CNI Hard Luxury Conference – 1º dia!


Como contei ontem, estou cobrindo o incrível, incrível CNI Hard Luxury Convention.  Aqui está o meu review que fiz para o site da Vogue!

Suzy Menkes (Foto: Getty Images)

Por que a Condé Nast International Hard Luxury Conference se chama assim?  Tradicionalmente, hard luxury significava joias e relógios. Mas ultimamente, a tecnologia tem roubado o espaço destas peças de luxo. Os jovens especialmente estão investindo em celulares e iWatch no lugar das  peças feita a mão. Durante os dois dias de conferência, este conceito está em discussão.

Jonathan Ive Marc Newson (Foto: Getty Images)

O dia começou com apresentações dos dois vice-presidentes responsáveis pelo design da AppleJonathan Ive e Marc NewsonSuzy Menkes, jornalista de moda e criadora do evento, os intrevista.  Ive lembrou que o conceito do iWatch é trazer tecnologia a um ponto do corpo onde ela é útil e prática: o punho! (Lembra Santos Dumont, não?). Para uma geração que quase não usa relógios, o gadget abre grande oportunidade ao mercado de luxo, defendem os experts.  Como com o iPhone e o iPad, a Apple, e estes seus VP’s, ainda não sabem exatamente quais serão todos os usos do iWatch.  Provavelmente infinitos!

Michele Norsa (Foto: Getty Images)

Entre outros grandes nomes da indústria de luxo internacional que participaram do primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (22.03), estavam Michele Norsa (CEO da Ferragamo) e Albert Bensoussan (CEO de relógios de luxo e joias da Kering).

Norsa afirma que uma das maiores oportunidades para o mercado é conseguir prever qual será o próximo destino-desejo de viagem dos players de grandes mercados, como a China, e antecipar nos hotspots a inauguração de lojas ou pop up stores.

Albert Bensoussan (Foto: Getty Images)

Bensoussan menciona como lentamente o mercado da alta-relojoaria tem perdido espaço. Mas ele vê na criação do iWatch, que é rotulado como um relógio de luxo, uma oportunidade para atrair consumidores mais jovens.   Ive e Newson mesmo são colecionadores de relógios, apesar de estarem usando iWatches.

Sophie Hackford (Foto: Getty Images)

Outra apresentação fascinante foi a de Sophie Hackford, diretora da WIRED consulting e Education. Entre as novidades tecnológicas que ela apresentou, um couro criado em laboratório, mas que não é sintético… acredite! Ele é feito de partes das células do animal. Inclusive existe aí a possibilidade de se criar um couro transparente.

Sophie fala também do uso da tecnologia para vender mais (e melhor) para clientes. Em um futuro próximo, ao entrar em uma loja, um sistema reconhecerá o cliente por sua imagem e já saberá, imediatamente, suas preferências. Por meio de um iWatch, por exemplo, será possível inclusive descobrir o seu humor no momento.  Respondendo a uma pergunta do público, admite que se esconder disto, ou seja ter um serviço Premium de privacidade, poderá ter um custo no futuro.

Karl Lagerfeld (Foto: Getty Images)

Falou-se muito de tecnologia versus “craftsmanship” (habilidade manual, artesanato de luxo).  Acredito que não foi encontrada uma solução.  Muito provavelmente os dois vão ter que viver em sinergia mesmo se roubando um pedaço da torta um do outro. Pois “hard” no nome da convention, também se refere às dificuldades do momento mundial.  O desmoronamento da promessa dos países BRICK.  E encontrar novos caminhos, como falei acima.

Para terminar o dia sorrindo, chegou Karl Lagerfeld para um “pingue pongue” com amiga de velha data Suzy MenkesLagerfeld fala com grande franqueza e inteligência, conquistando todo o público com suas frases de efeito você confere na reportagem: 7 frases de Karl Lagerfeld, direto da CNI Luxury 2015.

(CONSUELO BLOCKER)

Aqui as 7 frases que ouvi com os meus próprio ouvidos!!

7 frases de Karl Lagerfeld, direto da CNI Luxury 2015

O estilista, famoso por suas frases de efeito e por dizer tudo o que pensa, foi o speaker mais aguardado do primeiro dia da conferência

22/04/2015 – 13h42 – Atualizado 13h42 
Karl Lagerfeld (Foto: Getty Images)

 

Famoso por suas frases de efeito e por dizer tudo o que pensa, Karl Lagerfeld foi o speaker mais aguardado do primeiro dia da CNI Luxury 2015, conferência da Condé Nast International mediada por Suzy Menkes, que reuniu diversos convidados ilustres em debates sobre o mercado de luxo, em Florença. A pauta da conversa com o estilista girou em torno dos 50 anos da Fendi e das suas ideias de moda para a Chanel – mas outras quotes de efeito surgiram no papo. Veja uma seleção de sete delas a seguir:

#1 “Nunca olho para trás”

#2 “Nunca consulto os arquivos. Nem sei onde eles ficam na Chanel e na Fendi”

#3 ​”Esqueço o passado, o paraíso é agora”

#4 “Minha vida e meu trabalho é para esquecer de mim mesmo”

#5 “Sempre penso que posso fazer mais e melhor”

#6 “Fendi é minha visão da Itália, Chanel da França e KL é de mim mesmo”

#7 “Toda decisão é uma renúncia”

  • April 23, 2015
  • 0

29 Comments

Angela Motta
Reply 23 de April de 2015

Muito interessante, e Karl um gênio!! Bjs

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 23 de April de 2015

    Concordo com a Angela! Bjocas!

Sara
Reply 23 de April de 2015

Consuelo, esse assunto é tão interessante! Fico um pouco assustada com essa "substituição" do artesanal pelo tecnológico, mas percebo na minha própria geração esse fenômeno... acho triste! rsrsrsrs Adorei ter lido sobre isso aqui e teria interesse em ler muito mais! Um abraço!

Nelson Dias
Reply 23 de April de 2015

Apesar do avanço tecnológico prometer a substituição do tradicional e valorizado acessório outrora artesanal (o relógio de pulso), ainda sobrevive - pelo menos por enquanto - o ato de prender o artefacto no pulso. Os relógios originalmente eram de bolso, com diâmetros avantajados e presos por correntes de ouro, pormenores que proporcionavam elegância. Porém, o meio de transporte discreto dava pouco espaço para o exibicionismo dos nossos dias. No entanto, um visionário focado nos seus projetos, movido pela perspicácia e precisão, concluiu com toda lógica que não era nada prático usar o relógio no bolso. Foi no pulso que encontrou a praticabilidade que o seu trabalho exigia. Sem qualquer pretensão, o brasileiro Santos Dumont lançava assim, mais que uma moda, o conceito que a mais alta tecnologia ainda não ultrapassou! Resta saber: até quando?

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2015

    Bem dito Nelson! bjs c

    Marina Di Lullo
    Reply 23 de April de 2015

    Nelson, o que vc diz é muito amplo e pertinente. Realmente, a idéia do relógio de pulso vem como conceito antes das novas tecnologias e isto nos faz pensar que há tantos desdobramentos ainda a serem explorados e percorridos. Obrigada pela reflexão.

Maria Vilma
Reply 23 de April de 2015

Que time hein, Consuelo! E que privilégio! O seu, de estar registrando tudo de
pertinho e o nosso, de ter vc compartilhando tudo conosco...!
Eu sou do time que não tem receio de mudanças, não... Mudanças quando é para
o bem, que mal tem?
Ademais, as coisas sempre se encaixarão de acordo com o gosto e a aceitação da
maioria. É bom fazer parte das mudanças alheias e nossas... exercitar e aprimorar
os quereres, as escolhas... todas, inclusive, para quem pode, consumir artigos de
luxo...
Quanto mais novidades, melhor. Luxo mesmo, é poder escolher entre as
inúmeras opções...
Luxo é poder contar com vc, amiga!
Bjs, MaVi

    Denise Luna
    Reply 23 de April de 2015

    MaVizinha, cheguei a conclusão que quem não se recicla, morre, i.e. fica engessado e pra trás na vida.
    Faz muito bem de não ter medo da mudança. A gente tem que acompanhar o mundo tecnológico, mesmo que essa mudança seja um pouco assustadora e rápida demais para os nossos neurônios maduros....kkk
    Bjs

      Maria Vilma
      Reply 23 de April de 2015

      "A cobra que não consegue livrar-se de sua casca morre.
      O mesmo acontece com os espíritos que são impedidos de mudar as suas opiniões; eles deixam de ser espírito."
      O filósofo Nietzsche disse isso; quem sou eu, para discordar...???
      Como eu não quero deixar de ser um espírito... evoluído... hahaha...estou quase mudando de opinião, com relação à aquisição de novos meios tecnológicos... para me
      comunicar melhor com o novo... porque, no que o assunto
      diz respeito, os meus equipamentos são da era do fósforo...hahaha... Não pode!

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2015

    MaVi, a tua inteligência me alimenta!! bjs c

      Marina Di Lullo
      Reply 23 de April de 2015

      A mim também!! Bjs

        Maria Vilma
        Reply 24 de April de 2015

        Consuelo e Marina, vcs são tesouros sem valor...
        Eu é que me alimento da inteligência, educação e
        doçura de vcs!
        Muiiiiito obrigada, meus amores!

Doris Dorisella
Reply 23 de April de 2015

Bem interessante os assuntos abordados e as novidades em vista.
Acho que o fato de estar no mato me protege um pouco dessa tecnologia que avança a ponto de saber do meu humor.
Nao sei se curto.
Prefiro pensar como KL:
nao olhar para atrás e ”Esqueço o passado, o paraíso é agora”
levento meu olhar agora e veja os Querces na minha frente....
Para se refletir o que é LUXO hoje em dia.
Beijos e obrigada por nos manter sempre bem informadas.
Estava curiosa.
Doris

Ana
Reply 23 de April de 2015

Fantastica cobertura, texto e trabalho. Parabens!

Andreia Mota
Reply 23 de April de 2015

Salotto mio, tô aqui rindo sozinha com a palestra da Sophie Hackford, já pensou, eu entrando na loja completamente acelerada e o scanner detectar que estou ótima para o consumismo, kkkkkkkk. Tadinho do cartão de crédito, vai ser PT (perda total), hahahaha. KL é ícone mesmo!!! Gostei das frases 5 e 7, também sou dessas, hehehe. Suzy não perde essa mania de esquecer o bob no cabelo, já cansei de explicar pra ela que todo mundo vai avisá-la do adereço esquecido, rsssss. Ô disgrama, parece que faz isso por puro prazer, rsssss. Beijos meus queridos, beijos Diva, parabéns pela matéria de primeira linha. :)

    Denise Luna
    Reply 23 de April de 2015

    Andreia, imagina essa mulher andar por aqui (terra tupiniquim que tudo é criticado) como ela seria criticada pela forma física e pela sua excêntricidade de vestir e pentear o cabelo!
    Bjs

      consueloblog
      Reply 23 de April de 2015

      No Instagram foi um banho de sangue!! bjs
      c

        Andreia Motao
        Reply 23 de April de 2015

        Poxa, que pena!!!
        Aceitar as diferenças, acima de tudo. Ela é formadora de opinião, nem por isso foi poupada, que chato. Peço desculpa pela brincadeira com a Suzy.

          consueloblog
          24 de April de 2015

          Tens super razão Andreia, e acima de tudo muito inteligente, grande trabalhadora e mãe de família!!
          Ela recebeu um standing ovation ontem no fim do evento!
          bjs
          c

Denise Luna
Reply 23 de April de 2015

Consuelo querida,
AMEI a sua cobertura do primeiro dia da conferência da CNI. Como é bom ficar por dentro dessas infos. Obrigada por essa matéria tão bem feita.
Tenho uma grande amiga que fez um doutorado na PUC em acessórios inteligentes (eu até participei da pesquisa dela) e chega a ser assustador como quase todos os objetos daqui a uns anos vão ser "inteligentes", i.e. ter funções para nos auxiliar a viver.
Uau, esses I-watches vão ser uma coisa!!!!!!!!
Também gostei das frases de efeito do KL, mas não concordo com a # 4.
Beijos e continue esse trabalho incrível! Estou cada vez mais sabida graças a você!

anna monica
Reply 23 de April de 2015

Estou amando acompanhar a CNI Luxury através do seu olhar!
Ansiosa pelos seus comentários do dia 23/04!
beijos

Maria Amélia
Reply 23 de April de 2015

Consuelo,
Parabéns pelo post, está super interessante.
Adorei ler. Achei o máximo as frases do KL...deixaram-me a pensar na vida :)
Beijinhos para vc e para todos os seus leitores.
http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

consueloblog
Reply 23 de April de 2015

Obrigada pelos comentários encorajadores!! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 23 de April de 2015

A #2 de KL diz muito sobre sua criação. Ele não procura arquivos nesta dimensão, já existentes. Ele busca o que ainda não é.

    Denise Luna
    Reply 24 de April de 2015

    Concordo, Marina. Ele está sempre inovando, por isso está lá palestrando e encantando.
    Bjs

      Marina Di Lullo
      Reply 27 de April de 2015

      Beijos De!!

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 24 de April de 2015

Adorei as frases de KL....Afinal todos os gênios são polêmicos,esse conquistou o direito de poder dizer o que quiser!!!!!! Consu adorei o post e a sua cobertura...... Achei super interessante tudo o que foi colocado até aqui realmente nos faz pensar.....Me veio a mente uma frase de Albert Einstein "Tenho medo do dia que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana.O mundo terá uma geração de idiotas." Eu não sou retrógrada mais acredito em ponderação!!!! Bjssss

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 24 de April de 2015

Desculpe esqueci de dizer que a tecnologia é uma ferramenta indispensável sim, mas que acha discernimento!!!! Bjsssss a todos queridos!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *