A nova elite… descobri em Lisboa!


Parte da vantagem de viver vários anos é o privilégio de presenciar mudanças.  Quando você repara que algo mudou no comportamento coletivo… que o mundo está dando uma guinada.

Em Lisboa semana passada no Web Summit, considerado o maior convenho de tecnologia mundial, senti um destes momentos.  Pelos corredores vi nerds/geeks/techies que após uns dez anos de estímulo e prosperidade exibiam sorrisos no rosto, roupa passada, óculos de design, cabelo bem cortado, pele tratada e corada!  Não mais os semi-zombies que não viam a luz do sol, e sim os novos donos do mundo!

Vejam só o novo #NerdStyle

E por que não me incluir entre as nerds junto com a amiga fera, Eliane Cury Nahas do site Dominique.com.br

Comentei com minha mãe pelo WhatsApp.  Exprimi a surpresa de sentir uma vitalidade nesse grupo que não sinto há tempo nas semanas de moda.  Que ao invés de forçar uma personalidade colorida para os fotógrafos de lifestyle, esta gente é estilosa por si só, sem esforço.  Todos com empregos e entusiasmo para desvendar o novo.  Não sem falta de desafios, eu sei, mas com vitalidade.  Ela os chamou de “nova elite!”

O Summit é um espaço enorme onde com palestras de 15 a 30 minutos, stands onde start-ups mostram sua magia, um concurso onde estas podem pitch a sua idéia, lounges dos grandes (Googles e outros) e patrocinadores, tudo é um business.  Acredito que por esta razão fazem centenas de palestras para cobrir vários argumentos apetitosos a um público maior.  O ingresso é bem salgado.

A super Youtubber Jenna Marbles diz que as plataformas de video live estão ganhando muita importância.

Corri de uma à outra palestra após sinalizar no aplicativo as que mais queria ver…  E no final anotei os pontos que achei mais interessantes.  Abaixo…

  • Futuro da educação será o blended learning, ou seja a combinação de aulas tradicionais com aquela pela internet.
  • “Care is the new Marketing!”  Muitas companhias não vêem que já estão conectadas com o seu consumidor e gastam grande parte do orçamento de publicidade em buscar novos consumidores ao invés de investir em serviço de atendimento ao consumidor e cementar o relacionamento.
  • Produza o conteúdo para o seguidor, não para o cliente/patrocinador!!!
  • O conteúdo tem que ser diferente para cada plataforma
  • É mais importante que o conteúdo seja autêntico do que ele ser super produzido.  Mas não pode dar mão da qualidade

    Uma discussão de quanto a editoria é uma marca

  • Os desfiles de moda podem eventualmente serem substituídos pela tecnologia chamada de AR (augmented reality) onde você pode praticamente ver em 360 graus e sentir as peças.  Mas o valor da interação com a elite da moda nos desfiles, é insubstituível, especialmente para marcas menores
  • E-commerce: muito interessante como os e-commerce de maior sucesso usam as plataformas digitais para distribuir a informação de seus produtos.  A Matches por exemplo incentiva seus clientes a se fotografarem com um produto que compraram no site.  O insta da “loja” daí regrama as melhores fotos e fazem de cada cliente um mini-influencer 
  • Suzy Menkes, editora internacional da Vogue online, define o influencer: “No melhor dos casos, alguém que é estiloso, envolvido no mundo da moda, usa bem a tecnologia e diz algo de inteligente.”
  • Continua dizendo que a tecnologia é um “democratizador” e vai devorar as idéias velhas.
  • Tecidos técnicos imitam genéticamente a natureza.  Hoje pode-se criar couro ou teia de aranha em laboratórios que são geneticamente o mesmo produto, mas pode ser manipulado para melhor servir a sua finalidade.   Acima um vestido feito de seda de aranha.

E no último dia dois convidados especiais…

Caitlyn Jenner que falou sobre “quem define o gênero?”

E Al Gore que falou com entusiasmo sobre “o papel da comunidade inovadora na resolução da crise climática”  Foi emocionante!  Lotou tanto o auditório que tivemos que sentar fora e assistir no telão.

Ele terminou com essa frase magnífica!

Encontrei também uma seguidora de velha data, a querida Marina!

E aqui estão os stories do evento

1º dia

Se não abrir, por favor cliquem AQUI

2º dia

Se não abrir, por favor cliquem AQUI

O que vocês acham?  Estou ansiosa pelos comentários!
Quarta a mala de mão de 8 quilos com a qual me vesti por 4 dias!  E um pouco do que conheci de Lisboa!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas de Lisboa!
November 17, 2017

50 Comments

Ana paula Vianna
Reply 13 de November de 2017

Olá! Estou indo para Lisboa! Amei sua publicação sobre malas( as antigas) e agora essa ultima dos 8 kg! Parabéns vc é muito carismático, bonita e charmosa! Estou a cada dia usando mais echarpes ahahah bjo

    consueloblog
    Reply 13 de November de 2017

    rsssss! vou postar na quarta a mala aqui e algumas dicas! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 13 de November de 2017

Abrir a cabeça para novas ideias e absorver conhecimento... É isso.... você ficou com a vontade de querer mais né??? E a ultima frase foi tocante láaa.... Obrigada, por trazer tanta coisa bacana e inteligente para nós (e jovens como eu rsss)... beijos amorzinho <3 love u!

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    You're welcome! bjs c

Denize Freitas
Reply 14 de November de 2017

Renovar pensamento renova a alma, o nosso entusiasmo. E fazer isso através de olhos cheios de curiosidade, que conseguem extrair muitos usos para o novo, é o melhor. Obrigada querida!!!

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Q lindo! obrigada! bjs c

Glória Jane Melo
Reply 14 de November de 2017

A tecnologia mudou definitivamente nosso modo de pensar e de fazer as coisas. Quem, de nossa geração, imaginou ser operado por um robô? E assim a maneira que sempre fizemos nosso trabalho vai sendo substituído por novas formas de fazer. Nāo se admite pensar que poderemos ter melhores resultados fazendo as mesmas coisas. Esta nova geração tem nos trazido tantas inovações que tornaram o nosso mundo um "mundo mágico". A importante mensagem captada: use toda a mágica (tecnologia) que puder, mas seja sempre você mesma, seja autêntico!

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Resumiu perfeitamente! bjs c

Rosana Pereira
Reply 14 de November de 2017

Ola Consuelo !nao sabia que você estaria em Lisboa, adoro seu blog... sou de São Paulo, casada com um português e a um ano moro em Cascais... vários amigos estiveram nesse mega evento!! Lisboa e região são apaixonantes .... quando retornar avise suas fãs ! Beijinhos Rosana

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Rosana, prometo voltar e avisarei! bjs c

Teresa
Reply 14 de November de 2017

Acho que a nova elite é gente que pensa, estuda, observa, a tecnologia é uma ferramenta importantíssima, mas apenas uma ferramenta, o que se faz com ela é que é importante. Ferramentas sempre foram determinantes para as mudanças do mundo (descobrir como fazer fogo, como arar a terra, a roda, etc) Quando a tecnologia está disponível para pessoas bem formadas e informadas, como essa geração jovem que você fotografou, Bingo! Coisas incríveis acontecem. Triste é usar a tecnologia como fim em si mesma, sem investir em educação e cultura para que as pessoas possam fazer bom uso dela. Pela tecnologia disponível atualmente, podemos tanto salvar o planeta como destruí-lo. Acho que o grande desafio atual é não substituir a educação e cultura pela tecnologia, e sim juntá-las.
Somos da geração rock and roll, pedras que rolam não criam limo!!! bjos.

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Ah isso sem dúvida nenhuma! bjs c

Adriana Figueiredo
Reply 14 de November de 2017

Consuelo, você é antenada, interessante, bonita, charmosa e linda de viver! Adoro segui-la aqui e no instagram. Beijos e obrigada!!

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Rsss! Assim eu fico coradinha! obrigada! bjs c

Shirley Santos
Reply 14 de November de 2017

Acho isso FANTÁSTICO.
Filho faz parte dessa geração e ele é muito "hipster".
Nunca para de estuar, sempre tem um plano um objetivo à frente, para conquistar.
Até acho invejável !
Adorei a matéria.
Parabéns Consuelo.

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Q bom! obrigada! bjs c

Sheila Campina
Reply 14 de November de 2017

Lisboa é lindíssima, Portugal está na vanguarda das tecnologias mas é só Lisboa mesmo! Eu no moro no interior de Portugal, no passado dia 15 de Outubro fomos devastados pelo maior incêndio de sempre e estamos há 1 mês sem internet, telefone fixo e tv por cabo. Antagonismos!!

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Nossa! Coitada! Eu piraria sem internet! bjs c

      Sheila Campina
      Reply 18 de November de 2017

      estou quase :)

Andrea - Curitiba
Reply 14 de November de 2017

Segui tudo no insta e ja tinha comentado que achei ultra interessante tudo o que vc postou . Barbaro!!!!Bjsss

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Fico ultra feliz!! bjs c

Valentina
Reply 14 de November de 2017

Acompanhei as stories e gostei demasiado. A tua energia contagiou com aquela coisa da renovacao, do querer descobrir. Nao conhecia este evento e fiquei bem interessada em ir num ano por vir. Obrigada por dividir tanto pois vc tambem teve que encaixar o proprio disfrute do evento. Estou aqui me cocanco pra ler mais, ficar mais bem informada e utilizar melhor estas novas possibilidades que temos por ai.

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Um desafio nos mantém vitais! bjs c

Martha Felix
Reply 14 de November de 2017

Adorei! Como eu gosto do teu blog (e tb outras mídias) Consuelo!!!!

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Obrigada querida Martha! bjs c

Frederica
Reply 14 de November de 2017

Consuelo, fico muito feliz que tenha gostado da minha linda cidade! Adoraria ter-me cruzado com você, quem sabe da próxima vez? :-) Adorei os comentários sobre o web summit, pertinentes, inteligentes e bem-humorados, como você! Beijo

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Rsss! obrigada ! bjs c

Claudia Lucchesi
Reply 15 de November de 2017

É verdade... poder estar viva para ver e viver as mudanças. E melhor ainda, estar aberta para recebê-las. Adorei a sua abordagem sobre o evento, a descrição do público, os nerds que viraram cool. Todo o conteúdo muito legal! Um abraço

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Fico super feliz! bjs c

Grace Naomi Nagamine
Reply 15 de November de 2017

Consuelo! gosto muito do seu lado que analisa as coisas. Acho que você tem uma capacidade de leitura intelectual do momento e do business das novas mídias sem iguais, e sempre com leveza e bom humor. Bjs

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Rsss! Fiquei orgulhosa de mim mesma! Posso? bjs c

Maria do Carmo Lapa Monteiro
Reply 15 de November de 2017

Que oportunidade maravilhosa Consuelo!
Acompanhei pelo stories e fiquei encantada! Portugal está efervescente em todas as áreas! Estou tirando a minha cidadania portuguesa!!! Iuhuuuu!!!! Planos para o futuro!!!
Quanto à tecnologia transformando o mundo e democratizando a comunicação é emocionante e encantador!!! Adorei "nova elite"!!! Parabéns por ter participado!!! Bjos

    consueloblog
    Reply 15 de November de 2017

    Eu AMEI!! Vá bastante para tua nova terrinha! Vale a pena! bjs c

Bernadete Paula
Reply 15 de November de 2017

Eu acho sensacional essa coisa de tecnologia e nerdices. Mas me surpreendi comigo mesma, ficando contente com o nerd style. Fotos de gente bem vestida com seu estilo. Muito bacana. Sem olheiras e junk food. Como disse sua mãe: nova elite.

    consueloblog
    Reply 16 de November de 2017

    Interessante demais, né? bjs c

Denise Luna
Reply 15 de November de 2017

Adorei a matéria e como você está cada vez mais antenada com esse mundo tech tão veloz e multifacetado. Só não entendi o que a Catlyn Jenner foi palestrar num Web Seminar.
Bjs e que orgulho você estar lá e trazer todas essas novidades para a gente.

    consueloblog
    Reply 16 de November de 2017

    Tmbm achei q não tinha muito a ver... só um pouco no quesito q estão trazendo atenção ao fato que tem poucas mulheres na indústria tecnológica. bjs c

Marlene Fortunato
Reply 16 de November de 2017

Bem vindos a Era de Aquário....
Muitas mudanças ainda estão por vir..
Ótima síntese do evento..Parabéns. .

    consueloblog
    Reply 16 de November de 2017

    Acredito sim!! bjs c

Claudecir Liuti
Reply 16 de November de 2017

Que evento sensacional. O mundo está em eterna mudança e se ficarmos alienados seremos postos na prateleira de estoques (e bem esquecidinhos lá). Adorei a postagem 👏👏🙏

    consueloblog
    Reply 16 de November de 2017

    Rssss! Legal a analogia! bjs c

ROSÂNGELA DIAS
Reply 16 de November de 2017

Consuelo, que maravilha poder participar de eventos como este, através do seu olhar curioso e extremamente inteligente! Quantas novidades nos apresentas e, com esta gratuidade que te é peculiar.
Cada vez mais interessada por este mundo e, correndo atrás, antes que seja devorada...rsrs

    consueloblog
    Reply 16 de November de 2017

    rssss! Exatamente! bjs c

Marina
Reply 16 de November de 2017

Consuelo, que surpresa tão boa ver a nossa selfie aqui no blog! :) Foi um encontrinho inesperado e delicioso e o melhor é que nos encontramos num evento de tecnologoa digital e foi mesmo pela via do digital que conheci você e o blog!
O evento é realmente incŕīvel; muito bem organizado pela escala grandiosa que tem e vale muito pela troca de energia positiva, pelo networking, tem gente incrīvel e gostei também do zapping que se pode fazer entre a imensa diversidade de palestras!!
A flexibilidade que temos no digital levada para a @vida real@!
E você é um amor de pessoa, mesmo!Foi tão gentil, muito obrigada pela foto!
Bjs grandes e precisa voltar sim:)
Marina

    consueloblog
    Reply 16 de November de 2017

    Oi querida! Esqueci de perguntar, como vc em Portugal ouviu falar do blog?
    bjsc

      Dina Santos Revesso
      Reply 17 de November de 2017

      Consuelo, pode parecer-lhe estranho mas você tem muitas seguidoras aqui em Portugal; eu não a perco de vista :)

        consueloblog
        Reply 17 de November de 2017

        Q delícia!!!! Especialmente porque devo voltar em Maio! Vamos fazer um encontrinho!
        bjs
        c

Marina
Reply 16 de November de 2017

Olá Consuelo querida,
Uma pergunta interessante, porque cheguei aqui, por via do blog "The Sartorialist"; que tem um talento incrīvel a captar a essência das pessoas. Ele tinha publicado uma foto impressionante "Constanza Pascolatto from vogue Brazil", a sua belíssima mãe.
Essa imagem captou a minha atenção e aī aconteceu a magia da internet...:) cheguei ao consueloblog que adorei e fiquei fã!!
Bjss

    consueloblog
    Reply 17 de November de 2017

    Ahhhh!! Lógico!! Adoro o Scott do Sartorialist! Sai duas vezes uns anos atrás... já faz tempo! rssss! Obrigada por me contar. bjs c

Marina
Reply 18 de November de 2017

Que orgulho!! E só podia mesmo ter saído, ele tem o olhar treinado para reconhecer beleza e estilo, né?!
E que oportunidade incrível, se conseguir fazer um encontrinho em Lx, :) :) Boa!!
bjs

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *