Paralimpíadas, “o coração não conhece limites!”


paralimpíadas

 

Quatro anos atrás estava em Londres quase por engano durante as Paralimpíadas.  Como muitas vezes na vida, as experiências fortes vêm sem avisar.  Foi algo de incrível assistir aqueles atletas e como eles adaptam seus corpos para o esporte fazendo-nos esquecer que são Paralimpíadas.  Roberto e eu torcemos pra valer e foi lindo.  Agora essa experiência chegou ao Rio!  A cerimônia de abertura é hoje!!  Eu estarei grudada no computador e comentando pelo Snapchat (consueloblocker).

Parêntese: É uma pena que só a TV pública vai transmitir a cerimônia na TV aberta… Cá estão os links:
Vejam só este clip!

 Se não abrir, clique AQUI.
Essa foi a nossa expressão também no começo.  E depois que você acostuma com as diversidades, a superação incrível,  não as vê mais e vê o atleta!!  É uma experiência fantástica!!
Fred Gelli como a marca das olimpíadas

Fred Gelli como a marca das olimpíadas

Para homenagear e celebrar estas Paralimpíadas, através da amiga Gabriela Mafort, consegui uma entrevista com o fantástico Fred Gelli,  designer e um dos fundadores da agência Tátil.  Um carioca orgulhoso, bacanudo e com uma visão original do mundo e sua natureza que é inspirador.  Vejam só que linda esta palestra que ele deu para a TED para entenderem a mentalidade atrás de seu trabalho!

Se não abrir, cliquem AQUI.
A sua agência criou a marca das olimpíadas e paralimpíadas (que se vê no início deste post) e ele é também um dos diretores criativos da cerimônia de abertura, junto com Vik Muniz e Marcelo Rubens de Paiva.   Vejam que lindos os vídeos explicando como criaram as marcas!

Making of Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.

Se não abrir, clique AQUI.

Marca Paralímpica Multisensorial Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.

Se não abrir, clique AQUI.
Vocês podem imaginar como está ocupado estes dias, mas nos mandou suas respostas em audio, que eu amei ainda mais!  Abaixo as perguntas e suas respostas!
– Imagino que seja razão de orgulho estar envolvido com as olimpíadas e paralimpíadas Rio 2016. Quando vc soube que fora a marca projetada pela Tátil a escolhida, onde te tocou mais?
Como foi? O que aconteceu?  Alguma curiosidade.  (E me permito em dizer que estou apaixonada pelo coração infinito multisensorial!)
– O símbolo das olimpíadas e paralimpíadas é lindo.  Assisti aos vídeos da Tátil (acima e por sinal, maravilhosos!!) sobre o processo de criação dos dois e o colocarei no post.  Conta um pouco mais pra nós.
– Quando vi as Paralimpíadas em Londres, deixei de ver pessoas diferentes de mim e ao invés assisti a esportes diferentes onde torci e vibrei.  Qual é a tua visão?
Obrigada Fred!!  Adorei te conhecer melhor!!
Hoje à noite, todos juntos Brasil, vamos assistir à abertura e comentar juntos por aqui, no Insta e no Snap!!  “O coração não conhece limites e é Paralímpico!!!!!!”
  • September 07, 2016
  • 6

19 Comments

Teresa
Reply 7 de September de 2016

Adorei todos os vídeos! Talvez eu não tenha oportunidade de ir ao Rio nas Paralimpíadas, mas fui a alguns jogos no último fim de semana das Olimpíadas e senti que realmente são eventos incríveis, que juntam pessoas do mundo todo nesse abraço e coração que tão bem representam o que é o esporte e o espírito carioca. Quem puder, vá... e o Rio de Janeiro continua lindo! bjos.

    consueloblog
    Reply 8 de September de 2016

    Obrigada pelo teu depoimento Teresa! bjs c

Denise Luna
Reply 7 de September de 2016

Como eu não estava presente durante as Olimpíadas, fiz questão de comprar ingresso para assistir a um evento. Esses atletas são verdadeiros heróis, não é mesmo? Ao invés de estarem em casa se lamentando de suas perdas e imobilidade, estão fazendo história e desafiando suas dificuldades.
Depois te conto!
Bjs

    consueloblog
    Reply 8 de September de 2016

    De, vc vai ficar amazed como não vai ver pessoas com dificuldades físicas e sim atletas! É incrível como isso acontece! bjs c

Marcia Breanza
Reply 7 de September de 2016

Consuelo, olá.
Parabéns pelo post.
Não podia imaginar como todo esse processo criativo se deu.
Criativo, humano e cheio de energia e sensibilidade - Sensacional!
Belo post, obrigada por compartilhar.
Beijos.

    consueloblog
    Reply 8 de September de 2016

    Marcia, foi uma honra! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 7 de September de 2016

Sempre espero pelas paraolimpiadas para aplaudir, mesmo que de casa, todos esses grandes atletas que, com sua coragem em superar seus proprios limites , nos mostram que a vida pode ser mais leve, que podemos nos supercar em todas as areas e sairmos vitoriosos como eles, recebendo medalhas ou nao. Bravo, chapeau para esses grandes atletas!! Bjsssss

    consueloblog
    Reply 8 de September de 2016

    Além de tudo a maioria tem um ótimo bom humor!! Via-se claramente na entrada dos atletas na abertura! bjs c

Maria Vilma
Reply 7 de September de 2016

São tantas emoções que afloram em mim após ver os vídeos e ler o seu texto, que só tenho posso dar para você um grande HUUU!!! Aplaudo de pé a todos que não se limitam apesar dos seus limites... que não se acomodam frente à indiferença, que cristaliza e normaliza a insensibilidade! Aplaudo de pé a criatividade e o talento dos brasileiros que fizeram esse trabalho belíssimo!!!
Obrigada por compartilhar!
Beijos e abraços!!!
MaVi

    consueloblog
    Reply 8 de September de 2016

    É muito orgulho! bjs c

Sara
Reply 8 de September de 2016

Amei ler sobre as Paraolimíadas aqui! Obrigada, Consuelo!

Cassiano
Reply 8 de September de 2016

A superação é a maior conquista! Bjocas.

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 8 de September de 2016

E é aí que percebemos o quanto ainda somos pequenos diante da gigante superação que eles tem... É inacreditável...

Magda Pilla
Reply 9 de September de 2016

Consuelo,
Muito obrigada por nos trazer este conhecimento todo.Maravilha de vídeos. Num momento em que sofremos com este Brasil que está às avessas, temos ,como refresco, como oásis a beleza da abertura da Paralimpíada.Que bom que temos este Gênios como Fred Gelli, Vik Muniz e Marcelo Rubens Paiva que tanta alegria e estupefação nos causaram.As lágrimas foram muitas.
Aos atletas/heróis, muito obrigada pelo exemplo.

LÚCIA BRASIL
Reply 9 de September de 2016

Sou considerada deficiente do meu braço esquerdo, e por recomendação médica, não posso levantar pesos acima de 1k e 1/2. Entretanto,minha mente sã e minha vontade de não levar muito a sério este meu limite, já levantei 50 kilos. Coloco semanalmente a bonbona de água de 20 kilos na gelágua, porque não temos(eu e minha mãe) alguém q faça isto por nós. Sinto umas dores pequenas e superáveis. O que importa na vida, é a força de vontade, não temer a superação, ser feliz e andar para frente sempre.Não tenho o músculo intercostal e por esta razão, posso quebrar a coluna com um peso. Mas, continuo andando sem pensar em problemas para não chamá-los até minha pessoa. Grande abraço a todos.

    Maria Vilma
    Reply 9 de September de 2016

    Lúcia que bela lição...! Você nos ensina que a vida é, e precisa ser, plena para todos basta não colocarmos barreiras onde não existe! Para isso, é preciso ir além das nossas amarras e das amarras impostas pelo ideário do que seja deficiência. Aprendo muito, sempre!
    Obrigada!
    Bjs!
    MaVi

      LÚCIA BRASIL
      Reply 11 de September de 2016

      MA VI, na vida só precisamos ser feliz. Não é tão dificil. As vezes emperramos porque nos colocam no caminho tantos obstáculos... cabe a nós supera-los. Abração!!

Paula Oliveira
Reply 9 de September de 2016

Que golaço, Consuelo ! Acho que foi o melhor post que vc fez!
Parabéns!

mirna maria ittner giampiccolo
Reply 9 de September de 2016

maravilhoso o seu post!!
parabéns!!
medalha de ouro para voce!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *