Cristiano Pagnini, um artista do ouro em Florença


Um dos grandes privilégios de ter um blog é poder falar de talentos como o de Cristiano Pagnini!  Foto do site.

Um dos grandes privilégios de ter um blog é poder falar de talentos como o de Cristiano Pagnini! Foto do site.

Um dos grandes privilégios de ter um blog é poder falar de grandes talentos como o artista joalheiro, Cristiano Pagnini.  Domingo passado estava andando pela Via Maggio, uma das ruas tradicionalmente reservada a antiquários (a outra é Via de’ Fossi, uma de cada lado do Rio Arno), quando passei, parei e voltei a uma vitrine com duas preciosas caixas de vidro uma das quais continha um maravilhoso colar obviamente de origem Etrusca (antiga civilização que morava na Toscana (e deu origem ao nome deste estado) entre 1 200 a.C. a 700 a.C).

A linda loja na Via Maggio em Florença.

A linda loja na Via Maggio em Florença.

As vitrines são feitas de preciosas caixas de vidro...

As vitrines são feitas de preciosas caixas de vidro…

O maravilhoso colar que me chamou a atenção tem óbvias influências etruscas...

O maravilhoso colar que me chamou a atenção tem óbvias influências etruscas… Se chama Imperfecta e é feito com tricot de fios de ouro.

Olhei através do vidro e vi um casal super estiloso e lindo em um espaço o tanto quanto.

Cristiano e sua esposa, Linda.

Cristiano e sua esposa, Linda.

DSC_2329 DSC_2334

Achei linda a cor do espaço que protagoniza as peças.

Achei linda a cor do espaço que protagoniza as peças.

DSC_2433 DSC_2430

Adoro as cadeiras vintage anos 50 em contraste com este espaço moderno.

Adoro as cadeiras vintage anos 50 em contraste com este espaço moderno.

As vitrines são geniais!

As vitrines são geniais!

Incrível que eles fizeram tudo sozinhos!!  Inclusive o trabalho de ferro!  Só encomendaram o vidro!

Incrível que eles fizeram tudo sozinhos!! Inclusive o trabalho de ferro! Só encomendaram o vidro!

DSC_2438 DSC_2437 DSC_2435

Entrei e fui acolhida com carinho e pude descobrir que aquele jovem trabalha há 10 anos no métier de família mas desenvolveu um estilo todo seu de peças maravilhosas, exclusivas e feitas a mão.  O espaço, com soluções engenhosas, foi desenhado (e em grande parte montado) por sua esposa, Linda.  Com orgulho eles me apresentaram a cada peça, sua elaboração e título, detalhe importante.

Folia- brincadeira da palavra folia e folha- "a pulseira em filigrana e diamante brownie é a obra-prima mais exclusivo do momento."

Folia- brincadeira da palavra folia e folha- “a pulseira em filigrana e diamante brownie é a obra-prima mais exclusivo do momento.”

DSC_2464

Femina-"pulseira rígida em prata com gravuras explícitas de corpos femininos"

Femina-“pulseira rígida em prata com gravuras explícitas de corpos femininos”

O PESO DA ESCOLHA: anel de dedo duplo com a reprodução de um diamante gigante que desabou devido ao peso (ele é articulado). O sentido artístico de Cristiano é enfatizar, de forma irônica, o peso do compromisso do noivado.

O PESO DA ESCOLHA: anel de dedo duplo com a reprodução de um diamante gigante que desabou devido ao peso (ele é articulado). O sentido artístico de Cristiano é enfatizar, de forma irônica, o peso do compromisso do noivado.

SOLITÁRIO POR ESCOLHA DE OUTROS: anel que reproduz só a mondadura de um anel solitário sem a pedra... e

SOLITÁRIO POR ESCOLHA DE OUTROS: anel que reproduz só a mondadura de um anel solitário sem a pedra…

RANTEPAO, uma das minhas peças favoritas, feita com discos de ouro martelado.

RANTEPAO, uma das minhas peças favoritas, feita com discos de ouro martelado.

Camellia em filigrana e pérola negra

Camellia em filigrana e pérola negra

ALGEMA-bracelete incrível que Cristiano usa.

ALGEMA-bracelete incrível que Cristiano usa.

MANETTA__D3S2510-700x464 MANETTA__D3S2513-700x464

Mais peças com detalhes no site.

Mais peças com detalhes no site.

Quase toda a produção é feita em um pequeno banco que armazena as ferramentas consumadas necessárias a Cristiano para criar sua arte.  Ele me conta que já criou peças comissionadas por dois papas, membros de famílias reais e colecionadores.

SONY DSCDSC_2360 DSC_2393 DSC_2387 DSC_2389 SONY DSC DSC_2361

Este lindo "voto" original estava sobre o banco como inspiração.

Este lindo “voto” original estava sobre o banco como inspiração.

Não nego que peças como estas são de grande exclusividade e o preço o reflete.  Mas visitar a loja é uma experiência incrível e tenho certeza que o casal Pagnini os receberá com grande prazer!  Não percam esta oportunidade!  Eu fiquei boquiaberta!

A assinatura de Cristiano Pagnini

A assinatura de Cristiano Pagnini

Via Maggio 76/R
50125 Firenze
+39 348 3160972
info@cristianopagnini.it

YOU MIGHT ALSO LIKE

Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor
February 01, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016
O emocionante Ospedale degli Innocenti em Florença
November 17, 2016
Quando vi Bocelli de perto!
October 26, 2016

57 Comments

Maria Araci
Reply 27 de November de 2014

Eu tirando a Megasena de Natal tu podes me mandar algumas destas peças maravilhosas??? Bah! Fiquei boquiaberta!!! Adorei o video com a entrevista. De vez em quando podias fazer um videozinho só conversando conosco!!! De 15em15dias??? Uma vez por mes???

    Denise Luna
    Reply 27 de November de 2014

    Maria Araci, eu também vou comprar tudo se ganhar na loteria! kkkk
    Sobre a ideia do vídeo, amei!
    Bjs

      iara
      Reply 27 de November de 2014

      Amei, tbem quero o vídeo!!! ...maravilhosas as jóias! bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 27 de November de 2014

    Vídeos!!!
    A peridiocidade fica a seu critério (e disponibilidade, claro).
    Mas nós bem que merecemos esse 'dedim di prosa'. ;)
    Ideia excelente, Maria!
    Bjs,
    lu.

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    MA, tenho planos!! Cruze os dedos!! bjs c

Cassiano Lopes
Reply 27 de November de 2014

Morri um milhão de anos luz!!!! Que casal mara! Peças belíssimas e ultra modernas. Quero um bracelete igual ao dele djá (como diz a Andy)! Ah Firenze... Tu não vai ser a mesma quando eu chegar... hahahaha Bjocas!!!

    Denise Luna
    Reply 27 de November de 2014

    Cassi, então seremos dois rolando em plena Via Maggio!!!!!! kkkk mas antes, vou ter que ganhar na loteria!
    Bjs

      Cassiano Lopes
      Reply 27 de November de 2014

      Vamos nessa Delinda!!! Bjocas amada!

        Maria Vilma
        Reply 27 de November de 2014

        Hahaha... adorei o "Delinda"... Pronto; a partir
        de agora, Delinda!
        Bjs Cassi!

          Andreia Mota
          28 de November de 2014

          Cassi, Firenzi nunca mais será a mesma!!! Eu e MaVi iremos com você neste voo, péra só um pouquinho por que nós estamos tomando fôlego e dando uma calibrada nas asas, beijo querido ;)

          Cassiano Lopes
          28 de November de 2014

          Bjocas MaVi!!!

          Denise Luna
          28 de November de 2014

          kkk Adorei Cassi e MaVi, como é bom ter gente carinhosa com a gente.
          Bjs, queridos!!!!!!!!

    Andrea - Curitiba
    Reply 27 de November de 2014

    Cassi, to roendo as unhas DJA!!haha...Bjs...

      Cassiano Lopes
      Reply 28 de November de 2014

      Me too Andy! Me too!!! Bjocas.

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Estamos te esperando Cassi!! bjs c
    PS: O bracelete ficaria perfeito em ti!

maria valéria de moraes
Reply 27 de November de 2014

Não tinha lido este post, fiquei encantada com as peças deste artesão. Maravilhosas.

Denise Luna
Reply 27 de November de 2014

Consuelo,
Só 3 palavrinhas: A MINHA CARA!!!!
Amei o trabalho desses artistas. Vou repassar para várias amigas.
Bjs

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Também fiquei pasma! bjs c

Ritinha Medina
Reply 27 de November de 2014

Artista incrível!!!
Com maestria, elabora peças com intrínsecos aspectos antagônicos - obras fortes que exalam leveza e delicadeza extremas.
Lindas de se admirar!!!
Assim, como o casal...
Bjkas,
PS - Danada vc, hein Queridovsky?!
Mesmo depois de tantos anos flanando por Firenze, ainda descobre lugares descolados prá nos presentear... VIVA CB!!!

    Maria Vilma
    Reply 27 de November de 2014

    Das delicadezas e levezas: Viva CB e Viva vc!!!

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Deveria sair mais de casa para descobrir estas maravilhas!! bjs c

Andreia Mota
Reply 27 de November de 2014

Querida e queridos!!!!
Eu fico imaginando como deve ser maravilhosa a sensação de pegar numa das peças expostas, experimentá-la pelas próprias mãos do criador (uma graça por sinal, rssss!), saber detalhes do tipo de onde veio à inspiração, o tipo de técnica utilizada, uauuu. Me encanta!!!!
Maria Araci e Delinda, se eu ganhar na Mega-Sena da Virada, me aguardem Salotto!!!! Iremos todos juntos a Florença, vai ser o Salotto itinerante, rsssssss.
MaVi querida, bati as minhas asas bem forte desta vez, fui lá na Itália, bjs meus queridos.

    Andreia Mota
    Reply 27 de November de 2014

    et. Ele têm as mesmas iniciais que a sua mãe, interessante!!!!

      Maria Vilma
      Reply 28 de November de 2014

      Minha linda, na próxima viagem me convida, tá bom? Rsss
      Vamos dar asas aos sonhos e ser felizes...!
      Cheiros e muitos voos coloridos, querida!

      consueloblog
      Reply 28 de November de 2014

      ahahahah!! Andreia, verdade!! Adorei o q vc escreveu...por isso é maravilhoso q ele tem o banco na loja! bjs c

    Denise Luna
    Reply 28 de November de 2014

    kkk então vou torcer horrores para você ganhar na MegaSena!!!!! kkkk Mas eu torceria de qualquer jeito, mesmo q só fosse para você ir sozinha visitar nossa Muse! Iria vibrar também.
    Bjs linda

Célia
Reply 27 de November de 2014

Adorei! É tão bom ver que a ourivesaria artesanal ainda tem seus adeptos, como eu mesma. Mas somos uma espécie em extinção....rsrsrsrs
Magnifíco o trabalho do Cristiano e essa técnica do cinzelado ou repuxo (que ele parece fazendo na foto) é uma das minhas favoritas. Amei!
Obrigada pelo post. Inspirador! Bjs

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    O que significa... o repuxo? bjs c

      Célia
      Reply 2 de December de 2014

      Oi Consuelo! Mil desculpas, estou viajando, vim para a Alemanha visitar meu filho (antes era a minha filha que estava morando aqui, agora ela voltou para o Brasil e o filhão veio pra cá..... :-P) só vi sua pergunta agora! Repuxo é essa técnica que você fotografou o Cristiano fazendo, onde ele pega uma lâmina de metal, no caso ouro, e a prende numa espécie de pixe, e com ferramentas de metal especiais, chamadas punçõesou cinzéis e um martelo, ele vai fazendo ondulações, desenhos, texturas, enfim, esculpindo o metal, fazendo desenhos no metal, é uma técnica muito, muito antiga, e muito preciosa, com ela se produzem relevos muito precisos e delicados no metal. Eu, pessoalmente gosto muito dessa técnica, e pelas fotos do trabalho de Cristiano, ele também gosta. ;-) um beijo grande de Göttingen, onde o inverno já chegou com tudo! :-D

        consueloblog
        Reply 2 de December de 2014

        Oi Célia!! Muito obrigada!! bjs c

Maria Vilma
Reply 27 de November de 2014

Das levezas, delicadezas, como disse a Ritoka, de brilhos, joias raras e poesia
do CBlog...!
O grande poeta Olavo Bilac dizia que o poeta é como o ourives... Para ele,
ambas as profissões buscam a perfeição, por meio de um trabalho árduo e
difícil. Bilac dizia que um poema precisa ser trabalhado para que se torne
uma espécie de objeto precioso, semelhante a uma joia rara.
(...)
Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto relevo
Faz de uma flor.
Imito-o. E, pois, nem de Carrara
A pedra firo:
O alvo cristal, a pedra rara,
O ônix prefiro.
(...)
Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito:

Um dia precioso para todos!!!
MaVi

    Luciene Felix Lamy
    Reply 27 de November de 2014

    AMO VOCÊ, MaVi. :)

      Marina Di Lullo
      Reply 27 de November de 2014

      Linda poesia MaVi! Uma noite preciosa pra vc tb!

        Maria Vilma
        Reply 28 de November de 2014

        Oi, Marina querida! É mesmo uma bela analogia
        poética...!
        Obrigada, pelo carinho!
        Ah... agora reparei que eu esqueci de aspear o poema...
        Desculpa... rsss
        Abraços pra vc, Marina!

      Maria Vilma
      Reply 28 de November de 2014

      E pronto...já estou aqui boba afogada em lágrimas...
      AMO VOCÊ também Lu!
      Agradeço pelo carinho e pela amizade com que vc tem me premiado... Não tenho dúvida de que sou uma pessoa melhor desde que conheci vc, minha amiga querida!
      Bjs

    Cassiano Lopes
    Reply 28 de November de 2014

    Quanta delicadeza MaVi! Lindo Lindo Lindo! Bjocas.

      Maria Vilma
      Reply 28 de November de 2014

      Amo vc também, querido Cassi!

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    MaVi, concordo plenamente! Quando cada vírgula é essencial!! bjs c

      Maria Vilma
      Reply 29 de November de 2014

      Isso mesmo, Consuelo... E no que o assunto me diz respeito,
      ainda sou uma aprendiz de 'ourives'... rssss

    Denise Luna
    Reply 28 de November de 2014

    Ah, Mavizinha, sempre aumentando nossa cultura literária! Você é TOP!
    Bjs

      Maria Vilma
      Reply 28 de November de 2014

      "Como é bom ter gente carinhosa com a gente."Li isso em algum
      lugar...rsss
      Gostei e me apropriei... porque penso igual.
      Um abraço apertado, Delinda!

Mia Athayde
Reply 27 de November de 2014

Espetacular !!!!!
Que belo ... que raro ...
O talento, a técnica, o empenho, a inspiração ...
Adorei conhecer o trabalho Cristiano P.!
E seu post está delicioso!
bjs

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 27 de November de 2014

Já conhecia a arte deste mestre ele é realmente BRAVISSIMOOOOO!!!!!!! Seu POST está lindo!!!Bjs.

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Onde o conheceu Daniela? bjs c

Luciene Felix Lamy
Reply 27 de November de 2014

Oh! Que Post, dona Consuelo!!!

Menina, você nos traz os ETRUSCOS???
Civilização antiquíssima! Em nenhuma outra a mulher atingiu tamanha RÉGIA estatura.

\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

As peças desse menino, são um primor!
Certamente valem muito mais do que o preço indica, pois à matéria-prima é adicionado (mesmo que numa releitura, as referências são sinceras) a cultura de um povo muito conectado (e responsável!!!) com a "metafísica".

Estou fascinada com as peças... Você é mesmo uma privilegiada! :)

Um casal feliz! Que os céus abençoem.

Zilhões,
lu.

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Vc vê o q acontece quando se põe o pé na estrada em Florença?... bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 27 de November de 2014

Amo joia e essas mais rusticas, em ouro fosco sao de matar de lindas! Amei o colar etrusco, alias, amei tudo! Desde as pecas do site ate a decoracao toda nera e intimista da loja!Alem do que o casal eh muito charmoso! Quero tudo DJA!!haha...Bjs....

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Andy, n tinha nenhuma dúvida!! bjs c

    Denise Luna
    Reply 28 de November de 2014

    Eu também adoro esse trabalho, Andrea. Quem faz algo parecido por aqui é a Monica Ponde e o Antonio Bernardo.
    Bjs

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 27 de November de 2014

Consu me desculpe fiquei sem computer esses dias e não pude responder os posts (quanta coisa bacana de se ver),mas já deixei meu recadinho em todos até chegar na Mia. Bjsss a vc e ao salotto!!!!

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Como é chato quando acontece isto!! Q bom q vc voltou! bjs c

Katia Holanda
Reply 27 de November de 2014

Jóias linda ! Uma obra de arte em ouro ,
Adorei essa essa ideia de vídeo , que ótima ideia em Consuelo.

Bjs

    consueloblog
    Reply 28 de November de 2014

    Cruze os dedos vc também por favor!! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 27 de November de 2014

Consu, na vitrine dois pilares de cimento suportam jóias raras, inspiradas na fascinante civilização etrusca. É como se entrássemos nas escavações (vc reparou nas cores da loja?) à procura de algo por ela deixado. E encontramos formas, arte, um casal talentoso e toda sua força renasce, ela não mora mais na Antiguidade, está naquela pequena loja (imensa no que transmite), ao lado fo rio Arno. Bjs

    Marina Di Lullo
    Reply 27 de November de 2014

    ...ao lado do rio Arno. Bjs de novo!!

      consueloblog
      Reply 28 de November de 2014

      É isso Marina!!!!! <3 bjs c

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 29 de November de 2014

Consu conheci o trabalho dele através de uma senhora que conheci em Veneza.Ano que vem estarei na Itália,com certeza pretendo dar uma passada por lá.Bjssss.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *