Astrologia: 6ª e 12ª Casas – Corpo & Alma


Casas Corpo e Alma

IMG_0175-0.JPG

Mais um post espetacular de Luciene Felix Lamy para o Consueloblog. 

Amigos do Consueloblog, com este Post concluímos o 1º Módulo dessa jornada rumo à revelação de nossas tendências (pathós) psíquicas.

Analisamos os posicionamentos de todos os 12 signos astrológicos por todas as 12 Casas, que são áreas de experiência da vida.

Como o objetivo é decifrar nosso próprio mapa, a “planta” da casa está pronta, por isso, a próxima empreitada será “mobiliar”, informando sobre o posicionamento dos planetas e luminares (Sol & Lua) tanto por signo quanto por Casa.

Abaixo, trazemos os indícios relacionados às 6ªs e 12ªs Casas. Contemplaremos o retrato do cotidiano na aparentemente caótica (Peixes/12ª Casa) e detalhadíssima (Virgem/6ª Casa) obra de Pieter Bruegel, tão a ver com o tema tratado nesse post e finalizaremos com a análise do mapa de uma das amigas do Salotto, mapa esse que explicita momentos de grandes desafios.

Se você chegou agora, mas quer participar da brincadeira, faça seu mapa no link abaixo e confira os Post’s anteriores para poder prosseguir em seu strip-tease psíquico!

Faça seu mapa AQUI!

IMG_0182-0.JPG

“Chegou a hora de tirarmos de dentro de nós, de discriminar nossas prioridades, de avaliar o uso que estamos fazendo de nosso poder e de nossas capacidades, e, acima de tudo, de reconhecer os limites e a verdade de nossa própria natureza e humanidade”. Howard Sasportas

Os assuntos referentes à 6ª Casa, tradicional de Virgem, são: a saúde, o trabalho, a nutrição, os hábitos cotidianos, o dia-a-dia, o ambiente, os empregados (o perfil daqueles que nos servem, o modo como os tratamos) e os animais de estimação. Empenho aqui significa conquista da perfeição do corpo, que provém de disciplina. Nada mais virginiano.

♈ÁRIES na 6ª Casa – Você é um ótimo e incansável trabalhador; na verdade, o trabalho é uma coisa natural para você, que gosta de canalizar suas energias para essa área. Entretanto, com esse ímpeto sobre-humano, é possível que você pressione os outros tão impiedosamente como faz consigo mesmo, o que nem sempre é bem aceito. Você se sai melhor como autônomo ou ocupando um cargo executivo, pois não gosta de chefes nem de interferências, principalmente quando Escorpião está no Ascendente ou quando Marte está muito ativo no mapa. Apesar de parecer forte, você precisa de reafirmação e age melhor quando se sente apreciado. Se não usar as energias de Marte no trabalho ou de alguma outra forma construtiva, pode abrir as portas para doenças passageiras ou dores de cabeça; porém, como a sua natureza básica é robusta, se recupera rapidamente, embora seja propenso a temperaturas muito altas quando doente.

♉TOURO na 6ª Casa – Touro na cúspide da sexta Casa proporciona muita energia física, mas você pode tender à acomodação, a menos que Vênus tenha alguns aspectos desafiadores. É importante você ter autodisciplina, do contrário poderá ter problemas de peso. Essa disciplina também vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos; sem ela, pode ser que você ande à deriva. Nos primeiros anos da vida, são comuns os problemas de garganta, mas raramente são muito sérios. No trabalho você é confiável e detalhista, embora também seja um pouco dogmático e pouco inclinado a mudar o seu jeito de agir. Você é de fácil convívio, desde que os outros respeitem seus hábitos. Se tiver o jovial Sagitário no Ascendente, as pessoas que esperam outra coisa de você vão se surpreender com sua aplicação ao trabalho. Com Vênus dignificado ou em um dos signos de água, pode ser que você queira trabalhar em alguma atividade artística.

♊GÊMEOS na 6ª Casa – Você tem bastante aptidão para a pesquisa científica, devido à rápida e fácil compreensão das questões intelectuais e dos problemas complexos, principalmente com Capricórnio em elevação. Com Sagitário ou Aquário ascendente, as ocupações não rotineiras lhe agradam; pode haver muitas mudanças de trabalho. Se Mercúrio tiver aspectos desafiadores, ou se estiver num signo mutável, é bem possível que você se veja às voltas com irritabilidade e nervosismo e tenha preocupações com o emprego. Sua saúde depende muito de sua postura mental. Você não tolera o trabalho pesado, e, portanto tem um melhor desempenho numa área que lhe permita movimentação e flexibilidade.

♋CÂNCER na 6ª Casa – Em geral você se envolve muito com o trabalho e a carreira, mas é infeliz, a menos que realmente goste do que faz, principalmente se Capricórnio ou Aquário ascendem. Você tende a trabalhar bem em posições subordinadas, mas tem uma grande ambição material que nem sempre é visível para os outros. Quando Peixes se eleva e a Lua está num signo mutável, é possível que você se dê bem no campo médico ou em alguma área relacionada com dietética e nutrição. A boa digestão é importante – uma Lua aflita pode indicar úlceras, alergias ou bulimia. Com Câncer nessa posição, é frequente o interesse por causas trabalhistas. Esse é o posicionamento daqueles que podem interessar-se pelos desfavorecidos.

♌LEÃO na 6ª Casa – Você vai trabalhar com um sorriso, e sem dúvida pode tornar-se líder na sua área; entretanto, com Aquário ou Áries ascendendo, não se sente feliz numa posição inferior. Raramente fica totalmente satisfeito com seu trabalho, e essa insatisfação pode torná-lo irritável e difícil de lidar. Com Peixes ascendendo, você acha que o trabalho é uma área em que se pode afirmar e está disposto a trabalhar com afinco. Resguarde bem sua saúde; você é propenso a problemas do coração e das costas, principalmente quando Saturno aflige o Sol. O Sol, como regente da sexta Casa, não está proeminente nessa situação, e muitas vezes indica vitalidade diminuída. É importante aprender a equilibrar suas atividades.

♍VIRGEM na 6ª Casa – Essa é a Casa natural de Virgem no mapa plano; assim você também se sente naturalmente à vontade em relação a todos os assuntos de sexta Casa. No trabalho, você é escrupuloso, preciso e meticuloso, tem capacidade de lidar com detalhes e se interessa por nutrição, mecânica ou pesquisa. É um historiador nato. Faz questão de ordem, mas às vezes pode ser impaciente ou irritável, quando Mercúrio recebe aspectos desafiadores. Mesmo assim, trabalha de boa vontade. Com Áries ou Gêmeos no Ascendente, é importante que você tenha algum emprego, caso contrário suas energias se transformam em frustrações e afetam sua saúde. Dê a atenção devida a sua dieta e hábitos de alimentação, para evitar os problemas de digestão e fígado frequentemente acarretados por esse posicionamento.

♎LIBRA na 6ª Casa – Se não houver harmonia no seu ambiente de trabalho, é possível que você se torne muito hostil, apesar de gostar de prestar e receber serviços. Quando gosta do seu trabalho, você faz tudo com perfeccionismo, mas precisa de constante variedade, principalmente com Gêmeos ou Áries no Ascendente. Com Vênus bem aspectado, você se dá bem na área de pessoal, ou em qualquer lugar onde possa usar seus talentos artísticos. Com Touro ascendendo, você é perseverante e, se Vênus estiver bem colocado, pode expressar essa qualidade de alguma forma artística, como pintar ou escrever. Podem ocorrer problemas de rins, a menos que você vigie atentamente sua saúde e sua dieta.

♏ESCORPIÃO na 6ª Casa – Você não gosta de rotina e restrição no trabalho. Tem muita integridade profissional e se orgulha de sua escrupulosidade e de sua resistência à fadiga. Assim, é um trabalhador incansável, quando gosta do seu trabalho. Com Gêmeos ou Câncer no Ascendente, o seu sistema nervoso está em alta velocidade, o que pode afetar sua saúde até que você aprenda a desacelerar e fazer tudo com moderação – e isto não é uma lição fácil de ser aprendida. Nem sempre você é uma pessoa com quem seja muito fácil conviver, principalmente quando Touro ascende, porque seus hábitos e atitudes carecem de flexibilidade. Escorpião, nesta Casa, quase sempre indica a possibilidade de problemas de saúde envolvendo os órgãos sexuais e o reto, principalmente quando há aspectos desafiadores a Plutão ou Marte.

♐SAGITÁRIO na 6ª Casa – Você se orgulha do seu trabalho, mas para realmente se empenhar nele precisa ter um Marte fortemente aspectado e proeminente. De outra forma, você tende a ser um pouco preguiçoso e precisa de muitas horas de sono. Gosta de empregos onde possa se movimentar ou, melhor ainda, viajar, principalmente com Gêmeos ou Câncer no Ascendente. Você é ordeiro e arrumado, mas não gosta de rotina. Com Leão ascendendo, procura trabalhos que lhe permitam expandir-se e crescer. Se Júpiter tiver aspectos desfavoráveis, você tem propensão a problemas de fígado e tumores, a menos que domine sua tendência à autoindulgência. Com Sagitário nessa posição, problemas com os quadris, as coxas e o nervo ciático também são uma possibilidade.

♑CAPRICÓRNIO na 6ª Casa – Você é um ótimo organizador, possivelmente um eficiente especialista, em especial quando Câncer ou Virgem se elevam, e frequentemente trabalha para o governo ou outras grandes organizações. Como é o maior trabalhador do zodíaco, precisa de uma ocupação permanente e estável onde possa conseguir status e respeito. Com Leão em ascensão, pode ter dificuldades crônicas de saúde relacionadas com a espinha, os ossos ou o coração, principalmente se não conseguir um trabalho que lhe agrade. Com Câncer em elevação e Saturno aflito, principalmente por Vênus, existe a possibilidade de surgirem doenças de pele. Quando Saturno tem aspectos desfavoráveis, é possível que você caia num trabalho apagado, aborrecido e rotineiro, principalmente com Virgem em elevação. Onde quer que encontremos Capricórnio ou Saturno, existe a tendência à supercompensação; se não usamos essa energia no trabalho ou no serviço, ou se nos recusamos a aceitar responsabilidade nessa área da vida, a saúde pode ser prejudicada.

♒AQUÁRIO na 6ª Casa – Quando Virgem se eleva, você se orgulha por trabalhar com mais afinco do que qualquer outra pessoa, mas não é necessariamente bem organizado; na verdade, pode ser que você sinta seus nervos em frangalhos repetidamente, porque quer fazer muitas coisas e parece que o dia não tem horas suficientes para terminar tudo o que decidiu fazer. Ter uma boa atuação no trabalho é muito importante para você. É possível que seja um reformador nato. Gosta de atividades em que possa servir, de alguma forma, aos menos favorecidos, à humanidade, e faz isso de bom grado, até de graça. Se não direcionar os seus esforços para o trabalho e o serviço, pode ser que você se torne hipocondríaco ou, de alguma forma, dê uma ênfase muito maior à saúde e à nutrição. Como você tem um sistema nervoso mais ou menos ativo, principalmente quando Virgem se eleva, é recomendável que direcione suas energias para áreas mais positivas. Quando Câncer se eleva, pode ser que você se interesse por todos os tipos de dietas da moda, alimentação orgânica e também por trabalho na área médica.

♓PEIXES na 6ª Casa – Com Virgem ou Escorpião em elevação, pode ser que você não seja muito forte fisicamente, e, se der livre curso às suas emoções, o resultado pode ser úlceras. Quando Netuno está aflito, frequentemente há uma diminuição da resistência às doenças, e a diagnose dos problemas de saúde se torna difícil. Você se sai bem nas vocações piscianas, como arte, música ou fotografia; do contrário, há indicação de aborrecimentos profissionais bem como de empregados inconfiáveis. Cultive algum hobby criativo para aliviar a tensão mental. Elimine a tendência a se preocupar com coisas pequenas. Com Libra em elevação, sua necessidade de equilibrar e pesar tudo pode torná-lo muito exigente consigo mesmo e com os outros no trabalho; entretanto, você também é intuitivo o suficiente para saber a hora de parar e pode, assim, tornar-se um bom chefe.

IMG_0178.JPG

“Quod hoc ad aeternitatem?” O que é isso comparado com a eternidade?

Já na 12ª Casa, tradicional de Peixes, desvendamos algo sobre o inconsciente, a força oculta, confinamento, tudo o que preferimos manter nos bastidores, como casos e inimigos secretos. Empenhar-se, aqui, significa conquistar a perfeição da alma, pois também é considerada a Casa dos sacrifícios, no sentido original da palavra, em latim: sacro + ofício.

♈ÁRIES na 12ª Casa – Essa pode ser a Casa do autoaniquilamento; Com Áries aqui, pode ser que você seja muito inquieto para fazer um exame interior, sempre querendo agir sem passar por isso. Entretanto, se você não chegar a se conhecer, a segurança interna sempre poderá lhe faltar, o que pode causar-lhe grandes frustrações. Com Touro no Ascendente, esse perigo é parcialmente compensado pela perspectiva estável e pela natureza exterior afetuosa, dependendo, é claro, do posicionamento de Vênus e de Marte. Com Gêmeos ou Áries ascendendo, o sistema nervoso é onerado e o exame interior torna-se imperativo. Durante a juventude, cuide da saúde e resguarde-se contra acidentes. É muito importante encontrar um tipo de trabalho adequado para liberar sua tensão nervosa.

♉TOURO na 12ª Casa – Quando Câncer está no Ascendente, você precisa ter dinheiro para se sentir protegido, porque tem um grande medo oculto de ficar carente nessa área. Você é muito emocional e tem dificuldade em se olhar honestamente. Precisa ser abordado com suavidade e amor. Com Gêmeos no Ascendente, você é capaz de análise e raciocínio, mas nem sempre com objetividade ou total honestidade. O caminho para o seu subconsciente, nesse caso, passa pelo bom senso e pela lógica – não pelas emoções. Entretanto, você tem um lado teimoso que resiste à mudança: sofre com status quo em vez de experimentar algo novo. É um pouco crédulo e precisa acautelar-se contra intrigas, do contrário poderá ser ludibriado na área que mais teme – o seu bolso.

♊GÊMEOS na 12ª Casa – Esse posicionamento favorece a autoexpressão. Frequentemente você tende à morbidez e ao mau-humor, em especial com Gêmeos ou Câncer em elevação. Você tende a agir mais em função do inconsciente instintivo do que da razão e, com Câncer no Ascendente, pode ser bastante psíquico e deveria desenvolver essa capacidade. Sua faculdade intuitiva também é adequada para as áreas da psicologia e da psiquiatria. Tem dificuldade em aprender maquinalmente, mas absorve conhecimentos simplesmente prestando atenção. Quando Mercúrio está aflito, pode haver problemas com a lei ou com o desenvolvimento da segurança interior. Pode ser que você seja superficial e se deixe levar facilmente.

♋CÂNCER na 12ª Casa – Você é altamente sensível, mas o orgulho e o medo de ser ferido podem impedi-lo de demonstrar sua sensibilidade, principalmente com Câncer ou Virgem no Ascendente. Com a Lua mal aspectada, ou num signo mutável, é possível que sua mãe lhe tenha negado amor na infância, deixando-o agora com uma grande insegurança. Você é muito gentil com as pessoas que estão em dificuldades, e assim se sai bem na área de medicina e enfermagem. Com Leão em elevação, você se empenha muito em não deixar transparecer suas áreas vulneráveis. A colocação da Lua no mapa é muito importante aqui, pois as emoções e sentimentos subconscientes moldam sua vida futura.

♌LEÃO na 12ª Casa – Os atores frequentemente tem esse posicionamento, pois brilham através dos papeis que representam, sem nunca revelar seu verdadeiro eu. Com Leão nessa posição, a depressão ou inimigos poderosos podem ser obstáculos importantes. Seu maior sucesso vem através de atividades reservadas – pesquisa, história, cinema, arqueologia ou assuntos semelhantes. Com Virgem em elevação, muitas vezes você é o poder por trás do trono, mas pode ter desgostos com o amor, os filhos, o jogo ou a especulação. Desde que você esteja disposto a brilhar através dos outros, a felicidade está ao seu alcance. Com Leão ou Libra ascendendo, você pode ser tentado a desperdiçar seus talentos, a não ser que o Sol esteja bem colocado.

♍VIRGEM na 12ª Casa – Crítico de si mesmo e dos outros, você prefere escarafunchar os detalhes superficiais em vez de se olhar honestamente. Com Virgem ou Escorpião em elevação, pode ser que você seja atraído por problemas e trabalho em asilos. Você se interessa por saúde e doenças e tenta entender sua natureza, mas precisa tomar cuidado para não ficar hipocondríaco. Qualquer tipo de trabalho que exija atenção aos detalhes e capacidade de trabalhar nos bastidores lhe agrada; porém, é possível que surjam dificuldades quanto à segurança no trabalho e problemas conjugais se Mercúrio receber aspectos desafiadores. Se houver planetas na décima segunda Casa, pode ser que você se interesse por alguma das áreas de psicologia ou aconselhamento.

♎LIBRA na 12ª Casa – Você é capaz de encarar seus problemas muito filosoficamente, mas precisa se encarar sem autopiedade e ver os outros como são, e não como você quer que sejam. De outra forma a sua tendência vai ser culpar os outros pelos seus problemas e nunca aprender a lidar de fato com a vida como ela é. Pode haver um casamento ou caso secreto, principalmente com Escorpião ascendendo. Em geral o seu senso artístico e literário é bem desenvolvido, em especial se Vênus estiver bem colocado. Quando Libra também está em elevação, você tem dificuldade em esconder sua vida particular e seus segredos; de algum modo eles acabam vindo a público.

♏ESCORPIÃO na 12ª Casa – Esse posicionamento pode ser a central elétrica que ilumina o caminho para a mente inconsciente, ou pode ser totalmente destrutivo; a escolha é sua. Parece que você tem inimigos secretos, mas em geral você mesmo é o seu pior inimigo devido à sua incapacidade de se olhar de frente, principalmente com Escorpião em ascensão. Precisa aprender a se regenerar, mas isto só é possível através dos seus próprios esforços. Com Sagitário em elevação, parece que a sua escolha é sempre servir ou sofrer, e é possível que você precise se esforçar muito para erradicar sua tendência ao ressentimento; porém, depois que você faz um profundo exame interior e se aceita, a sua força interior não tem limites.

♐SAGITÁRIO na 12ª Casa – Em geral você conserva uma fé otimista na vida e a sua tolerância e bondade podem acarretar uma profunda compreensão, principalmente se Júpiter estiver bem colocado no mapa. Com Sagitário ou Aquário no Ascendente, você tem maior capacidade de olhar para dentro de si e usar intuitivamente seus recursos interiores. Com Capricórnio em elevação, você precisa de visão e deve aprender a ser compassivo, pois acha, muitas vezes, que nem você nem seu trabalho são reconhecidos. A influência de Júpiter, aqui, pode ser gratificante de uma maneira sutil e oculta; dá-lhe proteção quando você menos espera.

♑CAPRICÓRNIO na 12ª Casa – Com Capricórnio nessa posição, é preciso superar o seu egoísmo inerente, em especial se esse signo também ocupar o Ascendente. A menos que você aprenda a servir aos outros, pode haver muito desgosto na área da vida mostrada pela colocação de Saturno no mapa. Existe uma tendência à artrite e à cristalização das atitudes, porque você dá muita importância ao ego e ao prestígio. A verdadeira humildade é uma lição importante que você precisa aprender. Gosta de trabalhar sozinho, e em geral tem um hobby que você curte na solidão. Entretanto, com Aquário em elevação, Capricórnio nessa posição pode dar-lhe a solidez e a força interior tão necessárias para utilizar o que Aquário tem a oferecer de melhor sem se tornar um excêntrico – hoje lá em cima e amanhã lá embaixo.

♒AQUÁRIO na 12ª Casa – Urano é conhecido como “o despertador”; assim com Aquário na cúspide da Casa do subconsciente, o seu despertar interior torna-se mais importante que tudo o mais. Urano é um planeta transcendental, e a maioria das pessoas só reage à sua influência longínqua e um pouco abstrata depois da maturidade; assim, é possível que você sinta um tumulto e uma agitação interiores que só consegue explicar de verdade depois do primeiro retorno de Saturno, mais ou menos aos 29 anos. Isso se aplica principalmente quando Áries se eleva. Com Aquário em elevação, você se ressente enormemente com qualquer tipo de restrição, porém como está mais acostumado ao sentimento uraniano, aprende a lidar bastante bem com suas emoções, a menos que Urano esteja muito desafiado no horóscopo. Com Peixes em elevação, em geral a sua intuição é bastante desenvolvida, você sente empatia pelos menos favorecidos e por todos os necessitados. Essa combinação Aquário-Peixes faz com que você fique mais feliz quando está prestando algum tipo de serviço ou trabalho para as pessoas menos favorecidas; também faz de você uma pessoa bastante reservada, alguém que sempre mostra uma face diferente ao mundo, uma máscara que esconde seu verdadeiro ser. É um bom posicionamento para atores. Num mapa fraco, existe a tendência ao escape pelo álcool ou pelas drogas.

♓PEIXES na 12ª Casa – Esta é a Casa natural de Peixes no mapa plano; em consequência, você lida bem com as questões da décima segunda Casa, a menos que Netuno esteja mal aspectado no horóscopo. Com Touro ou Peixes em elevação, você tem um pronunciado senso de serviço pessoal e está sempre pronto a ajudar os desfavorecidos. A menos que Netuno esteja bem colocado, pode haver considerável solidão e desapontamentos na sua vida, porque frequentemente você subestima ou superestima os outros; também tem dificuldade em se enxergar honestamente. Às vezes precisa de solidão para recarregar suas baterias. Mas também precisa se precaver para não se esconder dos outros ou fazer o papel de mártir. Com Áries no Ascendente, você avança com bastante vigor, como se quisesse esconder a sensibilidade e a vulnerabilidade que de fato sente, subconscientemente e bem lá dentro. Se o regente do Ascendente estiver colocado na décima segunda Casa, você terá a capacidade de se enxergar muito mais objetivamente, e campos como a psicologia ou o aconselhamento podem ser muito bons para você.

Provérbios Flamengos – Pieter Bruegel

IMG_0176.JPG

A obra “Provérbios Flamengos”, pintado em óleo sobre madeira (1,17 x 1,63) é de 1559 e está exposta no Museu Estatal de Berlin, na Alemanha.

Pieter Bruegel (1525-1569), o “Pai”, ou ainda, “O velho” (para distingui-lo de seu primogênito, também pintor), nasceu em Breda e é considerado o maior pintor flamengo do século XVI. Por gostar de se misturar aos rústicos camponeses, fonte de inspiração de sua arte, era conhecido como “Bruegel, o camponês”.

Ao entreter e também instruir, a obra que trazemos para ilustrar esse post, “Provérbios Flamengos” (ou holandeses) explicita mais de cem adágios populares, dos quais selecionamos alguns, bastante conhecidos.

Satírico e bastante perspicaz, contrário ao ideal de refinamento italiano, Bruegel flagra e chama a atenção para o engodo, o ridículo, o patético, o tosco, enfim para as caóticas mundanidades que permeiam o cotidiano da maioria das pessoas.

Atentar à sabedoria presente na revelação de cada uma dessas figuras, além de diversão na certa, faz refletir sobre nossa própria conduta e nos leva a ponderar se não estamos repetindo as tolices denunciadas através de suas pinceladas.

Para facilitar a compreensão da cena com o provérbio correspondente, dividimos a obra em quatro partes e numeramos. Como fonte de pesquisa, cito Robert Cumming e Gemäldegalerie, Staatliche Muzeen zu Berlin. Preuischer Kulturbesitz.

IMG_0174.JPG

1 – “As bolachas nascem no telhado”: ou seja, a abundância vem fácil e a pessoa pode se dar ao luxo do que chamavam de “viver à francesa”.

2 – “Viver debaixo da vassoura”: casal que mora junto sem ser casado pela Igreja, em concubinato. Na época, isso era visto como desonroso. Outro provérbio associado à vassoura diz: “A vassoura está à porta”, ou seja, os patrões (os pais ou o marido) não estão em casa, portanto “tá liberado”.

3 – O homem na janela do meio está a “Olhar por entre os dedos” (fechar os olhos a uma irregularidade ou a um erro porque disso se tira proveito de alguma maneira) e também “A faca está pendurada”, trata-se de um velho adágio indicativo de desafio.

4 – “Defecar sobre o globo”, ou seja, roubar nas cartas (o de casaco vermelho) ou não dar a mínima para as leis, as regras. Atrás dele, dois homens “Agarram-se pelo nariz” (enganam-se mutuamente). Sobre essa cena, há ainda os provérbios: “Os dados estão lançados” (a decisão está tomada) e também: “Os loucos recebem as melhores cartas” (a abundância é dos inocentes).

IMG_0177.JPG

5 – “Assando arenques”, diz-se de um tolo que assa arenques para comer as ovas. À frente dele, outro tolo está a “Cair entre dois banquinhos” ao tentar sentar-se em ambos, indicativo de desmedida ambição, de ganância.
6 – “Carregar fogo e água” é alguém que não sabe o que quer e/ou abraça opostos.
7 – O pilar representa a Igreja, o homem de camisa azul o abraça e ao mesmo tempo, morde, isso significa que guarda seus segredos: “Debaixo do chapéu”, atitude típica do hipócrita que esconde seus vícios pensando que ninguém os vê.
8 – “Demônio caseiro”, representa as esposa tirana, que é capaz de fazer até o diabo temê-la.
9 – “Bater com a cabeça na parede”, é agir como esse tolo que empunha uma faca e também “Dar murros com ponta de faca”.
10 – “A porca faz transbordar o tonel”, ou seja, a má gestão, a negligência gera desperdícios.
11 – “Armado até os dentes” (bem preparado) e “Colocar o guizo no gato”, assumir a realização de uma tarefa perigosa.
12 – “Tosquiando o porco”, ou ainda “Muito trabalho para pouca lã”, diz-se de tarefas vãs.
13 – “Uma enfia o fuso e a outra fia”, refere-se às duas linguarudas, fofoqueiras, maledicentes que espalham calúnias.
14 – “Ele muda o dia com cestos”, ou seja, perde tempo com coisas inúteis.

IMG_0181-0.JPG

15 – “Agarrar o casaco de acordo com o vento”, ou seja, ser oportunista, mudar de opinião ao sabor das circunstâncias.
16 – “Lançar as penas ao vento”: perder o fruto do seu trabalho, agir irrefletidamente.
17 – “Passar do boi para o burro”, significa fazer maus negócios, cair de posição social.
18 – “Não sabe se vai ou se vem”, diz-se do homem de capuz vermelho que está empurrando a porta com seu traseiro.
19 – “Cego guiando cegos”, quando um cego guia outro, os dois caem na vala. Ou ainda, um alerta para o fato de que os estúpidos tendem a seguir outros estúpidos.
20 – “A viagem não acabou só porque avistamos a igreja e o campanário”, ou seja, o fim não foi atingido senão quando concluímos completamente a nossa tarefa.
21 – “Os peixes grandes engolem os pequenos”. Os fracos são vítimas dos fortes.
22 – “Pescar por trás da rede”, perder a oportunidade.
23 – “Não suportar que o sol brilhe na água”, diz-se de pessoas invejosas, àquelas cuja opulência do próximo incomoda.
24 – “Jogar dinheiro por água abaixo”, ou pela janela, desperdiçar os seus bens.
25 – “Jogar o manto na cerca”, nosso atual “Jogar a toalha”, quando se desiste de algo.
26 – “Uma enguia apanhada pelo rabo foi apenas meio apanhada”, deve-se esperar o resultado final antes de sair cantando vitória.
27 – “Com o couro dos outros se talham belas correias”, ser generoso com os bens dos outros.

IMG_0180-0.JPG
28 – “Acende uma vela para Deus e outra para o diabo”, diz-se dos interesseiros e hipócritas.
29 – “Sangrar o porco pela pança”, ir direto ao assunto; sem apelo.
30 – “Dois cães nunca estão de acordo sobre um osso”, encarniçarem-se sem acordo.
31 – “Atirar pérolas (flores) aos porcos”. Dar algo valioso a quem não sabe reconhecer o valor.
32 – “Botar a capa azul no marido”. Atitude da esposa adúltera, que desonra o marido.
33 – “Tapar o buraco depois que o bezerro já se afogou”, ou seja, tomar precauções depois que já não adiantam mais.
34 – “Tem o mundo na palma da mão”, diz-se do Sábio. Reparem que porte elegante!
35 – “Perdido dentro do globo”, a cena representa a tolice (repare que o sábio lamenta).
36 – “Não adianta chorar pelo leite derramado”: não se pode reparar os estragos causados.
37 – “Cair através do cesto”: um apaixonado recusado; não ter êxito numa missão ou ainda, “Estar suspenso entre o céu e a terra”, meter-se numa situação embaraçosa e não saber como sair dela.
38 – “Apanha o ovo da galinha e deixa fugir o do ganso”, ou seja, faz más escolhas.
39 – “Tem dificuldade em chegar de um pão ao outro”: não consegue concluir algo.
40 – “O amor encontra-se mais do lado de onde pende a bolsa”. Quem tem dinheiro não fica sozinho(a).
41 – “Por uma barba de estopa em Nosso Senhor”, ser falso, tentar enganar alguém.

E você, tem algum provérbio para enriquecer nosso Post?

IMG_0179.JPG

Eis um mapa que explicita grandes desafios. Vejamos quais!

O Sol no emotivo signo de Câncer indica alta sensibilidade. Em conjunção com o planeta Urano, acarreta certa “eletricidade” (tensão), stress (observe que Urano também faz conjunção com Marte), enfim, uma carga emocional bastante excessiva.

Mercúrio em Gêmeos propicia uma inteligência aguçada e muito intuitiva. Em conjunção com Vênus em Câncer, dota de uma fala agradável, memória incrível, além de uma tendência natural a ser amoroso, cuidar, alimentar e zelar pela família.

Aliás, a família é o palco principal do desenrolar de toda essa psique, pois há muita Água na esfera solar: temos um “stelium” (concentração de planetas) na 5ª Casa, ou seja, é na esfera de experiências ligadas aos filhos, à criatividade, ao amor (assuntos leoninos) que toda essa emoção e sensibilidade são levadas a atuar. Sol, Urano, Mercúrio e Vênus nessa Casa indicam filhos brilhantes, arrojados, inteligentes e amorosos.

O Ascendente em Aquário revela que o “eu” dá vazão ao que é por estar no grupo, lutar por algum ideal, estar à frente, enxergar as coisas sob um prisma de originalidade e de forma quase instantânea. Com o regente do Ascendente (Urano) em Câncer, agregar, cuidar, alimentar é o que dá sentido a essa Alma.

A Lua em Áries, na 2ª Casa indica oscilações nas finanças: ora gasta demais; ora poupa demais. Trata-se de um bolso bastante agitado no que se refere às entradas e saídas. Em Áries, é de rompantes. Mas, fazendo trígono com Júpiter, os recursos estão favorecidos.

Plutão em Leão traz propensão ao trabalho ligado à cura. Talvez de crianças, pois está em Leão. Marte e Júpiter na 6ª Casa conferem um dia-a-dia bastante agitado, atarefado mesmo. Esgotamento físico é algo a se atentar, no entanto, atual trânsito de Júpiter por Leão augura boa saúde.

A 7ª Casa está em Leão, ou seja, o posicionamento é afortunado para uniões matrimoniais, parcerias e sociedades. Mas Netuno em Libra pode conferir uma pontinha de ilusão na ideia que faz de casamento.

Ainda sobre esse Netuno em Libra, na 9ª Casa, indica que a percepção do divino é colorida por um quase indistinguível nevoeiro, ou seja, não há clareza sobre o que seja esse “Deus”, embora a Fé seja profunda, é testada. Mas é a presença de Saturno em Escorpião, também na Casa da religião e da filosofia que chama para um aprofundamento nas questões de foro íntimo. É como se a pessoa sentisse a mão pesada de um ‘deus’ exigente, duro, inflexível. Ou simplesmente obscuro.

No quadrante superior esquerdo não há planetas, indicando que a vida se dá muito “interiormente”: a pessoa é tímida, não se expõe, não se envolve em nada que fuja a alçada de seu alcance diário, cotidiano. Uma vez que seu Ascendente é Aquário, a participação, a atuação nos grupos fica comprometida e esse desequilíbrio sobrecarregará a esfera onde está o “Stelium” (Câncer) alinhavando dramas próximos, os enredos familiares.

O trígono entre a Lua e Júpiter aponta que sempre haverá quem cuide dessa pessoa.

A quadratura entre a Lua e Mercúrio que excesso de emoções e sentimentalismos pode obscurecer o raciocínio e clareza das ideias.

Numa das setas amarelas, assinalei o atual trânsito de Plutão por Capricórnio, o que abala um pouco as estruturas e exige que a pessoa extraia poder por si e de si mesma, mas através dos contatos com grupos e associações que frequente. O fato de estar quase fazendo oposição ao Sol natal implica na diminuição da vitalidade.

Entretanto, o mais digno de nota é o atual regresso de Saturno ao local que estava quando o nativo nasceu, no signo de Escorpião (seta amarela no topo da mandala). E, na 9ª Casa, onde se enfrenta uma busca de sentido para as coisas. O que se roga é que se perca o medo de correr riscos, de voar, que se compreenda que sim, talvez Deus esteja mesmo ocupado e que tenha nos deixado “no escuro”, mas isso não significa que não nos ame. Em resumo, a busca por uma experiência mística pode levar aos píncaros de uma epifania. Ou nos fazer sentir como se estivéssemos prestes a ser tragados por Caríbdis (redemoinho que se forma no mar e “engole”, tragando tudo o que vem pela frente). Manter a cabeça fora d’água (emoções sob certo controle) confere a lucidez necessária para não se morrer afogado. Até quando? Dentro de um ano Saturno sai de Escorpião. Tudo passa, dizia Heráclito.

Curiosamente, não há nenhum planeta nos signos de Terra. Psiquicamente, a pessoa tende a erigir alicerces reais, concretos, palpáveis, mensuráveis a fim de encontrar a estabilidade necessária para poder dar vazão à sua vulnerabilidade (muitos planetas em Água).

Atentemos ao fato de que excesso de Água numa esfera de Fogo, não “casa”. A saída, para Água é a Terra (trabalho, propósito, objetivo) e, sendo no Fogo de uma naturalmente festiva 5ª Casa, busquemos o refresco do elemento Ar (conhecimentos, cursos, passeios, festas, amigos, alegrias) a fim de amenizar, de arrefecer e equilibrar a carga emotiva.

YOU MIGHT ALSO LIKE

ASTROLOGIA: O quarto (e o parceiro ideal) de cada signo!
October 12, 2017
Qual a viagem ideal para cada signo?…
June 26, 2017
Qual o vestido de noiva ideal para o teu signo!
May 15, 2017
Previsões para 2017!!! Pela Prof. Luciene Felix Lamy
January 02, 2017
Meu mapa astral… parte 2
August 09, 2016
Meu mapa astral… parte 1
August 08, 2016
ASTROLOGIA: Plutão no mapa – morte & renascimento!
July 22, 2016
ASTROLOGIA: Netuno no mapa & na alma! por Luciene Felix Lamy
June 24, 2016
O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!
April 15, 2016

47 Comments

Sara
Reply 20 de October de 2014

A perfeição desses textos! AMO todos eles! Tão bem escritos, poéticos e objetivos ao mesmo tempo! Por um livro da Luciene, djá! :-)

    Luciene Felix Lamy
    Reply 20 de October de 2014

    Sara, minha donzela,

    Sério que tivesses paciência para ler tudo isso em plena 2ª feira?

    Bem, das Casas 6 e 12, basta que se detenha às que te dizem respeito;
    Quanto à análise do mapa, talvez só interesse à própria dona e,
    Sobre a obra de Bruegel, GENIAL! Vale clicar nas imagens (ampliá-las) e observar o preciosismo dos detalhes.

    Nem me fale em livro, menina: estou atarefadíssima justamente por conta disso.
    Espero que tenhas feito teu mapa e tenhas copiado os trechos que se referem a ele. Logo mais, vamos mobiliar tudo isso, no capricho. ;)

    Beijos mil,
    lu.

      Sara
      Reply 21 de October de 2014

      Lu! Mas é claro que eu já separei tudo o que me diz respeito! rsrsrs Mas o teu dom da escrita é tanto que eu leio tudo, penso no mapa do marido, da mãe... rsrsrs OBA! Teremos um livro a seguir! Sou fã! Um abração e obrigada por compartilhar isso tudo com a gente!

      Jessica
      Reply 24 de March de 2016

      Acho um saco blogs q copiam textos de outros blogs. Atrasa a pesquisa e não contribui em nada

        consueloblog
        Reply 25 de March de 2016

        Não sei bem a o que vc está se referindo, pois tudo aqui é texto original. bjs c

Maria Benincasa
Reply 20 de October de 2014

Bom dia Salotto, bom dia Lady, bom dia Luuuuuu!
Que maravilha tudo isso!! Dei uma lida, mas com certeza vou ter que encontrar um tempo para estudar tudo o que vc escreveu!! Já estou me sentindo mais sabida depois dessa aula!!!
Parabéns e obrigada por nos proporcionar esse conhecimento!
bjs da roça

    Luciene Felix Lamy
    Reply 20 de October de 2014

    Maria Benincasa,

    Ô amiga querida!
    Leia sim, "o camponês" vale a pena, é diversão na certa.
    E, arrase quando estiver em Berlin! \o/
    Sou eu quem agradece por estar apreciando.
    Beijos do mar,
    lu.

Denise Luna
Reply 20 de October de 2014

Lu,
Que texto mais fantástico sobre os Provérbios Flamengos – Pieter Bruegel. Adoro essa sua análise. Vou repassar para muitas amigas que apreciam arte, como eu. Que delícia. Você é uma craque, querida.
Bjs e obrigada, por me fazer mais culta!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 20 de October de 2014

    Denise,

    Menina, mas não é outra coisa contemplar a obra assim?
    São quase 120 provérbios. Postei 41. Mas tô doidinha para postar os demais.
    Essa obra tem tudo a ver com as Casas analisadas nesse Post: caos e ordem.
    Obrigada por me fazer útil. \o/
    Beijãozão,
    lu.

      Denise Luna
      Reply 21 de October de 2014

      Nossa, Lu, bota ÚTIL nisso!!!!!!!!!!! Amo essas suas análises!
      Bjs

Andreia Mota
Reply 20 de October de 2014

Lu querida, eu tenho 2 signos em cada casa, devo ler os dois para cada uma? Aquele que estiver em maior proporção será o predominante? Ou isso pode mudar? Bjs ;)

    Luciene Felix Lamy
    Reply 20 de October de 2014

    Olá, Andreia,
    Leia ambos, sim. Mas a que prevalece mesmo é a maior Casa.
    principalmente se houver algum planeta nela. ;)
    Qualquer dúvida, tô às ordens!
    Beijos,
    lu.

      Andreia Mota
      Reply 20 de October de 2014

      Obrigada Lu, tudo anotadinho. Bj grande

Maria Vilma
Reply 20 de October de 2014

Minha querida Lu! Post lindo, como sempre!
Vale ser repetitiva...??? Hahaha... Para, verdadeiramente, valorizar o que o
outro faz... Vale!
Você já sabe que eu sou uma fã apaixonada pelo seu trabalho... Que sou uma admiradora encantada pela maneira como vc pesquisa e generosamente
semeia saberes... Também, não é segredo que eu sou amante das palavras, de curiosidades, mitos, lendas... poesia... e tenho candura por ditos populares.
Por essa perspectiva, este post de hoje, é um prato cheio, pra mim... Eu diria, abarrotado: de amor, grandezas, miudezas, belezas e o gosto é de pura
sabedoria.
Num tempo de informações rasas e supersônicas, vc, poeticamente, nos
convida a aprofundarmos um pouco mais, nos presenteia com belas sementes
e nos ensina como acomodá-las melhor, para que deem boas mudas e
bons frutos...!
A propósito, há um provérbio oriental, do qual eu gosto muito!
“Para plantar há escolhas. Para colher, apenas o que plantamos.”
Muito obrigada, pelas belas e generosas semeaduras, Lu!
Um grande abraço! MaVi

    Luciene Felix Lamy
    Reply 20 de October de 2014

    MaVi,

    Tenho que confessar: pensar em você sempre me leva a confirmar que vale a pena pesquisar, escrever, entreter. Afinal, tudo o que ansiamos é ter com quem compartilhar nossas descobertas.

    Eu sei que você - Alma tão distinta e sublime - valoriza cada sementinha que acalento.

    Adorei esse provérbio! Também na seara das semeaduras, há um outro que diz: "Quem semeia vento, colhe tempestade".

    Um grande beijo e, muito grata por suas palavras, amiga!

    lu.

      Maria Vilma
      Reply 21 de October de 2014

      Eu é que lhe agradeço, amiga! Que vc seja sempre essa árvore frondosa, vicejante, semeadora de sabedoria e alargadora de valores inestimáveis...
      Dizem, inclusive, que os antigos acreditavam que era na árvore que moravam os deuses... Há melhor lugar para procurar abrigo...?!?
      Bjs, MaVi

        Luciene Felix Lamy
        Reply 22 de October de 2014

        Realmente, MaVi.
        A analogia com a árvore é perfeita (do conhecimento).
        Beijãozão, amiga.
        lu.

Mari
Reply 20 de October de 2014

Oi Lu, minha querida Profe Filosófa!! adoreei o post, aliás como sempre!! fiquei pasma de ver o quanto esses provérbios de séculos atrás nos acompanham até os dias de hoje!
Gosto muito de observar tds os detalhes do quadro! obrigado p essa aula incrível!! ;)
Bjuss

    Mari
    Reply 21 de October de 2014

    * Filosofa ..rsrs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 22 de October de 2014

    Que bom que gostou, Mari.
    Clicando sobre as imagens, elas ampliam e dá para enxergar melhor.
    Atemporais, os provérbios revelam grande saberdoria. ;)
    Beijos mil,
    lu.

Maria Celeste Argolo Pinheiro
Reply 20 de October de 2014

Sou de muito sua grande fã, parabéns e obrigada por sabedoria sem limites. Muita Luz Lu.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 22 de October de 2014

    Ô, Maria Celeste,
    Sem limites é o que temos a aprender, amiga. O que é muito bom! :)
    Mil beijos,
    lu.

Ana Maria
Reply 20 de October de 2014

Prezada Luciene, embora a cúspide da minha casa 6 seja em Peixes, meu ASC e Libra (e não Virgem ou Escorpião). Existem outras possibilidades, se houver casas interceptadas. Entretanto, sua disposição em dividir seu conhecimento e didatismo sobre assunto tão cheio de sutilezas são muito bem-vindos. Abraço!

vera
Reply 21 de October de 2014

Lu, mais uma vez obrigada por tanta informação e beleza!
Tenho dúvidas: na minha casa 12 (em Leão), estão a Lua, Júpiter e Plutão. Ah, e um True Node. O que isso significa? Minha casa 6, em Aquário, não tem nenhum planeta.
Bjs.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 22 de October de 2014

    Vish! Tanta coisa numa 12ª Casa, não é?
    Vocação para ser "Santa", rsrsrs.
    Me passe seu mapa (ou seus dados) por e-mail (mitologia@esdc.com.br) que dou olhada com calma. ;)
    beijos,
    lu.

Natália Andressa Baffatto
Reply 21 de October de 2014

Como eu ADORO esses posts! Obrigada por trazer essas informações a nós!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 22 de October de 2014

    Ah, Natália...
    Não imaginas o quanto estou feliz em ler suas palavras, amiga!
    Conhecimento é uma colcha de retalhos na qual, cada pedacinho engrandece o "Todo". Compartilhar é o que faz valer a pena toda e qualquer pesquisa.
    Mil beijos, felicidades,
    lu.

Ritinha Medina
Reply 22 de October de 2014

LUUUUUUUU,
Seus posts estão cada vez mais elaborados, caprichados.
E a 'planta' de nossas casas melhor visualizada, embora eu ainda precise estudar muuuuito prá não me confundir entre quarto, cozinha e banheiro.
Adoro provérbios populares - incrível a capacidade de sintetizarem, em uma ou duas frases, as vivências/experiências universais q nos caem feito luvas. É ler e vestir as carapuças...
Qto a análise do mapa da Salottisa, se for quem estou pensando, vc acertou em CHEIO!!!
Eu q a 'conheço' faz tempo, nunca tinha posto reparo em umas tantas potencialidades (para o 'Bem ou para o Mal') q vc tão bem Des-Envolveu!!!
Entendo agora do q se trata o tal strip-tease psíquico...
Grazie mille, minha querida amiga.
E à Mestra, todo o meu carinho!
Bjkas,
PS - Na sessão tira teima: "A 7a Casa está em Leão". Mas não é a 6a Casa q lá se encontra?!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 22 de October de 2014

    Ritoka, amiga tão querida,

    Na diagramação, o Post ficou um pouquinho embaraçado (Consu está sem seu micro habitual), eu deveria ter inserido mais imagens, talvez (a auto-crítica de um Virgem na 10ª Casa é notória).

    Menina, você acredita que "travei" na análise do mapa de nossa amiga?
    Fiquei buscando algo de inusitado, de revelador, de diferente, mas tudo o que conseguia "apanhar" era o que já havia dito a ela, quando estávamos todas juntas... :(

    Quanto à questão das Casas 6 e 7, sim, a 6ª está mesmo no finalzinho de Câncer (considera-se a divisória interior, em azul claro) e a 7ª tem seu início no finalzinho de Leão. Permanece o que escrevi acima.

    Mas vale a pena complementar que, onde está o planeta Plutão é onde sofremos algum grau de uma incômoda humilhação em nossa vida.

    No caso do mapa acima, por Plutão estar no signo de Leão (o ego, a criatividade, os filhos, os romances, os jogos) e na 6ª Casa (tradicional de Virgem, cujos "assuntos" tratamos justamente nesse Post), dá-se para inferir que há sensação de impotência e um desejo profundo de auto-aprimoramento e um quê de imbuir-se na busca pela "perfeição", no ser/fazer "tudo certinho" na seara leonina.

    Realmente, DEPOIS de iniciar-se em Câncer, a 6ª Casa é totalmente Leão. Virgem, o signo tradicionalmente associado aos assuntos da 6ª Casa meio que "eclipsa" o fulgor que o Sol leonino naturalmente reivindica. O que quero dizer é que, a régia e exibida vibração "solar" (vide temas/assuntos leoninos) são meio que obrigados a certa restrição por estar justamente numa área de vida virginiana (6ª Casa) e Virgem delimita e limita, examina, exige precisão. É como se "obrigasse" o Sol (na verdade os assuntos solares/leoninos) a fazer dieta, a se auto-aprimorar. Tudo isso porque ambiciona - nada mais, nada menos -, que fazer o melhor.

    O sol acaba de ingressar em Escorpião, o que vai dar uma aliviada e tanto no Saturno (natal e em trânsito atual) dela. E, o atual trânsito de Júpiter em Leão (alegria e sorte com os filhos, o romance, os jogos, a criatividade, etc), trará as glórias que tanto (secretamente) almeja nas questões de 6ª Casa.

    Muito, muito obrigada por seu comentário, amiga.
    Que todo o Olimpo nos abençoe, Ritinha. Sempre.
    lu.
    PS: A análise de um mapa é sempre pessoal e intransferível. Um astrólogo pode "enxergar" indícios, levantar questões, propor reflexões. Mas como diz outro sábio provérbio: "Só quem sabe onde o sapato aperta é quem calça".

Ritinha Medina
Reply 22 de October de 2014

Ah queridíssima Lu,
Impressionante a sua capacidade de desanuviar (espanar as nuvens, raios e trovões) clarificando os assuntos mais intrincados e nebulosos que habitam as nossas casas astrológicas...
Fico me perguntando onde será q se encontra o SEU Netuno??? (deixa de ser xereta, Ritoka! A Prófis é craque mesmo).
Alertei minha 'amiga de infância' - sortuda q só por ter tido seu mapa analisado pela Mestra - q agora é com ela.
É preciso ler, reler, esmiuçar apreender e aprender sem reclamar. As peças estão aí e ela q se divirta tirando proveito do seu quebra cabeças.
Ele é lindolindo porque é ÚNICO e só dela...
Thanks again!
Bjkas,
PS - Como vc bem descreveu, sendo ela tímida, não vai dar o ar da sua graça por aqui. Tolinha...

    Luciene Felix Lamy
    Reply 24 de October de 2014

    Ritoka,

    Meu Netuno está em Escorpião, na 12ª Casa.
    E esse posicionamento, como todos, tem vantagens e desvantagens.
    Uma das vantagens é a propensão a captar o "oculto". Uma das desvantagens tb é essa, rsrsrs. Até porque, o "oculto" de Escorpião é... Tenso!

    Nossa amiga precisa ponderar sobre um meio de dar vazão a tanto povoamento nas Casas 5 e 6 através do envolvimento nos asssuntos das Casas 11 e 12, ou seja, as Casas opostas/complementares. A "saída" sempre se encontra à nossa frente, está diante de nós, literalmente. ;)

    Câncer, o carangueijo é tímido mesmo ("sarta" de banda), mas soube que ela adorou a análise do mapa. E ainda vai se divertir muito com nossa Coluna.

    Mil beijos, saudades e até novembro, em nosso super-ultra-mega "Encontrinho" do ConsueloBlog. \o/

    lu.

Carol R.
Reply 22 de October de 2014

Lu
Que post rico, você sabe que apanho na astrologia e preciso de uma consulta pessoal rs.
Mas, seus posts sempre trazem algo a mais. A interpretação do quadro de Pieter Bruegel é maravilhosa.
Excelente querida.
bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 24 de October de 2014

    Carol, donzela,
    Qualquer dúvida, posso tentar ajudar a elucidar, amiga.
    Foram aventados 118 provérbios presentes nessa obra. Aqui, postei 41.
    Pretendo inserir as demais e disponibilizar num site. Aguarde. ;)
    Mil beijos, saudades...
    lu.

claudia
Reply 23 de October de 2014

luciene, bom dia

só hoje vi os seus posts e adorei!! será que é possivel ajudar-me a interpertar o meu mapa astral? obrigada

    Luciene Felix Lamy
    Reply 24 de October de 2014

    Claro! Com todo prazer, Claudia. :)
    Me envie seus dados por e-mail acompanhado de uma pergunta específica.
    Mil beijos,
    lu.

Norma de A. Cardoso
Reply 29 de October de 2014

Lu,
Ficou sensacional o post. A tua análise dos Provérbios Flamengos – Pieter Bruegel ficou primorosa. A altura da obra.
Quando quiseres tirar férias de Capricórnio, venhas para o lado de Virgem, que gabaritada para isso já estais: Capricho transborda ...
Bjo e obrigada por auxiliar na mais importante viagem, a do autoconhecimento.
Norma Cardoso
P.S.: Só hoje, consegui uma 'máquina' que prestasse p/ler o Post. Netuno de casa 12 em Libra é o 'decorador' do zodíaco ... quer tudo 'lindinho' :) Nac

luciene felix lamy
Reply 25 de March de 2016

Artigos originalmente publicados no jornal jurídico Carta Forense (SP) disponíveis em meu Blog - De 2006 até o presente: dez anos! \o/

Filosofia * Ensaios * Clássicos da Literatura * Mitos Greco-romanos

FILOSOFIA:

Parmênides, Heráclito e a Caixa de Pandora
Platão e Aristóteles
Ser ou não ser? Eis a questão. Ser e não ser? Eis a confusão.
Sofistas – O que é a Verdade?
O que é dialética?
Retórica e Ética – Sócrates x Górgias
ETHOS: entre a verdade e a invenção das razões
Platão e o Mito da Caverna – O que é ser filósofo?
A alma em Platão – O paradoxo de sermos diferentes e semelhantes
Qual é a instância da Alma (psyché) que nos incita à guerra?
O Banquete – Platão: o que é o Amor?
A Prudência em Aristóteles e a questão da sustentabilidade
A Amizade em Aristóteles e em tempos de internet
Descartes: o método cartesiano
Kierkegaard: a conduta humana e os estágios estético, ético e religioso
Maquiavel: pioneiro numa teoria do Estado
Kant: é possível a metafísica como ciência?
Kant e uma filosofia da História – Para onde caminha a humanidade?
Foucault e a Parresía – A coragem de dizer a verdade
Foucault – O poder do discurso
Etienne de La Boétie – Discurso da Servidão Voluntária
Giovanni Pico Della Miràndola – O que confere dignidade ao homem?
Sartre – “O inferno são os Outros”
Darwin, Nietzsche e Freud: Deus está morto?
Freud e a busca pela felicidade
Hannah Arendt – No murmúrio da multidão a consciência adormece
Charles Sanders Pierce – A Lógica Pragmática
Charles Sanders Pierce
Adam Smith – Autodomínio sobre o Orgulho e a Vaidade
Adam Smith – Autodomínio e Falso Autodomínio
Introdução à Fenomenologia
Heidegger e uma Filosofia da Existência
As cinco etapas do movimento de realização da realidade – Parte I
As cinco etapas do movimento de realização da realidade – Parte II
Nietzsche e o caráter constitutivo de nobreza
Nietzsche – Culpa, Castigo e... Festa?
Destino, Liberdade e Ética
Xenofonte - Lições de Economia com Sócrates - Parte I
Xenofonte - Lições de Economia com Sócrates - Parte II
Do mito ao lógos - a descoberta da Filosofia
O mito de Er - Escolha da vida em Platão
Tratado Sobre a Tolerância - Voltaire e UNESCO
Movimentos filosóficos helenísticos: os cínicos
Movimentos filosóficos helenísticos: os estoicos
Movimentos filosóficos helenísticos: os epicuristas
A Vontade de Crer - William James - Parte I
A Vontade de Crer - William James - Parte II
PLATÃO - O mito do anel de Giges
A atemporalidade dos ensinamentos de Maquiavel - Parte I
A atemporalidade dos ensinamentos de Maquiavel - Parte II
Platão: Político - Parte I
Platão: Político - Parte II
Platão: Político - Conclusão
IMIGRANTES: O mal-estar na civilização (Freud) - Parte I
IMIGRANTES: Hobbes e o Estado - Parte II
A vontade em Thomas Hobbes
Da Amizade - Michel de Montaigne - Parte I
Da amizade - Michel de Montaigne - Parte II
O mito de Thoth - Platão

ENSAIOS:

Existirpontocom: com quem se relacionar?
Tragédia, Terror & Ética (sobre os atentados em Paris)
O mais perverso e, paradoxalmente, o mais sublime do Universo
Renascimento: Botticelli e a Virtude da Coragem
Renascimento: Giotto e a traição de Judas
Volta às Aulas! "Sapientia et augebitur scientia"
Vaidade: "Vanitas vanitatum et omnia vanitas" - Eclesiastes
CONSUMO versus CONSUMISMO - Zygmunt Bauman
Amor cortês – Pedagogia do Amor Nobre
Os Sete Pecados Capitais
Zygmunt Bauman – Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos
A Família – Parte I (Elisabeth Roudinesco)
A Família – Parte II (Os idosos)
Por que cremos?
Incesto e Pedofilia
Exploração das ninfetas – eichmannite é não pensar
Homo consummus desenfreorus: est Sapiens?
Etiqueta: entre a virtude e a hipocrisia
O que é o Homem?
Magia, Mito, Rito e Religião
Respeito às crenças religiosas. Questão de Justiça!
Guerra e Paz - Ontem, hoje e sempre! Zeus Kxenós "Lei" da Hospitalidade

CLÁSSICOS DA LITERATURA:

Um recorte da Utopia de Thomas More
Os sete enforcados - Leonid Andreiev
Um inimigo do povo - Henrik Ibsen (Parte I)
Um inimigo do povo - Henrik Ibsen (Parte II)
Memórias do Subsolo – Fiodor Dostoiévski (Parte I)
Memórias do Subsolo – Fiodor Dostoiévski (Parte II)
O último dia de um condenado - Victor Hugo
Como distinguir o amigo do bajulador (Plutarco) - Parte II
Como distinguir o amigo do bajulador (Plutarco) - Parte I
Medeia e a Tragédia da Alienação Parental
Antígona – Embate entre a Lei Divina (Thémis) e a Lei dos Homens (Diké)
Aristófanes – As nuvens
Aristófanes – A vitória do discurso injusto sobre o discurso justo
Aristófanes – Pluto: a quem a riqueza acompanha? (Parte I)
Aristófanes – Pluto: a riqueza (Parte II)
A morte de Ivan Ilitch – Leon Tolstói
Crime e Castigo – Fiodor Dostoiévski
O Mercador de Veneza – Shakespeare
Justiça ou Vingança? Defesa de Shylock por Rudolf Von Ihering
Paraísos Artificiais – Charles Baudelaire

MITOS GRECO-ROMANOS:

Mito e razão
O Mito de Tântalo
Hamartía – O exterminador do futuro
Mito da deusa grega da Sabedoria e da Justiça
A violência da Justiça – Heráclito e Horkheimmer
Ares e Athena – Arautos da Guerra
O Matriarcado e o voto de Minerva
Mito Grego da Medicina – Apolo, Quíron, Asclépio e Hipócrates
O narcisismo no mito grego
Fúria de Titãs – O mito de Perseu e Andrômeda
Prometeu – Direitos do Homem e Hýbris
O mito de Sísifo – O que você faz enquanto a morte (Thánatos) não vem?
Pigmalião e Galateia - A idealização do ser amado
O Mito do Rei Midas - A sociedade de jumentos
Apolo e Dafne - O mito da origem do amor não correspondido
Um flagrante de adultério e o mito do Hermafrodito
Eros & Psiquê - Qual é a condição 'sine-qua-non' para o Amor?
O mito do Minotauro - A tragédia da ganância

ASTROLOGIA & ARTE - Blog de Consuelo Blocker (Florença)
Artigos também publicados em “lucienefelixastrologia.blogspot.com”

TERCEIRA TEMPORADA - 2016
1º Post: Urano no mapa e Maneirismo na Arte.
2º Post: Maneirismo - à maneira do autor!
3º Post: Netuno no mapa e El Greco (a ser publicado).

SEGUNDA TEMPORADA - 2015 (12 episódios)
1º Post: LUA nos signos e "Adoração dos Magos", de Giotto di Bondone.
2º Post: Mercúrio nos signos e análise da "Primavera", de Botticelli.
3º Post: Análise da obra "O nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli.
4º Post: Vênus nos signos e análise da obra "Amor Sacro e Profano", Ticiano.
5º Post: Marte nos signos e análise da "Anunciação", de Leonardo Da Vinci.
6° Post: Análise da obra "Marte desarmado por Vênus", Jacques-Louis David.
7º Post: Análise da escultura de Perseu - Loggia dei Lanzi (Piazza della Signorina), Celine.
8º Post: Júpiter nos signos e Michelangelo Buonarroti por Giorgio Vasari.
9° Post: O mito de "Eros & Psyché" nas Artes.
10° Post: Saturno no mapa e Francisco de Goya - Parte I.
11º Post: Saturno no mapa e análise de obras de Francisco de Goya - Parte II.
12° Post: Análise de mapa e Previsões 2016.

PRIMEIRA TEMPORADA - 2014 (11 episódios)
Post inaugural - As doze missões de cada um dos signos astrológicos.
Segundo post - análise da Santa Ceia (cenáculo) de Leonardo Da Vinci.
Terceiro post – significado dos símbolos planetários.
Quarto post - rolezinho pela Europa e os belos relógios astrológicos
Quinto post – signos Ascendentes, Descendentes e análise de Van Eyck.
Sexto post - 2ª e 8ª Casas astrológicas e “Uma dança para o tempo”, de Nicolas Poussin.
Sétimo post - 3ª e 9ª Casas astrológicas e análise de “Escola de Atenas”, de Rafael Sanzio.
Oitavo Post - 4ª e 10ª Casas astrológicas, o que é um “Vanitas” e mapa de Coco Chanel.
Nono Post - 5ª e 11ª Casas astrológicas e análise de “Baco & Ariadne”, de Ticiano Vecelio.
Décimo Post - 6ª e 12ª Casas astrológicas e análise dos "Provérbios", de Pieter Bruegel.
Décimo 1º Post - SOL nos signos e análise da obra “Orestes”, de Bouguereau.

Zilhões!!! lu.

Val
Reply 26 de May de 2017

ola querida eu gostaria de obter uma informações,como que tá a previsões para os incesto em 2017,para os signo de peixé é saber mais um pouco sobre os incesto,que vem principalmente da mitologia grega,e ficarei Grata Grande abç

    luciene felix lamy
    Reply 26 de May de 2017

    Olá, Val,
    Não sei se entendi... Desejas obter informações sobre "previsões para os incestos em 2017, para os signo de peixes e saber mais um pouco sobre incesto, que vem principalmente da mitologia grega (...)".???
    Não há como "prever incestos em 2017" ou para qualquer outro ano para o signo de Peixes, ou qualquer outro signo, amiga. O que um mapa natal pode sim revelar, é a tendência de ocorrer abuso sexual SE (e somente SE) houver uma configuração desarmoniosa (uma quadratura, por exemplo, ângulo de 90°), envolvendo os planetas Vênus e Plutão.
    Quanto ao incesto, algumas culturas ainda mais antigas que a greco-romana a narraram, vide o amor entre os fraternos deuses egípcios Ísis & Osíris. No Olimpo, Zeus (Júpiter) tomou sua irmã Hera (Juno) por esposa, pois somente uma "homói" (igual) estaria à altura de um deus. Mas esses relatos referem-se aos IMORTAIS, já aos mortais é vetado o incesto e a pedofilia sob pena de arcarem com o preço de tragédia de maldições hereditárias, como vemos em Édipo, de Sófocles, que condenou todos os descendentes da família dos Labdácias a penas terríveis.
    Sem sombra de dúvida, incesto e pedofilia encabeçam a lista dos mais abjetos e repugnantes delitos; seguramente os que mais causam repulsa e indignação à sociedade.

    Vale dizer que É precisamente o interdito, a proibição do incesto, como aponta o renomado antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908) o que opõe o homem ao animal: “constitui o passo fundamental graças ao qual, pelo qual, mas, sobretudo no qual se realiza a passagem da natureza para a cultura”, definindo o âmbito limítrofe entre o estado de natureza e o de civilização: “o limite oposto à [liberdade] livre atividade conferiu um novo valor ao irresistível impulso animal”. Somente nós valoramos.
    Espero ter elucidado suas dúvidas, de qualquer forma, permaneço à inteira disposição. Abs, luciene.

Leonina
Reply 22 de July de 2017

Meu caso é assim: Sol em leão na casa 12 e ascendente em virgem. A ideia de não ter meus esforços reconhecidos me deixa louca, sinto uma revolta ao ver que outros que não se doaram tanto a algo conseguem vantagem e brilham como se fossem os "heróis". A maior parte ddo tempo me sinto frustrada por isso, não era ser dessa maneira.. :(

Leonina
Reply 22 de July de 2017

"Não queria* ser dessa maneira"

Mirian
Reply 3 de August de 2017

Ola Luciene boa tarde!
Li esse artigo muito interessante, agora da para entender muito o que ando vivenciando. tenho Sol em Touro na 12ª casa, ascendente em touro, e lua em câncer na 2ª casa.
Acessei seu blog hoje, e estou adorando degustá-lo, rsrsrsrsr.
Ah enviei um e-mail pra ti hj.
Abraços prazer em conhece-la.

    luciene felix lamy
    Reply 4 de August de 2017

    Olá, Miriam,
    Acuso recebimento de seu e-mail, amiga!
    O "antídoto" para esse SOL de 12ª Casa é desenvolver as características piscianas, irei te enviar). Daí, vais BRILHAR que só!!! \o/ Essa Lua em Câncer na Casa II te torna extremamente vulnerável no sentido de só sentir-se segura e amada conforme o bolso está transbordando. As finanças te desestabilizam demais, Câncer associará: tenho $$$$ - serei amado. E não é bem por aí... Podemos sim, ser amados independente do quanto dispomos.
    Um prazer tê-la por perto, taurina! TOURO é o "dono" dos recursos!!! \o/
    Zilhões!!! lu.

Stephen
Reply 1 de September de 2017

Oi, gostei muito do resumo das casas, mas ainda me deixa em dúvida, Meu sol é em Leão e se apresenta na casa 12 (Em resumo sou leonino), Com ascendente em Leão, seria essa uma boa posição pra Sol ou não? Obrigado.

    luciene felix lamy
    Reply 2 de September de 2017

    Sim, Stephen, sobretudo para reinar e brilhar em tudo o que diz respeito ao cuidado dos outros, filantropia, enfim, assuntos piscianos. És o REI dos fracos e oprimidos! Há majestosidade maior? ;) Zilhões!!!
    PS: E quanto mais fizeres pelos outros (SOL de 12ª reina na compaixão!) + brilharás!!! \o/

Cláudio dos Anjos
Reply 1 de September de 2017

Boa noite!

Regente do mapa está na 12a 🏠 aspectando outros planetas.

Alguma alma bondosa poderia me dar boas informações sobre meu perfil psicológico, por favor?! :/

Moon in ♊ in 2nd house 1°24`
Venus in ♐ in 8th house 3°6`
Mars in ♈ in 12th house 1°29`
Neptune in ♑ in 9th house 6°2`
Pluto in ♏ in 7th house 9°40`

♈ in 1st house 26°26
♋ in 4th house 26°50`
♎ in 7th house 26°25`
♑ in 10th house 26°51`

Ótimo artigo! 👏
Grato!>>>

    luciene felix lamy
    Reply 2 de September de 2017

    Olá, Claudio!
    Grata por teres vindo conferir e prestigiar nosso trabalho,amigo!
    Olha, a gente só consegue decifrar um mapa olhando o "Todo", mas bora decodificar as partes apontadas.
    Lua em Gêmeos na 2, sua resposta intuitiva, imediata, é ágil, inteligente e, de alguma forma, irônica, isenta, fria, imparcial. Finanças instáveis: ora o bolso está cheio; ora míngua, tal qual a Lua. Usar a comunicação (escrevendo, transmitindo, orientando) para cuidar dos outros enche seu bolso!
    Venus in ♐ in 8th house 3°6`
    UAU!!! Independente, aventureiro, terá vida longa, uma boa morte e é versado nas artes de Afrodite, vulgo BDC.
    Mars in ♈ in 12th house 1°29`
    Corajoso, ousado, destemido, mas de pouca ação. Ou, dizendo melhor, de ação nos bastidores!
    Neptune in ♑ in 9th house 6°2`
    Menino de Fé! Sonhador, romântico, mas também filosófico, lúcido, pés no chão! Não deixe de conferir o que o exterior lhe reserva!
    Pluto in ♏ in 7th house 9°40`
    Crescerás através do casamento (união + íntima), onde antes de alcançares os céus, descerás ao reino de Hades!
    ♈ in 1st house 26°26
    Energia não lhe falta! Baita confiança em si, um tantinho egoísta também!
    ♋ in 4th house 26°50`
    Teve “chão”, base, lar, esteio, família. Talvez até + de uma, já que o regente da 4 está em Gêmeos.
    ♎ in 7th house 26°25`Casas! Aliás, idealizas a parceria, a união, o casamento. Lucidez, menino, lucidez!
    ♑ in 10th house 26°51`
    Persegue e alcançará o sucesso! Capricórnio na 10ª é indicativo de proeminência na carreira, na profissão! A posição de Saturno indica como e em qual assunto esse sucesso se dá.
    Um GRANDE beijo, Claudio! Zilhões!!! lu.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *