Mônica Waldvogel dá o seu ponto de vista quanto às damas do contemporâneo!


Com Mônica em Florença

Com Mônica em Florença

Mônica Waldvogel é a consultora editorial do incrível projeto Costanza & Marilu.  Pedi a ela que me escrevesse sobre o que esta experiência traz a ela.  Aqui ela conta o seu ponto de vista quanto às damas do contemporâneo e as suas “sabedorias”…

Costanza e Marilu com Monica Waldvogel entrevistando!

Costanza e Marilu com Monica Waldvogel entrevistando!

 

                                              DUAS MUSAS

Que mulher nunca se largou no sofá, fechou os olhos e tentou se imaginar dali a vinte, trinta, quarenta anos? Quando meus cabelos estiverem completamente brancos, os contornos do rosto mais imprecisos e os gestos mais lentos, que aparência terei eu?

Vira e mexe, costumo me perguntar se estarei rechonchuda ou sequinha, como minha mãe? Os olhos ainda terão brilho? Que tipo de roupa usarei? Sobre que assuntos gostarei de falar? Serei nostálgica ou ainda estarei me divertindo com os acontecimentos?

Daqui onde estou, tomando um café nesse cantinho do refeitório do estúdio, observo as duas senhoras, uma em frente à outra, no centro da longa mesa de madeira. Aquele pensamento volta a me assaltar e, como percebo, é um tanto vertiginoso.

Em alguns minutos elas estarão sentadas diante das câmeras e, quando alguém gritar ‘gravando!’ terão de começar a performar uma arte que poucos dominam com excelência. A arte da conversa.

Costanza quase não come o almoço servido pela equipe. Ela veste uma calça preta justa, um blaser também preto,  os cabelos estão cuidadosamente armados e presos atrás com dois pentes. Uma porção de grampos enfileirados faz um arremate original na nuca. Os óculos escuros escondem o famoso risco de delineador que faria uma beleza mediterrânea parecer Cleópatra mas que, nela, ressalta os traços aristocráticos. Uma marquesa do século XIX encarnada num look do terceiro milênio.

Ela ouve com atenção a tagarelice de Marilu, uma animadora natural de qualquer ambiente, e ri gostosamente, baixinho. A amiga de tantas décadas está de vestido preto, usa sandálias de plataforma. O cabelo bordô esticado com gel está preso num coque baixo e as pálpebras pintadas de negro (eu ia dizer: como as asas da graúna, e é isso mesmo). As mãos sem esmalte gesticulam sem parar enquanto riscam o ar com seus enormes anéis, acompanhando o vai-e-vem dos longos brincos.  

Marilu fala alto, mas não escuto o que diz.  Nem sei do que ri Costanza. Não tem importância porque uma imagem vale mais que mil palavras, já disseram. Duas mulheres que já passaram dos setenta e tão diferentes entre si exibem para um grupo de pessoas a intimidade da vida compartilhada. Há ali tanto humor para os dramas por que passaram quanto uma boa dose de autodeboche para as tragédias experimentadas.

Elas são abertas para o mundo, dispostas ao trabalho, seguras de si,  confortáveis na própria pele.  Nelas não há traço de ressentimento, nem contas para acertar, ou dúvidas sobre por que são assim e não assado. O estilo elegantérrimo de uma interagindo com a extravagância da outra: é bonito de se ver.

Uma parece que desceu da tela para a vida real durante um filme do Visconti. A outra é puro Almodóvar.  Como não foram inventadas por diretores de cinema mas são o resultado de suas próprias criações,  Marilu e Costanza figuram como musas de carne e osso, panos e badulaques, movimentos e elaborações.

Sou uma sedimentação, diz Costanza.
Sou uma instalação, diz Marilu.  

Enquanto elas se descrevem com imagens tão precisas, eu, que gosto  das palavras, enxergo o punho com que elas redigiram suas vidas, sabedoras de que são nas linhas tortas que se escrevem as mais belas histórias.  

E se forjam os mais singulares estilos.

Como agora Costanza e Marilu têm um abecedário inteiro à disposição, sorte de quem possa se alfabetizar nessa língua que elas falam tão bem.  Com esse vernáculo, quem sabe, inventarei as respostas para o que quero ser quando também chegar lá.

_____________________

Mônica também escreveu sobre Marilu nesta crônica AQUI e do delineador de Costanza AQUI.

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

SONY DSC
Uma tarde em Florença na companhia das damas do contemporâneo!
June 27, 2014
Zemanta Related Posts Thumbnail
Mônica Waldvogel: o que ela guarda na mesa de cabeceira…
September 10, 2013
publicidade_secador_arno_mar_64
Mônica Waldvogel e suas crônicas… hoje é a vez de “Escrúpulos”
September 04, 2013
MONICA-WD-223
Mônica Waldvogel fala de sua amiga Marilu
February 26, 2013
monica waldvogel
Mônica Waldvogel aprende a usar o delineador como Costanza?
October 29, 2012

51 Comments

virginia maia
Reply 15 de April de 2014

Mulheres "fantásticas"!!!!!!!! Costanza,Marilu e Monica!!!!!!Valeu,Consuelo!!!!!Obrigado,és muito show!!!!!!bj enorme!!!!!!

    Jairene
    Reply 15 de April de 2014

    Bom dia , queridos todos!! Sou fã da Mônica há muito tempo... E acho um luuxo que ela faça parte do Salotto!!!...( Sorry, Mônica, foi um momento tiete, já passou, rs! :) ) Com sua grande habilidade com as palavras, Mônica traduz em texto o encantamento de todos nós por essas duas mulheres maravilhosas... Só me resta aplaudir!! Bravo, Mônica!!! E muitas, muitas palmas para todos os envolvidos!!! Esse programa é uma grande sacada... Um conteúdo absurdo, traduzido numa 'simplicidade' ... É delicioso de ver, e rever, e rever... Bjos para todos!! Obrigada, Consuelo querida!! Adorável post! ;) Bjos!! <3

      Jairene
      Reply 15 de April de 2014

      Oops!! Ai, desculpa gente! Postei no lugar errado... :( Desculpa Virginia Maia!... Bjos!

Andreia Mota
Reply 15 de April de 2014

Bom dia Consu e Salotto,
Já admirava a Mônica Waldvogel na época do programa Saia Justa e agora, como a consultora editorial deste projeto, não poderia ter a parceria mais que perfeita para o sucesso!
Adoro quando ela diz "há ali tanto humor para os dramas por que passaram quanto uma boa dose de autodeboche para as tragédias experimentadas.", por que fico com a impressão do lado bom da vida, rir das nossas tragédias é o melhor remédio, não é mesmo?
Uma boa ideia para os dias que a casa estiver com a família reunida ou amigos é brincar com o abecedário de Costanza & Marilu. Adorei isso!!!
Bj grande.

    Rosa Virginia
    Reply 16 de April de 2014

    Grande ideia!!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    Grande Idéia Andreia!!! Como são sexys todas estas mulheres inteligentes!! bjs c

Ana Paula Monteiro
Reply 15 de April de 2014

Bom dia Consuelo querida,
sensacional o texto da Mônica. Quando crescer, quero escrever tão bem como ela. Com esta precisão e elegância. Um texto que flui lindamente. E quando ela diz "são nas linhas tortas que se escrevem as mais belas histórias" enxerguei um insight e tanto.
Bjs,
Ana Paula.

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    O texto é de uma inteligência sútil super sedutora!! bjs c

Maria Vilma
Reply 15 de April de 2014

Mônica, vc tem toda razão quando diz:“sorte de quem possa se alfabetizar nessa
língua que elas falam tão bem.”
Eu me considero mesmo uma sortuda por ter a oportunidade de ter essas duas
como professoras... Mestras, que com os seus exemplos, embora em momento
algum isso seja forjado...propositado, incutem em nós uma tremenda vontade de sermos as melhores aprendizes...!
Mônica, Obrigada a vc e sua equipe de super-ultra-mega-competentes
profissionais, por este projeto Espetacular!!!
Abraços, MaVi

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    Amém...

Alexandra
Reply 15 de April de 2014

Sorte a nossa mesmo!
Sorte em tê-las assim, disponíveis para aue degustemos cada palavra, cada gesto, cada risada, cada ensinamento (sim...são muitos).
Sorte a nossa em ter uma mulher tão inteligente e sensível como consultora das duas.
Sorte a nossa em ter você, minha querida amiga, tão próxima. És um fruto e tanto desta mulher sedimentada, e através de você podemos ver quão rico e interessante é esse universo que ela criou ao seu redor.
Muito, muito, muito obrigada a cada uma de vocês, mulheres admiráveis que tanto colaboraram pra que nós mesmas encontremos nossos caminhos.
Beijos mil!

    Jairene
    Reply 15 de April de 2014

    Oi Ale querida! Que lindo isso... "... Mulheres admiráveis que tanto colaboram pra que nós mesmas encontremos nosso caminho" ... Amei! Assino embaixo. Bjo! <3

    Rosa Virginia
    Reply 16 de April de 2014

    Yeahhhhh!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    Acho q este programa funciona por ser de total altruismo!!... bjs c

Ana Abate
Reply 15 de April de 2014

A arte imita a vida ou a vida imita a arte?
Nem Visconti e nem Almodóvar, hj a também sábia e sensível Waldvogel dirige essas duas personagens que ninguém conseguiria inventar!
Sensacional! Parábens Mônica!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    Verdade total!! bjs c

Claudia - Curitiba
Reply 15 de April de 2014

Realmente, o texto a Mônica sintetiza o quanto estamos encantadas com essa dupla! Conheci o lado bem humorado de Costanza pelo Instagram e achei delicioso. Até então, prá mim era uma figura importante no setor, competente e admirada. Marilu não conhecia...mas é um sol enorme a nos encarar e dizer: sacode aí mulher! Já estou fã de carteirinha e compartilhando! Bjos

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    Compartilhandooooo!!! Altruismo!!! bjs c

Dany Cilento
Reply 15 de April de 2014

Adoooooro a Monica!!
Sua escrita nos entorpece como um bom vinho!
Sonho seria um novo Saia Justa, com Monica, Costanza e Marilu!!!
bj
Dany

    Andreia Mota
    Reply 15 de April de 2014

    Dany que ideia fantástica!

    Andrea - Curitiba
    Reply 15 de April de 2014

    Dany, tambem apoio a ideia!!!!

      Maria Araci
      Reply 15 de April de 2014

      Adorei esta idéia!!! Nem precisaria ter um roteiro!!! Elas tem o seu próprio!!!!!

    Denise Luna
    Reply 16 de April de 2014

    Dany, assino embaixo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    Ha Dany!!! Fantastico!!! bjs c

Lucia Giani Tonietto
Reply 15 de April de 2014

Olá Consuelo!

Mônica com sua capacidade peculiar, traduz certeiramente a beleza do envelhecer. Me ponho a imaginar quando este tempo chegar - não falta muito - como eu vou me portar, pensar e agir. Estou a reinventar-me, sigo exemplos, me despeço das convenções, abro novos horizontes....Liberdade!

Abço querida!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    SE chama maturidade!!! Bello! bjs c

fatima
Reply 15 de April de 2014

uma é sedimentação e a outra uma istalação; simples assim! é por isso que adoro a Constanza e agora adoro tbm a Marilu, são antenadas,tem bom humor e sabem que ele é imprescindível, tem personalidade querem o novo, não choram o passado apenas tiram dele suas lições. cada uma do seu jeito e ambas se respeitando! com a crônica da Mônica - que eu tbm amo - a trilogia ficou perfeita!!!
estou ligadíssima neste A B C! parabéns mais uma vez a todas e a querida Consuelo, minha companheira de todos os dias neste blog "tudo de bom", uma fofa mesmo!!!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    :-)

Andrea - Curitiba
Reply 15 de April de 2014

Oi Moniquita!! Sim, quem faz parte deste salotto tambem tem o direito de se deixar apelidar carinhosamente pelos outros membros desta alegre sala de estar onde nos reunimos diariamente para tantas boas risadas, divagacoes, ajuda mutua, muita gaiatice e tudo de bom que ha entre um grupo de amigos!!Que belo texto ! Vc traduziu bem estas duas mulheres tao dispares e tao iguais ao mesmo tempo! E que bom que elas sao assim, nos ensinando a cada episodio como sermos unicas, com personalidade propria , com um certo que de altivez mas sem perder aquela docura escondidinha la no fundo.....E vc Monica, tambem faz parte dessa pequena trupe de mulheres maravilhosas que sempre nos ensinam tanto! Bjs Moniquita ...Vai uma xicara de cha para mais uma tarde gostosa em nossa sala de estar??

    Maria Araci
    Reply 15 de April de 2014

    Adorei Andrea!!!!

      Andrea - Curitiba
      Reply 15 de April de 2014

      Obrigada, MA. Bjs...

        Jairene
        Reply 15 de April de 2014

        Andrea… Amei, querida! Só mesmo vc para fazer as honras da casa, criar o "Moniquita", e elogiar sinceramente o texto_ tudo ao mesmo tempo! E com a graça de quem serve uma xícara de chá… "Only you, baby!" <3 Bjos!

          Andrea - Curitiba
          16 de April de 2014

          Obrigada Jai querida!!! Bj........

Maria Araci
Reply 15 de April de 2014

Sempre é tempo de aprender!!!! Nesta altura de minha vida seguir o alfabeto destas mulheres maravilhosas é um privilégio!!!! Obrigada Mônica por deixá-las falar, nos transmitindo tanta sabedoria, tanto humor, tanta liberdade!!!!!

Eduarda
Reply 15 de April de 2014

Para mim, "Reconhecimento" é a palava chave desse belo projeto. O reconhecer de uma à outra entre Costanza e Marilu resulta num ambiente de total cumplicidade e riqueza. Isso borbulha entre elas e transborda para quem assiste. O nosso se reconhecer também é instigado, como Mônica tão bem relata na sua experiência pessoal. É o ato mágico e criativo do reconhecer... É um privilégio assistirmos de camarote a essa química de uma amizade temperada pelo tempo, pelo respeito e admiração pelas diferenças mútuas.

Eduarda
Reply 15 de April de 2014

Ah...E por falar em reconhecimento, não posso deixar de dar o meu aqui à Consuelo pela qualidade sempre crescente e gratificante do seu Blog. Você consegue algo que raríssimos Blogs conseguem: a essência do Blog, que (ao meu ver) é o o compartilhar generoso de seu olhar (tão especial e ao mesmo tempo simples) sobre os mais variados temas e lugares e vivências, não se perde com qualquer eventual viés de mercado que alguns posts possuem (afinal essa é sua profissão). Ao contrário, pela sua habilidade, esse viés até se torna um bônus para todo o resto que recebemos diariamente! Estava há alguns posts para comentar isso e agora apareceu a oportunidade com esse tema do reconhecimento. bjos

    Andrea - Curitiba
    Reply 15 de April de 2014

    Grande texto, Eduarda! Realmente, nossa blogger tem essa grande habilidade!! Bjs...

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2014

    Eduarda! Atrasei para responder, mas fiquei lisonjeada! Muito obrigada mesmo! Às vezes dá uma falta de coragem mas são comentários como estes q me fazem continuar avante! bjs c

Vera Petrucci
Reply 15 de April de 2014

Amei Mônica e concordo com você. Sou sua contemporânea te sigo e admiro seu trabalho, assim como admiro Constanza e agora Marilu. Invejáveis e maravilhosos exemplos de vida. Viva elas e a série. Parabénssssssssssss

Ritinha Medina
Reply 15 de April de 2014

Não sei o que eu admiro mais - se a elegância de Costanza, a irreverência de Marilu ou a sensibilidade de Mônica, tendo a sabedoria como denominador comum...
O privilégio está em poder apreciar a tudo isso a partir do meu sofá. Do lado de cá!
Parabéns e mto obrigada a todas vcs!!!
Bjkas,

    Denise Luna
    Reply 16 de April de 2014

    Isso mesmo! E GRÁTIS!!!!!!!!!!!!!!! kkkkk

Jovita Agra
Reply 15 de April de 2014

Um trio de causar: Constanza, Marilu e Monica. Cada qual em seu 'timing', seu estilo, e principalmente todas com muita competencia. Viva!!!

Luisa Demuth
Reply 15 de April de 2014

Como você escreve bem, Mônica! Vamos respeitar.....E que maravilha essa dupla: Constanza e Marilu..... Amei. Beijos....

Mia Athayde
Reply 15 de April de 2014

Acabei de ler seu texto, Mônica.
E parece que saí de um certo transe, de uma dança em que as suas palavras faziam a cadência sonora que era o fundo das imagens que iam passando pela minha mente ...
ADOREI !!!!
E juro que não fumei nem bebi nada hahahahahaha !!!!
Um brinde à Dupla Dinâmica e a voce que rege este espetáculo precioso!
:)

Ana Frost
Reply 15 de April de 2014

3MS => Três musas de sucesso!!! :-) xxx

Carmen valeria
Reply 16 de April de 2014

Valeu Mônica, Marilu e Costanza...

Niéde
Reply 16 de April de 2014

Que delicadeza de texto!
Mônica vc é uma jornalista única, e de enorme sensibilidade.
Este encontro de mulheres tão especiais,é muito enriquecedor.
Daria um programa maaaaaaaaaraaaaaavilhoso!!!!!!!!!!
Pensem c/ carinho nesta ideia,(quando acabar o alfabeto,claro).
Costanza,Marilú & Mônica.
Bjo amoroso
Em tempo,adorei te conhecer Consuelo,e a Alessandra tb. Lindas!!!Desculpe a tietagem.

    consueloblog
    Reply 16 de April de 2014

    Pode tintar...a gente não liga!! ;-) bjs c

Monica Pena
Reply 17 de April de 2014

"(...), enxergo o punho com que elas redigiram suas vidas, (...)"

Que lindo, Mônica! É um sensível bordado.
Muito grata, Consuelo, por compartilhar a série luminosa de duas pessoas notáveis, Costanza e Marilu!
Bom feriado a todos!

Monica Waldvogel
Reply 22 de April de 2014

Querida Consuelo, minhas amigas do salotto

Muito obrigada pelos comentários tão carinhosos. Vocês são muito generosas e
é isso que torna esse espaço virtual tão especial. Uma veradeira sala de amigas que se gostam, admiram umas às outras, compartilham as alegrias e descobertas.

A equipe que produz Costanza&Marilu está cheia de orgulho pelo resultao do trabalho. Elas são divinas! E têm tanto para os ensinar. Espero que vocês continuem a prestigiar nossas damas do contemporâneo no canal delas do YouTube.

Beijos com pedidos de desculpas pela demora em agradecer tantas gentilezas. Mas era feriado, a gente aproveita para escapulir, né?

    consueloblog
    Reply 22 de April de 2014

    Te amamos quando e como podes!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *