Outubro é uma promessa! Mas qual? Por Cris M. Zanferrari


outubro

Mais um lindo texto de Cris M. Zanferrari, nossa colaboradora dona do Instagram Prosa Poesia, do lindo blog Mania de Citação e de uma introspecção rara!  A vocês suas lindas palavras!… 

O décimo mês do ano

Cris M. Zanferrari

Outubro é um mês especial no calendário. Tão especial que deveria aparecer nas folhinhas com um asterisco ou coisa assim. Outubro é o mês das crianças e dos professores, é o mês do combate ao câncer de mama, e é também quando a primavera já se instalou, desfilando e ostentando uma miríade de cores e perfumes. Outubro é uma promessa: as crianças representam o futuro, os professores acreditam num mundo melhor, as mulheres buscam prevenção e cura para a fatídica doença. Enquanto isso, a floração enfeita os jardins, a cidade e a vida. Outubro é, assim e enfim, o mês da esperança.

A primeira vez que vi essa palavra comprida _alguém aí consegue pensar numa esperança que não seja longa?_, poeticamente associada à educação foi num texto de Cecília Meireles. Dizia ela que “os educadores são donos de uma infinita esperança.” Devem ser mesmo, porque nunca desistem de acreditar na força de seu trabalho, na sua capacidade de transformar as pessoas para que as pessoas transformem o mundo. Ser dono de uma infinita esperança é nunca parar de acalentar sonhos, de perseguir objetivos, de desejar ser feliz. Mas se assim é, então com o perdão de Cecília, donos de uma infinita esperança somos todos nós porque onde há humanidade, há sempre esperança.

Aliás, há tanta esperança no ser humano que, apesar de todos os males do mundo, as pessoas continuam a gerar novas pessoinhas. Deve ser porque sempre que acontece a vinda de uma criança_ sobretudo se sonhada e desejada_ é como se se acendesse uma pequena vela na escuridão. Essa luz, ainda que tênue e bruxuleante, é capaz de iluminar tudo ao seu redor e um cantinho iluminado sempre predispõe nosso estado de espírito para coisas boas. Dar à luz um bebê também é fazer luzir o mundo, numa reciprocidade tal que só pode ser considerada uma bela e doce esperança.

Esperança também é o que norteia e ampara campanhas como a do Outubro Rosa. Isso porque toda doença traz consigo o desejo da cura, e quem tem desejos tem também o dom de esperançar. Campanhas como a do Outubro Rosa levam esclarecimento, prevenção, e expectativas de qualidade de vida para as mulheres. Mas fazem muito mais. Fazem-nas saber que não estão sozinhas, que a empatia é peça inquebrantável, que a solidariedade é poderoso elixir para a alma, e que a única coisa incurável na vida é ter um coração esperançoso.

Sempre considerei um disparate que houvesse um dia específico para relembrar as mães, os pais, os avós, as mulheres, os amigos, e uma infinidade mais de gente que tem importância diária em nossa vida. Homenagens à parte, creio mesmo é na reverência que se presta às pessoas no dia a dia, quando se liga para saber como vai, quando se aparece de repente só para dar um abraço, quando se convida para um café e um dedinho de prosa. Não há homenagem mais sincera e significativa do que a convivência. Estar perto, estar junto é abastecer-se e abastecer o outro de puro e gratuito afeto. Assim mesmo, sem precisar de data ou dia marcado para demonstrar afeição.

De qualquer forma, datas são feitas para relembrar, e se é preciso relembrar é porque temos certa inclinação para o esquecimento. As datas do décimo mês do ano também cumprem seu papel. Fazem-nos lembrar que, não importa a idade, precisamos cultivar a criança interior; que a prevenção continua a ser o melhor remédio; e que educar, a si e aos outros, é tarefa infindável porque, afinal, o que mais se aprende na vida “é só a fazer outras maiores perguntas.”

Agora, enquanto penso em tudo isso, outubro já quase se vai. Pousou aqui como uma borboleta, vindo com as flores e a primavera. Breve e efêmero, o décimo mês do ano também vai passar. E outubro ficará sendo só um bonito rastro perfumado de cor e infância, e um belo pretexto para se falar de esperança.

 

YOU MIGHT ALSO LIKE

Damos pouco valor ao que é grátis?…
February 03, 2017
Mãe – Rivotril
November 23, 2016
Da carta ao blog: lições da escrita
September 12, 2016
Dia feliz por Cris M. Zanferrari
August 11, 2016
O que melhora o mundo por Cris M. Zanferrari
July 13, 2016
De juízes e juízos por Cris Zanferrari…
May 19, 2016
Das pequenas (e ternas) coincidências – por Cris M. Zanferrari
October 02, 2015
Cuidar das Palavras
September 04, 2015
Território Interior. Cuidar de si mesmo? por Cris M. Zanferrari
June 23, 2015

17 Comments

Mia Athayde
Reply 25 de October de 2016

É mesmo, né Cris?
"apesar de todos os males do mundo, as pessoas continuam a gerar novas pessoinhas."
Gostei muito dessa ideia!
Que bom que a Esperança existe ... ela vem, brota, acontece ...
Em outubro, em janeiro, hoje, ano que vem ...
Ainda bem !
Adorei seu texto ... mais uma vez !!!!!
bj

    Cris M Zanferrari
    Reply 25 de October de 2016

    Mia querida!!
    Acho que "esperançar" é um verbo que ninguém ensina, mas todo mundo aprende, né? Ou será que a gente já nasce com ele?? Agora fiquei confusa...hehehe...
    Muito obrigada pelo seu costumeiro carinho!!
    Bjo super afetuoso

Andrea - Curitiba
Reply 25 de October de 2016

Mais um grande texto, sempre elucidativo, de nossa querida Cris! Bjssssss

    Cris M Zanferrari
    Reply 25 de October de 2016

    Ô minha linda, grande mesmo é o afeto que se derrama por aqui!!
    Muito obrigada pelo carinho de sempre!!
    Grandes beijos pra vc, querida Andrea!!

Giselda
Reply 25 de October de 2016

Texto de uma beleza singela ,tão delicado quanto verdadeiro .As pessoas estão ,cada vez mais,impessoais.Menssagens ,WhatsApp,"conversas curtinhas"...O tempo é pouco e os compromissos são muitos .Mas é preciso priorizar as amizades ,o bate papo,olho no olho ,a gargalhada no lugar do kkkk . Ah ...onde fica o lindo carroussel da 1ª foto? Adoro !

Cris M Zanferrari
Reply 25 de October de 2016

Que bom que gostou do texto, Gisela!
Essa foto é de Vevey, na Suíça. Estive lá com minha família em julho desse ano e nos encantamos com o lugar!
Bjs, querida!

    Cris M Zanferrari
    Reply 25 de October de 2016

    Opa, desculpe, errei na digitação... Giselda!! Agora sim! Bjo!!!

Mônica Ximenes
Reply 26 de October de 2016

"Não há homenagem mais sincera e significativa do que a convivência"...que palavras certeiras! Com a desculpa da falta de tempo deixamos de conviver com os que amamos...quando realmente é isso o que importa. Pratico muito o "cafezinho e um papinho" com minhas amigas. Faz tão bem... e dá pra encaixar na rotina.

    Cris M. Zanferrari
    Reply 26 de October de 2016

    Perfeito, Mônica!!
    Também sou praticante do cafezinho e dedinho de prosa com as amigas. Já está "institucionalizado" na minha rotina...hehehe...
    Bjs com afeto!

Maia Luiza Campeão Lima
Reply 26 de October de 2016

Mais uma vez adorei o texto, Cris. Esoerança smpre. Parabens!
Um abraço carinhoso

    Cris M. Zanferrari
    Reply 26 de October de 2016

    Que bom, Maia!!
    Muito obrigada... esperança é sempre imprescindível!!
    Bjo carinhoso

Denise Luna
Reply 26 de October de 2016

Cris, seus textos são sempre leves, gostosos e cheios de poesia.
Parabéns.
Bjs

    Cris M. Zanferrari
    Reply 26 de October de 2016

    Delinda querida!!
    E seus comentários são sempre um afago na alma, viu?
    Muito obrigada pelo carinho!!
    Bjs poéticos pra você!!

Cassiano
Reply 26 de October de 2016

Cris, amada, que doçura de texto. E outubro também é o mês da nossa querida Nossa Senhora Aparecida, essa santinha linda que me acompanha sempre!
Ah a esperança... Um dos ingredientes que alimenta a vida e nos faz acreditar que tudo é possível.
Um jardim de flores para você acompanhado de um abraço de urso! Bjocas!

    Cris M. Zanferrari
    Reply 26 de October de 2016

    Cassi querido!!
    Nossa Senhora Aparecida!!! Muito bem lembrado, muito obrigada!!
    Outubro é mesmo um mês bom demais, né não?
    Você me enviou um jardim de flores e "eu hoje vou colher lilases"... abração de urso (panda, tá?) pra você também, meu amado!!

Marina Di Lullo
Reply 30 de October de 2016

Cris querida, que post lindo!! A começar pela foto do carrossel, tão lindo!! E, Cecília Meireles, que homenageia os educadores, como você!! Parabéns Cris, pela professora dedicada que és!! E Viva as crianças, que trazem luz, onde quer que estejam (até a que nos habita).
É seu dia e vc que nos presenteia, com a delicadeza de um café tirado na hora e um papo bom. Obrigada!!
E, além de muitas borboletas no seu jardim, te envio um beijo carinhoso e um abraço bem apertado,
Marina

Cris M Zanferrari
Reply 30 de October de 2016

Marina, minha querida!!

Muito obrigada por tão adoráveis palavras! Você é de uma sensibilidade cativante, sabia? Sempre interpreta meus textos e posts com fina sabedoria!
Bjo super afetuoso!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *