Nosso Natal em Florença!!


DSC05334

Anti-climax… o dia depois do Natal me dá uma sensação de nostalgia… A vocês também?… Mas ainda bem que tenho o blog, vocês, minha família, algumas lojas estão abertas hoje (26 de Dezembro, Santo Estêvão, feriado na Itália) e algumas liquidações começando!! 😉  Ups!!  Mas não foi exatamente sobre isto que o grande Papa Francesco nos advertiu?!!  De não sermos materialistas?…

Nossa comemoração foi pacata… Certamente uma consequência de família separadas (por divórcio e distância), do clima mais frio, da cultura e do fato que temos já tanto…

Árvore de Natal na praça do Duomo de Florença

Árvore de Natal na praça do Duomo de Florença

Fomos à missa do galo no Duomo de Florença (dia 24 à meia noite) e no dia seguinte meus filhos acordaram cedo para preparar o almoço à minha mãe e eu.  O Roberto estava com seus filhos e sua mãe, minha irmã Alessandra com a família do seu marido em São Paulo e meu pai e outra irmã em Austin festejando junto com os cachorros e ótima comida.

A porta do Duomo

A fachada em mármore do Duomo foi feita no fim de 1800… apesar do Duomo ser do fim de 1500.  Foi uma escolha estética da época.

A missa do Galo com o presépio

A missa do Galo com o presépio

Detalhes dentro do Duomo: Andrea del Castagno, Monumento a Niccolò da Tolentino 1456

Detalhes dentro do Duomo: Andrea del Castagno, Monumento a Niccolò da Tolentino 1456

Um pedacinho do afresco na cúpola: Giudizio universale, começado por Giorgio Vasari e a maior parte completada por Federico Zuccari e colaboradores no fim de 1500.

Um pedacinho do afresco na cúpola: Giudizio universale, começado por Giorgio Vasari e a maior parte completada por Federico Zuccari e colaboradores no fim de 1500.

DSC05317

As crianças acordaram cedo para preparar o almoço!

As crianças acordaram cedo para preparar o almoço!

O nosso almoço foi o que expliquei em um post esta semana, tortellini in brodo, batata no forno, um foie gras e a carne e verdura do brodo (caldo).  Estava tudo ótimo!!!!

DSC05332

A nossa mesa! Simples mas sentida!!

Começamos com tortellini in rodo, creme de tartufo e foie gras

Começamos com tortellini in rodo, creme de tartufo e foie gras

Depois a carne do brodo com molho verde,salada de maionese e batata ao forno com alecrim.

Depois a carne do brodo com molho verde,salada de maionese e batata ao forno com alecrim.

DSC05339

O Cosimo fez um show que explico melhor no vídeo abaixo!

DSC05346 DSC05348

img_6123.mov img_6124.mov Os presentes estavam ótimos!!  De Allegra recebi uma pulseirinha para usar todos os dias de fio verde “como seus olhos” ela me disse.  Cosimo me deu uma caneca da sua universidade “Bocconi”.  Nossa!!! Como adorei!!  Minha mãe me dá o corte e cor do cabelo para o ano todo!  Outro presente que adoro!!  O Roberto me deu um vestido que vamos escolher juntos… Coisa deliciosa, pois extende o tempo do presente!  Como bem disse o Papa, o consumo é extremo!  Já temos tanto!! E poder receber pequenas coisas que uso muito me faz feliz!

Acabados depois de tudo... Allegra até cochilou...

Acabados depois de tudo… Allegra até cochilou…

Depois fomos assistir a Star Wars.  O filme é bom,  mas a parte melhor foi poder compartilhar a minha experiência do filme que começou em 1977 quando era mais jovem que meus filhos!  Assim foi algo que todas as três gerações puderam discutir, depois, sobre um jantar light de sushi.

Eu sei que parece tudo perfeito e idílico… mas somos humanos!!  Teve uma briguinha entre o Cosimo e eu, tive que lavar a louça, e uma certa tristeza sempre tem por não ser um mega Natal de filme… mas gosto de tentar me lembrar de ver sempre o lado positivo das coisas….

Cosimo e eu!

Cosimo e eu!

A mesa!

A mesa!

Louça e mesa para arrumar depois do almoço!

Louça e mesa para arrumar depois do almoço!

Outra coisa que quero mencionar também é o Snapchat.  É incrível essa plataforma.  Pude seguir os festejamentos do Natal de Recife a Aspen.  Me surpreendi como para Brasileiros o Natal é uma festa que acaba em balada!!!  Não sabia disto!!  Como pode o Natal acabar às 8 da manhã?!?!?!!  Sorri!!  Me surpreendi!  Foi super interessante!!  Não estou julgando!  O que mais gosto é aprender com culturas diferentes!

Aqui vai o nosso Natal

Se não conseguir abrir o vídeo, por favor clique aqui para ver o nosso Natal no YouTube.

Ah e se quiserem ver o Natal pelo mundo afora ontem, vejam o vídeo da BBC neste link aqui.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas de presentes entre 50 e 150 reais
Presentes entre 50 e 180 Reais!!
December 19, 2017
amigo secreto
Presente para amigo secreto e nem tão secreto?!!… Chegaram os kits que AMO da Granado e Phebo!!!!
December 05, 2017
natal do salotto
O Natal do Salotto 2016… 2ª parte
December 29, 2016
O Natal do Salotto 2016… 1ª parte
December 28, 2016
O que eu ganhei neste Natal!…
December 27, 2016
Natal em Florença este ano para mim…
December 19, 2016
Feliz Natal!!!
December 25, 2015
Costumes de Natal na Itália!
December 23, 2015
MERRY CHRISTMAS!!!!
December 25, 2014

35 Comments

Maria Vilma
Reply 26 de December de 2015

Amada e bela Consuelo!!! Olha só que Natal mais lindo o seu...! Junto dos seus amores, uma parte... fisicamente e a outra também, pois estava no seu coração...! 😉
Achei ótimo, vc falar da rusguinha com o Cosimo... Essas coisas acontecem. São de praxe... No meu Natal pelo menos... hahaha..
Mas o Natal tem o poder de deixar o nosso coração com espaço, ainda bem, apenas para o dom do amor, para as coisas mais etéreas, que é o que de fato conta... é o laço que nos liga uns aos outros.
Obrigada por ter nos presenteado com as fotos e informações sobre a igreja (a noite era sua e de sua família...) e por compartilhar suas Consuelices... rarara... Consuelei e Consuelei-me... 😉
Há! Antes, sentia essa tal melancolia também... Não só depois do Natal... Hoje, no entanto, cada vez mais, tenho aprendido o valor da gratidão... e o poder Divino da alegria! Não fico mais.
Que a sua vida seja repleta de pequenas e grandes alegrias, sempre!
Bjs, MaVi

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Obrigada MaVi, a gratidão tem grande força!! Aliás, ENORME!! Vc me fez ver isto!! bjs c

Graziele
Reply 26 de December de 2015

OLA CONSUELO.
UMA DELICIA O SEU POST....
COISA MAIS LINDA TUDO O QUE FOI PREPARADO POR VOCES :) :)
MUITAS FELICIDADES E TUDO DE MELHOR SEMPRE, PARA VOCE E TODA A SUA FAMILIA.

UM GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Obrigada!! A vc também! bjs c

Elizabeth Corradi
Reply 26 de December de 2015

Carissima Consuelo!
Fico feliz por você citar nosso Papa, a Missa do Galo à meia noite... Para mim, a espiritualidade, o buscar a Deus, e o estar com os nossos neste momento tão divino e mágico do ano é tudo! Fico feliz por você estar com os seus e juntos compartilhar deste momento simples, mas tão cheio de sentido e significado! Neste tempo busco refletir sobre o verdadeiro sentido da vida, tento traçar metas de como ser melhor, analiso as prioridades e como investir meu tempo no próximo ano. Acho que esse 'balanço' sempre traz a mim também uma pontinha de nostalgia, rsrs
Desejo a você tudo de melhor! Obrigada por dividir conosco suas experiências e descobertas por mais este ano!!! Como é boa esta troca, e como aprendo com você! Continue com este astral maravilhoso!!! Feliz Ano Novo!!!
Bjs

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Elizabeth! Muito corajoso traçar metas... vou tentar!! bjs c

Teresa
Reply 26 de December de 2015

Na correria de fazer a ceia de 24 e todas as visitas de 25, só hoje voltei aqui e como o Natal passou, só poso desejar a todos que seu espírito de fraternidade nos acompanhe por todo o ano!
Passei o Natal em Florença há alguns anos e fomos à missa do galo em Fiesole e a emoção maior era que a missa começava às 11hs, faziam vários cantos para que durante a leitura do evangelho Jesus nascesse exatamente à meia-noite, coincidindo com as 12 badaladas do sino! lindíssimo! Um grande beijo, felicidades e um Ano Novo de Paz!

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Que lindo!!!!!!! ótima dica!! Ano que vem vou lá! bjs c

Bernadete Marques
Reply 26 de December de 2015

Muito lindo seu Natal! Como o meu tb. Simples, tudo feito por nós e muito legal! Muito feliz. E tb lembramos do nascimento de Jesus. Tenha um Feliz Natal!

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Bernadete, fico feliz! Não quero julgar! Cada um faz o Natal que gosta e que se sente melhor!! bjs c

Claudia M Honesko
Reply 26 de December de 2015

Consuelo querida seu Natal foi belo! Natal ê isso mesmo: simplicidade! Você mencionou que sempre há uma tristezazinha por não ser um mega Natal de filme. Mas sera que alguém tem um mega Natal de filme? Podemos ver mesas luxuosas, comidas sofisticadas, bebidas caras, e pessoas ricamente vestidas... Mas será que essas pessoas tiveram de fato um Natal feliz? Creio que um Natal de filme é um Natal de amor! Estar junto de quem você ama e sentir esse amor entre uns e outros! Todo o resto é apenas cenário...
Em minha família, tivemos um Natal tradicional como de todos os anos, só que dessa vez na casa de minha irmã que fez toda a decoração artesanalmente e com todo carinho! Esse ano não trocamos presentes! Todos nós compramos cestas básicas e fizemos doação para os necessitados. Então, na véspera de Natal, após termos feito nossa oração, e agradecido a Deus pelas bênçãos recebidas, brindamos a saúde, e nos servimos da deliciosa ceia..., e quando os idosos já estavam com sono, os levamos para casa...mas, o Natal ainda não havia terminado... e eu e minha irmã mais velha, voltamos para o salão de festa, guardamos tudo, lavamos a louça, arrumamos a mesa para o dia seguinte.... E então, só nós duas sentamos, abrimos um prosecco, falamos de nossa infância e juventude, das perdas que tivemos e das dores que em breve teremos... Brindamos com a última taça, apagamos as luzes do salão de festa nos abraçamos, desejamos boa noite uma a outra é finalmente as 4 da manhã fomos dormir sabendo que no dia seguinte nos encontraríamos para o café da manhã agradecidas e felizes por estarmos juntos em mais um dia de Natal!
Para mim, esse é um Natal de filme!
Desejo que sua família esteja sempre contigo por muitos e muitos Natais!!!
Beijos
Claudia

Andrea - Curitiba
Reply 26 de December de 2015

Que delicia! Perfeito: simplicidade, alegria, confraternizacao, familia reunida....precisa mais??? Que venha o novo ano repleto de mais e mais alegrias a todos!!!!!!!!!!Bjs............

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Amem!!! Não precisa mais, não... bjs e felicidades a vc! c

Marina Di Lullo
Reply 26 de December de 2015

Consu, que Natal gostoso, com sua mãe e seus filhos, no calor da sua casa. Pra mim Natal também é uma festa da família, que se reúne pra celebrar o nascimento do Menino Jesus, é um momento de gratidão e celebração. Claro, há momentos não tão perfeitos mas, se olharmos pro céu, haverá lá uma estrelinha sempre a brilhar. Beijos querida e obrigada

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    As estrelas que brilham são lindas, não!! Cada uma representando um nosso amor!! E algumas brilhando mais fortes!! bjs c

Sandra Pereira
Reply 26 de December de 2015

Consuleo querida,
Entendo essa sua pontinha nostálgico, o Natal tem esse poder de nos deixar assim. Mas que delicia e benção poder passar esta data com mãe e filhos !!!!
Obrigada por compartilhar este momento conosco e com a intimidade de quem te vê acordando e indo dormir (snap) rsrs, vou pedir aqui uma receitinha das comadres. Nos passa esse delicioso tortellini in brodo plsssss ????
Beijo grande !!
Sandra

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Nossa!! Mas nem fui eu quem fiz... é um caldo de frango, músculo e verdura. Filtra e daí cozinha o tortellini no caldo. O tortellini é com massa fresca e carne.
    bjs
    c

Mar
Reply 26 de December de 2015

Consu querida,
seu Natal me pareceu perfeito! O meu tb foi bem intimista e eu adorei. Meu filho de 18 anos disse que o nosso Natal era muito melhor do que o dos amigos, não precisava ter que aturar primos chatos! Kkkkk
Eu estou em outra vibe mesmo...Natal e balada? Mesmo meus filhos ficaram o tempo todo conosco.
Sinto falta é da missa do Galo e dos sinos!!! Fiquei querendo experimentar o Nata de Firenze,rs.
Bjks

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Aqui em Florença é lindíssimo... O ano novo porém, é mais animado no Brasil... bjs c

Andrea Cardoso
Reply 26 de December de 2015

Oi Consuelo, meu Natal também foi com a nossa pequena família, com a ceia feita pelo meu marido, e presentes mais simbólicos. Sim, também tenho vontade de ter uma festa hollywwodiana, mas hoje paro e penso que o que tenho é tão bom que é quase um sacrilégio querer mais. Obrigada por compartilhar tuas experiências, me fazendo ter mais certeza do caminho que estou seguindo, diferente da maioria das pessoas (daqui, pelo menos!).Bjs

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    O que quis dizer era um Natal com a família inteira unida, não mais farto. A Fartice tá no ponto certo!
    Fico feliz que vc encontrou o equilibrio que te faz bem!
    bjs
    c

Carmen Nogueira
Reply 26 de December de 2015

Consuelo,
Fico feliz que tenha conseguido se reunir com seus filhos e sua mãe e mantido a tradição dos filhos cozinharem e compartilharem bons momentos.
Gostei tb de saber como vcs comemoram na Italia.
Desejo que vc e sua familia tenham um ano cheio de amor, harmonia e realizações.
Grande abraço

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Obrigada Carmen!! Desejo o mesmo a vc!! bjs c

maria valéria de moraes
Reply 27 de December de 2015

Meu Natal tem sido assim, simples e com poucos familiares. Nos reunimos e trocamos um presente, e vamos comer a ceia.

    consueloblog
    Reply 27 de December de 2015

    Gostoso, não? bjs c

Isabela Gomide
Reply 27 de December de 2015

Post delicioso de ler! E para mim, Natal é isso, reunião de família! Se você pensar, passou o Natal com outras três pessoas amadas que não moram mais próximas de você! Ou seja, que bela reunião!

    consueloblog
    Reply 28 de December de 2015

    Isabela, tem razão total!!! Tá vendo, tem sempre que olhar ao lado positivo!! bjs c

Maria Helena Mora
Reply 27 de December de 2015

Família Maravilhosa!
Admiramos você, a Sra. sua mãe, seus filhos!
Feliz Ano Novo.

    consueloblog
    Reply 28 de December de 2015

    Eu também!! ;-)
    bjs
    c

Sibele Guazzelli
Reply 29 de December de 2015

Neste mundo de fantasia on line, tão bom ouvir um relato honesto..... me sinto conversando com uma amiga, aquela, que sempre fala a verdade, com quem compartilhamos o banquete e a marmita, o sucesso e a vergonha. Fora o fato de, como estou a dias de completar 50 anos, participar de sua conversa sobre amores, filhos, sonhos, vaidades e inseguranças dá um alento. Tenho sentido que o coração não tem idade, sempre existe uma moça dentro de todas nós.
Feliz Ano Novo, Consuelo.

    consueloblog
    Reply 29 de December de 2015

    Total!!! Eu sinto como se tivesse 35 anos. Vc?...
    bjs
    c

Juliana
Reply 29 de December de 2015

"Ciao" Consuelo!
Também vivo em Florença e amo seguir seu Instagram. As vezes vc me faz rir, as vezes me ensina algo (quase sempre) e por isso te agradeço. Desejo a vc e a sua maravilhosa família um 2016 com muita serenidade, saúde e muito Amor.
Bjo da Juh @coisasdejuh

    consueloblog
    Reply 29 de December de 2015

    Juhhhh!!! Ainda vamos ter que nos conhecer!! Quero muito!! bjs querida! c

Evangelina Junqueira de Aquino
Reply 5 de January de 2016

Feliz Ano Novo menina querida !!!
fiquei dias sem poder ler suas deliciosas postagens tanto movimento aqui em casa , em ITU ,SP , Brasil !!!
Hoje foi o meu dia ... 1 hora e meia lendo e assistindo suas noticias desde ... sei lá ... quando foi cortar os cabelos em Paris ...!!!
Sabe assim , um livro gostoso ??? pois foi assim ...
Como estão , como são lindos seus filhos , como está lindona , inteirona a sua Mãe , Lady Constanza Pascolatto ... !!!
Sou amiga de Rui e Luiza Porto e tive o prazer de estar com sua Mãe algumas xs ... como era o nome daquele amigo deles , chiquérrimo , português que tb trabalhava ... acho quê na Abril ??? Manoel alguma coisa ??? Tõ velhinha ... esqueço esses nomes ... mesmo que me lembre da postura das figuras ...
Durante um bom tempo usei meias pretas com sapatinho Chanel ... se a Constanza usava ... pq não eu ??? e fazia o maior sucesso ... principal/ fora da terrinha !!!
Estive em agosto passado em Firenze , e Montepulciano !!!foram 10 dias ... a Toscana estava escandalosamente lindahhhh !!!
Dp fomos aos lagos , em especial no Lago de Garda , para comemorações familiares ... tb absurdamente lindo ... tudo !!!
E hoje ao ler seu almoço de Natal , que delicia ... muuuuito bem feito , fui atraz do molho verde ... e fiz e foi delicioso!!!
Tks e + uma xs Feliz Ano Novo ... lindona , resolvida , Consuelo !!!
Sempre adorei a França mas ... a Itália ... passou a França ... deve ser a água ... como já dizia o meu Pai ...tanta arte ... só pode ser a água ... prá mim nada chega aos pés da Panna ... bj
bj China

    consueloblog
    Reply 5 de January de 2016

    Olá o Fernando de Barros?
    Só pode ser a água... ou a grapa...;-) com ou sem panna!
    bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *