Cursos de jóias e de gravura em Florença


IMG_0224.JPG
Uma das perguntas que mais recebo é de pessoas que querem vir morar em Florença por alguns meses para viver la dolce vita e aprender italiano mas que também gostariam de fazer algo mais. Infelizmente eu não sou muito boa nisto por nunca ter feito nenhum curso destes e nem meus filhos… Mas, para o que são os amigos, não é? Então perguntei a duas delas sugestões.

Primerio, JÓIAS

A querida e talentosa design jeweller, Babette Von Dohnanyi, me deu uma lista das escolas de jóias em Florença de melhor reputação.

IMG_0202.JPG

Mas antes, ollhem só que coisas lindas ela faz:

IMG_0206.JPG

IMG_0204.JPG

IMG_0203.JPG

IMG_0205.JPG

Bem sua lista é (para ir ao link da escola, é só clickar no nome)

Le Arti Orafe
Perseo
Alchimia
Se não gostarem de nenhuma, coloque, Scuole Orafe Firenze no Google.

Segundo GRAVURAS

Ao invés, quando perguntei à Marina neste fim de semana sobre o seu curso de gravura na histórica e excepcional Fondazione Il Bisonte, ela me respondeu com uma linda carta que gostaria de dividir com vocês. Mas antes…

Marina (foi ela quem escreveu o post sobre cortar e pintar o cabelo sozinha se jogando no mar para lavar o hené, vocês lembram? AQUI) é italo-brasileira e veio morar em Florença de Curitiba há poucos meses. Sua intenção é de expor seus dois filhos ao lifestyle italiano e sua língua. Ela alugou um pezzo di villa (pedaço de villa. Aqui, como algumas casas antigas são muito grandes, elas são divididas em várias unidades) na Torre del Gallo, uma das colinas mais lindas da cidade. Olhem só a beleza!!

IMG_0221.JPG

IMG_0217.JPG

IMG_0216.JPG

IMG_0223.JPG

IMG_0218.JPG

IMG_0219.JPG

IMG_0222.JPG

IMG_0220.JPG

Ela mora no “dente” de casa que vem para fora. Lindo, lindo!! E a piscina?!? E a vista?!?!?

Mas vamos à carta…

Caríssima Consuelo,

Foi muito legal te ver no Domingo, pena que mal deu pra por o papo em dia, mas estava divertido. Agora que vamos parar de viajar por uns dias, teremos mais oportunidades.

Enquanto você esteve fora, arrumei um monte de novidades.

Voce sabe que gosto de desenhar, pintar, etc. e andei procurando no Google por cursos de arte aqui em Firenze, mas existem milhares! Como saber qual presta e qual seria mais um “tourist trap”? Nessa busca, vi uma escola cujo nome me atraiu, Il Bisonte. Il Bisonte era (e, surpreendentemente, aind é) o estúdio gráfico onde meu “avô celebre” fazia suas gravuras(xilo, lito e metal). O nome atraiu minha curiosidade. Peguei o endereço no site www.ilbisonte.it (Scuola Internazionale di Grafica D’Arte) e fui até lá de bike (aliás ando de bike pra tudo quanto é lado em Firenze).

IMG_0210.JPG

Encontrei Simone Guaita, sobrinho neto da fundadora do Bisonte, Maria Luigia Guaita. Ele me contou a história do Bisonte, tão intimamente ligada à figura enérgica dessa mulher que trouxe a Firenze uma técnica que aprendeu na Escócia. Essa artista, manager, banguardista, e sobre a qual há um livro intitulado “Il Bisonte Sono Io” ( O Bisonte sou eu). Sontrbibru a Alluvione (grande inundação de Firenze em 1966) através de uma janelinha no alto de uma sala com pé direito de uns 4 metros. Com tudo destruido, não desistiu, como um “anjo da lama” (expressão usada ao voluntários que ajudaram depois do desastre) limpou, refez e salvou um patrimônio tão expressivo da arte do século Passado.
Ele me contou como Guaita, com a ajuda de meu avô, atraiu grandes nomes, como Carrà, Mino Maccari, Picasso, Henry Moore e outros, a trabalhar nesse estúdio. Foi um centro de troca de conhecimeto, ponto de encontro de artistas. Depois, décadas mais tarde, o estúdio virou escola internacional e é uma das mais respeitadas nesse nicho.

Os Printmakers viajam pelo mundo e trabalham em estúdio em diversos paises, como nômades… Se encontram por algum tempo com artistas num estúdio em determinada cidade…que depois reencontram em outros estúdios em outros paises pelo mundo afora. Ligados pela mesma paixão. Mas soltos. Quase ciganos, quase uma tribo..mas independentes. Dessa forma, as tècnicas migram de estúdio a estúdio e os alunos compartilham o conhecimento adquirido em outros lugares, depois voam para outras bandas. E a arte cresce. Existe há milhares de anos. Os primeiros registoros são da China.

Após ouvir o entusiasmo dele com o trabalho realizado, não tive dúvidas. Na hora me matriculei para um curso de 5 aulas de gravura – para aprender e entender as técnicas que fazem desse tipo de arte gráfica um desafio laborioso ultra gratificante! Nunca imaginei que ficaria encantada a ponto de querer continuar quando acabaram as cinco aulas. Já fiz mais um pacote de 2 meses e não penso em outra coisa! Só quero criar e aprender mais e mais!

A técnica é talvez uma das mais laboriosas entre as que conheço. Talvez tão trabalhosa quanto cerâmica/esmalte de alta temperatura… mas é apaixonante, pois é manual, cerebral, científica e artística… tudo ao mesmo tempo!

O lugar onde temos aulas é lindo, são antigas cocheiras do Palazzo Serristori, no quartiere de San Niccolò, entre o Arno e o Piazzale Michelangiolo.

Beijo depois falamos.

E ela até me mandou fotos!!

A sala de entrada da Fundação Il Bisonte na Rua San Niccolò 23 (rosso)

IMG_0207.JPG

A entrada da escola, com todo o equipamento antigo

IMG_0212.JPG

Meu colega do Japão que agora vai ficar mais tempo em Firenze! Diz “mi piace Firenze, sto qui un pò” (eu gosto de Florença, estou por aqui um pouco)… Super gente boa… resolveu trabalhar na escola depois que terminar seu curso anual no mês que vem.

IMG_0214.JPG

Uma baia de cavalos que virou laboratório

IMG_0211.JPG

Outra colega, esta veio da India. Grande talento! A mãe dela é ceramista.

IMG_0213-0.JPG

Estes foram meus primeiros trabalhos

IMG_0208.JPG

IMG_0209.JPG

Bacana, não?

  • October 22, 2014
  • 0

39 Comments

Denise Luna
Reply 22 de October de 2014

Demais esses cursos, mas meu "olho gordo" continua no curso da Sandra e da Lu em Roma....kkkk
Consuelo e cursos de culinária aí na Toscana? Acho q vai ter muita gente interessada....
Bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 22 de October de 2014

    IUPIIII!!! \o/
    Em julho/2015, vâmu botar fogo em Roma. E em Florença, Denise! :)
    Apolo & Dioniso (só o vinho 'nacional'): até 'cair' aos pés de Perseu, deixando a Medusa petrificada!
    Mil beijos,
    lu.
    PS: Pensa que a Sandra já está bolando um mini-curso sobre os Médicis exclusivíssimo para nós! Me empolgo e ministro um sobre Machiavel, hein?
    ;)

      Denise Luna
      Reply 23 de October de 2014

      Lu, pára de me deixar maluca!!!!!!!!!!!!!!!! kkkk
      Bjs e vcs são mesmo campeãs!

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    De, vc já viu a Lisa Banchieri? Coloque na busca por favor. Ela é muito legal!! bjs c

      Denise Luna
      Reply 23 de October de 2014

      Vou ver, Consuelo, mas só de curiosidade mesmo.
      Não sou boa de cozinha como minha linda, Andreia.
      Minha praia são os cursos da Sandra e da Lu....kkkk Amo uma história e fujo de uma cozinha, mas achei q você teria gente pedindo curso de culinária na Toscana.
      Bjs

      marina
      Reply 23 de October de 2014

      Consuelo, se ajudar, soube que um dos cursos que interessantes sobre culinaria aqui em Florenca acontece nas novas instalações acima do Mercado Central. Ainda não fui conferir, mas se lembro bem, acho que faz parte dos cursos da Lorenzo dei Medici...vou procurar me informar melhor. Voce sabe algo a respeito dessa escola? Deve ser ótimo fazer um curso numa cozinha novinha (pelas fotos as bancadas são um show) logo acima do melhor local de venda de produtos frescos. Imagine a variedade de ingredientes! Fiquei curiosa, depois te falo o que descobri.

        consueloblog
        Reply 23 de October de 2014

        Ah vi a rapazeada lá! A escola é linda!! Não sei porém como se chama!! bjs!!

maria teresa sampaio
Reply 22 de October de 2014

Querida consuelo td bem?

sou suuuuperrr sua fã.
Admiro muito seu trabalho e seu jeito leve, antenado e descontraido e ao mesmo tempo a forma verdadeira, consciente, engajada, comprometida com que vc conduz seu blog. Sua maneira simples e descomplicada de conversar conosco é cativante e nos faz sentir suas amigas intimas sem mesmo termos lhe conhecido.
simplesmente ADORO!!!!!!
Ja que vc tocou no ponto... cursos.... que tal sugestões sobre cursos de cerâmica e pintura em cerâmica? bom, ficaadica, ok?

Parabéns,
um bj gde
Maria Teresa

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    Anotado!! Em busca de outra amiga ;-) bjs c

    Denise Luna
    Reply 23 de October de 2014

    Suas peças são lindas, Maria Teresa, onde podemos ver os preços e os nomes dos anéis?
    bjs

      Denise Luna
      Reply 23 de October de 2014

      Desculpe, Maria Teresa!!!!!!!!!! eu quis dizer, Célia!!!!!!!!!!

Célia
Reply 22 de October de 2014

Muito legal! Sempre quis fazer um aperfeiçoamento em ourivesaria no exterior, Florença tem escolas muito reputadas. Quem sabe um dia? :-)
E muito legal a escola da Marina, assim como o lugar onde mora, sem dúvida uma experiência inesquecível!
E uma vez me pediram um link com meu trabalho, por incrível que pareça não tenho site e sou uma negação no mundo virtual. Mas lendo esse post me lembrei que tenho um álbum no flickr com algumas peças que fiz, se alguém se interessar, este é o link:
https://www.flickr.com/photos/brspled/sets/72157622915584126
Espero não estar sendo abusada de novo! ;-)
e a quem possa interessar: amo o que faço, recomendo a todos que tiverem paciência e dedicação que tentem aprender o ofício da ourivesaria, é apaixonante!
Bjs a todos!

    Andrea - Curitiba
    Reply 22 de October de 2014

    Oi Celia, aqui no salotto ninguem eh abusado! Eu amo joias e amei as tuas pecas!! Parabens!!Vc eh uma artista!! Bjs.....

    Ritinha Medina
    Reply 22 de October de 2014

    Oi Célia,
    Vc até pode ser uma negação no q se refere ao mundo virtual (tenho cá minhas dúvidas!).
    Porém, suas fotos e jóias são bárbaras!!!
    Estou 'di olho nocê'...
    Congrats.
    Bjkas,

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    Célia, se te pediram não é abusada não! Especialmente porque são lindos!!! bjs c

    Denise Luna
    Reply 23 de October de 2014

    Célia, por favor, veja meu comentário acima q foi para a Maria Teresa ao invés de você!

    Denise Calcagno
    Reply 23 de October de 2014

    Célia,

    Célia,

    A Consuelo só nos proporciona coisas belas.
    Amei seus aneis ! Que gosto !
    Estão à venda ?

    Abraço,

    Denise

Andrea - Curitiba
Reply 22 de October de 2014

Quando alguem diz, ¨Eu nao sei pintar nem desenhar...nao tenho talento nenhum...¨... nao eh verdade, pois todos tem seu talento, seja em que area das artes for....Todos temos capacidade eh so comecar e ver desabrochar seu artista interior! A Marina eh talentosissima, assim como a Celia! Em 98 eu morei em Florenca, onde fiz um curso de lingua italiana, cultua e culinaria. Hoje em dia eu nao cozinho quase nada, mas o que aprendi nas divertidas aulas do chef Maurizio ficarao para sempre! E os colegas? Diversao total! Quem tem disposicao, condicoes financeiras e vontade tem mais eh que ir atras de seu curso. E curso eh o que nao falta na Italia! Parabens Marina! Bjs......

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    Tem mesmo né!! E tudo fica forever!! bjsc

Ritinha Medina
Reply 22 de October de 2014

Com tamanha versatilidade e habilidades (ela corta, pinta, desenha, pratica stand up paddle, viaja, anda prálá&prácá de Curitiba à Florença, via Floripa), fiquei mesmo curiositas em conhecer Marina - a artista de "avô célebre".
Bjkas,

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    Vamos ver se ela concede uma entrevista!! bj c

      marina
      Reply 23 de October de 2014

      Consuelo, assim que terminar a " Lei seca" da tua dieta, podemos pensar numa entrevista ao ar livre...que tal? Pq para a minha timidez tem sempre uma cura...tim tim!
      Baci, e a presto, Marina

        consueloblog
        Reply 23 de October de 2014

        Ótima Marina!!! rsss bjs e obrigada!!

Andreia Mota
Reply 22 de October de 2014

Querida, claro que eu lembro da Marina! Ela chegou a colocar os desenhos nos comentários, foi muito prática a forma como nos ensinou. Agora vamos combinar, que céu é este? Um azul de vários tons, maravilhoso. Eu tenho uma teoria livre de que quando nos propomos a fazer com amor, tudo fica perfeito (aos nossos olhos pelo menos, rsssss). Da inspiração até a materialização de um produto, são várias etapas, podendo dar certo ou se transformar em algo completamente inédito e surpreendente. Tenho uma admiração enorme por quem se propõe a dar o primeiro passa na busca do conhecimento, do aprendizado e em aceitar desafios, parabéns e obrigada Marina pelo post. Como diz nossa MaVi, dei asas ao imaginário e como foi bom. Aproveitando a esteira dos comentários da Xará e da Ritinha, Célia que trabalho com amor, que precisão nos contornos, de capricho, gostei muito das suas criações, são simplesmente lindas, Parabéns também. Um beijo grande Diva e Salotto querido :)

    Andreia Mota
    Reply 22 de October de 2014

    *primeiro passo, perdão este horário de verão está acabando comigo, rssssss ;)

      Maria Vilma
      Reply 22 de October de 2014

      E eu pongo nessa esteira maravilhosa, para concordar com
      tudo que vc diz e assinar embaixo...!
      Um abraço com amor, amiga querida!
      MaVi

        Andreia Mota
        Reply 23 de October de 2014

        Um cheiro minha baianinha querida e que conquistou uma veia que irriga meu ♡.

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    bjsssss c

    marina
    Reply 23 de October de 2014

    Grazie mille! Adorei, e o céu realmente está lindo! Minha filha de 15 anos está apaixonada pela vida aqui e um dos comentários diários dela é sobre o por do sol. "Mãe, a cada dia é um novo espetáculo! Vou perguntar à Consuelo se podemos fazer uma seqüência de fotos do por do sol...uma foto a cada dia ao longo de uma semana? Adoraria ver como ficaria...

    Beijos, Marina

Bruna Piagentini
Reply 22 de October de 2014

Oi Consuelo! Adorei as dicas... quando vi a palavra curso em Florença já fui correndo ver! Achei as jóias lindas e o curso de gravura muito interessante. Mais ainda a história da Marina, recuperando a história da família! Que delícia de blog... dá pra ficar horas perdidas aqui lendo sobre tudo.
E já que alguém já sugeriu um novo tema de curso, também queria saber se você tem alguma indicação de curso de couro ou sapataria, sem ser "pega-turista".
Bjos e bons cursos a todos aqui!
Bru

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    Hmmmm... vou ficar de olho... mas veja na busca o post do Mannina
    https://www.consueloblog.com/sob-medida/
    talvez ele oferece cursos...
    bjs
    c

      Bruna Piagentini
      Reply 25 de October de 2014

      Amei! Muito obrigada pelo carinho em responder cada uma de nós! Era exatamente isso que eu estava procurando. Agora não sei se vai dar tempo de aprender alguma coisa, mas pelo menos conhecer e, quem sabe, encomendar um sapato!
      Bjosss

Viviane
Reply 22 de October de 2014

Consu, vc é mesmo o máximo, sempre nos tirando dúvidas e nos proporcionando prazeres através de seus posts, eu mesma fui uma das que te questionou sobre algumas escolas de joalheria em Firenze, uma delas não está na lista da talentosa Babette, chama-se Metallo Nobile, se conseguir alguma informação sobre sua reputação, pois tem bons preços, e pode com isso atender também a algum interessado. Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de October de 2014

    Como disse, conheço pouco e estas foram a que ela me indicou. Vou perguntar!! bjs c

      Viviane
      Reply 7 de November de 2014

      Obrigada!!!! Na realidade, acho que vale como mais uma dica. Maiores curiosidades Mr. Google resolve, mas sem o seu toque tão especial. Bj

set representações
Reply 25 de October de 2014

Amei tudo. Como ja disse anteriormente, conhecer um pouco da Itália com seu olhar é muito bom bjossssssssssssssssssssss

Martha mansinho
Reply 28 de October de 2014

Adorei as dicas, sempre penso em fazer um curso de cerâmica na Toscana!
Pode me ajudar c alguma dica???
Amo seu blog!!!
Bjsssss

    consueloblog
    Reply 28 de October de 2014

    So sorry!!! Não conheço... vou ficar devendo... Mas o Mr. Google não ajuda? bjs c

Cleide
Reply 28 de October de 2014

Meu sonho. Vou colocar como meta para 2015. Bj

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *