Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro


Today we went to visit the exquisite Cathedral of Rio.  I have always seen it from the outside, and although thought it original, did not like it.  Inside however, it is magnificent and I think quite beautiful.  Dating 1979, it is a project by Monsignor Ivo Antônio Calliari.

———————–

É a primeira vez que entro na Catedral do Rio de Janeiro.  Nunca gostei muito da estrutura por fora, mesmo que muito original.  Porém, dentro é lindíssima, e traz uma paz muito grande.

A data solene da sua inauguração é 1979 e o projeto é do Monsenhor Ivo Antônio Calliari.  A cruz no altar de madeira é linda mas é a do teto, feita de material transparente que une os quatro vitrais que rouba toda a nossa atenção.  Cada vitral tem uma cor predominante e simboliza uma das quatro notas características da Igreja: Una (verde), Santa (vermelho), Católica (amarelo) e Apostólica (azul).

O site official da catedral explica muito bem o porquê desta estrutura tão differente:

“A exemplo de todas as igrejas católicas, também a Catedral do Rio de Janeiro tem como símbolo máximo a cruz. Não é apenas a cruz que paira alguns metros acima do altar-mor, sustentada do teto por seis cabos de aço. A cruz que se impõe é aquela que está na origem do projeto: uma cruz grega, de vastas proporções e feita de material transparente, seria o centro e recheio de um círculo imenso, com trinta metros de diâmetro, símbolo expressivo da presença de Cristo entre os homens.

De que maneira conjugar o círculo e a cruz foi o desafio enfrentado até delinear a Catedral que aí está, de estilo tão diferente de todas as igrejas construídas conforme os padrões convencionais. E esse desafio encontrou resposta e inspiração na pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatan, no México. Na base, a pirâmide é quadrada e larga, mas se estreita a medida em que sobe, até tomar, no topo, a forma de um platô.

Diferentemente das pirâmides dos Maias, ela tem forma circular e cônica para significar a eqüidistância e proximidade das pessoas em relação a Deus, lembrando um pouco também a mitra usada pelos bispos nas cerimônias mais solenes; Deus, – como que “desce” das alturas para vir ao encontro do homem – é simbolizado pela luz que se esparrama dos quatro braços da cruz, à qual domina grande parte do teto e tem o seu prolongamento nos quatro vitrais que se ligam aos pórticos. Aqui, os fiéis são como que acolhidos pelo Cristo que foi enviado pelo Pai, morreu e ressuscitou para a nossa salvação, instituiu a Igreja e enviou sobre ela o Espírito Santo.”

  • December 29, 2011
  • 0

10 Comments

MARIA TEREZA
Reply 29 de December de 2011

Consuelo, que lindo este post ! Eu nunca havia sentido curiosidade em visitar a catedral no Rio,mas agora já a coloquei em meus planos,numa próxima viagem à cidade.
Obrigada por mais esta dica maravilhosa ! bom passeio para vocês e um Feliz Ano Novo a todos os seguidores deste blog tão especial !
Bj
MT

susan drees kadota
Reply 30 de December de 2011

I remember this beautiful cathedral and visiting it when I live in Sao Paulo. The beautiful light inside is incredible and truly make it a sacred place. Obrigada for posting this!

murilo
Reply 30 de December de 2011

Adoro este teu olhar entusiasmado que encontra a beleza com tanta facilidade...Um ótimo 2012 para vc e toda sua família...bisou

    consueloblog
    Reply 30 de December de 2011

    Nossa q linda essa tua interpretação!! Obrigada!!
    Bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 30 de December de 2011

Realmente é uma igreja linda! E eu tô com saudades de ti!!! bj,AL

Luciene Felix Lamy
Reply 30 de December de 2011

Consu,
Você é mesmo, muito boa no que faz!
Deu até para sentir a "paz" daqui!
Se Deus quiser, a visitarei muito em breve (levarei tb minha mamãe!).
Um grande beijo,
lu.
PS: Adorei saber de tantos detalhes.

Mia
Reply 30 de December de 2011

My dear Consuleza,
Vc encontra beleza com facilidade, como apontou Murilo.
A Lu disse que vc eh boa no que faz.
Alem de concordar com os dois, direi sobre sua capacidade de supreender.
Como nao pensei nessa Catedral antes!!!!

Um ano novo de muitas realizacoes: junto a familia, "ao homem da minha vida" e ao nostro salotto
Tim...Tim!

    consueloblog
    Reply 31 de December de 2011

    Querida!! Thank you!!! Mas são as coisas que acontecem por acaso que mais nos surpreendem!
    bjs e maravilhoso 2012!
    Consu

Rene Davids
Reply 29 de March de 2015

I am interested in publishing the image of the cathedral in my upcoming book and would like for you to authorize it.
If you send me your e-mail perhaps we could discuss it?

thanks in advance

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2015

    My email is consueloblog@gmail.com
    Thank you
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *