Madeira, e seus novos usos…


Imagem do site Purilimp

Imagem do site Purilimp

Acho quase hipócrita dizer sustentável.  Por que tem que ser um conceito?  Na minha opinião deveria ser uma atitude, um comportamento impensado, natural, já absorvido na nossa rotina diária.  É lógico que não é, em tantos casos, sendo esta a razão para criar o conceito.

Sustentável quase nos faz sentir culpados.  Tivemos centenas de anos para desaprender a sermos sustentáveis e nos adaptarmos à era industrial.  Tudo parecia lindo no início.  Agora nos deparamos com o inevitável.  Salvar o planeta.  Pouco desta solução está nas nossas mãos.  Mas o pouquinho de cada um soma.  Isto também nós já sabemos.

Outra coisa que sei, é que se não for bonito, razoável e economicamente interessante, é difícil que uma idéia sustentável “pegue”.  Esta semana recebi dois releases bacanas de como usar madeira em produtos que em geral são de plástico.  Não vamos mudar o mundo com eles, mas são lindos, e quem sabe façamos a nossa parte…

NOVO

Como diz o press release, melhor do que eu poderia…

O novo Studio Design foi criado em 2011, pelos designers Luiz Otero e Ravi Atarian e pelo projetista Cristian Luiz, com o intuito de trazer inovações que tenham um espirito jovem e que sejam compilados de maneira ética dentro da sociedade e do meio ambiente. Além disso, a idéia central do Novo Studio Design é desenvolver soluções inteligentes, originais, boas ideias, preocupação social e com seu consumidor e principalmente sustentáveis. Luiz, Ravi e Cristian sentiam essa necessidade em mostrar ao mercado que a junção desses itens poderia render grandes resultados.

Todos os produtos são desenhados e produzidos no Brasil.

 

01 foto vista case

frente montagem

novo

Esses skins com grafismos exclusivos são fruto de uma parceria entre o Novo Studio Design e Estúdio Emprestado, do qual o grafiteiro Ots deu o ar de sua arte em nosso produto.

Esses skins com grafismos exclusivos são fruto de uma parceria entre o Novo Studio Design e Estúdio Emprestado, do qual o grafiteiro Ots deu o ar de sua arte em nosso produto.

 

Todos os produtos são vendidos através da loja Online ou na página do Facebook.

YERIK

Como diz o press release (gostei deste sistema (rsss) mais fácil e não erro o portuga!): Nascidos a partir de galhos de madeira reflorestada, os óculos Yerik trazem conforto e estilo singular aos aventureiros natos que contemplam a natureza e sua liberdade.

Em russo, Yerik significa “Apontado por Deus” por isso a proposta da marca é unir a energia da madeira à exclusividade do trabalho manual, apostando em modelos confeccionados em quantidades limitadas.

image002 image004 image006Compra-se online AQUI.

  • February 03, 2013
  • 0

31 Comments

Luciana R.
Reply 3 de February de 2013

No q diz respeito a brinquedos, evito os de plástico. Principalmente os daquela marca espanhola que impera aqui na Itália (C_ _ _ _ o). Tem muitas empresas francesas, holandesas e alemãs fabricando brinquedos lindos, sustentáveis e para minha surpresa, pelo menos no setor infantil, a diferença de preço varia de 10-30% em relação os de plástico.

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    Vc vê o q digo...mas a qualidade tem o seu preço. Se conseguissem chegar a 20% de diferença, acho q em geral a população abraçaria as opções de madeira. Vc concorda?
    bjs
    c

Cat
Reply 3 de February de 2013

Achei a idéia interessante

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    Que bom! Obrigada e bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 3 de February de 2013

Eu faco a minha parte, por menor que seja...Bjs..
p.s.Adorei os oculos de madeira!

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    Oba!! bjs c

Maria Carolina
Reply 3 de February de 2013

eu tbm faço a minha parte, mais convenhamos que as armações do oculos ficaram divinas, e as capinhas ficaram bem charmosas!
http://www.blushnacozinha.blogspot.com.br

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    Isso que digo. O valor estético tem q ser ótimo. O preço pode ser só um pouquinho mais alto, para funcionar.
    bjs
    c

Camila Gomes
Reply 3 de February de 2013

Olha Consuelo, acho que inicialmente a ideia de sustentável era bacana, mas ficou limitada a um conceito de ecologia. E eu vejo que ele está dentro de uma ideia maior, de convivermos melhor com cada vez menos e assim não gerar impacto grande no ambiental. O que adianta uma pessoa comprar uma case de madeira e trocar de iphone a cada lançamento (que é uma jogadinha de mercado, convenhamos...) ou optar por um óculos de armação de madeira e encher o guarda roupa com aquelas camisas de poliester chinesas das lojas de departamento? Lixo tecnológico já é um problema em muitos países de primeiro mundo e o poliester do plástico que muitos ambientalistas acham que o problema do planeta, usando seus gadgets para passar suas noticias e ao mesmo tempo vendo em tempo real as novidades do proximo galaxy (para não dizer que só falei da apple), pois este já está muito ultrapassado.

Ser sustentável é difícil e engloba coisas muito maiores que uma camiseta com algodão orgânico. Ainda mais num sistema capitalista e cheio de conflitos de ideias. Menos hipocrisia, mais ação.

beijos!

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    Viu só como é complicado?... Obrigada pelo depoimento!
    bjs

    c

Carlos
Reply 3 de February de 2013

Oi, Consu,

mas será que os óculos são leves?
Bom domingo! Abraços,

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    Realmente não os provei, mas vc pode perguntar o peso no site. bjs c

    Isabella
    Reply 3 de February de 2013

    eu tenho uns óculos, acho que do Herchcovitch, que também são de madeira. e sim, são levíssimos!

Luciene Felix Lamy
Reply 3 de February de 2013

Fugidinha no domingo para conferir as novidades do ConsueloBlog!
Como sempre, um post inusitado! Adorei essas ideias.
Salvar o planeta é zelar por nós mesmos e nossos descendentes. ;)
Embora já seja muito conhecido, para quem ainda não viu, vale a pena conferir: http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
Beijos,
lu.

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    obrigada LU! bjs c

Edna
Reply 3 de February de 2013

Consuelo...
Mas como são poucas as empresas que realmente se dizem ecologicamente corretas,fica dificil, o consumo responsável..., mas uma hora viramos gente grande...
Tenho tentando fazer minha parte...eu mesma tenho um óculos de madeira da WSÜN super leve...e um relógio da WEWOOD, uma marca de Florença, esse sim, 100 por cento de madeira reciclada..., e a cada relógio vendido uma arvore é plantada...
http://www.wewoodbrasil.com.br/index.php?route=information/filosofia

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2013

    Obrigada pela contribuição Edna! bjs c

Michelle Moltini
Reply 3 de February de 2013

É uma pena que poucos se destacam com esta consciência, a competitividade da indústria do plástico inibe novos produtos e/ou projetos que deveriam ser mais valorizados, porém, ainda surgem com muito valor agregado.
Acredito na inovação e espero em breve estarmos mais atentos a esta consciência em nossos consumos!
bjs bjs.. saudades!

Estêvão Toledo
Reply 3 de February de 2013

CSj4me,
Uma pessoa sustentável é o tipo de pessoa que realiza atitudes que se sustentam por si só, ou seja, não é necessario que haja uma outra atitude para resolver os ecos negativos que a primeira atitude gerou.
Por exemplo: Cortar uma grande quantidade de árvores a ponto de os animais daquele lugar serem obrigados migrar dalí para sobreviver, e ter que recolher este homeless em algum lugar. Ou então, Você brigar com seu vizinho e apartir disso,ter que construir um muro altíssimo para não ver a cara do sujeito. Estes dois exemplos são marcados de atitudes insustentáveis pois é preciso tomar uma segunda ação para corrigir os reflexos da primeira, ou seja ão se sustentam são issutentáveis.

É um tema realmente complicado... sustentabilidade está muito mais próximo de nós do que imaginamos, ás vezes ficamos pensando em salvar a amazônia ou os indio kaiowas e esquecemos da responsabilidade que nos toca quanto a nossa relação pessoais de respeito e educação, através de nossos pequenos e simples atos diários, do tipo dar bom dia , boa tarde, com licença, obrigado, esperar nossa vez, respeitar, pagar e agradecer adequadamente por aqules e aquilo que nos rodeia.
No meu trabalho 4 ex., realizo o Slow Design, realmente não gosto e ter que trocar de telefone a cada lançamento da Apple, porque eles trocaram o sistema ou algum tipo de encaixa que me impossibilita de compartilhar com os programas atuais e consecutivamente com os outros. Então penso num design que permanecerá por muito tempo, longe das intempéries da moda, ou seja, dificilmente um móvel de minha criação ficará obsoleto. Mas para não ser um sujeito insustentável aqui no Consuelo blog, pra quem se interessou no assunto falo um pouco disto no meu blog, dá uma olhadex: http://estevaotoledo.blogspot.com.br/2012/09/de-tracos-abertos-baba-vacaro-amigos.html
Beijinho muitos sutentáveis estaladinhos pra vc que me leu !!!!
Es†ê.

    consueloblog
    Reply 4 de February de 2013

    Oh Estê,
    Que raciocínio mais interessante!!!! Obrigada por tirar do teu tempo pra isso! Obrigada! Bjs c

    Andrea - Curitiba
    Reply 4 de February de 2013

    Grande texto, Este! Ja te disse antes que acho tuas pecas lindas de morrer!! Estao na minha wish list!Bjs..

      Estê Toledo
      Reply 4 de February de 2013

      Querida Andrea,
      que bom saber, és uma mulher de muito bom gosto...hihihihi...
      Quando quiser fazer sua mudança da wish list para a reality list, pode falar comigo que prometo que te dou uma ajudinha especial!!!
      Este texto escrevi ontem final da noite, com sono, cheio de erros de portugues e concordâncias, ou descordâncias como queira, já que por aqui, não temos o direito de apagar... assim como a VIDA é... "Viver é escrever sem borracha" (Costanza Pascolato.) ... Sei que não foi ela que disse esta frase, mas por aqui é assim, se foi a Mamisa que escreveu o pessoal lê com mais atenção.
      Observação do Blog.
      Eu noto que todo mundo que começa a escrever seus primeiros comments por aqui, posta, e depois quando relê o que escreveu pensa "Nossa, o pessoal deste blog bacanérrimo vai achar que sou uma total analfabeta que estudou pelo método mobral!!" O vovô viu a uva... e posteriormente escreve pedindo desculpas, achando que por isso vamos mudar de idéia, mas não mudamos ..kkkkkk.... (não vai me bater por causa deste comentário, OK CSj4me?)
      Beijos, Beijos e + beijos...

        consueloblog
        Reply 4 de February de 2013

        Adorei este teu comentário por várias razões...a vida n tem borracha (so true), q quando é a Papisa que apita ninguém mais o faz... e q n se pode corrigir os comentários...N sei porque...Todo mundo deveria ter o direito..Até o Facebook dá... Mas isto é coisa do Wordpress, não euzinha...
        Desta vez n fiquei brava não...rsss
        bjs
        csj4u
        PS Tá todo mundo já fazendo Iupiii pelo feriado? Adoro Iupiiiiiiiiii, e ninguém mais usa, so o nosso mascote Roquito!

          Estêvão Toledo
          4 de February de 2013

          Iupiii Csj4me!!!
          Feriados são sempre muito bem vindos aqui em casa, e o Roquito adora. Mas agora estou dando consultoria de investimento por lá...
          Se vc não entendeu nada, e quer ficar por dentro just follow me Estevao Toledo on instagram !!!
          beijo for every1 !!!!

          consueloblog
          4 de February de 2013

          Já tou following, faz um tempinho... bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 4 de February de 2013

Ainda tenho muito que aprender sobre essa questão. Me preocupo muito com o desperdício de uma maneira geral, isso realmente me incomoda terrivelmente.
Adorei a novidade da parceria, parabéns para o parceiro e para você! bjk,AL

    consueloblog
    Reply 4 de February de 2013

    Também a mim me incomoda tremendamente!
    Esta não é uma parceria mas sim um modo de falar de estilo enquanto abraçamos, talvez, mais uma árvore, e respiramos melhor!
    bjs
    c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 4 de February de 2013

      Entendido agora! Thanks & XXX,AL

Janisete Miller
Reply 5 de February de 2013

Realmente, Consuelo, deveria ser uma atitude diária nossa. Produção e consumo são tópicos que merecem uma profunda reflexão. É assustador o consumo desenfreado e a inversão de valores que vemos atualmente. Acho importante beleza e qualidade – até porque esta questão toda de obsolescência programada e descarte ultra rápido de quase tudo é também assustadora – mas como muitos aqui colocaram muito bem, bom senso, equilíbrio, parcimônia e ética (inclusive ambiental) são fundamentais em tudo na vida e consumo responsável ou consciente é uma busca constante de todos nós, não é mesmo?
BTW, gostei dos óculos de madeira.
Você já leu um livro chamado “Overdressed: the shockingly high price of cheap fashion”? Tenho curiosidade em ler.
bjs

    consueloblog
    Reply 5 de February de 2013

    Não li nem conhecia...Muuuuito interessante o conceito! Vou procurar! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *