O que deve-se levar na mala masculina de viagem? por Claudio


terno-elegante

Para falar na mala masculina, continuamos a nossa super colaboração com Cláudio Manso fundador do blog masculino The Royal Man.   No ultimo post (AQUI) ele nos contou o que precisamos saber para impressionarmos o nosso partner!  E neste ele nos dá esta suuuuuuuper dica do que um homem deve levar na mala de viagem!!  Esse post é para guardar na pastinha ou imprimir e guardar dentro da mala!!  

Look-do-feriado-masculino

O que um homem deve levar na mala de viagem?

Acredito que boa parte dos homens se atrapalha ou fica cheio de dúvidas, na hora de fazer a mala para viajar. Seja uma business trip ou férias com a família, definitivamente escolher peças de roupas não é a prioridade dos marmanjos.

E claro, comigo não poderia ser diferente. Confesso que se minha esposa não der uma forcinha, acabo jogando as roupas de forma aleatória e quando chego no lugar, descubro que está faltando um monte de coisa. Ou pior, nada combinando com nada…rs!

Mas de tanto levar puxão de orelha, resolvi por a mão na massa, ou melhor, na mala e aprender de uma vez por todas a organizar as minhas roupas na hora de viajar.

Para isso, não poupei esforços e fui consultar uma profissional, alguém que pudesse me dar a orientação correta para planejar as minhas malas e levar as roupas certas para cada tipo de viagem. Foi aí que cheguei na super stylist e consultora de imagem Denise Tavares. Com anos de experiência na área, ela que é psicóloga por formação, também é responsável pelo guarda-roupa de diversas pessoas, entre elas a apresentadora Ticiane Pinheiro.

O nosso bate-papo foi tão legal e produtivo que resolvi fazer esse post especialmente para as amigas do Salotto do Consuelo Blog. O objetivo é que vocês possam compartilhar as dicas com o maridão e ajudá-lo a arrumar as malas para as próximas viagens. Espero que gostem!

NYC

Essa é uma das mais complicadas. É comum nos preocuparmos apenas com o traje social, pois se trata de uma viagem de negócios e muitas vezes, esquecemos de levar roupas casuais para jantares ou compromissos descontraídos, que possam surgir durante a viagem. Para não esquecer de nada, inclua:

  • 1 camisa pra cada dia de viagem e mais uma ou duas extras, caso aconteça algum imprevisto ou algum evento noturno que você queira se trocar antes de ir;
  • 1 calça pra cada dois dias (jeans, sarja e alfaiataria);
  • 1 blazer para o jantar;
  • 1 par de chinelos para andar no quarto do hotel;
  • 2 pares de sapato social;
  • 1 paletó pra cada 2 ou até 3 dias. Lembre-se de levar cores que combinem com as diferentes calças, caso não vá usar costumes. Cinza e marinho são excelentes opções, além de elegantes, são fáceis de fazer combinações;
  • 1 par de meias por dia, não esqueça de levar na cor do sapato ou da calça. Dica: Hoje as duas formas são adequadas, vai do gosto de cada pessoa;
  • No mínimo uma cueca por dia, mas se você vai praticar esporte, é melhor levar mais de uma;
  • 1 gravata por dia se os compromissos exigirem o uso. Dica: se não estiver com as mesmas pessoas durante os dias de viagem, leve uma para cada dois dias. Dica: a gravata ocupa pouco espaço e é um ótimo item para mudar totalmente a cara do seu look;
  • Pijama (ou camiseta e shorts).

Se for encarar o inverno de NY, leve um cashmere para usar por baixo do paletó ou blazer.

Uma bota pode ser muito útil para a neve. Como o principal meio de transporte é o metrô, você vai precisar andar. E as ruas acabam ficando molhadas e escorregadias. Você pode trocá-las pelos sapatos no escritório.

Agora se for verão e você tiver tendência a transpirar muito, leve camisetas brancas para usar embaixo das camisas. Afinal, não dá para ficar com as famosas pizzas em baixo do braço.

FOTO BAHIA

Para evitar excesso de bagagem e aproveitar muito as praias e os passeios a dica é levar mais peças de cores neutras do que chamativas. “Elas combinam entre si e rendem diversos looks”, sugere Denise. Então para não errar na mala, inclua:

  • 1 par de chinelos, afinal férias é para relaxar;
  • Protetor solar é fundamental, ter que comprar na hora pode ser um atraso de vida e de programação. Fora que os preços de lugares turísticos são sempre “inflacionados”;
  • Um boné para encarar o sol nos passeios;
  • 4 sungas para não precisar vestir alguma molhada;
  • 1 bermuda de água para cada dia é fundamental. Elas são ideais para ir aos passeios, praia ou piscina;
  • 3 bermudas de pano de cor neutra, para vestir a noite nos jantares;
  • 1 camisa de linho de cor clara para um jantar mais bacaninha vai bem com bermuda de pano e alfaiataria;
  • 1 sapato mocassim também é uma ótima pedida;
  • 1 par de tênis para ir à academia ou fazer uma corridinha básica;
  • Seu kit esportivo favorito, chuteira, calção e meia para futebol ou raquete e roupa de tênis;
  • Meias para usar nesses dias que for praticar esporte;
  • Muitas camisetas. E para não precisar se preocupar, leve duas para cada dia de viagem (uma para a manhã e outra para a noite) não esqueça que você precisar de roupas mais confortáveis para ficar circulando no hotel ou na praia.
  • Óculos de sol
  • Cuecas

CAMPOS

Por ser um período curto de dias, a sugestão da Denise é montar a mala já com os looks prontos. Como os casacos e jaquetas costumam ser volumosos, sair de casa com tudo organizado otimiza além de espaço, tempo. Tome nota do que não pode faltar:

  • 1 calça jeans de lavagem mais escura. Ela é curinga e vai bem com tudo;
  • 1 calca jeans preta;
  • 1 jaqueta de preferência de cor neutra assim você pode usar de dia ou de noite;
  • 1 colete, pois eles deixam a produção moderna além de dar outra cara para o visual;
  • 1 ou 2 pares de tênis para andar pela cidade ou encarar dias de chuva. Dica: Para variar leve um modelo esportivo e outro liso e discreto.
  • Camisa xadrez é a cara do inverno. A padronagem é ideal para compor um visual despojado, perfeito para o final de semana. Dica: você pode usar a camisa com o colete;
  • 1 camisa branca ou azul para combinar com as calças;
  • 1 par de óculos escuros.

Ah! Para não me estender, deixei de fora a nécessaire com os itens de higiene e barba. Mas, apenas para registrar, este é um kit obrigatório para todas as viagens, independente do destino.

 

Crédito: Malas Samsonite

Obrigada Claudio!!!

_______________________

11084876_1419457485029672_789928162_n

Sobre Claudio (por sua esposa Márcia, sim Salotto, ele é casado!!!)

Claudio Manso, paulistano, 35 anos, casado com uma jornalista de moda e pai de dois filhos, Alicia, 2 anos, e Luiz Eduardo, 9 meses. Espirituoso por natureza, apaixonado pelas coisas simples da vida e um anfitrião nato. Acredita que luxo é assistir ao pôr do sol á beira mar, tomando caipirinhas, na companhia de sua linda família.

Executivo do mercado financeiro com mais de 15 anos de experiência nos principais bancos de investimentos do mundo. Já trabalhou no Bank of America, BNP-Paribas, ABN-AMRO, Dresdner Bank e Banco Votorantim. Mesmo com o ar sério que a profissão de “businessman” exige , está sempre de bom humor e pronto para receber os amigos, dê preferência para um churrasco com cervejinha.

Acho que herdei essa energia toda do lado italiano do meu pai e a vocação para negócios da parte da minha mãe, que tem descendência libanesa.”

Gosta de praticar esportes e é assíduo nas aulas de squash, tênis e boxe. Nas raras horas vagas, entre uma troca de fralda e o preparo de uma mamadeira, adora assistir seriados e ler a versão online da revista The Economist. Já morou no Canadá e Estados Unidos mas hoje, não se imagina longe do Brasil.

Para seguir o Instagram de Claudio, clique AQUI.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Mundo masculino!! Como impressionar o teu GATO!
April 27, 2015

28 Comments

Cassiano Cacho Soares Lopes
Reply 11 de June de 2015

Que tudo esse post Consu e Claudio! Obrigado pelas super dicas e tenho certeza que a ala masculina agradece! Apesar do meu estilo ser diferente das propostas apresentadas, eu já anotei algumas sugestões que farão a diferença no meu guarda-roupa e na hora de arrumar a mala. Como trabalho em uma fábrica de papel jornal de um grupo chileno, seguimos o dress code na linha casual. Em momentos mais importantes, como board meeting, visita de acionistas, investidores, viagens, etc, usamos no máximo um blazer e sempre camisa de manga longa com jeans ou calça de sarja. Adorei!Bjocas do Cassi.

    Maria Benincasa
    Reply 11 de June de 2015

    CAssi, quando vi a chamada no post no FB, pensei logo em vc! rsrsr
    bjks

    Claudio
    Reply 11 de June de 2015

    Oi Cassi, tudo bem?

    Obrigado pelo carinho. E algumas dicas também servem para as mulheres, que bom que gostou!

    beijos

Alexandra
Reply 11 de June de 2015

Bom dia Salotto amado!
Ótimas dicas. Tenho certeza que vai ajudar muito.
No geral o maridón se vira muito bem com suas malas (muito organizado e prático), mas na última viagem para a praia consegui inserir camisas de linho para a noite (com bermundas, claro) e ele adorou.....eu também!....rsrs. Segundo ele, ter uma consultora em casa ajuda muito....kkkkk
Super beijo Consulinda!
Obrigada Cláudio!

    Claudio
    Reply 11 de June de 2015

    Olá Alexandra, tudo bom?

    Essa combinação de camisas de linho e bermudas são ótimas. Todo homem gosta, né?

    beijos

Maria Benincasa
Reply 11 de June de 2015

Bom dia!!!
Já copiei esse post na pastinha e vou imprimir para o Re! Epa! Mas se eu fizer isso, ele não vai mais preceisar na minha ajuda.....Ja sei, vou imprimir pra mim!! Assim fico com as dicas e ainda levo os creditos! rsrsrsrs Just joking!
bjs da roça

    Claudio
    Reply 11 de June de 2015

    Olá Marina, tudo bem?

    Muito boa a sua tática, pode fazer isso que depois ele vai dizer que você acertou em cheio! rsrsrrss

    beijão

Jovita Agra
Reply 11 de June de 2015

É muito bom ter estas super-dicas para a ala masculina do Salotto, até para a gente, da ala feminina - ui, até parece escola de samba! KKKKK - repassar para maridos, filhos, irmãos, namoridos, e amigos. Obrigada Cláudio e Consuelo! Bjos.

    Claudio
    Reply 11 de June de 2015

    Olá Jovita

    fico feliz que gostou e espero ter ajudado!

    bjs

Andreia Mota
Reply 11 de June de 2015

Claudio sua mala para a Bahia é bem colorida, seria por conta do local (praia, Brasil, verão, diversão)? Você usaria essas cores para a Europa no verão? Ou usaria roupas mais clássicas? Desculpe as perguntas, mas quando penso em praia, chego a imaginar ficar descalça, mas na Europa mesmo estando na praia, tenho a impressão de ser um pouquinho mais formal, estou errada? Outra coisa, sunga pode ser usada em qualquer praia ou vale fazer uma consulta antes de desfilar os músculos? Meu sobrinho outro dia me contou que em Auckland foi a praia e quando tirou a bermuda, percebeu que era o único de sunga na praia e foi logo colocando o short novamente, rsssss. Obrigada pelo post, dicas super adicionadas nos favoritos. Beijos em todos.

    Claudio
    Reply 11 de June de 2015

    Olá Andreia,

    Muito pertinente suas perguntas.

    Acho que hoje essas cores podem ser usadas no mundo todo. Quando estive por exemplo em Côte d'Azur, muitos homens usavam as bermudas mais coloridas (verde, rosa, amarelo) durante o dia com camisas de linho e as cores mais clássicas, tipo o azul marinho de noite.
    Sobre a sunga, realmente existem alguns lugares que as pessoas acham estranho. Então a dica é se sentir bem! se você não quer que todo mundo fique te olhando, é só colocar a bermuda.rsrsrs
    Mas mesmo assim vale a pena levadas pois elas podem ser usadas por baixo da bermuda. Pois se vestir a cueca vai ficar parecendo fralda.

    beijos

Nathaly
Reply 11 de June de 2015

Olá Salotto!
Essa é minha primeira vez por aqui, ainda não havia escrito mas sempre leio os comentários dos posts! =o)
Gostei muito das dicas, lá em casa sou eu qeum sempre arruma as malas, já tentei deixar o marido fazer a dele, foi terrível! hehe
Aproveitando o tema da moda masculina, me ajudem com a escolha do presente de dia dos namorados, vou comprar uma corrente de ouro, vocês preferem as mais fininhas ou mais encorpadas? Qual é a moda na Europa? E o comprimento? Me ofereceram as opções de 50cm ou 60cm (meu marido é alto, 1,90m).
Obrigada
bjks

    consueloblog
    Reply 12 de June de 2015

    Qual o estilo do teu marido, clássico ou moderno? Eu prefiro fininha e mais comprida. Mas se ele for super moderna pode ser de couro com um penduricalho e curta... bjs c

Maria Vilma
Reply 11 de June de 2015

Clúdio, vc nem imagina o quanto as suas dicas vão impactar (de maneira positiva claro!), aqui em casa... rsrsrs...
Vc é lindo, elegante e generoso, Cláudio! Post lindo! Dicas bem cuidadas e muito especias...!
Muito obrigada!
MaVi

    Claudio
    Reply 12 de June de 2015

    Muito obrigado MaVi pelo comentário! A parte do lindo alegrou meu dia! Rsrsrs

    Espero ter ajudado!

    Beijos

Marina Di Lullo
Reply 11 de June de 2015

Olá Cláudio!! Que ótimas dicas, divididas por locais e temperaturas, ficou tão prático assim, obrigada!! Bjs

    Claudio
    Reply 12 de June de 2015

    Olá Mariana,

    dividindo assim não tem mais desculpas para os homens, né?

    Beijos

luciene felix lamy
Reply 12 de June de 2015

Boas dicas, Claudio!
No próximo domingo, cedinho, reabro esse post para me inspirar a fazer a mala do meu Amor: Marrocos e Espanha. Exceto pelos calçados e pijama, para uns 12 ou 15 dias, acho que basta triplicar o modelo de Nova Iorque, não é? Abs, lu. PS: Detalhe: ele adora comprar camisas (além de uma ou outra gravata) por lá, por isso sempre deixo lugar para algumas. E, claro: livros, MUITOS livros. Por isso ele tb sempre compra uma mala extra. Poderia levar, mas gosta de encontrar opções diferentes.

    Claudio
    Reply 12 de June de 2015

    Olá Luciene

    Exatamente para 15 dias é só multiplicar tudo por 3. Agora se o maridão gosta de fazer umas comprinhas é só diminuir esses itens. Sobre os livros, eu particulamente gosto de comprar pelos sites como Amazon, pois eles entregam no Brasil e são isentos de imposto de importação. Assim evita carregar peso e perder tempo procurando nas lojas.

    Bjs

      luciene felix lamy
      Reply 15 de June de 2015

      Acho que a mala que fiz deu certo, Claudio.
      Quanto aos livros, tb adotamos esse sistema para aquisição, mas como ele está a convite da fundação alemã Konrad Adenauer para discussão de uma "Constituição Mundial", encontrará colegas que o presentearão com suas obras, sem falar que adora garimpar em sebos. Por isso, o "peso" é mesmo inevitável. Mas é algo que carregamos com prazer. Muito grata por seu post, amigo. Bjs, lu.

        Claudio
        Reply 15 de June de 2015

        Ahh que bom que deu certo Luciene.
        Sobre os livros, realmente nesse caso é inevitável o peso...rsrrss

        bjs

Daniela G.C
Reply 12 de June de 2015

Cláudio adoreiiiii as super dicas vou passar para os meus irmãos.......Obrigada!!!!Bjssss

Heloísa
Reply 16 de June de 2015

Adorei quero esta p/ nos mulheres!!

    consueloblog
    Reply 16 de June de 2015

    Tem vários (não tão organizado) no tab acima (embaixo da foto com meus olhos) "mala". Bjs

Brito
Reply 15 de January de 2017

Pessoal, me desculpem, mas este post é uma perda de tempo. Acredito que aqueles que procuram uma forma de montar a mala buscam ajustá-la às reais necessidades de uma viagem, e não triplicar o seu peso/tamanho.

EDSON NICOLAI
Reply 22 de November de 2017

BOA TARDE. EU E MINHA MULHER, FAREMOS UMA VIAGEM DE NAVIO, POR 7 DIAS, (URUGUAI E ARGENTINA), SERÁ NO INICIO DE MARÇO. PRECISO SABER O QUE LEVAR DE PEÇAS PARA USO DIÁRIO ( EXCLUINDO, CUECAS PIJAMAS E CHINELOS HAVAIANA - CLARO QUE VOU LEVAR). E ELA, FORA AS PEÇAS INTIMAS, O QUE SERÁ LEGAL LEVAR ( LEMBRANDO QUE VAI ACABANDO POR COMPRAR ALGUMAS PEÇAS POR LÁ.)( NÃO OSTENTAMOS, MAS GOSTAMOS DE USAR ROUPAS DE QUALIDADE)

    consueloblog
    Reply 22 de November de 2017

    Olá Edson, veja com a companhia de viagem de Navio qual è "dress code", eles ajudam, pois cada navio tem a sua "etiqueta". Mas em geral de dia é roupa para piscina e turismo e de noite um tanto quanto elegante para o jantar no navio.
    bjs
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *