Astrologia na Última Ceia de Leonardo da Vinci por Luciene Felix Lamy.


Observem o agrupamento proposital de 3 em 3 (Cardinal – Fixo – Mutável), abarcando os 4 elementos (Fogo – Terra – Ar – Água) e totalizando os 12 signos astrológicos.

O mistério desta obra importante de Leonardo da Vinci é desvendada por Luciene Felix Lamy de forma excepcional!

Quem poderia imaginar que Leonardo da Vinci tinha tanta intimidade com a astrologia ao ponto de conceber uma de suas obras mais importantes baseadas nos 12 signos.  Luciene Felix Lamy, querida amiga do Salotto e grande expert no assunto, nos explica de forma fascinante este fato!!

Astrologia: tamanho é documento?

Mil Way

Quando eu era criança, ainda no antigo primário, ouvi dizer que o tamanho da Terra em relação ao Sol era como o de um grão de areia num campo de futebol. Na minha mente de menina, essa dimensão suscitou poéticas elucubrações.

Comparação entre planetas e outras estrelas que compõem as constelações de nosso sistema solar:

Venere é Vênus (Afrodite), Giove é Júpiter (Zeus) e o Saturno (Chronos) acima está sem seus anéis (Protesto!). Algumas noções básicas são necessárias para nos familiarizarmos com certos termos, por isso, inseri os vídeos. Escolhi os mais curtinhos.

Venere é Vênus (Afrodite), Giove é Júpiter (Zeus) e o Saturno (Chronos) acima está sem seus anéis (Protesto!). Algumas noções básicas são necessárias para nos familiarizarmos com certos termos, por isso, inseri os vídeos. Escolhi os mais curtinhos.

No post inaugural, contemplamos a “Via Láctea” por Rubens e Tintoretto e soubemos quais são nossos dons segundo Martin Schulman, neste assentaremos três dados astronômicos:

1 que as constelações são compostas pelo agrupamento de estrelas fixas que receberam nomes de heróis e de animais (Perseu, Andrômeda, Cástor, Pólux, Órion, Touro, Escorpião, Sagitário, etc.). Já vimos também, no vídeo acima, que algumas estrelas que compõem uma constelação chegam a ser absurdamente maiores, bem maiores que o próprio Sol.

Constelações nos dois hemisférios

A “Crux” a que o locutor se refere é o nosso “Cruzeiro do Sul”.

Ossinho

2 que algumas das constelações simbolizam os doze signos astrológicos e circundam o cinturão zodiacal, por onde o Sol transita (caminha) durante todo o ano;

O zodíaco, a elíptica e as estações do ano

3 por último, que antigamente eram denominados de “errantes” (porque pareciam “errar” o caminho por entre as estrelas fixas), temos os planetas (Mercúrio – Marte – Vênus – Júpiter – Saturno – Urano – Netuno – Plutão) e os luminares (Sol e Lua), que foram “batizados” com nomes de antigos deuses greco-romanos.

Reparem que vivemos entre Vênus e Marte: o desejo (pathós) e a potência (em grego, dýnamis) de conquistar o que se deseja.

Reparem que vivemos entre Vênus e Marte: o desejo (pathós) e a potência (em grego, dýnamis) de conquistar o que se deseja.

Depois desse breve passeio pelo espaço, regressemos a Terra, vamos à Itália, conferir essa sua “pegada” pagã em Milão, na companhia de um renascentista que entendia muito, mas muito mesmo, de Astrologia:

 

Os Doze Apóstolos e os Doze Signos Astrológicos – Cenáculo de Leonardo Da Vinci

Astrologia na Ultima Ceia de Leonardo da Vinci

Observem o agrupamento proposital de 3 em 3 (Cardinal – Fixo – Mutável), abarcando os 4 elementos (Fogo – Terra – Ar – Água) e totalizando os 12 signos astrológicos.

Ultima_Ceia

Na antiguidade, a química e a alquimia eram uma só ciência, assim como a astrologia e astronomia. Por volta do século XIII d.C., o Papa Inocêncio III decretou uma bula, cindindo a ciência entre sagrada e profana. Desde então, astrólogos e alquimistas passaram a ser perseguidos.

Leonardo Da Vinci, um iniciado, decidiu imortalizar através da pintura toda a simbologia astrológica e numerológica contida nos ensinamentos do cristianismo esotérico, deixando este registro no quadro “A Última Ceia”.

“A Última Ceia” é, talvez, a pintura mais reproduzida do mundo.  Da Vinci trabalhou de 1495 a 1498, pintando-a na parede do Refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.

Nela, os 12 apóstolos estão caracterizados pelos signos astrológicos, de acordo com os estudos da astróloga Emma de Mascheville, no livro “Luz e Sombra”.

Segundo o autor Santiago Americano Freire em “Leonardo Da Vinci” o pintor teria se inspirado no Evangelho de João, capítulo XIII. Na pintura os doze apóstolos representam os doze signos do zodíaco, de Áries a Peixes.

Leonardo esquematizou a disposição dos apóstolos de acordo com a posição astronômica, da direita para a esquerda de quem olha para o quadro. Os apóstolos estão colocados em quatro grupos de três, simbolizando as quatro estações do ano da esquerda para a direita.

Jesus está ao bem centro, sua cabeça debaixo de um arco, um semicírculo, observando-se ao fundo três janelas abertas por onde entram luz (a iluminação). À direita e à esquerda da sala estão duas janelas fechadas de cada lado, simbolizando a escuridão (as trevas).

Jesus, ao centro entre João e André, tem as duas mãos estendidas uma para cada lado (a imparcialidade). Sugere-se que com a mão esquerda Cristo se doa e com a direita recolhe. Observa-se ainda a cabeça de Cristo pendendo para o lado esquerdo, o lado do coração.

 

O primeiro apóstolo à direita, na cabeceira da mesa, é Simão, o cananeu, com os dois punhos à frente, e que corresponde ao signo de Áries, Signo de fogo e de ação, Simão indica com as mãos a direção a tomar. Áries rege a cabeça na anatomia astrológica, e a testa de Simão é bem realçada na pintura. Sua prontidão ariana também é mostrada pelas mãos desembaraçadas, para agirem conforme a vontade e coragem cardeal [cardinal] de Áries.

 

Ao seu lado, está Judas Tadeu, o taurino. Seu semblante é sereno; enquanto escuta Simão (Áries/cérebro) vai digerindo lentamente suas impressões, acolhendo-as com uma das mãos, revelando a possessividade de Touro (que é terra/receptivo). No corpo humano, Touro rege o pescoço e a garganta, e o de Judas Tadeu está bem destacado.

 

Mateus vem em seguida, correspondendo a Gêmeos, signo duplo que necessita de interação com as pessoas e de colher informações. Mateus tem as mãos dispostas para um lado e o rosto para o outro, revelando a dinâmica geminiana de querer falar e ouvir a todos ao mesmo tempo. Mateus era repórter e historiador da vida de Jesus, e Gêmeos rege a casa III, setor de comunicação e do conhecimento.

 

Logo após, está Filipe, o canceriano. Suas mãos em direção ao peito mostram a tendência canceriana para acolher, proteger e cuidar das coisas. Regido pela Lua, Câncer trabalha com o sentir. Filipe está inclinado, como se estivesse se oferecendo para alguma tarefa.

 

Ao seu lado está Tiago Menor, o leonino, de braços abertos, revelando nesse gesto largo o poder de irradiar amor (Leão rege o coração e o chacra cardíaco), ele se impõe nesse gesto confiante, centralizando atenções. A Casa V diz respeito aos jogos (inclusive amorosos!), a criatividade e a prole.

 

Atrás dele, quase que escondido, está Tomé, o virginiano, que, apesar de modesto, não deixa de expressar o lado crítico e inquisitivo de Virgem – com o dedo em riste ele contesta diante de Cristo; foi Tomé quem quis o ver para crer. Rege a Casa VI, saúde e a rotina do dia a dia.

 

Libra é simbolizado por João, de semblante sereno; o discípulo amado sentado mais próximo de Jesus. Com as mãos entrelaçadas, ele pondera e considera todas as opiniões antes de tomar posições – Libra rege a casa VII [do casamento, uniões, parcerias e associações], é o setor do outro e isso requer imparcialidade e diplomacia.

 

Ao seu lado, está Judas Iscariotes, representando Escorpião. Com uma das mãos ele segura a sacola com os “dinare”, o olhar profundo, angustiado, triste, amargurado. Era o organizador das finanças da comunidade dos apóstolos (Escorpião rege a casa VIII, que trata dos bens e valores dos outros) e com a outra mão ele bate na mesa, protestando.

 

Sagitário é representado por Pedro, o Pescador de Almas. Foi ele quem fez o dogma e instituiu a lei da Igreja – Sagitário rege a casa IX, setor das leis, religiões e filosofia. Seu dedo aponta para Jesus – a meta de Sagitário é espiritual – e na outra mão ele segura uma faca, representando o lado instintivo nos homens. Ele se eleva entre outros dois apóstolos, trazendo esclarecimentos (luz) à discussão.

 

Ao seu lado está André, que representa Capricórnio. Conhecedor das responsabilidades, com seu gesto restritivo impõe limites. Seu rosto magro e ossos salientes revelam o biotipo capricorniano. Seus cabelos e barbas brancas e seu semblante sério mostram a relação de Capricórnio com o tempo e a sabedoria. Rege a Casa X, do status e da carreira profissional.

 

Os temores de André são apaziguados por Tiago Maior, aquariano, que debruça uma de suas mãos sobre seus ombros, num gesto amigável, enquanto a outra se estende aos demais. Ele visualiza o conjunto, percebendo ali o trabalho em grupo liderado pelo Mestre. Aquário rege a casa XI, que é o setor dos grupos, amigos e esperanças.

 

O último da mesa é Bartolomeu, que representa Peixes. Seus pés estão em destaque (que são regidos por Peixes na anatomia astrológica). Ele parece absorvido pelo que acontece à mesa e, com as mãos apoiadas, quase debruçado, revela devoção envolvido pelo clima desse último encontro entre os apóstolos e Jesus Cristo, já que numa determinada hora as coisas ficaram um pouco confusas, pois Jesus revelou que “a mão do que me trai está comigo à mesa”. Rege a Casa XII, das finalizações. Fonte: internet, mas acresci alguns dados.

 

Agora, “A Última Ceia” nos “fala” mais de perto.

"Segundo a Wiki, São João Batista é o último quadro sobrevivente de Leonardo da Vinci e é talvez o mais controvertido. Houve muita polêmica sobre o significado da mão do santo apontando para cima, e o seu sorriso enigmático provocou tantas discussões quanto o da Mona Lisa.".  Em meu entendimento, Leonardo está "enigmaticamente" rogando que atentemos aos céus.

“Segundo a Wiki, São João Batista é o último quadro sobrevivente de Leonardo da Vinci e é talvez o mais controvertido. Houve muita polêmica sobre o significado da mão do santo apontando para cima, e o seu sorriso enigmático provocou tantas discussões quanto o da Mona Lisa.”. Em meu entendimento, Leonardo está “enigmaticamente” rogando que atentemos aos céus.

Por enquanto é só, pessoal. Parafraseando a Consu, e aí, gostaram?

_________________________________________

Luciene também fez um post fantástico sobre a missão dos doze signos!! Venha ver qual é a tua AQUI.

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Qual a viagem ideal para cada signo?…
June 26, 2017
Qual o vestido de noiva ideal para o teu signo!
May 15, 2017
Previsões para 2017!!! Pela Prof. Luciene Felix Lamy
January 02, 2017
Meu mapa astral… parte 2
August 09, 2016
Meu mapa astral… parte 1
August 08, 2016
ASTROLOGIA: Plutão no mapa – morte & renascimento!
July 22, 2016
ASTROLOGIA: Netuno no mapa & na alma! por Luciene Felix Lamy
June 24, 2016
O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!
April 15, 2016
Maneirismo: à maneira do autor!
February 20, 2016

70 Comments

Cassiano Lopes
Reply 4 de December de 2013

WOW... Toda vez que leio seus posts Lu fico extasiado com o seu conhecimento e com a paixão que tens por ele... F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O! Amei! Uma aula e tanto! Leonardo da Vinci era um visionário mesmo e tudo aquilo que envolve o seu nome tem um mistério maravilhoso a ser desvendado. Achei incrível essa análise da Santa Ceia e a explicação PERFEITA. Bjocas amada.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Cassiano, meu querido,

    Francamente, fiquei pensando o quanto esse post não deve estar cansativo... :(
    Por outro lado, o objetivo que me proponho a alcançar com o Salotto exige que algo de introdutório para (logo mais) não ficar parecendo que estou "falando grego".

    Dimensões estelares e planetárias, constelações e círculo zodiacal não podiam ficar de fora nessa primeva abordagem*.

    Extasiou-se com Leonardo? Os que conhecem bem as características dos signos astrológicos também ficam extasiados!

    Esse texto explicativo consta em algumas obras de astrologia, estando na web, não podíamos deixar a magia desse florentino de fora. ;)

    Viu que Pedro "aponta" para Jesus e, no entanto, assim como o Centauro que representa Sagitário, revela o "hibridismo" que o dilacera? Ansiar pelo que há de + elevado e ao mesmo tempo estar refém de seus instintos mais primitivos, sensíveis, corpóreos, mundanos, tais como: comer, beber, dormir, transar?

    Cada olhar é precioso, amigo! Atente se há + alguma informação que possamos extrair: clicando na imagem, ela amplia e exploramos os detalhes.

    Mil beijos e gratíssima pela audiência, Cassiano! ;)
    lu.
    (*) No post inaugural, escrevi que: Astrologia não é dogma de Fé (creio/não creio): é matemática, geometria, pré-socráticos (mais anterior ainda, caldeus, babilônicos, etc.), psicologia, antropologia, sociologia, mitologia, arte e mais, muito mais! Como é que fui me esquecer justamente da Astronomia???

      Cassiano Lopes
      Reply 5 de December de 2013

      Lucy in the Sky with Diamonds. Suas palavras nunca são demais! E quanto mais você compartilha conosco seu conhecimento, mais apaixonados e curiosos ficamos. Eu, que não tinha paciência para a história na adolescência, percebo agora, com a maturidade da vida, quão bela ela é! E estou aprendendo muito com você, principalmente sobre o meu signo. Estou entendo os "porquês" da minha personalidade, das minhas atitudes... E com todo esse novo aprendizado, rumo para ser uma pessoa melhor, um sagitariano MARA! Bjocas estelares amada.

      Sonia heloisa ferrari
      Reply 5 de December de 2013

      Oi Luciene só hoje entrei no salotto.Estava fora de casa.Como sempre ameiiii.Suas palavras como escreveu Cassiano nunca são cansativas Só aprendemos.Meu marido esta adorando. Bjs Sonia

Bia Lombardi
Reply 4 de December de 2013

Nossa, Lú, deu uma dimensão totalmente diferente ao quadro... que sensacional! Adorei <3
Esse Leonardo era um danado mesmo.
Bjs,
Bia

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    E o bacana é que sempre temos oportunidade de ver uma réplica n'algum lugar: assunto de "Salotto"!!!
    E Bellatrix? Não é esse o nome de sua banda?
    As constelações nos inspiram... ;)
    Mil beijos,
    lu.

MARIA BENINCASA
Reply 4 de December de 2013

Aula SENSACIONAL!!! Obrigada por dividir conosco tanto conhecimento!!! Neste momento me sinto mais rica!!!
Um bj grande e outro especial para Lady Consu, que sempre nos proporciona essas alegrias!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Ah, Maria, nem é tanto conhecimento assim...
    Não é falsa modéstia não, amiga. É que os sábios que trago nas estantes me lembram disso o tempo todo.
    Mas que o conhecimento enriquece e para sempre, não há dúvida!
    Foi justamente por isso que decidi lecionar na Borghese. Minha amiga de infância, me relatou: "Lu, ao te ouvir relatando o mito por trás de cada obra atingi outra dimensão, jamais me senti tão, tão... rica!". Caímos na risada e concordamos: nada nos enriquece mais que o Saber.
    Mil beijos,
    lu.

      consueloblog
      Reply 5 de December de 2013

      É verdade Lu…mas o meu problema é a memória!!! rsss
      Vc é demais!! A atenção, inteligência, intensidade e preocupação para como todos!! Sei unica!! baci c

Adrianne
Reply 4 de December de 2013

Esse merece um UAAAAAAAAAAU gicantesco!!!!!!!!!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    "UAAAAAAAAAAU gicantesco!!!!!!!!!!"
    Para o Cosmos, para Da Vinci e para Dri! \o/

Andrea - Curitiba
Reply 4 de December de 2013

Ja disse antes a nossa querida e inteligente LU: passei a gostar de mitologia atraves de seus textos tao bem escritos e que nos atraem tanto! Seus textos sao sempre uma bela aula!! Parabens a Lu e a Cons por abrilhantar mais ainda seu blog!! Bjs as duas......

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Andrea, minha donzela,

    Para gostar, basta que sejamos despertados!
    Próximo ao nosso "Cruzeiro do Sul", por exemplo, temos as "Três Marias", que formam o cinturão de Órion, um belo caçador, apaixonado (e correspondido em seu amor!) pela deusa Ártemis (Diana). O que houve com o rapaz para que Zeus (Júpiter) atendendo ao apelo de sua filha, o imortalizasse numa das mais belas constelações???

    Beijos,
    lu.

    Depois me diga se dá para olhar nosso céu do mesmo jeito, amiga!

    http://www.youtube.com/watch?v=s98r1OKarQE

      Andrea - Curitiba
      Reply 5 de December de 2013

      Que lindo LU!!!!! Vc eh D+!!!!! Bjs........

    Sonia heloisa ferrari
    Reply 5 de December de 2013

    Andrea eu tbm.nào me interesava por mitologia e astrologia agora no entanto não perco uma aula da nossa querida Lu bjs

Mateus Habib
Reply 4 de December de 2013

Que aula!!!!
Obrigado!!!

Bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Gostou, Mateus?
    Dê mais uma passeada pelo espaço! \o/
    http://www.youtube.com/watch?v=hX-hwFtAcOw

Maria Vilma
Reply 4 de December de 2013

Lu,
Estou descobrindo tanta coisa sobre o meu signo, algumas características
boas... rsss... que com os seus ensinamentos... poderei até melhorá-las lapidá-las...
Que bom! Coisas que eu não fazia a menor ideia...
Obrigaaaaada, sempre!
Bjs,
MaVi

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Mavi, minha amiga,

    Seja sua Pitonisa! \o/
    Vamos saber muito mais depois que descobrirmos:

    1) os mitos por trás dos planetas;
    2) as características de cada signo;
    3) as 12 Casas (área de influência) que eles ocupam e...
    4) as distâncias geométricas entre si.

    Pronto!
    Com algumas noções prévias dos itens acima, é só inserir dia, mês, ano e local de nascimento num site da web, fazer um "PrintScreen" da mandala e juntar/apanhar (syn-balein) o que eles auspiciam.

    E, fique tranquila! Vou postar passo a passo até mesmo de como fazer um "PrintScreen", OK? ;)

    Mil beijos,
    lu.

      Maria Vilma
      Reply 4 de December de 2013

      Lu, querida,
      Adorei!!! Vou fazer a lição, sim! Aproveitanto também, a explicação que vc deu para o Cassiano... Aliás, proveito tudo
      que vc diz a todos... rsss... Não fique preocupada em estar
      sendo extensa, este, é o tipo de assunto, que tem que ser
      bem esclarecido mesmo!...
      Obrigada, pela sua generosidade, sempre!!!
      MaVi
      PS: o que vc diz/escreve nunca será demais!

        Cassiano Lopes
        Reply 5 de December de 2013

        Isso mesmo Mavi! Nunca é demais saber um pouco mais. Bjocas.

          Maria Vilma
          5 de December de 2013

          Tem toda razão, Cassi!
          Bjs, querido!

Rusti
Reply 4 de December de 2013

Impressionante!!!

*-*

Andreia Mota
Reply 4 de December de 2013

Ameiiiiiii.
Incrível a percepção! Sou os pés de Bartolomeu, mas a cabeça de Simão. Durante muito tempo uma pergunta pairava no ar: - Por que tenho tantos amigos aquarianos? Seria a proximidade na mesa? Quem sabe? Parabéns LU.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Boa observação, Andreia!

    Um signo SEMPRE admira o signo seguinte pq esse está realmente um passo à frente do seu. Perspicaz, você! ;)

    E assim...
    O ousado e intempestivo Áries fica pasmo com a paciência e o sossego do Touro; O Touro se impressiona com a eloquência e diversidade geminiana;
    Gêmeos fica intrigado com o apego e a dedicação de Câncer;
    Câncer adoraria ser menos encanado, egoísta e divertido como Leão;
    Leão admira a humildade e o senso crítico de Virgem;
    Virgem vê que tudo é relação e se intriga com o refinamento de Libra;
    Libra fica intrigado com a passionalidade, o "ou tudo ou nada!" de Escorpião;
    Escorpião recebe grande lição ao observar a Fé e o otimismo de Sagitário;
    Sagitário sonha, mas tira o chapéu para as realizações de Capricórnio;
    Capricórnio se intriga com o quão livre, louco e desencanado é o Aquariano;
    Aquário se vê obrigado a reconhecer que tudo não passa de fantasia e ilusão, como vive o pisciano. E Peixes, bem, Peixes assiste a tudo de camarote, encantado com a coragem e a ingenuidade dos Arianos.

    Mil beijos,
    lu.

      Andreia Mota
      Reply 6 de December de 2013

      Agora quem diz UAUUUUUUU imenso sou eu!!! (Me perdoe o plágio Adrianne, rssss). LU, que coisa maravilhosa a sua explicação. A vida é um círculo de amigos e eu completamente encantada. Bj grande LU.

Débora Sayão
Reply 4 de December de 2013

Quero pegar um trem agora e correr pra Milão pra olhar bem a pintura com essa nova e inovadora visão. Amei!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    É, a experiência será realmente OUTRA, Débora! ;)
    Mas, estive lá e... me apiedei ao ver os estragos da 2ª Guerra. :(
    De qualquer forma, CLARO q

      Luciene Felix Lamy
      Reply 4 de December de 2013

      É, a experiência será realmente OUTRA, Débora! ;)
      Mas, estive lá e... Me apiedei ao ver os estragos dos bombardeios da 2ª Guerra. :( De qualquer forma, SEMPRE vale a visita!!!
      E, bem perto, na Duomo de Milão, a "experiência astrológica" se agiganta e nos deixa mesmo de queixo caído.
      Beijos,
      lu.
      PS: Desconsidere o comentário acima.

Maria Edith Marques Sousa
Reply 4 de December de 2013

Que aula maravilhosa. Mto obrigada.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Ah, mas que bom que gostou Maria Edith!!!
    E eu aqui pensando o quão xarope não ficou esse post... :(
    Claro que logo mais, postarei aqui, no ConsueloBlog, coisas mais interessantes, como os vídeos com as "Previsões para 2014" (de todos os signos!), mas enquanto isso, vamos assentando alguns conceitos e nomenclaturas até que estejamos falando a mesma universal, poética, bela língua: a do Cosmos!
    Muitíssimo grata por seu comentário, amiga!
    Beijos,
    lu.

Luciana Rodrigues
Reply 4 de December de 2013

Ameiiiiiiii

    Luciene Felix Lamy
    Reply 5 de December de 2013

    Que bom vê-la por aqui, Luciana! ;)
    Imagino o quanto não amará adentrar à Sala dos Planetas na Borghese com o conhecimento que terá adquirido nesses posts, amiga!
    Beijos às pequenas, amiga. E lembranças ao capricorniano de Sorte,
    lu.

Maria Araci
Reply 4 de December de 2013

Querida professora: queria saber quais as características de Bartolomeu que é Peixes como eu!!!!!!!!!até rimou!!!!!! Fico fascinada, Lu, pelos teus textos!!!!!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    "Professora" é muito sério, Maria Araci, tô + pra "fessôra" mesmo, rsrs.
    Pergunte para a Consu e a Luciana Rodrigues quantas piadas eu não conto narrando um mito! :)

    Infelizmente, pouco sei dos Apóstolos... :( Estudei a Bíblia na graduação em Filosofia, mas a estrutura e o contexto histórico em si, só conheço o que é mais comum entre os católicos menos fervorosos, como as parábolas e as passagens mais marcantes.

    Quem sabe alguém por aqui não se aprofundou na biografia dos apóstolos?
    Beijos,
    lu.
    PS: Clicando na imagem da "Última Ceia", ela amplia e dá para ver bem em Bartolomeu uma das + marcantes características piscianas: a doçura e a meiguice do olhar. Compare com o semblante de todos os demais. Bem, sensível demais e vulnerável emocionalmente, Câncer* é aquela postura de "tadinho di eu" mesmo, rsrs. ;)

    (*) Mas não se enganem: é Cardinal!

    PPS: Peixes rege os pés, que esotericamente simbolizam a Alma, repare tb o destaque que Da Vinci deu aos pés piscianos: somente eles recebem a "luz".

Ceres Leda
Reply 4 de December de 2013

Olá Luciene,
Maravilhoso texto ! Agora você reuniu astrologia com Arte.
É interessante sua forma de pesquisar! Seu intelecto é muito criativo!
Nunca havia lido esta abordagem da Santa Ceia de Leonardo. Achei fantástica!
Estou me sentindo a própria Tomé , sou muito parecida com ele. Não sei se isto bom...
Agora, toda vez que olhar a Santa Ceia vou ficar de olho no Tomé.
Bjs
Ceres

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Ceres Leda,

    Tomé (Virgem) não parece mesmo estar alertando sobre algo?
    Lembrando-se de algum detalhe que passou despercebido pelos demais?

    Quem reuniu (e como!) foram os renascentistas! \o/
    Claro que o mundo todo "copiou"*. Que bom!
    Arte aqui, não vai faltar! Quem não acalentar nenhum interesse pela linguagem dos cosmos e tampouco em desvendar os labirintos da própria psique, garanto que terá com o que se deleitar. ;)
    Já pensou quando chegarmos à imagem da obra de "Leda e o Cisne" tb de Leonardo Da Vinci???

    Beijos,
    lu.
    (*) Dizem que é assim até hoje: a Itália cria; a China copia e o mundo compra.

RENATA
Reply 4 de December de 2013

APAIXONANTE!!!!MAIS POR FAVOR.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 4 de December de 2013

    Sééério, Renata???
    Fala isso não que me empolgo, viu? ;)

      Sonia heloisa ferrari
      Reply 5 de December de 2013

      Pode se empolgar mesmo........bjs

Alexandra
Reply 4 de December de 2013

Lú amada, já te falei do orgulho que tenho de você, né?
Pois é, amiga.....não tem jeito....fico mais rica a cada dia....
Obrigada, obrigada, obrigada....sempre.
Beijão.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 5 de December de 2013

    Alê, minha querida,
    Pois se acha que tenho mesmo todo esse patrimônio, explore! ;)
    O que eu não souber, não me envergonha dizer: "Não sei. Não faço a mínima ideia. É de comer?" rsrs.
    Beijos,
    lu.

Maria Celeste Argolo Pinheiro
Reply 4 de December de 2013

Parabéns Lu, há muito te admiro por sua inteligência e sabedoria e agradeço por sua generosidade em compartilhar conosco está ciência que é a astrologia . Parabéns por parceria tão maravilhosa. Beijos.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 5 de December de 2013

    Maria... Celeste!!!

    Que bom que está gostando dessa aventura, amiga!

    Não vou denominar de "ciência" (ainda), pois trata-se de uma ferramenta mântica* (do grego mantêis = apanhar) que está "além", "acima" da física (metafísica).

    As artes do "divinatio" (adivinhatórias) não gozam - digamos - de muito prestígio "científico" justamente por caminharem ao lado da metafísica.

    Embora a "Ciência" já esteja revendo seus paradigmas (Thomás Khun \o/), o filósofo alemão Immanuel Kant, em sua obra "Crítica da Razão Pura", concluiu que é impossível que comprovemos, através da racionalidade, a existência ou não de algo como a metafísica que, se existe, está fora do âmbito do que se estabeleceu como ciência (Universalidade e Necessidade).

    De fato, é mesmo irracional querer comprovar com a razão algo que corre por fora dos trilhos por onde serpenteiam os vagões da racionalidade.

    A razão não tem como dar conta do que foge à possibilidade de entendimento ou seja, da inteligibilidade do sujeito cognoscente e a inexata metafísica, como alma d' outro mundo, vagueia para além dos domínios da razão.

    Embora seja inegável que a física e a metafísica tb formem uma parceria maravilhosa. ;)

    Mil beijos

    lu.
    (*) Runas, Cartas, Tarot, Búzios e Quiromancia (arte de decifrar o destino através das linhas das mãos) também se enquadram em modelos de ferramentas mânticas.

Tania Sciacco
Reply 4 de December de 2013

Lu, realmente o conhecimento que você tem e sua forma de abordar os temas é impressionante! Também nunca vi uma análise assim, com este foco, das obras do mestre, pra mim é um assunto totalmente novo.
Vou ler tudo outra vez pra saber de onde veio esta divisão em signos, tem esta explicação nos posts?
Beijos querida e parabéns por cada texto tão bem elaborado!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 5 de December de 2013

    Tania, minha querida,

    Realmente, uma coisa é saber; Outra coisa é conseguir transmitir o que se sabe. Tomara que eu consiga!

    A divisão de signos veio das constelações concebidas pelos antigos que, fixas, são como trilhos por onde o Sol transita durante o ano todo. São 12 signos, com cerca de 30° cada (12x30=360°).*
    O último vídeo explica isso direitinho.

    Um grande beijo,
    lu.
    (*) Cerca de 30 dias (um mês) é o tempo que o Sol permanece num signo (1° por dia); E 365 dias totaliza um ano, ou seja, nesse período ele transita por TODOS eles.

Maria Silvia P Orlovas
Reply 5 de December de 2013

Luciane,

Amei o seu post.
Parabéns.
Você ensina com maestria. Adoro estudar os símbolos, quantas mensagens tem em cada mito!
Obrigada por compartilhar.

MS

    Luciene Felix Lamy
    Reply 5 de December de 2013

    Exatamente, Maria Silvia!

    Até porque nele (no mito) a "verdade" é dada.
    Quando o "lógos" dialético nos coloca diante de uma "aporia"* (do grego, a=negativa e poria, de poros=saída), quando não dá conta, recorre-se ao mito.
    E vasto e fértil, no mito, o conhecimento é riquíssimo! \o/
    Beijos,
    lu.
    (*) Aporia = sem saída.

Maria Silvia P Orlovas
Reply 5 de December de 2013

Lu,

Esqueci de dizer que ainda quero fazer o seu curso na Itália.
Com certeza deve ser um momento inesquecível.
Por favor vá nos avisando das datas, assim a gente pode tentar se programar.

Beijos da MS

Luciene Felix Lamy
Reply 5 de December de 2013

É uma experiência deslumbrante mesmo, Maria Silvia.

Ficamos por duas horas (somente no Térreo) e quando saímos, a impressão que tivemos é que não passou mais que uns 15 minutos, rsrs. Eu então, nem percebi o tempo passar mesmo: estava num dos lugares mais belos e inebriantes do mundo, fazendo o que mais gosto: ensinar.

Daqui do Salotto, Consu, Luciana Rodrigues e Bia Lombardi podem confirmar. ;)

Em MAIO de 2014, teremos duas* oportunidades de fazer esse Curso:

Dias 15 e 16 (5ª e 6ª feira) - das 10h30 às 15h (almoço incluso) OU
Dias 27 e 28 (3ª e 4ª feira) - das 10h30 às 15h (almoço incluso).

Confira as imagens da 1ª Turma:
http://www.cursodemitologiaemroma.blogspot.com

Beijos,
lu.
(*) Intercalarei com a Florença de Consuelo Blocker, onde estarei cazamiga do Salotto!
http://www.consueloblog.com/querem-vir-fazer-um-tour-de-florenca-comigo/

Ana Abate
Reply 5 de December de 2013

Adorei Lu! Agora vou correndo para ler qual é a minha missão! Bj

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de December de 2013

    Aninha,

    Se souber qual é o seu signo Ascendente*, leia também. ;)
    Mil beijos,
    lu.
    (*) É o signo que estava em elevação no horizonte no momento em que vc nasceu. O dia tem 24h e cada signo preside um deles por 2h. No seu caso, sendo Áries (se não me engano), o cálculo é esse (Lat/Long. SP):

    Áries 6-8
    Touro 8-10
    Gêmeos 10-12
    Câncer 12-14
    Leão 14-16
    Virgem 16-18
    Libra 18-20
    Escorpião 20-22
    Sagitário 22-24
    Capricórnio 24-02
    Aquário 02-04
    Peixes 04-06

    Então, a que horas vc nasceu? Você verá o mundo e agirá conforme seu Ascendente. Qual será o 'subtom' de seu Áries?

Anna Braga
Reply 6 de December de 2013

Luciene ,amei!!! Você nos dá uma verdadeira aula e nos coloca frente a mistérios que envolvem a religião com a ciência.Parabéns pelo maravilhoso e minucioso trabalho.Gosto muito de séries de TV e gostaria de recomendar a primeira temporada sobre Da Vinci da trilogia The dark knight . A série se chama Da Vinci's Demons de David S. Goyer, nela você que é uma estudiosa,poderá ver aspectos muito interessantes da relação da igreja Papa Inocêncio III e Da Vinci. Sucesso para você sempre.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de December de 2013

    Anna,
    Vou conferir sim, amiga! ;)
    Aliás, tô separando mil coisas para estudar nessas férias.
    Curiosa essa relação de amor e ódio entre a igreja e os artistas... De qualquer forma, acho que nos beneficiou, pois "patrocinaram" obras (literalmente) divinas! \o/
    Beijos,
    lu.

Claudia B.
Reply 7 de December de 2013

Lu do céu, não sei nem o que dizer. :)
Nunca na vida imaginei esse significado astrológico incrível que vc tão bem descreveu. Sou taurina, "lenta", tenho que ler e reler várias vezes... E mesmo assim nem identifiquei as características deles todos. Olho para a imagem e quando venho falar algo para vc, já esqueci do que vi. Eita memória! Virgem Maria! É muita informação. Diga-me uma coisa: por que, na pintura, Jesus está com a cabeça inclinada à direita e no esboço abaixo, à esquerda? É para me confundir ainda mais? rs.
Bjs.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de December de 2013

    Olá, Claudia querida,

    Esse esboço nem sei se é mesmo de Da Vinci. :(
    Peguei no Google somente pq deixava claro a divisão tríplice.

    Touro é devagar mesmo, hein? Mas constante! E BELO! E SENSUAL!
    Minha irmã caçula (33 aninhos) é pisciana e aguarda seu primogênito Sagitariano para as próximas horas. Liguei para meu cunhado e para minha mãe que estão com ela, em Búzios e já avisei: tá chegando! A Lua já ingressou em Peixes (signo da mãe).
    Ela está em trabalho de parto há umas 36 horas, mas com tanta preguiça para dar as caras, não me espanta que o bebê tenha Ascendente em Touro: ô sossego! Dá vontade de dizer: "Nasce, bebezinho, nasce! Tem leitinho gostoso aqui fora" (ponto 'fraco' de Touro é mesa apetitosa*) ;) o Pai é de Touro, sendo assim, agora, entre as 16 e 18h meu sobrinho inspira e respira pela 1ª vez na Terra.
    Mil beijos,
    lu.
    (*) Jamais se aproxime de um taurino(a) faminto! Jamais!!!

      Claudia B.
      Reply 13 de December de 2013

      Oi, Lu!

      Achei muito bacana esse lance da divisão tríplice. Nossa, e achei minha observação incrível, hahahaha. Tipo, uau! Você notou que ele olhava à esquerda na pintura, mas no original, à direita. Isso quer dizer que você vai ganhar na megasena acumulada no ano dew 2014. \o/ Nada disso! Você jogou um banho de água fria em mim, hahaha. Devagar quase parando mesmo, hehehe. Desejos de saúde, amor, alegrias e luz para seu sobrinho amado. Não conheço o temperamento dos sagitarianos, mas o dos taurinos, ah, esse sim! Sua irmã está muito bem-casada, ainda mais se ele tiver ascendente em aquário, o que fará dele um supermarido. :)
      Esse lance da mesa é verdade, ainda mais se for uma mesa de guloseimas... hmmmm! Não resisto a uma bela mesa de doces. Bom, mas quem resiste?
      Taurinos famintos são perigosos? Ui!
      Beijo e bacio ;)

kareen terenzzo
Reply 7 de December de 2013

AMEI!!! Nossa Lu parabéns! Acho que vamos ter mesmo muito que conversar rsss... Sou apaixonada por filosofia, histórias e essas questões "mânticas" (posso chamá-las assim?)
Compartilhando now
Bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de December de 2013

    E haja "mântica", hein?
    Há tb a leitura pela borra de café deixada no fundo da xícara e até uma tribo africana que lê o destino através das vísceras de um animal. O futuro; o "por vir" sempre nos intrigou. Tanto que Maquiavel em sua obra "O Príncipe" o que + ensina é a lidar com a instabilidade da Roda Fortuna. ;)
    Mil beijos,
    lu.

Ritinha Medina
Reply 7 de December de 2013

Querida Lux,
Já com caderno em mãos e canetinhas coloridas prá anotar tudinho...
O fato de, não só aprendermos com o post em si, mas tb através de seus comentários, tornam suas aulas ainda mais envolventes...
A conexão com Arte (aqui especificamente com a obra do mestre da Vinci) é um privilégio só encontrado por aqui!!!
Muitíssimo obrigada (às duas) pela oportunidade.
E que venham os
♈ ♉ ♊ ♋ ♌ ♍ ♎ ♏ ♐ ♑ ♒ ♓
Bjkas,

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de December de 2013

    Aluna aplicada (e adiantada!) é assim: nem expliquei os símbolos dos planetas, ela já posta o dos signos! Como é que vc fez isso, Ritovski?
    Sim! Astrologia, Mitologia & Arte permite uma conexão Brasil/Itália fantástica! \o/
    Zilhões minha amiga!
    lu.

Fernanda Convida
Reply 11 de December de 2013

Humm, adorei. Foi muito bom o post.
Demorei para ler porque não queria nada me distraindo, queria poder dar minha atenção total para o post e isso só aconteceu agora.
Sempre acho interessante a forma como a astrologia está mais presente do que pensamos na nossa vida, inclusive nas obras de arte.
É interessante que quando vemos esse tipo de coisa, pelo menos para mim, dá muita vontade de procurar e perguntar mais.
Acho que buscar conhecimento é quase tão bom quanto alcançar.
beijo
Fernanda

Antonio Carlos Bola Harres
Reply 2 de March de 2014

Apenas para constar, a autora original dos textos desta correspondência é Emma Costet de Mascheville (1903-1981), que a publicou pela primeira vez na Revista Planeta em 1975 e depois em um livro "A Harmonia Cósmica na Santa Ceia de Leonardo Da Vinci", a partir de uma pesquisa desenvolvida por seu filho mais velho Aor Costet de Mascheville. http://www.emascheville.net/index.php?option=com_content&view=article&id=8&Itemid=15

    Luciene Felix Lamy
    Reply 23 de May de 2014

    Muitíssimo grata por seus apontamentos, Bola!

    Aprecio muito seus trabalhos, desde os velhos tempos de Orkut.
    Quanto à autora, citei-a acima: "Nela, os 12 apóstolos estão caracterizados pelos signos astrológicos, de acordo com os estudos da astróloga Emma de Mascheville, no livro “Luz e Sombra”."

    E também complementei que: "Segundo o autor Santiago Americano Freire em “Leonardo Da Vinci” o pintor teria se inspirado no Evangelho de João, capítulo XIII. Na pintura os doze apóstolos representam os doze signos do zodíaco, de Áries a Peixes."

    Grata pelo link, amigo!
    Beijos,
    lu.
    PS: Bola é um renomado Astrólogo, respeitadíssimo na área. Quem sabe não "dá uns pitacos" nos mapas "dazamiga" do Salotto? ;)

eucajus
Reply 23 de May de 2014

"Você poderia imaginar que cada gesto, expressão e posição dos personagens na Última Ceia de Leonardo da Vinci encobrem o principal símbolo da Cabala?! Finalmente a razão de tanto mistério em torno da obra é revelada de forma clara e ilustrativa. Além de desvendar toda alegoria hermética da secreta filosofia judaica oculta na pintura o autor de Ordem dos Fantasmas surpreendentemente expõe a simplicidade do segredo mais sagrado das filosofias esotéricas: o Santo Grall e o Calice Sagrado. Diferente de Dan Brown, o autor não vê códigos em Mona Lisa, e sim pictogramas que literalmente revelam sua enigmática identidade! Um livro fascinante, que aguça olhos e ouvidos para percepção dos fantasmas em nós e fora de nós!"
De uma olha na pagina:
ordemdosfantasmas.blogspot.com.br

Se gostar baixe o e-book, é gratuito!
Att. Eucajus

    Luciene Felix Lamy
    Reply 23 de May de 2014

    Interessante seu comentário, Eucajus!
    Fiz um Curso de Astrologia Cabalística e, na época, fiquei fascinada com a correspondência entre os Sefiros e os planetas.
    Com tempo, vou conferir sua página, sim.
    Um grande beijo,
    lu.

João Manoel Csiszer
Reply 1 de June de 2016

Olá, estou com uma dúvida sobre uma informação obtida vendo vídeos de astrologia da Rosa Cruz e com o que você mesma escreveu nesse tópico. Primeiro pelo que foi escrito, tem um trecho que você diz que Jesus está entre André e João, mas na explicação de cada qual, está Jesus, João, Judas e André. Acredito que foi apenas um erro comum. E a segunda dúvida, sobre a informação obtida no vídeo é que escorpião é representado por João. Qual estaria correto, Judas ou João que representa o signo de escorpião? Pelo pouco que aprendi até o momento, João é o que mais representa, ficarei grato pela atenção. Obrigado por hora.

luciene felix lamy
Reply 2 de June de 2016

Olá, João Manoel,
Judas Iscariotes correspondendo a Escorpião está conforme com os estudos da astróloga Emma de Mascheville, na obra “Luz e Sombra”, amigo.
Zilhões!!!
lu.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *