Livro de Artista por Tania Sciacco


Caderno de Leonardo Da Vinci

Caderno de Leonardo Da Vinci

Livro de artista – Forma e Conteúdo

Fui apaixonada por livros na minha adolescência. Lia muito, quando começava um, não sossegava enquanto não chegasse ao final. Depois tive meus filhos e por um período me distanciei dos meus livros e me aproximei dos deles. Depois outro período de afastamento, quando estava próxima dos 40 anos, pela dificuldade de ler e também pelo interesse por blogs e leitura na internet; retornei ao assumir definitivamente óculos para leitura.
Hoje tenho recuperado a cada dia esta paixão antiga, aliada à um novo encantamento, a união entre livros e arte.

Este formato tão conhecido por todos nós, de um livro, quando utilizados pelas mãos de artistas como suporte experimental para expressão de sua linguagem plástica, surge como um objeto poético, estabelecendo relações impensadas entre imagem e palavra, entre a imagem e o formato ou ainda apresentando as palavras como imagens.

As possibilidades são infinitas, incríveis, inusitadas e surgem como belíssimas obras.
Temos referências desde Leonardo da Vinci (1452-1519) com rascunhos de obras dele (que seriam os skecthbooks, foto acima) até produçōes como A Caixa de 1914, de Marcel Duchamp (1887-1968) considerada uma das primeiras produções de livro de artista.

A Caixa-Valise de Marcel Duchamp

A Caixa-Valise de Marcel Duchamp

Muitos artistas produziram os seus: Mira Schendel, Ligia Pape, Waltércio Caldas, Lygia Clark, Artur Barrio, Sol Le Witt, John Baldessari entre outros.

Instalação Mira Schendel

Instalação Mira Schendel

Então qual a definição de livro, livro de artista, livro-objeto e skechtbook?

Livro:” conjunto de folhas impressas e reunidas em volume encadernado ou brochado. Obra em prosa ou verso, de qualquer extensão. Divisão de uma obra, especialmente epopéia.”

Livro de artista: São obras de arte realizadas sob a forma de um livro. Habitualmente publicados em pequenas edições, são por vezes produzidos como obras de arte únicas.
A partir do formato de um livro como o reconhecemos, o artista o transforma na própria obra através de uma experimentação poética e visual, como novas relaçōes entre a imagem e a palavra ou entre a imagem e o formato. “Sua principal marca é remeter à forma do livro, que pode ser o registro de um processo criativo ou o próprio objeto artístico”, explica Constança Lucas.

image image 2 image 3

Livro objeto Mantém a ideia de livro e a narrativa literária é substituída pela narrativa plástica.

2006bl0966_seille_artist_book

Skecthbook: É um caderno de vários formatos (o mais conhecido mundialmente é o caderno moleskine, que acompanhou artistas como Vincent Van Gogh, Henri Matisse, Pablo Picasso, André Breton, Jean Paul Sartre, Ernest Hemingway…) onde desenhos, ideias, pinturas são ali registradas.

Achei interessante esta autora, Angela Lorenz (AQUI), ​que fala do livro de artista por eliminação, dizendo o que ele não é (mas ​​​dizendo depois que o livro de artista pode parodiar ou brincar com qualquer um desses gêneros)
They are not children’s books
They are not sketch books.
They are not diaries.
They are not blank books.
They are not exhibition catalogs.
They are not reproductions of a body of an artist’s work.
They are not art books(a common misnomer).
However, they may parody or play with any of the above, as well as all other standard categories such as novels, self-help books, non-fiction, cookbooks, operating manuals, manifestos, travel guides, essays, etc. Artist’s books function in the same way as contemporary art: as an expression of someone’s creativity, often with social commentary, but sometimes in a purely abstract way, in absence of words or recognizable imagery.

(Tradução:
Eles não são livros infantis
Eles não são livros de esboço.
Eles não são diários.
Eles não são livros em branco.
Eles não são catálogos de exposições.
Eles não são reproduções de uma obra de um artista.
Eles não são livros de arte (um equívoco comum).
No entanto, eles podem parodiar ou jogar com qualquer um dos acima, bem como todas as outras categorias padrão, tais como romances, livros de autoajuda, não-ficção, livros de receitas, manuais de operação, manifestos, guias de viagem, ensaios, etc. Livros de artistas funcionam da mesma forma como a arte contemporânea: como uma expressão da criatividade de alguém, muitas vezes com comentário social, mas às vezes de uma forma puramente abstrata, na ausência de palavras ou imagens reconhecíveis.)

Achei linda esta citação de Caetano Veloso, acredito que sirva tanto para um livro como para um livro de artista…
” Os livros são objetos transcendentes. Mas podemos amá-los do amor táctil”

E o que Waltércio Caldas diz sobre seu trabalho:
” Ao utilizar o formato livro, tento evidenciar neste objeto suas características temporais e esculturais. Alguns dos meus livros são até escritos. Mas há os que unem a escrita à tridimensionalidade, lidam com relação da imagem com a figura e o texto. Às vezes, os livros adquirem características tridimensionais muito evidentes, quase escultóricas. Acredito que os livros são objetos da família dos espelhos e relógios”

Obra de Waltercio Caldas

Obra de Waltércio Caldas

Ser da família de espelhos e relógios faz com que os livros sejam quase mágicos

Mais sobre o tema – notícias bem atuais:
Este ano acontece a Bienal de Veneza, que tem o nome de ​A​ll the world’s futures’ (Todos os futuros do mundo) e Sonia Gomes​ ​(AQUI), artista de Minas Gerais, estará lá representando nosso ​país. Única brasileira escolhida pelo curador nigeriano Okwui Enwezor para a mostra principal da 56ª Bienal de Veneza, que será realizada entre 5 de Maio e 22 de Novembro. Sonia utiliza a ideia de livro de artista como suporte para sua poética, conta histórias com tecidos, fios e tramas.

Obra de Sonia Gomes

Livro de Sônia Gomes para a Exposição “Tara por livros” na Galeria Bergamin em São Paulo.

E paralelamente à Bienal de Veneza, estaremos por lá também, na ​G​alegria Spazio Art​e​ dei Mori (AQUI) com um grupo incrível apresentando uma exposição com livros de artista.
​ A​rte ​d​ella ​S​tampa ​d​ella ​T​ipografia del ​L​ibro​, in Campo dei Mori a Venezia  ​”​Forma e Conteúdo​”​
Os artistas foram convidados para desenvolver sua obra com o formato de um livro com a mesma capa, formato e tamanho.
Todos receberam as medidas e uma sugestão de desdobramento criada pela artista Ivani Ranieri. A única regra foi a de respeitar o formato e a partir daí liberdade total para criar.
Por fora tudo igual, por dentro tudo diferente, único.
Abriremos a mostra no dia 23 de junho a partir das 17h30.

Os artistas participantes são:

​Ana Magalhães​, ​Beatriz de Carvalho​, ​Bel Miller​, ​Branca de Oliveira​, ​Carla Petrini​, ​Celina Lima Verde​, ​Cris Kartalian​, ​Cris Mason​, ​Fátima Lourenço​, ​Guyer Salles​,​
I​​vani Ranieri​, ​Lilian Arbex​, ​Maria dos Anjos Oliveira​, ​Marilu Beer​, ​Mauro Guatelli​, ​Natália Lima​, ​Roberto Mazzetto​, ​Sueli Martini​, ​Thamar Bortoletto​​, Virginia Sé, ​Zilá Troper​, ​Zina Kossoy

Este é o livro da nossa amiga, Marilu Beer

Marilu Beer - 51 (_DSC5139-Editar)_ Marilu Beer - 53 (_DSC5153-Editar)_ Marilu Beer - 52 (_DSC5143-Editar)_

Beijos para todos os queridos do salotto, espero que tenham gostado do assunto.


Tânia Sciacco
11 99904 1644
artetudomais.com
sciaccostudio.com
chovendoarte.com
dogartbr/instagram

  • June 21, 2015
  • 3

31 Comments

Maria Araci d' Avila
Reply 21 de June de 2015

Tania querida: eu sou fascinada por este tipo de trabalho que usa o livro como suporte para uma obra de arte!! Já postei diversas vezes no meu blog artistas que usam esta técnica e é tão fantástico o resultado que conseguem! Até jóias são feitas tendo como base um livro como este artista londrino, Jeremy May cujo trabalho eu postei aqui http://mariaraci.blogspot.com.br/2013/10/joias-de-papel_8.html. Que bom tu trazeres este assunto aqui para o Salotto !!! Vou ficar atenta aos acontecimentos em Veneza! Que maravilha!!!!!!

    Tânia Sciacco
    Reply 21 de June de 2015

    Maria Araci, que bom saber disto!! Vou procurar os seus posts sobre este assunto que amo e divulgar também!! Beijos e obrigada

      Maria Araci d' Avila
      Reply 21 de June de 2015

      Tania: mais umas referencias para ti:

      http://mariaraci.blogspot.com.br/search/label/arte?updated-max=2014-10-13T00:22:00-03:00&max-results=20&start=27&by-date=false

      http://mariaraci.blogspot.com.br/2013/02/susan-collard-e-brooke-schmidt.html

      http://mariaraci.blogspot.com.br/2012/11/seth-apter.html

      http://mariaraci.blogspot.com.br/2011/01/alexander-korzer-robinson.html
      Como ves adoro esta matéria que postaste hoje aqui!!! Bjs

Tânia Ziert Baião
Reply 21 de June de 2015

Que delicia de descoberta numa manhã de domingo nublado. Para quem ama livros e ama arte precisa mais? Obrigada Tânia pelas dicas e imagens.

    Tânia Sciacco
    Reply 21 de June de 2015

    Tania querida, sabe que eu ia te escrever hoje e pedir para você divulgar no grupo Felicidade é: Uma Pilha de Livros?!! Beijos e obrigada

Andreia Mota
Reply 21 de June de 2015

Vivenciamos um momento em que tudo está a um toque do dedo no visor, na tela de um tablet, smartfone ou de um computador. Poder tocar, cheirar (isso mesmo, adoro cheiro de livro, rssss) e abrir um sonho em forma de história é realmente transcender a realidade. Tania querida obrigada pelo presente, como eu gostaria de estar presente em Veneza para esta exposição!!! Imagino o rosto de uma criança ao abrir um livro arte, não tem preço o olhar de surpresa e contemplação. Fico louca ou quase, no stand destes livros na Bienal, rsssss. Beijo grande em todos.

    Tânia Sciacco
    Reply 21 de June de 2015

    Querida Andreia, eu que agradeço a oportunidade de partilhar com vocês este assunto. Ah, como eu gostaria que você e o salotto em peso pudesse estar aqui conosco. Quem sabe um sonho que poderemos realizar?!!

Denise Luna
Reply 21 de June de 2015

Tânia, fiquei encantada com o seu post! Nunca tinha visto ou lido nada parecido. Uau! Que aula! Parabéns e obrigada.
Vou repassar esse post já já para várias amigas que irão curtir muito como eu.
Bjs

    Tânia Sciacco
    Reply 21 de June de 2015

    Denise, que delícia saber que você gostou!! Por favor, repasse mesmo para todas as amigas! Beijos e obrigada

Alexandra
Reply 21 de June de 2015

Tânia querida, que assunto delicioso!
A leitura é uma de minhas paixões (que graças a Deus, Lelê parece ter herdado) e para mim, nada substitui o livro impresso....o cheiro do papel, a textura, a energia.....enfim...
Este seu post foi uma verdadeira aula, e confesso que não sabia de quase nada disso.
Amei! Muito obrigada!
Bom restinho de domingo para todo o Salotto amado, e que nossa semana seja supimpa!
Beijos a todos. Beijos Tânia. Beijos amada Consu.

Marina Di Lullo
Reply 21 de June de 2015

Tânia, que post maravilhoso!! Os livros são para serem tocados, manuseados, trocados, quantas histórias cabem neles!! Agora, diante de tantas possibilidades, o livro de artista nos oferece texturas, esculturas, desenhos, palavras e se torna quase palpável, fugindo das nossas mãos e entrando no espaço do transcendente. Muito sucesso em Veneza!! Beijos

    Tânia Sciacco
    Reply 21 de June de 2015

    Marina querida, é exatamente assim que sinto um livro de artista!! Super obrigada por comentar, me identifiquei! Beijos

Tânia Sciacco
Reply 21 de June de 2015

Alexandra, quem tem um livro nunca está sozinho (será que o ditado é este? ;) Acho que livros e arte podem abrir muitos horizontes, trazer ideias, provocar reflexão e discussão ou no minimo nos fazer companhia. Que bom que a Lelê gosta de livros. Algumas publicações para crianças são verdadeiros "livros de artista", Você já viu o pop-up do Pequeno Príncipe? Eu achei lindo!

    Alexandra
    Reply 25 de June de 2015

    Não vi ainda não, querida! Mas vou procurar. Adoro o Pequeno Príncipe! Guardo o livro desde que tinha uns 9 anos e estou esperando a Lelê crescer mais um pouquinho pra apresenta-la a ele....rsrs
    Beijos

Andrea - Curitiba
Reply 21 de June de 2015

Taninha querida, que post mais legal!! Alias, vc sempre nos brinda com posts super diferentes!! Bjs........

    Tânia Sciacco
    Reply 21 de June de 2015

    Querida Andrea, você que sempre me brinda com seus comentários e sua gentileza! Ai como é bom fazer parte do salotto. Beijos e muito obrigada!

Katia Holanda
Reply 21 de June de 2015

Que maravilha de texto, amo a leitura e essa aula sobre Livro de Artista me encantou . Muito obrigada e sucesso . Parabéns Tania e Consuelo . Xoxo

    Tânia Sciacco
    Reply 22 de June de 2015

    Obrigada Katia! Que bom que você gostou!! Beijos

Ana magalhaes
Reply 21 de June de 2015

Tania querida
Que belo texto sobre o livro de artista.
Estou muito feliz de participar aqui em Veneza desta linda exposição.
Livro de artista e algo que contém e é contido pela alma do artista. É um prazer deixar a sensibilidade fluir.
Você é Ivani nos proporcionam este momento mágico.
Sou só agradecimento.
Muito carinho pra voces

    Tânia Sciacco
    Reply 22 de June de 2015

    Ana querida, eu que estou feliz com sua participação!!
    Maravilhoso estar aqui com vocês! Obrigada, Beijos mil

Daniela G.C
Reply 22 de June de 2015

Tânia querida fiquei encantada com o post ameiiii!!!!!Eu sou amante do ler.....Quanto mais eu leio mais vontade eu tenho.....Li muito tempo atrás uma frase que dizia:"Viver sem ler é possível,mas viver com leitura é mais prazeroso" Bjssssss Consu,Tânia e Salotto.....Boa semana a todos!!!!

Tânia Sciacco
Reply 22 de June de 2015

Querida Daniela, que bom que você gostou!! Concordo com a frase!! É muito mais gostoso!! Boa semana pra você também!! Beijos

Cris M. Zanferrari
Reply 22 de June de 2015

Tänia querida!!

Parabéns por seu trabalho e por esse post belíssimo! Que aula mais linda!! Confesso que eu, amante de livros e literatura, jamais havia pensado (ou ouvido falar) nessa potencialidade artística para o objeto-livro!!
Amei também seu comentário, quando diz que "Felicidade é uma pilha de livros"!! Pra mim sempre foi!!
Obrigada por compartilhar sabedoria, cultura, e poesia visual! Muito sucesso pra você!!
Bjos com afeto

    consueloblog
    Reply 22 de June de 2015

    Achei maravilhoso também estes livros! bjs c

    Tânia Sciacco
    Reply 22 de June de 2015

    Cris, sou fã do que você escreve, um comentário seu é um presente pra mim!! Obrigada querida! Beijos mil

Mia Athayde
Reply 22 de June de 2015

Tânia, que espetáculo!
Fiquei encantada, vacinada, hipnotizada pelo teu post!
Aprendi muitas coisas, me equipei com mais informações e sensações e, além disse, resgatei memórias gostosas de experiências com os livros pela vida!
Desejo que vc tenha um grande sucesso na Bienal de Veneza (como eu adoraria estar aí !!!!) e que o trabalho da Sonia Gomes seja apreciado, e encante a muitos!!!!
Ela que desabrochou tardiamente para a arte dando novos significados aos panos que já tinham história, vai bombar na Bienal!!!!!!!!!
Bjsssssss

    Mia Athayde
    Reply 22 de June de 2015

    Nosssaaaa!!!!
    Este corretor de texto aqui está acabando comigo!
    Sorry pelos erros ....
    vacinada = enlevada
    além disse = além disso
    :))

      Tânia Sciacco
      Reply 22 de June de 2015

      hahahhah Mia, amei o vacinada!!

    Tânia Sciacco
    Reply 22 de June de 2015

    Mia, como eu queria que vocês estivessem, seria maravilhoso!! E ainda com as aulas de Lu!!
    Acredito que o trabalho da Sonia com os tecidos vai fazer sucesso! Muito obrigada! beijos

Izabel Pariz
Reply 23 de June de 2015

Tânia, você sempre com ideias maravilhosas e mirabolantes! rsrs...
Que coisa linda essa exposição com livros!
Vai fazer sucesso demais!

    Tânia Sciacco
    Reply 23 de June de 2015

    Izabel, é verdade, estou sempre viajando nas ideias!! E vocês, felizmente, embarcando comigo! :)
    Querida, são os livros que me deixam assim!!Abrimos hoje, ficou incrível. beijos mil e muito obrigada por comentar.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *