Atacama dicas e updates por Kareen Terenzzo


Flamingos se alimentando

Flamingos se alimentando

Atendendo a pedidos, tá aqui as dicas de como montar sua viagem para aquele lugar especial na bola azul do nosso panelinha, o Atacama!!

#para chegar lá 

Se você tem, ou prefere contratar um agente de viagens, ótimo, do contrário, sim, dá para você mesma(o) montar sua viagem – hospedagem, voos e passeios. O Atacama está bem estruturado para receber turistas e não será difícil montar seus passeios com uma das agências locais. Apenas recomendo que você contrate agências e guias chilenos porque, naturalmente, eles têm maior conhecimento da região e afinal, você estará em terras chilenas… Para quem pretende se hospedar em um dos hotéis 5 estrelas, como o Tierra Atacama, Casa Atacama e o Explora, os passeios estão incluídos. Se não é esse o seu caso, o Atacama tem inúmeros hotéis e hostels, para todos os bolsos. Mas quase sempre estão cheios, então programa-se. Consulte o Trip Advisor e veja a avaliação dos internautas, essa é uma boa pedida.

Good vibes chegando no hotel

Good vibes chegando no hotel

#planeje sua viagem

A melhor época para viajar para mim é na Primavera e no Outono – o clima e as temperaturas são estáveis, tem menos turistas, e logo, melhores preços. No Atacama essa escolha define bastante sua viagem, não só devido às temperaturas, mas porque as paisagens mudam radicalmente. Comparando minhas fotos com as de outras pessoas, que foram no verão, nada de montanhas cobertas de neve, por exemplo. Em outubro a temperatura varia entre 20-25com Sol, como no Vale da Lua,  na vila, podendo chegar em 8-10o à noite. A regra é básica, quanto mais alto, mais frio, mais vento.

Janela do meu chalé

Janela do meu chalé

#voos

Não tem voos diretos para o Atacama. Você tem que ir para Calama e de lá fazer o traslado. Dá pra voar até Santiago do Chile, e de lá, para Calama. Mas faça isso só se você tiver pouco tempo, “low budget” e boa disposição física. Considere o “chá de espera” dos aeroportos -mudanças de voos e atrasos podem acontecer. Ou seja, o ideal é ficar uma noite ou um dia  (ou mais, se você puder) em Santiago.

#indo para San Pedro 

Quando fechar sua hospedagem, se possível, já inclua e negocie o traslado de Calama para San Pedro. É mais fácil que você chegar no aeroporto, procurar e negociar esse serviço.

De Calama a San Pedro de Atacama, são quase duas horas de viagem, dependendo do carro. Compre uma garrafinha de água, e por mais tentador que seja tirar uma soneca, se estiver viajando durante o dia, tente não dormir e aproveite a paisagem. É interessante.

#dá pra fazer os passeios solo ou sem guias

Dá, se você tiver espírito de aventura, um carro em bom estado, bom senso de direção e… boa(s) companhia(s). Para quem viaja sozinha(o), nesse caso eu não aconselho. Se você não se hospedou em nenhum dos hotéis  5 estrelas, a rua principal da vila de San Pedro, a Caracoles, tem “n” opções de agências que organizam tudo – carro, guia, lanche, drinks e etc. Eu recomendo as seguintes: Grado 10 e a Maxim’s. Tem também a TurisTour que é maior e por isso mais “comercial”, mas funciona direitinho.

Cão atacamenho. Lounge do hotel

Cão atacamenho. Lounge do hotel

 #o “barato” da altitude 

Não deixe que a altitude estrague sua viagem. Hoje em dia tem remedinhos para isso. Consulte seu médico. Mas cuidados básicos estão valendo: tome bastante água, mantenha-se hidratada(o), e procure se lembrar de respirar tranquilamente. Não coma muito e nem fique de estômago vazio muito tempo. Tome chá de coca. Pode ser o mate de coca, um chazinho de sachê, ou compre a folha de coca na vila, misture com água quente e deixe na infusão por 3 a 5 minutos. Como um chá normal. Tome o chá na noite anterior aos passeios e também no dia, durante o trajeto. Uma dica providencial, que aprendi com um casal que conheci lá: levar uma garrafinha térmica! Uma que caiba na sua mochila. Vá tomando o chá aos poucos e seja feliz.

Um dos pavões que circula pelo hotel

Um dos pavões que circula pelo hotel

#curtinhas mas essenciais

Todos os passeios que eu fiz são tranquilos e na maior parte do tempo você vai andar de carro. Quem gosta de fazer trekking, hiking ou bikking, tem outras opções. Mas para a primeira vez no Atacama, eu acho que vale começar pelos passeios “principais” e até básicos. Principalmente se você não tem preparo físico.

O Atacama é um parque então a maioria dos locais oferece banheiros e/ou vestiários, às vezes femininos e masculinos. Mas #ficaadica: leve sempre na sua bolsa ou mochila, um saquinho para possíveis  eventualidades e lencinhos de papel ou umedecidos.

Em quase todos os parques é necessário pagar uma taxa de visita que varia entre 2 a 4 mil pesos. Nem sempre essa taxa está incluída no passeio, certifique-se com a agência contratada.

O Atacama é um lugar protegido então é proibido alimentar animais ou chegar muito próximo a eles. Fique atento a isso. Todos os guias com quem fiz os passeios eram bem conscientes e sempre faziam as recomendações. Mas há os desavisados ou querem fazer número para os turistas. Não alimente os animais. Respeite a natureza e nem deixe o lixo que por acaso você produziu, leve com você e descarte no hotel.  O ecossistema e a população local agradecem.
Os guias costumam orientar e pedem para que os turistas evitem tirar fotos dos nativos e pessoas dos povoados. Se ninguém falar isso pra você, pergunte antes de começar a fotografar, especialmente crianças.

O céu do Atacama talvez seja o mais lindo do mundo. Não deixe de olhar as noites lindas repletas de estrelas… Algumas agências oferecem um tour astronômico em horários variados. Quanto mais tarde, melhor. Não deixe de fazer esse passeio. O que talvez impeça de se observar um céu repleto de estrelas, pode ser alguma eventual nebulosidade ou a lua… lembrando, a crescente e cheia, com toda sua luz, não favorecem  a observação de um céu estrelado. Dei muita sorte, viajei na lua minguante.

Revoada de flamingos!

Revoada de flamingos!

#diga-me o peso da sua mala e eu te direi quem és

Fazer mala sempre dá trabalho. Mesmo que você seja uma expert, como a Consuelo Blocker, que sempre tem dicas ótimas, e minha irmã, Martha, que consegue viajar só com a mala de cabine (e com uma bolsa de mão daquelas “cabe tudo”), na hora de pensar no que levar aiaiai… piora quando é um ambiente desconhecido.
Uma estadia confortável no Atacama requer casacos, botas, tênis (não aqueles de academia…) e para não levar uma mala enorme, acho que fui feliz nas minhas escolhas e montei uma mala eficaz.
O importante é não passar frio, ou muito calor, enfim, ficar confortável e bem para contemplar e aproveitar a viagem. Mas o melhor look do dia é aquele em que você está feliz.

#na mochila

Um cantil ou uma garrafa de alumínio para água. No deserto você precisa se hidratar o tempo todo não só devido ao clima seco, como também por conta das diferentes altitudes. E se possível, lembrar da dica da garrafinha térmica para o chá de coca.

O Atacama é lindo! Você não vai parar de fotografar. Vai por mim. Organize diariamente um backup de sua câmera e do celular. Se possível leve um cartão a mais de memória.
ou

++ Baterias extras para máquina fotográfica e carregadores portáteis para o celular. Primeiro, porque como eu disse, ambos não terão descanso. Mas além disso, em altitudes mais altas as baterias são rapidamente consumidas. Lembre-se de desligar bluetooth e  deixar o celular no modo avião para economizar bateria.

Uma lanterna pequena para eventualidades.

Dos cantinhos charmosos no hotel

Dos cantinhos charmosos no hotel

#looks!

Eu sou uma pessoa básica. Se tivesse que escolher um look favorito eu diria sem medo camiseta/camisa soltas (amo as brancas) e jeans (ou biquíni! mas esse, não era o caso).
Para o Atacama levei poucas peças mas algumas bem importantes. Como eu fui em outubro, comecinho de primavera, peguei temperaturas frias mesmo nos lugares que não são tão altos. Por exemplo: só usei bermuda para andar na vila de San Pedro e no passeio do Vale da lua. Manga curta, somente no dia da Laguna Cejar e no Vale do Arco-Iris.
Pra quem vai fazer passeios como os que eu fiz, sem trekking, hiking ou biking, para uma semana, eu recomendo:
-2 calças confortáveis, com “cara de trilha”, pode ser de uma de sarja (prefira as coloridas ou marrom, verde, caqui; as beges ficarão sujas rapidamente), e uma calça leve, se possível, daquelas que quando molham secam muito rápido e não amassam
-1 legging ou um legging para ginástica
-1 meia calça de lã ou quentinha
-1 jeans
-1 calça extra (eu levei uma saruel de malha de lã que foi uma ótima escolha)
-1 tênis confortável para terra (como aqueles da Salomon, Timberland)
-1 bota para noite, essa você já pode ir vestida com ela (não sugiro nada de couro e menos ainda de salto, lembre-se que solados de borracha são mais confortáveis e aquecem, eu fui com a minha Timberland.
-8 ou + pares de meias quentes e próprias para os sapatos (eu comprei duas extras para temperaturas negativas; usei no dia que visitei os Geisers, e foi uma ótima ideia porque senti muito frios nos pés)
-1 ou 2 bermudas (ou uma calça que vire bermuda)
-2 (boas) segunda pele térmica (protege muito e você leva menos roupas, a minha é da Solo, x-thermo
-1 par de luvas quentes
-1 ou 2 gorros e/ou um bom chapéu ou boné (que fiquem firmes por conta do vento)
-camisetas camisetas camisetas! mangas longas, curtas, regatas…
-camisas leves e despojadas
-1 casaco quente e corta vento para o dia e passeios onde as temperaturas não são tão frias
-1 bom casaco para temperaturas negativas (e que você pode usar à noite também, esse eu levei na mão)
-4 lenços para o pescoço e/ou para cabeça, 2 para usar durante o dia e 2 para usar à noite
-1 mochila ou bolsa grande para todas as coisas que você vai carregar durante o dia
-1 bolsa pequena, esportiva, para sair à noite
-1 par de Havaianas (leve para a Cejar também, porque o Sal pode machucar seus pés)
-1 espadrille ou tênis confortável para andar no quarto ou no hotel
-1 ou 2 biquinis e/ou 1 maiô
-1 saída “de praia”, um camisão para você usar na laguna Cejar, talvez nos Geisers… Nesses dois casos, lembre-se, a água da Cejar é muito salgada e vai impregnar sal no seu modelito; e a outra água, é quente, leve peças que você não ama de paixão e caso elas sejam danificadas você vai sentir menos… Minha irmã levou uma canga para Cejar, se secou com ela e a deixou no Sol. A canga literalmente “quebrou”!  E caso tenha piscina no hotel leve um biquini e uma saída de praia a mais
-Pijamas, underwear quentinhos. Embora me pareça que boa parte dos hotéis tenha aquecimento central, melhor ficar quentinha.

#o que eu levei e não usei
matt de yoga/ eu levo em quase todas as viagens, mas no Atacama não consegui praticar… tentei no primeiro dia e fiquei exausta; devido à altitude, cansaço, e o nariz e a respiração “prejudicados” por conta da umidade zero… e porque faltou tempo. Mas quando eu voltar,  para subir o Licancabur, levarei novamente 🙂
tênis “extra” estilo urbano/ não “ornou” e não precisava. Além disso, o solo é todo de terra,  vermelha… Usei o tênis da Salomon a semana toda e a bota da Timberland à noite.
livros/ eu já tinha carregado comigo o meu MacBook e meu diário. Levei um ou dois livros… Pensando em evitar a solidão, o tédio, sei lá. Só consegui ler um durante os trajetos do aeroporto, já que à noite escrevia… leve um livro.

blusas, camisas, regatas/ levei mais que eu precisava, claro; especialmente as mais frescas, regatas, por exemplo, não usei acho que nenhuma. Camisa eu usei a mesma duas vezes. Você não sua no Atacama. Então dependendo, dá pra repetir sim.

Flores e cores no Atacama

Flores e cores no Atacama

#na necessaire…

Minha necessaire costuma ser maior que minha mala. Brincadeira. Não, é verdade. Eu adoro cremes e uso todos os dias. Religiosamente.
Além dos cremes habituais para o rosto e para o corpo, leve seus remédios específicos, talvez algum para enjôo, dor de garganta, gripe.
Umidificador para o nariz Sinomarin (natural, com água do mar) ou um gel são fundamentais. Eu comprei o meu lá na vila de San Pedro, em uma farmácia ótima, mas se puder leve daqui e já vá usando durante a viagem, afinal o ar do avião também resseca a pele. Rinossoro não fez cócegas, no meu caso.

Um spray de água mineral para o rosto – Vichy, La Roche, Evian, etc. Não é frescura. Compre a sua e a mantenha na bolsa ou mochila. Sua pele irá agradecer.

MUITO Filtro solar FPS 30 no mínimo. O Sol é pra valer mesmo no inverno.
Protetor labial com FPS (use bastante).
Hidratantes + hidratantes para o corpo, pés e mãos.

Meus creminhos ocuparam todo lado esquerdo

Meus creminhos ocuparam todo lado esquerdo

O Atacama é puro estado contemplativo

O Atacama é puro estado contemplativo

YOU MIGHT ALSO LIKE

Vida de Clara Luz
February 08, 2015
Atacama por Kareen Terenzzo – 2ª parte
August 06, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo – 1ª parte
August 05, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo
July 14, 2014
Inhotim: A Arte Salva*
May 26, 2014
Voltar ao lar…por Kareen Terenzzo
April 21, 2014
Amsterdã e Londres por Kareen Terenzzo
March 12, 2014
É a vez de Nápoles por Kareen Terenzzo
February 03, 2014
Descobrindo Roma por Kareen Terenzzo
December 23, 2013

12 Comments

Andreia Mota
Reply 15 de August de 2014

Querida bom dia!
Dicas preciosas, principalmente as das fotos dos moradores, a gente acha tudo bonito e diferente do nosso convívio que nem lembra de perguntar se pode fotografá-los. Quanto a falta de umidade, sofro muito porque o nariz sempre sangra e o olho fica incomodando, procuro sempre pegar informações sobre o local. Aqui no Rio jogar lixo no chão paga multa de R$ 157,00, não é o suficiente mas já vi em frente a Colombo o guarda municipal pedir o passaporte de um turista, não sei se lavrou a multa, não consegui ver de perto, mas o torcedor estava com a camisa do Boca Juniors, rsssss. Bj grande Kareen, Consu e Salotto.

    consueloblog
    Reply 15 de August de 2014

    Hahahahah!!

    kareen terenzzo
    Reply 15 de August de 2014

    Oi Andreia, eu também sofro muito com meu nariz, tenho rinite alérgica e foi sofrido, mas valeu cada minuto. A gente que é civilizada sabe essas coisas né, mas o fato, é que, na dúvida... a gente fala. Eu sempre ando com saquinho porque já fui para lugares que não encontrava um lixo! Mesmo em Londres, notem o metro. Confirma Consu? Dizem que tiraram no passado, por medo de bombas.
    Eu fico louca quando vejo o pessoal jogando lixo nas ruas. Sou a favor da multa. Hahaha, boa essa do torcedor... Bjs

Maria Benincasa
Reply 15 de August de 2014

Ai que legal Kareen!! Quanta dica bacana!! Já anotei tudo!!!
Gente bonita e elegante desse Salotto, que o fim de semana de vcs seja incrivel!!
bjs da roça (meio fria e muuuuuuuito seca hj!)

Luisa Demuth
Reply 15 de August de 2014

Uau, Kareen.... que post bacana e esclarecedor. Muito útil para qualquer aventura do tipo. Amei tudo! Beijos....

    consueloblog
    Reply 15 de August de 2014

    É verdade, serve para varias ocasiões! Bjs c

Maria Vilma
Reply 15 de August de 2014

Que dicas valiosas!!!
Kareen, admiro muito iniciativas como esta sua, de compartilhar os aprendizados
de uma caminhada, para tornar o caminho mais fácil e prazeroso para outras
pessoas...
Necessaire + cremes (todos) Adooooro!!!
Obrigada, querida!!!
Um final de semana aproveitado ao máximo, para todos!!!

MaVi

    kareen terenzzo
    Reply 15 de August de 2014

    Ahhhh... é um prazer. Aprendi que não dá pra guardar nada nessa vida. E acho assim, às vezes a gente fica na dúvida do que vestir, levar, como se comportar... Sei lá... Expectativas né? O Atacama sabia que seria tranquilo porque minha irmã, já tinha ido, e ela é mais urbana que eu (risos). Eu gosto mais de mar, barco, mato, trilhas e aventuras (gosto muito e também, risos). Mas nunca tinha ido para o deserto. As dicas dela ajudaram, mas nada como a gente pensar nas dicas aplicadas à nós mesmas :)
    E sim, a necessaire!!!! Cremes sempre!
    Beijos e bom finde

Teresa
Reply 16 de August de 2014

Sentir-se em casa fora de casa... A gente vai aprendendo o que deve nos acompanhar sempre, na mala, na bolsa e no coração e aquilo que é supérfluo. Pra mim nunca tem viagem ruim, viajando a gente aprende sempre. Beijos.

    kareen terenzzo
    Reply 19 de August de 2014

    Oi Teresa, verdade! As viagens fazem a gente se dar conta da real importância ou não dos objetos... Importante é o coração :)
    beijos

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *