Petiscos saudáveis para a Copa!!


Menu-Copa_ACRIMA20140105_0017_15

Copa do Mundo e petiscos combinam? Saudáveis então, melhor ainda!!!

Em tempos de Copa do Mundo e no Brasil, nada melhor do que pensarmos nos petiscos bem leves, que não comprometam a nossa alimentação, já que teremos váaaaarios feriados pela frente.   Aliás, uma paradinha estratégica bem no meio da semana não faz mal a ninguém, só não pode prejudicar nossas conquistas em busca da alimentação saudável e quem está em dieta, não pode sair dela. Afinal, ganhar só a Copa, certo? Peso, nem pensar!!!

Para começar,

Grão de Bico Assado

Roasted-chickpeas

Sabe aquele grão de bico, que você mal come durante a semana, mas que bem que poderia introduzir na sua dieta pois faz bem pra caramba e é rico em proteína. Então que tal inovar fazendo assim:

Pegue uma lata de grão de bico já cozido ou, cozinhe 250g de grão de bico da forma convencional. Drene a água do grão de bico de latinha ou a água de cozimento, acomode este grão de bico em uma forma, regue com azeite de oliva. Pegue sal grosso bata no liquidificador com orégano seco, alecrim e manjericão. Salpique este sal por cima do grão de bico e leve ao forno para assar. Depois que estiver bem crocante, sirva! Showw de bola!!!

Hummus

hummus-280b

Seguindo na linha do grão de bico, também podemos pensar na pastilha de grão de bico, mais originalmente conhecida como Húmus Tahine. É feita a partir do grão de bico, e um coringa. Tenha sempre aquela latinha de grão de bico cozido, bata no liquidificador com azeite, alho, suco de 1 limão, e 1 colher de sopa de pasta de gergelim, que é o tahine. Caso não ache ou não tenha na sua cidade, faça com grão de bico cozido e o restante dos ingredientes. Pode fazer a variação, como veremos a seguir:

Primeira, a receita é a anterior, acrescentando pimenta do reino e páprica. Fica levemente picante.

Segunda, a diferença da pasta, fica por conta de bater com algumas folhas de manjericão, acrescentar tirinhas de tomate seco por cima e também as folhas inteiras, finalizar com azeite de oliva e amêndoas em laminas. Ahhh que delícia!!!

sun-dried-tomato-hummus10

Terceira: imagina então agora, o húmus e você acrescenta algumas beterrabas cozidas, bem ao gosto, porque isso depende do paladar de cada um. Comece com alguns pedaços, e experimente. Coloque mais azeite, mais tahini, suco de limão e harissa que é um tipo de pimenta e caso não encontre, claro que pode utilizar a pimenta que você apreciar, a biquinho é bem fácil de encontrar no Brasil, e dá um sabor incrível! Bater no liquidificador tudo, e aí está pronta uma pastinha linda, e sem torcer para a Espanha, é claro… rsrs

Humus com beterraba

Humus com beterraba

Agora, a quarta e minha queridinha é húmus com feta e espinafre, immm…. Aliás, minha queridinha e também do meu amor… Bem, a pasta padrão, acrescentando no mixer ou liquidificador espinafre cozido, bem ao gosto de cada um mesmo, acrescente aos poucos o queijo feta, também a gosto por ser um sabor acentuado, acrescentando também, suco de limão e algum tempero apimentando, exemplo páprica ou pimenta do reino ou mostarda ou pimenta biquinho, e também dose extra de azeite de oliva. U-A-U!!! Sério, não vai querer outra vida!!!

Húmus feta e espinafre

Húmus feta e espinafre

Todas as pastinhas podem ser servidas com pãozinho árabe integral que foi previamente ao forno com azeite e orégano.

Outra sugestão, é servir cenourinha baby com qualquer tipo de húmus acima o que a torna bem saborosa.

Cenouri

Cenourinha baby servida com húmus

Edamame

Este aqui, é bem interessante é possível que não esteja disponível em todo o Brasil, mas quis deixar de idéia, para que pensemos que existem alimentos para serem beliscados, além do que imaginamos. É Edamame. É a soma, acomodada dentro da vagem. Ela é vendida assim mesmo, pode estar na parte de congelados dos supermercados ou em casas de produtos alimentícios japonêsas. Você deve fervê-la com os condimentos que prefere, e se quiser, pode acrescentar um pouco de shoyo na água ou no pratinho para molha-lo. Delicioso!!!

Edamame

Edamame

 Espetinho

068

Uma versão de espetinho que amo, é o de tomate cereja, nozinho de mussarela que pode ser de búfala ou não e folhinha de manjericão. Faça um bowl com uma mistura de azeite, vinagre balsâmico, e sal marinho. Molhe cada palitinho e aprecie. Não é por nada não, mas fica muito bommmm!

Palitinho de verdura

sticks

Quando a gente pensa que não dá para ficar mais saudável, a gente vê que dá! Olha só estes palitinhos de cenoura, pepino e aipo. No fundo do copo tem um creminho que você pode utilizar iogurte grego light com um queijo de sabor forte, pode ser por exemplo gorgonzola. Não precisa acrescentar creme de leite porque já utiliza o iogurte, e nem sal porque o queijo já é salgado. Muito delicioso e bem prático.

Chips de batata doce no forno

garlic_rosemary_baked_sweet_potato_chips_close

Quer comer batata frita? Por que não tentar o “chips” de batata doce feito no forno? Corte a batata doce em rodelinhas bem fininhas. Em uma travessa misture azeite e sal. Forre uma assadeira com papel manteiga, coloque as fatias bem fitinhas de batata doce (lembre-se que o resultado vai depender da espessura da batata), regue com o azeite e polvilhe alecrim por cima e leve ao forno. Te garanto que não fica a dever para a nenhuma batata frita.

Frutas

cheese_platter_web_1024x1024

Finalizando então, com esta bandeja com castanhas, nozes, pistache, amendoim, chios de banana, damasco, uvas, morango e queijo, esbanje na fantasia!!!

Então vou ficar aqui na torcida, para que sempre consigamos conjugar divertimento com saúde, e que o gol de placa mesmo, seja a vitória de uma vida feliz e bem nutrida! Saúde!!

beijosss!!!!

Jaqueline Müller
Nutricionista
Instagram: @jaquelinemullernutricionista

YOU MIGHT ALSO LIKE

Compulsão por doce pela nossa nutri Jaqueline Müller
August 10, 2018
Perder peso após os 40, é possível?
March 02, 2018
Panna Cotta Low Carb com a minha Nutri-top Jaqueline Müller!
December 11, 2017
Por que os italianos são um povo magro?
August 07, 2017
Jejum intermitente…revelando tudo!!
March 29, 2017
Planos de alimentação pela nossa super nutri Jaqueline Müller
March 08, 2017
Segredos Poderosos de Como se Alimentar Corretamente E Perder Peso!!
March 03, 2017
Os maiores erros quando se quer perder peso!!
February 24, 2017
Guia para não sair do foco no natal e no ano novo: receitas e dicas
December 09, 2016

40 Comments

Adrianne
Reply 13 de June de 2014

Aqui consumimos frequentemente Humus, ate como acompanhamento ou complemento de salada de alface, e nao havia pensado nesta mistura com o feta ( acho divino! ) e espinafre. Vou experimentar.
Jaque, voce abriu meus horizontes!!!!!!!

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Adrianne, que saudades!!!
    Um super beijo, depois me conte o que achou!!!

      Adrianne
      Reply 16 de June de 2014

      Jaquelinda, vou te contar : Sucesso!!!!!!!!!!!
      Ficou muito boa a variaçao do meu hummus querido com feta e espinafre. Todos gostaram. Acabou logo. Tentei copiar ate a apresentaçao, confesso que o meu ficou um tantinho desarrumado...mas a turma beliscou com pao sirio torrado...ninguem foi gluten-free. Dica topissima. Obrigada.

        Jaqueline Müller
        Reply 16 de June de 2014

        Que feed-back maraaaaaaaaaaaaaaa!!! só você Adrianníssimaaaa!!! Fico mega feliz, vou então espalhar para este mundão que o queridinho realmente é um sucesso!! Um super beijo, amada!!!

          Adrianne
          16 de June de 2014

          Pois espalhe. Sou testemunha!!!!!!!!!!!! Fiele feliz...smaaaaack

Cassiano Lopes
Reply 13 de June de 2014

Jaquelinda da minha vida! Adorei tudo! Já me deu uma fominha "de cão"! Sou apaixonado por grão-de-bico e como praticamente umas 3x ao mês em uma salada ou em sopa. Fica tudo! Vou fazer a versão assada amanhã. Quanto aos palitinhos de tomates, sou fã também. Adoro tomate. E os crudités então? São meus favoritos. Sempre os sirvo em meus petits em casa. Um beijo e obrigado pelas dicas deliciosas! Vou deixar as calorias para o vinhozito!!! rsrsrs

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Cassi, lindo querido!
    Hahaha deixe mesmo, saúde venha cá que eu vou lhe servir!!! Bjãooo!!!

Maria Benincasa
Reply 13 de June de 2014

Jaquelinda, que sugestões sensacionais! Estive mesmo pensando sobre isso!
Obrigada, salvou minha dieta!!
Thaks Lady Consu!
Bjs da roça

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Um super beijo, Maria!!!

Eduarda
Reply 13 de June de 2014

Beleza e saúde juntos...tudo de bom! Adorei as dicas de apresentação dos pratos pois afinal comemos muito com os olhos, não é mesmo! Obrigada!

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    É verdade, Eduarda! Aqui temos sempre uma novidade!! bjao

      Maria Vilma
      Reply 15 de June de 2014

      Beijinhossss, Jaque!!!!

Maria Vilma
Reply 13 de June de 2014

Jaquelinda!!! Suas orientações, já lhe disse, são terapêuticas...! Tudo que vc
sugere eu copio, guardo e faço... Porém, não vou mentir para vc, não... Agora,
nesse período da Copa... acho que não vou, aliás, entenda... Jaque... Eu tenho
uma tendência a ficar... como se diz... um tanto quanto... à toa... quando me
exponho a grandes emoções... É isso! Mas na medida do possível... Vou me empenhar...! Prometo...!
Um grande abraço, linda!
MaVi

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Hahahaha figurinha, linda MaVi!!!
    Venha sempre e aproveite o máximo!!Bjãoo

lili
Reply 13 de June de 2014

Acabei de ver na televisão uma receita de bolinhos de arroz integral assados no forno que também podem fazer parte dessa torcida saudável. Não enfiar o pé na jaca nesses dias, salva a nossa dieta e nossa saúde. Obrigada pelas dicas deliciosas.

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Verdade, Lili. Vai um negocinho aqui, um salgadinho ali, cervejinha acolá, e foi-se embora um trabalho de longos 15 dias que demoram a passar, e em 90 minutos, pluft!!! La vem la vem la vem a gordurinha. Bjão e siga sempre este raciocínio! Bjãooo

Clau
Reply 13 de June de 2014

Jaque,

Amei o post! A dica do grão de bico assado será testada amanhã...perguntinha: depois de assado é possível conserva-lo por quantos dias?
Bjs

Clau

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Clau, como é algo sem conservante a vida de prateleira é curta. Guarde no máximo por 5 dias. Bjao

Victoria Renner
Reply 13 de June de 2014

Que delicia!!! Vou tentar esse Humus com beterraba!!! Beijoss

Visit http://victoriarenner.com

www.facebook.com/victoriarennerblog

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Legal!!!bjaoooo!!!

Niéde Stefani da Costa
Reply 13 de June de 2014

Jaqueline,que ótimas ideias de petiscos.Sensacional!
Vou fazer o mais rápido possível.
Adorei!!!
Bjo e obrigado

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Ahhhh Niède, fico feliz que tenha apreciado. São deliciosas, sou apaixonada por grão de bico. Um super beijo!

Andrea - Curitiba
Reply 13 de June de 2014

To salivando!!!!! Delicias mil!!!!!So poderia vir de nossa querida Jaquelinda!!! Bjs.........

Jaqueline Müller
Reply 15 de June de 2014

Andrea linda mais que querida, um super beijo!!!!

Denise Luna
Reply 15 de June de 2014

Ôba! Adorei as sugestões, principalmente as do grão de bico assado e da batata doce.
Você sabia que você também pode fazer chips de couve no forno? Ficam deliciosos e super saudáveis.
Bjs

Jaqueline Müller
Reply 15 de June de 2014

Oi Denise!!! Menina, sabia porém nunca fiz. Fica gostoso? Beijaoo!!

    Denise Luna
    Reply 15 de June de 2014

    Fica sim. Vi isso numa revista americana de saúde, fiz e adorei. Tanto q nos EUA, esse chip de couve, é a maior febre!
    Bjs

      Jaqueline Müller
      Reply 15 de June de 2014

      Rá!!! Vou fazer esta semana sem falta!!! Bjbjbj

        Denise Luna
        Reply 15 de June de 2014

        Jaque, você pode me passar a recomendação para um (excelente) médico ortomolecular aqui no RJ? Me recomendaram Arthur Lemos mas ele está de férias coletivas desde maio até julho....
        Bjs

          Jaqueline Müller
          16 de June de 2014

          Então Denise, trabalho com ele também...rsrs Mas vou ver para você. Ele é excelente. Para qual área seria? aqui na clínica , temos um médico maravilhoso. Se preferir me escrever e-mail, te respondo. jaquenutrition@gmail.com
          Grande beijo!!!

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 15 de June de 2014

Jaqueline. Amei. As sugestões. Vou printar para nào esquecer. Obrigada. Bjs.

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de June de 2014

    Legal, Sonia!!! Bjaooo

Ana Abate
Reply 15 de June de 2014

Que delícia de dicas Jaque! Vou testar para o próximo! Bjs

Jaqueline Müller
Reply 15 de June de 2014

Um beijao, linda Ana!!

Marly Papa
Reply 15 de June de 2014

Oi Jacquelinda , que maravilha de post , pelas cores , receitas e idéias , super obrigada e vou fazer sim, achei praticas e lindas !!!! Bjs !!! Marly

    Jaqueline Müller
    Reply 18 de June de 2014

    Marly, querida!!! FAça sim, depois me conte o que achates. Um super beijo, com saudades!!!

Jaqueline Müller
Reply 15 de June de 2014

Querida Marly, fico muito contente em saber que gostou. Quero saber se fez e os resultados viu?
Bjaoo

Alexandra
Reply 17 de June de 2014

Hummmm....adoro húmus! Salivei de verdade!
Confesso que por aqui os petiscos estão mais "gordinhos" mas eu PROMETO que vou entrar na linha....rsrsrs
Super beijo pra super Nutri!

    Jaqueline Müller
    Reply 18 de June de 2014

    Ahahahah Ale linda!!!! Fechei meu face, porque não estou dando conta de tanta rede social..rsrs Estou no instagram, e agora acho que peguei a mão de dar conta... pelo menos de um...rsrs Fico imaginando a Consu, dando conta de tanta coisa, que loucuraaaa!!!!
    Bora deixar estes petiscos por aí, mais levinhos...rsrsrs bjão minha linda com muita saudade!!!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *