Costumes de Natal na Itália!


12356340_1090533850986726_334593881_n

Olá pessoal!!! Como vão por aí?  Super correndo?!  Quase certamente…

Não entendo bem o por quê, mas tem muito mais para fazer agora no finzinho do ano… Porém mesmo com toda a correria fazendo malas, fechando a contabilidade, comprando os ingredientes para a ceia (vocês viram o post de Luciana de Oliveira sobre ceia light e fácil AQUI?) e a loucura de “ter” que comprar um presente, eu adoro essa época do ano!!  Acho porque vem repleta de esperança e renascer… no meu caso inclusive o meu aniversário… dia 4 de Janeiro (anotandooooo!!….)!!

Amo também por causa das tradições… são tantas!  E para pessoas estranhas como eu que já viveram em várias culturas diferentes, as tradições vão se sobrepondo criando um mix único!! Rsssss!!!  Mas vira nosso o Natal, do nosso jeitinho!! <3 Não é mesmo?!!…

O outro dia falando com nossa amiga aqui do Salotto, a Ana Abate que está morando aqui em Florença por 6 meses, comecei a contar o que é de tradição, pelo menos por o que eu sei, aqui na Itália no Natal.  Ela riu e ficou surpresa com algumas coisas.  Disse que seria simpático compartilhar aqui no blog essas tradições italianas do Natal.  Outros leitores como a Dany Cilento concordaram… então, vamos lá!

As luzes das decorações nas ruas se acendem ao redor do dia 1 de dezembro e ficam até dia 6 de Janeiro.  As liquidações (pode-se dizer que faz parte das tradições?  rssss) começam dia 2 de Janeiro!!

Decorações nas ruas de Florença este ano...

Decorações nas ruas de Florença este ano…

A loja Rinascente na Piazza della Repubblica. Um show!

A loja Rinascente na Piazza della Repubblica. Um show!

A árvore na praça do Duomo de Florença.

A árvore na praça do Duomo de Florença.

Por o que eu sei, na Itália só se dava presentes dia 6 de Janeiro, dia dos reis magos, como o menino Jesus.  Com a comercialização do Natal houve a mudança para o dia 25 de dezembro.  Quem é super tradicional decora a árvore só no dia 24.  Ela fica até dia 6 de Janeiro, justamente por causa do dia dos rei magos.  Sempre se faz um presépio na Itália.  Os mais lindos, dizem, estão em Nápoles.

"Nós" decoramos dia 1 de Dezembro. Esta foto é do outro ano, já que esse ano a Allegra estava na universidade em Nova Iorque.

“Nós” decoramos dia 1 de Dezembro. Esta foto é do outro ano, já que esse ano a Allegra estava na universidade em Nova Iorque.

Digo nós em aspas pois o Cosimo só coloca a ponta da árvore. Aqui a Allegra e Gioia (namorada do Cosimo) o enfeitam de Natal.

Digo nós em aspas pois o Cosimo só coloca a ponta da árvore. Aqui a Allegra e Gioia (namorada do Cosimo) o enfeitam de árvore de Natal.

DSC07915 DSC07922

DSC00176

Eu gosto de árvore kitch com luzes coloridas e decorações de todos os tipos!

DSC07872

O nosso presépio.

O nosso presépio.

Sempre para os mais tradicionais, dia 24 a noite se faz a ceia, a meia noite vai-se à missa e a seguir se volta a casa para abrir os presentes.

Na ceia serve-se tortellini in brodo di capone (caldo de capão (galo castrado) com tortellini) para iniciar.  Depois come-se a carne usada para o caldo com mostarda di Cremona e/ou molho verde.  Alguma verdura acompanha.  De sobremesa Panetone ou Pandoro.  Quem é bem guloso pode colocar entre estratos de pandoro sorvete ou chantilly!!! Hmmmmm…. Tudo com vinho ou Prosecco!!  Lógico.   A Ana ficou surpresa pois disse que no Brasil é muito mais farto… entendo… Mas na verdade não precisa ser muito mais que isto, não é? (Ah, não deixem de ver este post da nossa nutricionista, Jaqueline Muller, para compensar o famoso pé na jaca desta época de férias AQUI.)

Nossa mesa de Natal

Nossa mesa de Natal

Tortellini in brodo.

Tortellini in brodo.

O capone do caldo com verdura, batata e molho verde.

O capone do caldo com verdura, batata e molho verde.

Dois anos atrás, já fizemos o que espero faremos este ano (vejam o post de dois anos atrás AQUI).  Meus filhos, minha mãe e eu almoçamos em casa dia 25.  Quem faz as compras, acorda e cozinha são os pirralhos (22 e 19 anos).  Sentamos e comemos juntos e daí abrimos alguns poucos e bons presentes e daí capotamos de sono com as barrigas cheias.  Tudo isto com o som de músicas natalícias!

As "crianças" acordaram cedo para cozinhar o almoço.

As “crianças” acordaram cedo para cozinhar o almoço.

DSC07040

O anti-climax pós festa

O anti-climax pós festa

Este ano quero ver se conseguimos ir ao cinema assistir a Star Wars em língua original!!  Assim o anticlimax do Natal vai ficar mais animado!!

E vocês, o que fazem?

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas de presentes entre 50 e 150 reais
Presentes entre 50 e 180 Reais!!
December 19, 2017
amigo secreto
Presente para amigo secreto e nem tão secreto?!!… Chegaram os kits que AMO da Granado e Phebo!!!!
December 05, 2017
natal do salotto
O Natal do Salotto 2016… 2ª parte
December 29, 2016
O Natal do Salotto 2016… 1ª parte
December 28, 2016
O que eu ganhei neste Natal!…
December 27, 2016
Natal em Florença este ano para mim…
December 19, 2016
Nosso Natal em Florença!!
December 26, 2015
Feliz Natal!!!
December 25, 2015
MERRY CHRISTMAS!!!!
December 25, 2014

45 Comments

Andrea - Curitiba
Reply 23 de December de 2015

O que??? Cinema na lingua original??? na Italia eh so dublado!!!hahaha Em Roma come-se frutos do mar...Acho que cada regiao tem suas tradicoes.....Bjs e Boas Festas a toda a tua linda familia!!!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Oi Andy, exato!! Tem um cinema só com filme em língua original, e prefiro ver assim, pois traduzido me parece como ver um Picasso em outra cor... rss! bjs c

    Andreia Mota
    Reply 24 de December de 2015

    Minha Xará querida, uma noite de Natal abençoada para você, a Isa e sua família. Um beijo carinhoso em vocês, FELIZ NATAL!!

      Andrea - Curitiba
      Reply 25 de December de 2015

      Boas Festas Xara lindona!!!!!!!!!!!Bjs nossos a vc e familia.............

Maria Vilma
Reply 24 de December de 2015

Amada Consuelo!!! Há anos o Natal na minha família tem sido o mais familiar e simples possível. Do nascimento da minha filha para cá, para ser mais exata.
Antes e ainda quando ela era pequenina, passávamos na casa dos meus sogros, outros parentes, amigos mais chegados... a medida que o tempo foi passando, ela, minha filha, começou a não querer mais sair no Natal, a querer ficar em casa, o que foi ótimo!
A partir daí, o nosso Natal, com raras exceções, tem sido em família - a três - hahaha...
Não há preocupações com presentes, com isso, com aquilo... As preocupações resumem-se: todo mundo junto, ceamos a meia noite... tomamos um vinhozinho... e procuramos, nesse dia, entrar numa boa frequência de energia... Afinal, o aniversariante merece toda deferência...! O Natal deste ano não será diferente.
Catarina minha filha, é quem cuida de tudo por aqui também. Adoramos!!! Há! Tem as musiquinhas natalinas que tocamos várias vezes nesse dia (velhinhas...mas gostamos... hahaha...) e tudo qnto é filme sobre o tema... hahaha... Como eu gosto do Natal!!!
Consuelo, desejo para vc, sua família e amigos e para todo Salotto, um Natal com muita saúde, paz, amor e bênçãos contínuas a lhes agraciar todos os dias.
Beijos, MaVi

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Adorei essa tua tradição... toda tua!!! bjs c

Maria Vilma
Reply 24 de December de 2015

PS: Na minha terra, muito distante geográfica e culturalmente da Itália, também se prepara Capão em ocasiões especiais, sobretudo, em comemorações religiosas...
Achei super interessante esta afinidade...rsrs
Bjs!

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Interessante... quem sabe se tem uma razão pra isso?... bjs c

Claudia Mara Honesko
Reply 24 de December de 2015

Querida Consuelo, como sou metade italiana e metade ucraniana, e considerando que minha família ucraniana sempre residiu longe de nossa casa, nosso natal seguiu a tradição italiana; mas, nem tão italiana assim! Afinal meus avós vieram no norte da Itália muito jovens e acabam por adotar as tradições brasileiras, com carnes de porco, perus, tender frutas secas e muito vinho! Mas o que mais marcou minha infância nessa época foi o cheiro que o Natal deixava no ar! A começar com minha mãe que montava uma árvore enorme, repleta de enfeites como as lanternas de água borbulhantes que me deixavam hipnotizada! E a alegria de abrir os presentes e ver que o Noel trouxera direitinho o meu pedido! Lembro de minha avó e minhas tias preparando a ceia na cozinha onde o cheiro daqueles assados em fogão a lenha, preenchia a casa toda! Lembro da família toda reunida ao redor da mesa e todos falando ao mesmo tempo! As crianças se sentavam em uma mesa separada, ao lado dos adultos e o vinho era tb servido á elas, mas misturado com água e açúcar... Rsss! Quanta alegria e quantas saudades daqueles dias! Hoje continuamos comemorando o Natal! Eu, enfeito a casa, assim como minhas irmãs e continuamos nos reunindo para a ceia, com os mesmos assados... a família, entretanto, já não é tão grande porque a vida caminha e cumpre o seu papel mas, acho que ainda que eu esteja bem velhinha, sempre vou lembrar dos Natais da minha infância e tudo que o cheiro daqueles assados deixaram no meu coração! ❤️🎄😊
Um natal abençoado a vc e toda sua família!
Claudia
P.S como não posso te dar uma lembrança pessoalmente, deixei a foto de uma linda árvore no seu snap! 🎄😊

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Nossa! Que mix interessante Claudia!! Adorei as tuas memórias!!! Lindas, lindas!!! E vc escreve lindamente! Obrigada pela árvore!
    bjs
    c

Karoline Fernandes
Reply 24 de December de 2015

Estar com a família ou com amigos o Natal é uma das épocas mais lindas do ano... Eu amo e até me emociono...Consuelo me conte, se você já se emocionou em um Natal?

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Me emociono em todos!!! Sempre!! Mas tenho um filme do primeiro ano que o Cosimo pode ler e escrever a sua cartinha. Foi feita na escola, de freiras, e foi para nós e para Jesus. Que gracinha, lindo, e a Allegra assistindo!! quando me emocionei!!! Foi lindo!
    bjs
    c

      Karoline Fernandes
      Reply 24 de December de 2015

      Que linda a sua história de Natal com seus filhos... uma história que eu tenho é de ver decorações de Natal e canalizar meus pensamentos em minha Avó materna (que foi morar no céu quando eu tinha sete anos)... Até hoje faço isso... Me lembro dela... e as lágrimas caem dos meus olhos...

        consueloblog
        Reply 24 de December de 2015

        Oh Karoline!!! Q lindo! bjs c

Ana Abate
Reply 24 de December de 2015

Que delicia de Post! Vamos comprar tudo para entrarmos no clima da tradiçāo e cultura pois além de delicioso é bem mais fácil e saudável que no Brasil!!! E minha arvore vou montar hoje tb! Sempre sonhei com uma arvore de doces, biscoitos natalinos enfeitados e vou realizar mais um hoje! Comprei todos numa feirinha e sāo lindos!
Querida Consuelo e queridos do Salotto, desejo com muita energia que todos tenham um natal de bençāos em suas famílias e unidos por uma oraçāo por todos nós e pela paz no mundo!!! ✨🌟💫⭐️🙌🏻

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Ana!! Que lindo!!! Mande fotos!!! E a paz no mundo, por cliché que possa parecer a frase, é realmente a coisa que todos desejamos!
    bjs enormes
    c

Reply 24 de December de 2015

Neste Natal fará um ano da ausência de nosso filho, ele foi assassinado no último Natal, numa lanchonete, ao voltar pra casa, de uma balada, com amigos... pensem como será?
Deus está conosco e com ele, é no que acreditamos, assim e com esta fé, seguiremos adiante.
Um Feliz Natal a todos!!!
🎄🌲⛄⭐🎁😇🌹👐🌸💞💋

    Reply 24 de December de 2015

    Me desculpem pelo desabafo, mas, não consigo me controlar, às vezes, é maior do que eu.
    Sorry!!!
    Viva a vida!!!!!
    Beijo no seu coração Consuelo. Você é linda de viver!!!

      consueloblog
      Reply 24 de December de 2015

      Te entendo!!... Aqui estamos entre amigos! É aqui q vc deve se desabafar!! bj c

      Maria Vilma
      Reply 24 de December de 2015

      Rô, querida, um grande e afetuoso abraço! Que Deus esteja sempre pertinho de vc.
      Bjs!
      MaVi

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Querida Rô, uma dor que não tem tamanho! Mas juntos espero amenizá-la!! Abraço carinhoso! c

Gloria Jane Melo
Reply 24 de December de 2015

Bom dia!!
Sempre gostei muito do natal. Especialmente do natal com gosto de infância, do menino Jesus, do jingle bell e etc. Há alguns anos passamos o natal na praia, vêm os filhos, genros, nora, cunhada, até os que moram no exterior, a turma toda e fazemos nossa versão de natal tropical, mas sem perder o foco natalino. Assim temos perú, salpicão e uma mesa de drinks com frutas da época.
Todo ano combinamos presentear apenas o amigo secreto mas ninguém consegue cumprir o prometido e sempre tem um monte de presentes. No dia seguinte, muito banho de mar.
Assim passamos nosso natal.
Desejo a você, sua família e todos do salotto um alegre e feliz natal. Que uma onda de amor envolva todos os lares e a paz possa reinar em cada coração.
🎄🎄🎄

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Obrigada Gloria!! Me deu uma vontade desse banho de mar!! bjs c

Dany Cilento
Reply 24 de December de 2015

Querida Consu, você não imagina como fiquei feliz de você ter gostado da idéia do post de Natal, e ainda ter me citado, um verdadeiro presente!! è tão enriquecedor vermos as tradições em outros paises!! Aproveito para desejar a você e sua linda família um Santo e Abençoado Natal!! bjo carinhoso

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Foi uma ótima idéia!! Obrigada a vc e feliz Natal!! bjs c

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2015

    Dany! Que raiva!! Só agora que vi que o corretor havia posto cimento!! Mas corrigi, finalmente!! rss! bjs c

      Dany Cilento
      Reply 26 de December de 2015

      Vcê é demais, Consu!! Já corrigiu o errinho!!! bjos

        consueloblog
        Reply 27 de December de 2015

        Foi.. mas q pena não ter feito antes...

Andreia Mota
Reply 24 de December de 2015

Adorei conhecer um pouco mais da tradição italiana, aqui no Brasil e principalmente no Rio, vai chegar uma hora que a ceia vai ser sorvete e água de coco. Risos, morro de vontade de passar o natal no frio, quem sabe ano que vem? Dany obrigada pela sugestão do post, Ana linda Abate, eu quero ver a árvore de doces. Beijos em você, no Salotto e boas festas!!!

    consueloblog
    Reply 26 de December de 2015

    Oi querida! o que reparei, acompanhando o festejamento do pessoal pelo Snap, é que no Brasil, talvez pelo calor, é uma festa!! Teve quem voltou às 6 da manhã pra casa!!! Aqui é muito mais pacato!! Mais comida e presentes... Até o Papa Francesco pediu para sermos menos materialistas... foi a mesma sermão do padre no Duomo. bjs c

Cassiano Soares Lopes
Reply 25 de December de 2015

Que delícia! Natal e Ano Novo tem essa magia de transformação no ar... Eu fico mais quietinho e pensativo. Sinto muita saudade dos meus avós... E em casa é uma grande comilança, lambanças e afins hahahaha Minha mãe prepara tudo, enquanto eu, minha irmã e meu papis somos os ajudantes. A árvore montamos no começo de dezembro e desmontados no dia de Reis, aniversário do meu sobrinho mais novo. Na mesa? Peru, lombo, farofa, maionese, empadão, arroz e uma salada. Só carbs porque os meus sobrinhos são chatos demais para comer... Drinks e sobremesas acompanham sempre. Fazemos amigo secreto porque nos presenteamos durante o ano. É uma farra boa! Fervo total! Bjocas e Feliz Natal queridos!

    consueloblog
    Reply 26 de December de 2015

    Que delíciia Cacho! Vi um pouco no Snap!! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 25 de December de 2015

Consu querida, passamos o Natal na casa da minha mãe, que é italiana, adora cozinhar e segue toda a tradição que vem dos nossos antepassados. Como não comiam carne vermelha antes da meia-noite, a ceia de Natal ficou de bacalhau, frutos do mar, vinho, frutas da época, frutas secas e doces. No dia de Natal, hoje, ela faz um brodo com galinha caipira recheada e taglioline e também uma paleta de agnellino (cordeiro) assado e salada. Na noite vêm minha irmã e irmão e famílias e trocamos presentes. Beijos, paz, amor e harmonia pra você e o Salotto

    consueloblog
    Reply 26 de December de 2015

    Que delícia Marina!! Tão feliz que vc pode estar em família e feliz no caloroso abraço do amor que extende ao céu!! bjs c

adelia
Reply 25 de December de 2015

sua mae cozinha de estola de pele?

    Maria Vilma
    Reply 25 de December de 2015

    Oi, Adélia! Meu nome é Maria Vilma. Frequento, entre muitos daqui, esse espaço há muito tempo. Nós amamos muito a Consuelo e sua linda mamãe - lindas as estolas que ela usa, não?
    É quase um costume, devido ao amor e ao respeito que temos por Consuelo e uns aos outros, recebermos os que chegam com muito carinho: por ela, por nós, para agregar e fazer a roda da amizade girar... Com vc não seria diferente. Chega bem, querida! Nós gostamos de gente do bem!
    E para vc sentir-se em casa e porque hoje é Natal, desejamos que Deus cubra de bênçãos vc e sua familia!
    Tenha um Natal repleto de amor, paz e bem. Amém!

      Dany Cilento
      Reply 26 de December de 2015

      Disse tudo, Mavi!!!

      Viviane Marques
      Reply 26 de December de 2015

      Mavi, minha linda!!! Concordo com a Dany, disse tudo. Adoramos receber bem, boas energias, bom astral, e generosidade. Bjs!!!

    consueloblog
    Reply 26 de December de 2015

    Oi Adelia, sempre afiada... Ela não cozinha... bjs c

Marina Soffici
Reply 26 de December de 2015

Oiiii Feliz Natal! Também passa is o Natal tranquilos em casa aqui em Firenze. Fiz brodo di carne em vez de cappone e os tortellini foram de ricotta e espinafre. Depois, como segundo, um prato super traditional Fiorentino, que Caterina dei Medici levou com sua corte para a França: Anatra all'arancia (pato com laranja)... Surpreendentemente leve, mesmo acompanhado de batatas assados com alecrim e azeite de oliva. A sobremesa ficou por conta dos jovens: Valentina fez brownies e Tommy fez sorvete de baunilha! A tarde Também foi traditional: assistimos Shrek pela enésima vez! Todos os anos vejo alto de novo em Shrek que nao havia notado antes. Acho que esse filme virou o "FILO Rosso" de nossos Natais!
Desejo a todos um 2016 perfeito e muuuuuuita Paz e muuuuuito Amor

    consueloblog
    Reply 26 de December de 2015

    Nossa! Que sofisticação!! Pato com laranja!! AMO!!! Oi Marina!!! Adorei o teu Natal!!! Vc é incrível!! bjs c

PATRICIA DIAS
Reply 7 de January de 2016

TO ADORANDO TUDO, ZAPEANDO AQUI NO SEU BLOG SOBRE Florença. BJS

Mapi Félix
Reply 30 de December de 2016

Hola, Consuelo...
Hace poco que conozco tu blog y desde ese día te sigo.
En España las tradiciones son muy parecidas a las de Italia y no tanto a las de Brasil. Pero sea dónde sea la Navidad es una época preciosa sobre todo porque nuestros hijos vuelven a casa llenándola de alegría.
Te deseo un Feliz año nuevo y que sigamos viéndonos por aquí.
Un Abrazo

    consueloblog
    Reply 30 de December de 2016

    Gracias Mapi!! Happy holidays!!
    consuelo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *