhhh Alessandra! Você não sabe o que esse post significa pra mim. A arqueologia esteve em meu coração desde muito cedo e é um sonho não realizado que levarei desta vida (por algum motivo, eu sei)....então....podes imaginar minha satisfação e encantamento com suas fotos e relatos. Sei deste lugar a bastante tempo e ele faz parte dos meu planos de futuras férias (o difícil é convencer o marido...rsrsrs).
O Brasil é tão rico de diversidade e isso dá um baita orgulho, não é mesmo?
A alguns anos fui para Recife/Caruaru a trabalho e comi bode (não a buchada, pois como todos sabem aqui no salotto, essa parte de miúdos e afins eu passo) e gostei do sabor forte e da tenacidade da carne....comi de várias maneiras, inclusive churrasco....coisas do Nordeste lindo e amado.
Fico aqui esperando por mais e te agradecendo imensamente.
A generosidade e o poder de encantar as pessoas, percebe-se, é um traço marcante das mulheres Pascolatto.
Beijos grandes para as duas irmãs.

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Alexandra, Insiste com o marido, a viagem é muito gratificante! Também não comi buchada, não! Só a carne, mesmo.
    Bjs,

    Julian@ .. Gyn
    Reply 11 de September de 2013

    Por falar em arqueologia .. tá lembrada da nossa viagem pro Egito? Rs ..

      Alexandra
      Reply 11 de September de 2013

      Não mesmo, Jú querida. A viagem tá de pé.....só não sei pra quando. Espero que a Esfinge aguente até lá....rsrsrsrs
      Beijos.

        consueloblog
        Reply 12 de September de 2013

        Rssss!!

Cassiano Lopes
Reply 11 de September de 2013

O Brasil realmente é uma jóia! Aventura que valeu à pena. Bjocas. Cassi.

    Cassiano Lopes
    Reply 11 de September de 2013

    Oops! Esqueci de mencionar Alessandra: mais um posto riquíssimo para o livro de dicas da Consu! By the way, recebeu um cartão meu endereçado à Jabuticaba? Bjocas. Cassi.

      Alessandra Blocker
      Reply 11 de September de 2013

      Oi, Cassiano, obrigada! Que bom que você gostou! Não, não recebi seu cartão!
      Bjs

        Cassiano Lopes
        Reply 11 de September de 2013

        Oops! Será que enviei certo? rsrsrs Depto. Editorial! Acho que esqueci de colocar seu nome... SORRY!!! Bjocas.

Maria Vilma
Reply 11 de September de 2013

Alessandra,
Falar do seu talento (já li todas as outras crônicas suas), da sua sensibilidade, da sua beleza e generosidade... Aliás, qualidades inerentes a toda família, parece até “forçação de barra”, Mas digo a você com toda honestidade do meu coração, hoje, você está me proporcionando uma das maiores emoções da minha vida!
Não sei o que falar... Alessandra, eu nasci no sertão da Bahia (possui ecossistema igual). Essas paisagens fazem parte da minha alma! A cerquinha do quintal da minha casa era assim!... Essas estradas que de tão compriiiiidas, se afunilam no horizonte.... Meu Deus! Quanta SAUDADE!!!!
Querida, como dizem as pessoas de toda essa região, Deus lhe pague!
Bj! MV

    Maria Vilma
    Reply 11 de September de 2013

    Descul-me!... Fiquei tão emocionada, que passei batida!
    Feliz Aniversário!!! Feliz Vida!!!
    Bjs!MV

      Alessandra Blocker
      Reply 11 de September de 2013

      Que bom que consegui fazer justiça a essa viagem linda! Seu depoimento me emocionou! Obrigada!
      Bjs,

        Maria Vilma
        Reply 11 de September de 2013

        Eu é que lhe agradeço, por acalentar meu coração!
        Já estou na expectativa do próximo!... Agueeeenta coração!!!
        Bjs! Vilma

Tania Mara
Reply 11 de September de 2013

Sou muito fã da Dra. Niede Guidon que luta pelo parque da capivara.
Esse post é muito importante para incentivarmos a visita ao museu e ao parque.
Além das pesquisas e preservação do parque arqueológico a Dra. Niede faz campanha para ativação de um aeroporto em São Raimundo Nonato para incentivo ao turismo e arrecadação para as pesquisas e manutenção dos estabelecimentos.

parabéns pelo aniversário, pelo passeio e principalmente pela divulgação.

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada, Tania! É isso mesmo, o aeroporto está sendo construído, mas parece que ainda vai demorar um pouco. Mesmo assim, a viagem vale a pena.
    Abs

Sara
Reply 11 de September de 2013

AMEI essa viagem! A Serra da Capivara é um sonho antigo meu e do meu marido, mas esbarramos sempre na dificuldade de acesso! Nunca havia pensado em Petrolina + carro!
Detalhe: a Tok&Stok vende louças lindas da Serra da Capivara, feitas por uma cooperativa local... temas rupestres, eu adoro! Beijo e obrigada pelo presente que foi este post!

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Sara, o acesso é demorado mas vale muito a pena! Sim, em outro post eu falo sobre a cerâmica. Tem um restaurante a quilo lá onde almoçamos todos os dias. O Carlos e os meninos fizeram uns vasinhos e eu ganhei um monte de presentes de aniversário lá. É muito legal!
    Bjs

      Sara
      Reply 11 de September de 2013

      Ansiosa para ler o resto! Muito obrigada! beijo!

Julian@ .. Gyn
Reply 11 de September de 2013

Como eu amo esse Brasil!
Terra riquíssima em sua diversidade cultural e paisagística!
Alessandra .. que aventura!! Que delícia de passeio!!
Fiquei com água na boca só de ouvir falar na comida nordestina (uma das minhas preferidas).
Por favor, não seja breve no próximo texto. Estamos viajando com você!
Bjos!

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada, Julian. Fico tão feliz em saber que todos gostaram tanto desse post. O lugar é realmente especial.
    Abs

Andrea - Curitiba
Reply 11 de September de 2013

Querida Alessandra, que belo texto! Sim, como vc e muitos brasileiros, tambem sou ignorante quanto a tantas belezas em nosso pais que nao conhecemos e nem temos ideia de que existem! So espero que todos essas preciosidades estejam e continuem muito bem preservadas, pois tantos lugares de turismo aqui neste pais estao em total abandono....No almoco eu ficaria com a macaxeira , arroz e feijao, pois nao gosto de carne. Lencinhos umidecidos? Sempre os tenho a mao! Tambem beiro ao TOC, entao sei muitissimo bem do que vc esta falando!hahaha.....Gostaria de saber que dia eh o teu aniversario, pois eu tambem sou de julho. Sou canceriana com ascendente em virgem: mais TOC impossivel!haha.....Bjs e parabens pelos teus sempre belos textos!

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Andrea,
    Meu aniversário é dia 22 sou câncer, cúspide com leão. Lencinhos umedecidos são o máximo!
    Bjs

      Alessandra Blocker
      Reply 11 de September de 2013

      Em tempo, que bom que você gostou do texo!
      Bjs

Victoria Renner
Reply 11 de September de 2013

O Brasil tem tantas belezas e sabores que a gente acaba não explorando!!! É uma pena!!!
Lindo o post, ela escreve tão bem quanto você!!! Grande beijo!!

Visite www.victoriarenner.wordpress.com

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Que bom que você gostou. Vamos conhecendo o Brasil, nem que seja virtualmente.
    Abs

A.Maria
Reply 11 de September de 2013

Não sou de comentar sobre o blog , mas sempre procuro acompanhar as novidades ,
este texto em particular me deixou encantada e curiosa, estou ansiosa pela segunda parte.

A.Maria

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada! A segunda parte vem em breve!
    Bjs

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Todos estamos!! Já tô lá implorando!... bjs c

Yeda Alencar
Reply 11 de September de 2013

Consuelo/Alessandra,

Vcs não sabem o tamanho do meu orgulho de ver um post sobre a minha terra aqui!!!
É tão legal ver as pessoas de outros lugares do país descobrindo nosso estado!!!
A serra da capivara é muito importante pra nós, desde pequenos aprendemos a importância dela e da Dra. Niede Guidon, que veio com toda a sua sabedoria, dar o sangue pela nossa história, pra torná-la conhecida, ou melhor, reconhecida no mundo todo. Apesar do descaso dos políticos em melhorar a infraestrutura toda, do parque, do hotel, principalmente, do aeroporto, o valor desse lugar é sempre destacado por todas as pessoas q o visitam.
Estou ansiosa pela segunda parte! Volte sempre q quiser! Além da serra, temos um litoral (Parnaíba/Barra Grande) maravilhoso, e a capital (Teresina), oferece uma culinária muito muito muito gostosa (sou suspeita sim, mas é pq realmente é boa, vc provou uma parte, tem vários outros pratos típicos deliciosos), trabalhos lindos dos artesãos do Poti, enfim, temos muita coisa a oferecer a quem visita nosso estado. (Ah! E sim, nossa cerâmica é belíssima!)
Beijos pra vcs!!!!

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada Yeda por mais toda esta informação! bjs c

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Yeda, Espero ter feito justiça à sua terra. Fiquei encantada com o Piauí e com os Piauienses! Vou voltar com certeza!
    Bjs

Aurora Maria de Magalhães Lopes
Reply 11 de September de 2013

Muito interessante sua viagem, Alessandra! E a lista do que levar para hotéis mais simples é perfeita. Sobre lâmpadas, meu marido e eu pensamos como vocês. E quando não tem abajourt? Pode parecer frescura, mas faz muiiiita diferença! Não fazemos questão de luxo, mas os ítens dessa lista são muito bons. Confesso que nunca levamos lâmpada, mas sempre uma lanterna para colocar na cabeceira. Detesto luz branca!!!
Obrigada pela sua história de viagem. Bjsss...

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Entendo você perfeitamente! Meu marido adora ler antes de dormir e sem abajur não dá! Nesse hotel ele teve de usar a lanterna do iPhone!
    Que bom que você gostou!
    Bjs,

Josele Lopes
Reply 11 de September de 2013

Achei belíssimo esse post, fiquei encantada pela simplicidade e pela história.
Olha a imagem desse céu na estrada...temos tanto à conhecer desse gigante(*.*)

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Que bom que você gostou!
    Bjs

Jaque Müller
Reply 11 de September de 2013

Alessandra, que riqueza de viagem!!!! Muito orgulho em você ter escolhido este destino. Somos brasileiros e exploramos tão pouco nosso país com a imensidão de coisas que temos para ver.
Eu conheci um arqueólogo há uns 24 anos, e ele já nesta ocasião havia me relatado sobre este sítio. E ele etava justamente indo para lá para trabalhar.
Fico vibrando quando este tipo de turismo não óbvio, é pronunciado, traz a sensação de que: ufa, finalmente os recantos estão sendo valorizados, reconhecidos e visitados.
Muito bem descrito, e muito muito feliz em poder encontrar aqui, esta preciosidade.
Um beijo, e parabéns!

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Que bom que você gostou! É pena que nosso país não saiba incentivar o turismo interno. Espero que um dia isso melhore.
    Bjs,

Maria Araci
Reply 11 de September de 2013

Consuelo: obrigada por dois dias de presentes para o Salotto: a crônica da Mônica e o post da Alessandra. Sobre ontem não consegui comentar pois fiquei muito emocionada e tocada pelo relato da Mônica e atrapalhada com minhas emoções. (Na minha mesinha de cabeceira, numa gaveta baixa, tenho muitas lembranças de um menino que não canta mais!) A sensibilidade de todas voces é o motivo de estarmos por aquí, sempre!

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    <3

    Alexandra
    Reply 11 de September de 2013

    Querida Maria Araci, um beijo na bochecha, um abraço apertado e muita luz pra você, minha linda.
    Beijos.

Teresa
Reply 11 de September de 2013

Também adoro uma viagem ao interior, ainda mais nesses nossos tempos em que o chamado "mundo civilizado" se preocupa mais com guerra e grana que com pessoas, temos muito a aprender com a simplicidade. Bjs

Ana Placido
Reply 11 de September de 2013

Bacana perceber como as duas irmãs se parecem na forma de olhar com entusiasmo os encantos que surgem nas rotas de viagem. E ao mesmo tempo diferentes quanto às locações escolhidas para vivenciar essas emoções. Uma mais cosmopolita, a outra mais ligada à terra e às raízes. Será que isso mesmo, ou estou apenas presumindo coisas a partir de observações particulares? Seja o que for, deve ser muito boa a troca entre vocês: humana, sensível e vibrante. Abraços às duas.

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Acho q vc tem muita razão... bjs c

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Ana, Sim, a troca entre nós é sempre interessante e divertida (com algumas brigas aqui e ali rsrsrs)! Nós viajamos para tudo quanto é lugar. Só resolvi cobrir a Serra da Capivara pois achei que a Consuelo não iria para lá tão cedo, sendo que é tão difícil e demorado de chegar! Uma coisa posso te dizer, minhas viagens não têm "look do dia". Eu sou meio ovelha negra fashionista da família.
    Abs,

      consueloblog
      Reply 12 de September de 2013

      Hahhahha!! Mas ela tem estilo!! Bjs c

        Ana Placido
        Reply 12 de September de 2013

        Ah, isso é verdade, meninas. Fashionista, ovelha negra, cosmopolita ou não, o melhor look pro dia é: cada uma com seu estilo e jeito peculiar de ser. Se não fosse assim, acho que nem arrumariam motivo pra continuar as briguinhas...coisa mais sem graça, não? hahahahaha

Eduarda
Reply 11 de September de 2013

Alessandra, que relato delicioso e rico você nos fez! Ouso completar sua ótima check list para passeios pelo nosso Brasil afora com o repelente de tomada e/ou de passar na pele.
Em tempo, você já assistiu o filme do W.Herzog sobre a arte nas grutas do sul da França (A Gruta dos Sonhos Perdidos)? Se ainda não, após esse passeio, assisti-lo com certeza será ainda mais especial. Abs!

    Eduarda
    Reply 11 de September de 2013

    "Durante mais de 20 mil anos, as Grutas Chauvet, em França, estiveram completamente seladas por uma enorme pedra, escondendo o seu interior incrustado a cristal, do tamanho de um campo de futebol e recheado com os restos de gigantescos mamíferos da Idade do Gelo.

    "Em 1994, um grupo de cientistas descobriu as grutas e encontrou centenas de pinturas cristalinas, espectaculares obras de arte datando de mais de 30 mil anos – quase o dobro de outra qualquer descoberta do género – uma era onde os Neanderthal ainda habitavam a Terra, e ursos das cavernas, mamutes e leões da Idade do Gelo eram a população dominante da Europa. Desde então, poucas pessoas tinham tido acesso às Grutas Chauvet, e o verdadeiro significado do seu conteúdo permaneceu desconhecido – até que Werner Herzog conseguiu autorização para lá fazer um filme." É lindo!

      consueloblog
      Reply 11 de September de 2013

      Wow!!!

      Alexandra
      Reply 11 de September de 2013

      Hummm Eduarda, vou correndo procurar esse filme.
      Obrigada pela dica!
      Beijos.

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Oi, Eduarda, sim, você tem toda razão. É que nós fomos numa época de poucos pernilongos, mas no verão é imprescindível!
    Sim já vi o filme do Herzog, é muito legal! As Grutas Chauvet são bem mais antigas, mas a emoção de ver algo que ficou ali, que alguém pintou há milhares de anos é a mesma.
    Bjs,

Elisac.de camargo penteado
Reply 11 de September de 2013

Lindo relato da viagem e as fotos também.Voces duas tem um talento e tanto para relatar as coisas mais interessantes de cada lugar que visitam.Quanto a macaxeira ,nao deixo de ter na minha mesa pelo menos,uma vez por semana deliciaaa ! Beijos as duas

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Eba! fico feliz que você tenha gostado!
    Bjs,

Paula
Reply 11 de September de 2013

Alessandra
Desculpe mas não entendi...Como podem ter sido os bandeirantes, movimento iniciado a partir do sec. XVI a dizimar essa civilização desconhecida à qual se atribuem desenhos os desenhos que, de acordo com o seu relato terão entre 6 a 12 mil anos?

    Eduarda
    Reply 11 de September de 2013

    Oi Paula, não saberia ao certo o que as escavações nessas cavernas no Piauí nos contam, mas sei bem que em cavernas daqui do Estado de S.P (Sítio Arqueológico do Sandí) foram feitas escavações que mostraram sua ocupação por indígenas durante 6 mil anos ininterruptos até....a chegada das bandeiras (aqui a datação dos achados é interrompida) que os puseram para correr cada vez mais para o interior. Abs!

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Eu só sei o que me contaram, e que aparece no museu. Era uma civilização milenar que aparentemente foi dizimada pelos Bandeirantes. Por que eles pararam de fazer pinturas depois de um certo tempo, não sei. Sei que o Piauí sofreu mudanças climáticas muito bruscas. Para você ter uma ideia, a floresta tropical se encontrava com a Amazônica alí, de repente o clima mudou e secou tudo. Por que, também não souberam me explicar. A arqueologia é cheia de teorias, que são substituídas por novas à medida que fazem novas descobertas. Talvez algum dia tenhamos explicações mais concretas.
    Bjs

Cássia
Reply 11 de September de 2013

Esse olhar atento à toda beleza das coisas e lugares, está no DNA da família!
Quanto aos lencinhos...somos todos viciados aqui em casa! Rssss

    Alessandra Blocker
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada! Fico feliz em ver quanta gente gosta dos lencinhos e do álcool gel! assim não me sinto tão sozinha!
    Bjs

Guilherme Castello Branco
Reply 11 de September de 2013

Parabéns Alessandra,

Faz anos que estou querendo visitar o Parque da Serra da Capivara, após ler um artigo sobre as suas pinturas rupestres, e sua defensora eterna, Niède Guidon.

Lugar inusitado mesmo, mas eu acho o máximo.

Obrigado pelo relato, que só reforçou a minha vontade.

GCB

    Alessandra Blocker
    Reply 12 de September de 2013

    Oi, Guilherme,
    Obrigada! Vale a pena, mesmo!
    Bjs

Luiz Ayrton
Reply 12 de September de 2013

AMAR-O-PARQ. A Associação dos Amigos do Parque da Serra da Capivara (AMAR-O-PARQ)está no facebook. Participe!! O aeroporto está em fase final de conclusão facilitando voos entre São Raimundo Nonato, a Europa e São Paulo.

    consueloblog
    Reply 12 de September de 2013

    Q ótima noticia!! Obrigada!! Bjs c

    Alessandra Blocker
    Reply 12 de September de 2013

    Obrigada, vou seguir! Nosso guia disse que o aeroporto está sendo construído, mas, segundo ele, ainda demora uns anos para a conclusão. Vai saber... Mas a viagem não deveria ser um empecilho. Vale muito a pena!
    Bj

    uilma santos
    Reply 16 de September de 2013

    Luiz Ayrton,
    O aeroporto finalmente vai sair!? Sério...que notícia espetacular. Tem previsão de conclusão?
    Abraços,
    Uilma Santos

Jovita Agra
Reply 12 de September de 2013

Alessandra,
Estou viciada neste blog, religiosamente tenho que curtir os posts fabulosos que Concuelo nos presenteia diariamente. Ontem, por motivo de agenda corrida de trabalho e aniversário de minha sister à noite, nao deu para acessar. Que surpresa boa ao ler sua jornada pelo sertao nordestino. Sim, Petrolina é uma grande produtora de frutas, cidade boa e centro comercial do alto sertao pernambucano. E o Parque da Serra da Capivara, verdadeira jóia arqueológica. Este parque é que antes se denominava Parque de Sete Cidades? Este eu conheci alguns anos atrás.
E uma observaçao: voce que conhece o Texas, nao acha que tem muita semelhança com esta regiao? E lá, no Texas, tambem tem o Parque Nacional de Seminole, com inscriçoes rupestres bem semelhantes.
Parabens pelo texto, e obrigada por divulgar as jóias nordestinas, que poucos brasileiros valorizam. Fico no aguardo para a continuaçao da 'Jornada Nordestina'.
Bjo carinhoso.

uilma santos
Reply 16 de September de 2013

Olá meninas,
Alexandra, também sou apaixonada por viagens (não de agora que viajar virou moda...kkk). Até os 50 anos terei visitados os 5 continentes com o que há de mais interessante...e o Brasil já está quaseeee todo mapeado. Notou que tô querendo virar tua amiga e assim poder trocar figurinhas de viagens!?
Aí vai uma dica pelas bandas de lá...do meu amado Piauí. Anota na tua wishlist: 7 cidades e Delta do Piauí e, se tiver fôlego, vá até Lenções maranhenses numa trilha espetacular e radical, porém Lenções vale uma viagem exclusiva.
Xero pra você também Consuelo,
Uilma

Liliane Oliveira
Reply 18 de September de 2013

Ameeeeiiiiiii o post. Consuelo tenho que declarar um amor incondicional a vc e agora a sua irmã. Me senti, literalmente, transportada para a Serra da Capivara. Assim vcs matam os corações dos brasileiros aqui na Europa. Super beijo.

    consueloblog
    Reply 18 de September de 2013

    É lindo mesmo e tem mais semana q vem!!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *