Cortar e pintar o cabelo sozinha enquanto faz stand-up na lagoa de Floripa?…


image

No blog sempre falamos de uma vida de verdade… Encontrei Marina na Itália depois de 30 anos e adorei seu corte.  Quando ela me contou como faz para cortar e pintar, fiquei de queixo no chão!!!!!! AMEI!!! “Marina, você tem que contar para o Salotto!”  Ao qual ela respondeu, “Lógico!”   Aqui vai!!

……..

Carissima Consuelo, como prometi, vou te contar o segredinho da cabeleira que você flagrou quando soltei o coque por alguns minutos da última vez em que nos vimos… e vou te contar o motivo desse corte arrojado que guardo num comportadíssimo coque – à la Bardot – para refrescar e me concentrar!!!

Você sabe que eu levo uma vida corrida entre várias cidades, filhos, marido, trabalho casas para cuidar, ufa!  E quando finalmente paro, é só para descansar e ficar olhando aquela lagoa paradisíaca…

photo

Nem sobra tempo para marcar hora (e comparecer) ao cabeleireiro.

Assim mesmo, tempo para colorir e cortar o cabelo eu sempre acho.

Para fazer a coisa encaixar no meu lazer, sem ter que perder duas ou três horas preciosas de meus fins de semana (quando hay) adaptei uma velha mágica.  Daquelas receitas e truques que trocavam meninas-moças, nas longas férias de verões praieiros…verões de adolescência, tardes lânguidas…ai que saudade!!

A moda era a Farah Fawcett ou o Keith Richards, segundo o gosto de cada um… O cabelo era repicado… grandes cabeleiras.  Veio, um dia, minha mãe com a idéia… que uso de novo agora que a farta cabeleira volta à moda para substituir os chatíssimos escorridões…demorou!

A receita para o “cabelo saradão” é a seguinte:

Lave os cabelos, com shampoo somente.  Enxágüe sempre os cabelos com água fria, na falta de água de nascente pegue uma garrafinha de água mineral para o último enxágüe.  Seque os cabelos com uma toalha.  Se quiser, também cobrir os brancos com um tom louro acobreado prepare uma mistura de henna natural em pó (eu uso Weleda), uma colher de mel e água fervente suficiente para formar uma “lama espessa”.  Explicarei mais adiante como fazer.  Enquanto a henna esfria, penteie o cabelo todo para frente e puxe até o nariz.  Prenda com um elástico, como um rabo de cavalo ao contrário.  Use a tesoura mais afiada da casa para fazer um corte reto na linha reta do nariz, ou da boca se preferir uma franja longa.  Jogue o cabelo para trás e aprecie… Se seu tempo era só para cortar nesse dia, seque de ponta cabeça com uma escova, abanando bem o secador para dar movimento extra.  Se seu cabelo for mexido, deixe secar ao sol, apertando as pontas com as mãos.  Se for seco, passe um pouco de óleo de amêndoas antes de lavar novamente.

Para pintar com henna, eu passo creme (nívea) ao longo da linha das raízes do cabelo, a volta toda, e não esqueço mais de proteger as orelhas também… pois ficam alaranjadas… uso luvas de plástico, nunca de látex.  Espalho a lama de henna a partir do topo da cabeça até lambuzar o cabelo todo e prendo com uma touca plástica ou até com um saquinho de plástico.  Ponho um chapéu de palha surrado e vou remar de stand-up até o meio da lagoa… outras vezes vou passear na praia…depois de me exercitar por cerca de 50 minutos dou um mergulho na água.  Se for água salgada, tanto melhor para fixar a cor.  Enxáguo bem e deixo secar ao sol.  Chego em casa de cabelo cortado e pintado!  Melhor que duas horas de salão no sábado??????

photo 3 photo 4 photo 1

  • May 18, 2014
  • 0

56 Comments

Dulce
Reply 18 de May de 2014

Menina do Céu, e não é que fica profissa! Consuelo como sempre nos trazendo belas e úteis novidades! Adorei! Eu também além de achar salão uma perda de tempo, não tenho PA CI EN CIA... Minhas unhas já simplifiquei há muito tempo e eu mesma resolvo, no momento relax TV! Assim poupei algumas horas semanalmente! Depilação perna idem. Comprei os apetrechos iguais aos q o salão usa, e eu mesma faço com auxilio de uma das minhas meninas. Outras depilações há muitos anos fiz laser e já me livrei! , Sobrou os cabelos, que agora com os brancos me obriga a uma ida ao salão a cada 40 dias! Vou tentar seu método! Dim, Dom... Tico e Teco com dificuldade de fazer sinapses... Meus cabelos estão na altura do ombro, não dá para fazer este rabão! Alguma dica? Axé! Para que a criatividade e confiança esteja sempre conosco. Obrigada Consuelo, obrigada Marina!

    marina
    Reply 18 de May de 2014

    Oi, vc pode fazer em duas partes se os cabelos de trás não alcançarem a ponta do nariz (essa é a medida da franja e foi o que fiz enquanto meus cabelos ainda estavam curtos). Basta pentear os cabelos molhados como um véu, fazer um triângulo com o vértice saindo do alto do chakra coronário (topo da cabeça) em direção às orelhas, juntar o cabelo num rabinho sobre o nariz, e cortar a franja. Depois, jogar todo o cabelo pra frente, fazer o rabo maior, com o resto do cabelo e cortar para ficar um pouco mais comprido que a franja. Vou fazer um desenho com esse app que usei, o paper53, e mando pra Consuelo postar. É muito divertido cortar cabelo! Nunca deixo de ficar um pouco apreensiva, mas tento lembrar que se eu não gostar, cabelo cresce e cabeleireiro conserta... ;)

      consueloblog
      Reply 18 de May de 2014

      Obrigada Marina por responder!!!! bjs c

      consueloblog
      Reply 19 de May de 2014

      Cá vão os desenhos que Marina me mandou! Diz Juntar na ponta do nariz e cortar!
      cabelo2
      cabelo
      cabelo3
      bj

        Dulce
        Reply 19 de May de 2014

        Marina do céu... Vc não é só cabelereira, vc é uma artista! E múltipla ainda! Deus do céu, que aquarelas sensacional! Você é ilustradora? Estou de queixo caiiiiidiiiiinho!
        Marina, obrigada pela atenção e carinho. Valeu muito o desenho, eu ia fazer o triangulo da franja errado, ia fazer do coronário para trás. Valeu mesmo, está claríssimo, você é uma danadinha garotinha! Aquarelas lindas, salvas, para o próximo corte. Consuelo, obrigada pela atenção, valeu mesmo! Carinho cheiiiiiinho de Axé, para que a cumplicidade, fraternidade, alegria, confiança estejam sempre com vcs duas para o mundo continuar recebendo estes presentes! Obrigaaaaadaaaa!

          Denise Luna
          19 de May de 2014

          UAU!!!!!!!!! Que mulher de mil e uma utilidades!!!!!!kkkkkk Adorei esse desenho tb!

          marina
          19 de May de 2014

          Oi, para fazer esses desenhos digitais, usei um aplicativo que permite desenhar na tela de i-pad. Chama-se Paper53 e é gratis! Tem ferramentas extras que vc pode comprar, mas da pra se virar com o básico. Apanhei um pouco no começo, mas descobri que o melhor é usar a pontinha do dedo pra desenhar. Fica melhor que com caneta stylo...

          o efeito aquarela e muito legal!

          pra quem gosta de rabiscar como eu, é perfeito!

      Dulce
      Reply 19 de May de 2014

      Marina, vc é a cabelereira dos meus sonhos! Obrigada pela atenção. Vou testar, porque como vc disse, cabelo cresce! Mas estou confiante que vai dar certo. O próximo corte será feito por mim, depois de conto. Carinho com cheinho de Axé!

        Denise Luna
        Reply 19 de May de 2014

        Dulce, nossa Indiana Jones!!!!!!!!!! kkkkk
        Bjs

        Dulce Mello
        Reply 19 de May de 2014

        Marina, sem falsa modestia, criatividade papai do ceu me deu de motão, mas para não correr o risco de ser snobe, pecar e ir pra um lugar não muito acolhedor, me protegeu retirando o dominio de uso das mãos. Imagina o sofrimento de uma cabeça pulsante e mãos tolhidas? Esta sou eu! Por isto adorei sua dica da ferramenta. Vou testar e treinar. Muito obrigada pelo sua atenção. Axé com muito carinho!

Adrianne
Reply 18 de May de 2014

Espetacular...speechless!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

patrizia martinangelo
Reply 18 de May de 2014

Olá Consuelo,

tudo bem?
muito prático este corte. Será que teria coragem? não sei...
Mas porque a Marina não apareceu? e, que lagoa é?
Sabemos que você está em SPaulo, mas eu estava adorando os posts de Londres.
Você parou no sábado, e os outros dias?....
beijos,
Patrizia

    Marina
    Reply 18 de May de 2014

    Só respondendo sobre a Lagoa...como moro em Floripa vou me meter :) É a linda Lagoa da Conceição!

Denise Luna
Reply 18 de May de 2014

Eu, como Dulcíssima, simplifiquei minha vida e pinto minhas unhas muito bem (ainda não domino completamente a técnica com os esmaltes escuros), mas não me atrevo mais a cortar meus cabelos porque já fiz muito estrago e prefiro deixar mechas, pintar raiz e corte, nas mãos de profissionais, até pq minhas idas ao salão são a cada 2 meses e o corte, a cada 5 meses. Mas "palmas" para a Marina que acertou em cheio. Adorei a competência.
Bjs

    Fatima
    Reply 18 de May de 2014

    Denise ... Me tornei uma escrava do salão .... Corte de 3/3 meses, tintura de 2/2 meses e ainda tem luzes... Manicure toda semana ..... Morro de inveja dela, mas não me atrevo .... Fatima V

      Denise Luna
      Reply 18 de May de 2014

      Eu também não me atrevo, Fátima! kkkk Pintar e borrar a unha, tudo bem, mas fazer um buraco no cabelo, nem pensar! É melhor continuar a escravatura, aliás, uma escravatura sem tanto sofrimento (só no bolso).
      Bjs

teresa
Reply 18 de May de 2014

Também faço minha henna em casa, só que não vou remar nem tenho o privilégio do banho de mar, fico trabalhando em casa mesmo. Unha e depilação também caseiras e salão só pra cortar o cabelo a cada 3 meses com toda a fidelidade que um bom cabeleireiro merece, já que meu cabelo é curto e precisa de atenção. Uma amiga já fez esse corte quando éramos adolescentes e ficou 10, a referencia era a Chrissie Hynd do Pretenders!!! Bom domingo salotto

    marina
    Reply 18 de May de 2014

    Teresa, eu também ficava trabalhando em casa enquanto fazia henna... mas resolvi me dar esse luxo de uma caminhada ou remada ao sol, em vez daquela mórbida touca elétrica que eu usava...presa na tomada da parede, como os telefones de antigamente... para espairecer. Fundamental pra mim.
    A parte das unhas eu ainda não domino... ficam horríveis. Como vc faz? Sou destra, e quando uso a mão esquerda para pintar a direita borro tudo... só dá certo quando passo somente uma base (e tiro os óculos depois pra não me incomodar com a realidade dos borrões). Adoro este salotto. Aprende-se sempre algo útil!

Maria Araci
Reply 18 de May de 2014

Pena que ela não mostrou o rosto!!!!!! É bom conhecer pessoas com idéias práticas e um cabelo sem rosto..........nãomediznada!!!!!!! Pronto falei!!!!!!!!!!!!

    marina
    Reply 18 de May de 2014

    Cara amiga, perdão se não mostrei o rosto, mas quando a Consuelo pediu fotos eu já estava com esta gripe que ainda me assola... Achei melhor esconder as olheiras de uma noite mal dormida, com dois filhos febris que se alternaram a noite inteira passando muito mal (nem quero lembrar)... Mas o corte funciona. Dou uma aparadinha a cada mês e sempre enxaguo com água fria no fim do banho. Ficam mais fortes e brilham muito. Enjoy!

      Fatima
      Reply 18 de May de 2014

      Vc é o máximo !!! Parabéns!

        Marcia A
        Reply 18 de May de 2014

        Sensacional!

      Denise Luna
      Reply 18 de May de 2014

      Danada!!!!!!!! Essa dica da água fria, é boa mesmo! Fora que um jato frio, levanta a energia, de acordo com os naturalistas.
      Bjs

Cristina Lemos
Reply 18 de May de 2014

A hena é ótima, mas só para quem menos de 40% de fios brancos.

    marina
    Reply 18 de May de 2014

    Bem, confesso que nunca contei nem calculei o percentual de cabelos brancos, mas por ora, resolve. Acho que quando tiver mais cabelos brancos, vou deixar todo branco para poder pintar de violeta como fazem aquelas senhoras distintas que vemos super ativas depois dos 70/80... Acho um charme! Além do que, os cabelos mais claros suavizam as rugas...sábia natureza.

Carol R.
Reply 18 de May de 2014

Sou super adepta de faça vc mesma, as unhas, a depilação, e algumas vezes o corte de cabelo eu mesma faço. A unica coisa que não consigo é a tintura, tenho muito cabelo branco e não consigo cobrir sozinha.
bjs

Andrea - Curitiba
Reply 18 de May de 2014

Sabe por que ficou bom?? Porque ela nao tem medo de se arriscar! Vai que vai!! E acho que ela nao eh enjoada, eh do tipo ¨tudo esta bom¨...Pessoas assim sempre acertam! Bem legal esse post! Bjs........

    marina
    Reply 18 de May de 2014

    Nossa Andrea! Acho que vc me conhece! Por coincidência...também estou em Curitiba! Será???

      Andrea - Curitiba
      Reply 18 de May de 2014

      Acho que nao te conheco, mas vc me passou muita seguranca!! Bjs....

        marina
        Reply 18 de May de 2014

        E vc, cara Andrea, me passou uma mensagem tão carinhosa com tua descrição de como sou. Super valeu! Obrigada.

          Andrea - Curitiba
          19 de May de 2014

          Bjs.........

Jaqueline Müller
Reply 18 de May de 2014

Meoooo Deus, precisava me menifestar, mas volto depois porque estou em aula...

Adoreeeeeeeiiiii!!!!

I ll be back!!!!

Bjbjbj

Iza Bonatti
Reply 18 de May de 2014

Meninas do Salotto! A dica do corte de cabelo é super quente, eu mesma já fiz no meu cabelo e deu super certo, fica assim como mostrado na foto. Eu moro longe de tudo e não tenho tempo prá perder em salão, o que eu puder fazer em casa, faço sem medo!
Beijokas da Iza :***

Sandra Pires
Reply 18 de May de 2014

Vivendo e aprendendo!!!

Maria Vilma
Reply 18 de May de 2014

Consuelo e Marina: Eu também não gosto de salão de beleza... Faço tudo em casa, costumo comprar tudo que eu preciso para fazer, eu mesma! Por isso, toda ajuda
para facilitar... é muito bem vinda!
No caso específico do cabelo, infelizmente não posso usar essa dica, porque o meu cabelo é curto, crespo com uma quantidade enorme de cabelos brancos (desde os
20 anos que eu tenho...). Então, faz-se necessário uma ação profissional mesmo!
Muito obrigada, Marina! Adoro essas dicas que nos deixam mais livres para aproveitarmos melhor o nosso tempo, cada dia mais corrido...
Muito obrigada! Um domingo muito bem aproveitado!
MaVi

anne
Reply 18 de May de 2014

j'adore ton blog !!

http://unefrancaiseensuisse.blogspot.ch/

    Andrea - Curitiba
    Reply 18 de May de 2014

    Bien venue!!! Bisous....

    Andrea - Curitiba
    Reply 18 de May de 2014

    J´ai vu ta photo. Tu es tres belle !!

      Denise Luna
      Reply 18 de May de 2014

      Beaucoup de belle! kkkk

Sara
Reply 18 de May de 2014

Amei! A Marina, as dicas, a atitude! Beijo!

Cláudia Obenaus
Reply 18 de May de 2014

Olá Consuelo!
Nossa, quando li o início da postagem pensei que estavas falando da minha querida Ellis, pessoa iluminada que corta meus cabelos à anos e mora na Lagoa...corto meus cabelos apreciando a Lagoa da Conceição...tem tudo a ver com ela a história da tua amiga, incrível! vou repassar esta tua postagem para quem conhece a Ellis e assim ficam conhecendo este blog que eu tanto adoro! abrs

Maria José
Reply 18 de May de 2014

É disso que gosto: alto astral! Mulherada, parabéns pelas brilhantes idéias; penso que ser livre dessas coisas que no final nas contas fazem parte do daybyday e poder fazer em casa sem necessitar de ficar horas em salão, não tem preço, é maravilhoso. É isso aí pessoal! E viva o salotto com suas boas idéias....... Bjos

Marcia A
Reply 18 de May de 2014

Gente, muito interessante saber se manter dessa forma. Marina você arrasou! Mas devo confessar que adoro aquela hora que paro no cabelereiro, em silêncio total e fico pensando na vida, no que foi a semana, etc, enquanto as pessoas tentam melhorar meu visual, oh coisa boa! Saio renovada e com algumas decisões tomadas.
Boa semana para todos!

Jovita Agra
Reply 18 de May de 2014

Olá, Marina
Tambem não sou muito escrava de salão e já cheguei num estágio tal que tingir cabelo e manicure eu faço em casa, eu mesma, mas sou sincera em afirmar que nunca me arrisquei a fazer corte no cabelo. Confesso que achei bem legal. Quanto a aplicar hena, já usei por uns tempos, tanto em pó como a de creme, mas ressecou ainda mais os cabelos que já eram secos. Hoje uso um tonalizante sem amonia que agride menos. Obrigada por suas dicas.

    Denise Luna
    Reply 18 de May de 2014

    É verdade, Jovita, a henna resseca mesmo o cabelo. Também usei durante algum tempo, mas agora, tenho mesmo que pintar a raiz pq a henna não resolve mais. Também faço as mechas, mas não me arrisco fazer pq já fiz besteira, então, vou para um profissional (não muito caro), e ajo igualmente com o cabelo, porque já fiz burradas, então, deixo na mão de um profissional, já que não acertei como a Marina acertou.
    Bjs

kareen terenzzo
Reply 19 de May de 2014

adorei a receita e vou experimentar.
estou no momento "diga não a ditadura da tintura" e quase assumindo os brancos que vêm aparecendo... mas a ideia da Henna, ou algo mais natural, somado à atividade física ou uma caminhada por exemplo, conversam com meu life style atual.
:) beijos

Rebeca Sousa
Reply 19 de May de 2014

Arrasou Marina!!! Lindas madeixas e lindos desenhos!!
Também corto meu cabelo sozinha, de vez em quando eu pinto com um tom mais acobreado para mudar um pouco. Realmente não tem coisa melhor que otimizar nosso tempo cuidando de nós mesmas e ainda por cima a custo zero! hahahaha
Boa semana para todos! Beijos!

marina
Reply 19 de May de 2014

Olá Consuelo! Como vi muitas dúvidas quanto à henna (não que eu seja defensora, mas uso desde os 15 anos, ou seja, há 37 anos) cheguei a algumas conclusões . 1) a melhor opção que encontrei no mercado é a Henna Natural em Pó, da Weleda...as outras marcas e principalmente aquelas em creme não funcionam muito bem. 2) Os cabelos devem estar muito bem lavados, sem condicionador ou cremes, pois do contrário, a cor não pega. 3) 50 minutos como tempo certo, pra não ressecar. 4) misturar mel, por algum motivo, fixa melhor a cor. e 5) óleo de amêndoas doces, esfregado nas mãos e depois passado no cabelo, antes do shampoo, sempre protege e hidrata os cabelos, mesmo para aqueles que foram tingidos com tintas químicas. E, se isso não for o suficiente para hidratar, uma máscara de abacate e mel. A velha babosa (aloe vera) também faz maravilhas.
Beijos a todas, boa semana, M

Tê Stroppa
Reply 19 de May de 2014

Amei pintar sempre mas,cortar só se tenho uma festa e o cabelo olha pra mim eu para ele e digo só com tesoura ,mas pouquinho!!

Alexandra
Reply 19 de May de 2014

Que fantástico isso de aproveitar o que mais dá prazer na vida e deixar as coisas mais simples.....amei!
Os cabelos da Marina são lindos, mas senti falta de conhecer seu rostinho. Tenho certeza que ela tem olhos brilhantes de quem sabe o que importa nesta vida.
Beijão.

Thais
Reply 19 de May de 2014

Oi Marina.
Moro em Floripa também e assim como você descubro-me cada dia mais distante do tumulto e stress dos salões e mais próxima da natureza e adepta do DIY. Sabedoria de viver, é fazer o que deve ser feito não pelo caminho mais rápido, mas pelo mais agradável em permanente estado de contemplação, contentamento e gratidão. Grande abraço!

Li Botelho
Reply 19 de May de 2014

Adorei a dica, ainda mais na minha linda Lagoa da Conceição.- Floripa -SC

Bjs Consuelo.

Andreia Mota
Reply 19 de May de 2014

Marina querida, adorei!!!
Eu também corto meu cabelo, só na frente, rssss.
Sabe aquele clipe fecha saco? Pois é, ele mesmo! Ele mede normalmente 15 cm, eu parto o cabelo no meio, traço uma diagonal partindo do meio da testa e prendo com o clipe o cabelo molhado, 1(um) clipe para cada lado, fica algo assim / \, rssss. Adorei seus desenhos, também usei o modelo "as panteras" na adolescência, bj grande com carinho.
et. Um viva para a criatividade feminina! Viva!

    marina
    Reply 19 de May de 2014

    Adorei a ideia do clipe fecha saco! Vou aparar a franja agora mesmo! Era isso que estava faltando, pois usava os dedos em forma de clipe, mas ficava com uma mão presa... e na hora de cortar sempre escapa um fio ou outro... Boa!

      Andreia Mota
      Reply 20 de May de 2014

      Legal!!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *