O que é completamente diferente na Itália…


Image 5

Foto Robbie Leone

O Brasil e a Itália tem muito em comum… São países latinos que gostam de sombra, coco (pasta) e água fresca (vinho)… Lugares lindos com gente boa e almas felizes.  Lógico que sempre podemos gostar mais de um aspecto ou de outro e sinceramente a poluição, crime e trânsito de São Paulo são um downer para mim, especialmente com a vida pacata com a qual me acostumei aqui em Florença…  Mas hoje gostaria de contar para vocês as coisas que existem e acontecem por aqui que eu totalmente não esperava quando vim morar aqui mais de 25 anos atrás!!!  Vâmu lá!

Frutas!

Nem preciso dizer que frutas tropicais são o máximo!!!  Manga e papaia são donos do meu coração!!  Mas eu nunca havia experimentado o verdadeiro saber das seguintes frutas. (Obs: mas só no verão.  Aqui as coisas são boas nas estações que elas tem que existir!)

POMODORI-E-FRAGOLE-e1423047506373

Pêssego, morangos e tomates.  Até 1990 quando vim morar aqui, não conhecia o real perfume e néctar destas frutas!!  Por isso que a pomarola (molho de tomate) daqui é tão melhor!!  São super suculentas e doces!!!… Hmmmm!

O pêssego é super suculento

O pêssego é super suculento

 

Dias que as lojas estão fechadas…

Socorro!!! Essa demorou pra entender!  Vejam só… As lojas fecham na segunda de manhã, mas no verão fecham no sábado à tarde e abrem na segunda de manhã.  Porém, as lojas de comida e flores fecham na quarta à tarde… Depois das 14:30 ou 22:30 os restaurantes não servem mais!!  Ah!  E tudo fecha na hora do almoço para daí abrir às 14:30 (escritórios), 15 (posto de gasolina), às 15:30 (algumas lojas) e 16:30 (padarias)!!  Urghhhhh!!!  Sempre foi algo de bem frustrante pra mim!

DSC08076

Cinema fecha no verão!

Este é um povo que vive os longos dias do verão intensamente.  Tem luz até umas 9 da noite e a vida muda.  Come-se fora nos jardins, terraços e restaurantes (isso é, se os pernilongos permitem).  E quase ninguém opta por fazer algo fechado como ir ao cinema… Portanto tem só Drive-in (quem lembra?!) pois os cinemas fecham durante todos os meses do verão!!  Hoje em dia, nas periferias, tem aquelas mega salas de cinema que ficam abertas.

02_Bild_LunaOpenAirCinema_Bellinzona

 

Esse tal de antipasto, primo, secondo, contorno, formaggio e dolce!

Por tradição, o italiano come um carboidrato para começar a refeição, daí um proteína com verdura, e a seguir um queijo e fruta.  Parece tanto, mas as porções são razoáveis (normalmente não se repete) e na verdade é uma refeição equilibrada!  A população italiana, de forma geral, não é gorda.  Como tudo, isto também tem mudado.  Até os italianos, especialmente de noite, comem ou o primo (carboidrato) acompanhado por uma salada ou verdura, ou um secondo (proteína).  E terminam com uma fruta.  Nos restaurantes é costume pedir duas coisas.  Pode ser uma combinação entre o antepasto, primo e secondo.  O contorno quase sempre se pede… o doce quase nunca.  O espresso sim!

Cappuccino nunca depois das 11.

Eu A-DO-RO cappuccino!!  Até aprendi a fazer em casa.  Uso uma maquininha que “bate” o leite (de soja) quente e daí adiciono o meu café!

10995

A maquininha para fazer a espuminha do cappuccino em casa!

Tomo uns 3 pela manhã (2 deca).  Quando saio fora para o almoço, gosto de pedir um no lugar da sobremesa… Mas já vou pedindo desculpa por ser estrangeira, pois me olham mal!   É que não se deve beber um cappuccino depois das 11 aqui na Itália!   Especialmente depois de uma refeição.  Tem uma razão pra isso… é porque não ajuda a digestão!!  Eita povo com hábitos bons para comer!

DSC02742

 

Bem, por hoje é só! Beijossss!!!  Com bigode de espuminha de leite! 😉

–––––––––––––––––––

ADENDUM… o que eu esqueci…

Esqueci de falar do cinema dublado!!!  Dizem ter os melhores tradutores… pode até ser, mas pra mim é como ver um Picasso com outra cor…

E do calor!  No verão, é mais quente aqui do que no Brasil!! Nunca sofri tanto para dormir do que na Itália.  E não existia ar condicionado… Agora estão aprendendo… Mas mesmo assim não fica gelado como nos USA… Até pedi pro técnico o que tinha de errado com o meu ar e ele respondeu perguntando: “a senhora é estrangeira?…” Rssssssssssss!

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Lari, o festival de cerejas e uma pequena epifania Italiana…
June 02, 2017
Palazzo Farnese em Caprarola, um palácio de conto de fadas!
March 20, 2017
Vila Tirrena, um paraíso feliz!
September 29, 2016
vida italiana
A vida italiana dedicada ao prazer…
September 28, 2016
Viterbo, uma pérola medieval na Itália
September 14, 2016
Onde alugar na Itália!
November 25, 2015
Mais um dia no paraíso que é Villa Tirrena e Torre del Sole
June 10, 2015
Cuidado na viagem para a Itália, fugindo das armadilhas!
January 28, 2015
Palermo: contrastes…
June 06, 2013

50 Comments

Paula K.
Reply 3 de July de 2015

Oi Consul!
Que delícia morar aí na Itália, hein? Amei seus posts dessa semana!!!
Eu tb amo capuccino após o almoço! Tb tenho essa maquininha...a espuminha fica deliciosa! Comprei na revista da Avon.
Eu sou paulistana e moro em Natal desde 2010. Todas as minhas janelas tem vista para o mar...uma lindeza essa cidade! Mas tem coisas que não me acostumo...morro de saudades das verduras de São Paulo...das feiras livres de lá...pastel com caldo de cana....kkk....
E vc, sente falta de alguma coisa de SP?
Ótimo fds para vc!
Bjinhos, Paula K.

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Não tem feira em Natal?!! Saí de SP muito cedo. Havia só 18 anos... Sinto falta da família, dos amigos, das frutas, do pão de queijo! rssss! bjs c

Luciana
Reply 3 de July de 2015

Adorei esse post! É sempre muito interessante conhecer culturas diferentes da nossa! Parabéns, Consuelo!

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Obrigada Luciana! bjs c

Alexandra
Reply 3 de July de 2015

Oi minha querida!!!
Todo lugar tem coisas boas e ruins não é? O mais importante é ser feliz onde quer que seja....
Mas confesso que não me incomodaria nem um pouquinho com essas particularidades italianas, se vivesse neste teu paraíso......kkkkk
Super beijo! Bom final de semana pra você e todo Salottinho amado!!!

    Denise Luna
    Reply 3 de July de 2015

    Alê, nem eu me importaria com essas lojas fechadas. Só a qualidade de vida e de toda essa alimentação, cultura e beleza, bastava!
    Bjs
    Bom fim de semana para todos!!!!!!!!!!:)

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Rsss! Bom final de semana! bjs c

Gloria Jane Araújo de Melo
Reply 3 de July de 2015

Olå Consuelo,
Vi vários posts seu esta semana. Ontem foi feriado na Bahia (feriado estadual pois o dia 2 de julho comemora-se a independência da Bahia, pois embora a "independência ou morte" tenha ocorrido no famoso 7 de setembro às margens do Ipiranga, houve uma resistência na Bahia e esta só se tornou efetivamente livre no dia 2 de julho do ano seguinte, e por isso pude ontem consuelar à vontade.
No post de hoje me vi em várias situaçoes de turista desavisado: querer fazer compras na segunda-feira e dar de cara com as lojas fechadas, deixar para almoçar mais tarde e não achar mais almoço, lojas fechadas após o almoço para a sesta, etc. Amo a culináriia italiana, mas nunca consegui comer todos os pratos : primo, secondo, etc, o que desagradava o maitre (olhe a gafe!!), além de amar os queijos e querer usar em todas as massas, o que "non va benne" me disse outro maitre (outra gafe!). Adorei o post de como segurar o seu homem, apesar do título engraçado, tem boas e práticas reflexões...e quero concluir este comentário lembrando que para um bom relacionamento é importante também valorizar as coisas boas e minimizar as falhas, desde que não sejam de caráter, claro!
Beijos

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    tudo tem as suas vantagens! Até um ano de espera pela independência! rssss!
    Ah! Essa do restaurante fechar às 2:30 é super verdade e esqueci de colocar!
    Muito sabia vc! bjs c

rosana
Reply 3 de July de 2015

Nossa Consuelo, até que enfim alguém me explicou a questão dos mosquitos qdo se come no jardim. Acho bárbaro esse costume em filmes e mesmo na internet, com varias cenas de mesas enormes embaixo das árvore. Moro no interior de SP, numa região quente e úmida e essa prática é quase impossível por conta dos mosquitos.

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Viu só?!! Disse q tinha muito em comum com o Brasil ;-) bj sc

      Paula K.
      Reply 3 de July de 2015

      Meninas,
      aprendi num hotel na praia do madeiro (em Timbau do sul-RN) que para os mosquitos sumirem basta colocar ao redor da mesa folhas de citronela picada.
      Comi meu peixe sossegada ao ar livre, em cima de uma falésia com muitas árvores ao redor graças a essas folhinhas, pois antes as moscas estavam nos atrapalhando muito....
      Bjinhos, Paula K.

        consueloblog
        Reply 4 de July de 2015

        ótima dica!!!! obrigada! bjsc

camilla
Reply 3 de July de 2015

Aqui no Brasil tem um mini-mixer da Britania que é igual ao seu aparelhinho usado pra bater a espuma do capuccino. Bj

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Iuhuuu!! E o Salotto oferecendo serviço!! Adoro! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 3 de July de 2015

Quando morei em Florenca, em 1998, estranhei muito toda essa comilanca. Em primeiro lugar, pasta, pois a mesma deve ser saboreada quentissima! Muita gente pensa que a salada vem por ultimo para a digestao, diferente de nos brasileiros que comecamos por ela. NAO!! Na Italia a pasta eh a coisa mais importante para eles!!Deve ser servida na hora!!!! Depois um peixe ou carne com legumes, depois a salada e depois a sobremesa.....era comida demais para mim na hora do jantar, sobretudo por que aqui eu nunca como muito no jantar... E no cafe da manha, expresso fortissimo, que mesmo com leite ainda ficava forte...odeio cafe forte!! hahaha...E os paes doces, sempre feitos com massa de croissant e doce dentro...ainda bem que uma torradinha com manteiga me salvava..haha... E ainda bem que naquele tempo eu emagrecia rapidinho!! haha...Mas as frutas, a laranja grande e vermelha por dentro, o tamanho dos limoes e dos tomates....Na Sicilia aprendi a fazer tomate seco deixando os mesmos secarem ao sol...imagine que aqui tem-se que usar o forno...E foi la que comi os melhores peixes, a primeira vez que comi peixe-espada e comi as melhores e mais suculentas frutas....E quando estive em Roma em 1989, foi a primeira vez que comi quiwi.....Mas, em Roma como os romanos!! No final, eu ate sentia falta dos panini na hora do almoco e das pizzas comidas com as maos( super italiano!!) aos sabados a noite....Pao e vinho tinto em todas as refeicoes! Mas eu nao bebo e pao junto com todos aqueles pratos era demais da conta......E a mistura de camarao e feijao branco?? Esse era o secondo piato!! haha......Boas lembrancas que fizeram parte do estudo da cultura local, justamente o por que de eu estar la!! Cinema, so dublado!!! Eita ¨pequena mafia¨ !! Perde-se muito nos dialogos e na qualidade de um filme.....mas para mim, que estava la para estudar a lingua, tudo era otimo!! Agora, a tal da siesta era uma chatice!!! As vezes eu ficava em frente a loja que queria ir esperando o dono abri-la..haha....Bjs.........

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Nossa!! Esqueci de falar do cinema dublado!!! E do calor! É mais quente aqui do que no Brasil!! bjs c

Adriana
Reply 3 de July de 2015

Oi Consuelo!
Descobri seu blog em abril último, 1 mês antes de conhecer a Itália. Aproveitei demais suas dicas. Retornei ao Brasil mês passado e fiquei encantada com a Toscana . Firenze é linda... pra matar a saudade, entro no seu blog e viajo de volta pra ai!!!
Obrigada por continuar proporcionando minha viagem virtual!!!

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Oh Adriana! Que bacana!! Fico feliz! bjs
    c

Mia Athayde
Reply 3 de July de 2015

Que post gostoso!
É bom aprender, é bom relembrar, é muito bom conhecer a diversidade, as diferenças!
Melhor ainda se as coisas diversas forem tão boas quanto vc descreve!
Com exceção das lojas e comércio em geral fechando em dias e horários tão malucos (para nós, para mim...).
Neste quesito, sou totalmente americana e paulistana: tudo funcionando 24 horas por dia!
Bom fim de semana !!!!!!
bjssssss

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    AMO um 24 hours!! rsssss! Mas acaba sendo "thrill" de viagem hoje em dia! bjs c

Maria Vilma
Reply 3 de July de 2015

Conseular... conhecer outras culturas... correr mundo (virtualmente...mas com suas descrições ganham adornos de realidade)... Como enriquece...!
Um final de semana para conhecer, reconhecer... Consuelar e aculturar...!
Beijos... !!!
MaVi

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Rsss! E vamu q vamu! bjs c

luciene felix lamy
Reply 3 de July de 2015

Diferente da Andrea, considero a siesta sagrada. Trata-se de um hábito salutar que "importei" com alegria.
Até hoje, não abro mão de uma boa sonequinha* após o almoço, com minha doce gatinha Mina Kariênina.
Só não consegui me acostumar com tantas coisas doces no café da manhã... Dispenso.
Adorei o Post, donzela! Zilhões, lu.
(*) Coisa simples, tipo 30 minutinhos ou uma horinha mesmo.

    consueloblog
    Reply 3 de July de 2015

    Mas olhe só q malandrinha! ;-) bjs c

Daniela G.C
Reply 4 de July de 2015

Esse post lindo me trouxe saudades.......Me fez ter (ainda mais) certeza da minha escolha de ir morar na Itália definitivamente(se tudo continuar correndo bem) no final do ano que vem!!!!! Tb vou sentir falta das frutas do pão de queijo e das lojas 24h aiai........Mais vai valer muitooooo apena!!!!! Bjssss querida Consu e um ótimo final de semana e a vcs querido Salotto !!!!

    consueloblog
    Reply 4 de July de 2015

    Q emoção!! Parabéns! bjsc

Ruth Kakogiannos
Reply 4 de July de 2015

Oi Consuelo!
Faz tempo que nao passo por aqui. O seu post me remeteu à Grécia, nossa como são parecidos os costumes, os sabores...eu não consigo mais comer tomate no Brasil depois de morar por tanto tempo na Grécia. Não tem gosto. Nossa, essa siesta é uma morte para mim, as lojas e até as farmácias na Grecia fecham de segunda e quarta a tarde. Esperar ate as 5 horas da tarde nos outros dia para tudo que se quer fazer...ninguem merece! E o hábito de jantar tarde da noite? Marca-se janta 10 e meia da noite no verao. E para conseguir dormir depois disso? Filmes dublados na Grecia nem na tv, absolutamente tudo com legenda...agora o calor, sem comentários. Meu primeiro verao na Grecia eu peguei uma heat wave, que a temperatura nao abaixou dos 40 por 7 dias. As florestas em chamas, eu me lembro de jogar agua no telhado da casa e em volta para umedecer um pouco. Mas o mar azul, transparente e tepido permanece inigualavel. Amo. Bjs.

    consueloblog
    Reply 4 de July de 2015

    Quantas semelhanças! bjs e q bom q vc voltou!!! <3 c

Ivani Weffort
Reply 4 de July de 2015

Adorei seu post. Na Europa tudo é sempre tão organizado. Tão diferente daqui.....Adorei seu bigodinho de leite!!!!!!bjs

    consueloblog
    Reply 4 de July de 2015

    Dependeeeee... bjs c

Jovita Agra
Reply 4 de July de 2015

Este seu post me fez lembrar a primeira vez que fui à Itália; por haver muita comida numa única refeição, e eu não aguentava comer tudo, dividia com o amigo companheiro de viagem todo o "procedimento" antepasto, pasto, primo, etc., um verdadeiro pecado e ofensa terrível para quem nos servia. Sempre víamos uma "cara feia" do garçon e a gente fazia "cara de paisagem", afinal éramos estrangeiros. Até hoje eu não admito exagero de comida num prato e depois ter que jogar fora as sobras, já que existe tanta gente sem ter o que comer. E quanto ao capuccino após o almoço? KKK Agora sei que era o pecado era completo... Será que os deuses nos perdoaram? Um caso para a mestre Lu analisar. Bjos para todos.

    consueloblog
    Reply 4 de July de 2015

    Rssss Jovita! bjsc

Carina Costa
Reply 4 de July de 2015

Amei e me diverti com a história do cappuccino!! ahhaha não tinha ideia que não é legal beber depois das 11!

Bacione :)

Mari Campos
Reply 4 de July de 2015

Que post fofo, Consu! <3

lÚCIA
Reply 4 de July de 2015

Consuelo, vejo seu blog todos os dias. Já virou vício. Como sou de sua idade, me inspiro em seus looks do dia e em sua mala de viagem. Recentemente, indo para Gramado (RS) me inspirei em suas dicas de malas para viagens em lugares frio. Como moro a 40 graus, foi uma mão na roda. Gostaria de fazer parte do salloto. Sou escritora e estou escrevendo um livro com mais uma amiga tb escritora e vai chamar-se: Solteira sim. Porque não? Acho que vc vai amar. Quando concluir te envio um exemplar para vc apreciar, combinado? Grande abraço.

    consueloblog
    Reply 4 de July de 2015

    Oi Iúcia, adoraria !! Obrigada! Já gostei do tema! Fazer parte do Salotto é só passar por aqui e escrever nos comentários!! Vc já faz parte!! Bem vinda! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 4 de July de 2015

Consu, sendo filha de italianos, este post falou-me ao coração, identifiquei tanto do que já vivi e aprendi. Lembro-me certa vez do calor escaldante de julho, minha irmã e eu éramos adolescentes e tinha o soninho do pomeriggio, respeitado e vivido por toda a Villa na qual nasceu meu pai. E lá estávamos nós (claro, tivemos que aderir a ele), na casa dos meus nonnos e escutávamos exatamente o momento em que as nonnas iam abrindo suas portas e tudo se acordava. O gosto das alcachofras, das favas, dos tomates, do azeite, são inesquecíveis. Baci

    consueloblog
    Reply 6 de July de 2015

    Que lindo!!! Memórias deslumbrantes! bjs c

Gabriela
Reply 5 de July de 2015

Oi Consuelo,
sobre a siesta
eu morei em uma cidade no RS que tinha e para mim foi um sofrimento estar a pleno vapor e ter que me recolher no horário Re almoço pois ada tinha para fazer de12:30 at 14:30h.
Comecei a ler o blog há pouco tempo e a sua história de bullying por causa do nome terminado em "o" gerou um jogo aqui em casa e conseguimos descobrir "Rosario" e "Josafa" com a mesma questão do gênero.

    consueloblog
    Reply 5 de July de 2015

    Ahhhh!!! ADOREI esse jogo! bjs c

Mireille Carletto Ferreira
Reply 6 de July de 2015

Bom dia Consuelo e a todos do Salotto! Moro em Goiânia e há mais ou menos um ano sigo seu blog, adoro suas dicas, a espontaneidade e sua elegância natural. Sonho conhecer a Itália! Uma oportunidade surgiu por meio de uma amiga que vai morar por 06 meses em Florença para fazer uma pesquisa do doutorado. Se muda em Setembro e retorna emFevreiro. Consultei vários sites de meteorologia e não consigo me deliciar...por isso peço sua ajuda. Rsrsrsrs Início de dezembro faz muito frio? Atrapalha muito os passeios (tipo: tempestade de neve, chuva), li um post seu sobre as vantagens do inverno, mas não tenho agasalho para suportar uma nevasca entende? Me ajude por favor? Parabéns pelo sucesso do blog, e o projeto ou vai ou racha, menina, sucesso absoluto! Beijos

    consueloblog
    Reply 6 de July de 2015

    Oi Mireille! Em geral,´é só frio. Sem nevasca e sem necessidade de se cobrir demais, tipo montanha. É cidade. bjs c

      mireille carletto ferreira
      Reply 7 de July de 2015

      Era tudo o que eu precisava saber, por enquanto... kkkkkkk No mais vou me socorrendo das suas maravilhosas dicas e qualquer coisa volto a perguntar, caso dê tudo certo. Muito obrigada! Beijos

Ilaria
Reply 6 de July de 2015

hahahaha, adorei esse post! Eu como uma italiana,nascida em Roma e criada em São Paulo...não poderia concordar mais. Vc esqueceu de comentar dos intervalos no cinema...primo tempo e secondo tempo...esses são de matar!
Amo os eu blog Consuelo, nunca escrevi...mas sempre acompanho aqui, no Insta, no Snapchat...bjss

    consueloblog
    Reply 6 de July de 2015

    Querida Ilaaaa!! Obrigada!! bjs c

G. Del Carlo
Reply 6 de July de 2015

kkkk! muito legal saber dos habitos daí! acho um barato quando a gente pede coisas em outros países e os nativos ficam irritados porque é muito estranho na terra deles. eu mesma já passei por isso no meu próprio país por ter casado com um paraense (sou de sp)! bjs!

    consueloblog
    Reply 6 de July de 2015

    Nossa!! Jura? Conta! bjs c

ana
Reply 25 de September de 2015

ola, acho sempre suas fotos muito legais, mas em especial esta primeira a qualidade está excelente! Gostaria de saber se poderias me indicar qual a marca e modelo da câmera utilizada, pois estou fazendo pesquisas para adquirir uma em breve! muitíssimo obrigada e parabens pelo blog!

    consueloblog
    Reply 26 de September de 2015

    Tem um post. coloque na busca maquina fotografica. bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *