Dicas do Salotto!


O salotto me manda ótimas dicas. Gostaria de compartilhar. Vocês topam? Foto: Tatiana Fontes

Vamos começar outra nova coluna aqui no blog?…Dicas do salotto!!

Quem leu o meu post sobre como fazer uma mala para o inverno do hemisfério norte AQUI, soube da minha preocupação com roupas de inverno (que no Brasil ficam fechadas a maioria do ano) perfumadinhas.

A nossa amiga do salotto, Ilana Medeiros de Aracaju, SE , me mandou um email com esta dica que achei ótima!!!  Ela também tem um blog, Do Meu Gosto.

Ilana nos traz essa ótima dica!

Aqui vai o email:

Olá Consuelo!!!
Primeiro, agradeço mais uma vez o post sobre o que levar na mala pro outono europeu!!!
Depois, que falando sobre roupas com cheiro de armário/mofo eu lembrei de passar a dica pra você e pras meninas de como eu guardo aqui em casa as roupas de frio.
Eu sou muito alérgica, então minhas roupas tem que estar sempre cheirosas, nada de cheiro de guardado senão espirro até faltar ar! Daí que mesmo guardando as roupas lavadas no armário, como sempre morei em cidades praianas e um tanto úmidas, tinha muito problema com mofo. Colocava aqueles potinhos antimofo mas nada resolvia. Até que visitando uma amiga no Rio, ela me mostrou uns organizadores que são vendidos em qualquer lojinhas de utilidades pro lar. Também já vi deles na revista da Avon. Anexei as fotos!! Ele é feito de um plástico fininho com partes em TNT (sabe aquele tecido fino meio que furadinho que usamos pra decorar festinhas infantis?) e você fecha com um zíper.
Eu lavo as roupas, deixo secar bem e em seguida guardo-as nesse organizador e pronto!! Mesmo que eu tire com uns 4 meses depois as roupas continuam com cheiro de limpas!!
Ele fica todo vedado! O TNT serve pra não deixar abafar a roupa como quando colocamos num plástico, dessa forma a roupa acaba respirando mas sem absorver poeira já que o tecido TNT é como um filtro. Não tem produto dentro, mas se quiser pode colocar daqueles sachês com cheirinho. No meu nunca coloco nada..
Achei o máximo!!
Os meus eu comprei numa lojinha de uma daquelas galerias da Av Visconde de Pirajá em Ipanema. Agora um alerta: só funciona se você guardar a roupa recém-lavada.
Vamos supor que você tire uma blusa pra usar, saiu apenas pra ir num restaurante rapidinho e voltou.. aparentemente essa blusa estará limpa, mas não! Se você colocar lá tanto ela quanto todo o resto das roupas ficarão com cheiro de guardado!!
Tirei várias fotos pra que você entendesse melhor. Tem o organizador dobradinho como quando é comprado, tem ele aberto vazio e com as roupas dentro mas ainda aberto. Na última foto é como eu guardo aqui em casa no armário de forma empilhada.
Que bom que gostou da dica!! Pra mim é uma mão na roda, ainda mais que aqui no Nordeste nem no nosso inverno a gente usa roupa de frio daí deixo tudo guardado e só tiro quando vou viajar pra algum lugar que precise.
Espero que tenha gostado da dica!!
Beijos!
 
 

 Eu não testei, mas amei a idéia!!! E vocês, amigos do salotto, o que acharam?

  • April 28, 2012
  • 0

32 Comments

Mia
Reply 28 de April de 2012

Nada como uma dica com tamanho nivel de detalhe!!!
Eh pra se jogar, sem medo de encontrar a Consu no inverno de Florenca!
Ilana, vc foi otima, credibilidade total.
Consu, a nova modalidade de post tem tudo pra ser sucesso, e, sem duvida, um assunto que agrega muito os seguidores.
Eh o salotto aumentando de tamanho e BOMBANDO!!!
Bjk

REGINA MATOS
Reply 28 de April de 2012

Copiando a dica ,adorei

Natalie
Reply 28 de April de 2012

Aqui em casa a gente faz de um modo parecido!
Tem um closet só de casacos, sabe Deus porque motivo eu e minha mãe somos loucas por eles, mas os maiores, para frio de verdade, nós guardamos naqueles sacos que depois de fechados, tem que sugar o ar com aspirador para ele ficar a vácuo.
Tem de vários tamanhos e se arrumar direitinho cabe muita coisa!!!! E é bom porque como fica a vácuo, não ocupa muito espaço e mesmo assim não amassa as roupas que estão dentro.
E cheiro de guardado, jamais! A gente costuma colocar algum sachê com cheirinho dentro também!
Beijoo!

Maria Araci Corrêa Meyer d'Avila
Reply 28 de April de 2012

Ótima dica!!!! Eu gosto de colocar no meu closet e nas gavetas saquinhos de tule bem fininho com cravos dentro ( cravos que se usa em doces). Deixa um cheirinho super bom e espanta as traças. E nos armários de louça eu uso cravos, também, dentro daqueles coraçōes ou bulezinhos de metal, que é para colocar chá e penduro em uns ganchinhos. Deu para entender? Depois mando foto!

Jairene
Reply 28 de April de 2012

Oi Consu!... Oi Salotto!!!...
Amei essa coluna "Dicas do Salotto"!...Sempre há algo a aprender,não é? Já me deu vontade de reorganizar meus armários,rsrs...
Consuelo,vc está demais!...Nem tive tempo de escrever na Jam Session,e já tem "lançamento"no consueloblog!!! Uhuuu... A Mia disse muito bem: Salotto crescendo e Bombando!!
Bjos,querida!

***Consu, amigas minhas en-lou-que-cen-do com o post que mostrei a elas,"Viajar de carro pela Toscana"...amaram os roteiros de 2/3 dias, com detalhes sobre as cidades no percurso... Já estão refazendo os planos de viagem,e... elogios mil ao blog!! ;)

Jaqueline Müller
Reply 28 de April de 2012

Meninas que dica maravilhosa!!! E posso adiantar que, o organizador NÃO pode ser totalmente de plástico, porque se for, a roupa cria mofo. Ele precisa ser exatamente como foi ensinado para que a roupa respire. Portanto, nada de aproveitar aquele que já tem em casa...

Jaqueline Müller
Reply 28 de April de 2012

Meninas, dicas para quem gosta de cebola, mas não conseguem comê-las sem ficar com aquele gostinho e com o bafinho. Corte a cebola em rodelinhas ou em quadradinhos, na forma que for utilizar e deixe de molho em água geladinha por uns 20 minutos. Após este período, escorra e sirva. Não ficará nenhum resíduo na língua e no bafinho. ;) beijinho, Jaki.

    Mia
    Reply 28 de April de 2012

    Jak, ninguém melhor que vc como consultora dessa nova modalidade de postagem. Dica é com vc mesma!!!!
    Sobre a cebola, acho indispensável na culinária, mas odeio ficar com o gosto dela na boca, fico louca pra comer doce!
    Vou testar a dica.
    Bjk

      Jaqueline Müller
      Reply 29 de April de 2012

      Mia, fico muito feliz que tenha gostado! Depois me conte o que achou. Beijinhos!!

        Drica Melo
        Reply 29 de April de 2012

        Jaqueline... que engraçado, eu faço o contrário... tiro a casca e coloco em água quente por 2 minutos... li em um site de culinária e deu certo! Abçs

          Jaqueline Müller
          30 de April de 2012

          Legal Drica, tem gente que não suporta mesmo a cebola, daí ficam dicas para que seja ingerido este alimento tão importante que também ajuda na prevenção de câncer. Bejinho, Jaki.

Paula
Reply 28 de April de 2012

Adorei a nova modalidade de post! Obrigada Ilana e Consu por compartilharem!! Além de ficarem longe dos mofos e cheiros, ficam muito bem organizadas, liberando espaço para que as coisas da estação fiquem à vista e utilizemos da melhor forma o que temos no armario. bjos

eloisa cruz
Reply 28 de April de 2012

Super dica!!!! Incredible!!!!

Ilana Medeiros
Reply 29 de April de 2012

Meninas obrigada!!! =D
Quando li sobre o cheirinho de roupa guardada no outro post, lembrei na hora de compartilhar aqui com vocês. Eu ia dar a dica no Salotto mesmo mas eu achei que sem fotos seria difícil de todo mundo entender, daí resolvi enviar pro e-mail da Consuelo e ela teve a idéia de criar essa nova coluna!!

Jaqueline, que dica massa!! Mas vem cá, a gente sente o gosto da cebola quando está comendo?

Bjos!

    Jaqueline Müller
    Reply 29 de April de 2012

    Ilana, a gente sente a textura e sabor de forma suave, sem resíduos depois. Faça o teste com molho a vinagrete, por exemplo. Outra dica para quem é intolerante ao TOMATE, por acidez gástrica, no caso do molho a vinagrete, trocar por pedacinhos de melancia. Sabe aquela partezinha quase perto da casca que é meio vermelhinha e meio branca? POis é, ali vocë corta e acrescenta no vinagrete. Delícia!!!

      Mia
      Reply 29 de April de 2012

      E eu não disse que vc é a mulher da DICA, rsrsrs
      Bjk

        Jaqueline Müller
        Reply 30 de April de 2012

        Hahaha bjus Mia!!!

    Ana Laura Rabelo
    Reply 29 de April de 2012

    Ilana, sua dica foi simplesmente um achado!e você eh linda! Bj,AL

Aurea Liberato
Reply 29 de April de 2012

Essas dicas são muito boas e parabéns á Ilana e Jaqueline por compartilharem conosco. Beijo.

Patricia Leão
Reply 29 de April de 2012

Ótima dica. Tem outra opção para quem tem pouco espaço (eu!) que são uns sacos que fecham a vácuo, usando o aspirador de pó. Há de diversos tamanhos. É ótimo também para guardar edredons extras. São esses http://www.laredoute.pt/venda-lote-de-2-capas-de-arrumacao-em-vacuo.aspx?productid=324055607&documentid=294111&prescode=7678541&sizecode=00&source=mini%20pdp

Drica Melo
Reply 29 de April de 2012

Consuelo, que legal as dicas da Ilana... aqui o clima é quente e seco, de qualquer forma quando viajamos, envio os casacos para a lavanderia, adoro as roupas cheirosas e bem passadas!
A alguns anos venho desenvolvendo idéias para arrumar as malas, como faço sempre a do meu marido e de minha filha, projeto todos os detalhes (mania de arquiteta)... de início era um transtorno para organizar... resolvi o problema, comprando sacos pretos de TNT, com plástico para embalar os sapatos, e com tela para as roupas... assim, pelo número de dias e eventos, crio combinações, tipo: calça/camisa, saia/blusa, ou, jeans/camisetas, e coloco nestes sacos... fica fácil na hora de se vestir... não esqueço de colocar um outro saco grande de TNT para roupa usada.
Estou desenvolvendo uma linha de viagem, sacos de tecidos (tricoline) com plástico e fechados com ziper... combinando com porta shampoo, condicionador e sabonete... porta toalha, pasta e escova de dente... porta maquiagem... porta calçinha e sutiãs (ou cuecas)... capa para travesseiro pequeno e máscara para dormir para levar na bolsa e usar no avião... toda a linha em composê e patchwoork... fica prático e lindo para arrumar as malas e as gavetas... finalmente, para arrematar com aquele cheirinho gostoso, faço trouxinhas de tecido c/ algodão (dentro) laçados com fita de cetim e borrifo perfume ou água de lavanda (Etna têm bom preço) ... costumo colocar nas gavetas (e nas malas) ... assim, as roupas ficam sempre cheirosas.
Ainda estou desenvolvendo a linha, tenho idéias mas não sei costurar, e está díficil acertar uma costureira caprichosa por aqui, se você sê interessar para um próximo post, indico uma amiga do facebook de Ribeirão Preto (ela tem lindos kits para bebês) e te envio as fotos... é de + bom gosto!
P.S: Pendurado nos armários, ficam os ternos e blazers, em embalagens de TNT (preto) e plástico (c/ziper), só que neste caso deixo o zíper aberto para ventilar... são estratégias para cuidar da família com carinho.
Bom fim de domingo!!! Beijos

    Tarcila
    Reply 6 de May de 2012

    Oi, Drica! Adorei suas dicas! Pode me dar os dados de sua amiga de Ribeirão Preto? É que trabalho em Ribeirão e queria conhecer o trabalho dela. Beijo!

      Drica Melo
      Reply 6 de May de 2012

      Que legal que trabalha em Ribeirão, é uma cidade linda e de muito bom gosto! Você vai adorar as peças dela, inclusive haverá um bazar "Armazem Verde" no dia 26/05, ela só trabalha por encomenda... procure no facebook por "Patchlitcha Mimos Paulitcha". Bom domingo. Bjs

Luciene Felix Lamy
Reply 2 de May de 2012

Show, Drica! E tem coisa melhor que cuidar da família com carinho?
Pois desenvolva mesmo essa "Linha de Viagem": adoro 'cada coisa em seu lugar'.
De vez em quando 'baixa' um Virgem em mim, como agora, que a Lua está em Virgem e fico doida para organizar tudo nos míííííííínimos detalhes!
Precisas de uma costureira caprichosa? Onde moras?
Mil beijos,
lu.

    Drica Melo
    Reply 6 de May de 2012

    Lu, adoro organizar e confesso que fico preocupada com a mania de perfeição... daí, ás vezes, desencano e as gavetas ficam psicodélicas... nesta entrada do outono segui as dicas da Consuelo e desapeguei das roupas que não uso à tempos... sou sagitariana e amo mudanças, sigo o lema "menos é mais", isto ajuda na organização da casa e da vida... estou morando em São José do Rio Preto, saí á alguns anos de São Paulo, rumei para Ribeirão, e de lá para cá, nestas transições aprendi a carregar o imprescindível.
    Aqui tem muitas confeccções, inclusive a Pupi e 1+1, por isso a mão de obra das costureiras é excassa... daí a dificuldade. Há lojas que bordam os kits, porém, minha linha é mais artesanal... gosto de originalidade. Estou preparando o kit de viagem para minha filhota, assim que estiver pronto te aviso e passo as fotos por email. Obrigada pelo carinho! Bjs

      consueloblog
      Reply 6 de May de 2012

      Passe as fotos pra mim também! Será o próximo dicas do saloto!
      bjs
      c

Anonima
Reply 4 de May de 2012

Alguém poderia me informar exatamente em qual loja de qual galeria consigo encontrar esses sacos? A Visconde tem mil galerias vou ficar loucaaaa se for visitar cada uma delas! Muito grata :)

    consueloblog
    Reply 6 de May de 2012

    pedi para a Ilana te repsonder!...
    bjs
    c

Patchlitcha
Reply 6 de May de 2012

Drica, que delícia...
Obrigada pela divulgação e pelo carinho...
Bjão
Paula

lia mara coitinho
Reply 21 de May de 2013

Ola Consuelo,

Estou programando passar de 3 a 4 meses em Florença,vou sozinha, tenho 53 anos. Procuro um lugar descolado para ficar. Espero tuas dicas.

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2013

    Oi Lia!! Q bacana!! Um privilégio!! Vc viu acima as opções no " Onde Ficar em Florença"? Tem também outro ótimo site onde procurar. O http://www.apartmentsflorence.it/
    Se tiver dúvidas quanto à zona da cidade etc, é só perguntar. Bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *