Astrologia: 2ª e 8ª Casas. E o assunto é… DINHEIRO!!!


Mais um post da colaboradora e amiga do Salotto, Luciene Felix Lamy e o Astrologia: 2ª e 8ª Casas. E o assunto é… DINHEIRO!!!

__________________

Dinheiro, denarius, cascaios, dracmas, copeques, grana, bufunfa, money. Para ilustrar o tema desse Post, trazemos o maior símbolo de riqueza: o Touro!

touro

E por que o Touro simboliza riqueza? Porque, desde os primórdios, esse belo e robusto animal está associado à luta, à força, à sobrevivência e ao poder sobre os demais. E de onde vem esse “poder”?

Dos recursos que o Touro (e sua consorte, a vaca) dispõe. Da saciedade da fome (carnes, leite, queijos, manteiga, etc.), da posse de vestes e calçados (e demais acessórios, tais como botões, bolsas, cintos, chapéus, etc.), da força física do animal quando ele é utilizado de forma instrumental para cultivo da lavoura e ainda mais: da solidez e da segurança que a posse dele representa.

E o dinheiro? O que é, qual sua origem?

Dinheiro nada mais é que recursos, por isso o Touro (e seus inúmeros recursos) como símbolo primevo. Sua origem remonta ao sagrado. Na mediação de nosso contato com o divino (theós), oferecemos o que nos é de mais “caro” (valoroso!). No limite, dizemos: “Minha vida, entrego a Deus”. Ou ainda: “Que Deus cuide de meus filhos.”.

Quando se queria agradar, rogar por algo ou simplesmente demonstrar gratidão a uma divindade sacrificava-se um… Touro. Micenas, Creta e muitas outras civilizações cultuavam o Touro. O mito que versa sobre a questão da posse é a do rei Minos e seu famoso Minotauro, uma aberração que explicita a ganância desse rei.

Sintetizando: Riqueza é recurso, recurso é dinheiro e dinheiro é sagrado! E não é que a gente olha os endinheirados como que buscando o que é que eles têm para terem sido tão abençoadamente afortunados? Ah, esqueçam! Pluto (olá, Escorpião!), o deus da Riqueza é cego, não olha a quem distribui suas dádivas.

Sobre como a Riqueza é distribuída entre os homens, vale a pena conferir a premiada obra do comediógrafo grego Aristófanes intitulada: “Pluto – A quem a Riqueza acompanha?”, disponível (em duas partes) em meu Blog. É curioso como, sobre dinheiro, não há nada de novo sobre a terra, pois essa obra é de 446 a.C. e, atualíssima, é de morrer de rir!

Mas, já falamos do símbolo do dinheiro, que é o Touro, de sua sacra ancestralidade, do mito e até da impagável comédia grega. Vamos aos astros!

Taurus

Do ponto de vista astrológico, o planeta Vênus (regente dos signos de Touro e de Libra), que na mitologia romana é Afrodite, é a deusa do amor e da beleza. E, sim! A beleza é um recurso cujo valor é indiscutível. E o Amor... Bem, o Amor é o que há de mais precioso na vida.

Do ponto de vista astrológico, o planeta Vênus (regente dos signos de Touro e de Libra), que na mitologia romana é Afrodite, é a deusa do amor e da beleza. E, sim! A beleza é um recurso cujo valor é indiscutível. E o Amor… Bem, o Amor é o que há de mais precioso na vida.

 Sabemos que, dinheiro, sexo e morte são temas “tabus” e todos esses assuntos estão ligados às 2ª e à 8ª Casa, análogos aos signos de Touro e de Escorpião, respectivamente.


Sabemos que, dinheiro, sexo e morte são temas “tabus” e todos esses assuntos estão ligados às 2ª e à 8ª Casa, análogos aos signos de Touro e de Escorpião, respectivamente.

 Aqui, temos os signos de Touro e Virgem no interior da Duomo de Milão.

Aqui, temos os signos de Touro e Virgem no interior da Duomo de Milão.

Segundo as astrólogas norte-americanas, Marion D. March e Joan McEvers, A 2ª Casa mostra as questões financeiras, as posses (exceto imóveis), os investimentos, a capacidade de ganhar dinheiro, e qualquer lucro ou perda através dos seus próprios esforços. Indica os seus talentos e recursos interiores, a sua necessidade de realização, seus sentimentos emocionais, seu senso de autodignidade e de valores. Como muitas pessoas creditam que liberdade é, em grande parte, uma questão de dinheiro, esta é a Casa da liberdade pessoal. Também é a Casa das dívidas materiais.

E, aqui, os signos de Peixes e Escorpião no interior da Duomo de Palermo.

E, aqui, os signos de Peixes e Escorpião no interior da Duomo de Palermo.

Já a 8ª Casa mostra o apoio que você recebe dos outros, tanto financeiro, quanto moral, espiritual ou físico. Envolve as heranças, custódias, os testamentos, os impostos, os assuntos de seguro, assim como os segredos, o sexo, a regeneração espiritual e física, o renascimento psicológico, a degeneração e a morte. A oitava Casa também mostra as questões ocultas, o sono, a pesquisa profunda, a investigação e os capitais ocultos. Também inclui o capital dos sócios e as pensões. É a Casa da cirurgia e, juntamente com a sexta, mostra tipos de doença.

Agora, vamos dar uma rápida conferida no que as americanas dizem sobre os signos nas cúspides (inícios) das 2ª (valores, posses, questões financeiras, poder de ganho, talentos e recursos) e 8ª Casas (apoio dos outros, sexo, legados e heranças, impostos, temas místicos, conclusões, regeneração) revelam sobre nós:

ÁRIES na 2ª Casa – Se tiver Peixes como Ascendente, os talentos e recursos interiores são importantes para você, mas com Áries na cúspide da 2ª Casa pode ser que você não tenha paciência suficiente para cuidar bem das suas posses, e pode acabar tendo problemas financeiros. É possível que tenha muitas ideias boas e novas para ganhar dinheiro. Se Marte estiver num signo estável, vai aprender a fazer um bom planejamento e a cumpri-lo parcialmente. Você é impulsivo e precisa aprender a se tornar um pouco conservador em matéria de dinheiro, pois as posses materiais são importantes para você e lhe proporcionam segurança interna até ser capaz de usar os outros recursos indicados pelo horóscopo.

TOURO na 2ª Casa – Essa é a posição natural de Touro; a menos que Vênus esteja muito pressionado, todos os assuntos da 2ª Casa fluem bastante bem. Com Áries em elevação, Touro na 2ª Casa é exatamente do que você precisa para se preparar para as situações e manter-se num rumo, principalmente na área financeira e de lucros. Com o ímpeto de Áries, é possível que você consiga um bom padrão de vida. Touro adora o luxo; as posses são importantes para o seu bem-estar geral. Você sempre sabe de algum bom negócio, porque tem tino comercial e dá uma abordagem muito prática aos recursos. Com um Vênus estável, você consegue conservar o que é seu, pois sua atitude em relação aos assuntos da 2ª Casa é “pé-no-chão” e muito prático. Quando Peixes está em elevação, suas metas podem ser mais idealistas, mas a menos que Vênus esteja muito fraco no mapa, o desejo de obter estabilidade financeira é mais forte. Este posicionamento também pode indicar que você tem uma bela voz.

GÊMEOS na 2ª Casa – As flutuações financeiras o assustam; entretanto, como você tem muitos expedientes em matéria de ganhar dinheiro, é possível que tenha dois empregos simultâneos e dificilmente fica a zero. Com Áries ou Gêmeos no Ascendente, você é um bom vendedor, principalmente em relação a si mesmo, e pode se sair bem no campo político. Se Mercúrio estiver mal colocado, é possível que você se disperse demasiadamente, na tentativa de operar em várias áreas ao mesmo tempo – em especial as áreas artísticas, literária, de transportes ou comunicações. Quando Touro se eleva, a sua situação financeira é mais segura, mas você tem dificuldade em encontrar valores verdadeiros, pois sabe que o dinheiro não vai resolver todos os seus problemas. Quando você aprende a limitar e focalizar seus muitos talentos em uma ou duas direções, descobre que o sucesso financeiro chega com muito mais facilidade.

CÂNCER na 2ª Casa – Você se apega ao que possui, caracteristicamente poupando para os dias difíceis, em especial quando Touro ou Câncer está no Ascendente. Tem um pendor natural para lidar com imóveis e mercadorias, com vendas e com o público. Entretanto, com aspectos desafiadores à Lua, pode experimentar flutuações financeiras. É econômico, mas não mesquinho; é liberal com todos os seus recursos, mentais e materiais, quando está emocionalmente envolvido. Apesar de sua habilidade natural para ganhar dinheiro, você sempre teme os reveses financeiros.

LEÃO na 2ª Casa – É provável que você tenha dinheiro, mas pode ser extravagante e sujeito a sofrer reveses financeiros. Gostaria mais de trabalhar sozinho, em vez de entrar numa sociedade ou trabalhar para alguém, principalmente se tem Leão no Ascendente. A colocação de Leão no mapa mostra onde a vontade de brilhar é acentuada; entretanto, a busca do dinheiro só raramente  traz alguma felicidade para Leão. É muito frequente você ter sucesso mais pelo charme do que pela integridade, embora possa aprender avaliando honestamente seu talento e capacidade naturais. Com Câncer em elevação, você se sai bem em qualquer área que envolva gerência financeira. Com Gêmeos no Ascendente, você não leva o dinheiro tão a sério; está mais interessado em assuntos intelectuais, valores e liberdade pessoal, a menos que Mercúrio esteja num signo muito prático e terreno, como Capricórnio.

VIRGEM na 2ª Casa – Você lida naturalmente com as finanças, e assim pode atuar bem nessa área, tendo aptidão natural para ser banqueiro, contador ou coletor de impostos. Depois de constatar que a honestidade é a melhor política, você pode ir longe nesse campo. É possível que você use as finanças como forma de manipulação, principalmente quando Mercúrio recebe aspectos desafiadores de Netuno ou Júpiter. Você é ambicioso, e ao mesmo tempo cauteloso; raramente arrisca seu próprio capital. Com Câncer em elevação, o dinheiro e a segurança que ele proporciona são muito importantes para você; é comum ser bem sucedido em áreas que requerem perspicácia financeira. Com Leão em elevação, você surpreende os outros: é vaidoso e generoso, mas cuidadoso e exigente quando se trata do seu bolso.

LIBRA na 2ª Casa – Frequentemente o seu dinheiro está vinculado a parcerias e você é demasiado cauteloso por causa de seu desejo de manter o equilíbrio financeiro. Prefere um emprego em que não tenha de se sujar, pois é asseado e gosta de fazer tudo sistematicamente. Tem um refinamento inato, principalmente quando tem também Libra no Ascendente e se sai bem em qualquer área que requeira bom gosto e valorização da arte e da beleza. Sente-se atraído por objetos finos (joias, peles, quadros valiosos) e em geral cuida bem deles, a menos que Vênus esteja muito aflito. Com Leão ascendendo, você poderá facilmente combinar sua personalidade dramática com algum hobby ou talento artístico. Com Virgem ou Câncer no Ascendente, é possível que você se comunique de forma mais tranquila e menos ostentosa.

ESCORPIÃO na 2ª Casa – Não é fácil conhecer você, pois muita coisa fica oculta debaixo da superfície. Muitas vezes você exibe um semblante muito plácido, enquanto por dentro é, na realidade, um ser humano complicado, com muito mais sensibilidade do que exibe. Você tem muita força e reserva, impõe respeito aos outros e tende a ver até o fundo das coisas, principalmente se Marte e Plutão estiverem bem aspectados. Entretanto, precisa vigiar constantemente o seu sarcasmo, que pode afastar os outros de você.

SAGITÁRIO na 2ª Casa – Em geral você tem sorte com dinheiro, desde que Júpiter não esteja violentamente aflito. Você é liberal, gosta de jogar e geralmente ganha. Generoso e disposto a repartir o que tem, você pode ser espiritual e psicologicamente dotado. Pode ganhar dinheiro através de viagens ou da área educativa. Se Júpiter estiver bem aspectado demais, pode haver uma autêntica falta de preocupação com as coisas materiais e uma tendência à negligência ou excesso de confiança nas transações financeiras.

CAPRICÓRNIO na 2ª Casa – Você ambiciona o dinheiro e quer economizar; pode ser generoso em relação a si mesmo, mas raramente em relação a suas posses. O que é seu lhe pertence, você defende e preserva o que tem. Capricórnio aqui não nega o dinheiro, mas indica, isto sim, a necessidade de ganhá-lo. Pode ser que receba uma herança do pai – porém, como uma forma de prendê-lo, se Saturno tiver aspectos desafiadores. Com Sagitário ascendendo, seu comportamento jovial esconde o fato de que na verdade você é bastante prático e prudente e pode ter jeito para lidar com imóveis e tudo que se relaciona com terra e investimentos. Com Escorpião ou Capricórnio no Ascendente, é muito importante que seus valores e sua autovalorização não se baseiem apenas em coisas materiais, do contrário a sua segurança só vai ser aparente.

AQUÁRIO na 2ª Casa – Com Capricórnio no Ascendente, pode ser que você surpreenda ou outros, pois não leva o dinheiro e as posses tão a sério quanto a sua personalidade mais ou menos ambiciosa poderia sugerir. Na verdade, é possível que haja um bom número de oscilações financeiras na sua vida, que só vão afetá-lo profundamente se Urano tiver muitos aspectos desfavoráveis; caso contrário, você vai se colocar à altura da situação e prontamente começar tudo de novo. O seu sistema pessoal de valores, principalmente a sua liberdade pessoal, são da máxima importância para você; com Aquário ou Sagitário Ascendente, você determina esses valores numa idade relativamente precoce. Com Capricórnio em ascensão, você pode pender primeiro para o lado material, e só mais tarde perceber que a verdadeira liberdade não se encontra no dinheiro nem nos bens. Entretanto, qualquer que seja o Ascendente, você gosta de possuir bens incomuns, como colecionar carros antigos, móveis antigos ou livros raros e incomuns.

PEIXES na 2ª Casa – Com Capricórnio em elevação, você tem problemas financeiros até se libertar do lado material e perceber que a segurança que procura não pode ser comprada, mas precisa vir de dentro. Com Peixes ou Aquário no Ascendente, você é emocional em relação à maioria dos assuntos da 2ª Casa; entretanto, as coisas tangíveis nem sempre significam muito e pode ser que você seja descuidado com suas posses. Com Netuno aflito, estude bem todos os documentos antes de assiná-los. Você pode lucrar investindo em áreas relacionadas com Netuno – cinema, teatro, fotografia, música, petróleo e navegação, por exemplo.

ÁRIES na 8ª Casa – Se você tem Leão ou Libra no Ascendente, pode ser necessário canalizar o excesso de energia sexual para alguma outra direção construtiva. Com Virgem em elevação, você pode ser vítima de sentimentos de insegurança ou mesmo de inferioridade, alternados com períodos de impetuosidade. A obtenção de paz interior e segurança torna-se uma profunda necessidade psicológica, possível de ser satisfeita apenas aprendendo a servir aos outros, em vez de tomar dos outros. Se o seu parceiro for sensível, poderá ajudá-lo em sua busca de identidade. Quando há talentos criativos evidentes no mapa, Áries na cúspide da 8ª Casa pode expressá-los de forma dramática e profunda, e até mesmo oculta. Pode ser que você se preocupe com a morte, mas raramente tem medo dela; simplesmente está pronto para investigá-la.

TOURO na 8ª Casa – Com Libra no Ascendente, Touro na cúspide da 8ª Casa também é regido por Vênus; a posição e os aspectos de Vênus fazem uma grande diferença. Com Vênus bem posicionado, é provável que você seja útil a seu parceiro e também se beneficie dos recursos dele. As circunstâncias difíceis acabam tendo um final feliz; em geral você confia na sua capacidade de lidar com elas. Não deve haver problemas sexuais. Se Vênus estiver pressionado no mapa, você tende ao egoísmo. Cuidado para não se tornar muito voltado para o dinheiro. Com Escorpião no Ascendente, é possível que você use algumas de suas faculdades numa investigação mais profunda dos temas místicos ou que tenha capacidade de autorregeneração; porém, com Virgem ou Libra no Ascendente, você vai se inclinar, de preferência, para assuntos mais definidos e concretos. Você precisa saber que as pessoas de quem depende o respaldam de maneira prática e útil.

GÊMEOS na 8ª Casa – Quando Escorpião está no Ascendente, você tem curiosidade acerca dos mistérios da vida e da morte e fica inquieto até adquirir uma compreensão mais elevada. Use da sensatez para lidar com quaisquer tendências mórbidas. Pode ser que você tenha um interesse profundo e duradouro pelos temas ocultos. Quando Sagitário se eleva, você se interessa mais pelo lado mental do que sexual, mas mesmo assim gosta de falar sobre sexo e muitas vezes é um contador de histórias de duplo sentido. Não tem muita compaixão para julgar os outros e tem dificuldade em admitir seus próprios erros, principalmente com Libra em ascensão. Se Mercúrio estiver bem aspectado, talvez a sua vocação seja escrever, principalmente a respeito de sexo, ciência ou pesquisa.

CÂNCER na 8ª Casa – Com Escorpião ou Capricórnio em elevação, é possível que acontecimentos inesperados compliquem sua vida. Esse posicionamento propicia uma notável capacidade de premonição, porém os presságios dos acontecimentos futuros podem causar-lhes acesso de depressão e morbidez. Essa tendência é um pouco moderada quando a Lua está num signo estável. Você precisa manter suas emoções e sentimentos constantemente sob controle, pois a passividade é um perigo sempre presente com Câncer nessa posição. Quando Sagitário se eleva, sempre é possível a melhora do seu bem-estar através de heranças ou presentes recebidos. O sexo pode nem sempre ser fácil, pois você precisa da constante reafirmação de que é amado, amado e amado.

LEÃO na 8ª Casa – Se Aquário estiver no Ascendente, você é aventureiro, adora assumir riscos e sente desprezo pela morte. O abuso do prazer pode prejudicá-lo, diminuindo sua vitalidade. Como para você o sexo é uma expressão de toda a sua personalidade, é possível que você queira variar muito nessa área. Para ter um sentido para você, precisa ser uma experiência compartilhada, e não imposta. Com Capricórnio no Ascendente, você deseja controlar totalmente os bens de seu parceiro; entretanto, é generoso e liberal com suas próprias posses. Tome cuidado com o excesso de esforço e não force o coração, principalmente quando o Sol tem aspectos desafiadores. Com Leão nesse posicionamento, muitas vezes você é levado a servir o público no campo financeiro; com um Sol bem aspectado, é provável que receba muito apoio do público.

VIRGEM na 8ª Casa – Você é muito prático quando se trata de lidar com o dinheiro dos outros e, portanto, se sai bem na área bancária ou de contabilidade, principalmente com Capricórnio ou Peixes no Ascendente. Pode se interessar pelo psíquico ou pelo oculto, mas só depois de muita persuasão, pois você exige provas antes de aceitar as coisas. Quaisquer dificuldades que surjam na sua vida sexual se devem ao fato de você ser demasiado crítico, analítico e exigente em relação ao parceiro. Com Aquário em elevação, pode ser que você tenha Gêmeos na cúspide da quinta Casa. A combinação Aquário-Gêmeos-Virgem leva ao desejo de ter uma vida amorosa variada; entretanto, você receia revelar suas profundas necessidades sexuais. O resultado são muitas, mas não muito gratificantes, experiências sexuais, a menos que Mercúrio esteja num signo fixo. Com Virgem na cúspide, provavelmente é melhor não ter esta Casa ocupada. Quando delinear este posicionamento, dê particular atenção a todos os aspectos de Mercúrio.

LIBRA na 8ª Casa – Com Peixes no Ascendente, pode ser que você se case por dinheiro ou prevendo uma herança, mas só vai se decepcionar, a menos que Vênus esteja muito bem colocado. Às vezes uma primeira decepção no amor propicia melhor discernimento no futuro. Evite o excesso de álcool, por causa d tendência aos problemas renais. Aprender a fazer acordos em questões financeiras contribui para o seu amadurecimento. Libra, nesta posição, frequentemente indica o juiz, o banqueiro ou o gerente dos negócios dos outros. Com Áries em elevação, a sua natureza ardente pode ser bastante voltada para o sexo; um caso só pode não bastar. A sua vontade de explorar todas as alternativas pode levá-lo a muita variedade, mas poucos envolvimentos significativos.

ESCORPIÃO na 8ª Casa – Essa é a Casa natural de Escorpião no mapa plano; assim, todos os assuntos da oitava Casa são aceitos naturalmente. Você ama a vida, mas também é capaz de aceitar a morte com objetividade. Com Áries no Ascendente, é possível que você tenha um complexo de inferioridade; para se provar, assume riscos e fica sujeito a acidentes. Com Peixes ou Touro em ascensão, você tem a tendência a se provar através do sexo, de maneira um pouco luxuriosa ou possessiva. Sabe lidar com o dinheiro, conhece seu valor e, assim, pode sair-se bem na área bancária, de contabilidade ou carreiras afins. Às vezes existe uma preocupação mórbida com a morte, quando Marte ou Plutão tem aspectos difíceis e você não encontra um canal adequado criativo de vazão. Você se agarra às realidades objetivas e em geral evita os intangíveis, a menos que Peixes esteja ascendendo e Netuno seja proeminente no horóscopo.

SAGITÁRIO na 8ª Casa – Com Áries ou Gêmeos em elevação, este posicionamento é muito bom para a pesquisa científica. Você é inventivo e sutil e tem grande interesse pelas filosofias religiosas e pela vida após a morte. Com Touro em elevação, pode lucrar através de associações, e existe a possibilidade de receber uma herança. O sexo lhe interessa muito, mas esse interesse, frequentemente, é mais mental do que físico. Tem muita sorte para receber apoio dos outros e pode ser muito bem-sucedido na área política.

CAPRICÓRNIO na 8ª Casa – Capricórnio aqui promete vida longa, e dificilmente uma morte súbita; entretanto, você teme envelhecer e tem medo da morte. Com Touro em elevação, você é muito cuidadoso em relação às finanças conjuntas, mas mesmo assim pode ter problemas com os recursos do parceiro. Com Gêmeos em elevação, você tem uma compreensão inata da economia; assim, frequentemente, assume cargos de responsabilidade em relação aos assuntos financeiros dos outros. A não ser que o resto do mapa negue, esta é praticamente a marca do banqueiro. Quando Saturno tem aspectos desfavoráveis, é preciso que você ajuste os seus valores. Você tem muita coragem e fica firme diante da adversidade.

AQUÁRIO na 8ª Casa – Com Aquário nessa posição, você vê o sexo como um jogo, investigando todas as fases de uma maneira distanciada e às vezes inconvencional, principalmente com Leão ou Gêmeos no Ascendente. Com Câncer em elevação, a sua insegurança básica pode ser mais forte que sua curiosidade, você pode ter uma conversa muito boa – mas isso é tudo! Você é altamente intuitivo e até psíquico, se quiser seguir esse caminho e se houver confirmação do resto do mapa. Mas tome cuidado com as intrigas! Você também pode ser bastante crédulo, principalmente quando Urano recebe aspectos desafiadores. Sente-se atraído pelo oculto, com qualquer signo Ascendente, e gosta de fazer coisas inconvencionais – inconvencionais para os outros, não para você. Quando Urano ou Saturno estão muito desafiados, é possível que você tenha a tendência a ficar deprimido com muita facilidade, em especial se Câncer se eleva. Com Gêmeos em elevação, é possível que você tenha problemas ao lidar com os recursos e o dinheiro dos outros; aprenda a controlar primeiro o seu próprio talão de cheques. Com qualquer Ascendente, Aquário nessa Casa tende a torná-lo um livre-pensador em questões relacionadas com a morte.

PEIXES na 8ª Casa – Com Câncer em elevação, você é muito sensível, e depois de adquirir compaixão é capaz de direcionar sua capacidade intuitiva de forma muito positiva. É preciso que você aprenda a trabalhar com os outros ou ajudá-los, principalmente com Leão em elevação, caso contrário vai ver que a experiência é um professor eficiente. Às vezes pode haver decepção a respeito dos recursos do parceiro. Você é altamente sensível à crítica acerca de sua habilidade sexual. Se Netuno tiver aspectos desfavoráveis, tome muito cuidado com o uso de drogas e anestésicos, e obtenha sempre uma segunda opinião quando lhe indicarem alguma cirurgia. Com Câncer ou Virgem em elevação, o sexo pode não ser muito importante para você, que pode relegá-lo a um segundo plano em função do que considera mais significativo, como um relacionamento profundo.

E, quanto à obra a ilustrar o tema desse Post (assim, quem não curte astrologia também se enriquece!), trazemos a delicadíssima tela do francês Nicolas Poussin (1594-1665), que fez carreira (e sucesso!) em Roma.

 “Uma dança para a música do tempo” (1638), de Nicolas Poussin, Wallace Colection, Londres.

“Uma dança para a música do tempo” (1638), de Nicolas Poussin, Wallace Colection, Londres.

Tudo a ver com nosso tema do mês, “Uma dança para a música do tempo” traz as figuras alegóricas da Riqueza, do Prazer, do Trabalho e da Pobreza, além do deus Jano (esculpido numa pedra, sobre um pedestal e envolto numa guirlanda de flores), a carruagem de Apollo e seu cortejo, a criança e o velho, no canto inferior direito e a outra criança fazendo bolhas de sabão, no canto inferior esquerdo.

Bem, vamos a uma das atividades mais prazerosas do mundo: contemplar uma obra de arte e tentar “traduzir” o que o erudito artista está a nos dizer através de suas pinceladas. Olhinhos (e Alma) atentos?

Observem que o deus da saúde e da harmonia, Apollo (Hélios, na mitologia romana) está, lá do alto, dentro de um círculo dourado, o que representa a eternidade que é o nascer do Sol (Apollo). Ele é precedido por uma jovem (seguramente a deusa Aurora) que faz jorrar algo como pó de ouro (ou flores douradas) de suas mãos. E sua carruagem é seguida por algumas donzelas, a bailar, as Horas.

A representação pictórica dessas quatro divindades alegóricas, diz muito sobre as instâncias que presidem.

O Prazer é a única que nos encara convidativa e, reparem como seu olhar é alegre, feliz. Assim como a Riqueza, o Prazer está calçado (isso é MUITO importante!). Não há dúvida de que o fato do Prazer ser a alegoria mais distante da Pobreza, também tem algo a nos dizer.

Sobre a cabeça de todas essas alegorias está algo ligado ao que elas representam e, o Prazer traz uma guirlanda de flores. Ora, flores são belas, exalam aromas agradáveis e… Perecíveis, efêmeras. O prazer também abarca a luxúria, o ócio e talvez seja por isso mesmo que dá às mãos à Riqueza. Afinal, sem dinheiro, como gozar o melhor da vida?

Atentem que o Trabalho está centralizado, entre o Prazer e a Riqueza. E ostenta a guirlanda de louros em sua cabeça! Realmente, o Trabalho é dignificado, faz jus à coroa de louros, símbolo da vitória. Note-se que o trabalho, assim como a Pobreza, estão descalços. Como sempre, nada é em vão, ou seja, em tudo o artista está a nos relatar o que apreende.

O Trabalho dá as mãos à Pobreza e essa tenta dar às mãos à Riqueza, mas observem que elas (mãos da Pobreza e mãos da Riqueza) não chegam a se tocar. A Pobreza traz em sua cabeça um simples pano a prender seus cabelos, está descalça e se veste com modéstia.

A Riqueza, calça belíssimas sandálias douradas, está bem vestida e traz uma guirlanda de pérolas na cabeça. É apropriado que a Riqueza ostente alguma joia, não acham?

Também podemos ver que a Pobreza traz uma expressão facial de sofrimento, enquanto a Riqueza apresenta um perfil sereno; já o Trabalho parece focado noutra coisa (na Riqueza?) e, como já dissemos, o Prazer tem uma carinha de felicidade, de indisfarçável satisfação.

E, como se trata de “Uma dança para a música do tempo”, a figura do velhinho sentado tocando um instrumento musical parece introduzir a velhice (ou a morte) como elemento à espreita. Não importa o que façamos, a velhice e/ou a morte, está lá, presidindo a harmonia (avento-a pela música) que essas quatro alegorias, quando bem orquestradas, presidem. E essas asas? Ah, o tempo voa, não?

Já a criancinha ao lado do velho, segurando uma ampulheta (que ainda tem muita areia para passar), indica que a dança começou há pouco e vai durar algum tempo. Não é curioso que uma inocente criança segure a frágil ampulheta. Ops! Podemos, heraclitianamente, “ler” algo também nisso: “O tempo é criança brincando, de criança o reinado.” (Frag. 52 , do filósofo pré-socrático, Heráclito de Éfesos, inspirador de Sócrates e Platão).

A outra criança, no canto inferior esquerdo, fazendo bolhas de sabão, parece estar a indicar a efemeridade da vida, que passa tão rápido. Muitos elementos nessa obra reiteram isso insistentemente. Fato que é que esta criança está a brincar. Talvez a vida seja mesmo uma brincadeira, que levamos a sério demais.

Agora, sobre a presença do deus Jano (daí janeiro) nesse sólido pedestal, vale a pena elucubrar. O maior monumento a Jano se encontra no Museu do Vaticano. Ele é bifronte, ou seja, tem duas faces: jovem, indicando o futuro e outra velha, representando o passado. Mas, às vezes, como no do Vaticano, ambos possuem longas barbas.

Jano, do latim, Janus, é o deus pagão dos começos e dos fins (31 de dezembro e 1º de janeiro). Talvez sua presença nessa obra se justifique pelo fato dos antigos romanos considerarem que esse deus trás dinheiro. À Jano é creditada a invenção da moeda, que como ele também tem duas apresentações distintas: cara ou coroa.

A guirlanda de flores ornamentando Jano sugere mais uma contraposição entre o eterno e o efêmero: flores murcham, mas Jano se reinicia a cada ano. Sua afinidade com Saturno (Chronos) talvez se deva ao fato de alguns relatos mitológicos afirmarem que ele deu guarida ao deus do Tempo, quando esse fora destronado por seu caçula, Júpiter (Zeus).

Claro que a interpretação da obra, pode prosseguir nos comentários, o que sempre estende nossa festa!

Por fim, gostaria de finalizar esse Post, trazendo a interpretação do Ascendente, Descendente, 2ª e 8ª Casa de uma querida amiga do Salotto. Vamos lá?

Mapa da Janisete

A amiga em questão tem uma presença do tipo magnético (Escorpião no Ascendente), daquelas impossíveis de não serem notadas, mas chega com meiguice e encanto (Netuno em conj. Com o Asc.). Em seus olhos, além de mistério, podemos entrever fantasia, devaneio, romantismo.

Como o regente do Ascendente (Plutão) está em Virgem (em conj. Com Marte, Urano e Lua) ela encontra vazão para o que “nasceu” (Escorpião), em atividades tipicamente virginianas: discriminando, buscando (e encontrando!) pelo em ovo, sendo disciplinada, crítica, exigente e… xarope (no bom sentido, claro)!

E mais: toda essa “vazão” é feita em grupo, com amigos ou associações (o “Stellium” acima citado se dá na 11ª Casa, a tradicionalmente associada à Aquário, o 11º signo), pois é nessa Casa (a das amizades e dos grupos) que o signo de Virgem está, com todos esses planetas.

Descendente: o casamento é benéfico (Touro na cúspide da 7ª Casa) e o planeta que rege o signo do casamento, Vênus, está em conjunção com Mercúrio, em Gêmeos. Há indícios de mais de um casamento e indica também que parceiro é jovem (ao menos em Espírito), dinâmico, divertido. Para a donzela em questão, falar sobre sexo, morte e outros temas tabus é tranquilo e qualquer embaçada nesse assunto é transitório, não seu destino. Outro detalhe na esfera do sexo e paro por aqui: adora falar e ouvir coisas picantes e sua conexão com o sexo oposto deve ter, necessariamente, uma afinidade “mental”. Essa é do tipo que casaria com um cérebro.

A 2ª Casa, a dos recursos ($$$) que tratamos neste Post, é ocupada pelo signo de Sagitário: o mais afortunado! E, detalhe: o regente da 2ª Casa, Júpiter, está Áries (pioneirismo) na 6ª Casa, a do trabalho, do dia-a-dia, da rotina. É, a mocinha ganha dinheiro biblicamente, ou seja, através do suor de sua fronte.  Mas como é afortunada nessa questão! Não tenha receio de experimentar e ousar no trabalho, pois o cordeiro (Áries) é inocente e, desde que o propósito seja nobre, ele é protegido, pois é semente.

Quanto à 8ª Casa, que também tratamos aqui, ela “intui” a necessidade do parceiro, e sua possibilidade de ganho através das associações, parcerias, sociedades e casamento que faz também é marcante: Vênus em conj. Com Mercúrio na 8ª Casa, asseguram que ela SABE reivindicar seus direitos, aliando a agilidade mental de Mercúrio com a docilidade de Vênus. Seu discurso, raciocínio e escrita é do tipo bem humorado e amoroso, harmonizando esses planetas, o discurso (e o raciocínio, pois estão em Gêmeos) é do tipo “Canto da sereia”, envolvente.

Bem, a ideia era só de olhar os assuntos que já vimos até aqui (Asc., Desc., 2ª e 8ª Casa), mas… E eu resisto?

O Sol em Câncer dá uma personalidade maternal, protetora, do tipo que quer todos os que ama embaixo de suas asas, mas estando na 9ª Casa, “quebra” um pouco esse apego canceriano. Câncer se apega demais: à família, à casa, às fotografias, ao passado, ao que é liquido e certo… Mas com um Sol em Câncer, na 9ª, todo esse sentimento de “mãezona” pode ampliar as fronteiras e se estender para o mundo, pra toda a humanidde. Fé, religião, filosofia, estudos “superiores” e países estrangeiros estão favorecidos, a atraem e ela transita com certa facilidade sobre esses temas. As pessoas do signo, Ascendente ou Lua em Sagitário “detectam” essa característica “natural” e a admiram, afinal, o Sol em Câncer dela brilha nos assuntos tipicamente sagitarianos.

Saturno em Aquário, na 4ª Casa, indica uma infância ou família de origem… Difíceis! Mais detalhes, somente à própria dona, em particular. No entanto, posso afirmar que, estando esse Saturno em oposição exata com o Stellium na 11ª Casa, há desafios a serem enfrentados e superados com aquele grupo que dá sentido à sua existência e que mencionei acima.

Realmente, amigos, grupos, associações é algo do qual não adianta se esquivar: é seu mundo. É o palco onde você terá que atuar. Ou aturar… Saturno em Aquário a obriga a desapegar do “mimimi” canceriano e dar um passo à frente.

Há um sextil (ângulo de 30°) entre o Sol e a Lua: foi “confeccionada” com bom entrosamento entre os pais. Mas a mãe é (ou foi vista como sendo) uma figura poderosa, exigente enérgica, imprevisível e até mesmo… Hostil.

Menina, o auge de sua carreira começa em poucos meses! O sucesso profissional está a galope. E, atualmente, toda a sua personalidade (quem sou?) está em reconstrução. Para não me estender demais nesse Post (já me excedi), prossigamos nos comentários.

Espero que tenham aproveitado a leitura, amigos!

YOU MIGHT ALSO LIKE

ASTROLOGIA – Qual é o trabalho (a carreira) ideal de cada signo? Por Luciene Felix Lamy
July 20, 2018
ASTROLOGIA – A tatuagem ideal de cada signo
May 11, 2018
O Pretinho básico para cada signo!
March 19, 2018
ASTROLOGIA – Qual a fantasia de carnaval para o meu signo
February 07, 2018
Previsões para 2018
January 06, 2018
O Presente Ideal para cada Signo, e suas incumbências!…
December 18, 2017
ASTROLOGIA: O quarto (e o parceiro ideal) de cada signo!
October 12, 2017
Qual a viagem ideal para cada signo?…
June 26, 2017
Qual o vestido de noiva ideal para o teu signo!
May 15, 2017

95 Comments

eloisa cruz
Reply 6 de April de 2014

Lu, como sempre arrasando!!! Amei!! Parabéns pela capacidade, pela clareza do texto. beijosss

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Que bom que está gostando, Eloisa!

    Para que fique claro mesmo e a pessoa possa usufruir ao máximo de nossa Coluna, primeiro tem que fazer seu próprio mapa conforme orientei nesse Post: https://www.consueloblog.com/relogios-astrologicos-luciene-felix-nos-transporta-pela-europa/
    E, ir acompanhando a interpretação da posição dos signos e dos planetas nos Post's seguintes (nesse abordo a 2ª e 8ª Casa).
    Se está claro, é porque você está seguindo os passos direitinho, amiga!
    Qualquer dúvida, tô às ordens!
    Beijos,
    lu.

Maria Vilma
Reply 6 de April de 2014

GENIAL!!!
Este Post precisa ser esmiuçado, saboreado devagarinho, pedacinho por pedacinho,
degustado e reverenciado, com o respeito que merece. É dessa forma que vou lê-lo inteirinho... várias e várias vezes...
Obrigada, Lu!
Um ABRAÇO grande!!
MaVi

Ana Abate
Reply 6 de April de 2014

Lu, e áries com ascendente em aquário? Bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Grata por sua manifestação, Aninha! ;)

    Sobre o SEU $$$:

    PEIXES na 2ª Casa – Com Peixes ou Aquário no Ascendente, você é emocional em relação à maioria dos assuntos da 2ª Casa; entretanto, as coisas tangíveis nem sempre significam muito e pode ser que você seja descuidado com suas posses. Com Netuno aflito, estude bem todos os documentos antes de assiná-los. Você pode lucrar investindo em áreas relacionadas com Netuno – cinema, teatro, fotografia, música, petróleo e navegação, por exemplo.

    Sobre o $$$ de seu parceiro:

    LEÃO na 8ª Casa – Se Aquário estiver no Ascendente, você é aventureiro, adora assumir riscos e sente desprezo pela morte. O abuso do prazer pode prejudicá-lo, diminuindo sua vitalidade. Como para você o sexo é uma expressão de toda a sua personalidade, é possível que você queira variar muito nessa área. Para ter um sentido para você, precisa ser uma experiência compartilhada, e não imposta (...). Tome cuidado com o excesso de esforço e não force o coração, principalmente quando o Sol tem aspectos desafiadores. Com Leão nesse posicionamento, muitas vezes você é levado a servir o público no campo financeiro; com um Sol bem aspectado, é provável que receba muito apoio do público.

    Beijos,
    lu.
    PS: Se houver planetas nos signos ocupados por essas Casas (2ª e 8ª) os céus tem mais a nos dizer! Oportunamente, também perscrutaremos o que eles tem a indicar.

Janisete Miller
Reply 6 de April de 2014

Lu querida, adorei o post! Admiro sua dedicação, carinho e generosidade conosco - super obrigada por compartilhar tanta coisa interessante!
Imagino o trabalho para escrever este post...
Vou ler com calma e com certeza voltarei para deixar meus comentários - retornei de viagem este final de semana e ainda estou acertando a rotina...
Boa semana a você, Consuelo e ao querido Salotto!
bjs.,

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Janis, minha querida,

    Ainda estou "calibrando" a formatação dessa nossa Coluna, amiga.

    Como Ritinha apontou abaixo, trazer a decodificação de um (ou mais) autor(es) sobre um tema natal, mais a análise de uma obra de arte relacionada com o tema + uma espiada num mapa do Salotto, torna o Post extenso demais.
    Temo que tanta informação o torne cansativo... :(

    Mas, relax! Descanse e, quando puder, você comenta mais.
    Tenha também uma excelente semana, amiga!

    Beijos,
    lu.

Adriana Cavallari
Reply 6 de April de 2014

Oi Lu,

Agradeço a postagem e a gentileza. E mesclado com com essas fotos e comentários está fantástico!

Não sei nem meu ascendente. Nunca fui muito ligada à Astrologia. Sou de 27/09/1969.

Bjos e sucesso sempre!!

Ritinha Medina
Reply 6 de April de 2014

Lu querida,
Tema astrológico escolhido + análise de uma obra de arte relacionada ao tema + análise do mapa 'dazamigas' ?! Tudo no mesmo post????
Sacada dos deuses!!!
Posso me candidatar?!
Vou pôr o soninho em dia e volto logo, logo prá ler o seu post com a atenção q ele requer e... te encher de perguntas e divagações!!! rsss
Bjkas,

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Mas é claro que POOODE! \o/
    Aproveite para fazer alguma pergunta bem específica, senão "viajo". ;)
    Bons sonhos, donzela!
    Beijos,
    lu.
    PS: Ficou extenso, né? :(

      Ritinha Medina
      Reply 13 de April de 2014

      NÃOOOOOOO!!!
      Qdo eu disse q foi uma sacada dos deuses é pq vc (e só vc mesmo!!!) conseguiu dar um formato super interessante a sua coluna, agradando gregos, troianos, paulistas, cariocas, mineiros, baianos...
      E sem dúvida, há conteúdo à beça q nos faz voltarmos aqui (e nos anteriores tb...) 'n' vezes prá ler, reler, apreciar, tentar entender, achar q entendeu, estudar, entender, pensar, fritar os Tico &Teco e... se apaixonar cada vez mais por Astrologia!!!
      Muitíííssimo obrigada pela doação do seu conhecimento (fora tudo o q aprendemos nos comments... Post parte II!!!).
      Qto a análise da obra de Poussin, achei a figura q representa o Trabalho bem masculina, com um dorso musculoso; assim como a figura do ancião q, apesar do rosto envelhecido, tem um corpo forte e viril.
      E a estátua do touro não poderia estar em local mais emblemático - em frente a Bolsa de Valores na Wall Street em NY (e a tonta aqui, na maior ignorância, passou a mão na cabeça do 'rapaz' prá ele se acalmar e não me atacar!!! É mole????).
      Outra coisa Lu, tenho a Lua na casa II (Áries) fazendo um trígono com Júpiter na casa VI (Leão) e Netuno na casa VIII (Libra) fazendo um trígono com meu Asc/casa I(Aquário).
      Vixê!!! É linha prá tudo q é lado. Até eu entender o q significam, é melhor eu voltar prá NY trocar uma palavrinha com aquele touro q bufa pelas ventas prá reverter o 'feitiço'... Hahaha...
      Bjkas,

        Luciene Felix Lamy
        Reply 13 de April de 2014

        "Outra coisa Lu, tenho a Lua na casa II (Áries) fazendo um trígono com Júpiter na casa VI (Leão) e Netuno na casa VIII (Libra) fazendo um trígono com meu Asc/casa I(Aquário)."

        Ui, ui, ui, ui, ui!!! \o/
        Mas que aluna adiantada! Já está nos aspectos (ângulos que os planetas fazem entre si).

        A Lua faz oscilar os recursos, que a impulsividade ariana só não dissipa pq rola um Câncer forte no controle. O Trígono com Júpiter em Leão, confere $$$, tb reformulando o que poderíamos "ler" inicialmente da Lua em Áries. O trabalho, o dia-a-dia (6ª Casa), contribui para o senso de valor, sendo Leão, é com criatividade, filhos, liderança, enfim, assuntos leoninos. Aliás, o destino augura sorte com eles (a cria). Heranças nebulosas (Netuno) e... Uma "boa morte": dormindo, drogada, sonhando, enfim, não lúcida, inconsciente.

        Volto aqui, amiga! ;)
        Só não me estendo + pq "roubei" uns instantes e só.
        Mil beijos,
        lu.
        PS: Temos que agarrar os chifres do Touro à unha, amiga! Aliás, os chifres (cornos) simbolizam virilidade. É errado dizer que a mulher "botou chifres" no marido. Quando o trai, ela lhe TIRA os chifres. ;)

Silvia Hahne
Reply 6 de April de 2014

Olá Luciene: adorei mais uma vez a interpretação e análise do quadro...mega espetacular.
Li e reli várias vezes, pois que prazer entender tudo nos seus mínimos detalhes.
Agora, abusando um pouco, você poderia descrever sobre - capricórnio com ascendente em virgem?
Beijos

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Mas essa obra é mesmo delicadíssima, não é, Silvia?

    Nicolas Poussin deve ter sido um profundo estudioso de Ovídio, poeta romano.
    Ovídio "viajou legal" na mitologia grega, nõ por acaso, é exponencial da romana. Os afrescos da Galleria Borghese são repletos de alegorias, de tudo o que possas imaginar: da fama, da verdade, da justiça, da paz, da prudência, cada uma + bela que a outra. Li que Poussin nasceu no interior da França, era de origem humilde e não dispunha de recursos para pagar por bons mestres. A sorte é que seguiu para Roma e, foi patrocinado pelos Médicis e até por um Papa (esqueci o nome), alcançou sucesso e fama. Há obra dele na Basílica de São Pedro. Não me aprofundei, mas com certeza sua biografia está na web.

    IMPORTANTE: Clique na imagem, que ela amplia! Ou abra noutra aba, pois o bacana é ler e observar ao mesmo tempo.

    Reparou que o Prazer e a Riqueza são + branquinhos e + robustos? Parece que passam bem (mesa farta) e não "pegam" muito sol. Mas isso são valores da época; hoje em dia, talvez fossem retratadas como sendo magras e bronzeadas.

    Capricórnio com Virgem, configuração bem "pés no chão": uma pessoa prática e disciplinada! \o/ Tomara que a posição da Lua (e de Mercúrio, que é o regente do Ascendente Virgem) areje um pouco tanta cobrança sobre si mesma, amiga.

    Lembre-se: nossos grilhões, somos NÓS MESMAS quem os colocamos. Não exija tanto de si. Esteja atenta a qual "régua" utiliza para aferir seu sucesso mundano (sim, esses signos são "mundanos" no bom sentido, é claro).

    Há uma frase que diz algo como: "Demorei dez anos para fazer sucesso em quinze minutos". Às cabras, é destinado o cimo da montanha. Mas o deus do Tempo (Chronos/Saturno) não é nada apressado, ao contrário. Relax*!

    A princípio, seu $$$ (Libra na 2ª) tem algo a ver com casamento (Libra rege, entre outras coisas, tais como parcerias, sociedades, contratos, o casamento "oficial"). Mas isso só poderá ser confirmado através do posicionamento (por signo E por Casa) do regente de Libra (que é Vênus) em SEU mapa. Calma que essa informação (posicionamento dos planetas nas Casas) virá para todos, mais adiante.

    Um mapa é uma quebra-cabeças, amiga! Estamos começando a distribuir as peças. :)

    Se você vier a sofrer algum revés, é por conta de algum trânsito (e nem os "Eikes" estão acima dos trânsitos) planetário, não por estar "escrito nas estrelas". Pobreza não parece ser seu destino.

    Mil beijos e brigadão por participar!
    lu.
    (*) SE conseguir fazer seu Ascendente em Virgem relaxar. ;)

Silvinha Andrade
Reply 6 de April de 2014

Lu
Adorei o post...como sempre!
Ojetivo e interessante! Parabens
Ainda quero fazer o curso de mitologia c vcs em Roma! Fico so imaginando q experiencia maravilhosa deve ser.
Sou aquario c ascendente em leao... Como anda meu$$$$ p esse ano?

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Olá, Silvinha!

    O Curso é enriquecedor mesmo, amiga: eu não consigo parar de falar, e o aluno, de se maravilhar. Os Borgheses eram (?) tão aficionados por astrologia, que há referências zodiacais por toda Galleria, inclusive uma "Sala dos Planetas"!

    Falar de previsões astrológicas é falar de... Tempo! E o "deltatê" é relativo...
    Um exemplo disso é um minuto: no beijo dos apaixonados é um instante; para a mão numa panela quente, uma eternidade... ;)

    $$$, $$$ mesmo, somente à partir de meados do ano de 2015 (#Prontofalei!), que é quando Júpiter, o "Grande benéfico" (o "menor" benéfico é Vênus) ingressará no signo de Virgem e transitará (por cerca de 1 ano e 1 mês) sobre sua 2ª Casa.

    Mil beijos,
    lu.

      Silvinha Andrade
      Reply 8 de April de 2014

      Adorei...vc alem de tudo é poeta...
      2015... Uma eternidade mas ....vai chegar...
      Sei esperar...kkkkk
      Bjs e super obrigada!

        Silvinha Andrade
        Reply 8 de April de 2014

        Lu
        Lendo vcs conclui ....
        Nao entendo nada....Buaaaaaaa

          Silvinha Andrade
          8 de April de 2014

          Oi Lu
          Como saber o q tem na minha casa 8..
          Onde esta meu venus?
          Nasci em 18/02 / 62 as 19:00
          Meu ascendente e Leao?
          Ele tem mais influencia em mim q aquario?
          Helpppppppp como faco o mapa c vc???

RENATA
Reply 6 de April de 2014

LU
LI TAO RAPIDO,PRECISO LER OUTRAS VEZES.SABOREAR...
MUITO INTERESSANTE!!
UM BEIJO

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Relax, Renata!

    Saborear exige tempo. Autoconhecimento, então...
    Outro beijo,
    lu.

Maria Benincasa
Reply 6 de April de 2014

Lu, seus posts são sempre um baú de conhecimento! Adoro as partes que incluem historia e arte! Apesar de ainda não conseguir e tender a historia das casas, me sinto cada vez mais libriana atraves de tuas interpretações !! Mas ainda não identifico muito bem as caracteristicas do meu ascendente (aquario). Quem sabe um dia não consigo fazer meu mapa astral!?
Muito obrigada por compartilhar toda sua riqueza conosco. Gracie mile a Lady Consu por nos proporcionar isso!
Bjs da roça

    Luciene Felix Lamy
    Reply 6 de April de 2014

    Benin, minha querida,

    Libra é Chique! Ui*!

    Para entender as Casas e tantas outras coisas bacanas, eis um resumo do que já foi publicado aqui no ConsueloBlog, amiga (é só buscar):

    Post inaugural (As doze missões);
    Segundo post (análise da Santa Ceia);
    Terceiro post (símbolos planetários);
    Quarto post (como fazer seu mapa na web e rolezinho pela Europa);
    Quinto post (Asc./Desc.** e análise do Casal Arnolfini, de Van Eyck) e,
    Sexto post (esse aqui, 2ª e 8ª Casa e análise de "Uma dança para a música do tempo, de Nicolas Poussin).

    Veja o que vc "perdeu" e volte 1 ou 2 casas, digo, Post's! rsrsrs.
    Tô às ordens!

    Mil beijos e brigadão pelo saboroso licor, amiga!

    lu.
    (*) Esse "Ui!" é de Costanza!
    (**) 1ª e 7ª Casa.

      Maria Benincasa
      Reply 8 de April de 2014

      Lu, obrigada! Vou estudar!!! rsrs
      bjs

Luciana de Oliveira
Reply 6 de April de 2014

Luuuuu,
Quero fazer meu mapa com você!!!!!
Bacione

Luciene Felix Lamy
Reply 6 de April de 2014

Errata: Janus traz (e não trás) dinheiro. ;)

Carlo
Reply 7 de April de 2014

Oi, Consu! Oi, Luciene!

A minha questão vai para a astróloga do nosso salloto (aqui só tem profissional de alto calibre).
Sou canceriano, nasci em 27/06/78, 19h20. Com ascendente em Aquário. É possível dizer algo sobre os melhores anos para me realizar profissionalmente - concursos (por exemplo, você sabe que conclui a fase de estudo no final de 2013).

Dê-nos uma luz, Luciene. Muito obrigado! Grande abraço do,
Carlo

    Luciene Felix Lamy
    Reply 7 de April de 2014

    Esse 2014 está bem favorável, amigo!

    Sendo Asc. Aquário, sua 6ª Casa, a do trabalho, é Câncer, e Júpiter está a 12° do signo de Câncer.

    Geometricamente falando, um ângulo de 120° entre os planetas forma um "Trígono" e as Casas de $, trabalho e status profissional são, respectivamente: a 2ª, a 6ª e a 10ª. Quando um planeta benéfico trânsita por alguma delas, afeta (positivamente) as demais. Com o trânsito atual de Júpiter SOBRE o seu Sol natal (de nascimento) e em sua 6ª Casa, a incrementada nessas esferas é real.

    Ah, Carlo: aqui só tem amigos de altíssimo calibre, como você! \o/

    Mil beijos é ótima semana,
    lu.

      Carlo
      Reply 8 de April de 2014

      Oi, mestre Lu, nossa quanta informação e matemática. Obrigado pela atenção e por toda gentileza, você despendeu tanto tempo com a gente. Muito obrigado mesmo! Ah, espero que Júpiter ajude a abrir muitas portas felizes para todos nós! Grande abraço e ótima semana, Carlo

Maria Celeste Argolo Pinheiro
Reply 7 de April de 2014

Muito grata Lu, você tirou dúvidas que tenho a algum tempo. Parabéns por texto tão esclarecedor e informativo. Não vou perder nenhum mais. Bjs.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 7 de April de 2014

    Que bom Celeste!

    E, já sabes onde fica esse belíssimo Touro que inseri logo no início do Post? ;)
    Mil beijos,
    lu.

ana maria oliveira
Reply 7 de April de 2014

Oi, Luciene,
mais uma vez, fascinada com a tua maneira de falar de algo tão complexo.Fiz meu mapa e falamos nos comentários do post sobre signos ascendentes e descendentes. Estou tentando entender os signos nas casas. Obrigada! Vou aguardar a próxima aula. Beijos!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 7 de April de 2014

    Olá, Ana Maria,

    Essa aura de complexidade que alguns insistem em cultivar promove exclusão... :(

    Os signos nas Casas são "contados" (considerados) SEMPRE à partir do signo Ascendente. Por isso é tão importante o horário de nascimento, que dita, dos 12 signos, qual era o que estava em elevação no horizonte naquele momento (o dia tem 24h e, a cada 2 horas, muda). E, é à partir do signo Ascendente que tudo começa.

    É importante saber qual signo ocupa qual Casa porque as Casas dizem respeito às áreas de experiências que serão vivenciadas sob a batuta (o tom) daquele signo. Claro que a presença de um (ou mais) planetas em determinada Casa trará ainda mais detalhes sobre o assunto. No Post anterior, inseri uma imagem dos assuntos dos quais cada uma das 12 Casas trata.

    Sem dúvida, as Casas + importantes são: a 1ª (Asc.), a 4ª, a 7ª e 10ª Casa, pois formam uma "cruz", são as famosas Casas Cardinais.

    Vá sim, "recortando" os trechos que lhe dizem respeito!
    Quando toda essa colcha de retalhos estiver pronta, teremos condições de olharmos e enxergar mais, muito mais que cada uma das partes.

    Muitíssimo grata por ter se manifestado, amiga!
    Beijos,
    lu.

      ana maria oliveira
      Reply 7 de April de 2014

      Muito obrigada! Meu escorpião me faz curiosa e sedenta por aprender. Sinto que tudo na vida é para apreender, por isto fico feliz com tua generosidade em ensinar. Fui aprovada em um concurso, recentemente, estou aguardando a classificação. Estou tentando conjugar o verbo 'realizar', 'empreender', mais vezes do que o verbo 'sentir'. Um caminho novo! Beijo

        Luciene Felix Lamy
        Reply 8 de April de 2014

        Aninha,

        Boas realizações, donzela! Uma vez que "sentir" (e sentir profundamente) já é de sua natureza. :)

        Saturno já está a 22° de Escorpião. Retrogradou (começou a "andar para trás"), mas, logo mais retoma movimento direto e tudo começa a entrar nos eixos para os nativos ou de Ascendente nesse poderoso signo.

        Beijos e, aguarde, amiga!

        lu.
        PS: Esses têm sido tempos difíceis para Escorpião... :(
        Recentemente, o que deu certa aliviada foi o ingresso de Júpiter (desde meados de 2013) em Câncer, fazendo um Trígono no Elemento Água.
        Saturno leva cerca de 30 anos para transitar sobre um signo. E seu percurso dura cerca de 2 anos e 6 meses. Já passa. E vai demorar um bocado (30 anos!) a voltar. \o/

Alexandra
Reply 7 de April de 2014

Lú do meu coração, que post fantástico amiga!
Mas confesso.....tô penando pra entender meu mapa.....HELP please! E não é porque não estou acompanhando não.....acho que é incapacidade mesmo....rsrsrs
Mas o assunto é tão interessante que vou voltar mais vezes e tentar fazer a tarefinha lá do começo....de novo....
Fico fascinada com a ligação que você mostra dos astros com arte e religião....tudo tão amarradinho, né? Uma coisa!
Beijão.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 7 de April de 2014

    Lê,

    Olha, basta que você siga as instruções abaixo:

    Quarto post (como fazer seu mapa na web e rolezinho pela Europa);
    Quinto post (Asc./Desc. e análise do Casal Arnolfini, de Van Eyck) e,
    Sexto post (esse aqui, 2ª e 8ª Casa).

    Não postei nada ainda sobre as características de cada signo solar porque essas, todos já leram algo em algum lugar. Mas é claro que o, oportunamente, o farei.

    O que realmente já deu para compreender até agora são as Casas 1, 7, 2 e 8.
    E não tudo sobre isso, pois ainda falta os planetas nas Casas, que também acrescentaremos.

    Ainda que não totalmente, já sabemos algo sobre 4 áreas de nossa psique: modo de ver o mundo e a vida (Ascendente, 1ª Casa); nosso modo de nos relacionarmos (7ª Casa) e, agora, nossos recursos (2ª Casa) e os recursos que advém de nossas parcerias, pois a 8ª segue a 7ª Casa.

    Se ainda assim não estiver conseguindo, tô aqui, amiga! ;)

    Mil beijos,
    lu.

      Alexandra
      Reply 7 de April de 2014

      Lú amada, queria um pouquinho dessa sabedoria pra mim....rsrsrs.
      Fiz meu mapa e tá aqui guardadinho, descobri meu ascendente, mas....parei por aqui....emperrei....kkkkkkk
      Não consigo me entender com os símbolos dos signos e tá difícil.
      Vou sim te pedir um help in off, pois quero muito entender mais desse assunto tão fascinante.
      Beijitos.

        Luciene Felix Lamy
        Reply 8 de April de 2014

        Alê, donzela,

        A falha é minha, amiga, corrigirei isso no próximo Post!
        Para se situar nessas interpretações sobre as Casas, vc precisa escrever os nomes dos signos à partir do SEU Ascendente.

        Observe o mapa da amiga do Salotto, acima. Pois bem, os símbolos dos signos zodiacais (que são diferentes dos símbolos dos planetas) são os seguintes (no caso dela):

        Asc. Escorpião (azul)
        Sagitário (vermelho)
        Capricórnio (verde)
        Aquário (alaranjado)
        Peixes (azul)
        Áries (vermelho)
        Touro (verde)
        Gêmeos (alaranjado)
        Câncer (azul)
        Leão (vermelho)
        Virgem (verde)
        Libra (alaranjado)

        Agora que você já identificou os símbolos correspondentes aos signos no mapa dela (acima), anote em SEU mapa qual é seu signo Ascendente e prossiga na sequencia, conforme acabo de listar. A menos que seu Asc. tb seja em Escorpião, a sequencia será outra, não importa. O que vale é seguir a ordem dos signos.

        Tente, amiga. Se não der certo, te envio uma tabelinha por e-mail.

        Beijos e obrigada por manifestar a dúvida, que tb pode ser a mesma de outrem.
        lu.

          Carlo
          8 de April de 2014

          Oi, Alê, foi ótimo a explicação da mestre Lu, pois, eu agora entendi um pouco mais.
          Vou fazer a lição de casa!
          Abraços, Carlo

          Luciene Felix Lamy
          8 de April de 2014

          Ô Alê,
          Acabo de receber seu mapa!
          Signo solar a 24° de Capricórnio.
          O Ascendente é Touro; E Vênus (regente do Ascendente) está em conjunção com Mercúrio em Aquário.
          A Lua, a 0°47 de Peixes.
          Permita-me dizer que vc realizará seu sonho de viajar ao exterior: são 3 astros na 9ª Casa (Sol, Vênus e Mercúrio). E essas viagens lhe serão muito, mas muito benéficas.
          Mil beijos,
          lu.
          PS: Para que aproveite melhor os 2 Post's + recentes, considere: Asc. (1ª Casa) Touro, 7ª Casa Escorpião, 2ª Casa Gêmeos e 8ª Casa, Sagitário. ;)

          Alexandra
          8 de April de 2014

          Ahhhh amiga, agora vai!!!....rsrsrsrs
          Obrigada minha linda, sábia e generosa.
          Beijão.

          Alexandra
          8 de April de 2014

          Que bom que minha dúvida te ajudou também, Carlo querido.
          Um beijo grande.

        Janisete Miller
        Reply 8 de April de 2014

        Ale querida, eu ainda preciso estudar melhor os símbolos também - por enquanto ainda tenho que consultar a "legenda" online...rsrs
        Lu querida, estou morrendo de vontade de comentar aqui e confirmar umas coisas e perguntar umas outras, mas ando correndo muito...a partir de amanhã espero poder fazer isto melhor. Super, super obrigada! ;)
        bjs.,

          Luciene Felix Lamy
          9 de April de 2014

          Relax, Janis!

          Faça-o quando puder, amiga. ;)
          O mais prático é, após ter imprimido o mapa conforme orientação no Quarto Post, escrever no próprio mapa os nomes, tanto dos signos quanto dos planetas em cada Casa astrológica.

          Signos do Zodíaco:

          ♈ Áries
          ♉ Touro
          ♊ Gemêos
          ♋ Câncer
          ♌ Leão
          ♍ Virgem
          ♎ Libra
          ♏ Escorpião
          ♐ Sagitário
          ♑ Capricórnio
          ♒ Aquário
          ♓ Peixes

          Planetas:

          ☼ Sol
          ☾ Lua
          ☿ Mercúrio
          ♀ Vênus
          ♂ Marte
          ♃ Júpiter
          ♄ saturno
          ♅ Urano
          ♆ Netuno
          ♇ Plutão

          No que depender de mim, só não desvendará seu mapa, quem não quiser. ;)

          Mil beijos,
          lu.
          PS: Tomara que os símbolos apareçam.

Antonia
Reply 7 de April de 2014

Bom dia Lu,
Adorando começar a segunda feira com meu tema predileto tão bem dissecado pela competente e generosa Professora!!
A análise das casas e dos signos/planetas, em cada uma delas posicionados, realmente é uma colcha de retalhos que, ao final, vai montar uma personalidade, uma vida,um destino...teria então coisa mais fascinante para se estudar ??
Só que às vezes dá uma certa paura dessa casa 8. Tenho cisma com essa casa 8 e não é por mim, e sim porque fiz conforme você orientou o mapa astral de uma pessoa muito próxima.
Assim percebi que ela tem o Sol na oito e Vênus que está nos últimos graus da sétima (24 graus e um pouquinho) também resvalou para a oito. E agora ? Aonde fica aquela tranquilidade de quem pensava que teria Vênus na sétima ?? O que você me diz disso ? Como se consegue interpretar Vênus nessa cúspide ? E o Sol logo aí !! Qual o impacto dessa configuração ?
Continuo acompanhando suas aulas mas tenho sempre muitas dúvidas! Se puder, torne mais explicável e compreensível estes efeitos, por favor.
A sua sabedoria em áreas afins de conhecimentos torna seus posts por demais interessantes e nos faz enxergar o que nossos olhos viram mas não perceberam.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 7 de April de 2014

    Antonia, querida,

    Fascinante, não é?
    Não há porque acalentar preconceito contra a 8ª Casa, amiga, o "Domus" natural de Escorpião: sexo, morte, transformação, renascimento.
    Os "psis" consideram o sexo também uma espécie de "morte".

    Sua amiga em questão, por ter o próprio Sol na 8ª Casa, brilha nas características de Escorpião. Uma das vantagens é o "Poder" e o hábito que os demais tem de lhes passar "cheque em branco": as pessoas "confiam" seus recursos à quem tem um Escorpião forte, seja no signo, Ascendente, Lua ou Sol na 8ª Casa.

    Não vejo problema de Vênus, ao invés da 7ª Casa, estar n 8ª Casa, pois Vênus é maravilhoso em todo e qualquer lugar! A diferença é que, ao invés de um parceiro tão amoroso, tão bondoso, a configuração tende mais a um resultado de parcerias (contratos, casamentos ou associações) onde o apoio financeiro, a morte, o sexo, e as heranças são certeiras.

    Dito de outro modo: entre o agouro de ter um marido amoroso ou um marido rico, não sei mesmo dizer qual é o melhor. Vamos abrir uma enquete? :)

    Relax que, qualquer dúvida, tô aqui de plantão. Ao menos uma vez por dia, passo aqui, amiga. Eu jamais deixaria os queridos leitores do ConsueloBlog, que tão generosamente me abriu esse espaço, na mão.

    Mil beijos,
    lu.
    PS: Mas tens razão... A 8ª Casa é + densa, profunda, psíquica e, conforme as atitudes da própria pessoa, "dolorosa" em um mapa (se entregar, de verdade, não é fácil!). Bem, só pelos assuntos que comanda...

Maria Moura
Reply 7 de April de 2014

Que maravilha de texto Luciene Felix!!!
Vc nos brindou com palavras elucidativas e informativas.
A análise da obra de Poussin está super detalhada e profunda. Adorei!
Saio muito enriquecida ( aqui a riqueza é mercuriana) com esta leitura.
Que os astros continuem ao teu favor e que possamos desfrutar sempre que possíves, das suas belas palavras.
Parabéns!
Com gratidão,
Maria

    Luciene Felix Lamy
    Reply 7 de April de 2014

    Ah, Maria...
    Que bacana ler essas suas palavras... ;)
    E, já sabes onde é que se encontra esse magnífico Touro que abre nosso Post?
    Dica: é em Nova Iorque... E o local em que está diz muito sobre o "por quê".
    Mil beijos e, grata estou eu, amiga: brigadão MEEESMO!
    lu.

Carol R.
Reply 7 de April de 2014

Lu
Pirei na analise que vc fez do mapa da amiga.
Pelo que vi câncer e que está na minha casa 2 e capricórnio na 8.
Me identifiquei com o medo de envelhecer(to nessa noia agora), mas o aspecto banqueiro ainda não achei rs.
Amei o post.
bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 7 de April de 2014

    Olá, Carol,

    Bem, agora é só aguardar para sabermos onde está o regente de sua 2ª Casa, no caso, a Lua, para obtermos ainda mais informações de sobre como o $$$ chega até você, amiga.

    Capricórnio na 8ª Casa: vida LOOONGA* que só! ;)

    Quanto ao mapa da amiga do Salotto, vamos aguardar para ver se ela confirma, ao menos, 50% do que vimos. ;)

    Amei teres comentado, Carol.

    Mil beijos,
    lu.
    (*) Basta que o posicionamento do regente da 8ª, Saturno, confirme isso.

Ceres Leda
Reply 7 de April de 2014

Querida Lu
Esta obra que você analisou, não conhecia. Como também não conhecia o autor. Mas
o que importa é sua notável erudição ao dissecar uma obra de Arte principalmente
com temas sociais , religiosos e mitológicos .
Realmente , você me impressiona muito! Desejo realmente fazer um curso com você.
Também gosto de estudar pois meu Sol está em Virgem , na casa 9 e o Ascendente está
em Capricórnio. Ainda bem que minha Lua está em Libra , na casa 10.
A minha casa 8 está em Leão habitada por Plutao .
Para você , não preciso dizer mais nada.
Beijos
Ceres

Luciene Felix Lamy
Reply 7 de April de 2014

Olá, Ceres,

Poussin tem muitas, mas muitas belas obras mesmo, amiga.
Desconfio que o Louvre detenha seu maior acervo. Mas, Roma, tb está repleta!

Ah, amiga, desejas aprender comigo? Imagine minha vontade de ensinar... :)

Estudos "superiores" te atraem. E a Lua na 10ª Casa confere popularidade. Em Libra, você é "A" equilibrada diante dos demais. Mas sabemos que onde está a Lua, aí tb está certa "instabilidade" (ora Cheia, ora Minguante, Crescente ou Nova). Seu status (a 10ª Casa é a "natural" de Capricórnio, diz respeito à posição profissional que alcançaremos no mundo) passa por reveses. Um Ascendente em Capricórnio é antídoto perfeito para evitar danos oriundos desse tipo de oscilação.

Sendo de Virgem, o autoaprimoramento é sua meta, quer ser "perfeita". Virgem segue Leão (o que "se acha") e sofre com as imperfeições que sabe que temos. Parte para corrigir a si. Tente fugir um pouco disso, amiga! Onde você pressentir um dedo apontando "aqui, tá errado", é nessa "vibe" que vc sintoniza; é a isso que vc "responde". Vamos tentar amenizar um pouco, fazendo ouvidos moucos a tanta pressão? Inclusive (e principalmente) a SUA própria pressão.

Experiências "plutonianas" (escorpianas, na verdade), faz parte de seu destino.
Leão aí, dramatiza, chamando a atenção. De qualquer forma, com o apoio dos outros, você conta, quer seja "naturalmente", quer seja por "manipulação". Plutão em Leão na 8ª... Uma cama gigante e majestosa, com lençóis bordô, lingerie negra, dramaticidade, sensualidade e muito, muito mistério. UAU!!!

Beijãozão,
lu.
PS: Ainda Plutão em Leão na 8ª, o ponto fraco é o coração. Em todos os sentidos.

    Ceres Leda
    Reply 7 de April de 2014

    Ah. Lu, como você adivinhou? E põe mistério nisto! rsrsrs

Silvia Hahne
Reply 7 de April de 2014

Luciene, você realmente além de culta é de umas generosidade impar.
Novamente sua explanação sobre o autor da obra, mais uma vez magnífica e instigante.
Vou me aprofundar mais um pouco, fazendo uma pesquisa na net.
Adorei sua análise sobre Capricórnio com ascendente em Virgem e te digo que o realmente "areja um pouco tanta cobrança" é que minha Lua é em Gêmeos.
Salva pelo gongo...não é?
Beijos e vou voltar vários posts atras para continuar estudando; assunto sério, complexo, mas fascinante.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 8 de April de 2014

    Ô se essa divertida e leve Lua geminiana salva, Silvia!

    O que pode arrefecer tb tanta seriedade - o que é perfeitamente salutar, quando bem dosada - é o posicionamento do regente do Ascendente, no seu caso, Mercúrio. Sabia que essa é uma das informações + relevantes num mapa?

    1º O signo;
    2º O Ascendente;
    3º A Lua e,
    4º A posição (tanto por signo quanto por Casa) do planeta regente do Ascendente.

    Realmente, em doses homeopáticas, como estamos fazendo, é 'easy-easy'.
    Só não me considere tão culta assim, amiga. Como já disse, minhas abarrotadas estantes, mesmo silenciosas, denunciam o quanto sou ignorante.

    Mil beijos e grata por ter se manifestado.
    lu.

Adriana
Reply 7 de April de 2014

Maravilhosa descrição da obra de arte !Um post para ser lido e relido! parabéns !!!!

Luciene Felix Lamy
Reply 8 de April de 2014

Grata por sua audiência, Adriana! ;)
Se perdeu os Post's anteriores, retome.
A parte de decodificação do próprio mapa natal tb é interessante, amiga.
Mil beijos,
lu.

Luciene Felix Lamy
Reply 9 de April de 2014

Queridos amigos do Salotto...

... Que acompanham nossa "Coluna de Astrologia", aqui, no ConsueloBlog:
A fim de facilitar a decodificação do mapa astral que vocês fizeram conforme orientação fornecida em nosso 4º post (Aqui: https://www.consueloblog.com/relogios-astrologicos-luciene-felix-nos-transporta-pela-europa/ ), por gentileza, anotem ao lado de cada símbolo a legenda de seu significado. Agora sim! \o/

Isso tornará mais simples a consulta.
E, lembrem-se: qualquer coisa, estou às ordens!
A maior alegria de quem se propõe a ensinar algo, é constatar o aprendizado de quem se interessa. Sem isso, falhamos... :(

Símbolo dos Signos do Zodíaco:

♈ Áries
♉ Touro
♊ Gêmeos
♋ Câncer
♌ Leão
♍ Virgem
♎ Libra
♏ Escorpião
♐ Sagitário
♑ Capricórnio
♒ Aquário
♓ Peixes

Símbolo dos Planetas (e luminares, pois Sol & Lua não são planetas):

☼ Sol
☾ Lua
☿ Mercúrio
♀ Vênus
♂ Marte
♃ Júpiter
♄ saturno
♅ Urano
♆ Netuno
♇ Plutão

No que depender de mim, só não desvendará seu mapa, quem não quiser. ;)

Mil beijos,
lu.

    Alexandra
    Reply 9 de April de 2014

    Lú mi amore, agora sim....ninguém me segura....kkkkk
    Obrigada, amiga. Você é uma dedicada e competente professora.
    Beijo imenso.

    Janisete Miller
    Reply 9 de April de 2014

    Excelente dica e material suplementar, Lu! ;) Obrigada!
    bjs,

Ana Cristina Paiva
Reply 9 de April de 2014

Luciene, tudo bem?
Desde que vc começou no blog, fico ansiosa pelos posts. Mas só hoje li com calma e fiz o meu mapa. Mas ele tem um problema, é torto! rs. Não sei se na oitava casa encontra-se Áries ou Touro e na segunda estão Libra e escorpião...por favor, me ajude! Acabei me identificando mais com libra na segunda e áries na oitava, será que estou certa? Sou sagitariana, ascendente e lua em virgem (29/11/72 às 00:05H)...bjos!

Marly Papa
Reply 10 de April de 2014

Lú , vc é demais, que delicia de post, estou fazendo minha lição de casa , o que vc tem a nos falar do quadrado que vai se formar dps do dia 20 de abril , esta todo mundo que se liga em astrologia , falando deste fato raro , explica um pouco o que vai ocorrer , bjks e desculpa eu te pedir isso , mas estou um misto de preocupada com curiosidade sobre o assunto , bjks !!!!

Laíse
Reply 10 de April de 2014

Lu,
Já lhe disse e volto a dizer: Como é grande minha admiração por você. Estive um pouco ausente e somente hoje li todos os comentários e reli o post. Nem sei se você vai ler esse meu comentário, mas resolvi escrever assim mesmo. Assim como vários amigos do salotto, fico cheia de dúvidas ao analisar meu mapa astral seguindo suas orientações. Não perdi nenhum post até agora, por isso peço-lhe ajuda: Percebo que sempre dois signos estão presentes nas casas, um com maior domínio e outro em pequena parte, é como se meu mapa estivesse desencontrado. É assim mesmo? Na 2ª casa predomina Libra, mas entra um pouco de Virgem Na 8ª casa predomina Áries, com um pouco de Peixes, ambas sem planetas e na 7ª casa predomina Peixes com um pouco razoável de Aquário e consta um símbolo chamado chiron. Você poderia, gentilmente, falar ago sobre esses aspectos?. Adoraria qualquer explicação que possa me dar. Sou gêmeos, com ascendente em Leão. Vou continuar aguardando ansiosamente que você volte a escrever outro post. Adoro seus comentários em qualquer post, seja sobre moda, cotidiano, arte, enfim, sua inteligência e seu jeito de ser me atraem demais. Bjs

    Luciene Felix Lamy
    Reply 10 de April de 2014

    Queridas Ana Cristina, Marly e Laíse,

    Saibam que não é incômodo algum sanar as dúvidas que surgem, meninas.
    Ao contrário: é um grande prazer descobri que estão se interessando! \o/

    Esses dias, tenho um casamento, receberei visitas e, por conta disso já estou bem atarefada... Mas estejam certas de que encontrarei um momento para responder a cada uma com a devida atenção que vocês merecem.

    Pelo que pude perceber, vocês estão em dúvida sobre à partir de qual momento se começa a considerar as Casas astrológicas. Pois bem, reparem no mapa acima (da amiga do Salotto): a linha divisória que deve ser considerada é a que está no círculo INTERNO, em cor azul bem clarinha, onde se vê a numeração de 1 a 12. Algumas Casas serão maiores; outras menores; algumas terão um ou mais planetas; outras estarão "vazias".

    Já antecipo que, nas que estiverem "vazias" não significa que nada aconteça (sempre há um signo a presidi-la e tb os trânsitos), mas são nas Casas que tiverem algum planeta que a experiência de vida nos assuntos/temas contemplados por essa "Casa" irá ser ainda + marcante à vocês.

    No Post anterior, postei os assuntos aos quais cada Casa astrológica se refere. Mas está em inglês... :( No próximo Post, posto em portugues! Ou, melhor: farei isso ainda nesse Post. Apenas me deem um tempinho. :)

    Beijos,
    lu.
    PS: Marly, quadraturas (ângulo não nada harmonioso, pois é de 90°), principalmente envolvendo planetas intempestivos e imprevisíveis como Marte e Urano, sempre chamam a atenção dos astrólogos, pois suscitam elucubrações. Mas, a menos que envolvam diretamente nossos planetas pessoas (Sol, Lua, Mercúrio, Marte & Vênus), não nos afetam pessoalmente. O que ocorre é que uma configuração assim pressagia acidentes de maiores proporções, explosões, atentados, essas coisas. :(

Jairene
Reply 10 de April de 2014

Ô Lu... Minha querida!... Continuo achando difícil!... Vc escreveu "agora só não entende quem não quiser", rsrs, daí eu fui estudar meu mapa... Mas não rolou!... Como diz o Estêvão, tenho que começar do "Massinha 1", kkk... Bem, faço meu mapa naquele site mesmo que vc indicou no primeiro post? Não é em português, né?!... Humm... Aguardo orientações!! E agradeço muito!... Vc é dedicadíssima, e seus textos são profundos e divertidos ao mesmo tempo!!! Parabéns! Bjos! :)*

    Luciene Felix Lamy
    Reply 11 de April de 2014

    Jairene, minha donzela,

    O site que indiquei para confecção do mapa*, permite tradução: está no canto superior direito (pt = português). Mas, como os passos a serem dados estão bem claros, nem considerei necessário insistir em 'traslate', sorry. :(

    Uma vez confeccionado o mapa, aí sim, é só ir acompanhando os Post's e, como estamos bem no comecinho (só falamos de 4 Casas até agora: 1ª (Asc.), a 7ª (Desc.), a 2ª e a 8ª), dá para ir acompanhando com calma.

    Para teres uma ideia, discorreremos sobre os signos nas 12 Casas (é o que estamos fazendo) e ainda há: os planetas nas 12 Casas; as características dos 12 signos solares; as posições da Lua, tanto por signo quanto por Casa, um Capítulo especial para Júpiter (nossa maior dádiva), outro especial para Saturno (nosso maior desafio) e muitas, muitas informações a serem extraídas do mapa natal.

    Não tenha pressa, amiga! Basta que imprima seu mapa e o guarde para, oportunamente, ir desvendando cada pedacinho dele, cada informação que ele conter.

    Mil beijos,
    lu.
    (*) Para fazer seu mapa, clique AQUI: https://www.consueloblog.com/relogios-astrologicos-luciene-felix-nos-transporta-pela-europa/
    PS: Sim, a obra é mesmo encantadora. E, com qual das 4 alegorias vc + se identificou? ;)

      Jairene
      Reply 13 de April de 2014

      Oi Lu!… Com essa professora dedicada e paciente, eu estou me animando… ;) Vou começar bemm do comecinho, e volto para te fazer perguntas, muitas perguntas!
      Sobre a obra, minha alma 'nerd' ( capricorniana? ) gosta muito da idéia do "Trabalho", que leva à "Riqueza"…e etc. Mas não me apaixonei pelo visual de nenhuma das alegorias, rs… O que me chamou atenção foi que o "Trabalho" e a "Pobreza" são figuras meio masculinas, musculosas e um pouco mais morenas… Talvez para mostrar que levam uma vida mais difícil? Acho que não era "belo" se expor ao sol, né? E achei curioso "o velho Tempo" ter o corpo malhado, rsrs… Jovem?… Enfim, acho muito legal contextualizar as obras… Continue!! Bjos! Boa semana.

        Luciene Felix Lamy
        Reply 14 de April de 2014

        Sim, Jairene!

        O tom de pele chama a atenção e a interpretação é essa mesma que vc deu: Riqueza e Prazer não ficavam expostas ao sol como o Trabalho e Pobreza.
        Presume-se que tinham a mesa farta.

        Também observei que as feições do Trabalho e da Pobreza são + masculinas e + magras.

        Um fato curioso é que, me parece que o Tempo mira a Riqueza. De todas as demais alegorias, é para a Riqueza que ele olha. É possível: seja material, seja espiritual (ou ambas, pois não são excludentes!), talvez seja isso mesmo (a Riqueza) o que o Tempo almeja.

        Outra observação perspicaz de sua parte é o corpo malhado, musculoso e forte do Tempo, em contraste com suas feições de idoso (a calva e a barba branca). O que poderíamos interpretar disso? Que o Tempo é "Velho" (Sábio) e também, paradoxalmente, sempre "Novo", vigoroso, como os jovens?
        Transmitir tudo isso através de um texto, é fácil, mas com pinceis e tintas... Viva os artistas!

        Continuemos!
        Mil beijos,
        lu.

Jairene
Reply 10 de April de 2014

Ah, Lu!... Eu me esqueci de dizer que a análise da tela foi tudo de bom!! Amo essa parte... ;)

    Tânia Sciacco
    Reply 18 de April de 2014

    Lu querida, assim como a Jairene, você sabe que amo esta parte!
    Também gostei do trabalho chegando na riqueza... Coisa boa de acontecer, trabalhar com prazer e ter bastante dinheiro!!
    Hoje li com bastante atenção tudo, não sou boa nisto de astrologia, mas este post foi mais claro pra mim. Ainda não sei nada, mas acho que vou melhorar. Beijos mil e parabéns mais uma vez

Laíse
Reply 11 de April de 2014

Obrigada Lu,
Aguardarei suas próximas aulas atentamente!

Luciano
Reply 12 de September de 2014

Oi , Luciene( mesmo nome da minha mae )
Quero ti fazer uma pergunta.
Quero saber se de acordo com meu mapa cantor e uma profissão de sucesso pra min e qual outra profissão universitaria posso fazer opçoes: nutrição, direito administração ou agronomia
Dadosai em baixo se não consegui ver o link e esse:http://www.horoscopo-astral.com/index.php?page=natal&index=761970
Zodiaco : Lado a lado Placidus Órbitas : 0
Sol Câncer 16°56' Ascendente Libra 20°54'
Lua Sagitario 6°53' II Escorpião 23°13'
Mercurio Gêmeos 28°15' III Sagitario 20°09'
Venus Câncer 5°19' IV Capricornio 15°20'
Marte Virgem 23°11' V Aquario 12°15'
Júpiter Sagitario 6°24' R VI Peixes 14°00'
Saturno Peixes 24°44' R VII Áries 20°54'
Urano Capricornio 28°58' R VIII Touro 23°13'
Netuno Capricornio 24°22' R IX Gêmeos 20°09'
Plutão Escorpião 28°04' R MeioCeu Câncer 15°20'
Lilith Gêmeos 20°59' XI Leão 12°15'
Nodo N Escorpião 2°28' XII Virgem 14°00'

Sol em MeioCeu
Lua em II
Mercurio em IX
Venus em IX
Marte em XII
Júpiter em II
Saturno em VI
Urano em IV
Netuno em IV
Plutão em II
Lilith em IX
Nodo N em Ascendente

danielle b.
Reply 7 de June de 2015

Lu, minha casa 8 é bem louca: casa 8 libra lua vênus rahu
o que me diz dela ?
e minha 2 é assim: casa 2 aries ketu

(de acordo com a astrologia védica, por isso esse rahu e ketu, se for o caso analise ignorando esses dois planetas)

adoreiiii esse texto...

DEH
Reply 2 de August de 2015

ADOREI A INTERPRETAÇÃO DO QUADRO/PINTURA

Marcio LG
Reply 1 de September de 2015

Oi Luciane. Repliquei sua interessante análise da obra de arte no meu blog. Pode vê-la aqui:
http://sozinho2.blogspot.com.br/2015/09/solo-555-setembro-e-o-tempo-amigo.html

Espero que não se importe. Abraço!

Arthur
Reply 14 de April de 2016

Olá, adorei seu texto realmente explicativo. Estou começando agora os estudos nesse campo da astrologia e achar sites como o seu ajuda muito :).
Coincidentemente meu mapa é exatamente o oposto do que tu usaste como exemplo, e tbm eu tenho stellium em virgem com Saturno em oposição.

Eduarda
Reply 13 de July de 2016

todas as minhas casas estão no signo natural delas, isso tem algum 'problema'?

Sabrina Vaz
Reply 12 de October de 2016

Adorei este post, Lu.

Tenho uma dúvida. Saturno anda transitando pela minha casa 2, está bem complicada a questão de dinheiro.
Algo que possas me dizer sobre venus na casa 2 em sagitario oposto a marte na casa 8 em gemeos?
Lembrando que o asc é final de libra.

Muito obrigada! :D

luciene felix lamy
Reply 13 de October de 2016

Olá, amigos!
Eis que descubro comentários e me apresso a respondê-los.
Danielle B. - Astrologia védica (hindu) é fantástica! No entanto, por ser digamos que, um tanto fatalista, prefiro a ocidental mesmo. Mas conheço uma especialista que é até vidente e pode te ajudar: busque "Luciene de Morais" no facebook (é dentista e agora faz Direito na Federal do Paraná).
DEH - Que bom que apreciaste!!! \o/
Márcio LG - Claro que não me importo, amigo! Obrigada.
Arthur - desconfio que irás te encantar com esses novos-antiquíssimos saberes!
Eduarda - não, isso só facilita e muito a leitura. ;-)
Sabrina Vaz - Ah, mas Saturno na 2 te fará uma administradora de recursos de Prima! Claro, assinala escassez... No entanto, parece que de quanto menos recursos dispomos, + otimizamos. É transitório (até 20 de dezembro/2017), relax! Essa Vênus na Casa 2 em Sagitário é natal? Então bota transitório nisso! Seu destino é ser RYCA! \o/ Já essa oposição assinala, dentre outras coisas, que algum homem pode levar seu $$$ embora, que talvez vc transe menos do que gostaria (e dispõe de uma baita energia sexual), que tens talento para cirurgiã (manuseio de metais, em geral) e possuis uma lingua (bem) afiada! Rindo alto aqui. ;-) Com esse Ascendente, você está prestes a ingressar numa das melhores épocas da vida, pois Júpiter ingressou em Libra e aí permanecerá até 10 de outubro de 2017. Isso ocorre 1X a cada 12 anos! E sobre SEU Ascendente, ou seja: excelente para sair bem na foto (literalmente) e ir em busca de tudo o que deseja pessoalmente, pois sua personalidade está em evidência, com a AURA do Grande Benéfico do Zodíaco: Zeus! Apenas atente para não engordar, pois Júpiter/Zeus exagera em tudo.
Zilhões!!!
lu.

Mayara Palmer
Reply 10 de December de 2016

Olá Lu! Adoro seu blog! Leio todos os posts e aprendo tanto sempre, nem imagina... Tenho Sol em peixes na casa 5, lua em câncer na casa 8 e ascendente em escorpião, netuno regente de Peixes está em capricórnio na 3, Júpiter em sagitário na 1 e plutão em sagitário também na 1 . O que acontece comigo heim? Kkkkk, gosto muito de tudo que é místico, fantasioso e espiritual, é o trígono em água que me confere isso? Ou talvez essa lua na 8? Beijos de luz, te adoro!

    luciene felix lamy
    Reply 12 de December de 2016

    Olá, Mayara,
    Tudo em paz? Desejo que sim, minha querida.
    Olha, neste exato momento estou às voltas com Arizin e sua "Ética a Nicômaco", para o jornal onde assino a Coluna de Filosofia, portanto, se puderes me dar alguns dias para que eu possa te responder com calma, agradeço muitíssimo.
    Enquanto isso, embora haja muito o que dizer pelas "partes" que explicitas, por gentileza, me envie seus dados completos por e-mail para que eu possa enxergar o 'Todo" e ser mais precisa.
    Zilhões!!!
    lu.
    PS: Sim, essa sua Lua na 8 pressagia sobrevida ao parceiro (viuvez), necessidade de segurança (sentir-se MUITO amada) para poder se entregar no sexo, herança oriunda da ala feminina e, claro: uma sensibilidade absurda para mediunidade, do tipo "I see dead people".

Lorenza Zarpelon Oldakoski
Reply 28 de December de 2016

Olá. Adorei seu texto, sigo muito coisa mas o seu é realmente muito bom. Tem o dom da escrita. Vc. faz mapa Astral? Obrigada

    luciene felix lamy
    Reply 15 de January de 2018

    Para o Salotto, sim. ;-) Zilhões!!!

Letícia Barbosa
Reply 21 de December de 2017

MEUUUUUU DEUUUUUS!
Agora entendi pq tenho tanto pudor em relação à sexo e me sinto intimidada por quem me atraio, mesmo que eu me interesse muito pelo assunto. Virgem na cúspide da 8, com asc em aquário e gêmeos na 4! Certinho! E ainda o Mercúrio em Virgem! NOSSA! Será que é por isso que não tenho vida amorosa? Mas se eu tiver os relacionamentos sexuais ou amorosos eles vão ser ruins mesmo? Pq tenho Vênus em libra na 8 e o Mércurio nessas casa tbm, e os dois planetas têm bastante trígonos. O que devo fazer?

    consueloblog
    Reply 22 de December de 2017

    Oi Letícia, entre em contato com Luciene no Facebook. Link no artigo! bjs c

    luciene felix lamy
    Reply 15 de January de 2018

    Letícia, minha querida, penso que tu deves casar! Hahaha!!! Quer melhor augúrio para casamento que nascer com a própria Vênus dignificadíssima no signo do casório, que é Libra? Mercúrio aí também é? Ui! Mercúrio é dual... Faça como eu: case-se com o mesmo duas vezes e bora ver se a gente engana o destino! ;-) Zilhões!!! Meu e-mail é "mitologia@esdc.com.br"

Pablo Ruben Pinheiro
Reply 13 de January de 2018

Todas as vezes que consulto os artigos de astrologia deste site, eu me impressiono! O cuidado ao descrever cada aspecto, cada posicionamento, faz do texto uma leitura por demais gratificante.
Como aspirante a astrólogo, realmente me farto de tais saberes. Obrigado!

    luciene felix lamy
    Reply 15 de January de 2018

    WOW!!! Querido Pablo, penso que a Astrologia pode e deve estar à disposição de todos que buscarem uma LUZ! ;-) ZILHÕES!!! lu.

Renata
Reply 25 de March de 2018

Oi lu, tudo bom ? No post você fala sobre a casa 2 no signo de sagitário ser afortunada. Que bom, pois o meu noivo possuí a casa 2 em sagitário. No exemplo você foi verfiricar onde estava o regente pra saber o tipo de trabalho e com o que a pessoa pode ganhar dinheiro. O Júpiter (recente da casa 2 do meu namorado) está em libra na casa 12. O que isso indica ? Ele formou-se em direito recentemente.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *