Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor


O mundo da perfumaria tem tomado uma guinada interessante nos últimos anos.  Depois de ter-se massificado e virado algo de mais convencional, a reação do mercado foi criar um produto de nicho.  Frascos de cristal Baccarat, ingredientes raríssimos, distribuição limitada, produção restrita e preço alto definem este produto.  (Falo mais sobre esse fenômeno AQUI onde conto os perfumes que uso e trago um artigo que escrevi para a Veja Luxo.)

O perfume existe há milhares de anos, e na forma de garrafa já na era do antigo Egito em 1000 BC.  Mas foi durante a Renascença, na Itália da metade do século XV, e logo depois na França, que perfumes ganharam importância.  Caterina de’ Medici, uma florentina casa com o rei da França e leva o perfume à corte da sua nova pátria onde na época a toalete dos nobres e ricos era pouca. Para disfarçar o cheiro ruim, perfumes começaram a ser usados em abundância. Mas este costume era oneroso, só para a elite.

Inicialmente um produto luxuoso, nos anos o perfume se transformou em algo mais acessível.  Até que o encontramos nas lojas de departamentos e duty free.  Essa versão da grande distribuições perde muito da sua alma e qualidade.  Se vocês forem reparar, todos são muito parecidos e fortes… dão até uma certa dor de cabeça.  Percebendo isto, alguns expertos da industria vêem a oportunidade de resgatar a arte e criam a alta perfumaria de nicho.

Silent Cheloni criador da Aquaflor Firenze

Os mestres da alquimia são chamados de “nariz”.   Em Florença temos vários produtores de perfumes de nicho, um deles é Sileno Cheloni que cria a Aquaflor (Borgo Santa Croce, 6, 50122 Firenze) em 2009.  Uma amiga do Salotto, a linda e doce Marcella Cardoso Vieira Gomes, é responsável pela divulgação da marca.  Fim de semana passado nos encontramos e fui conhecer a loja.

A querida Marcella!

Instagram: @aquaflorfirenze @marcellacvg

Fica muito próxima à linda igreja de Santa Croce.  Ao passar pela pequena porta desse prédio renascentista entra-se em um sofisticado mundo onde o respeito pelo ofício, e o cliente, é óbvio.  Já de cara dois confortáveis sofás de couro nos convidam a sentar enquanto esperamos que o perfume que provamos faça efeito na pele.  A luz é suave, o pessoal educadíssimo e não insistente.  Os móveis que cobrem as paredes são antigos e charmosos.  Cada perfume é acessível e tem a sua história.

A linda sala de entrada da Aquaflor no Palácio Corsini Antinori Serristori com suas poltronas convidativas e móveis antigos.

Por todas as salas peças antigas usadas nos anos para a produção de fragrâncias.

Na outra sala estão os sabonetes, e perfumes ambientes.

A sala com os perfumes ambiente e sabonetes

Adorei o santuário do nariz da marca, Sileno Cheloni , com as centenas de essências esperando seus novos conúbios.

E no andar de baixo existem os workshops onde podemos criar a nossa própria fragrância em uma tarde inesquecível!

No andar de baixo fazem os workshops

A mesa do coffee break para o workshop

Sileno liderando um workshop

Também no andar de baixo a sala de embalagem.  Cada perfume é embrulhado manualmente.

Os perfumes são de nicho, portanto os preços são mais altos.  Acredito que partam de 120 Euros até 2000! Mas a loja também oferece produtos mais em conta como os perfumes de ambiente que podem vir em vidros personalizados, as maravilhosas velas e os sabonetes.  Tem vendas online no site, AQUI, e entregam no Brasil.

Os preço dos perfumes vão de 120 Euros a…

2000 Euros!

Esta é a caixa para o perfumes mais preciosos.

Os vidros podem ser personalizados.

Mas mesmo se não quiserem comprar nada, visitem a loja que é um encanto!  Vejam só a beleza do pátio interno!

Experimentei tantas fragrâncias!  Quando escolho um perfume para mim, coloco na pele e espero reagir.  Fecho os olhos e me imagino saindo de um ambiente e deixando só o meu perfume… Pergunto: este aroma me representa?  Representa o que eu gosto de mim?  E é assim que escolho.  E sabem qual escolhi?  O Marilyn Monroe!  É um perfume que foi comissionado.  Sabemos que o perfume da atriz era o Chanel Nº5, mas pediram que Sileno cria-se um perfume que refletisse a sua personalidade.  É ultra feminino e como nada que tenho.  Fiquei super feliz com a escolha!

Do press release:

Aquaflor Firenze e’ uma exclusiva Perfumaria Artesanal fundada em 2009 pelo visionário maestro perfumista Sileno Cheloni.  A boutique se encontra em um prestigioso palacete Renascentista, Corsini Antinori Serristori, obra do grande arquiteto Giuliano da Sangallo, com o laboratório subterrâneo localizado onde antes era a fascinante adega da residência. 

Aquaflor e’ a perfeita representação da arte e tradição da perfumaria artística florentina. Propõe uma coleção de perfumes produzidos com essenciais raras e valiosas proveniente de todos os cantos do mundo.

Aquaflor possui uma  preciosa decoração com  moveis de epoca que se misturam harmonicamente com a experiência sensorial e estetica dos perfumes.

As “joias” olfativas de aquaflor são realizadas no próprio local pelas mãos hábeis de Sileno Cheloni, que como os alquimistas do passado, realiza com paixão as suas criações. 

O maestro também oferece a seus clientes a possibilidade de criar um perfume personalizado através de uma entrevista exclusiva no seu atelier.

Além disto, Aquaflor oferece uma vasta escolha de worshops sobre a perfumaria e de fragrâncias para casa, guiada ou não pelo o maestro perfumista. Cada participante leva consigo a propia criação e tem acesso a uma experiência sensorial única no mundo misterioso e sutil das fragrâncias. 

Aquaflor (Borgo Santa Croce, 6, 50122 Firenze)

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016
O emocionante Ospedale degli Innocenti em Florença
November 17, 2016
Quando vi Bocelli de perto!
October 26, 2016
Quais são os 5 pratos típicos de Florença?!… E onde vou para degustá-los!
August 12, 2016

47 Comments

Katia Holanda
Reply 1 de February de 2017

Que post mais cheiroso hummmm, deu para sentir os aromas ! Realmente os perfumes andam com um só cheiro e muito forte, estou a procura de um para chamar de meu, mas estar bem difícil ! Obrigada Consuelo por compartilhar tanta beleza e conhecimento 💐

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    É um prazer!! bjs c

sheila campina
Reply 2 de February de 2017

Que lugar lindo...obrigada pela partilha!

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Quando vale a pena, por que esconder?!! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 2 de February de 2017

Hummmm.... Sou apaixonada por perfumes... Imagino que estes tem um cheirinho todo especial...

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    São incríveis! bjs c

Marta Fernandes
Reply 2 de February de 2017

Adorei através da sua matéria e fotos, conhecer esta linda perfumaria artesanal em Florença.

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Que bacana! bjs c

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    O lugar é tão lindo que é fácil de fotografar! bjs c

Marta Oliveira
Reply 2 de February de 2017

Adorei conhecer esse lugar de sonho por seu intermédio. Acho os perfumes hoje em dia muito doces e enjoativos para nós que moramos num país de clima quente, prefiro os mais citricos. Pena que os preços de perfumes maravilhosos sejam proibitivos para a maioria de nós...sigo usando as águas de cheiro da Granado de limão e lavanda que são super refrescantes, beijos!

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Ah são uma delícia sim!! A minha favorita é a Folhas de Laranjeiras! Parte das Colônias Vintage. Falei dela aqui:
    http://www.consueloblog.com/colonias/
    Vc já experimentou?
    bjs

    c

Andrea - Curitiba
Reply 2 de February de 2017

Perfumes comecaram com a realeza para mascarar o cheiro ruim por nao terem o habito de tomarem banho. Tambem, para aplacar o cheiro forte do couro das luvas. Quando estive em Grasse Sur Mer, no sul da Franca, onde a maioria dos grands perfumes sao feitos, conversei muito com o dono da fabrica. Quantas coisas interessantes ele me contou! Quantas estorias da realeza! Algumas inimaginaveis! hahaha.....A nossa pele, nossos poros, variam de pessoa para pessoa. Em algumas, o perfume se adapta melhor, em outras o perfume simplesmente nao ¨cola¨. Em mim, por exemplo, o Chanel numero 5, famoso perfume de MM, simplesmente desaparece em segundos! Perfumes mais encorpados ficam melhores em minha pele....Morei perto dai em Florenca... Amo lojinhas pequens de perfumes, daquelas que a gente acha que nem existem mais, que da rua ja se pode apreciar o cheirinho gostoso que vem la de dentro! Grande post, Cons! Bjs perfumados........

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Grande comentário Andy! bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 2 de February de 2017

      Obrigada Cons!! Bjss

Renata
Reply 2 de February de 2017

Incrível! Fico imaginando os aromas.....

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Maravilhosos!! bjs c

Fatima Bertoche
Reply 2 de February de 2017

Quero conhecer..Amo perfunes.

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Vale super a pena! bjs c

Jovita Agra
Reply 2 de February de 2017

Amei este post! Acredita que fiquei sentindo os aromas enquanto lia seu relato da visita? Mais uma razão para voltar a Firenze e conhecer esta pérola. Bjos.

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Jura!! Q demais!! bjs c

Andrea
Reply 2 de February de 2017

Lindo post! Amo essa loja, parece um sonho de ver tanta coisa antiga tao bem cuidada. Uso o perfume da Aqua Flor de nome ORPHYCA que nao eh tao doce. Tambem estou usando na minha casa o perfume para ambiente que se chama AQUAFLOR, mesmo cheiro que tem a rua da loja. Obrigada Consuelo por fazer um post tao lindo e completo.

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Andrea! Q legal q vc já conhece! E qual foi a tua impressão primeira vez que entrou? bjs c

Renata Di Pietro
Reply 2 de February de 2017

ENCANTADA!!!!!

    consueloblog
    Reply 2 de February de 2017

    Lindo demais, né?!! bjs c

Maria Vilma
Reply 2 de February de 2017

Que lugar encantado, Consuelo!!! Lindo!!!
Com a riqueza das imagens e do texto, você conseguiu nos levar a dar um mergulho num mar de aromas, redescobertos no tempo em que aprendíamos as essências de cheiros bons.
Imagino que estar num lugar desses deve ser uma delícia que se transfere do prazer físico para o espiritual.
Tipo do lugar que eu gostaria de estar...!
Cheiros, Consuelo!!!

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Te imagino lá! Tua carinha feliz! bjs c

      Maria Vilma
      Reply 6 de February de 2017

      E...como...!!! Hahaha... Muito feliz!!!
      Cheiros bons!!!

Claudia Del Rio
Reply 2 de February de 2017

Lugar lindo demais , imagino os perfumes maravilhosos ! Mais um post seu, que tenho como aprendizado . Muito bom , adorei ! Grata por compartilhar. Bjs 🌷💮🌸🏵

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Fico tão feliz!! bjs c

ROSÂNGELA DIAS
Reply 2 de February de 2017

Consuelo, não há como não viajar com seus post's!!!
Ainda mais, somado ao perfume!!! Hummmm, que maravilha!!!
Chego a sentí-lo, será?
Beijo

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Certeza!! bjs c

Marly Papa
Reply 3 de February de 2017

Que delicia passar umas horinhas nesta linda perfumaria , está eu nunca havia ouvido , adorei tb o espaço para workshop , os vidros lindos , achei mto legal poder ser personalizado , a lista está aumentando com tantas coisas legais pra conhecer em Florença , obrigada Consuelo por mais um post incrível , bjs !!!!

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Fico super feliz com essa lista! bjs c

Marly Papa
Reply 3 de February de 2017

Que delicia passar umas horinhas nesta linda perfumaria , está eu nunca havia ouvido , adorei tb o espaço para workshop , os vidros lindos , achei mto legal poder ser personalizado , a lista está aumentando pra próxima visita a Florenca , parabens pelo lindo post

luciene felix lamy
Reply 3 de February de 2017

Que experiência! Sublime!!!
E que sugestivo o nome do menino: Sileno! O protegido de Dioniso. E do rei Midas, claro! \o/
Encantador também é esse delicadíssimo afresco dos soberanos do Olimpo, Zeus & Hera (Júpiter e Juno).
Essa perfumaria - tão exclusiva! - já está na lista dos passeios imperdív eis por Florença, donzela!
Grata por revelar mais essa maravilhosa descoberta! \o/
Zilhões!!!
lu.

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Adoro como vc reconhece todos!! bjs c

      luciene felix lamy
      Reply 4 de February de 2017

      Ah, pois então, agora, a soberana do Olimpo sempre irás reconhecer, donzela!
      Enquanto Zeus (Júpiter/Giove) traz uma águia, a deusa do matrimônio, protetora do casamento e dos amores legítimos, está sempre acompanhada do pavão, que é assim justamente por ela ter inserido os cem olhos de Argos nele, a fim de "vigiar" o marido que era um tanto, digamos, levianinho, promíscuo... A mitologia greco-romana e seus arquétipos ("Humanos, demasiado humanos", como diria Nietzsche) são ATEMPORAIS, e nos ensinam MUITO sobre nós, sobre nossas vidas. \o/
      Zilhões!!!
      lu.
      Em tempo: tenho certeza que Sileno aprecia um vinho! ;-)

MIa Athayde
Reply 3 de February de 2017

Consuelo, que lugar mágico!!!!!!!
Eu nunca fui muito ligada em perfumes mas ADORARIA, nessa altura do campeonato, começar a ter um "cheiro" marcante.
Será que ainda dá tempo ????? hahahahahaha !!!!
E seria o máximo escolher meu perfume marcante para o resto da vida na Aquaflor :))
E pensar que a loja fica pertinho do apartamento em que ficamos aí, lembra?
ADOREI esse post !
Muito obrigada !!!!!

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Lógico q sim!! Se reconhecer em uma fragrância acho fantástico! bjs c

Frederica
Reply 3 de February de 2017

Uau! Que loja liiiiiinda! É muito bom este conceito de uma fragrância mais exclusiva, é natural que seja tão caro...os workshops devem ser o máximo! Visita obrigatória na próxima ida até Florença! Obrigada, Consuelo, beijo.

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Também acho q deve ser uma experiência q se transforma em deliciosa recordação!
    bjs
    c

Marina
Reply 3 de February de 2017

Consuelo, que lugar lindo!! Quando pensamos que já vimos tudo, há sempre mais para ver em Florença e que bom!
E este lugar, simboliza a maneira como se percepciona aquilo que é "O Belo" e que encontramos em Itália a todo o momento. Começa por parecer apenas uma pequena loja, com uma entrada charmosa e cheirosa, certamente, e eis que vai surgindo um edíficio e um mundo com uma densidade surpreendente.
Outra coisa que reparei é esse respeito por manterem a tradição dos ofícios e do que é artesanal. Ah e esses workshops devem ser tudo de bom! Obrigada pelo post, está super ccompleto! Bjs

Marina

Marina Di Lullo
Reply 4 de February de 2017

Ah Consu, que perfumaria mais linda!! O perfume entra no campo da impressão, dos nossos sentidos mais interiores, deve ser mágico encontrar o próprio em um lugar assim. Você promete usá-lo no próximo encontrinho do Salotto?
Baci,
Marina

Mirna Maria Ittner Giampiccolo
Reply 5 de February de 2017

Nossa!
Fiquei encantada!
Sou farmaceutica e adoro ambientes assim!
Como gostaria de conhecer, quem sabe um dia!
Uma pena que no Brasil ainda estamos muito atrás dessa realidade !
Mas não percamos a esperança!
um beijo

Diva de Aquino
Reply 7 de February de 2017

Olá Consuelo !! Adorei seu post sobre perfumes !!! Podemos encontrar em Paris os perfumes de nicho? Onde ? Os da Aquaflor encontramos só em Florença?
Parabéns pelo seu trabalho , sempre nos trazendo beleza e cultura!!! Bjs

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2017

    Q eu saiba o Aquaflor só mesmo na loja e online. Talvez algumas pequenas lojas de nicho... Em Paris? Certamente! Tem a https://www.fredericmalle.com q acredito ser uma das mais importantes, tem a http://www.annickgoutal.com mais tradicional, ah e até poderia ir na http://comme-des-garcons-parfum.com/selector/ q é um pouco mais comercial, mas ótima! A primeira é a mais especial. Faça uma busquinha na google. bjs c

MARIA DÓRIS
Reply 27 de March de 2017

Consuelo , somente hoje li essa belíssima reportagem e me encantei. Esse lugar lindo , pude imaginar o perfume suave que se encontrava ai...... Amo perfume- e qual mulher não gosta de deixar um rastro no ar- não sou conhecedora mas meu perfume favorito, que uso a anos é o Giorgio- Beverly Hills.
Li a reportagem que vc fez sobre: "Perfumes!! O que há de novo hoje e quais eu uso" - muito boa.
Gosto bastante de ler e companhar suas dicas. Só não tenho tempo suficiente para ficar no computador. Mas o instagran e snap ..consigo. Continue nos ensinando isso é maravilhoso. Fique com Deus.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *