Luciene Felix Lamy, mitologia é com ela!!


Parte I - 1ª foto

Parte da gangue em Roma.  Sandra, Laura, Luciana, Luciene e Cassandra

Parte da gangue em Roma. Sandra, Ana Laura, Luciana, Luciene e Cassandra

Semana passada fui encontrar uma das primeiras amigas do Salotto, a Luciene Felix Lamy (muitos de vocês devem conhecê-la através de seus fantásticos comentários).  Ela teve uma idéia genial!!  Fazer um curso de mitologia na incrível Galleria Borghese em Roma onde explica o contexto das emocionantes estátuas de Bernini e Canova através de seus mitos.  Foi uma manhã linda e iluminada…e não estou falando sobre o clima!

A experiência foi incrível!!  Poder ver estas maravilhas e entender o por quê daquela cena, no contexto dado por Luciene com grande cultura, sabedoria e humor, é algo de fantástico e único!!  Recomendo muuuuito!!  Deve ter outro curso em Maio de 2014.

A Luciene montou um post para contar tudo que fizemos.  Está aqui!

Curso de Mitologia Greco-Romana na Galleria Borghese

A Galleria Borghese em Roma

A Galleria Borghese em Roma

Finalmente, aqui está o tão esperado post de nosso Curso de Mitologia Greco-Romana na Galleria Borghese, em Roma, acompanhados pela querida professora Luciene Felix Lamy, eu! Rssss!! Para todos que estavam na maior expectativa, mais curiosos que Pandora diante da famosa “Caixa”, eis os registros de nossas aventuras. 

Parte I - 2ª foto

Esse é o portal da Villa Borghese, onde fica o Parque que abriga o Museo/Galleria de mesmo nome. A águia, ave-símbolo de Zeus (Júpiter/Jove), presente em toda parte, é Brasão da família.

Parte I - 3ª foto

Berço da cultura do Ocidente, a Itália continua arrebatadora, sempre me surpreendendo mesmo!  

A magia de viajar para participar de um Curso de Mitologia Greco-Romana num lugar privilegiadíssimo como esse é que realizamos TODAS essas propostas simultaneamente! Reunimos cultura (de elevada erudição!), lazer e consumo também, de um Bem inestimável, imperecível e da melhor qualidade, para nossa Alma!

Parte I - 4ª foto

E a “fessôra”, com sua amiga de infância que mora em Roma, Luciana Migliaccio, chegando para o trabalho!

Parte I - 5ª foto

SONY DSC Vamos à experiência única, inesquecível. O grupo é seletíssimo! Na foto acima: Luciana Migliaccio, Sandra Regina Gorski, Ana Laura Migliaccio, Kika Repetto, Consuelo, eu, Luciana Rodrigues, Cassandra Martins Gulin e Bia Lombardi. Contamos também com a presença do Christian (marido da Luciana Migliaccio) e do filhinho deles, Luca Marzilla. 

 

Durante o percurso na Borghese, “o museu dos museus”, vamos sendo transportados para outra dimensão, a gente vê, sente, flutua entre os deuses enquanto conto os relatos por trás das impressionantes esculturas de Antonio Canova e Gian Lorenzo Bernini, dentre outros.

Parte I - 7ª foto

photo 2 photo 3-2 photo 4

O mito por trás desse estupendo Bernini, produzido entre 1621/22, “O rapto de Prosérpina” (que se chama Perséfone na mitologia grega) explica o ciclo das estações do ano, revelando uma das maiores dores humanas que no paganismo, diferente do cristianismo, é a dor da mãe que perde a filha, raptada pelo poderoso e riquíssimo deus do reino dos mortos, o Hades (Plutão). 

Parte I - 11ª foto

Também explico como o irmão, Zeus o convenceu a “aceitar” presidir o reino do subterrâneo e porque ele é tão rico! Ele fará da jovem Perséfone, filha da deusa da agricultura, Deméter (Ceres), sua rainha. Acompanhando-os, está Cérbero, o atento cão de três cabeças que vigia para que os mortos não saiam e os vivos não entrem no reino de Hades.

Parte II - 1ª foto

Afresco gigantesco com cenáculo da Ilíada de Homero: Zeus/Júpiter o senhor do Olimpo está iluminado, ao centro, rodeado de divindades envolvidas na guerra de Tróia (Ílion) e, logo abaixo, os heróis Heitor, Aquiles, Ajax e outros. O que desencadeou a guerra mais famosa da humanidade? 

Parte II - 2ª foto Parte II - 4ª foto Parte II - 3ª foto

A maior concentração de Caravaggios por metro quadrado, “azaluna pira”, rsrs.

Sala do Caravaggio

Sala do Caravaggio

 Eis a Sala de Sileno! Foi por tê-lo acolhido que o rei Midas ganhou de Dioniso (Bacco) o presente de pedir o que quisesse e ele quis transformar em ouro tudo o que tocasse. Tudo? Tudinho: até a filha, ao abraçá-la, até mesmo o que pegava para comer… Bem, claro que isso não vai acabar nada bem. Mas vou parar por aqui, rsrs!

Parte II - 6ª foto

Aqui, a Sala de nossa anfitriã, Paolina Borghese Bonaparte, a magnífica Vênus Victrix por Antonio Canova (sim, o original está mesmo no Louvre).

 photo 1-2

 No site da Galleria lemos que: “No final do século XVII a família Borghese teria uma coleção de cerca de 800 pinturas e uma das mais famosas coleções de antiguidades em Roma, além de um enorme mercado imobiliário. Foi precisamente a coleção arqueológica que aumentou o interesse de Napoleão Bonaparte, cuja irmã, Paolina (1780-1825) se casou com o Príncipe Camillo Borghese (1775-1832)”.

Parte II - 7ª foto Parte II - 8ª foto Convidei pessoalmente a atual princesa Camilla Borghese (na faixa da ‘autonomia existencial’ e dona de uma beleza estonteante), descendente de Paolina e apreciadora de meus artigos de Filosofia e Mitologia Greco-Romana, que lê quando está no Brasil!!  Fiquei honrada!

Parte II - 9ª foto

Muito solícita e distinta, ela pediu que telefonasse quando chegasse a Roma, se dispondo a ajudar no que precisasse. Devido a compromissos assumidos nesse horário, dessa vez, ela não pôde mesmo participar.

Quando fui abrir o e-mail onde ela me convidava para um aperitivo, já passava da meia-noite. Me desculpei pela desatenção e respondi sugerindo o sábado, quando retornaria de Florença, mas Camilla tinha um casamento para ir e propôs o domingo. Ah, era o dia da volta: “Ritorno oggi in Brasile”.   Agendamos para Maio!!! 

photo 2-2

 Bem, o Amor é tema recorrente em nossas vidas e, portanto, nos mitos. Depois de uma boa base (desde a evolução do homem primitivo com interdito de incesto, enterro dos mortos, descoberta do fogo, cultivo da terra, domesticação do cavalo e etc.), passo às Salas e vou contando as estórias: a escultura de Apolo e Dafne fala da origem do amor não correspondido e explica que os louros que coroam a vitória foram adotados pelo deus Apolo em homenagem a ninfa Dafne, que por ter recebido de Eros (Cupido) uma flechada de bronze (e não de ouro!) se recusou a amá-lo!

photo 3

E vimos também um pouco da escultura do Hermafrodito (só as costas e o bumbum), que estava interditado… Mas aqui, uma imagem e a lembrança do mito que narra sua origem: o da ninfa Sálmacis que apaixonada pelo belo rapaz e rejeitada, esperou ele entrar no rio e mergulhou em seguida agarrando-o com toda força, pedindo aos deuses que os fundissem num só.

 Parte II - 11ª foto

Conta-se também que é filho de Hermes (Mercúrio) com Afrodite (Vênus), que conquistou a deusa do amor e da beleza quando disse que adoraria estar no lugar de Ares (Marte) quando eles foram flagrados pelo marido traído, Hefestos (Vulcano). A deusa sentiu-se envaidecida com esse comentário e concebeu o Hermafrodito com o mensageiro dos deuses. 

Parte II - 12ª foto

 Aqui, Enéas foge de Tróia carregando nas costas, seu pai, Anchises, já idoso. Atrás deles, seu filhinho Ascânio. Essa obra retrata também as três idades do homem: infância, maturidade e velhice. Dessa linhagem nascerão os gêmeos Rômulo e Remo (reparem eles no detalhe, nas mãos de Anchises), fundadores de Roma. O mito diz ainda que Anchises gerou Enéas com a própria deusa Afrodite!!!

Parte II - 13ª fotoDepois de duas horas e muitos lindos mitos saímos.

Parte II - 14ª foto

Cassandra assina a Lista de Presença…

Parte II - 15ª foto

Kika ganha sua Apostila… 

Parte II - 16ª foto

Sandra recebe o Certificado e…

Bia, a vencedora do concurso para ir à Roma assistir ao curso!

Bia, a vencedora do concurso para ir à Roma assistir ao curso!

 Bia, toda orgulhosa, exibe o seu: agora, sim, prêmio totalmente entregue! Pode providenciar a moldura, Bia. Mas, calma que a “experiência única, exclusiva e inesquecível” ainda não acabou, tem mais…!

Agora é a hora de passearmos pelas alamedas do Parque da Villa Borghese, dando uma paradinha aqui e ali porque tudo é lindo e convidativo mesmo.

SONY DSC SONY DSC

SONY DSC

Parte III - 1ª foto Parte III - 2ª foto Parte III - 3ª foto Parte III - 4ª foto Parte III - 6ª foto

 

Já estávamos sendo aguardados no restaurante Casina Del Lago onde fomos recebidos com um prosecco de “Boas Vindas” e uns petiscos (mini tramezzini, bruschettine e mini pizza) enquanto íamos escolhendo os pratos: saladas, massas e outras opções leves e gostosas.

Parte III - 7ª foto

Consuelo e Bia

Consuelo e Bia

Kika

Kika

Parte III - 11ª foto

O brinde!

O brinde!

Parte III - 13ª fotoLuciana Rodrigues, querida amiga do Salotto que também mora em Roma.

As especialidades do dia!

As especialidades do dia!

Hmmmm!

Hmmmm!

Enquanto almoçávamos, aproveitei para contar mais dois mitos: o de Eros & Psique que fala qual é a condição “sine qua non” para o amor e o da Medicina, que abriga na linhagem o deus da saúde, da profecia e da harmonia, Apolo (Hélios), o centauro Quíron e Asclépio (Esculápio), que é de quem descende o “Pai da Medicina”, Hipócrates!

Parte III - 15ª foto

Bem ao lado do restaurante Casina Del Lago, esse espetáculo! Asclépio, que se chama Esculápio na mitologia romana, ladeado por suas filhas Higea e Panacea.

SONY DSC SONY DSC

Então, conseguiram traduzir direitinho o frontispício? É um grego bem arcaico e quem participou já sabe! Ele porta o caduceu, envolvido por duas serpentes.

Parte IV - 1ª foto Parte IV - 4ª foto Parte IV - 3ª foto Parte IV - 2ª foto  Christian e seu filho, Luca Marzilla, foram espertos em aproveitar para um passeio completo!

Parte IV - 6ª foto

 

Parte IV - 5ª foto Parte IV - 8ª foto

Parte IV - 9ª foto

E, em Roma, finalizamos assim essa nossa experiência: com uma dose cavalar de injeção da mais pura apolínea medicina, harmonizando tanto nossos corpos quanto nossas Almas. Mas… Opa! Teve uma canja!!! 

Parte IV - 10ª foto

No dia seguinte, a narrativa das aventuras do herói Perseu, filho de Zeus com a princesa Danae, que foi fecundada com… uma chuva de ouro!!!

É aqui, em Florença, que Perseu recebe a todos, trajando as sandálias aladas de Hermes (Mercúrio), o elmo e a espada forjada pelo ferreiro divino Hefestos (Vulcano) e ostentando com imponência a cabeça da Medusa. Tudo muito bem explicadinho, nos mínimos detalhes!!!

 É MUITA, muita informação em pouquíssimo tempo. Com uma didática bem simples, expliquei a transição da MAGIA para o MITO, do mito para o RITO e do rito para a RELIGIÃO, espero de forma clara e inesquecível: a lua é nova (magia!) porque está em “hierogamós” (união sagrada) com o sol. Esse é o mito, a “leitura” que os povos antigos contavam. E nós nos casamos até hoje, com aliança, testemunhas e tudo para atualizar, através desse rito, o mito que nos religa a magia. Ah, Bendita Lua Nova!!!

 Tudo isso está registrado na apostila que distribuí (mais de 60 páginas!), preparada especialmente para a ocasião, ou seja, puderam guardar o conhecimento na Alma e levar também para casa! 

A próxima Turma deverá acontecer em MAIO de 2014, durante duas manhãs, vamos nos organizando para outro Curso e mais “extras” em Firenze!

E só para terminar esta experiência incrível, fomos comer uma pizza no Rocco e ver Florença “lá de cima”!!

IMG_6875 Salottinho1

Foram dois dias incríveis!!

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas de Roma…
July 28, 2017
Passeando pelo bairro de Trastevere em Roma!…
July 26, 2017
Qual a viagem ideal para cada signo?…
June 26, 2017
Roma, Picasso e Chez Dédé através do olho de 3 ilustradores…
June 20, 2017
Qual o vestido de noiva ideal para o teu signo!
May 15, 2017
Visitando a Embaixada brasileira em homenagem a dois membros da família Portinari
April 24, 2017
Palazzo Farnese em Caprarola, um palácio de conto de fadas!
March 20, 2017
Previsões para 2017!!! Pela Prof. Luciene Felix Lamy
January 02, 2017
Meu mapa astral… parte 2
August 09, 2016

92 Comments

Ana Laura Rabelo
Reply 13 de September de 2013

Uhu! Que emoção! Parabéns Lu e às participantes. Experiência Linda! bj, AL

    maria valéria de moraes
    Reply 13 de September de 2013

    Estou encantada com a vila, e com tudo que aprendi hoje através de vocês.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Emocionante será ter você conosco, Ana Laura querida! ;)
    Sim, amiga: foi uma experiência inesquecível... Já deixou saudades.

Adrianne
Reply 13 de September de 2013

Espetacular !!!!! Dizer que achei o maximo ainda eh muito pouco... Parabens, queridas, voces arrasam!!!!

    Ana Laura Rabelo
    Reply 13 de September de 2013

    Saudades Dri!!! bj,AL

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    O máximo é dar de cara com seu comentário, Dri! \o/

Alexandra
Reply 13 de September de 2013

Meu Deus! Estou com lágrimas nos olhos diante de tanta beleza......
Imagino o que seja tudo isso ao vivo e com uma "guia" tão, tão especial.
Lú amada (e super linda nos looks), só o post já é uma aula (assim como sempre são seus comentários), então....quanta riqueza deve conter as 60 páginas primorosamente preparadas....
O dia deve ter sido realmente muuuito especial (além do que a imaginação possa criar), pois arte sempre alegra os olhos, enriquece a alma e aquece o coração não é mesmo?!
Feliz por ter dado tudo mais que certo, pelo encontro de vocês ter sido de uma energia boa (dá pra perceber nas fotos) e por ter gerado já um novo projeto.....quem sabe desse eu não participo....começando a sonhar já....rsrsrs
Beijos imensos. Meu dia será mais bonito hoje....

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Os looks, aprendi aqui, no ConsueloBlog!
    Ainda bem que aprovaram, senão adivinhem de quem seria a "culpa", rsrs.
    SIM! Comece a sonhar já: envie um e-mail para a Lourdes (que é um amor) e peça para ela planejar toda sua viagem, para ir parcelando e, quando chegar lá, já estará tudo em ordem. Por incrível que pareça, nem é tão onerosa essa viagem.
    E, Florença é TUDO!
    Nossa vida é + bonita pq você existe, Alexandra! :)

      Alexandra
      Reply 14 de September de 2013

      I love you!

A.Maria
Reply 13 de September de 2013

Consuelo, estou maravilhada , você a cada dia nos apresenta coisas espetaculares ,é sempre um prazer ler o seu blog e acho que sua responsabilidade para com o seu ´publico ` cada dia aumenta mais , pois você está nos acostumando muito mal , trazendo cultura e beleza para o nosso dia a dia .Obrigada!!!!!!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2013

    Obrigada!! Realmente levo isto tudo muito a sério, pois recebo tudo de volta. Bjs c

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Consuleza não é apenas um rostinho bonito, rsrs.
    E, menina, vc não faz ideia de quantas fotos de afrescos deixei de fora só para não "crowdiar o pico", rsrs.

Mia Athayde
Reply 13 de September de 2013

Que começo de dia, sexta feira 13, literalmente D I V I N O !
BOM DIA deusas e deuses da vida!
Parabéns a vc, querida Lu pelo sucesso, pela grandeza de espírito e pela forma tão feliz de dividir seu conhecimento!
Ler este post hoje, deu uma alegria especial a minha manhã além de muita água na boca pelo que foram estes 2 dias.
E, porque não, caraminholas na cabeça pensando em maio/2014?
Adorei, Lu!
Muito bacana e generosa a sua parceria, Consuelo !
Beijosssss :)

MARIA BENINCASA
Reply 13 de September de 2013

Que Maravilha!! Parabéns pelo curso Lu. Desfrutar de todo esse seu conhecimento é mesmo um presente dos deuses! bjs

Cassiano Lopes
Reply 13 de September de 2013

Não sei qual é o adjetivo mais correto para descrever o meu sentimento em relação à esse post... Portanto, vou ficar quietinho, admirando mais uma vez essas imagens belíssimas do melhor e-learning que tive na vida! Parabéns à Bia (AMEI A TATTOO!), à nossa amada Consuelo e é claro, Luciene - posso imaginar a sua paixão em compartilhar tanto conhecimento. Bjocas e bom fds! Cassi.

Maria Araci
Reply 13 de September de 2013

Agora li com calma e vi as fotos na ordem certa no PC. O meu iPad pirou hoje e tudo está misturado, as fotos fora de ordem , legendas trocadas. Será que os deuses do Olimpo não estão de bem comigo? Mas... que maravilha esta experiência de voces!!!! Mestre Lu que invejinha de não estar aí!!!!! Parabéns, parabéns!!!! E o dia e o céu?! Dos deuses!!!!!!!!!!!

Luciana Rodrigues
Reply 13 de September de 2013

Meninas,

Acredito piamente que o universo conspira a nosso favor. Tenho a impressão que nem sempre basta estar na hora certo no lugar certo, mas às vezes é necessário também um empurrãozinho a mais do destino.
Estava aqui no maior tédio de férias adiadas, fazendo uns bate-volta para visitar amigos, etc. Quando recebo um e-mail da Consuelo, porque a Lu queria me convidar para o curso.
Aceitei (quase) imediatamente, convoquei babá, marido, fiquei de olho no relógio porque às 17h tinha reunião na escola da filha mais velha.
A nossa "fessora" linda e elegante, desfilou pela Galleria Borghese num saltão vertiginoso. Só as deusas conseguem uma caminhada elegante mesmo após horas em cima do saltão.
A Lu tem uma didática fantástica. Quando contei ao meu marido como foi a aula da Lu, ele me disse que ela deve ser um "Luciano De Crescenzo de saias".
Fico feliz por ter sido agraciada por essa oportunidade.
Lu, vocês arrasaaaaaaaaaaaaaa
Salotto: parcelem no Mastercard, mas venham na próxima edição do curso, porque vale muitooooo a pena. Uma daquelas experiências para lembrar pela vida toda.
Consuelo: é uma super fofa! Tudo isso que a gente conhece via blog... Obrigadaaaaaa, querida!

Um beijo para o grupo. Todos simpáticos e fofos. A Bia tava com um lindo sorriso de felicidade por ter sido a vencedora.

    Julian@ .. Gyn
    Reply 13 de September de 2013

    Ia justamente comentar se a Lu - da foto - era você, minha querida colega de "blogs".
    Achei o máximo você ter ido, Lu, e agora poder te conhecer, mesmo que através de foto, um pouquinho mais.
    Bjos, querida!

    Juliana Toledo
    Reply 13 de September de 2013

    Lu obrigada por descrever toda a sensação pré e pós curso. Também acredito que o universo conspira a nosso favor. E como conspira! Estou encantada com todas as imagens e por ter a oportunidade de aprender um pouquinho mais aqui no blog. Adorei seu comentário! Mas quem deve ter adorado mesmo a visita ao museu foram Zeus, Volcano, Ares com tanta mulher bonita nesse grupo! Bjs Jú.

    Maria Araci
    Reply 13 de September de 2013

    Luciana: entrei em teu site. Que bom que é!!!!!!!! Que bom morar em Roma e encontrar com as meninas para este programa que foi divino!!!!!!!! A alegria de voces brota das fotos!!!! Bjs

      Luciana Rodrigues
      Reply 13 de September de 2013

      Obrigada :-)

        Ana Laura Rabelo
        Reply 13 de September de 2013

        Oi Luciana! Que linda você é! também gostei muito do seu blog! Foi ótimo poder ver seu rostinho. bj,AL

    Andrea - Curitiba
    Reply 13 de September de 2013

    Luciana, prazer em te conhecer!!!!!!!!!!Bjs.......

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Luciana, somos afortunadas!
    Adorei tê-la entre nós, amiga! Que sonho...
    Muito, muito obrigada por seu caloroso testemunho. :)
    Beijos mil nas meninas lindas que a aguardavam em casa.
    Em Maio, tem mais, viu? Fiquei "devendo" o 1º andar!
    Deus te abençoe e à toda sua bela família,
    lu.

Maria Vilma
Reply 13 de September de 2013

”Muitas vezes penso que sei algo, mas toda vez me engano porque o mundo é cheio de novas descobertas.” (Rui Barbosa).
Luciene, que coisa extraordinária!!! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos com todos nós!.. Este post deixou a minha alma um pouco mais jovem e sonhadora com relação a 2014?!?!...
Um grande beijo! Vilma
PS: Que surpresa! Não sabia que você era assim, tão... tão Afrodite!!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    De uma Alma jovem e sonhadora, é tudo o que precisamos!
    Ô amiga, distanciam-se, cada vez mais, os tempos de Afrodite... Agora é Hera mesmo, enquanto Geres não se instala de vez, rsrs.
    Beijos mil,
    lu.

G. Del Carlo
Reply 13 de September de 2013

q delicia de fotos! saudades da pizza do grande Rocco! kkk

C, achei aqui mais adequado para lhe perguntar, gostaria de saber sua visão sobre esse assunto: http://bit.ly/17Q5Bx8
Várias vezes vem aparecendo na mídia, mas queria a visão de quem trabalha com isso, tem uma história/legado com moda etc. se vc não se incomodar, claro :3 de boa! thx e beijos!

    consueloblog
    Reply 14 de September de 2013

    Oi Gabi, acredito q esta n é uma questão de moda e sim de lei, a qual eu não sou experta...bjs c

    Luciene Felix Lamy
    Reply 15 de September de 2013

    Olá, Gabi,

    Queira perdoar a intromissão, amiga, mas fiquei intrigada com a questão apresentada e gostaria de manifestar minha 'doxa' (opinião), que não é necessariamente uma 'doxa alethés' (opinião que traduz "a" Verdade).

    Caçamba! 300, hein? Onde é que foram arranjar tantos "Antinous"? rsss.
    Na antiga Grécia, quando uma mocinha ou um rapazinho era convidado a posar para um escultor (hoje pode ser um campanha publicitária - não há nada de novo sobre a Terra, já disse o Sábio rei Salomão), por exemplo, sentia-se absurdamente envaidecido e grato: não era ele (exclusivamente por ele) que estava sendo chamado, mas pela "divindade" que o habitava. Que Glória!

    O episódio da funcionária que processa a empresa porque esta lhe "impede" ou "proíbe" de usar seus trajes religiosos (o jihad, nesse caso) é de uma deturpação aviltante e ardilosa por parte da denunciante.

    Explico. Nem se trata do embate "clássico dos clássicos": minhas convicções ético/morais/religiosas X O Estado, mas de impor ao empregador as indumentárias de minha opção religiosa.

    Não considero justo, honesto da parte dela. Suponhamos que fosse adepta do candomblé, ou ainda, como Diógenes de Sínope, uma "Cínica"*, por exemplo. Como é que ficaria? Iria trabalhar vestida num 'tríbon' (espécie de coberta que serve tanto para vestir-se quanto para dormir)?

    O embate SÉRIO entre a Lei Divina (Thémis) e a Lei dos Homens (Diké) está em Antígona, legado pelo premiadíssimo e pioneiro tragediógrafo grego Sófocles (496 a.C.).

    Em “Antígona” (441 a.C.) nos deparamos com uma abordagem mítica e lógica (mitológica) sobre esse terrível dilema humano que sempre nos assolará, até hoje. Ser atemporal não nos surpreende pois a principal característica do mito é sua inestoriabilidade, ou seja, um processo contínuo, um incessante vir-a-ser.

    A sophrosyne (nada em excesso), a justa medida, o métron grego não dá conta de evitar o embate entre Thémis e Diké quando estas duas concepções de justiça se apresentam ao homem em oposição. Heroína, Antígona enfrenta isso, com a verve indômita que sua nobreza exige (e paga um preço muito alto por fazer questão de obedecer as leis divinas ao invés de acatar as de seu tio, o rei Creonte, que personifica as leis dos homens), o que não é o caso da moça: ela TEM OPÇÃO, não está refém de um regime totalitário.

    Considerando também o apontado pelo filósofo e teólogo dinamarquês Sören Kierkegaard (1813-1855): "A fé de domínio privado da Alma individual", a moça está apelando... É minha opinião. Traveste oportunismo em desonra, pleiteia as dracmas. Bela luta!

    Beijos,
    lu.
    * Cínico - movimento filosófico helenístico surgido em Atenas.
    ** moeda grega.

Andrea - Curitiba
Reply 13 de September de 2013

Amiguinhos queridos deste amado salotto: finalmente chegou o dia deste post que eu estava esperando tao ansiosamente! Nao via a hora de le-lo e rele-lo! Ja tinha visto algumas fotos e trocado figurinhas com a cativante LU, mas ler o post na integra eh de uma emocao sem fim! Falar da Lu eh tambem chover no molhado e rasgar minhas famosas e carissimas sedas chinesas do Sr.Wu! Quem ja me conhece daqui e de nossos encontrinhos em S.P. sabe da minha alegria em fazer parte desta grande familia que eh o salotto! E fazer parte deste hall de amizades nao tem preco! O que dizer da atencao e carinho de nossa diva para com o grupo?? Ate a Kika compareceu!! E nossa querida Lu sempre elegante e portadora do estilo unico" Consuelo de ser" ! Aprendeu direitinho a licao!! Que possamos todos nos um dia irmos juntos ate Roma para mais um curso como esse, pois como disse na minha inscricao para a vaga tao bem ganha pela querida Bia, minha amada Lu abriu meu coracao para a Mitologia Greco-Romana.... Bjs a todas vcs que tao elegantemente abrilhantaram o curso da nao menos brilhante LU!!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Ah, todas as que estão em meu face já curtiram o álbum "Firenze 'Cazaluna'", mas esse, to Curso mesmo, era segredo!
    Menina, a Kika é uma preciosa! Magérrima, mas com uma Vênus em Virgem, na linha sucos verdes, esses cuidados todos. É a 2ª vez que a vejo, sempre elegante e altíssimo astral: bem, Leão, né? Assim como Roma!!!
    Se aprendi? Claro né, amiga! Nem Costanza deu jeito, mas a filha conseguiu! \o/
    Em outubro, a maior festa para o próximo "Encontrinho do ConsueloBlog", com todo o Salotto, vc e Isa SEM falta!
    Mil beijos,
    lu.
    PS: Azaluna, Sandra e Cassandra são de Curitiba e adoram viajar. Companheironas, é uma piada atrás da outra, em Florença: "Lu, pq todos os deuses são 'samucos'?" E eu: "Samucos? O que é isso?" rsrs.

      Andrea - Curitiba
      Reply 14 de September de 2013

      hahahahahaha.......Com certeza estaremos la!!! Bjs lindinha.......

Jovita Agra
Reply 13 de September de 2013

Caras Luciene e Consuelo
Ainda estou 'babando'. Só de ler o texto já posso considerar uma aula, imagine um dia inteiro ouvindo as informaçoes da 'fessora' e vendo in loco as belas obras da Borghese... E a paisagem cinematográfica da villa, de sonho ... Assim voces me de deixam 'tronxa' de inveja. Parabens, Luciene, pelo merecido sucesso, e parabens a Bia, grande vencedora do concurso. Caso haja novo concurso para maio, aviso desde já que nao vai dar para ninguem, estarei pronta para ganhar este premio.
Beijos com muito carinho e parabens mais uma vez.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Ah, Jovita a "pegada" de Hades 'in loco' é OUTRA coisa, rsrs.
    E o Parque então? É um sonho! Paz infinita naquele lago...
    Não sei haverá outra premiação desse porte amiga, mas é claro que posso sortear uma ou outra "Bolsa" de estudos para o Salotto!
    Mil beijos,
    lu.

    Bia Lombardi
    Reply 14 de September de 2013

    Oi, Jovita, obrigada! Esses dias foram como um sonho pra mim <3
    Beijos!

Andrea Dougerolles
Reply 13 de September de 2013

Lu, Parabéns. Adorei tudo. As fotografias, as estudantes, todas muito lindas e elegantes e o principal felizes por compartilhar de sua companhia e aprendizado, espero um dia poder participar de um curso seu e aprimorara mais meus conhecimentos. Desejo tudo de bom e fico feliz por você, pois você trabalha muito e merece este reconhecimento e os bons momentos ao lado de pessoas que valorizam seu trabalho e dedicação. Beijos querida.

Ritinha Medina
Reply 13 de September de 2013

ConsueLOVEsky e Lu queridas,
Lindos, lindos, lindos!!!
O post, a G. Borghese, o curso, os participantes (a 'fessôra' deu show no conteúdo e na embalagem!!!!), a experiência...
Peço licença a Apolo, mas a coroa de louros agora é sua, Lu.
Sei de TODO o empenho, cuidado e carinho que vc dispesou a esse projeto.
Posso dizer com toda a certeza que : "Você Foi, Viu e Venceu!"
E eu, aplaudo em pé e muito orgulhosa de você, minha querida amiga!!!
Que venham Maio/2014, 2015, 2016...
Bjkas,
PS - Obrigada, obrigada, obrigada Queridovsky e Carol Civita!

    Ritinha Medina
    Reply 13 de September de 2013

    e claro, parabéns a Bia - que merecedora do prêmio, generosamente compartilha suas vivências em seu blog Bramare.
    Delícia acompanhar sua viagem...

      Maria Araci
      Reply 13 de September de 2013

      Ritinha: que bom te ver por aquí!!!!!!!!!!! Bjs

        Ritinha Medina
        Reply 13 de September de 2013

        MA linda,
        Estou dando um perdido no Dr Blue Eyes!!!!!!!!!!
        Mas já estou de volta prô meu retiro...
        Bjkas,

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Ritovsky,
    Considerando que Apolo transmutou dor em vitória, aceito, amiga!
    Que todo o Olimpo te abençoe, amiga querida demais.
    Sobretudo o solar mesmo: o deus da saúde, harmonia e profecia: APOLLO!
    veni - vidi - vici... Esse Caio Julio Cesar sabia ser sucinto e preciso. ;)
    Te adoro!

Elaine Parpinelli Moreno Vessoni
Reply 13 de September de 2013

Que experiência inesquecível!!! A Luciene é maravilhosa, inteligente e muito divertida. Com certeza as meninas aprenderam muito. Bjs a todas.

    Luciana Rodrigues
    Reply 13 de September de 2013

    Realmente, a Lu é divertidíssima. E diversão + saber = sucesso na certa!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Sem bom humor, num dá, rsrs.
    Elaine é uma advogada lindíssima, mãe de Estela e espera agora o irmãozinho da bonequinha. Que felicidade te ver no Salotto, Elaine! Venha mais!!!

Julian@ .. Gyn
Reply 13 de September de 2013

Meninas, que maravilha de encontrinho, passeio e aula com essa magnífica "fessora" Luciene!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de September de 2013

    Juliana,
    Os "barracos" do Olimpo são os melhores!!!
    Imperdíveis, pois atemporais! E, qualquer semelhança NÃO É mera coincidência.

Alex Mariano Pereira
Reply 13 de September de 2013

ES-PE-TA-CU-LAR !!

Sou aluno da "Fessôra Lu" e se já é uma baita experiência assistir às aulas dela aqui em Sampa, o que falar dessa vivência tão bem descrita acima.

Preparem a excursão para o próximo curso!!!!!!

Carina Costa
Reply 13 de September de 2013

Que delícia de turma!!

Posso imaginar o quanto foi inesquecível!

Bjosss <3

Bia Lombardi
Reply 13 de September de 2013

Acabei de pousar no Brasil e já fui recebida por esse post MÁGICO! Pode querer fazer tudo de novo, de novo e de novo?

AMEI o curso, amei conhecer todas as alunas de perto e passar esses dois dias inesquecíveis <3

Muito, muito obrigada por me escolherem pra dividir essa oportunidade única com vocês!

    Mia
    Reply 13 de September de 2013

    Bia, cê tá achando que já foi perdoada?
    Pas encore!
    Zeus me soprou nos ouvidos que devo lhe tomar a lição, pois o certificado entregue não vale não!
    O que me diz?
    Bjk

      Luciene Felix Lamy
      Reply 13 de September de 2013

      SAUDAAAAADES sua danada!
      Pois, em outubro, trata de estar no "Encontrinho do ConsueloBlog" que é para validar TODOS os Certificados, viu?
      Mil beijos, Mia linda e, vâmu q vâmu! ;)
      lu.

      Bia Lombardi
      Reply 14 de September de 2013

      Oi, Mia!

      Pode mandar a pergunta, ehehe. Agora estou preparada pra TUDO!

      Bjos :)

Luciene Felix Lamy
Reply 13 de September de 2013

É um Blog lindo e iluminado! Estou falando da autora!!! :)

Salotto adorado, vocês sabem que os afazeres me obrigaram a me ausentar muito daqui, mas agora, estou de volta, FELIX da vida!

Toda realização começa com um sonho! Depois, o universo conspira, que o diga Paulo Coelho e, bem antes dele, Goethe.

Fico pensando no papel da cabra Almathéa (a que amamentou Zeus e foi dignificada por ele) com seus cornos da abundância nessa empreitada toda... Vejam só como há caprinas de janeiro nessa brincadeira: Consu (4), Luciana Migliaccio (6), euzinha (7), Carol Civita (9) e Camilla (11)! Como agradecê-las por todo apoio? Bem, na foto diante da Galleria, estou entre as abençoadas cornucópias de Almathéa, desejando-lhes Boas-Vindas, logo na entrada!

E pensar que nem foi premeditado, mas esse Curso aconteceu justamente numa “Lua Nova”, que é a lunação à qual devemos atentar quando desejamos gerar algo que perdure, que dê certo!

Sim, Bia, até porque ao fazermos de novo, e de novo, fazemos ainda melhor, como diz “Arizin” (brincadeira, é o magnânimo Aristóteles), a prática leva à perfeição. Em tempo: quem te escolheu foi Zeus (basta trocar o "Z" pelo "D", o Espírito é o mesmo)!

Essa apostila se transformará num livro! \o/
Creio que a próxima Turma já o terá em mãos. E vocês sabiam que já estou recebendo inscrições para Maio??? Vish! Desse jeito, vai lotar em menos de uma semana, rsrs.

Bem, estou muito, muito feliz pela realização desse acalentado projeto. Há quase dez anos assino a coluna de Filosofia de um jornal jurídico (Carta Forense), mas essa minha paixão, a mitologia Greco-Romana, sempre esteve presente. Além da “prima”: astrologia.

Permitam-me dividir com vocês os ensinamentos de um bom amigo que conheci no face, Jacob Pétry. É um rapaz sensível, inteligente, capaz, cujos ensinamentos (sim, a linha “auto-ajuda”, às vezes nos ajuda mesmo, portanto, nada de passar a régua e comprar o peixe do senso comum de que não vale a pena) foram muito preciosos para mim.

Ele escreveu um livro com o pai da Gisele, Sr. Valdir Bündchen e, para alcançarmos o almejado sucesso e realização na vida, nos orientam a atentar aos seguintes 5 passos:

1-Encontre, identifique a sua singularidade, que é um talento, uma habilidade que TODOS nós temos.
2-Dentro dessa singularidade, a sua paixão, que é o que você faria mesmo de graça.
3-Descubra dentro do Universo e do contexto social uma necessidade que você possa suprir usando essa singularidade (seu talento, habilidade, paixão).
4-Sobre essa singularidade, criar uma proposta de vida, que é uma missão (não uma meta!) onde você vai desenvolver esse seu potencial, essa sua singularidade.
5-Desenvolva essa sua singularidade com TRÊS coisas:

a) Conhecimento;
b) Técnica e,
c) Prática, muita prática.

Resumindo: investir, ir em busca, estudar. Bem, deu certo comigo e quis compartilhar isso com o Salotto.

Super Felix por estar aqui, agradeço e desejo o melhor para todos vocês, amigos,
Zilhões de beijos,
lu.
(*) Dessa vez, o Curso será realizado em duas manhãs: das 11h às 13h (mas no 1º dia, receberei aos alunos às 10h30min, no auditório deles para meia horinha de base/introdução) e, depois, rumamos para o Casina Del Lago e Asclépio! Quem sabe rende até outro post pela Consu (vejamos a disponibilidade dela na ocasião), pois não pudemos contemplar o 1º andar porque nosso tempo de permanência já havia se esgotado... :(

    Jovita Agra
    Reply 13 de September de 2013

    Querida Lu,
    Cada vez fico mais entusiasmada com suas palavras. Com toda certeza, temos que buscar a felicidade e paz em nós mesmos.
    Bjos com carinho.

    M.Eduarda
    Reply 14 de September de 2013

    Bem q eles poderiam plantar flores nas cornuoópias,não? Originalmente deveriam ser vasos belíssimos! Lindas fotos e sua alegria é evidente! Parabéns pelo sucesso do curso!bjos

      Luciene Felix Lamy
      Reply 14 de September de 2013

      Não sei sobre essas que são de mármore, M. Eduarda, mas costuma-se preenchê-las de trigo, flores e frutas.

      O par de cornos da cabra Almathéa, (divina) que amamentou Zeus (Júpiter/Jove), quando foi escondido de seu pai, Chronos (Saturno) é amuleto poderoso!

      O ordenador do Cosmos, Senhor do Olimpo, transformou os chifres de Almathéa em ricas cornucópias, símbolo de abundância, por isso, é costume antiquíssimo presenteá-la aos recém-casados, como augurio para fartura no Lar.

      Ela está eternizada numa das constelações da abóbada celeste.
      Vou inserir mais detalhes aqui, amiga:
      http://cursodemitologiaemroma.blogspot.com.br/p/registros.html

        Eduarda
        Reply 14 de September de 2013

        Luciene, vc é a a própria encarnação humana da cornucópia dos saberes mitológicos...Impressionante! Meu comentário foi coisa de paisagista cri cri que fica feliz em ver esses jardins antigos perfeitamente revitalizados. Bjos e obrigada por mais essa lição!

    Andrea - Curitiba
    Reply 14 de September de 2013

    Querida LU: ao acabar de responder tao carinhosamente a cada comentario nosso, vc ainda nos brinda com mais lindas palavras???? So vc mesma, com tanto altruismo! Bjs amiga......

      Luciene Felix Lamy
      Reply 14 de September de 2013

      Depois de tantos dias fora, estou louca para começar a colocar a prosa do Salotto em dia. ;)

    ANA LAURA MIGLIACCIO
    Reply 15 de September de 2013

    COMO PODE PASSAR TANTO TEMPO EM NOSSAS VIDAS SEM NOS PERCEBER QUE ESTÁ BEM PROXIMO DA GENTE AQUILO QUE SEMPRE PROCURAMOS . LUCIENE , LHE CONHEÇO HÁ TANTO TEMPO E LHE CONFESSO QUE ESTOU IMPRESSIONADA COM SEU TALENTO E ORGULHOSA DE SER SUA AMIGA. NÃO CONHECIA ESSE SEU LADO INTELECTUAL.... QUE LINDA , SUAS PALAVRAS ME INSENTIVAM MUITO ., OBRIGADA AMIGA.
    SOU DE POUCAS PALAVRAS , APESAR DE SER LEONINA,

      consueloblog
      Reply 16 de September de 2013

      OI Ana Laura, que delícia vc aqui com palavras também!! bjs c

Ceres Leda
Reply 14 de September de 2013

Querida Consuelo,
Como é bom freqüentar o seu blog, é um aprendizado constante, muito enriquecedor!
Já conhecia a Galeria Borghese , visitei estudando arte, infelizmente nao tive uma conhecedora de mitologia para complementar minha visita. Foi uma feliz descoberta,
conhecer Luciene Felix Lami. Vou entrar em contato com ela, tenho muito o que aprender.
Obrigada por sua generosidade
Ceres

    Luciene Felix Lamy
    Reply 14 de September de 2013

    Ceres Leda, rsrs.
    Será que seus pais gostavam dos mitos, amiga?
    Você sabia que o original de "Leda e o Cisne", de Da Vinci, está na Borghese?
    Então vá se preparando para conferir, além de Deméter (Ceres), Cástor e Pólux e um dos mais belos mitos de irmãos super unidos: um mortal e outro imortal.
    Diferente do cristianismo onde um dos fraternos mata o outro (Caim e Abel), quando Cástor descobre que Pólux morreu e que ele, sendo imortal terá que conviver com isso, se desespera e vai buscar ajuda a Zeus. Ah, deixa eu parar senão eu conto tudo, rsss. E o bacana é ouvir lá, para aproveitar e fazer as perguntas que somente os bons alunos fazem, "àquelas" que nos fazem pensar, não é Dona Consuelo?
    Logo mais, respondo seu e-mail, Ceres. Parabéns, nome lindo!
    Mil beijos,
    lu.

Luciana Rodrigues
Reply 14 de September de 2013

Espero poder encontrar mais amigos(as) do Salotto. Quem sabe no Brasil?

Sonia Heloísa Ferrari Scacalossi
Reply 14 de September de 2013

Oi Consuelo. Hoje foi nos dado uma maravilhosa aula de mitologia .Obrigada aprendi mto. Consuelo como faço para saber os dias do curso em maio pois, estarei na Italia . Bjs Sonia

    Andrea - Curitiba
    Reply 15 de September de 2013

    SONIA: sempre comento abaixo de teus comentarios, mas acho que vc nunca os le...Vc sugeriu que o salotto se encontrasse em S.P. Nos ja o fazemos, este proximo sera o terceiro. Inclusive, foi ideia minha. De uma olhada nos posts antigos e vc vera as fotos dos encontrinhos e podera ver "nossas carinhas" .Bjs...

    Luciene Felix Lamy
    Reply 16 de September de 2013

    Olá, Sonia,
    Provavelmente na 2ª quinzena de Maio. Duas manhãs, sendo:

    1º dia: das 10h às 10h45min no auditório da Borghese.
    Das 11h às 13 no Térreo e depois, Casina Del Lago com Asclépio.

    2º dia: das 11h às 13h e depois, novamente no Casina Del Lago, para entrega dos Certificados!

    Tomara que nos vejamos por lá, amiga! Assim que puder, me envie e-mail confirmando interesse pois o nº de participantes permitido pela administração é limitado e já estou recebendo pré-reservas.
    Mil beijos,
    lu.
    mitologia@esdc.com.br

Ceres Leda
Reply 15 de September de 2013

Oi Lu
No email que lhe mandei , contei um pouco da minha lenda envolvendo meu nome.
Acho que voce, como Jung e eu como seguidora dele, não acreditamos no "acaso".
Grandes "papos" nos aguarda,
Beijos
Ceres

mari
Reply 16 de September de 2013

Incrivel!!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 16 de September de 2013

    Mari,
    É que a Itália é incrível! "Bota" incrível nisso! :)
    Beijãozão,
    lu.

Luciene Felix Lamy
Reply 16 de September de 2013

Amigos do Salotto e Consu (vocês viram isso???),

IMPERDÍVEIS estão também os posts da Bia!

http://www.bramare.com.br/2013/08/30/vempraroma-que-esta-quase-na-hora-do-embarque/
http://www.bramare.com.br/2013/09/09/dicas-de-roma-dia-1-do-brasil-a-roma-antiga-em-menos-de-24-horas/

É só um aperitivo! Tem muito mais maravilhas no Bramare! ;)
Beijos,
lu.

Estê Toledo
Reply 19 de September de 2013

Querida Lu,
meus parabéns adorei ver as fotos, li tudo direitinho com o dicionário ao lado é claro... tudo cumplicado essas coisas dos Deuses, mas gostei do tal do Perseu vou abrir um cabelereiro e colocar a estatua dele ná porta, pq afinal mulher diz que consegue controlar tudo menos o seu cabelo, e tb, num pagou ou reclamou...xiiiii.....
Pra quem não gosta de sair em foto vc abusou, hein Gisele?!?!
Um beijo grande,
Estê.

    Jaqueline Müller
    Reply 27 de September de 2013

    Estê!!!! No próximo encontrinho você vai, não vai? bjaoooo em toda a família linda!!!

Jaqueline Müller
Reply 27 de September de 2013

Lu, muito querida Lu, me perdoe o atraso do comentário. É que nos últimos dias, escorpião entrou na minha casa, e touro na casa de escorpião. Em breve será uma casa só, aguarde notícias...
E quanto a este incrível evento, o que mais posso dizer? Quão maravilhoso deve ter sido, aprender in loco e com você, o saber da mitologia. Que experiência incrível, todas vocês viveram e quão delicioso é o todo. Pessoas interessantes, lugares incríveis, a cultura que gira neste cenário, enfim, lamentei muito em não estar lá com vocês. Quem sabe os deuses não preparam para o próximo encontro, esta alegria.
O que contou é que vocês se divertiram muito, devem ter dado boas risadas e voltaram com uma boa história para contar na bagagem. Isto é muito gostoso.
Parabéns por sua iniciativa, idéia inovadora, e que nos alavanca para momentos eternizados. Grande beijo, que o Deus dos deuses te abençoe muito!!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *