Dica de Florença: Artigianato e Palazzo 2015


11386485_749951091784124_544827396_n

 

Escrevi o artigo abaixo para o nosso parceiro, a Bontempo.  Ficou lindo, lindo com tantas imagens e a história deste jardim secular florentino…

Artigianato e Palazzo – um passeio pelos jardins do Palazzo Corsini em Florença

Por Consuelo Blocker

No mês de maio, a família Corsini de Florença abre seu secular jardim, localizado no centro da cidade, para apresentar uma fascinante feira de artesanato – a propósito, a curadoria também é feita pela família real de forma impecável! A visita, como não poderia deixar de ser, é um momento de lindo e calmo prazer. As tardes em meio à natureza são caracterizadas pela presença de famílias e grupos de amigos, pela arquitetura de tirar o fôlego e pela valorização do que é feito à mão – tudo com a elegância do slow food, slow walk e slow talk!


Em dias assim, buscamos o hedonismo, característica marcante da filosofia de vida italiana… Algo que eu e a Bontempo levamos na alma e gostamos de compartilhar com vocês

Pertencente à família Corsini desde 1620, foi nos meados do século 17 que Filippo Corsini confiou a criação de um jardim italiano (aquele geométrico, que pela fama de Versailles é erroneamente atribuído à França) a Gherardo Silvani. Ele foi o responsável pela criação de uma alameda interna adornada com estátuas que até hoje vemos na parte de trás da casa. As esculturas repousam sobre pedestais que diminuem em altura para dar uma ilusão óptica de maior amplitude – truques arquitetônicos dignos de quem tem olho, talento e experiência (lembra alguém? Começa com “B”! ;-).


As lindas decorações geométricas em verde aninham grupos de plantas e flores como as belíssimas peônias, a minha flor favorita

Os artesãos desse evento são escolhidos a dedo pela Itália afora e, por isso, é possível encontrar de tudo: roupas, comida, joias, bijoux, chapéus, cestas, elementos de decoração, perfumes… Passeando pelas alamedas e limonaies – plantas de limão típicas da Toscana –, se vê como cada um exerce seu mestiere (ofício, arte) em dezenas de demonstrações.


Trabalho feito à mão que enche de orgulho seus criadores


Ainda é possível comprar peças ou encomendar, afinal, personalização é essencial em um bom padrão de viver, não é?!


Adorei o serviço de pratos de vidro colorido cheios de pequenas imperfeições. Nenhuma peça é igual a outra e permite que possamos montar uma mesa multicolorida


O trabalho de trançar cestos sempre me fascinou! Desde que vivia no Brasil, eu parava para ver os artesões ajustando assentos de cadeiras :)

E como não se encantar com as lindas peças de decoração que trazem conchas, corais e galhos do fundo do mar?! Eram moda séculos atrás, e ainda hoje acho muito sofisticado. Entretanto, o coração derreteu mesmo foi com os quadros com pequenos santos: colagens lúdicas de uma sensibilidade única!

Para matar a fome depois de tanta caminhada, nada melhor do que os cantuccini (“cantinhos”), biscoitos durinhos com pedaços de amêndoas, perfeitos para se molhar, com os dedos mesmo, no Vin Santo. Aqui encontramos também novas variações do clássico até com pedaços de chocolate.

Pelo jardim, para a felicidade da criançada, passeiam centenas de tartarugas que vivem aqui há quase mais tempo que os príncipes Corsini.

Elas parecem simbolizar, justamente, o quanto se pode estar bem nesse ambiente onde a pressa fica do lado de fora dos muros!


Foto: Roberto Leone

YOU MIGHT ALSO LIKE

Coisas que estranho de Florença…
November 06, 2017
Coisas que amo de Florença…
October 30, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor
February 01, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016

14 Comments

Andrea - Curitiba
Reply 31 de May de 2015

Delicia de passeio!! Que bela ideia dos proprietarios em abrir a propriedade as pessoas. Eu amo uma feirinha de artesanatao, iria ficai doidinha ali!!haha.....Que lindo o trabalho do senhor trabalhando o coral. Deve ser lindo de ver.....Cantuccini sao os famosos ¨biscotti¨ americanos. Eu tenho a receita italiana e eh facilimo de fazer...Lindo post!! Bjs e bom domingo a todos.........

    consueloblog
    Reply 1 de June de 2015

    Obrigada querida! bjs c

Denise Luna
Reply 31 de May de 2015

Também adoro uma feirinha, Andrea, principalmente na Europa....kkk
Que passeio mais lindo. Não me canso de dizer que morar na Europa é privilégio.
Bjs e bom domingo para todos!

    consueloblog
    Reply 1 de June de 2015

    A Itália é linda! O Brasil também!! bjs c

    Andrea - Curitiba
    Reply 1 de June de 2015

    De, amo feirinha em qualquer lugar do mundo!! haha....Bjs...

Sonia. Ferrari
Reply 31 de May de 2015

Oi Consuelo. Andei sumida .adorei as novidades do post bjs

    consueloblog
    Reply 1 de June de 2015

    Saudades! bjs c

Alexandra
Reply 1 de June de 2015

Lindo? Bota lindo neste post! E com tudo que eu adoro....um belo jardim, feirinha e um monte de comidinhas gostosas....hummmm....pra passar a vida por ali.
Super beijo, querida!

Maria Vilma
Reply 1 de June de 2015

Que post mais lindo doce e poético, Consuelo!
Querida, Como não ser hedonista rodeado por
tanta beleza...? O hedonismo antes de tudo é a
arte de ser... E esse lugar faz com que vejamos a vida com todas as suas cores... Prato cheio para o hedonista, que busca a beleza em todas as coisas, desde as grandes obras de arte a mais simples florzinha... incluindo a Bontempo, que como criadora de beleza, é um hino ao hedonismo!
Que sejamos hedonistas então, aproveitemos o tempo e o prazer em apreciar a beleza de um jardim, de uma pequena flor, de uma casa lindamente personalizada pela Bontempo... de artesanias e até da candura de um Jabuti,
andando com sua linda carapaça/casa por lá,
por ai...por ali...
Beijossss
MaVi

    Alexandra
    Reply 2 de June de 2015

    Esqueceu de citar a beleza das palavras, minha amada. E nisso você é porreta viu!!
    Beijocas saudosas.

      Maria Vilma
      Reply 2 de June de 2015

      E... a beleza física e interior de algumas pessoas também.
      Beijos, Flor!

Mar
Reply 3 de June de 2015

Ah como eu queria...mas cheguei uns dias depois. Amo trabalho artesanal e no Palácio Corsini...melhor impossível!
Bjks

GESTOR TI
Reply 6 de July de 2015

Lindoooooooooooo, adoro jardins

    consueloblog
    Reply 6 de July de 2015

    E esse é maravilhoso!!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *