Perfumes!! O que há de novo hoje e quais eu uso!


Perfume spraying from bottle

Já contei por aqui que gosto muito de perfume e como ele nos identificam.  Por isso, em geral, gosto de ter 1 perfume.  Assim, acredito, toda vez que alguém sentir aquele cheiro, vai lembrar de mim…

Porém, no momento estou usando vários… me apaixonei por estes e não consigo escolher um só… mas acredito que eventualmente vou…

Eles são:

comme-des-garcons-parfumes-floriental-1-960x640 Wonderwood-195-100ml

Comme des Garçons Parfum –  Floriental e Wonderwood – em geral, todos os perfumes desta marca japonesa são maravilhosos.  Tem bastante escolha.  Tanto que não consegui escolher um… e são, em geral, unissex!

The Beautiful Mind Series e seus criadores.

The Beautiful Mind Series e seus criadores.

The Beautiful Mind Series Vol. 1 – adoro a estória desta fragrância.  O nariz, Geza Schoenchamou Cristiane Stenger , uma jovem campeã de memória.  Ele a levou a seu laboratório e lhe ensinou sobre perfumes.  Ela usou de seu talento com a memória para que juntos criassem esta fragrância que tem vários estratos de aromas incríveis!

L'Eau de Chloé

L’Eau de Chloé

Chloé Eau de Parfum Intense

Chloé Eau de Parfum Intense

Chloé – Gosto para o verão.  Tanto a L’Eau de Chloé  (fita verde) quanto a Chloé Eau de Parfum Intense (fita preta) .  É a única marca de perfumes de Duty Free que gosto.

DSC06771

Simone Cosac – Em Florença esta brasileira descobriu o seu dom e começou uma linha de perfumes com o seu nome.  O meu favorito é Trama!    Veja a sua história linda e surpreendente nest post AQUI.

Todos estes tem cheiros que considero chiques e maduros.  Coloco na pele e espero ele reagir.  Fecho os olhos e me imagino indo embora e deixando só o perfume… Pergunto: este aroma me representa?  Representa o que eu gosto de mim?  E é assim que os escolho.

Perfumes também seguem tendências.  Ultimamente tenho notado que existem algumas famílias e categorias de perfumes.  Aqueles que encontramos no Duty Free são mais de massa. Daí existem os de nicho.  Estes do Duty Free seguem a tendência de perfumes doces e fortes.  Pessoalmente não gosto nem um pouco.  Acho arrogantes e pouco elegantes, além de me darem dor de cabeça.  Me surpreendo que conseguem vender tantos!!  O único que tenho gostado destes são os da Chloé.

Então comecei a me informar sobre os perfumes de nicho.  Até escrevi um artigo para a Veja Luxo em 2012.  (Abaixo está o texto completo.)  Foi onde encontrei os meus outros perfumes.  Acho que o Comme des Garçons fica meio no meio entre o nicho e os de massa.

Compro muito meus perfumes na Harvey Nichols em Londres pois têm uma ótima escolha e o melhor preço.

E vocês?  O que acham dos perfumes de hoje em dia?

Artigo para a Veja Luxo.

Perfume é um produto de luxo?

De uns dez anos para cá, o mercado de luxo da perfumaria tem se transformado. Foi-se criando o que é chamado de niche fragrances (fragrâncias de nicho) ou haute parfumerie. Frascos de cristal Baccarat, ingredientes raríssimos, distribuição limitada, produção restrita e preço alto definem este produto.

De forma geral, um perfume de uma marca conhecida, como pode ser Dior ou Hermés, é classificado como opening price point, ou seja, uma das peças de menor custo da gama de produtos oferecidos. De uma certa forma, é um pequeno pedaço do sonho que uma marca de luxo oferece. Neste caso, o sonho pode ser comprado por uma parte da população bem maior do que aquela que pode comprar, digamos, a bolsa de marca. Para poder sustentar um produto com este preço, a marca deve poder distribuí-lo em massa. Lojas de departamentos e duty free servem a este propósito. Isto é, até pouco tempo atrás.

 Para definir um perfume de alta gama, é necessário primeiro falar da sua história. O perfume existe há milhares de anos, e na forma de garrafa de perfume já na era do antigo Egito, 1000 BC. Mas foi durante a Renascença, na Itália da metade do século XV, e logo depois na França, que perfumes ganharam importância. Na época a toalete dos nobres e ricos era pouca. Para disfarçar o cheiro ruim, perfumes começaram a ser usados em abundância. Mas este costume era oneroso.

Foi só no início do século XX que a versão light do perfume, a água de colônia, começa a ser comercializada. Avançamos ao dia de hoje onde as linhas a preço baixo, que carregam nomes de artistas pop como Justin Bieber, são distribuídas em drugstores . Os perfumes de marca, por sua vez, são vendidos nas boutiques, lojas de departamento e duty free.

Mas se o que Costanza Pascolato bem define como luxo é “algo raro e caro”, como podem perfumes que se encontram em tamanha grande escala serem considerados de luxo? Como prova, há pouco outro tabu foi quebrado neste mercado do perfume, o comercial na televisão. Existe algo de mais massificado?

Foi nesta incongruência da definição de um produto de luxo que perde sua patina de tal, que alguns expertos da industria percebem um nicho e oportunidade.

Um destes foi o nariz (como são chamados os artistas de perfumes) alemão Geza Schoen que cria em 2006 e coloca no mercado o par de perfumes: Molecule 01e Escentric 01. Deliberadamente provocatório, era uma tentativa de criticar e revolucionar como perfumes eram criados e marquetados. A sua premissa era de criar 2 perfumes em torno a um aroma. No caso, a primeira série foi criada em torno ao aroma-químico Iso E Super. Adivinhem só, deu certo! Em pouquíssimo tempo, estes perfumes quase sem cheiro, que é na realidade, muito menos um cheiro do que um efeito sutil, aveludado que flui e reflui sobre a pele, viraram cult entre ícones como Elton John e Amy Winehouse, Mario Testino e Kate Moss. A idéia de criar uma fragrância especial, e de fazê-la nota através da sua qualidade e da distribuição primorosa, funcionou.

A distribuição no lançamento foi feita não a grandes como Harrod’s, mas só na exclusiva Harvey Nichols em Londres. Sem publicidade, o sucesso veio do boca a boca. Desde então já foram criadas 3 edições.

Em 2007 Schoen lança a primeira fragrância de outra série, a Beautiful Mind Series, onde chama a menina prodígio, gênio da memória, Cristiane Stenger para colaborar com o seu know-how e talento. Juntos criam algo de especial. Unidos ao estúdio inglês criativo, Me Company, que cria um packaging incrível evocando o movimento da mente, começam uma nova tradição. Um perfume que “nos lembra que uma mulher inteligente é uma mulher sexy!”

A próxima fragrância da série, volume 2, deve sair este ano, se Geza conseguir que a bailarina Polina Semionova pause suas piruetas pelo mundo afora por um momento para que possam sentar e desenvolvê-lo. [ndr Já foi lançado]

Quando perguntado o que pensa dos perfumes de grande distribuição, Schoen diz: “Eles não tem alma. Seus produtores não pretendem que um perfume se torne um clássico. Se por acaso você se habituar a um dos seus aromas, da próxima vez que for comprar, talvez não exista mais. Não precisa-se apresentar melhor um perfume, o que é necessário são perfumes melhores. Por isto que a perfumaria de nicho está crescendo.”

 Sua inspiração? “A vida, penso. O processo de criar um perfume é impulsionado pelo ingrediente.”

 Mas as estórias das grandes marcas de perfumes são muito diferentes uma da outra. Um dos pioneiros e maiores artistas da perfumaria é italiano. O florentino Lorenzo Villoresi, começa sua aventura neste mundo em 1990 através da sua paixão pelo oriente. Um grande viajador, ele traz dos seus destinos essências que transforma em perfumes para seus amigos. Este hobby ganha ímpeto, e ele aprofunda seu conhecimento estudando mais e mais do incrível mundo das essências. Em seu maravilhoso ateliê no último andar de um prédio do século XV no centro de Florença, Villoresi tem mais de 1200 frascos com essências diferentes. Lá, ele não só desenvolve a sua gama de perfumes, mas também cria fragrância bespoke, sob medida. Uma conversa longa e tranqüila onde explora as paixões olfativas do cliente através de memórias e emoções, se transforma em um perfume exclusivo. Para isso é necessário reservar meses antes e esperar ao menos três semanas para havê-lo. 

Villoresi descreve o seu produto desta forma:“Pertencemos a um campo da perfumaria, agora extremamente limitado, onde a liberdade de criação artística é o objetivo final de toda a produção.” Que entra em contraste absoluto com perfumes de grande escala onde “O principal problema é que, inevitavelmente, devem seguir as últimas tendências e imitar as fragrâncias mais bem sucedidas, criando assim uma grande quantidade de perfumes “gênero” às custas de qualquer originalidade. Além disso, muitas vezes estes perfumes contêm bases/ingredientes de custo muito baixo, com resultados, que pode-se imaginar, tanto do ponto de vista da fragrância quanto da arte.”

Sua inspiração? “Sonhos, mitos, lendas, o mundo imaginário e as novas dimensões emocionais.”

Mas também temos o inglês, Simon Brooke, que ao fazer a sua árvore genealógica, descobre que a grande marca de perfume, Grossmith de 1835, pertence à sua linhagem e está dormente. A recupera e em 2009 lança as fórmulas antigas, com ingredientes modernos. Isto porque vários ingredientes naturais, hoje não podem mais ser usados por perigo de extinção das plantas de origem. Seus substitutos sintéticos e químicos são de ótima qualidade, tem um perfume e desempenho, garantem os expertos, muito bom.

Talvez por não ser um nariz, sua visão quanto à distribuição é diferente. Ao contrario de Schoen e Villoresi, Brooke acredita que as lojas de departamento e duty free são essenciais para criar interesse, consciência e emoção à perfumaria de nicho.   Diz, “Sem eles, haute parfumerie não poderia sobreviver. Eles são o ponto de partida para muitos apreciadores de perfume que desenvolvem a sua paixão e compreensão de perfume a um nível superior.” Ele suporta com força também os espaços especializados de distribuição de perfumes de nicho, as boutiques de perfumes.

Sua inspiração? “A idéia de sofisticação discreta.”

Com desempenhos de até cem mil frascos por ano, com uma margem bem maior do que os produtos de grande distribuição (uma garrafa custa de 90 a 200 dólares, sem falar do sob medida e daqueles em frascos de cristal), o mercado de fragrâncias de luxo tem a sua razão econômica de existir! A prova são a criação de feiras miradas, como Fragranze em Florença (com um crescimento do público de 26% entre 2011 e 2012), e boutiques específicas como Campomarzio70 em Roma.

A família italiana, Di Liello, são proprietários da Campomarzio70. Eles se auto definem como “divulgadores da cultura olfativa.” Há quatro gerações, se ocupam de vender, e hoje distribuir, o que há de melhor no mundo das fragrâncias. Frida Giannini, diretora criativa da Gucci, dá como referência do melhor espaço para encontrar fragrâncias especiais em Roma justamente a Campomarzio70 que tem três lojas na cidade, Via di Campo Marzio, Via Vittoria e Pantheon.  São elegantes com pessoal altamente treinado, espaços olfativos onde encontrar e difundir a cultura de perfumes. Afinal, como dizem seus proprietários, “Os perfumes são uma forma de arte, é por isso que eles causam reações tão diferentes.”

Portanto ingredientes raros, qualidade, exclusividade, originalidade seduzem para criar um produto de luxo: os novos perfumes da haute parfumerie moderna. E apesar dos objetivos soberbos em seus produtos, quando convidados a dividir seus sonhos, os criadores destes produtos de luxo são modestos. Villoresi quer produzir substâncias aromáticas, como íris, louro, lavanda, rosa e jasmim, perto de Florença.   O Sr. Brooke busca restaurar a Grossmith à sua grandiosidade do início do século passado. Geza Schoen espera na vitória da Alemanha na copa do mundo e de virar pai. Afinal, somos todos humanos, raros e caros, como no mundo do luxo.

  • August 28, 2015
  • 9

66 Comments

Andrea - Curitiba
Reply 28 de August de 2015

Hoje em dia ha uma certa volatizacao dos perfumes...nem bem se coloca umas gotinhas ou principalmente spray na pele e o cheiro ja se vai....Nao entendo do preparo em si dos perfumes, mas de repente ha alcool de menos ou de mais...sei la....So sei que ha marcas que nem ¨colam ¨em nossa pele...Para mim o iconico Chanel 5 nao faz nem cocegas..haha....posso usar o vidro inteiro e nem parece que usei... Quando visitei a cidade dos perfumes no sul da Franca, eram tantas fragancias que eles nos faziam cheirar para adquirir os perfumes que fiquei tonta, com dor de cabeca que acabei por nao levar nada...Me lembro de conversar com o dono e ele me dizer que o perfume tinha sido inventado para acabar com o cheiro das peles das luvas...e depois veio o fato da falta de higiene da realeza....sim, Versailles ¨fedia¨ a quilometros de distancia, ja que o cheiro dos cavalos, das carnes preparadas e do castelo inteiro se misturavam! Eh notorio o fato da parte de tras das cortinas serem feitas de privada muitas vezes pelos monarcas....Enfim, que bencao eh ter um frasquinho de uma ¨agua de cheiro¨a mao! Os meus preferidos sao Dior, Valentino, Chloe, D&G, Van Cleef....e as otimas colonias pos banho da Tania Bulhoes! E olhe que sou da terra , alias, da rua da primeira lojinha de O Boticario, que depois se tornou uma potencia, mas nao gosto de seus perfumes...sorry quem gosta.....Conheci uma senhorinha que sempre tinha um cheirinho tao gostoso! Muito rica e vaidosa, sabe qual era o seu segredo?? A boa e velha Agua de Rosas, aquele frasco pink encontrado em qualquer farmacia.....Os tempos vao e vem, os grandes estilistas imprimem seus perfumes mas quem manda sao nossos poros, nosso nariz!! Otimo post! Bjs perfumados.........

    Cassiano Cacho Soares Lopes
    Reply 28 de August de 2015

    Adorei seu texto Andy! Um tio meu usava água de rosas. Na verdade, acho que usa até hoje hehehe E minha avó também usava. Concordo com você quanto à fixação dos perfumes. Por isso que uso os mesmos há tempos. Passei na LV no Pátio Batel dia desses e lembrei de você. Fui bate e volta à Ctba com uma amiga de PG buscar o filho dela no aeroporto. Da próxima vez te ligo. Bjocas!

      Andrea - Curitiba
      Reply 28 de August de 2015

      What???????? Veio a CWB e nao me procurou??? Magoei.........haha...Bjs Cassi......

    Marina Di Lullo
    Reply 28 de August de 2015

    Concordo Andy querida, o perfume é tão pessoal e dinâmico, conta-nos tantas histórias...beijos perfumados pra você também

      Andrea - Curitiba
      Reply 28 de August de 2015

      Bjs Marinoca....

      Carmen Nogueira
      Reply 29 de August de 2015

      Costumo também usar o mesmo perfume por um bom tempo, por gostar de marar o meu cheiro e pela falta de paciencia em pesquisar novos, sem contar que isso também me dá dor de cabeça. Acho que isso é meio comum.rs
      Gostei da seleçao dos looks.
      Bjo

    Denise Luna
    Reply 28 de August de 2015

    Ei, querida, gostei também do seu texto. Eu também iria ficar tonta e com dor de cabeça nessa Cidade dos Perfumes. Por isso, evito ficar experimentando muitos perfumes em lojas de departamento no exterior porque a gente acaba ficando confusa e com dor de cabeça!
    Eu também tenho problemas com fixador de perfumes. Tem alguns que a gente nem sente depois.
    Atualmente, estou dando preferência para águas de colônias porque são leves e reservo os perfumes para festas.
    Também não sou fã do Boticário, mas respeito seu valor.
    Bjs

      Andrea - Curitiba
      Reply 29 de August de 2015

      De, O Boticario ¨nasceu¨na minha rua, comecando com uma lojinha para aviar cremes, etc..depois entrou com os perfumes e oleos para bronzear...Hoje ja eh uma potencia! Bjs...

    Andreia Mota
    Reply 29 de August de 2015

    Adoro quando você se solta na escrita, aprendo tanta coisa boa!!! Beijo grande querida.

      Andrea - Curitiba
      Reply 29 de August de 2015

      Bjs Xara linda!!!!!

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Agua de rosas, Andy!!! Q ótimo comentário! bjs c

Cassiano Cacho Soares Lopes
Reply 28 de August de 2015

Post cheiroso! Adoro um perfumitcho e não me vejo sem! Uso 03 há anos luz: 01 CK para o dia a dia e 02 Jil Sander para special events porque não tem aqui no Brasil, unfortunately... Bjocas e um fim de semana perfumado para todos!

Marina Di Lullo
Reply 28 de August de 2015

Lindo texto Consu! O perfume marca um momento, uma pessoa, um passado, um presente e nós mesmas. Ele é feito de uma matéria sutil, mistura de sentidos, sonhos, natureza e vivências. A sua criação mais refinada, como você bem descreveu, é encontrada no que há de mais puro e antigo, talvez em plantas e flores até que não mais existam ou estejam prestes a desaparecer.
A sua volatilidade importa bem menos que as lembranças que nos trazem e trarão.
O perfume tem toque, tem amor, tem a vontade de pertencer à nossa natureza primeva.
Beijos

    Andreia Mota
    Reply 29 de August de 2015

    "O perfume marca um momento, uma pessoa, um passado, um presente e nós mesmas." E como marca!!! Beijos Nina Querida!!!

      Marina Di Lullo
      Reply 29 de August de 2015

      Obrigada Andreia, sinto já conhecer teu perfume, perfume de amiga querida. Beijos no coração

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    "O perfume tem toque, tem amor, tem a vontade de pertencer à nossa natureza primeva." Gostei!! Lindo! obrigada! bjs c

patricia
Reply 28 de August de 2015

Consuelo querida quantas vezes você precisar que eu curta, eu curto. Seguir seu blog é uma ponte a vida.
A DO RO
Meu perfume favoritos é Ivoire de Balmain. Eu acho que vai ficar como meu favorito para sempre. Não sei de nichos não sei de modas de perfume. Mas sei da minha alma perfumada. E o Citronela de Balmain para homens é meu favorito. Beijão. Estou amando a semana em New York !!!

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Obrigada Patricia! bjsc

Cristina Fernandes
Reply 28 de August de 2015

Adorei o post!
Eu não uso perfume há anos, porque tenho enxaqueca e sou sensível a odores. Eu não posso nem passar pela seção de perfumes. Usei muito tempo o "ZEN" da Shiseido, mas saiu de linha. Mas ultimamente tenho sentido falta de um cheiro. Talvez um perfume de nicho. Preciso pesquisar e procurar um perfume que seja "eu".

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Depois conta! bjs c

Maria Aparecida Holtz
Reply 28 de August de 2015

Adorei o post sobre os perfumes.
Cada viagem que faço experimento um perfume diferente.
A Eau de toilette que estou usando é : Extract of limes da Penhaligon"S .
O perfume é uma lembrança que fica para sempre.

    Denise Luna
    Reply 28 de August de 2015

    Maria Aparecida,
    Essa marca de perfume, eu conheci agora na Europa. Adorei!!!!!!! Só não comprei pq queria muito comprar o Frederic Malle.
    Bjs

Céline
Reply 28 de August de 2015

Consuelo,

Assim como você descreveu, perfume é identificação, é lembrança. E por isso, acho que sua escolha deve ser totalmente instintiva, nunca intelectual ou mental. Tem que ser amor a primeira vista. É dessa forma que escolho os meus, e as pessoas ao meu redor sempre me perguntam o que eu uso^^
Aliás, Consuelo, você que está em Nova York, deve dar uma passadinha (se é que você já não a conhece) na Aedes de Venustas, um templo da perfumaria chique e diferenciada, que comercializa só perfumes de nicho (http://www.aedes.com).

Pessoalmente, adoro os perfumes amadeirados e orientais, mas como Tóquio é uma cidade úmida, não posso usá-los no verão. Então escolho Acqua di Parma. Nas demais estações abuso dos meus prediletos, Eau de Soir da Sisley e os da marca Serge Lutens, lendário perfumista ("nariz") francês que cria os perfumes da Shiseido exclusivamente para a Le Salon du Palais Royal (loja que é um verdadeiro SONHO, em Paris, na própria galeria Palais Royal) (http://fr.sergelutens.com/le-tout-serge-lutens/palais-royal.html)
Beijos

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Nossa Celine!! Q pena q não deu tempo de conhecer a Aedes! Mas devo conseguir passar na do Palais Royal! Obrigada pelas dicas!
    O Eau de Soir da Sisley é o que a minha mãe usa... e nestes dias tristinhos, passei na Bloomingdale's e coloquei um pouco na mão para sentí-la mais próxima!
    bjs
    c

claudia
Reply 28 de August de 2015

Adoro tudo que escreve..................adoro perfumes..............

Françoise
Reply 28 de August de 2015

Que post cheiroso ! Tenho 2 paixões : amais antiga Acqua Fiorentina da Creed e vario com Blanche da Byredo .Adoro .Masculino e que as vezes surrupio do marido ,Silver Mountain Water da Creed ,que é fantástico . Senti o novo perfume do Tom Ford e achei muito bom .Fim de semana perfumado prá você .

LÚCIA BRASIL
Reply 28 de August de 2015

O perfume traz lembranças. O zen da shiseido por exemplo, eu usava. Deixei de usar quando meu pai faleceu, porque invariavelmente, fiquei ligando o cheiro aquele momento tão ruim. Hoje, eu uso White patchoulli do Tom Ford para noite e ma grife da carven para o dia. Que o perfume traga sempre boas recordações para todos nós, preferencialmente de mistérios. Bjs a todos(as)

Maria Vilma
Reply 28 de August de 2015

Huuummmm... que post cheirooooso...!!!

“Vem pelas ventas
Aroma
Do pobre ou rico
Embriagado
Tu ficas
Eu também fico”
(trecho da música "Aroma" - Gilberto Gil)
Cheiros bons, para todos!!!
MaVi

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Lindo!

Cris Catta-Preta
Reply 28 de August de 2015

consueo vc sumplesmente traduziu o que toda mulher deveria fazer ao esxolher aeu perdume!!! adorei o texto!! se eu fosse publicitária faria uma propaganda exatamente com essa idéia, vou colar o seu texto:" Coloco na pele e espero ele reagir. Fecho os olhos e me imagino indo embora e deixando só o perfume… Pergunto: este aroma me representa? Representa o que eu gosto de mim? E é assim que os escolho. 🔝🔝🔝🔝🔝

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    SMACK!

Denise Luna
Reply 28 de August de 2015

Musa, eu acho lindo pessoas que usam o mesmo perfume durante anos, mas eu não sou dessas....kkk
Atualmente, dou preferência para águas de colônia, pois minha vida notura não é intensa, então deixo os perfumes para as festas e eventos noturnos.
Águas de colônias favoritas: Joe Malone English Pear, Sisley 1 ou 3 e Chloe fitinha verde
Perfume: FAN, Fendi e Frederic Malle (comprei agora e adorei).
Meninas na faixa dos 50, vocês lembram daquele perfume "famigerado" argentino: Pinho Silvestre que as meninas usavam na década de 70?????????? Era um cheiro horroroso de tão forte....
Perfumes que odeio: Tresor (detesto perfume com cheiro de rosas) e Opium, aliás todos que tenham aquele cheiro super forte. Dá logo uma dor de cabeça.
Aliás, nada mais inconveniente do que tomar banho de perfume, não é mesmo?
Bjs, Salotto querido e bom fds

    Andrea - Curitiba
    Reply 29 de August de 2015

    De, uma vez um amigo estava vindo da Franca e na frente dele uma senhora francesa literalmente tomou um banho de Opium para passar a noite no aviao...O coitado disse que quase teve que pedir para o piloto pousar e deixa-lo em qualquer lugar do globo pois estava ficando sufocado com o cheiro fortissimo do Opium...haha...Bjs....

      Denise Luna
      Reply 29 de August de 2015

      Andrea, que falta de consideração dessa criatura, não? Eu teria dado um piti nesse avião enquanto não tivessem me transferido de lugar. Que horror!!!! Coitado do seu amigo!
      Bjs

      consueloblog
      Reply 4 de September de 2015

      Rsss Andrea!

PaulaK.
Reply 28 de August de 2015

OI Consul!
Ultimamente uso colônia ou perfume (leves, pois moro no calorão de Natal) na roupa, pois na minha pele não fixa nadinha...só se eu passar e ficar em local com ar condicionado...
Primeiro borifo um local para ver se não irá manchar. Estou amando sentir meu perfume preferido por longas horas...
Bj,Paula.

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Q boa idéia! bjs c

Gabriela
Reply 28 de August de 2015

Adorei o post. Nem ligo e quase não uso maquiagem, mas perfume compro e uso muito. O design dos frascos é uma das coisas que mais me atraem para comprar. Tenho alguns frascos de cristal que era da minha bisavó e um frasco (vazio) do Shalimar da Guerlain que deve ser da década de 40, era da minha avó e mantive sei lá, por sorte. Na entanto o meu favorito tinha um frasco bem simples, saiu de linha , ou pelo menos não encontro mais, que era o Feminine - Dolce e Gabbana, pelo singelo cheiro de "praia"!!! (relax). Agora, perfume "de nicho", vai dar um trabalho a mais $$$$.

Martha Rocha
Reply 29 de August de 2015

Adorei o texto!
Perfume, ummm... JO Malone .
Super bjo.

luciene felix lamy
Reply 29 de August de 2015

Ah, os aromas e a memória...
O que eu não daria por um vidrinho de Lancaster*, só para relembrar a infância.
Adorei saber mais sobre a arte da confecção das fragrâncias. Lembro-me de ter adorado o livro "O Perfume" (1985), do alemão Patrick Süskind. E fizeram o filme também, muito bom. Zilhões e ótimo FDS, Salotto!
(*) Meu papito usava... Acho que um dos meus primeiros foi aquele "Pretty Peach", da Avon, cuja tampinha era um pêssego.

    Gloria Jane Melo
    Reply 29 de August de 2015

    Olá Luciene,
    A memória ofaltiva é incrível. Os cheiros da nossa infância, da comida, os primeiros perdumes. Sabe que eu comprei um frasquinho de Ma Griffe só pra lembrar da juventude? Acho que até ja perdeu a validade,💗💗💗

    Denise Luna
    Reply 29 de August de 2015

    Lu!!!!!!!!!!!!! Que bom vc ter lembrado do Pretty Peach!!!!!!! Eu também tive um e adorava....
    Bjs

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Lembro!!
    ADOREI o livro Perfume!!! Só o fim achei fraco mas o resto ótimo! O filme, com Dustin Hoffman , é ótimo também e um dos poucos filmes fiéis ao livro, vc não acha?
    Encontrei o filme inteiro no Youtube em portugues... https://www.youtube.com/watch?v=BSXs57BABm8
    bjs c

Gloria Jane Melo
Reply 29 de August de 2015

Olá Consu
Nunca aprendi tanto sobre perfumes. Muitos eu nem sabia que existia. O fato é que uma vez, por pura curiosidade, comprei um frasco de Chanel n. 5. Fiquei com dor de cabeça e com vergonha de usar para nao causar dor de cabeça tambem nos outros.
Beijos 💗💗💗

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Ótima a tua estória Gloria! bjs c

Andreia Mota
Reply 29 de August de 2015

Este post me fez ter vários flashes e perceber como os cheiros são importantes em nossa vida, prova disto são as lembranças que ficam eternizadas em nossa mente. Depois de ler todos os comentários acima, cheguei a conclusão que sou uma analfabeta das essências, risos. Eu uso uma lavanda de alfazema desde o primeiro banho que tomei na vida, minha mãe colocava algumas gotas na água do banho e até hoje uso quando estou em casa, meu filho mais velho sempre diz que adora o meu cheirinho. Ele é bem baratinho e compro no supermercado ou drogaria. Quando meus filhos nasceram, eu tinha a preocupação de sempre usar o mesmo perfume que eles, até hoje adoro uma colônia mamãe bêbe. Tenho memórias de alguns perfumes masculinos que quando lembro, fico de zoinho virado, risos. Meu pai sempre usou o mesmo perfume e quando algum namorado usava o mesmo cheiro, a fila andava rapidinho, beijar o namorado com o cheiro do meu pai, tô fora. Uma vez cheguei no consultório da minha médica e assim que ela beijou o Jorge comentou que ele estava com o cheiro do homem que foi o grande amor da sua juventude. Rimos muito e depois que saímos de lá eu disse brincando para ele, amor da minha juventude, hahaha. Para ocasiões especiais gosto de colocar um perfume mais elegante, mas não é o habitual, no dia a dia curto mesmo é uma lavanda johnson tradicional. O segredinho que conto só pra vocês é que adoro um talquinho no pescoço depois do banho, na hora de ir para a cama, Jorge já se acostumou, mas no início do casamento dizia que eu tinha mania de velha, hahaha. Beijos Diva, beijos Salotto.

    Andrea - Curitiba
    Reply 29 de August de 2015

    Xara, adorei tuas estorias! E eu tambem amo um talquinho!! haha...Bjs....

    Marina Di Lullo
    Reply 29 de August de 2015

    Ah Andreia, agora, depois da lavanda e do talquinho, serei obrigada a dizer: você é uma fofa!!!! Muito!!!

    Denise Luna
    Reply 29 de August de 2015

    Adorei o talquinho no pescoço!!!!!!!!! kkkkk
    Acho corretíssimo você ir trabalhar com essa colônia bem suave, mostra sua sensatez e consideração com os colegas.
    Bjs madame "talquinho" kkkk

    Andreia Mota
    Reply 30 de August de 2015

    Obrigada minhas queridas e viva o talquinho, hahaha!!!
    Sabem quem tem o cheirinho de lavanda próximo ao meu? A Ritinha. No último escontrinho em um dos dias que nos encontramos ela estava com esse cheirinho bom. Beijos em todas.

      Ritinha Medina
      Reply 30 de August de 2015

      Queriiiiiiiida,
      Awnnnn... Vendo esse carinho todo só agora?????
      Que narizinho aguçado o seu, hein Cinder?!
      Adorei saber da nossa afinidade até no cheirinho de lavanda...
      Bjkas,

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Alfazema, lavanda... tudo delícia!!! Por isto existem a tantos anos!! bjs c

Juliana Camargo
Reply 30 de August de 2015

Olá, gostei muito do artigo.
Quando usamos um perfume com frequência, o nosso cérebro vai elevando o limiar de percepção da fragrância, ou seja, quanto mais usamos, mais ficamos "acostumados"ao cheiro e passamos a ter que colocar cada vez mais perfume para poder perceber. Por isso, talvez, algumas pessoas exagerem na dose (e nem percebam!). Lógico, existem outros motivos também...
P.S. : Adorei seu blog, estou indo para Itália com minha família e peguei várias dicas ótimas (amei as dicas de Capri e o video no supermercado). E, por falar em perfume, estou ansiosa para visitar na Officina Profumo Farmacêutica de Santa Maria Novella!

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    AH!! A SMN é demais!! bjs c

cassia Saiovici
Reply 30 de August de 2015

Além do talquinho no pescoço,ainda jogo água de lavanda nos travesseiros, ao arrumar a cama pela manhã...rs!Exatamente como minha mãe fazia! Doces lembranças...

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Que chic! Amei! bjs c

Daniela G.C
Reply 30 de August de 2015

Quando vão terminando os meus perfumes,eu pego os frascos(alguns)e coloco no meio das minhas lingeries!!!Bjssss

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Boa ideia! bjs c

Tania mara
Reply 31 de August de 2015

Sou louca por perfume ! E não sou nem um pouco fiel a um só perfume !! As minhas últimas aquisições foram , Rose Water de Jô Malone, Honour da Amouage e Vent de Folie de Annick Goutal e confesso gostei de todos

consueloblog
Reply 4 de September de 2015

Lindos comentários Salotto!! bjs c

PRISCILA CHEQUER
Reply 24 de November de 2015

Oi, bom dia!

Queria muito comprar este trama, mesmo no escuro, sem conhecer o cheiro. Você conhece algum site que vende? Desde já agradeço muito

    consueloblog
    Reply 25 de November de 2015

    Não conheço mas pergunte no site da Simone Cosac! bjs c

PRISCILA CHEQUER
Reply 24 de November de 2015

Também não aguento mais os perfumes de massa... Por isso quero tanto este TRAMA. Queria para usar no serviço... Ele é mais fresco? Tenho o The Beautiful Mind Series Volume 2, que acho DIVINO, mas só uso em ocasiões especiais!
Sou louca por perfumes!!!! E queria muito pra chamar de meu, que ninguém mais tenha... Pelo menos próximo a mim... rsrsrsr Você indica este TRAMA pra usar no trabalho?
E reforçando, você sabe se consigo comprar pela NET?

Desde já agradeço muito!

    consueloblog
    Reply 25 de November de 2015

    É fresco sim. Acho que na net vc encontra. bjs c

Maria Dóris
Reply 27 de March de 2017

Somente hoje li essa belíssima reportagem e me encantei. Amo perfume- e qual mulher não gosta de deixar um rastro no ar- não sou conhecedora mas meu perfume favorito, que uso a anos é o Giorgio- Beverly Hills.
Gosto bastante de ler e companhar suas dicas. Só não tenho tempo suficiente para ficar no computador. Mas o instagran e snap ..consigo. Continue nos ensinando isso é maravilhoso. Fique com Deus.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *