Londres: Saatchi Gallery


A Saatchi Gallery em Londres com as decorações natalinas.

A Saatchi Gallery em Londres com as decorações natalinas.

É sempre bom passar na Saatchi Gallery em Londres.  Charles Saatchi, proprietário com o irmão de uma das maiores agências publicitárias dos anos 90, a Saatchi & Saatchi, criou esta galleria que fica na King’s Road, perto de Sloane Square, para o povo inglês.  Ela fica aberta todos os dias e tem entrada gratuita.

SONY DSC

Saatchi é conhecido por apoiar o movimento dos Young British Artists (YBA) de onde surgiram Damien Hirst e Tracy Emin.

Nestes dias, as exposições são de artistas russos e uma sala com artistas de Hong Kong.

Não sou crítica de arte e entendo pouco de arte, menos ainda da contemporânea…mas tenho opinião.  Acredito que ver a proposta e curadoria de alguém que está muito envolvido neste mundo, é muito válido, nem que não se goste de nada.

Gostei de pouco, mas do que gostei valeu, e valeu muito!!

Mas antes de mostrar do que gostei, também queria mostrar algumas das pessoas dentro da galeria.  Achei elas tão cool…

Gosto especialmente de famílias em galerias e museus.  Na Bienal em São Paulo, vi tantas famílias.  Isto é tão bacana!  Expor, sempre faz bem!

Gosto especialmente de famílias em galerias e museus. Na Bienal em São Paulo, vi tantas famílias. Isto é tão bacana! Expor, sempre faz bem!

IMG_3280 IMG_3281 IMG_3283 IMG_3282

Este é um dos guardiões da galeria.

Este é um dos guardiões da galeria.

No segundo andar, este artista

IMG_3295

me emocionou com o mural da Opera de Paris.  É todo feito em caixotes de papel.

IMG_3293 IMG_3290

A obra tem posição importante.  Também se vê do terceiro andar.

A obra tem posição importante. Também se vê do terceiro andar.

Na sala dos chineses, esta instalação de dois vídeos divididos em três que exibiam escadas rolantes, subindo e descendo com pausas intermitentes e separadas, tinha um efeito ótico e estético deslumbrante!  É de 2009 do artista Silas Fong.

Na sala dos chineses, esta instalação de dois vídeos divididos em três que exibiam escadas rolantes, subindo e descendo com pausas intermitentes e separadas, tinha um efeito ótico e estético deslumbrante! Quase parece uma estampa da Mary Katrantzou! É de 2009 do artista Silas Fong de Hong Kong.

Encontrei este vídeo no Youtube:

No terceiro andar, há uma exposição da arte soviética dos anos 60 aos 80.  A curadoria é maravilhosa!

O mural na entrada da expo.

O mural na entrada da expo.

IMG_3305 IMG_3302

O título desta é duas estátuas, Giacometti e Lenin.

O título desta é duas estátuas, Giacometti e Lenin.

IMG_3310

IMG_3299 IMG_3300E talvez uma das minhas all time favorites, a instalação permanente no subsolo de Richard Wilson:

P1050600 Uma piscina de petróleo. O negro absoluto e denso reflete tudo na sala de ângulos retos. A beleza é calma, pacífica, stática.

IMG_3307

Ficaria horas...mas o cheiro te força a ir embora, querendo mais!

Ficaria horas…mas o cheiro te força a ir embora, querendo mais!

 

 

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

o que fazer em Londres
O que fazer em Londres
August 26, 2016
Restaurante em Londres, OXO Tower
July 12, 2016
Serpentine Summer Pavilion 2016
July 11, 2016
Bremont, quando o luxo é intrínseco.
February 04, 2016
“To the Ritz, please!”
February 03, 2016
Tesouros da coleção Al Thani de joias indianas incríveis!
February 02, 2016
Passeando por Londres
February 01, 2016
Mala para Londres no Inverno de Janeiro
January 28, 2016
Dicas de Londres…Serpentine Summer Pavilion 2015
July 28, 2015

24 Comments

Janisete Miller
Reply 10 de January de 2013

Adorei o post, Consuelo! Acho que você foi muito feliz na sua colocação que é importante ver e explorar exposições - seja em galerias, museus, etc - mesmo sem entendermos ou gostarmos muito de primeira, pelo menos...É assim que abrimos, alargamos nossos horizontes e perspectivas, não? Há uma frase muito interessante do Eistein em que ele dizia "I have no special talent. I am only passionately curious." Paixão e curiosidade são fundamentais! BTW, você gostou da exposição do Ansel Adams? Adoro o trabalho dele - vai "rolar" um post sobre ela? ;) bjs

    consueloblog
    Reply 10 de January de 2013

    Oi Jani, Poxa, eu e o Einstein tínhamos ao menos uma coisa em comum, curiosidade!!
    Vou fazer um post sobre Greenwich e a expo do AA, mas podia-se fotografar dentro...sorry! N vai ter imagens das obras... bjs c

      Janisete Miller
      Reply 10 de January de 2013

      É compreensível a questão de não ser possível fotografar as obras, não? O post sobre a exposição vai ser interessante nonetheless...Thanks! bjs

Maíra
Reply 10 de January de 2013

Oi Consuelo,

Parabéns pelo blog!! Estou amando! Adoro as imagens, os looks e historias contadas!!
Com as imagens de Londres, fico lembrando da epoca em que morava ai. Show!!!:)

    consueloblog
    Reply 10 de January de 2013

    Que delícia viajarmos juntas! bjs c

Marly Papa
Reply 10 de January de 2013

Consuelo , adoro ir a galerias ,tb gostei do mural da opera deParis ,adoraria ter em casa kkkkk !!!! Mudando de assunto ,0ntem saiu uma dicas novas do que tem brilhado de forma diferente em Londres na área gastronômica , se vcs estiverem por aí e quiserem dar uma experimentada , são dicas do caderno Paladar do Estado de São Paulo ,duas casas estão fazendo um sucesso absurdo c/ menus enxutos e bastante inusitados: uma delas com champanhes e cachorros- quentes ( mas tem cerveja tb),a Bubbledogs, e outra só com hambúrgueres e lagostas, a Burger and Lobster . O primeiro fica entreOxford Street e a Regent's Park e o outro restaurante fica perto do Dabbous , precisa de reserva ,e como esta mto buxixado , vc vai ter que usar do geitinho brasileiro
Quem sabe dizendo que fará uma reportagem p/ o Brasil , a do cachorro- quente não precisa de reservas , mas há fila , mas dizem que vale a pena enfrentá-las , dizem que os donos é um caso a parte , que já trabalharam em restaurantes famosos e tem mais de 12 tipos de sanduíches , tem até c/ trufas e parece que a carta de champagnes acompanham como se tivessem sidofetos pensando nas salsichas , aí vai o site ,www. Bubbledogs.co.uk ( não saiu em minúsculo ,mais é tudo em minúsculo ) !!!! Tomara que ainda de tempo de vcs aproveitarem , dizem que são a sensações da cidade ,tire fotos , bjs e boa comilança !!!!

    consueloblog
    Reply 10 de January de 2013

    O Burger and Lobster ADORO!! Já fiz até post...

    http://www.consueloblog.com/2012/09/londres-linner-e-teatro/

    mas o do cachorro quente vou ter q experimentar!! obrigada!! Se der tempo vou e registro tudo!
    bjs
    c

Marly Papa
Reply 10 de January de 2013

Correção ( sido feitos )

    vania cardoso
    Reply 10 de January de 2013

    Sorry,"jeitinho","os donos são"já que vc fez uma correção!abraços

Andrea - Curitiba
Reply 10 de January de 2013

Adoro arte contemporanea. Vc pode ver diversas vezes a mesma obra, mas sempre a vera de uma nova forma. E isso eh o legal da coisa! Tambem adoro ver o povo que frequenta museus. Acho barbaro as familias que vao juntas, introduzindo as criancas desde cedo a frequentar exposicoes, a saber que pintor eh aquele, qual a sua historia, qual a sua tecnica...Gostei muito da ¨Opera de Paris¨. Adoro colagens. E como a Marly, tambem gostaria de te-la em minha casa! Bjs......

Isabella
Reply 10 de January de 2013

Que bonito, Consu! Amei especialmente os popismos soviéticos. Lindos e inteligentes na ironia. A sala com petróleo é incrível também, mas acho que meu lado Wharolic sempre fala mais forte...
Esse, por sinal, é um dos posts mais bonitos que já passaram por aqui, viu?

bjs

Alexandra
Reply 10 de January de 2013

Consuelo querida, a variedade de assuntos que aborda é maravilhosa. Só mesmo uma pessoa com tanta sensibilidade para se interessar por tanta diversidade, e o melhor de tudo, trazer para nós do salottinho.
Eu gosto muito de exposições e museus. São ambientes com energia boa e forte. Mesmo quando não gosto da obra gosto de ficar um tempo contemplando e imaginando o sentimento do artista. Aliás é uma mania que tenho....tentar desvendar o "ser" humano por trás de tudo....o que fiz inclusive com tuas fotos. Por exemplo, acho que ao desenvolver a obra da piscina de petróleo o artista estava buscando fazer um mergulho em seu lado obscuro e silencioso (que todos temos)....rsrsrs.....devaneios meus, mas cada um vê de uma forma, não é? Obrigada por mais este post.
Beijo grande.

    consueloblog
    Reply 10 de January de 2013

    MUITO interessante a tua interpretação! Bjs c

Rita Branco
Reply 10 de January de 2013

Sou suspeita... sou rata de exposições, museus e afins!
Adorei!!
E eu também adoro observar o público que vai! Afinal quem vai às exposições é sempre gente bacana! um beijo!

Marly Papa
Reply 10 de January de 2013

Obrigada Vânia ,pela correção !!!! Estava c/ pouco tempo e queria passar p/ Consuelo , fui lendo e repassando do jornal p/ o post , nem percebi que havia escrito com( G) e sem concordância , sorry !!!

Maria Araci
Reply 10 de January de 2013

Consuelo: adorei este post! Adoro arte e ir a museus e galerias e nos anos 80 fui marchand aqui em Porto Alegre, representando outro marchand do Rio. Foi uma época maravilhosa, meus filhos eram pequenos e toda a vez que chegavam quadros novos, eles ficavam esperando eu abrir os engradados e reconhecer o artista daqueles quadros. (Tinha Scliar, Bracher, Iberê Camargo, Marquetti e tantos outros).Mas... até hoje não consigo adorar todas as "instalações" que tenho visto! Esta do petróleo é intrigante, mas leva a quê?? Não achas também?! Talvez tenha que me reciclar quanto a este setor da arte! Obrigada por esta visita!

    consueloblog
    Reply 10 de January de 2013

    Entendo o que vc diz, mas a do petróleo, vc tem q estar lá...é tão maravilhosa...é lindo! bjs c

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 11 de January de 2013

Semanalmente frequento um seminário de arte (www.seminarioamaral.com) e o Mestre Amaral é especialista em frases impactantes, mas esclarecedoras, tipo:
- Cafonice é falta de informação
- A Arte Contemporânea é inatual, no sentido de fora de moda e tem um olhar sobre o passado
- A obra de arte não é correio, não carrega mensagem.

Dá o que pensar, mas relacionei com os frequentadores da Saatchi Galllery que chamaram tua atenção. êles não usam roupas da moda, mas o visual é contemporâneo.
Enfim o importante mesmo é gostar da obra.Vou colocar essa galeria no meu rol de desejos.Bjos.

    consueloblog
    Reply 11 de January de 2013

    Quiteria, ótimas as frases do teu mestre! Mas vc n fica pra trás. Acho q o q existe mais forte no dia de hoje quanto a estilo no vestir é justamente q n estamos vivendo uma era de modices. Existem peças q entram na moda mas seria difícil definir o que é o estilo anos 2000 ou 2010, ao contrário do q foram os anos 60, 70, 80 ou 90!! Isto é uma reação, acredito, à divulgação do streetstyle mundial pela internet. Portanto a rua é rei! E em Londres é imperador, pois esta capital é uma das maiores concentrações de estilo do mundo!
    bjs
    c

Guga
Reply 11 de January de 2013

Oi, Consuelo!
Adorei o post sobre a Saatchi Gallery e principalmente da instalação do Richard Wilson As fotos do Roberto junto com a sua descrição ("o negro absoluto e denso reflete tudo na sala de ângulos retos") ficaram o máximo! Me senti vivendo a mesma experiência que voces tiveram!
Abração

    consueloblog
    Reply 12 de January de 2013

    Guga! Fico tão feliz se consegui passar a beleza q é aquilo! E vc, sensível como sempre, logo entendeu!

    Bj c

Raisla
Reply 21 de January de 2013

Olá, Consuelo! Há dois anos também estive nessa galeria, e essa piscina de petróleo é realmente encantadora/intrigante; acho que foi uma das coisas que mais gostei na Saatchi Gallery. Estou amando os posts londrinos com muita saudade hehe, ah... e super parabéns atrasado :*

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *