Coisas que estranho de Florença…


Quando você chega em um país estrangeiro com 26 anos para casar sem conhecer bem a língua e os costumes… e ainda sem internet, a coisa pode pesar… Quem me conhece há mais tempo sabe que estou falando de mim!  Tem coisas com as quais nunca vou me acostumar nessa cidade!  Mesmo se com o tempo reparo que eles (os Florentinos, Italianos e Europeus) têm razão.  Aliás, aqui o digo e aqui o nego!!

Neste post AQUI conto algumas coisas que amo e aprendi a amar de Florença, mas tem tanta coisa que eu ainda chacoalho a cabeça enquanto repito pela 2,390,40,928,560,125,986 vez que nunca vou entender… Estas são:

  • Por que não pode-se tomar cappuccino depois das 11?!!!!  Eu adoro um cappuccio depois do almoço no lugar de uma sobremesa.  Me desculpo com o garçom dizendo que sou estrangeira, pois te olham mal!… Mas por que não?!! Bem… tem uma razão.  Me foi explicado.  Não ajuda a digestão.  1X0 Italianos.
  • Por que não pode-se colocar queijo ralado em pratos de pasta com funghi (cogumelos) ou peixe?  Bem, essa com os anos quaaaaase me acostumei… Pois do mesmo jeito que não se toma refrigerante com a comida (muda demais o gosto do prato e não harmoniza como um vinho), o queijo “roubaria” o gosto delicado do peixe e do funghi.  2X0 aos Italianos!  Uffi!
  • Por que insistem que têm os melhores dubladores do planeta e portanto ok se os filmes não são em língua original!  Ah essa não!!  Não importa o quanto alguém consiga imitar a voz de Rambo ou Woody Allen, do mesmo jeito que mudando a cor de um quadro de Picasso a obra muda, dublar sempre tira da essência do filme! 2X1!!
  • Por que para indicar qualquer coisa fazem cartazes rudimentares colados com scotch?  Até em prédios ultra novos e ultra modernos, basta dar dois dias e você encontra uma folha de papel com uma seta desenhada a mão em caneta BIC indicando o caminho a tomar.  Daí grudam com Scotch, assim quando mudam o cartaz fica aquela tira de cola na tinta novinha… 😬 2X2 🎉🎊🎈
  • Por que nas rotonde (aqueles lugares onde várias ruas se encontram em um círculo como no Arc de Triomphe em Paris) os italianos insistem em estar no centro do círculo cortando e blocando o tráfico?  Não tenho explicação!  4X2 para a Consuelo (esse vale 2 pontos!)
  • Por que eles são tão rígidos com certas coisas sobre a saúde?  Acho que eles são meio fraquinhos mesmo… Acham que entrando e saindo de ambientes com ar condicionado muito frio a temperaturas externas muito quentes se adoecem… que se tomarem frio na barriga da indigestão… que carpete é anti-higiênico e dá alergia… que se bate um vento ficam com torcicolo… Bem, essas não tem muita explicação, mas sei que com eles acontece e comigo não… Sou super?  Ou eles tanto acreditam que acontece?… Vou dar empate nessa… 5X3
  • Por que insistem em comer alimentos que vem de perto e estão na estação?  Aí eles ganham com gol de bicicleta.  Aprendi nos anos que quanto a comida, italiano ganha de longe!  Os ingredientes são a primadonna na gastronomia italiana, especialmente na Toscana, então que eles sejam frescos é importantíssimo, além de fazer toda a diferença.  Eles têm toda razão!  5X4
  • Por que o horário do comércio é tão enrolado? Essa é outra que nunca entendi e nunca aprendi!  Segunda de manhã as lojas estão fechadas, mas no verão é sábado à tarde.  Quarta à tarde, ao invés, é a vez dos floristas e alimentar (lojas que vendem comida).  Mas os supermercados estão sempre abertos.  As lojas fechavam no domingo, mas tenho que dizer que nos anos mudou muito e estão se habituando a horário “estrangeiro” para turistas e se vêm mais lojas abertas.  6X4 Essa eu ganho!
  • Por que os Florentinos nunca estão felizes?  Não sei por que, mas se você pergunta para um Florentino DOCG como vai, ele responde “Éeeeeee….”  com um chacoalhar da cabeça… Não tem explicação.  Se fizessem aqui como se faz no Brasil onde se pergunta como vai no início de qualquer mensagem, todo mundo viveria deprimido… rsss 7X4
  • Por que fecham no almoço e tiram um mês de férias?  Quando cheguei aqui achei que fosse uma grande vergonha, preguiçosos, sem ética e fervor pelo trabalho… Sabem o que?  Hoje acho que eles têm toda razão!  A vida é para ser vivida com os próximos, familiares, amigos e amores e para isso se requer tempo!  Viva a Itália! Gol de cabeça e ganharam tudo!! 7X100000000!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Coisas que amo de Florença…
October 30, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor
February 01, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016
O emocionante Ospedale degli Innocenti em Florença
November 17, 2016

38 Comments

Karoline Fernandes
Reply 6 de November de 2017

Engraçado, minha irmã em 3 meses na Holanda sentiu algumas estranhezas também mas, no quesito cozinhar... Ela queria fazer bolo, pão de queijo e eles não vendem farinha rsss... O feijão não sei porque só tem enlatado ela me dizia em tom de risada....
Mas enfim... A maneira na qual você descreve tuas sensações estranhas com a forma de um campo de futebol onde a disputa é entre uma mulher em busca de uma nova vida e dos sonhos com uma Cidade nova cheia de encantos e coisas novas para serem descobertas e no final... "Ganharam tudo rsss"... Beijos meu amor, lhe amo <3!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Rssss! Realmente, não vendem a farinha para fuba ou pão de queijo, mas tem farinha, sim! Rsss Feijão, pelo menos aqui tem, mas dá muito trabalho, então acabam vendendo mais já pronto e enlatado, mas não é tão gostoso...
    Na Itália tem os "alimentari" q vendem na sexta feijão branco ou grão de bico feito em casa!
    Realmente, cada cidade tem sua gastronomia, mas pra mim isso não foi tão estranho, pois como tudo! kkkk
    Gostou do placar, hein?! Rsss
    bjs
    c

      Karoline Fernandes
      Reply 7 de November de 2017

      Eu adorei... Quero virar uma Florentina nem que seja por um dia... rss beijos

Ana Abate
Reply 7 de November de 2017

Ótimo placar!! Rs
Eu estranho muitas coisas, mas uma delas é pq os italianos ( os comerciantes mais antigos então...) não se esforçam para agradar os consumidores? Não estou falando de lojas de grifes ou departamentos. Parece que fazemos favor em comprar! Loja de sapatos então, é quase um par por vez! No Brasil eles trazem dez pares por vez! Rs Eles não entendem o pq experimentamos tanto para comprar...
Acho graça também de não “existir” refrigerante ou suco nos bons restaurantes! É como uma “ofensa” se não for água ou vinho!!!
E cá entre nós, que o RL não nos ouça, os fiorentinos se acham, né não?!😉

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    AH ÉEEEEE Isso é SUUUPER verdade!!!!!!!
    Já o suco e refri, eu entendo hoje...
    Sim! Eles acreditam q são os melhores do mundo! ahahha
    bjs
    c

      luciene felix lamy
      Reply 9 de November de 2017

      PelamordeZeus, meninas, e há como não se sentir especial? Florence, Italy, 43n46, 11e15 \o/

Carol Justo
Reply 7 de November de 2017

Adorei esse post, estou planejando minha mudança para a Itália e é muito legal saber disso tudo antes de ir... E olha que ainda assim acho que terei surpresas... Adorei mesmo o post <3

Carol Justo | Pink is not Rose

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Carol, veja um vídeo q fiz falando dos pros e contras no youtube.Canal consueloblog
    bjs
    c

Marcia Lo Fiego
Reply 7 de November de 2017

Oi Consuelo,
Há muito tempo não comentava, mas essa vou ter que comentar, morei na Itália e sou de família italiana, mas algumas coisas são realmente difíceis de entender, é o único país (acho!) que restaurante fecha pro almoço e hotel fecha para as férias hehehehe. Outra coisa, oh povo mal humorado, nunca respondem que está tudo bem, são pessimistas por natureza e financeiramente nunca estão bem, acho que eles escondem o jogo para ninguém ficar de olho no dinheiro deles...mas é um povo autêntico e genuíno, tenho muito orgulho da minha origem! Adorei esse post, beijos!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Sim!!! Vc tem razão essa dos horários é de morrer de rir mesmo! bjs c

lucida furtado de oliveira
Reply 7 de November de 2017

Estive na Itália,há poucos anos,chegando de viagem no horário do almoço,estranhei ao ver restaurante fechado e o único que encontrei estava com hora marcada para fechar.Pior foi em Lisboa: meu marido fazendo compras em supermercado com o carrinho cheio,um funcionário disse-lhe que deixasse as compras pois estava na hora de fechar e não houve mais conversa,saímos sem as copras,hahahaha,rindo até hoje!No Brasil é diferente!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Ahahhahahah! Sim o Brasil, como os USA, são países de serviço. Aqui não.
    bjs
    c

Teresa
Reply 7 de November de 2017

Não pode tomar capuchino por causa da indigestão do leite mas tomam sorvete e sobremesas cremosas a base de leite... vai entender!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    AIIII!!!!! Vou usar essa info!! obrigada! bjsc

Maria Celia Correa da silva
Reply 7 de November de 2017

Consuelo, ri muito lendo seus comentários ... moro a dez anos em Roma, sou brasileira casada com italiano e exatamente essas pérolas são as minhas perguntas também .
Não são apenas os fiorentinos , os romanos também adoram uma lamentação ... aqui tdo vira drama!
Talvez por isso eles gostam tanto de nós que somos “ risonhas” . Bjs

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Boa conclusão a tua! Deve ser sim! bjs c

Juliana
Reply 7 de November de 2017

Do queijo no peixe eu sabia, mas nos pratos com fungos não...😂😂😂agora tá explicado as "caraças" que eu andei recebendo por aqui. Bjos lindona!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Rssss! bjs c

Rogéria Azevedo Bertolini
Reply 7 de November de 2017

Acho muito estranho mesmo são as mulheres italianas, são sempre carrancudas, não fazem questão nenhuma de serem simpáticas, não tratam bem as estrangeiras, nos enxergam como ameaça, sei lá, isso sem falar que achei estranhiiiiissimo os homens serem extremamente mais elegantes e bem vestidos que as mulheres italianas, me acostumaria com qualquer coisa na Italia, menos com as italianas, acho eu rsrsrsrs

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Rssss!! bjs c

Elisabeth
Reply 7 de November de 2017

Que gostoso viajar com vc!
Estivemos 5 dias em Florença e amamos.
Ficamos num hotel bem próximo ao centrinho...nao me lembro o nome...mas até o porteiro foi muito simpático...
Cordialidade parece que é hábito dos florentinos....que delícia tomar um café nesse museu a céu aberto e andar nas ruas beirando o Rio Arno! Quero muito voltar!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Volte!!!! Eles podem como não serem gentis... tudo depende... rsss bjs c

Jovita Agra
Reply 7 de November de 2017

Acredito que estas coisas que estranhamos em alguns lugares fazem a diferença e que torna tudo interessante. O bom é se "adaptar", mesmo se nunca acostumar. Creio que hoje você já está completamente adaptada a esta maneira de viver dos fiorentinos. E quanto às lamúrias dos italianos, será porque aí não tem carnaval com samba, frevo, maracatu e axé? RsRsRs Beijo.

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Rssss!!! #pérolasdejovita !! Falou bem! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 7 de November de 2017

Eu tambem tive algumas ¨estranhezas¨ quando morei ai: filmes dublados que perdiam e muito seu conteudo, tres pratos de comida+sobremesa, sendo a pasta sempre em primeiro, a carne ou peixe sozinhos em segundo e por fim a salada: porque a pasta e importantissima come-la super quente! As lojas fecharem ate quase 3 da tarde porque eles tem que fazer a sesta...se bem que na Espanha tambem....Sim, sempre estao com cara de tristes, reclamando da vida e da falta de dinheiro. Mas o que me deixava louca: como as cidades italianas nao foram feitas para carros e como eu morava atras do Duomo, centro historico, tinha que dar voltas, voltas, voltas e mais voltas ate encontrar uma vaga livre para o carro!! Sim quereeedos, chegava tarde e ia dormir mais tarde ainda em razao de ter ficado horaaaaaasssss procurando vaga para o carro pois o mesmo possuia um papel dizendo que eu morava ali e que era ali que o carro tinha que ser estacionado!! Mas ainda bem que no dia seguinte ele sempre estava no mesmo lugar em que eu o tinha deixado.,...haha...Bjsss....

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2017

    Rsssss! bjs c

Ana Paula Paganini
Reply 8 de November de 2017

Consuelo, já vi mais de uma vez esta expressão em seus posts e não entendi do que se trata.
O que seria um "Florentino DOCG? DOCG é alguma sigla?

beijos,
Ana.

    Fabio Kalamatianos
    Reply 9 de November de 2017

    Denominação de Origem Controlada e Garantida, é usada para azeites ou vinhos. Significa que o produto é original daquela localidade. Ela de referiu a um homem genuinamente florentino.

      consueloblog
      Reply 10 de November de 2017

      Obrigada! bjs c

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2017

    Ah! Desculpe se não fui clara! Seria Denominação de Origem Controlada Garantida! É usada nos vinhos da região para dizer que são de lá MESMO!! Pois existe também só DOC! Rssss! Foi uma licença poética para dizer q a pessoa é nativo de verdade! Original de Florença até a alma! rssss! bjs c

Silvana Maschi
Reply 8 de November de 2017

Tambem tenho essa dúvida.

    Fabio Kalamatianos
    Reply 10 de November de 2017

    Denominação de Origem Controlada e Garantida, é usada para azeites ou vinhos. Significa que o produto é original daquela localidade. Ela se referiu a um homem genuinamente florentino

      consueloblog
      Reply 10 de November de 2017

      'Brigs! bjs c

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2017

    Vc viu a resposta acima? obrigada e bjs c

Rosileia
Reply 9 de November de 2017

Post divertidissimo! Gostei! ,)
baci

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2017

    Rsss! Q bom! bjs c

Wilza Suanno
Reply 9 de November de 2017

Oi, Consuelo!
Seu blog é super legal. Acompanho sempre. Vou passar uma temporada aí na Itália neste final de ano. Eu diria uma temporada sabática porque sou médica e quero dar uma descansadinha. Todos nós metecemos um tempinho extra, né? Obrigada pelas dicas. E dicas de inverno são super benvindas. Obrigada, querida!

    consueloblog
    Reply 10 de November de 2017

    Um carinho a si mesmo é algo de precioso! Veja, se quiser, looks embaixo das fotos dos olhos acima... tem vários dos meus looks, inclusive de inverno. bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *