O caminho para encontrar o próprio estilo… coluna para a Bontempo!


Falamos muito de estilo por aqui… Fiz uma coluna para o blog do super parceiro, a Bontempo, linda empresa de móveis e decoração do sul do nosso país, falando sobre isto.  Como achei bem bacana e pertinente às nossas discussões, pedi para replicá-la.  Espero que gostem.

O CAMINHO PARA ENCONTRAR O PRÓPRIO ESTILO

Por Consuelo Blocker

Algumas das coisas nas quais acredito: ações ensinam mais que palavras; ver bonito gera bonito! São conceitos que meus pais me passaram e que tento passar a meus filhos, de 19 e 21 anos. A pequena acaba de sair de casa e estou passando por aquele momento de transição complicada para tantas mães… Pensei até em fazer uma mini tatuagem, bem no pulso, com as iniciais deles. Quero senti-los mais próximos, como a beleza e as ações que tanto fazem parte da minha vida.

Família é tudo!

O urbano influencia meu olhar

Me pergunto se foram esses conceitos que me levaram a trabalhar com moda: beleza, proporção, expressão… Gosto de como a moda é uma forma de comportamento, de expressão. Por mais que se possa dizer que é ditada pelas revistas e estilistas – além de blogs, hoje em dia –, a moda nunca pega se não está no desejo coletivo. E para fazer parte do coletivo, tem que ser uma forma de expressão da sociedade em um determinado momento.

A beleza influencia o meu coração

Tatuagem por exemplo, ou pintar as unhas, ou cabelos coloridos. A inspiração pode vir de algum ícone do momento, mas só vai “falar” com você se for algo que faz sentido. É uma forma de expressão da sua individualidade – e se formos pensar, a moda em si só existe há pouco tempo, e a democratização da moda, há menos ainda! A moda era algo ultra elitista (imperadores e reis). Depois virou da burguesia (comerciantes). Em seguinte foi a expressão da juventude (hippies) e por fim de todos (com a acessibilidade do fast fashion)!

Desfiles são um estudo da sociedade

Sempre fui fascinada por antropologia social, ou seja, a expressão das culturas, e sempre vejo uma nova tendência como uma voz que grita mais alto. Tento entender, mesmo que não seja do meu universo. Por exemplo, as unhas pintadas, tão importantes no Brasil, nunca me fascinaram. Dá muito trabalho, e se não são perfeitas, me irritam (é, também sou meio TOC quanto ao perfeccionismo). Mas esta semana, como um bonding com minha filha, fomos fazer manicure e pedicure. Posso até ter achado feminino e sexy, mas não é meu estilo. Tentei entender, e foi bom saber. Outra coisa: tatuagem. Nunca falou comigo. Agora, porém, por um turbilhão de emoções que rasgam meu coração, sinto que tinta permanente na minha pele, próxima de onde pulsa o sangue, que faz funcionar as minhas mãos, minha forma de expressão, trará meus filhos mais próximos a mim. Ao meu trabalho, ao que produzo. Aí chego a uma conclusão: observação é uma das coisas que mais me influenciam.

A arquitetura influencia a minha mente

Estilo próprio: da moda aos ambientes

Mas o que acho mais importante é o caminho para encontrar o próprio estilo. Ele sim, pode ter influências de fora, mas deve expressar o que você tem de mais importante dentro! Nunca como hoje a individualidade foi tão importante – estar na moda é démodé! A coisa mais importante da blogosfera foi a democratização da informação de moda. Não mais o dictat de revistas e estilistas forçam um traje. Em segundos a imagem de uma garota de Estocolmo, com muito estilo mas sem uma peça assinada, está em todos os cantos do mundo influenciando eu e você!

Não existe mais bom gosto ou mau gosto, só o teu gosto. Da mesma forma que encontramos para nos expressar com palavras, nos expressamos com trajes e nos moldamos ao ambiente onde vivemos. Posso fazer um espaço todo branco, minimalista, ou todo branco como moldura às minhas coleções que trago do mundo afora, ou todo vermelho para pendurar os quadros centenários herdados por nossos pais, ou ainda multicolor para expressar a nossa energia e joie de vivre!

E temos grande orgulho dessa forma de expressão. Inchamos o peito ao observar ao nosso redor como conseguimos expressar a nossa personalidade naquele espaço que nos cerca. Adoro como os móveis personalizados e coloridos da Bontempo nos permitem fazer isso.

  

Que época maravilhosa para viver! Que momento incrível para presenciar!

***

Se gostaram, passem AQUI no blog da Bontempo e deixem um comentário?  Agradeço muito!

Fotos Roberto Leone

YOU MIGHT ALSO LIKE

estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
encontrar um estilo
Como encontrar um estilo?
February 02, 2018
Estilo é Destino: linda matéria na revista Estilo
June 12, 2017
Pulseirismo, a minha tatuagem.
December 06, 2016
Uma regata, um relógio e o estilo italiano…
December 26, 2014
Escócia: estilo (street style) pelas ruas de Edimburgo
August 22, 2013
Vamos falar de estilo?…
February 12, 2013
Paraíso Particular: Conexão à Italiana
November 07, 2012

16 Comments

Andreia Mota
Reply 3 de September de 2015

Bom dia querida e querido Salotto!
Que post delícia de ler, adorei a cadência do seu pensamento, um pouco de moda, de vida, de experiências e de bom tempo.
Sou das cores, de preferência todas. Sou do mundo, dos povos, da hora.
Estilo: que seja meu enquanto dure, risos.
Beijos coloridos

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    êta poeta urbana incrível vc! bjs c

Jovita Agra
Reply 3 de September de 2015

Excelente texto, assim como os móveis Bontempo. Tudo a seu tempo. Bem planejado e concretizado. Bjos.

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Obrigada! bjs c

Maria Vilma
Reply 3 de September de 2015

E quem não seria influenciado por um ambiente aconchegante e bem decorado, como esse da Bontempo...?!
Lembrei-me e trouxe um trecho da canção do " Legião Urbana"
"Todos os dias quando acordo
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo..."
Tempo para observar, sentir... ler um texto bem escrito, como esse... aprender e aprimorar os sentidos, o estilo,
e consequentemente as escolhas...!
Bontempo, Bons tempos e boas escolhas para todos nós!
Bjs,
MaVi

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Obrigada amiga pelas lindas palavras... sempre me questiono quanto ao tempo! bjs c

Cinthia
Reply 3 de September de 2015

Que delícia de texto!

Bjo Bjo

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    ;-)

Ana Cristina De Mattia
Reply 3 de September de 2015

Que delícia de texto! Acho que o estilo de cada pessoa vai se modificando e moldando-se com o tempo, maturidade e experiências vividas. Hoje, aos 44 anos de idade, mesmo não tendo mais o corpo dos 20, consigo fazer melhores escolhas. Bjs

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Sem dúvida mais próximas ao estilo de pessoa a qual vc se tornou! bjs c

Serendipity 7
Reply 3 de September de 2015

Pura poesia, post lindo... Me vez refletir que somos nós mesmo desde sempre, apenas vamos "acumlando" experiências, nos adaptando (moldando), abrindo o espectro da visão, do saber... mas nossa essência continua lá, intacta!!!! Merece ser re lido vez em quando... Aproveitando a deixa da BONTEMPO, convido todos "salloteiros" que adoram o universo da arquitetura, décor, artes, design a conhecer o @serendipitysete , espaço onde garimpo as referencias do que me encanta! Bjs

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Vamos lá!! bjs c

Daniela G.C
Reply 4 de September de 2015

Consu querida amei o texto.....Vc é criativa,original.intuitiva e única.........Bons tempos Boas escolhas......Adorei a abertura do seu texto "Familia é tudo" tb concordo com vc é o nosso alicerce!!!!Bjsssss

    consueloblog
    Reply 4 de September de 2015

    Obrigada querida!! bjs c

Luciana Garcia
Reply 6 de September de 2015

Consuelo,
Descobri seu blog a poucos dias e estou apaixonada! É elegante, sem afetação, com posts inteligentes e seus looks do dia são inspiradores para as mulheres da vida real, que trabalham, correm atrás de filhos e fazem compras de supermercado. Virei sua fã! Beijos

    consueloblog
    Reply 7 de September de 2015

    Awnnnn querida!! obrigada!! Espero te ver muito!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *