Perder peso após os 40, é possível?


Perder peso após os 40, é possível?

Sim, só não atrapalhe !

Perder peso após os 40, é possível?

Nossa super Nutri, Jaqueline Müller nos ajuda com esse tema que sei é um problema para tantas de nós! Enjoy! bjs c

Instagram Jaqueline Müller AQUI.

Uma das perguntas mais frequentes das mulheres aos 40 anos, quando chegam no meu consultório é: será que conseguirei daqui por diante, emagrecer da mesma forma que antes? Então eu respondo a pergunta da seguinte maneira: você é igual há 10 anos? Nâo, você é outra pessoa. Outro exemplo prático que faço é: uma criança quando nasce, necessita de leite humano ou leite modificado, mas não pode comer uma feijoada pois seu organismo não está preparado para isso. Está em desenvolvimento. Uma criança de 3 anos já pode comer quase tudo, sempre com muita qualidade, pois caso contrário pode desenvolver algum tipo de intolerância. Seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Um adolescente, que prepara seu corpo para a vida adulta, tem uma necessidade calórica alta, devido ao seu metabolismo estar em franca produção de hormônios, ossos, pele… a vida adulta começou aos 20 anos finalmente e então, seu corpo ainda responde de uma maneira muito favorável até os 29, pois aos 30 começa a mudança perceptível na resposta metabólica. E por aí em diante, porque a demanda do corpo muda. O sistema hormonal é produzido para que você procrie e o homem saia para a caça, portanto muito estrógeno e muita testosterona. Ambos possuem os dois hormônios, porém em quantidade diferentes. E dependendo da idade, estes hormônios vão mudando de perfil, diminuindo e ocasionando mudanças nas respostas metabólicas.

Percebe como você não é a mesma, do que há 10 anos?

Ah Jaque, mas isso eu já sabia. Sim, todas sabem, mas não entendem que isto tem impacto sobre a resposta do que você faz e é por isso, tão somente por isso, que todas ( me incluo nessa ) precisamos conhecer nosso corpo, como ele responde aos inputs que nos são dados. Precisamos entender que se antes você praticava atividade física e agora não mais, a quantidade de comida deve diminuir. Precisamos entender que aquele hábito que tinha, de um chocolate a tarde a vida toda, precisa ser revisto. E sobretudo, precisamos saber que sim, seu corpo responde ao emagrecimento.  É só você não atrapalhar com hábitos dos seus 20 anos que insiste em manter. Você já não é a mesma pessoa.  E sim, temos genéticas diferentes, portanto não se compare com outra pessoa.

Reveja, repense sobre tudo isso e entenda que tudo lhe é permitido, basta você se conhecer e saber o que lhe cai bem e o que não.

 

Vou citar algumas frases que ouço no dia a dia, veja se você se identifica em alguma delas:

  • “Ah, eu quero emagrecer mas não quero abrir mão dos meus finais de semana que saio para jantar fora, beber, almoçar fora e tomar café da manhã à vontade…”

Sim, sair para jantar fora e ter uma vida social, nenhum de nós na vida deve abrir mão. Mas será que continuar com o que antes não provocava nenhum prejuízo e agora você percebe que fica inchada, com dor de cabeça e abdômen distendido, está sendo uma prática boa para você? Ademais todos os restaurantes hoje (todos!), têm um cardápio bem diversificado no qual as escolhas podem ser alternadas com escolhas mais indicadas para aquele seu momento.

  • “Eu sei que farinha de trigo me incha, me dá gases, mas Jaque, eu não consigo ficar sem minha pizza, massa de domingo e aquele pão francês, ai meu Deus, que delícia…!!”

Repensar uma maneira mais inteligente de se alimentar não é estratégia de emagrecimento, é estratégia de vida! Se você percebe inchaço, gases, dor de cabeça num ingrediente, sabe que ele te faz mal, será que além dos sintomas que você percebe não existem outras coisas acontecendo que você não sente? O corpo é inteligente, se ele dá sinal, ouça!!!

  • “Atividade física nunca foi meu forte. Nunca pratiquei e não queria. Queria controlar mesmo só na alimentação, afinal sempre foi assim…”

Sempre foi, mas estamos vivendo outro ciclo de vida. Me incluo nessa. Tenho 49 anos e já tenho uma netinha. Pratico atividade física variada que depende do tempo que tenho, da cidade onde estou, ou até mesmo país. Viajo muito! Somos programados para viver 100 anos, precisamos de força nos braços para podermos nos levantar de situações onde estaremos a sós.

Então vamos lá:

  • Conheça-se: observe as alterações do seu corpo e procure fazer diferente.
  • Mexa-se: não tem outra alternativa. Caminhar é algo natural. Ao menos tente colocar este movimento na sua rotina. Yoga é uma pratica surpreendente, conheça-a.
  • Faça as pazes com um educador físico: peça orientações para sua atividade, até mesmo para quando estiver viajando. Ele orientará tudo de acordo com o que terá disponível no seu destino.
  • Fazer compensações dietéticas é muito perigoso. Seu corpo experimentará efeitos sanfona e chegará um determinado momento que a resposta será: não!
  • Busque o equilíbrio alimentar: sim, existem mulheres com genética particular e graças a Deus Vive la difference! Mas se não somos uma delas e estamos inseridas em um agrupamento de respostas fisiológicas ordinárias, vamos fazer o melhor que podemos.

Bem, é isso!!   E como sempre a Consuelo me pede receitinhas para enriquecer o post, vou deixar umas vegetarianas que sou apaixonada para servir de inspiração.

Pizza low carb

1¼ xícara de farinha de amêndoa

¼ xícara de pó de proteína sem sabor – se tiver algum whey sem sabor – caso nao tenha nao tem problema

4 colheres de sopa de casca de psyllium em pó

½ colher de chá de sal

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

1 colher de sopa de tempero italiano –

2 colheres (chá) de fermento em pó

2 ovos

1 xícara de água fervente

3 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo de coco

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno

Combine todos os ingredientes secos e misture até ficarem homogêneos. Adicione ovos e mexa até ficar bem misturado.

Adicione água fervente e misture até que a massa espessa e comece a formar uma bola. Coloque a bola em uma assadeira untada. Pulverizar um pedaço de papel manteiga com óleo e colocá-lo em cima da massa para ajudar a espalhá-lo sem grudar. Use um rolo ou as mãos para espalhar a massa em uma forma redonda; A massa aumentará para 2-3 vezes seu tamanho, então faça a espessura desejada . Coloque no forno e asse por 25 minutos.

Remover a massa do forno e untar com manteiga ou óleo de coco e voltar ao forno. Grelhe por 3-8 minutos ou até ficar bem assadinha. Pode virar a massa para assar dos dois lados. Deixe esfriar e armazene no congelador até que você queira usá-la. (Se você fazer na hora é só adicionar coberturas e grelhar por mais 5-10 minutos até que o queijo é derretido fique ao ponto.

 

Yakisoba

100g de espaguete de palmito pupunha

20g de cenoura cortada em palito

20g de brócolis

20g de couve – flor

1 alho

1 c sopa de azeite ou óleo de coco

1 c chá de xilitol

Sal

Modo de preparo

Pegue o espaguete de palmito. Doure o alho, no azeite ou óleo de coco, adicione o xilitol ate caramelizar. Coloque cenoura e adicione ½ xic de agua, e refogue. Coloque o brócolis e a couve – flor. Deixe por 5 minutos cozinhando. Sempre atente para manter os legumes al dente. Depois adicione os palmitos, tempere comsal e logo seguida desligue. O palmito deve cozinhar apenas com o calor dos legumes e manter a textura durinha.

 

Tabule de couve – flor

1 xic de cha de couve flor picadinha

1 tomate picado em cubos sem as sementes

1 c sopa de hortelã fresca e picada

1 c sopa de cebola roxa picada

1 dente de alho amassado ate virar pasta

4 damascos 4 amendoas 1 c sopa de azeite extra virgem

Suco de limão

Sal do himalaia ou marinho a gosto

Modo de preparo

Coloque a couve-flor, o tomate e a cebola em uma vasilha, misturando os com uma espátula. Depois coloque a hortelã, o azeite, o suco de limão o sal e mexa. Sirva temperatura ambiente ou gelado. Dependendo do dia.

 

Obrigada por nos ter prestigiado até aqui.

Meus contatos:

@nutrijaquemuller

Rio de Janeiro e São Paulo

jaquenutrition@gmail.com

YOU MIGHT ALSO LIKE

Compulsão por doce pela nossa nutri Jaqueline Müller
August 10, 2018
Como cozinhar salmão e tirar o cheiro das mãos e cozinha!
January 17, 2018
Panna Cotta Low Carb com a minha Nutri-top Jaqueline Müller!
December 11, 2017
Por que os italianos são um povo magro?
August 07, 2017
Jejum intermitente…revelando tudo!!
March 29, 2017
Planos de alimentação pela nossa super nutri Jaqueline Müller
March 08, 2017
Segredos Poderosos de Como se Alimentar Corretamente E Perder Peso!!
March 03, 2017
Os maiores erros quando se quer perder peso!!
February 24, 2017
Guia para não sair do foco no natal e no ano novo: receitas e dicas
December 09, 2016

19 Comments

Karoline Fernandes
Reply 2 de March de 2018

Haha se não fosse possível, minha mãe não teria passado de 82 kgs pra 57 kgs... Tudo isso aliado a exercício físico, alimentação saudável e a vesícula (ela também tirou).... Tem sim é só querer...

    Jaqueline Müller
    Reply 2 de March de 2018

    Mande meus parabéns para ela, Karol E um beijo para ti.

      Karoline Fernandes
      Reply 3 de March de 2018

      Awnnn assisti a tua Pannacota com a Consu.... Adorei o vídeo...Um beijo pra você também

Maria Benincasa
Reply 2 de March de 2018

Que post gostoso! Vamos nessa, então!
Bjs da roça Jaquelinda!
Bjs da roça Lady

    Jaqueline Müller
    Reply 2 de March de 2018

    Boraaaa, Maryyyyy!!!! BEijão

Andrea - Curitiba
Reply 2 de March de 2018

Grande Jaquelinda e suas grandes dicas!!! Obrigada por tanto nos dar!!! Bjsssssssss

    Jaqueline Müller
    Reply 2 de March de 2018

    Às ordens, linda Andrea!!! saudades!!

Renata
Reply 2 de March de 2018

Eu também não acreditava que poderia mudar meu corpo. Estou com 55 anos pesando 60 kilos.eliminei 20 kilos graças a esse meu novo estilo de vida comida de verdade e comer só com fome e fiquei amante da musculação .

    consueloblog
    Reply 5 de March de 2018

    Q máximo! um exemplo! obrigada por compartilhar! bjs c

Angela Motta
Reply 3 de March de 2018

Jaque querida, ótimo post e muito esclarecedor!! E a gente com mania de ficar na mesmice!
Adorei a receita da massa, obrigada! Bjs

    Jaqueline Müller
    Reply 3 de March de 2018

    Obrigada, Angela. Amei você ter deixado um comentário.
    Grande abraço, Jaque

Cris
Reply 3 de March de 2018

Adorei esse post. A abordagem é ótima. Simples assim. Sabemos os motivos e não refletimos. Tks.

    Jaqueline Müller
    Reply 4 de March de 2018

    Obrigada, Cris. Fico feliz que tenha ajudado.
    Um beijo !

    consueloblog
    Reply 5 de March de 2018

    Exatamente! bjs c

luciene felix lamy
Reply 4 de March de 2018

Jaquenutrilinda, foi seguindo suas dicas que (finalmente!!!) emagreci, minha querida! \o/
ZILHÕES (de calorias jogadas fora!)!!!!

    Jaqueline Müller
    Reply 4 de March de 2018

    Lu, você está um arraso!!! Mérito seu !!!
    ♥️ Beijo minha querida !

Ana Abate
Reply 4 de March de 2018

De onde surgiu essa menina ai que diz ter 49 anos Consuelo? Afff!!!! Tá bom, vamos exercitar mais para poder comer pizza!!!! .... brincadeirinha! É essa que vc postou que vamos comer!!! Adorei! Bj jaquelinda!

Ana Márcia
Reply 12 de March de 2018

A Jaqueline é demais,sensata,bem informada e sem modismo. Foi por isso que a procurei e estou gostando muito.

Gabriela d Avila
Reply 12 de March de 2018

Oi, queridas Jaque e Consuelo, tudo bem? Estou muito perdida! faço dieta com nutri, mas fico tentada a fazer algo só low carb ou jejum intermitente? O que acham? Modismos? bjos

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *