Mesa natalina!! Um presente de Maria Araci d’Avila


Mesa natalícia

Mesa natalina por Maria Araci d’Avila

Dezembro começa hoje, e aqui vai um presente natalício!

Maria Araci é amiga do Salotto há anos!!  Adoro ela, seu sorriso fácil e gentil mesmo que, como tantas de nós, carrega cicatrizes profundas da vida.  Seus comentários sempre alentam e enriquecem o blog e agora ela nos dá outro presente, 4 exemplos de mesa natalina incríveis!!  E olhem só a qualidade das fotos!!!!  Ela me contou: “Tenho paixão por colocar uma mesa e Natal sempre foi o meu fraco, ou o meu forte!!!! Estou curtindo muito fazer isto pois adoro Natal, adoro colocar mesas diferentes e estou pensando tudo isto como um presente pro Salotto!!!!!!!!”  Mais um lindo exemplo do que é este Salotto!!!

Com Maria Araci no encontrinho na Alcaçuz…

Com Maria Araci no encontrinho na Alcaçuz…

…e no maior bate-papo!

…e no maior bate-papo!

Maria Araci também tem um lindo blog, Maria Araci, coisas que faço, coisas que gosto, coisas que vi.  Vale a visita!!  Mas vamos lá…

Conforme combinação feita com a Consuelo, estou aqui postando algumas sugestões de mesas para a ceia de Natal. Posso confessar a vocês que foi com prazer imenso que produzi e fotografei estas mesas, pois meu talento é este: trabalhei em decoração de interiores por muito tempo e continuo ligada a este assunto que é um dos enfoques de meu blog. Quero que vocês olhem estas mesas com olhar crítico, pois elas são “mesas conceituais” (bonito isto!!!!!!!) e como a moda que se vê na passarela, não precisa se usar tudo que é mostrado! O exagero faz parte do show e o Natal é uma festa em que nos é permitido abusar da fantasia e fazer da nossa casa um lugar cheio de brilhos e de alegria. Esta postagem é um presente meu de final de ano para a Consuelo e para todos os meus queridos do Salotto! Gostaria de ter todos vocês em volta da mesa festejando esta data e agradecendo nossas graças!!!!!!!

 Esta primeira mesa tem cores pouca usadas no Natal! Mas… parti para a fantasia!!!  estas “tendas“ no centro da mesa são o alojamento dos Reis Magos  (Melquior, Baltazar e Gaspar) no seu caminho para Belém, guiados por uma linda e brilhante estrela. Estas duas figuras que aparecem nas laterais são os “caçadores de estrelas” que deram uma ajuda aos reis, não apanhando do céu aquela estrela maravilhosa e a deixando como guia! O elementos em papel que enfeitam a mesa são da designer Isabelle de Borchgrave que tem uma linha destes artigos de papel em uma loja popular nos Estados Unidos. Sempre procuro estes detalhes para complementar minhas mesas.

002 003 004

006

001 005 007 008

A segunda mesa tem como ponto central estas caixas em “découpage” feitas por mim, todas com pequenas figuras alusivas ao Natal que eu recorto e colo, passo dez camadas de cola e, por último, verniz. Fica com um aspecto aveludado e dá a impressão de ser um estampado único. As pantalhas das velas também são feitas nesta técnica. Quis que o arranjo de flores tivesse a mesma leveza da renda dos jogos americanos e o resto todo são detalhes!!!

Mesa natalina

010 011 012 014 013 017 015 016 018

A terceira mesa é mais tradicional, com toalha alusiva ao Natal comprada há muito tempo em São Paulo, de Nicoletta Mariutti, que fazia este trabalho lindo de pintura sobre tecido. Optei por flores, todas em tons de vermelho e, para quebrar este esquema vermelho/verde, coloquei taças de vinho azul que combinam também com as bordas dos pratos.

019 020 023 027 024 022 026 028

Um  espelho redondo envelhecido (tampo de uma mesa!) refletindo os copos e as velinhas, pratos amarrados pra presente, flores na sopeira, estrelas soltas e estrelas presas na redoma, guardanapos e talheres à mão e está pronta a mesa! Vamos nos servir da comida que deve estar servida logo ali!!!!

030 032 033 036 039 038 031 042 037 034 029 043

Lindas demais, não é?  Acho que várias mesas do Salotto neste próximo Natal serão inspiradas nestas, nem que seja só um pequeno detalhe!!   Pois é lógico que Maria Araci tem lindas peças, mas várias de suas idéias podem ser replicadas com pouco (fitas, velas, enfeites de papel) ou feitas em casa (découpage, colocar um espelho na mesa, dourar folhas) adaptando a o que já temos.  Isto, para mim, é transferir o teu estilo a uma inspiração. Verdade ou não?…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas de presentes entre 50 e 150 reais
Presentes entre 50 e 180 Reais!!
December 19, 2017
amigo secreto
Presente para amigo secreto e nem tão secreto?!!… Chegaram os kits que AMO da Granado e Phebo!!!!
December 05, 2017
natal do salotto
O Natal do Salotto 2016… 2ª parte
December 29, 2016
O Natal do Salotto 2016… 1ª parte
December 28, 2016
O que eu ganhei neste Natal!…
December 27, 2016
Natal em Florença este ano para mim…
December 19, 2016
Nosso Natal em Florença!!
December 26, 2015
Feliz Natal!!!
December 25, 2015
Costumes de Natal na Itália!
December 23, 2015

116 Comments

Eduarda
Reply 1 de December de 2013

Wow! Mª Araci, só estas mesas já são um presentão de Natal para toda a família! Fico aqui pensando a expectativa de todos com qual será a "viagem" do ano. Aqui as mesas são muuuuuito menos elaboradas e já "causam" um montão kkk E esses caçadores de estrelas???
As folhas de Ginko douradas, também, são lindas demais! Obrigada por compartilhar!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Eduarda: quando vi estas figurinhas, os caçadores de estrelas, não resisti!!! Faziam parte de uma arvore feita em madeira e várias figuras destas dependuradas.

      maria valéria de moraes
      Reply 1 de December de 2013

      As mesas estão lindíssimas, adorei as cores e todos os detalhes. Vou me inspirar, e adaptar algumas peças que tenho, pra também tentar fazer uma mesa bem bonita. Parabéns M. Araci

        Maria Araci
        Reply 1 de December de 2013

        Maria Valéria: com certeza tua mesa vai ser linda!!!

    Eduarda
    Reply 1 de December de 2013

    corrigindo...o nome é Ginkgo

Fatima
Reply 1 de December de 2013

Consuelo, que coisa maravilhosa, vou me inspirar nestas idéias para minha mesa de Natal, lindooooooooooooooooo, beijos Fátima.

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Fatima: seria uma boa idéia ver as mesas de todos aqui, não achas?!

      consueloblog
      Reply 1 de December de 2013

      Lembra q fizemos no ano passado? Mesas do salotto? N eram de Natal. Este ano tenho outra idéia…já, já divulgo!! bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 1 de December de 2013

Parabéns Maria Aracy! As fotos ficaram lindas. Minhas preferida é a última, achei um encanto. bj, AL

Anna Braga
Reply 1 de December de 2013

O que mais me impressiona em você Consuelo é a diversidade de assuntos que você aborda e a delicadeza e elegância com que faz.Moda, viagens,decoração ,você viaja por todos eles de forma natural.Estou a cada publicação mais encantada com o que você nos traz.Adorei as mesas.Os pratos amarrados... tão simples e tão charmoso!!! Na minha familia temos uma receita de perú para o Natal simples e apreciadíssima há decadas,caso queira posso repassá- la para nossas amigas de seu blog.Está publicada no meu annabraga vivendo com estilo.word press.com.O resultado é excelente,macio,muito saboroso.Feliz Natal a todos.

    consueloblog
    Reply 1 de December de 2013

    Obrigada!!! Acho q todos aqui vão adorar a dica!! Bjs e obrigada pelo carinho! C

      Anna Braga
      Reply 2 de December de 2013

      Receita do Peru de Natal

      Um lindo peru descongelado.

      Retempera-se fartamente o peru temperado da Sadia, cebola,alho,vinho branco seco, Fondor (gosto muito)louro.Deixa-se nesse vinha-d’alho de um dia para o outro
      Faz-se um refogado dos miúdos e depois de bem macios pica-se.
      Nessa etapa preparamos a farofa com a farinha Deusa. Manteiga e óleo em partes iguais,frita-se cebola picada,quando estiver dourada ,acrescenta-se as passas brancas e pretas (sem caroços),as ameixas, as nozes e os miúdos,sal e está pronta para rechear a ave.
      Recheamos fartamente o peru ,cuidando de preencher toda a cavidade do papo e do abdômen,costura-se. Amarra-se as perninhas.
      Coloca-se o peru bem untado de manteiga numa assadeira forrada duplamente com papel alumínio, rega-se com o tempero e fecha-se com o papel alumínio.
      Forno quente a 180/200 graus.Verificar o tempo de cozimento na embalagem . NÃO confiar no termômetro Quando estiver macio (teste com um palito) abra a embalagem,regue com o molho que se forma na assadeira, passe mais manteiga,regue com um suco de sua preferência (laranja,abacaxi)e deixe dourar.SEGREDO : Tempo do cozimento não pode ser excessivo, a ave fica seca. Na hora de servir decorar com frutas em calda e fatiar lindamente

      FELIZ NATAL

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Anna: sempre uma receita nova é bem vinda!!!!

Anna Braga
Reply 1 de December de 2013

Esqueci de dizer,caso queira visitar minha página,esse post chamado " Sua excelência o perú de Natal" está arquivada em dezembro de 2012.Beijo.

Neiva Panicacci
Reply 1 de December de 2013

Lindas, as mesas! Adoro gerberas ,portanto minha favorita é a terceira.
Obrigada por nos presentear com essas belezas.

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Neiva: eu também adoro gerberas e gosto de misturá-las com outras flores!

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 1 de December de 2013

Estou pasma de tanta beleza: arte, como decoração.

E as fotos! qualidade absoluta, como diz a Consuelo.

Admiro, analiso e me encanto. Há tempos acompanho o talento da "Marassa", mas desta vez, para o Salotto, ela se superou.
Parabens!
Bjos.

    consueloblog
    Reply 1 de December de 2013

    Qui…já tava estranhando q vc ainda n havia passado por aqui!!…rsss! Top a nossa MA!!
    bjs
    c
    PS Quanto à foto do Robbie, vamos nessa?…Vem pra cá!!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Para o Salotto tudo!!!!!!!!!!

Rita Medeiros
Reply 1 de December de 2013

E o Natal entrou pela tela do computador em minha casa...
Mesas lindas, com detalhes diferenciados, que nos tiram da monotonia do já estabelecido. A cada imagem meus olhos brilharam de satisfação. Afinal Natal não é uma festa qualquer . A beleza, a harmonia de cores excitam e predispõem a criatividade.
Adorei Consuelo, esta troca constante com os membros do "sallotto ", trazem um frescor constante ao seu blog. Bj

    consueloblog
    Reply 1 de December de 2013

    Sabe Rita, abri as portas e estou tão feliz!!! Já estava cansada de ouvir só a minha voz… bjs c

      Maria Araci
      Reply 1 de December de 2013

      Consuelo: sabe que a gente não cansa de ouvir tua vozinha!!!!!!

      Alexandra
      Reply 1 de December de 2013

      Amada Consuelo, num mundo cada vez mais egoísta, ver você falando isso...."já estava cansada de ouvir só a minha voz"....é um bálsamo sabia?
      I love you forever......

        consueloblog
        Reply 1 de December de 2013

        oh querida, max é verdade!! Pensa só, tava ficando tudo muito parecido… rsss Mas obrigada e bjs, love you too!! c

          Alexandra
          1 de December de 2013

          Mas ter a humildade de reconhecer isso e a nobreza de fazer algo e tornar público....é pra bem poucos....só os muito especiais....entendeu?!
          Beijos cheios de carinho e admiração.

          consueloblog
          2 de December de 2013

          Acho q aprendi com a família... Inclusive vcs!! Bjs c

          Adrianne
          1 de December de 2013

          ^^O que eh bonito me encanta. Mas o que eh sincero me fascina.^^ Para uma fascinante Consuelo...

          consueloblog
          2 de December de 2013

          Oh querida!!!... C

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Esta harmonia de vozes é que faz o encanto deste lugar!!!!!!!

virginia maia
Reply 1 de December de 2013

Parabéns,Maria Araci!!!!! Amei tuas mesas!!!!! Cada uma mais linda que a outra!!!! Difícel escolher uma!!!!! Beijo enorme para ti e Consuelo!!!!!

Cassiano Lopes
Reply 1 de December de 2013

Consuelo e Maria Araci. Mesas lindíssimas! Essa época do ano é linda e todo esforço para deixar nossas casas mais belas é bem vindo. Adorei a última opção. Parabéns! Tenho certeza que essas dicas servirão de inspiração para nós. Bjocas.

    consueloblog
    Reply 1 de December de 2013

    Ahhhhhh!!!! Se tivesse apostado ganhava!! Tinha certeza q vc gostaria de todas mas se identificaria com a última e que vai usar um moooonte destas ideiazinhas!! Né não?… bjs c

      Cassiano Lopes
      Reply 1 de December de 2013

      Poxa que tudo isso! Acertou diva mor! E vou sim me inspirar para montar aqui em casa. Bjocas!!!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Cassi: quero que lembres de mim quando fizeres a tua mesa!

      Cassiano Lopes
      Reply 1 de December de 2013

      Mas é claro Maria Araci! Vou tirar uma foto e colocar os créditos e, sua homenagem! Bjocas.

        Aurea Liberato
        Reply 5 de December de 2013

        Parabéns Maria Araci e Consuelo por dividir essas mesas tão cheias de detalhes e charme.Já dei a dica da última mesa por que o Natal será na minha mãe. Esses laços nos pratos amei!!! Beijos!!!

Claudia B.
Reply 1 de December de 2013

Oi, Maria Aracy, tudo muito bonito. O que é aquela coroa?! Adorei!
Também já dei uma olhada no seu blog e estou encantada. Voltarei lá com mais calma.
Bjs.

Consu, vc sabe que nos meus comentários tem sempre oi, beijo, admiração e amor para você inclusos, né? :)

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Claudia: vou esperar mais visitas tuas! Obrigada!

    consueloblog
    Reply 1 de December de 2013

    Siiiimmmm!!! ;-) bjs c

    Aurea Liberato
    Reply 5 de December de 2013

    Acho que a coroa é da Le Lis Blanc home!!!rsrs

Tania Sciacco
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci,
Que lindas!! Que talento! Gostei muito de todas, das fotos, da ideia do espelho, da fita nos pratos.... Agora, amei a folha dourada... A última foto é uma poesia...Acho que eu quero fazer...
Beijos e parabéns!!!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Tania: estas folhas minha irmã traz de Charleston, onde a filha dela mora, e as dora e eu recebo este presente especial dela!

Andrea - Curitiba
Reply 1 de December de 2013

MA: lindas demais tuas mesas! Chique, finas e delicadas, assim como vc!! Bom gosto extremo!! Sempre dou uma olhada em teu blog, mas nunca consegui postar nada, ja tentei mais de uma vez....Bjs e parabens por este lindo trabalho!!!!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Andrea: é um problema de meu blog! Quis migrar para outro que não fosse "blogger" mas iria perder todo o meu conteúdo, todas as postagens passadas! Mas continua me visitando!!! Bjs

Carolina
Reply 1 de December de 2013

Meninas, adoro como vcs se divertem e "se acompanham" nesse espaço tão querido. Amei as mesas e acompanhei de pertinho a produção. Admiro muito o bom gosto e paciência da minha velhinha querida! Consuelo, teu blog é demais! Uma inspiração. Bjos em todas e inspirem-se! Carolina (filha da Maria Araci).

    consueloblog
    Reply 1 de December de 2013

    Oi Carolina querida!!! Vc ajudou, né?… SAudades e bjs mil! c

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Carolina: ainda bem que é " velhinha querida" e não só velhinha!!!!!!! Te amo!!!!!!!

Ana Christina Neves
Reply 1 de December de 2013

Mesas maravilhosas. Amei!!! Parabéns a Consuelo pelo convite a M. Araci e a ela pelas belíssimas produções....e vamos ao Natal!!!!!

    Maria Araci
    Reply 2 de December de 2013

    Ana Christina: foi um desafio que adorei fazer!!!

Alexandra
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci querida, quanto talento e bom gosto! Um super presente adiantado de Natal, com certeza.
As mesas estão lindas e sofisticadas (todas), mas adorei mesmo é que saem do lugar comum.....com muita criatividade.
Neste ano a ceia será aqui em casa (ainda estou batendo cabeça pra ver como acomodo todo mundo na minha caixinha de fósforos....kkkkk) e, mesmo fazendo uma coisa beeeem mais simples, vou adotar algumas idéiais como as fitas amarrando os pratos....simplesmente amei! Ahhhh....e os caçadores de estrelas....ahhh...esses são um caso de amor a parte.....
Adorei também seu trabalho de découpage...acho um trabalho riquíssimo esse.
Parabéns, parabéns, parabéns!!!
Consuelo amada, essa caixola não para né?....e posso apostar que, enquanto divides tão generosamente o espaço e atenções, multiplicas e amplificas "aquele" pedido da menina na primeira comunhão...... Você é uma linda criatura!!
Beijos meninas! Beijos salotto amado! Bom domingo a todos!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Alexandra: obrigada! Amarra teus pratos e faz o teste de quem é o mais guloso, pois este é que vais desfazer o laço!!!!!!

      consueloblog
      Reply 1 de December de 2013

      Hahhahaha!!! Eu também vou testar a do laço!… Ale, sim, fico muito feliz e aprendo tanto!! Fico pensando sempre no que gostaria de ler, e aí o blog vai crescendo… bjs c

      Alexandra
      Reply 1 de December de 2013

      Boa, querida!.....kkkkk....já até tenho uma aposta.....kkkkkk
      Beijo grande.

ivani weffort
Reply 1 de December de 2013

Consuelo e Maria Araci -que mesas maravilhosas, quantos detalhes delicados, me lembrei de minha querida avó Emma que gostava de nos encantar com suas mesas maravilhosas, seus presentinhos carinhosos, com seu olhar amoroso .Felicidades a vocês... e estou com meu coração apertado lembrando de minha avó que deve estar muito feliz de ver tanta beleza!!!!!!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Ivani: o Natal é uma data que a gente lembra de nossos amores que já se foram e eu lembro em especial de minha mãe que adorava criar coisas novas em cada Natal!

      consueloblog
      Reply 1 de December de 2013

      Que lindo M.A., legado passado de mãe a filha!… bjs c

Adrianne
Reply 1 de December de 2013

Parti juntinho com MA, minha amiga artista, para a fantasia e fiquei encantada! Quanta energia boa reunida em uma soh pessoa!!!!!! E o que dizer das flores...pelo meio dos belos arranjos despontam luminosas Astromelias, especie que evoca felicidade plena e amizade eterna...algo que fosse mais Salotto, impossivel.

    Adrianne
    Reply 1 de December de 2013

    P.S. Sou passeadora assidua do blog da MA e recomendo.

      Maria Araci
      Reply 1 de December de 2013

      Adrianne: queria estar com todos voces ao redor destas mesas!

        consueloblog
        Reply 1 de December de 2013

        Que pensamento lindo!! Mas realmente acho q estamos todos sim, ao redor da mesa juntos! bjs c

Patricia Nascimento
Reply 1 de December de 2013

MA, fico pensando no trabalho envolvido para montar e fotografar essas mesas e me quedo diante de tanta delicadeza misturada com força, tempo, preparação, dedicação, boa-vontade, desprendimento, amor...puro espírito natalino! Em alto e bom som, Parabéns!, Parabéns! e Parabéns! Três vezes, como na Bíblia, não para negar, mas para enfatizar a grandeza do seu gesto para com todas do Salotto! E vc, dona Consuelo, surpreendendo sempre, com seu coração sempre aberto para acolher diversas vozes e dar espaço a elas no seu blog...por sua causa, minha lista de "Preferidos" cresceu substancialmente em conteúdo e qualidade!!! Viajo pela Mitologia, viajo pela Europa, conheço ONG's e agora vou seguir a MA com o maior prazer também! Obrigada!, Obrigada! e Obrigada!!!

    consueloblog
    Reply 1 de December de 2013

    Que maravilha Patty! É tudo que quero!! bjs c

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Patricia: obrigada, obrigada e obrigada!!!

maria Vilma
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci... adorei conhecer vc (na foto), linda!... Desde que cheguei ao Salloto,
todas as vezes que estou lendo os comentários, no seu, clico o linke e visito o seu
blog... Adoro!!!
Quanto ao presente que vc está nos dando hoje (já vi as fotos vááárias vezes), que coisa mais linda!!!! Impossível escolher do que eu gostei mais...
Muiiiiito obrigada!!!!
Um grande beijo, MV

Luciene Felix Lamy
Reply 1 de December de 2013

Querida Maria e demais amigos do Salotto,

A beleza nos atrai; a beleza nos une! \o/
Estou encantada com essa maravilhosa surpresa dominical!
Eu ADORO preparar mesas festivas: natal, reveillon, aniversários, etc.
Impossível mencionar tudo o que gostei, mas quero citar: os pares de aves (gosto muito desse inusitado, super criativo!), as taças azuis, as gérberas, frésias e rosas (mesa sem flores, nem pensar, rsrs), os laços nos pratos, as folhinhas douradas espalhadas, as romãs e as cerejas (frutas sempre ajudam a decorar a mesa!), o prendedor de guardanapo da 1ª mesa e os (mini) porta-velas (alguns pontinhos de luz aqui e ali dão aconchego, sempre fazem a diferença!).

Parabéns!!! Tanto à Maria Araci quanto à donzela que, todos os dias, faz o melhor (e + completo) blog da web! :)

Mil beijos,
lu.
PS: A foto nº 19: um primor!
PPS: Posso deixar uma dica? mini-bolinhas de natal, amarradinhas entre si e aos pés dos castiçais! Uso muito, só vario as cores delas a cada ano (às vezes são somente vermelho e douradas ou somente azuis e prateadas, por exemplo, combinando com o restante da mesa). ;)

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Lu: uma boa dica a das bolinhas!!!! Outra que também é boa é prender berloquinhos ou um lacinho com cores diferentes em cada cálice de champanha para ninguém perder seu copo! Bjs

DENISE LUNA
Reply 1 de December de 2013

Estou tão embriagada pela beleza das fotos que não sei onde começar!
Que talento, bom gosto e criatividade. Vou copiar várias ideias, não só para o Natal mas para o almoço do meu aniversário, um pouco antes do Natal!
Bjs cariocas

Monica Pena
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci, que lindas mesas e arranjos.
As fitas de veludo envolvendo os...presentes! :) ...tocaram intimamente.
Obrigada!
Beleza em forma de carinho é tudo de bom!
bj'nhos a vc e Consuelo e, a todos do Salotto!
Desejo que o Espirito Natalino se perpetue em nossas vidas.

Maria Benincasa
Reply 1 de December de 2013

Que mesas lindas!! Quanto bom gosto! Ah, com certeza vou me inspirar nelas para montar a minha!! Grande presente vc nos deu MA, muito obrigada!
E Lady Consu sempre nos presenteando com lindas surpresas!
Um bj grande para todo o Salotto!

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Maria: o Salotto e a Consu merecem!!!!!!!

      consueloblog
      Reply 1 de December de 2013

      Awwwwnnnn!

Márcia
Reply 1 de December de 2013

Olá Maria Araci ,
te acompanho a muito tempo mesmo !!!! Rs.. conheci teu BLOG através do BLOG da LJ Linum ( é assim que escreve ? rs.. ) elas desativaram o BLOG , né ???
Então quero dizer que sempre gostei de TD que vc posta , e hj olha a con
icidência , deixei um cometário lá e deu certo ! Rs...
Chegando aqui na Consu , dei de cara v/ o teu POST , maravilhoso , c/ esas sugestões de Mesas de Natal , cada uma mais LINDA so que a outra !!!
Qdo . vi os pratos amarrados , na hora pensei , vou c
opiar , KKKK
Super Parabéns pelo extremo bom gosto !!!!!!!!!!!!!!!!
BJS Conso e Maria Araci,
Márcinha

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Marcinha: adorei a coincidência!!!! Continua me visitando!!!!

Mia
Reply 1 de December de 2013

MA,
De muito bom gosto as suas mesas, personalíssimas, acho ótimo, pois fogem do óbvio!
O capricho colocado na " produ" não passou batido. Assim como vc, também gosto de gérberas misturadas a outras espécies, astromélias são as que mais compro, pela durabilidade e pela variedade de cores.
Congratulations!
Bjk

teresa
Reply 1 de December de 2013

Também adoro mesas de natal! Confesso ser meio minimalista para arrumar mesas ao longo do ano, mas no Natal, abro a "lojinha" que é o armário das heranças, copos e pratos de família e ponho todos pra brilhar!!! Inclusive tenho esses pratos com borda azul e dourada, muito parecidos!!! Parabéns, consuelo e Maria Araci, e que lindas mesas apareçam nesse natal!
bjs

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci que mesas lindas! Minha preferencia é a mesa vermelha Vou pegar as dicas. Consuelo sempre com novidades nosso blog. Bjs.

Jovita Agra
Reply 1 de December de 2013

Consuelo, iniciar o mes com Mesas Natalinas nao poderia ser melhor. E com tres modelos, cada qual com um motivo, todas belíssimas nos mínimos detalhes -o que dizer entao das romas e flores vermelhas da terceira?! Parabens Maria Araci pelo talento e pelas belas fotos, vou tentar usar suas idéias para montar a nossa. Bjo carinhoso.

Ritinha Medina
Reply 1 de December de 2013

Oi MA,
ADOREI esse nosso presente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Difícil escolher a mesa de Natal q mais gostei.
Elas são um primor, como tenho certeza que é a casa toda.
Só fico imaginando as carinhas das netinhas, que devem ficar encantadas com todos os detalhes coloridos e brilhantes...
Ah! Essa avó, além de ser mega divertida, deve ter histórias e mais histórias prá contar de cada objeto q reside por lá.
Bjkas,

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Ritoka: este ano as netas não vem!!!! Então, a preguiça bateu e não vou fazer a árvore como sempre faço e que elas gostam de rever, a cada ano, os mil enfeitinhos que coloco. Vamos passar a noite de Natal na casa de minha irmã, então, aqui em casa só coloquei alguma coisa nos móveis e a guirlanda na porta. Vou postar depois em meu blog. Beijocas e continua te cuidando!!!

      Ritinha Medina
      Reply 1 de December de 2013

      Eba!!!
      Vou passar por lá prá espiar e me encantar...

Mia Athayde
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci,
Seu talento é muitíssimo bem empregado e por isso, talvez, se amplia a cada compartilhar! VIVA !!!
Muito lindas as tuas mesas!
Inspiradoras e cheias da alegria do Natal !!!!
Parabéns e muitíssimo obrigada pelas imagens e ótimas ideias.
Bjsssss

    Maria Araci
    Reply 1 de December de 2013

    Mia: que o Natal seja muito alegre, mesmo, para todos nós!!!

Martha Chagas Felix
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci, que bom te encontrar no Consuelo Blog, que curto e visito muito! Que lindas as mesas, parabéns! Tua louça com o friso azul marinho e dourado é igual a que minha mãe, Suzana Chagas, ganhou de casamento! Saudades de passar o Natal em Porto Alegre!
Um beijo, Martha

    Maria Araci
    Reply 2 de December de 2013

    Martha: que bom te ver por aquí, também! E a vida em Londres? Estou te seguindo no Insideout London, no Face. Bjs

      Martha Chagas Felix
      Reply 2 de December de 2013

      Que bom Maria Araci que estas nos seguindo! Já olhei teu blog e esta super! Estou adorando esta minha fase digital, reencontrando tantas pessoas queridas! Bjs, Martha

cezar
Reply 1 de December de 2013

Mesa bonita da mais fome!!!! lindas as fotos!

RENATA
Reply 1 de December de 2013

QUE CAPRICHO !!
QUANTA DEDICAÇAO E BELEZA.
UM BEIJO E FELIZ NATAL PARA TODAS E,
UM ESPECIAL PARA ARACI.

Célia
Reply 1 de December de 2013

Uau! Adorei! Parabéns Maria Araci! São lindas e com certeza vão servir de inspiração aqui em casa.... ;-)
Consuelo, tenho andado sem tempo de comentar, mas estou adorando conhecer um pouco mais dos talentos e das estórias do pessoal do Salotto. Muito legal!
Bjs a todos

    Maria Araci
    Reply 2 de December de 2013

    Célia: que bom que te inspirei!

    consueloblog
    Reply 2 de December de 2013

    Q bom!! Era a intenção mesmo! Bjs c

Camila
Reply 1 de December de 2013

Maria Araci, que presentão (de Natal) estas mesas. Muita alegria ver pessoas como vc e a Consuelo que adoram receber os amigos e compartilham com a gente dicas; amei a disposição dos talheres! Querida, se puder dar mais sugestões de como dispor os talheres, super agradeço e que seu Natal / ano novo, sejam cheios de felicidade e saúde!! Beijos, Camila

    Maria Araci
    Reply 2 de December de 2013

    Camila: uma boa idéia é amarrar os talheres tendo como base o guardanapo de tecido. Pega-se tudo junto! Outra idéia é usar potes, todos iguais, e colocar garfos, facas, colheres em cada um, com os cabos para cima e com uma etiqueta amarradinha num dos talheres identificando o que é!!!!! Bjs

Juliana Dequech Garcia
Reply 1 de December de 2013

Simplesmente maravilhoso, alias como tudo que voce posta.

Sandra Pires
Reply 1 de December de 2013

Mesas " fofíssimas", delicadas e inspiradoras, amei o espelho, as flores, os cristais com fitas nos lustres, enfim só tenho que agradecer a querida Consuelo e a Maria Araci . Desejo que toda esta gentileza retorne em bênçãos a vocês e suas famílias.
Abraços!
Sandra

Marly Papa
Reply 2 de December de 2013

Maria Araci , já sou uma seguidora do seu blog , eu adoro as suas portagens , as mesas estão maravilhosas , uma mais linda que a outra , o arranjo de flores esta maravilhoso , adorei as gotas , onde compra- las ???? Os laços no lustre tb deram um charme , vou dar um jantar de Natal , que este ano será aqui em casa , é p/ um grupo de amigas que se conheciam através de um trabalho de voluntariado p/ um orfanato e criamos o grupo as AVES ( amigas verdadeiras ) , somos mto unidas , qdo acontece algo mais serio que precisamos dividir , temos rapidamente reuniões extraordinárias , e todas deixam seus afazeres p/,dar sua opinião , escutar e ajudar e será pra elas que estarei oferecendo o nosso encontro de Natal , vou tentar usar algumas das suas idéias , dps eu posto aqui como ficou ??? Parabéns pelas lindas mesas e pelo carinho de compartilhar conosco , e faço as palavras da Patricia Nascimento as minhas , qta generosidade , obrigada Consu de nos proporcionar esta maravilha , bjks as 2,!!!!

    Maria Araci
    Reply 2 de December de 2013

    Marly: que teu jantar seja um sucesso com este grupo tão especial! Usa e a abusa das minhas dicas!!!

Mateus Habib
Reply 4 de December de 2013

Nossa, tudo um encanto!!! Me agrada como coisas simples, nada convencionais, podem mudar o astral e a cara da decoração. O que são os laçarotes vermelhos envolvendo a pilha de pratos? Que coisa mais linda.

Parabéns, MA. Post inspirador!!!!

Bjs

    Maria Araci
    Reply 5 de December de 2013

    Mateus: os laços fizeram sucesso!!! E é tão simples, não?!!!!!!

Rosa Virginia
Reply 5 de December de 2013

Estou sem palavras para expressar minha admiração !!

Velas, flores, fitas, caixinhas,anjos, toalhas especiais, colheres antigas, taças de cristal, louça tirada dos armários, e em torno destas mesas de Natal juntar todos os nossos amados, seja em suas presenças ou na nossa memória ... ah, isto tem um nome: felicidade !

Feliz Natal a todas !!

    Maria Araci
    Reply 5 de December de 2013

    Rosa: é este o meu desejo! Só alegria e felicidade neste Natal!!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *