O estilo de cada first lady americana nos últimos anos…


Michelle Obama se despede hoje em todas as suas mídias sociais com essa imagem dizendo que foi a maior honra da sua vida servir como primeira dama.

Dizem que a chegada da televisão nos lares americanos deu uma vantagem à eleição do Presidente Kennedy. A sua boa aparência e charme furaram a tela e conquistaram o povo americano!  Desde então a imagem tanto do presidente (POTUS President of the United States), quanto de sua companheira, a FLOTUS (First Lady of the United States) tem estado sob escrutínio.  Os últimos 8 anos reservaram uma lente ainda mais exigente, aquela das poderosíssimas mídias sociais que cresceram vertiginosamente nestes anos!  Os Obamas foram mestres no uso delas.

Com astúcia e estudo, o secretário de imprensa e sua equipe souberam utilizá-las com grande eficiência e elegância.  Mas temos que convir que tinham nas mãos duas grandes personalidades.  Obama é naturalmente elegante e ficou no clássico, apesar de um dia ter arriscado vestindo um terno bege para uma coletiva de imprensa.  O fato virou notícia viral nas redes!

How cool is this?!!

Quando Obama usou um terno bege numa coletiva de imprensa, as redes enlouqueceram!

Michelle entendeu logo a importância do estilo.  Desde a sua entrevista com Jay Leno, antes de entrar na Casa Branca, onde declarou que o seu look era da J.Crew, ela entendeu o poder que o seu modo de vestir teria nas redes e como isto poderia ajudá-la nas suas causas.  De forma discreta ela mostrou que somos todas iguais!  Todas podemos ser primeira dama e todas podemos nos relacionar a ela.

Quando Michelle Obama, antes de virar a FLOTUS (First Lady of the Unites States) declarou que suas roupas eram da J.Crew.

Gosto de pensar nela como uma mulher que se sente muito bem na sua pele.  Ela é linda mas não tem um corpo fácil.  É alta, tem lindas pernas e braços mas ancas grandes e às vezes é um pouco corcunda.  Porém,  duas de suas características mais importantes são a sua auto-confiança e sinceridade que nos anos amadureceu.  Vejam só quando voltou em 2012 ao programa, como ela estava maravilhosa!!

BURBANK, CA – JANUARY 31: First Lady Michelle Obama appears on the Tonight Show With Jay Leno at NBC Studios on January 31, 2012 in Burbank, California. (Photo by Kevin Winter/NBCUniversal/Getty Images)

Ao meu ver ela estava completamente confiante em si mesma (e uma ajudinha dos experts em sobrancelhas e cílios postiços também ajudou).  Nos anos as suas escolhas de designers emergentes americanos ajudou muito a indústria.  Ela também soube homenagear países e seus representantes usando estilistas daquela nação.  Foram toques sutis e elegantes de diplomacia.

Alguns de seus looks que eu mais gostei:

Ela soube usar cor e acentuar o que tem de melhor como seus braços, pernas, pele e altura.

Suas escolhas sempre foram corajosas!

Ela gosta de saias rodadas que ajudam a sua silhueta.

Nas roupas de festa ela é incrivelmente versátil! Ela gosta de mostrar os bonitos ombros e se divertir com os cabelos.

A franja não foi um dos meus looks favoritos.

Estes três últimos looks acho maravilhosos!

Eu ADORO como ela usa estes colares enormes todos misturados. Imagino que seja uma peça só, mas a escolha de algo que quebre a informalidade deste jeito é fantástico!

Melania Trump é uma mulher lindíssima e tem muito estilo.  Ela fica linda nas roupas.  Temos que entender ainda se ela será hábil o suficiente para usar este fato a seu favor e da nação.  Isso também vai depender se isto lhe interessa…

Achei Melania muito elegante e linda de Ralph Lauren. Corretíssima para a ocasião e não acho que ela se inspirou na Jacqueline Kennedy Onassis como algumas revistas disseram.

Ela gosta de branco

E mostrar suas curvas. o outro casal é o vice presidente e sua esposa. Estilos bem diferentes!

Ontem vi no site da Telegraph, jornal inglês, uma retrospectiva dos looks do baile inaugural de algumas das primeiras damas.  Achei tão lindo e bacana que quis replicar!  Aqui estão.

1961 Jacqueline Kennedy desenha seu vestido junto com Ethan Frankau da Bergdorf Goodman. Escolhe branco para ressaltar nas fotos branco e preto.

1965 Lady Bird Johnson vestiu John Moore. 1 ano após o assassinato de John Kennedy, foi considerada uma escolha elegante e discreta, correta para o momento.

1969 Sra. Pat Nixon vestindo por Harvey Berin. Diz o artigo que usou amarelo para trazer otimismo ao baile de inauguração.

1973 Sra. Nixon no segundo mandato usando Adele Simpson. A silhueta anos 70 é bem reconhecível.

1977 Sra. Rosalynn Carter vestindo Mary Matise que ela mesmo comprou em uma loja e já havia usado no baile quando seu marido tomou posse como governador da Giorgia. Foi considerado elegante repetir a roupa em um momento que o país passava por dificuldades econômicas.

1981 Nancy Reagan sempre foi considerada muito elegante. Escolheu James Galanos trazendo um novo glamour ao papel de primeira dama.

1985 no segundo mandato também usou Galanos

1989 Barbara Bush veste Arnold Scaasi em um look que é super anos 80

1993 Hillary Clinton usa esse lindo vestido, perfeito para a sua figura, de Sarah Phillips. Começando o trend de colocar ênfase em estilistas emergentes.

1997 no segundo mandato, em Oscar della Renta.

2001 Laura Bush usa uma peça de um estilista do seu estado do Texas, Michael Faircloth. O vermelho do partido republicano, aquele de seu marido, foi considerado como orgulho pela vitória. E deve ser pois nada nas escolhas destas roupas é por acaso.

2005No segundo mandato de Bush, Laura usa Oscar della renta.

2009, Michelle dá um knock out com esse vestido de Jason Wu modernizando o look, e papel, da First Lady. Lembro quando a vi entrar no salão pela televisão! Até parei de respirar. Foi muito forte o efeito estético. Isso é o poder da moda.

2013 de novo Jason Wu. Apesar da franja, que houve muito o que falar, ela estava maravilhosa. Ao meu ver melhor do que 4 anos antes. Mais confiante com o seu estilo e todos os olhos do salão estavam nela, mas não só pela elegância, mas pela sua força e inteligência. Seu melhor acessório!

E agora e hora de ver o que vai acontecer… pelo menos, com a moda…

……………………

Em tempo…

2017 Melania Trump usa um vestido de Hervé Pierre que ela ajudou a desenhar. O cintinho vermelho é em homenagem ao partido republicano. O vestido é bonito e ela linda, mas nada memorável. Seguir os passos de alguém tão magnânimo como Michelle Obama é difícil. “Big shoes to fill” como dizem os americanos.

YOU MIGHT ALSO LIKE

4 Hits que os brasileiros acham estranho…
April 13, 2018
Moda e Autoestima para a Voluptuosa!!
August 09, 2017
Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Pulseirismo, a minha tatuagem.
December 06, 2016
A Moda de hoje, por Costanza Pascolato e Consuelo Blocker (euzinha)
November 21, 2016
As minhas 10 peças must para este verão!
November 11, 2016
A importância da revolução Burberry…
September 20, 2016
As melhores escolas de moda do mundo!
August 25, 2016

55 Comments

Ana Lucia
Reply 20 de January de 2017

Adoro Michelle mas lamentavelmente não estava bem na sua ultima aparição como Primeira dama, o traje não a favoreceu em absoluto (engordou bastante e a cor não ressaltou sua beleza) o penteado a envelheceu muito e se desfez enfim ja a vimos muito mais bonita e exuberante! E logo hoje quando as fotos ficam para a historia! Gostei muito do traje de Melania que estava irretocável no entanto falta charme pessoal e desenvoltura necessária ao cargo enfim não se pode ter tudo?? Gostaria muito de ter visto Michelle com a vimos nas paginas da Vogue e em tantas outras oportunidades uma pena! Ótimo post como sempre

    Ana Lúcia Teixeira
    Reply 20 de January de 2017

    Concordo!
    Não foi uma boa escolha o look da despedida.

      consueloblog
      Reply 23 de January de 2017

      Acho q ela não queria roubar a cena... bjs c

MIa Athayde
Reply 20 de January de 2017

Muito interessante esse post, Consuelo!
Mais ainda por fazer refletir como os símbolos tem papel importantíssimo e, dentre eles, a moda.
Adorei!!!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Às vezes não reparamos, não é? bjs c

Cris vieira
Reply 20 de January de 2017

Olá!! Consuelo!!

Hoje ao ver essas fotos que você postou , achei muito interessante observar papel que as esposas dos presidentes mais atualmente, acabam por exercer de forma,paralela ao dito papel protocolar que as resumiriam.
Em anos anteriores, quando não atuavam no espaço administrativo, eram simpáticas, elegantes e despercebidas. Apenas lembradas pela elegância e ou pelos escândalos de seus maridos.
Quando essas esposas passaram,a atuar no campo social, subiram um degrau. Além de elegantes, simpáticas e despercebidas, agregaram um ideal, representando família e valores.
Hoje, ser uma primeira-dama representa um trunfo para os presidentes ou candidatos à presidência. A elegância, aliada à simpatia, à inteligência delas e uma excelente ação publicitária garantem boa parte de credibilidade do presidente. Vimos Michelle Obama, Hillary Clinton e Carla Bruni atuarem elegantemente durante a gestão de seus esposos. Esperemos que Melanie Trump também deixe sua marca positiva na história de seu país.
Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Acho q muito do q vc descreve veio ao olho do público por via de Michelle.
    bj
    c

Teresa
Reply 20 de January de 2017

Melania é realmente muito elegante, seu pior acessório é aquele marido... mas sem ele, não seria uma FLOTUS!!! bjs

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Sabe q tenho a impressão q ela não quer ser FLOTUS... bj c

Marina
Reply 20 de January de 2017

Michelle Obama vai deixar saudades, pela sua força, graciosidade e inteligência, sem dúvida! Melania tem uma presença discreta e elegantíssima é a First Lady, mas há também Ivanka, a first daughter. O clã Trump, no feminino, transmite uma imagem clean, com um estilo impecável e poderoso. Uma imagem ao nível da personagem Claire Underwood, em House of cards.

Beijinho!

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Hehe!... bjs c

Heloisa Urbano
Reply 20 de January de 2017

Parabéns pelo post!!!!!!

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    obrigada! bjs c

Martha Mansinho
Reply 20 de January de 2017

Vamos sentir saudades do casal Obama!
Quanto a Melanie é linda mas abusou de intervenções faciais sem precisar.Gostei da cor do vestido, ideia interessante mas a modelagem prejudicada, ñ vestiu bem!
Ah as luvas me incomodaram muito, é preciso saber usa-las, tirar a da mão direita para cumprimentar!Salvo se estiver numa estação de eski entre amigos!!
💋💋consu

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Sabe querida que eu também pensava que tinha q se tirar as luvas para cumprimentar? Mas fiz uma pesquisa rápida, e, em geral, só os homens sempre tiram as luvas. As mulheres não precisam se são luvas para o frio e não devem se são luvas elegantes com uma roupa de noite. Por exemplo, nunca vemos a rainha da inglaterra tirar as luvas para dar as mãos... Tem a ver com o fato q faz parte do look e com humildade (antiga) de cobrir as mãos e braços... Surpresa para mim também!bj c

Karoline Fernandes
Reply 20 de January de 2017

Michelle... Nos olhos dela consigo ver a grande mulher que ela foi e sempre será! #michelleparasempre

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Viva!
    bjs c

Bruno
Reply 21 de January de 2017

Achei Michele bem simples mas acredito ter sido proposital, elegante que é, não deve ter querido tirar a atenção do casal PF(Potus e Flotus. Não, não era Prato Feito. rs). Não entendi as mangas curtas pois estava bem frio, isto foi o maior pecado de sua roupa, para mim. Melania estava impecável, a achei elegantérrima. Bjs, C e Salloto

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Concordo com a tua análise.
    bjs
    c

Andrea - Curitiba
Reply 21 de January de 2017

Para mim, a Melania e muito elegante e chique! Jakie foi hors concours. Nancy Reagan elegantissima ate o fim! Bjs e otimo post...

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Certíssima Andy! bjs c

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 21 de January de 2017

Melania esteva realmente impecável!
Graças a seu post me lembrei do quanto a Nancy Reagan era chic e elegante!
Jackie, embora eu não seja fã da pessoa, tinha um estilo que se tornou eterno, mas gosto mais da fase Jackie O., tenho a impressão que era outra mulher, não sei explicar bem.

beijos,

AL

    Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
    Reply 21 de January de 2017

    obs.: eu amava o casal Reagan! Sem dúvida foi uma dos presidentes cujo legado foi muito marcante. Adorei fazer uma seção flash back!

      consueloblog
      Reply 23 de January de 2017

      REalmente, nem todo mundo lembra da Jackie O dos anos 70 no Mediterrâneo! Super cool, e mais madura, marcou aquela época também! Bem falado AL! bjs c

Denise Luna
Reply 21 de January de 2017

Parabéns pelo post, adorei!
Sobre a Melania, ela não se casou com um político, mas com um empresário, então tenho uma certa peninha dela, pois ela está aterrizando de paraquedas nesse circo todo e ainda por cima, sofre com a comparação injusta com a Michelle Obama, que brilhou do começo ao fim.
Jackie continua TOP, mas cada uma das primeiras damas se destacou pela sua personalidade.
Achei que Melania brilhou em todas as suas escolhas, tomara que se destaque nas ações positivamente.

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Não sei se a comparação é injusta, acho inevitável! Porém ela pode ficar tranquila no quesito elegância e beleza! bjs c

Márcia
Reply 21 de January de 2017

A atual primeira dama tem a beleza e o porte de quem já foi modelo, mas falta a ela o carisma, a autonomia e a autenticidade que sobram em Michelle Obama.
Adorei o post! Parabéns!

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Eu tô achando que falta uma plataforma, né? Por o q ela vai lutar? Ou vai só cuidar do filho em NY? bjs c

Glaucia M. Olinger
Reply 21 de January de 2017

Ótimo post .
Muito elegante Michelle Obama ter optado por um look que não ofuscasse a Melania Trump .
Mas , será difícil superar a classe da Michelle .

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Concordo! bjs c

Bernadete Marques de Paula
Reply 21 de January de 2017

Acredito que Melanie já está com a faca e o queijo na mão para ultrapassar Michelle. Não sei pq, mas quanto à maneira de se vestir, Melanie já tem um traço, um acabamento, muito mais elegante e fino que Michelle. Como bem disse Denise Luna, ela ainda está no modo mulher de empresário. Acredito que quando entrar no modo First Lady, vai ser maravilhosa. Vamos aguardar os acontecimentos.

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Sim, verdade, tempos q esperar amadurecer! bjs c

leila
Reply 21 de January de 2017

Ola Consuelo adoro seus posts.
amei os looks da primeira dama americana na posse do marido no baile de gala e o da cerimonia religiosa em preto.
vamos ter muito assunto para quem gosta de moda por favor mantenha nos informada dos próximos modelos que ela ira usar obrigada abraço leila

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    ok Leila! bjs c

Cristina N. Fisher
Reply 21 de January de 2017

Sinceramente? Achei lindo e mt ousado ver a primeira dama usando uma fenda lateral... Mas concordo que Melania ainda precisa encontrar seu espaco. Talvez por nao ser americana, ela passou um certo desconforto durante toda a festa da posse.
Tb amei o vestido de Nancy Reagan em 1981. Mas tenho um xodoh por vestidos de um ombro soh.
E se eh possivel comentar algo sobre a mulher do vice presidente, a sra Pence, acredito que ela ainda nao percebeu que a idade chegou. O vestido azul de ontem a noite teria caido bem 30 anos atras... Este da foto que vc postou tb provoca vergonha alheia. Tadinha...
Bjs!

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Gentemmmmm! Fiquei com pena de comentar!! Mas tá duro de roer a segunda dama! bjs c

Marly Papa
Reply 21 de January de 2017

Eu adoro a figura humana Michelle , acho que ela é uma pessoa excepcional , seu carisma é imbatível , gostei das 2 roupas da Sra Trump , ela é mto elegante. , mas a acho sem sal !!! Ele o considero um bossal , que já quebrou 3xs e despreparado para o cargo tanto politicamente como diplomaticamente !!! Deus salve a América !!!

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Realmente não sabemos o q passa na sua mente... bjs c

      Fátima Abreu
      Reply 24 de January de 2017

      Hummm as mulheres são fortes e não é fácil estar ao lado de um presidente. Ser figura pública é ser vitrine de vidro bem frágil. Torço para que elas continuem sua fortaleza. Pelo visto - e bem visto - a presidência dos EUA tem muito mais que a canetada do chefe, do comandante, tem uma mulher que não apenas posa pra tornar mais leve a imagem dele.

        consueloblog
        Reply 24 de January de 2017

        acho q sim, ele está usando a imagem de Melania também para o seu favor. bj c

Claudia Battistelli
Reply 22 de January de 2017

Muito legal!! Nunca tinha prestado atenção nessas coisas!!! Com vc e sua Mamis aprendi a respeitar moda e estilo!!! Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Ah, que bom isso! bjs
    c

Maria Vilma
Reply 22 de January de 2017

Mais uma vez a expressão elegante do seu conhecimento e pensamento, Consuelo... Adorei!!! Como aprendo com você!
Depois de ler este post/aula e o comentário da Mia, qdo ela salienta a importância dos símbolos na vida e na cultura das pessoas, com destaque à moda, levou-me a refletir no quanto o modo como nos vestimos, para além da imagem estética, é carregado de significados. Pesquisando um pouco sobre o assunto, encontrei e resolvi trazer como emenda de reflexão, o pensamento de Coco Chanel, que revolucionou, não só porque libertou a mulher dos trajes rígidos e desconfortáveis do fim do século 19. Mas também, porque, utilizando-se da moda, para valorizar a inteligência e a coragem do pensar criticamente:
“A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com ideias, a forma como vivemos, o que está acontecendo.” (Chanel).
Michelle Obama, sob todos os aspectos, corresponde em perfeição, ao que se pode definir como uma mulher corajosa e inteligente que, na condição de primeira-dama, logo percebeu a importância da moda e o que se pode fazer com ela.
Obrigada, querida!
Bjs, MaVi

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Exatamente tudo o que vc falou! Wow MaVi! bjs
    c

Jaqueline Damasceno
Reply 22 de January de 2017

Excelente post, para variar né rsrs. Que boas inspirações e muita energia positiva lhe acompanhem sempre. Beijos

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Obrigada! bjs c

Marta Oliveira
Reply 23 de January de 2017

Olá todo mundo, primeira vez aqui. Adorei seu post pois nos faz entender que o assunto moda também tem outras camadas e não é só uma futilidade. Adoro a Michele e gostei do look, para mim passou uma mensagem de despedida antevendo tempos conturbados. Melancia bonita mas parecia uma Barbie teleguiada, vestido cópia da Jackie . Beijos

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Oi Marta, bem vinda! Tem uma certa verdade nas tuas interpretações! bjs
    c

Marta
Reply 23 de January de 2017

Melania..sorry

Sara
Reply 23 de January de 2017

Que saudade dos teus posts sobre moda e comportamento! Adorei esse, aprendi um monte!

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Q bom! Depois me diga o que achou do próximo da Dior! bjs c

consuelo villanueva macedo
Reply 23 de January de 2017

Gostei muito da Melania, linda e elegante. vamos ver como será esta FLOTUs. Como alguém disse acima, sinto pena da comparação com o carisma, inteligência e segurança da Michele. Quanto ao POTUS, pelo amor de Deus, sem palavras para classifica-lo, um horror, o cabelo nem se fala e como pessoa sem comentários.
Não gostei da roupa da Michele na posse, a cor e o modelo não foram felizes, quanto ao look de franja, acho que quando usou não a favoreceu, no mais sempre elegante.
A foto do casal Obama de costas olhando para o Obelisco achei linda.
O que vocês acham da Michele parar de alisar o cabelo e assumir o crespo como agora está tão em moda, tenho visto cabelos crespos lindos, Maju do JN é um exemplo de quem está super bem com este tipo de cabelo.
Foi um excelente post, adorei.

    consueloblog
    Reply 23 de January de 2017

    Consuelo, uma vez perguntei isto no Snapchat. É a única coisa que acho incoerente de Michele e as filhas. Me disseram, inclusive mulheres negras, que é uma questão de escolha puramente estética...
    Numa das últimas entrevistas de Obama, um jornalista negro americano perguntou com uma frase que ficou na minha cabeça: "nós homens negros em posições de poder, não sei se acontece com o Sr. também, nos questionamos se estamos sendo negros o suficiente ou demais o tempo todo, não é verdade?" Portanto, acho q a escolha de não usar o cabelo "afro" tem algo a ver com isso... bjs c

Sarah
Reply 17 de March de 2017

Não compactuo com essa babação de ovo por Michele,pra mim ela e o marido só foram muito convincentes em suas interpretações de casal carismático gente boa.Devem ter estudado teatro e arte da manipulação na mesma escola que o primeiro ministro canadense Justin Trudeau,outro lobo em pele de cordeiro.
Melania é linda,elegante,tem postura.Ela já transpareceu que não quer muita aproximação com política e acho esse o lado positivo dela e do marido,são verdadeiros.Por mais que as pessoas odeiem Trump,algo é inegável,ele está sendo ele mesmo,não usa uma máscara.Pra mim,Melania supera Michelle facilmente,e prestemos atenção em Ivanka,filha de Trump,ela pode surpreender e muito.Beleza ,elegância e inteligência ela já provou que tem,e de sobra.

    consueloblog
    Reply 20 de March de 2017

    Eu não compartilho na maneira mais absoluta com isto que vc escreveu. Não é uma competição. As duas mulheres são lindas e elegantes. Por que uma deve tirar o valor da outra?
    Agora dizer que os Obama são falsos, não acho justo. E ao meu ver Trump está fazendo o que prometeu na campanha, mas muitas destas ações não são para o bem geral da população e vão beneficiar bilionários como ele. Sim verdadeiro.
    Mas respeito o fato que vc, como outros, gostem dele, apesar de achar difícil ser uma mulher e achar ele bacana. Só não aceito quando se ofende sem fundamento para apresentar um ponto de vista.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *