Como conciliar a vida profissional com a privada?


Ontem na viagem de 8 horas voltando da Puglia de carro, perguntei ao Roberto do que eu poderia escrever no blog…  Ele me disse: “pergunte aos teus leitores!”  E assim fiz.

As perguntas vieram em categorias… De várias já falei no blog ou no canal do Consueloblog no YouTube, como dieta, como tratar dos cabelos e pele, a minha história, como vim parar na Itália, no que me formei, qual foi o desenvolvimento da minha carreira, etc… Mas uma me tocou um pouco mais… “Como você faz par conciliar a vida profissional e a privada no dia a dia?”  É algo que me atormenta muito!!   Sempre sinto que estou fazendo, fazendo, fazendo e não produzindo…

Daí lembrei que havia já falado sobre isto, mas acho que vale relembrar… O meu primeiro problema é  procrastinar (Fiz um post  AQUI. )  Aqui vai parte do texto:

Bom dia!!  Boa semana!!!  Boa VIDA!!!!  Sim, acordo e começo esta semana assim… cheia de boas intenções!!!

Explico o por quê.  Ultimamente sinto que não faço outra coisa a não ser trabalhar.  Mas quando parei para analizar, reparei que na verdade perco muito tempo fazendo outras coisas, e quando chega o momento de produzir, sobrou poucas horas!!…   É verdade que fazer um blog como faço eu, sozinha, respondendo a comentários no blog, Insta e Facebook além de inúmeros emails e da criação e edição de fotos e posts, é um trabalho herculano!!  Mas dá para ser mais eficiente!

Sei que sou a minha pior inimiga.  Meus maiores defeitos são só culpa minha!!  Fraquezas pessoais!!  Atraso…sempre!  Mesmo quando estou no horário, sempre acho que cabe mais uma coisa antes de sair para o destino… tenho que enganar à mim mesma, antecipando o horário da saída, para garantir que não vou perder o avião ou irritar demasiadamente um amigo!!…

Também sou procrastinadora (o que viaja bem próximo ao tal de retardatária).

De manhã me parece ter o dia todo ainda pela frente, o que me dá o direito de controlar cada comentário do Facebook, postar no Instagram (e agora no Snapchat também, com o qual estou me divertindo bastante!), ler o jornal e até me perder no YouTube em tutorials absolutamente inúteis para a minha vida!.. (Como maquiagem de travestis, inútil mas fascinante!!!)  Deste jeito começo a trabalhar muito tarde!!  E ainda invento coisas aqui e ali durante o dia para adiar os trabalhos mais complicados, os emails mais longos, e assim vai!

Além disto, no momento, a diferença de horário entre o Brasil e a Itália é de 5 horas.  Isso me dá ainda mais liberdade…SQN (só que não)!!!  Pois quando vejo, já são 4 da tarde, ainda não postei, deixei na mão todo mundo que acorda cedo, tenho que ir ao supermercado, sair para a ginástica ou preparar o jantar!!!  Ufa!!  Uma das consequências disto acaba sendo trabalhar até tarde à noite e nos fins de semana, penalizando minhas relações pessoais com família, namorado e amigos.  A ironia é que fico muito triste!!  Mesmo que a culpa foi minha!!  Isto é incrivelmente estressante também!!

Como aprendi que tenho um pouco de determinação com o #ouvaiouracha (estou entrando na perda do décimo e último quiloooooo!!)  Decidi ontem, então, que vou aplicar a mesma disciplina neste novo projeto!!  #oumeorganizoouracha !!  Admito que é bem mais difícil de quantificar… Mas sou uma mulher de listas!!  Então, vou fazer listas de tudo que tenho que fazer na semana.  Dividir por dias, e tentar cruzar tudo certinho dia a dia!!… Tipo uma balança.  Que tal?

Outra decisão que acredito vá ajudar é de colocar o derrière na cadeira às 10 da manhã, não abrir os emails, indo direto aos comentários e post.  Depois disto posso responder a emails e passar aos projetos do dia.  Tenho que guardar pelo menos 2 horas por dia para escrever e editar dois livros em andamento!!  Nossa!!! Estou aterrorizada!!!  Mas determinada!!

O que vocês estão achando de tudo isto?!!…  Se reconhecem em alguma destas coisas?  Vocês tem alguma sugestão para o meu melhoramento?!!…  Estou apelando aqui!!!!!

E lembrei também que escrevi um post sobre se a mulher consegue fazer tudo em 2014.  O post se chama Nós mulheres conseguimos fazer tudo?!!! Teorias e reflexões!! (AQUI) Um pedaço do texto aqui:

Lembro ainda o dia em que falei ao pai de meus filhos como naquele dia super corrido, teria que pagar o seguro do carro que vencia na data e também encontrar uma meia calça vermelha tamanho PP que Allegra precisava na sua peça de teatro… e que as duas coisas tinham exatamente a mesma enorme importância!!…  Ao terminar a frase, eu mesma calei.  Senti aquilo que minha grande amiga Lucia chama de “pizzada”, ou em jargão popular, epifania!  Como é a vida de nós mulheres vivas e pensantes, carinhosas e responsáveis, emancipadas e… será que não??!!  Será que damos conta de tudo?…

A emancipação feminina é algo do qual me orgulho, mas certamente, nos deixou com mais coisas a fazer.  Falando da minha experiência pessoal, acho impossível conseguir fazer tudo.  Sou uma pessoa de listas… As faço todos os dias, para cada dia e para toda a semana… É uma satisfação enorme quando cruzo cada tarefa!  Mas sempre algo fica para o dia seguinte…

Meu computador precisa de um RAM enorme pois sempre tenho pelo menos três aplicações abertas contemporaneamente… mas infelizmente o meu RAM pessoal não aceita upgrades e já não lembro mais de nada, e não estou falando só de nomes… Não lembro que alguém me disse algo (mas como se NUNCA tivesse dito), e muitas vezes não lembro quem me disse algo (que milagrosamente lembro!).

A sorte das mulheres é que somos seres prontos multifuncionais.  Conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo.  Isto porque as duas partes do nosso cérebro tem conexões eficientes, ao contrário dos homens que são melhores na concentração.  Sir Ken Robinson explica isto perfeitamente NESTE vídeo maravilhoso que fala de como a educação das escolas limita a criatividade.  A nossa facilidade a processar variadas funções ajuda, mas também nos leva a esta condição de estresse constante por “tentarmos conseguir” fazer tudo!

A pressão é enorme: temos que ser boa filha, mãe, esposa, bonita, magra, sadia, namorar, dormir, cuidar da casa, pagar as contas, se hidratar, tomar cuidado com o sol, as rugas, as manchas, a barriga…arghhhhhhh!!

A sensação de culpa, não sei a vocês, mas a mim, me acompanha SEMPRE!!  Tento, tento fazer tudo mas não dá.  Até durmo pouco, aliás, acho uma perda de tempo!!  Não tem mais nada que eu faça por 6 horas direto!!  E neste caso, dormindo, nem é eficiente!  Será que a evolução não percebeu isto?!!

Portanto, quando temos que dizer chega?!!  Ou será que podemos dizer chega?!!!

Há pouco mais de um ano, saiu UM ARTIGO importante sobre este argumento.  Duas grandes executivas americanas fizeram declarações opostas.  Angela Ahrendts (ex CEO da Burberry e hoje Senior VP da Apple ) disse que as mulheres não são capazes de “do it all” (fazer tudo).  A Sra. Ahrendts já recusou ir aos Oscars por não ser mais importante do que seus filhos, marido e trabalho.  Ela faz exceções em vários casos para equilibrar todas as suas responsabilidades, e é desta forma que ela explica que não é possível fazer tudo.  Temos que ceder em alguns casos. Ela diz querer olhar para traz sem remorso.

Suas declarações vieram como reação às de Sheryl Sandberg, COO do Facebook.  Por sua vez, ela declara que os maridos devem ajudar mais nas tarefas domiciliares.  No seu livro, ela conta como “preconceitos culturais enraizados em torno ao fato que homens são líderes naturais não só limita como os outros vêem a competência das mulheres, mas também afetam negativamente as expectativas das mulheres quanto a suas próprias carreiras.”  Enquanto vejo muita verdade nisto, sou mais a Sra. Ahrendts, com todo o sofrimento, pressão e estresse que isto traz!

Não tenho resposta 100% certa, só considerações… afinal ainda estou aprendendo. Portanto a resposta é que não consigo conciliar.  Faço lista após lista e me sinto muito feliz se consigo terminar 80% da lista!  Rssss!

Mas nunca vou desistir de tentar fazer tudo!  Adoro todos os aspectos da minha vida e luto para manter tudo em ordem. Ainda bem que tenho muita energia!  Rssss

Grande parte do meu dia passo respondendo a mensagens no celular… vejam só algumas das fotos que Roberto fez de mim nos anos!  Foto Roberto Leone

O que dá nisso…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
Consuelo Responde: Uso jeans? O que diria à Consu de 20 anos? Gosto do Brasil?
August 17, 2018
o que Consuelo Responde
Consuelo Responde… viagens, Florença, maternidade, ídolos, underdressed vs overdressed e muito mais!
August 03, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018

35 Comments

Karoline Fernandes
Reply 19 de August de 2017

Vi minha mãe aqui.... Ela também dorme pouco e sempre tem um zilhão de coisas para fazer..... E quando está sem sono pega uma agulha e começa a fazer croché.... Para aliviar as tensões do dia a dia preocupações ... Mas no fim ela sempre se esforça para ser uma pessoa cada dia melhor... Adorei o post... Por isso te chamo carinhosamente de "Mister Consu".... porque é demais!!! Parabéns!

maria valéria de moraes
Reply 20 de August de 2017

Eu me identifiquei bastante, acho quase impossível, lidar com tantas tarefas no dia a dia. Procuro sempre priorizar o que é mais imediato, depois sigo com as outras tarefas.

claudia battistelli polato
Reply 20 de August de 2017

Oieeeee!!!
Sou a procrastinação em pessoa!! Estou tentando mudar mas é bem difícil!!! Deixo tudo para o último minuto do segundo tempo. Já tentei fazer lista mas esqueço de olha-la. Preciso urgente ser mais organizada, faço as coisas correndo e acabam ficando uma porcaria e isso é péssimo!!!! Bjs

Patricia Dias
Reply 20 de August de 2017

Mas no post você falou da sua angústia de tentar, mas não disse COMO "conciliar" rsrs
Pelo título, achei que você teria a "resposta mágica"
Se tiver, please share! Rsrs
Bjos querida! Ótimo Domingo

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Tem razão... pensei q teria... desculpe! Acho q só com disciplina... e as listas... ou seja, priorizar...bj c

Mar
Reply 20 de August de 2017

Nossa...vc já faz muita coisa!!! Realmente, com essa rotina, fica difícil não ficar com a sensação de que o tempo é curto, que faltou algo...
A única coisa que posso falar, é que depois de fazer 50 anos, me dou o direito de relaxar um pouco em relação a certas "exigências" femininas (como mãe, esposa e mulher). A maturidade tem que trazer alguma vantagem! Acho que essa vantagem deveria ser nos libertarmos um pouco....ficarmos mais leves.
Bjks querida!

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Mas como deixar de ser mãe, esposa e mulher?! bj c

      Mar
      Reply 23 de August de 2017

      Não é para deixar...kkkk
      Mas faço tudo mas light, mais relaxada...sem me cobrar tanto! 😉😘

Andrea - Curitiba
Reply 20 de August de 2017

Grande post, C0ns!Eh dificil conciliar tudo, mas sempre da-se um jeito, seja qual for...Organizacao, disciplina,forca de vontade....vamo que vamo! Bjs......

luciene felix lamy
Reply 20 de August de 2017

Donzela, não sei como consegues dar conta de tantos afazeres... Bem, nascer com um Júpiter (Zeus, o Grande Benéfico) em Áries e o regente (Marte, o deus da guerra), dignificado em Capricórnio, certamente ajuda! \o/
Listas! Listas! Listas! Adoro listas!!! Olha, considerando que é melhor a qualidade do que a quantidade, gostei de saber que, acima dos 40 anos, cinco horinhas de trabalho por dia é o ideal.* ;-)
E, como esse "admirável mundo novo" da web (uma Hidra de Lerna!) está desgastante, sinto a necessidade de adotar - cada vez mais -, o princípio aristocrático do "um, desde que seja o melhor", ou seja, seleciono "a dedo" o que ver e/ou seguir, corroborando e mantendo a afirmação do poeta alemão Friedrich Hölderlin: "Oft am ende zu schönem sich" (Os sábios só procuram a beleza). Quanto às demais tarefas, zelar pela casa, a família, enfim, o lar, tudo isso, de certa forma, me distrai, pois é onde me sinto + felix & lamy. Como sempre, não há fórmula mágica, pois os anseios e as necessidades são tão diversas quanto nós. Como bem observa Homero, através de Ulisses (Odysseu), somos "politropós" (muitos homens). Zilhões!!! E ansiosa por revê-la, em breve, na Angela Motta.
(*) https://awebic.com/economia/trabalho-terceira-idade/

    Luciene Felix Lamy
    Reply 20 de August de 2017

    Em tempo: menina, 80% da lista tá ótimo! Não se cobre tanto, sabemos que tocas tudo absolutamente sozinha. Lembremo-nos: o pior carrasco... Somos nós mesmas. Talvez por isso insistam TANTO às capricornianas: relax! Relax! 😘

      consueloblog
      Reply 23 de August de 2017

      Tenho q priorizar o relax! bjs c

Ruth Maria Perrella
Reply 20 de August de 2017

Admiro seu desejo de aperfeiçoamento
Essa busca já trás conquistas, mas não se cobre tanto! Pelos frutos de seu trabalho, vc pode avaliar os ótimos resultados que está alcançado
Faça listas sim, sou fã delas e organize sempre seus dias com disciplina, mas nada " medieval". Estou escrevendo sobre isso, mas não é um conseconselho e sim uma retribuição de quem a admira e aproveita suas dicas e tudo mais.Fantastica sempre! Beijo

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    aceito feliz o teu conselho! bjs c

Carla Esposito
Reply 20 de August de 2017

Adoro as fotos que Roberto faz de você! Da p sentir a sintonia entre vocês! Adorei seu post, sua energia é barbara!!! Continua com esse pic e alto astral. Beijo

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Fico pasma como ele me vê! Sem ele esse blog não seria possível! bjs c

Maria do Carmo Monteiro
Reply 20 de August de 2017

Consuelo querida!!!!! É muuuiita coisa!
Não só me reconheço em TUDO!!! Como parece que fui eu que escrevi rsrsss
Sempre disse que não gosto de dormir porque é perda de tempo!!! Acho que esse conflito em relação a tempo é uma constante na vida da mulher atual!!! E essa ânsia para dar conta de tudo intensamente...e depois vem a culpa por não consegui fazer tudo que "achamos" que precisamos fazer! Depois que fiz 60 anos mudei um pouco, instintivamente adotei uma estratégia: recuar e selecionar. Acho que é um pouco aquilo que conversamos: precisamos compreender o que é "nosso" e o que não é...porque muitas vezes queremos abraçar o mundo, adotar todos os papéis, concentrar tudo em nós e muitas vezes não devemos!!!!
"Vamos sair do centro da roda e passar a fazer parte dela...deixa o centro vazio"! Uma vez uma amiga me disse isso...é difícil mas podemos tentar! Bjossss

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Nossa, adorei essa frase! bjs c

Ângela Costa e Silva
Reply 20 de August de 2017

Também sou a "mulher das listas". Mas, ao contrário de você "adoro dormir" - quando posso, lógico. Ultimamente tenho a impressão que os dias encolheram, as horas passam muito rápidas, as semanas voam. Para você também?

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    sim, mas quando olho pra trás, vejo o quanto fizemos... rsss bjc

Ana Sofia Viana Alves
Reply 21 de August de 2017

Oi Consuelo querida !
Acho vc super eficiente, toda vez que entro aqui, acho uma coisa nova no seu estories, no seu blog, nas suas fotos.Ninguém é perfeito, não se cobre tanto, 80% da lista diária é mais que suficiente. Eu acho que vc está sempre filmando, postando mas tb fazendo coisas novas e interessantes e assim vc concilia tudo.Fique tranquila que vc está como todas nós, o mundo é que corre muito atualmente por causa das notícias online , das nossas cobranças como está que vc se faz.Fique tranquila e não se cobre tanto: isso dá ruga viu ? Um grande abraço e um beijo
Ana Sofia, aqui do Sul das Gerais.

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    rsss! ok! obrigada! bjs c

Thais Brandão
Reply 21 de August de 2017

Consuelo, tenho adotado a seguinte estratégia: não faço listas! Ficava angustiada quando não conseguia terminar tudo (parecia que o que tinha sido completado - podem ser 10 ítens- tinha menos valor do que uma única tarefa que ficou por ser feita). Minha estratégia é pensar, no dia anterior, que preciso fazer, tipo "amanhã tenho que terminar tal e tal coisa, são 3 tarefas", o resto que conseguir, além dessas 3, é bônus! Se acabar esquecendo, bom, é ruim claro, mas penso que se cria uma oportunidade para entender esses esquecimentos, que na psicanálise são material para se conhecer mais. Fora claro, que na ausência de listas, exercitamos mais a memória! Um abraço

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Sábia vc! bjs c

Cris Muniz Araujo
Reply 21 de August de 2017

Olá,
Sou até que um pouco organizada, mas sempre algo escapa, claro! Mas meu filho é extremamente procrastinador e sem organização alguma, foi aí que me contaram sobre o livro Get the things Done - Método GTD ... e não é que ele deu uma melhoradinha :) :) ...
Mas o grande desafio é o malabarismo do tempo sem deixar nada cair ...
Bjs e gosto imensamente dos seus posts.

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Ah vou dar uma olhada! obrigada! bjs c

Léia Cook
Reply 21 de August de 2017

Olá Consuelo.
Também tenho um blog há 7 anos - www.coisasdaleia.com.br - é sobre coisas caseira. Fiz para me preparar para a aposentadoria. Hoje aposentada penso: como eu tinha tempo para trabalhar antes? Sou que nem vc, um furacão, não consigo ficar sem produzir. Até o meu blog fui eu que fiz. Faço também as fotos, os vídeos, as edições e os textos (tenho uma revisora, ufa!) . Adoro tudo isso, mas vezes penso em parar com tudo e tb penso nos milhares de seguidores que consegui durante todos esses anos, em todos os e-mails e mensagens carinhosas que recebo e isso vai me carregando de energias boa e, por isso, vou tocando em frente.

Um beijo e sucesso cada vez mais.

    consueloblog
    Reply 21 de August de 2017

    Exatamente! É impossível para com todo esse carinho! bjs c

CAROLINA SODRÉ
Reply 21 de August de 2017

Amei o post! É simplesmente impossível dar conta de tudo, com qualidade. Sou disciplinada com meus afazeres (ginástica, nem tanto kkkk) e tem uma música do Legião Urbana que traduz bem o que sinto, diz assim: "Disciplina é liberdade, Compaixão é fortaleza, Ter bondade é ter coragem"!! Me identifico muito. Acho realmente que disciplina nos traz liberdade (e como boa aquariana, liberdade é como o ar que respiro).
Mas vamos combinar, com o tempo a gente elege prioridades né?! Não tem como ter a casa sempre limpíssima e organizada, por exemplo. Ser mãe e esposa perfeita 24horas, ter sempre a despensa organizada e cheia e, ainda, trabalhar o dia todo. Enfim, acho que minha dica é: disciplina, eleger prioridades e saber que dar conta de tudo é impossível (menos cobranças, somos muito duras com nós mesmas). Um grande beijo amigas e um especial p vc Consuelo!

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    sim, concordo... mas e a responsabilidade?!... bjs c

Mia Athayde
Reply 22 de August de 2017

Acabei de chegar de uma mini viagem ao sul ... fomos ver os canyons de Aparados da Serra.
Na pousada em que ficamos, encontramos um casal de aposentados charmosérrimo e muito simpáticos que hoje, passa o tempo entre sua casa magnífica em São Paulo, a da praia e, de 3 em 3 meses, viajam ... até pouco tempo, pelo mundo mas com os atentados, resolveram sair de carro pelo Brasil.
Conseguiram o equilíbrio do uso do tempo entre a família, as burocracias cotidianas e o prazer de sairem sem lenço e sem documento ... Inspirador!

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Esses tem q ser clonados! rsss bjs c

Ana Paula Paganini
Reply 22 de August de 2017

Me vi no seu post. Durmo pouco, faço listas e mais listas (elimino um pouco por dia mas sempre sobra algo para o dia seguinte) me perco no tempo respondendo coisas que poderiam esperar, e correndo para cumprir o que deixei pendente. Também sou da turma do procrastinar, afinal, depois de correr tanto para cumprir as tarefas da lista, mereço um tempo de ócio, só que este tempo extrapola e lá vou eu de novo correr para tirar o atraso.
Tenho fé que um dia ponho minhas listas em ordem. Já consegui algumas vezes, e outras tantas não. Por isto sigo sempre fazendo, e tentando eliminá-las na esperança que hoje seja mais um dos poucos dias que não sobra nada para o dia seguinte. rsrs.

    consueloblog
    Reply 23 de August de 2017

    Rsss! Exatamente! Penso agora, porém, será que nos divertiríamos se tudo estivesse feito na lista?... rsss! bjs c

Alexandra
Reply 27 de August de 2017

Minha querida, me peguei divagando sobre eu mesma enquanto lia teu post.....
Será mal de capricornianas querer dar conta de tudo, e no entanto sentir que não está dando conta de nada????
Fato é que tenho me incomodado muito com meu jeito de ser.....e decidi, aqui e agora, começar uma versão mais determinada e focada. Se vai dar certo, não sei. Mas como você (companheira de signo) estou sempre tentando.....
Obrigada pela reflexão! Como sempre, você me ajuda e inspira mais do que imagina.
Beijocas!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *