Dançamos conforme a música?…mais palavras sábias da nossa colaboradora Cris Zanferrari


aqui é alto anos não ouço o c(h)oro dos sapos Paulo Leminski Foto de Cris Zanferrari

aqui é alto anos não ouço o c(h)oro dos sapos Paulo Leminski
Foto de Cris Zanferrari

Felicidade de ser

Por Cris M. Zanferrari (sigam seu Insta, Prosapoesia)

“Felicidade é podermos ser quem somos e apaziguarmo-nos com isso”. Pincei essa frase da entrevista do escritor Valter Hugo Mãe no programa Roda Viva dias atrás. Fez-me pensar. Aliás, a entrevista toda o fez, porque Mãe é um desses geniais escritores que fala como quem narra uma história da qual queremos sempre mais.

Mas o que a frase do premiado escritor tem de tão especial? Bem, digamos que ser quem se é requer um mínimo de ousadia e um outro tanto de autoconhecimento. Não é fácil ser quem somos o tempo todo. Ou alguém aí tem coragem de dizer um sonoro não mais de uma vez ao dia? Somos levados pelas circunstâncias e pelos papéis sociais que desempenhamos a dizer sim quando queremos dizer talvez, a ir quando o desejo é ficar, ou a ter de ficar quando o desejo é partir. Somos demasiado preocupados com a opinião alheia, ou então não nos ocuparíamos tanto com as redes sociais. Somos ansiosos, estressados, deprimidos. Atuamos conforme o script, dançamos conforme a música, cantamos ao som do que está na moda. Somos, neste mundo mutante, quem nos cabe ser.

Mas então, subitamente, num universo paralelo, acaso fossem dispensadas as convenções, inexistentes as circunstâncias, absolvidos os papéis sociais, descaídas as máscaras, poderíamos finalmente nos deparar… com quem? Com quem? Ah, sim… livres de quaisquer amarras, quem somos nós, afinal?

Como se vê, se a felicidade é poder ser quem somos, descobrir-se passa a ser um exercício diário de autoanálise. Quem somos nós quando estamos a sós, quando não há espectadores, quando a única pessoa a quem devemos satisfação ou a quem podemos agradar é efetivamente o nosso eu? Quais são nossas preferências, nossos ascos, nossas dores, nossas delícias? A quantas anda, enfim, o conhecimento que temos de nós mesmos?

Se conhecer a si mesmo_ lição que vem dos gregos_ já é difícil, o que dirá convivermos em paz com a descoberta de quem realmente somos. Aliás, fosse essa uma tarefa fácil, inúmeros consultórios médicos e psiquiátricos estariam, muito provavelmente, a esvaziar-se. Ao descobrir quem somos, acabamos por querer sermos mais: mais bonitos, mais esbeltos, mais inteligentes, mais articulados. Tudo bem. Não há nada de errado em querermos ser melhores, desde que seja por uma vontade de humanização, e não por ditames sociais. Mas daí a chegarmos a estar em paz é outra história.

Estar apaziguado com quem se é requer uma boa pitada de humildade e uma dose generosa de aceitação. É preciso mesmo muita humildade para aceitar que somos apressados, descuidados, desumanos. Que somos injustos, invejosos, insatisfeitos. Que ofendemos, odiamos, e não toleramos. Que somos, não raras vezes, sem limites, sem paciência, sem noção. Sentir-se apaziguado sendo quem somos é aceitar que somos como os traços de uma pintura ‘em-se-fazendo’: imperfeitos, incompletos.

Até aí tudo bem. Mas que não se confunda aceitação com acomodação. Somos o que somos. Somos_ tudo considerado_ o que podemos ser. E também o que fazemos. “Mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”

Na viva roda da vida, portanto, habitarmo-nos de nós mesmos pode se revelar uma experiência comparável à da leitura de uma obra do aclamado Mãe: sensível, doce, poética, e, sobretudo, única.

————

A nossa Cris!  E de sua filha que tirou esta foto.

A nossa Cris!  E de sua filha que tirou esta foto.

Somos “imperfeitos, incompletos”!!!  Ahhhh!!! Que alívio!!

 Sempre digo que sou meu pior inimigo… e sempre tento “domar os meus demônios”.  É uma batalha diária.  Porém, aceitar que nunca serei completamente magra, ou rica, ou perfeita, é um alívio!  Mas desistir de buscar algo mais próximo à perfeição, NUNCA!!  Êta karma de capricórnio!!  

Obrigada Cris!!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Damos pouco valor ao que é grátis?…
February 03, 2017
Mãe – Rivotril
November 23, 2016
Outubro é uma promessa! Mas qual? Por Cris M. Zanferrari
October 25, 2016
Da carta ao blog: lições da escrita
September 12, 2016
Dia feliz por Cris M. Zanferrari
August 11, 2016
O que melhora o mundo por Cris M. Zanferrari
July 13, 2016
De juízes e juízos por Cris Zanferrari…
May 19, 2016
Das pequenas (e ternas) coincidências – por Cris M. Zanferrari
October 02, 2015
Cuidar das Palavras
September 04, 2015

52 Comments

Mia Athayde
Reply 11 de November de 2014

Com uma ensolarada manhã de terça feira, depois do pilates e com um café quentinho aqui ao lado, este texto bacana da Cris, combina muito bem !!!!!
Além de escrito com delicadeza e lentes de aumento para falar de gente, estas palavras falam de amor também.
Amor da gente prá gente mesmo ... coisa que a maturidade nos dá de presente e de mão beijada !
Mas eu desconfio que, para ser feliz, um bom começo é dividir.
Dividir o tempo, o sorriso, a comida, uma ideia, as dúvidas e até as pedrinhas do caminho!
Bom dia Cris e todo o Salotto!
Bom dia Consuelo!
By the way, como capricorniana com ascendente em Aquário like you, também já sou feliz mesmo sabendo que, nunca serei totalmente rica, magra ou perfeita! Hahahahahahahahahah !!!!!
E tudo bem, né?
:))

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2014

    Tudo bem!!!! Bom dia!! O que acho lindo de textos assim, é como encontramos as palavras que mais "falam" conosco!! Uma terapia, um abrir olhos, às vezes ao óbvio e, certamente, que uma boa maturidade ajuda a entender!!
    bjs
    c

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Boooom dia, Mia!!! Bom dia Salotto!!
    Adorei suas palavras! Bem-vinda seja a maturidade!!
    Bjs

    Denise Luna
    Reply 11 de November de 2014

    Puxa, Mia, você colocou detalhes preciosos em seu comentário. Concordo plenamente com o que você disse.
    Se todos soubessem dividir generosamente seria tão bom, não é mesmo?
    E também aceitar-se e como a Cris disse, apaziguar-se com isso.
    Bjs

Ana Placido
Reply 11 de November de 2014

Nessa roda viva em que vivemos, pra apaziguarmos-nos e nos saber felizes, me ocorreu uma frase que gosto muito e - procuro, mesmo que nem sempre consiga - colocar em prática: "Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.." Bjos Cris e Consueloo

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Linda frase, Ana!!
    Brigaduuuu!!!
    Bjs

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2014

    E é tão difícil às vezes, não? Todo dia é uma batalha!! bjs c

Cassiano Lopes
Reply 11 de November de 2014

Como é difícil aceitar quem realmente somos!? E muito assustador também. Ainda estou engatinhando nesse autoconhecimento... Bjocas!

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Penso que estamos todos, Cassiano querido! Engatinhando, quero dizer...kkkkk...
    Bjs

      Cassiano Lopes
      Reply 11 de November de 2014

      Verdade! Bjocas Cris.

    Denise Luna
    Reply 11 de November de 2014

    It takes a life time, querido!
    Bjs

      Cassiano Lopes
      Reply 11 de November de 2014

      You're right! Bjocas!

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2014

    Não desista!! Um dia faz um "click"! Não é perfeito, mas é muito mais relaxing!! bjsc

Andreia Mota
Reply 11 de November de 2014

Bom dia Salotto Querido!!!
Cris, você ficou muito mais linda do que já é com este corte super moderno, viva os cachos, neste mundo de tudo liso e misturado, destacam-se mais as pessoas que podem ter cachos. Falo isto porque o meu cabelo sempre foi liso e meu sonho era ter cachos, vai entender cabeça/cabelo de mulher? Rssssss.
Engraçado como a imagem me chamou mais atenção que o texto, meu primeiro olhar foi para a foto com o look da Cris, pensei no cabelo novo, no estilo de uma mulher moderna e com personalidade, mas depois de ler mais um precioso artigo, cheguei a humilde conclusão de que é maravilhoso ter mais de 40 anos, como muito bem resumido pela Cris na "viva roda da vida". É importante ter consciência de que cada segundo vivido é precioso demais para perder tempo com o que não importa, com o que não te faz bem, nesta fase da vida, o que fizemos, o que trabalhamos para chegar até aqui é resultado de quem somos ou do pensamos que somos. Começando, no meio do caminho ou cruzando a linha de chegada, são situações de um mesmo percurso, apenas em fases distintas. Não me importo hoje onde eu ainda quero chegar, o que realmente me incomoda é se vai valer a pena. Complicada ou perfeitinha, estar em paz é realmente outra história. Nossa, viajei no texto da Cris, perdão pelo devaneio, rsssssss. Isto só foi possível por que parei pra pensar em mim, do que me faz feliz. Cris, muito muito muito obrigada pela reflexão, momento de olhar pra dentro, falar e ouvir você mesma. Um beijo com carinho, obrigada por este presente. Um beijo Salotto.

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Andreia!!!!

    Guria querida, nem sabe o quanto fiquei envaidecida com seus elogios!!! Ganhei o dia!!! Levei anos para assumir esse cabelo, que não é uma coisa nem outra, é simplesmente o que é. E o mais engraçado é que agora ele me define, me identifica, sabe? Não me reconheço mais de cabelo escovado...kkkkk...
    Quanto ao texto, que bom se levou ao devaneio... significa que vc é sensível e está aberta à reflexão, coisa rara nos dias de hoje!
    E presente mesmo é esse afago que vcs, aqui do Salotto, têm me feito através de suas tão queridas palavras!
    Linda terça pra vc!!
    Bjs meus

      Andreia Mota
      Reply 11 de November de 2014

      Cris querida, você não imagina o quanto faz bem ler o que você escreve. Isso pra mim é um dom e você tem, com certeza. Beijo grande
      ps. Lembra do texto sobre "escutar é urgente"? Pois é, imprimi uns trechos e larguei propositalmente em algumas mesas, acredita que vi cópias deles em outro prédio onde trabalho, a história de semear deu muito certo, obrigada.

        Cris Zanferrari
        Reply 11 de November de 2014

        Nossa, que bacana, Andreia!!
        Eu é que agradeço a você pela semeadura... tomara que frutifique a "arte da escutatória"!
        Beijão

        consueloblog
        Reply 11 de November de 2014

        Que lindo este semear!!! bjs c

Mari
Reply 11 de November de 2014

Bom dia Consuelo e bom dia Cris! feliz eu fico de te ver aqui sempre c um texto incrível q nos leva a refletir.. acho q a maturidade está me dando um pouco mais de sabedoria p lidar c minhas falhas e defeitos.Vou tentando encontrar o equilíbrio entre um mundo idealizado e o mundo real. Gosto muito de uma frase q li no teu IG de Guimarães Rosa onde diz q "Cada criatura é um rascunho, a ser retocado sem cessar.."
Bjus Cris, Consuelo e Salotto
PS Teu cabelo tá lindo! ;)

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Obrigada, querida Mari!! Confesso que estou surpresa com os elogios ao meu cabelo... tadinho, pensar que passei anos submetendo-o à escravidão da escova...kkkkk
    Obrigada também por acompanhar o IG... penso que a literatura tem muito a nos ensinar, confortar, enriquecer como seres humanos!
    Bjo afetuoso pra vc!

      fatima
      Reply 11 de November de 2014

      vc alem de inteligente é muito bonita!!! obrigada, mais uma vez , pelo lindo texto... vc tem blog? quero ser sua fiel seguidora!!
      bjs
      Fátima

        Denise Luna
        Reply 11 de November de 2014

        Bestie, você não foi no Encontrinho do Salotto?
        Bjs

        Cris Zanferrari
        Reply 11 de November de 2014

        Puxa, muito obrigada, Fátima!!
        Você pode me seguir por aqui ou pelo instagram @prosapoesia, pois não tenho blog.
        Pela sua companhia, também fico muito agradecida!
        Bjs

          consueloblog
          11 de November de 2014

          Vcs me emocionam! bjs c

Denise Luna
Reply 11 de November de 2014

Cris, adorei seu texto, parabéns. Você também é muito bonita e não é tão difícil aceitar-se, não é mesmo? kkkk
Mas gostaria de acrescentar que para sermos mais felizes ou de bem com a vida, é necessário apaziguar a nossa alma mesmo quando passamos por circunstâncias não tão favoráveis (perda de um ente querido, doença na família, problemas financeiros, relacionamentos), enfim, é preciso olhar para frente, procurar coisas e pessoas que nos dêm prazer e acima de tudo, perdoar nosso destino, ou sempre vamos ficar emperradas no passado. Temos que nos livrar das bagagens que tornam nossa caminhada mais lenta e difícil, não é mesmo?
Bjs

    Andreia Mota
    Reply 11 de November de 2014

    Nossa!!! Hoje quem está danada é você "perdoar nosso destino", simplesmente lindo! Beijo amiga querida.

      Denise Luna
      Reply 11 de November de 2014

      Linda, aprendi isso com meu querido professor, o psicanalista Manoel Thomaz Carneiro, um craque que me faz pensar cada vez melhor.
      Bjs

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Muito obrigada pelas tão queridas palavras, Denise!!!
    Concordo com a Andreia: 'perdoar nosso destino" é lindo e poético!
    Obrigada mesmo!
    Bjs meus

      consueloblog
      Reply 11 de November de 2014

      "Perdoar nosso destino" lindo e liberatório!! bjs c

        Denise Luna
        Reply 11 de November de 2014

        Pois é, meninas, se a gente não perdoar o destino, i.e. aquilo que não saiu exatamente como a gente queria e aquelas pessoas que nos magoaram, vamos ficar empacadas que nem uma estátua de sal e perder a vida passar ....
        Não é a toa que Jesus pregou isso há mais de 2.000 anos atrás, mas teimamos em desobedece-lo, não é mesmo? kkk
        Bjs

    Simone Carvalho
    Reply 11 de November de 2014

    Perdoar nosso destino... Adorei!

      Maria Vilma
      Reply 11 de November de 2014

      “Perdoar nosso destino” Não vou me esquecer disso.
      Bjs, Dê!

Denise Luna
Reply 11 de November de 2014

Esqueci de dizer que adorei: "É uma batalha diária. Porém, aceitar que nunca serei completamente magra, ou rica, ou perfeita, é um alívio! Mas desistir de buscar algo mais próximo à perfeição, NUNCA!! "
Sou de 22 de dezembro, então devemos ter algo de parecido....kkkk

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2014

    Rssss!! Muito!! bjs c

Katia Holanda
Reply 11 de November de 2014

Cris que texto lindo, parabéns !
Sim a maturidade é uma benção em nossa vida e apartir dela que começa nosso processo de aceitação , estou com 48 anos e tenho visto a vida com muito mais simplicidade e beleza . Uma maturidade linda para todas nós.
Parabéns a toda(o)s pois cada um dos comentários nos torna mais sabias

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Obrigada, Katia!!
    E viva a nossa maturidade!!!
    Bjo

    consueloblog
    Reply 11 de November de 2014

    Verdade Katia! bjs c

Simone Carvalho
Reply 11 de November de 2014

Excelente texto, Cris Zanferrari!
É isso mesmo!
Que bom poder dar uma paradinha no meio do expediente e poder ler tão sábias palavras!
bjs!

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Adorei suas palavras, Simone!!
    Muito obrigada mesmo!!
    Bjs

Maria Vilma
Reply 11 de November de 2014

PS: Riquíssimo o seu texto, Cris! Sobre aceitar-se, entender que somos como um mosaico com peças “perfeitas” e peças não tão perfeitas... Constituídos de ~
defeitos e qualidades e essa mistura é fundamental para a construção do todo.
Como já disseram, a maturidade nos ajuda a encontrar coerência, harmonia em
nesses aspectos... a entender que somos seres singulares e é exatamente
a nossa singularidade que promove a nossa inteireza, mas isso é um processo,
lento... pelo menos para mim, tem sido...
Olha, menina linda por dentro e por fora... eu tenho me empenhado bastante...
quem sabe, um dia chegarei lá...
Obrigada, querida! Pela generosidade e leveza!
MaVi

    Maria Vilma
    Reply 11 de November de 2014

    Perdão! A minha filha está de férias... Sobrou pra mim(o bagaço da laranja...
    rsss...) o PC jurássico... que fez com que o meu comentário ficasse assim..
    medonho... bugado... Ele já não obedece alguns comandos... Por exemplo,
    deletar... o que não se quer publicar...

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Eu é que agradeço por suas tão afetuosas palavras, MaVi!!!
    E pode ter certeza: também me empenho bastante, e não é nada fácil...hehehe...
    Obrigada pela companhia, querida!!
    Bjs meus

Andrea - Curitiba
Reply 11 de November de 2014

Grande texto, Cris!!Sabias palavras!! E Paulo Leminski era daqui de Curitiba...grande poeta!Bjs.........

    Cris Zanferrari
    Reply 11 de November de 2014

    Que bom que gostou, Andrea!! Muito obrigada!!
    E Leminski é tudo de bom mesmo, assim como a sua Curitiba, onde tive o privilégio de morar por um ano!
    Bjo grande

      Andrea - Curitiba
      Reply 12 de November de 2014

      Jura! Onde? Bjs...

        Cris Zanferrari
        Reply 13 de November de 2014

        Andrea, morei próximo ao Clube Paraná, Vila Guaíra quase divisa com o bairro Água Verde. Mas lá se vão mais de 24 anos, nem sei se o clube ainda existe... Bjo

Catia Camargo
Reply 11 de November de 2014

Boa noite Salotto!!
Depois de um dia exaustivo, cheio de cobranças de todos os lados (do gerente que não gostou do relatório, do filho que não gostou do almoço, do namorido que queria mais tempo e atenção, e até de mim, que me cobro pelo fato de não poder atender a todos), nada como um texto tão inspirador e enriquecedor como este!! Conclusão: preciso urgente aceitar as minhas limitações e, aprender a dizer um "naozinho" de vez em quando né? Parabéns Cris e obrigada por dividir sabedoria e a Consuelo pelo espaço! Um beijo e uma noite repolsante a todos!

    Cris Zanferrari
    Reply 12 de November de 2014

    Querida Catia!

    Que bom saber que as palavras podem trazer esse alento de que a gente precisa num final de noite! Obrigada pelo carinho, e, sim, também não me canso de agradecer à amada Consuelo pela maravilhosa oportunidade!
    Bjs com afeto

maria valéria de moraes
Reply 12 de November de 2014

Me caiu muito bem este lindo texto. Jamais vou ser magra e talvez nem rica, a maturidade me deu confiança, e tranquilidade. Acho que encontrei meu equilíbrio.

Cecília
Reply 12 de November de 2014

Boa noite a todos.... Cris, mais uma vez um texto para paramos e pensarmos no que estamos fazendo de nossa vida! Muito obrigada ! Sempre é tempo de nos permitirmos mudar....
Beijos no coração de todos !,,,

    Cris Zanferrari
    Reply 14 de November de 2014

    Obrigada, Cecília!
    Fico feliz que tenha gostado do texto!
    Bjo afetuoso

Nalba
Reply 20 de November de 2014

Cris,

além das suas palavras, fiquei bastante impressionada com a frase do escritor Valter Hugo Mãe, como pode ser tão completa com tão poucas palavras. Não o conhecia e fui atrás do programa porque minha curiosidade foi grande em saber quem era esse escritor. Fiquei perplexa e encantada! Obrigada por me apresentar esse escritor e sua obra.

Abraços. E aguardo mais um dos seus belos textos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *